Para que bilhões ao redor do mundo parassem em frente à TV e se emocionassem com a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, nesta sexta-feira, milhares de pessoas trabalhavam incessantemente nos bastidores do Estádio Olímpico e em várias regiões da capital britânica para que cada detalhe saísse como o planejado. Uma delas era Renata Santiago, colaboradora Rio 2016™ “emprestada” ao Comitê Organizador londrino (LOCOG, na sigla em inglês) em um programa chamado secondment.
Profissional do Departamento de Relações e Serviços aos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) no Brasil, ela trabalha há um mês e meio no Centro de Serviços aos CONs da Vila Olímpica de Londres. Participou de boa parte da preparação para a Cerimônia histórica. No dia, foi uma das responsáveis pela retirada dos atletas da Vila. Ficou posicionada, então, no túnel de entrada das delegações no gramado do estádio.
“Foram dias maravilhosos. O trabalho é árduo, a responsabilidade é enorme, mas o prazer de fazer os Jogos acontecerem, ser parte disso, supera qualquer cansaço. Além do mais, te dá segurança. Mostra que, apesar do nível de complexidade, é possível fazer. Levarei experiências fundamentais para a continuidade do meu trabalho no Rio 2016™ depois de Londres”, afirma a colaboradora.
É a terceira experiência olímpica de Renata. Em Atenas 2004, era funcionária do Comitê Olímpico Brasileiro. Em Pequim 2008, trabalhou para o Comitê de Candidatura do Rio de Janeiro para sede dos Jogos de 2016. Somando ao trabalho em Jogos Pan-Americanos e Sul-Americanos, são 12 anos de participações em grandes eventos esportivos.
“Essa trajetória é importante, mas poder testar, quatro anos antes, desafios muito parecidos com os que teremos em 2016, atuando diretamente com os CONs e prestando todos os serviços que eles necessitam, acrescenta muito. Este conhecimento será utilizado para planejar e executar as funções da minha área para os Jogos”, analisa.
.