Alguns indicadores de Saturno, o planeta do Carma, nos signos do zodíaco
Representa a autodisciplina, a concentração, a reflexão, a precaução, a paciência, a lógica, a solidão, a economia, a temperatura. É a atitude séria e reflectida no homem, pelo que actuará com realismo, objectividade e responsabilidade. Muitos consideram-no um planeta maléfico, sem pensarem que é ele que nos ajuda a despertar para a realidade, a ser conscientes de nós mesmos. Além disso desvenda os temores, fobias, sofrimentos e inibições que uma pessoa pode ter. Tradicionalmente é chamado de «Senhor do Carma».
Saturno em Carneiro: Desperta o lado ambicioso da natureza, inclinando-se para acções impulsivas. A actividade excitada por esta influência produz suficiente energia para cumprir todas as responsabilidades através de uma acção imediata. Ver-se-ão acentuadas as actividades mentais e a determinação do espírito. Quem tiver Saturno neste signo deverá aprender a ser paciente. Como neste signo não está bem localizado, na maioria dos casos não aprende devidamente as consequências dos seus actos. A actividade física é indispensável. Predisposição para congestões na cabeça, neuralgias, problemas nos dentes ou na vista.
Saturno em Touro: Faz que a pessoa tenha uma vontade firme, muita segurança e tenacidade em alcançar os seus fins. Alguém que inspira confiança no que faz. Marcado temor pela pobreza que impede a satisfação de gozar os bens adquiridos; existe uma nítida tendência para o egoísmo. Aversão a ter de depender dos outros. Tendência a padecer de reumatismo do pescoço, rouquidão, afonias e torcicolos.
Saturno em Gémeos: Ocasiona conflitos e dificuldades, especialmente nos primeiros anos da vida, em relação com a educação, o trabalho no escritório ou literário, os irmãos e as viagens curtas. Mas confere uma considerável capacidade intelectual, força de carácter, subtileza de propósitos, profundidade de pensamento e habilidade para trabalhos científicos ou para inventos e descobrimentos. Também pode ocasionar depressão, debilidade pulmonar; por isso, a pessoa com esta posição de Saturno não deveria fumar.
Saturno em Caranguejo: Aqui tem muita força sobre a natureza emocional. Esta pessoa encontra-se certamente limitada por circunstâncias e por um ambiente sobre o qual tem pouco ou nenhum controlo. Embora possa parecer estranho, tem uma vontade tenaz, ou uma natureza de desejo muito forte. Como se esperaria, é uma influência um pouco depressiva devido à extremada sensibilidade que produz. Se a pessoa não tratar de aperfeiçoar os seus laços com os outros, a solidão será a sua única companhia na velhice. A digestão pode ser lenta e penosa com possíveis transtornos estomacais.
Saturno em Leão: Tão-pouco se encontra cómodo neste signo; mas, se receber bons aspectos torna a pessoa dona de si mesma, reservada, cautelosa, austera e com muita força de vontade. O desejo de poder é grande. Tudo o referente ao coração necessita de ser desenvolvido pela pessoa, já que parece ser mais fria e calculista do que é na realidade, mas custa-lhe imenso ser mais afável. Neste signo de certo grau de egoísmo e egocentrismo, que o indivíduo deverá superar para seu próprio bem; se não o fizer, a tendência do planeta poderia somatizar no organismo provocando endurecimento das artérias, neuralgias cardíacas ou rigidez nas costas.
Saturno em Virgem: A tendência para a seriedade tenderá a aumentar em certas etapas da vida; inclusivamente, pode chegar até ao pessimismo ou à melancolia, ou redundará em isolamento e reserva. A pessoa pode estar tão submersa nos pormenores que ignora os verdadeiros problemas. Necessita de estar sempre ocupada para aliviar as suas preocupações. Com frequência, a pessoa que possui Saturno neste signo pode ser hipocondríaca ou propensa a extensos estados depressivos devido a um excesso de trabalho e de responsabilidade. Predisposição para padecer de enfermidades intestinais, obstipação e doenças nervosas; melhoraria de saúde se cultivasse o sentido do humor.
Saturno em Balança: A posição reduz um pouco o egoísmo, a austeridade e o isolamento de Saturno, aumenta as simpatias e predisposições para ter maior consideração pelos outros. Se não receber maus aspectos, afiançará os laços matrimoniais e, através dos mesmos, existe a possibilidade de ser beneficiado. Mas, se receber alguma dissonância planetária, tenderá a provocar temores ou sofrimentos através de casamentos ou sociedades em geral; e estas poderão resultar numa carga e numa experiência difícil que necessita de muita paciência por parte da pessoa, para não somatizar no físico através de enfermidades nos rins, insuficiência urinária ou lumbago.
Saturno em Escorpião: Denota fortes emoções, apegos intensos e uma natureza muito mística ou oculta com grandes possibilidades. A pessoa sente um forte desejo para guardar ou esconder. Quem tiver esta posição saturnina não terá um carácter débil, embora possa ser muito perverso quando o carácter moral é débil. A pessoa com Saturno em Escorpião, quando ama dá em abundância e quando odeia fá-lo com êxito. A influência saturnina sobre a saúde é um tanto perigosa nos primeiros anos de vida; mas, se isto for superado, pode haver uma vida prolongada. Os perigos provêm de enfermidades relacionadas com as vias urinárias e com os órgãos sexuais, devido a acidentes, venenos ou operações cirúrgicas.
Saturno em Sagitário: Neste signo a pessoa torna-se franca, sem temores e muito serviçal. Sagitário torna Saturno menos conservador, fazendo que a disposição seja mais alegre e independente. Geralmente, os sucessos são conseguidos com muito esforço; os antagonismos, as críticas ou as censuras magoam profundamente a pessoa e atrasam a concretização dos seus anseios e elevação pessoal. Para esta pessoa é muitíssimo aconselhável a prática de exercícios físicos, a fim de evitar a possível aparição de artrose nas nádegas, ciática ou problemas no nervo ciático.
Saturno em Capricórnio: Tende a fazer triunfar o nativo ou a dar-lhe poder, autoridade, mestria, independência, ambição; mas, se receber maus aspectos, também concede uma cota importante de egoísmo, solidão ou isolamento e prolongadas quebras de melancolia, desalento, desgosto ou depressão. Livre de maus aspectos, a expressão equilibrada desta posição faculta resistência e paciência; a perfeição será alcançada através da disciplina e da restrição. A pessoa é muito humana para administrar e organizar e está muito agarrada à família. Os problemas ou receios não resolvidos podem afectar a saúde, provocando reumatismo, artrose ou afecções cutâneas.
Saturno em Aquário: Torna a pessoa muito leal e responsável acerca dos amigos ou grupos com os quais também pode ter relações de trabalho. Com esta posição de Saturno, geralmente os últimos anos de vida são melhores que o começo. Para este indivíduo as relações são muito importantes; se estiver com bons aspectos terá satisfações e experiência através das mesmas; caso contrário os desgostos ou pesares por causa das relações ou amizades poderiam prejudicar a saúde da pessoa provocando afecções na coluna vertebral, varizes ou reumatismo nas costas. Saturno actua com mais eficácia e virtude em Aquário que em qualquer outro signo, com excepção de Balança. O sentido comum que o planeta imprime impede a habitual manifestação dessa tendência errática ou excêntrica tão usual no signo. Os últimos anos de vida são, geralmente, mais felizes que os primeiros.
Saturno em Peixes: Esta posição não é boa, pouco podendo esperar-se dela, salvo que os contactos sejam favoráveis. Na maior parte dos casos, a pessoa sentirá que constrói sobre a água, porque em tudo o que empreender terá de se esforçar intensamente para conseguir o que se propõe. No entanto, se for bastante perseverante, sem deixar-se vencer, obterá a recompensa merecida. O indivíduo pode estar ligado fortemente ao passado. Em diferentes etapas da sua vida precisará de estar em solidão para recuperar energias; no entanto, deve evitar uma introversão excessiva. Os problemas físicos mais comuns com um Saturno em mau aspecto neste signo são as enfermidades mentais que requerem tratamento psiquiátrico, ou problemas nos pés. Com bons aspectos fortalece a psique e permite ter uma profunda compreensão espiritual. Toma a vida com excessiva seriedade e, por vezes, é muito tímido e coibido, devido aos receios que surgem no inconsciente e que se manifestam sob a forma de ansiedade ou depressão indefinidas.