Sol nas Casas

22 de novembro de 2007 ·

 
O Sol nas Casas

O Sol nas casas representa os sectores da vida mais fortemente afectados pela expressão do potencial de força individual. Indica como e onde os indivíduos deixarão a sua marca por meio da expressão criativa e utilização da vontade.

Sol na Casa I

A personalidade é muito acentuada, individualista e vital; existe uma forte ambição de triunfar na vida e um desejo de poder ou autoridade. O desejo de destacar-se faz a pessoa trabalhar muito para alcançar a estima pessoal e social.

Dependendo do signo em que se encontra e dos aspectos, pode destacar as qualidades mais positivas ou acentuar as negativas. Se o Sol não estiver afectado, o nativo é firme, generoso e honrado. Se o aspecto for mau, pode haver arrogância, egoísmo e falta de saúde.

O Sol na Primeira Casa, especialmente se formar conjunção com o Ascendente, indica uma vontade firme, vitalidade abundante e intensa auto-percepção
 Essa posição carrega consigo uma grande iniciativa e poderes de liderança. As pessoas com essa posição não são facilmente dominadas pelas opiniões ou desejos dos outros; manifestam uma forte determinação para escolher o seu próprio caminho na vida.

Possuem uma visão nítida daquilo que desejam e são extremamente individualistas; têm muita energia e fortes poderes de recuperação, que as ajudam a superar doenças físicas e aflições de qualquer natureza.

A sua energia torna-as ambiciosas de sucesso e elas trabalharão muito e durante muito tempo para conseguir distinção pessoal e respeito aos olhos do mundo.

Para elas, é extremamente necessário sentirem-se importantes e diferenciadas. Se o Sol estiver sob tensão na Primeira Casa, pode haver orgulho excessivo, egotismo, compulsividade, falsa ambição e o desejo de dominar os outros.

Sol na Casa II

Quando o Sol se encontra na segunda Casa, este domínio da vida deve ser enfrentado com energia; existe uma necessidade de cultivar as capacidades, os valores e os recursos pessoais a fim de conseguir um sentimento de individualidade.

Estes nativos necessitam de encontrar e definir o que para eles é a segurança, em vez de confiar noutras pessoas que lhes proporcionem segurança, dinheiro ou recursos. Pode-se alcançar o sentimento do poder e da própria dignidade por meio da aquisição de dinheiro e de posses e mediante a capacidade de administrar e organizar o mundo material.

Podem ser generosos com o dinheiro; mas, normalmente, esperam em troca alguma forma de reconhecimento. Com o Sol na segunda Casa, a segurança obtém-se mediante a posse e o cultivo de atributos tais como a força, a nobreza, a autoridade e o sentimento de ser alguém em especial.
As pessoas que tenham esta colocação sentir-se-ão mais seguras na vida se cultivarem estas competências, independentemente do dinheiro que tiverem no banco.

O Sol na Segunda Casa indica nativos que precisam aprender a lição da responsabilidade mediante o uso correcto dos recursos materiais relacionados aos assuntos regidos pelo signo no qual o Sol se encontra.
Eles devem aprender a utilizar o dinheiro e bens construtivamente, de maneira benéfica à vida e não simplesmente para a sua satisfação pessoal. A posição do signo oferece um importante indício sobre a maneira como a pessoa irá adquirir e utilizar a riqueza.

Por exemplo, se o Sol estiver em Gémeos na Segunda Casa, o nativo provavelmente ganhará dinheiro e gastá-lo-á em actividades intelectuais; se o Sol estiver em Leão na Segunda Casa, o nativo pode ganhar dinheiro com sua capacidade administrativa e gastá‑lo na procura das artes dramáticas e esforços sociais ou românticos.

Em qualquer caso, esses nativos desejarão ganhar dinheiro, pois possuem uma forte vontade de adquirir independência financeira. Se o Sol estiver sob tensão na Segunda Casa, os nativos podem acreditar que irão conseguir prestígio simplesmente com a riqueza.

Também tendem a impor a sua vontade aos outros, visando o auto‑enriquecimento material. Além disso, podem esbanjar dinheiro em luxos caros para se exibirem e gratificar o ego.

Sol na Casa III

Estas pessoas têm uma mente desperta e facilidade para falar e comunicar as suas ideias aos outros. Agrada-lhes estudar e torna-se-lhes fácil aprender. Podem ser bons conferencistas, oradores ou escritores e ter êxito em qualquer ocupação intelectual.

Devem cultivar e reconhecer os seus próprios pensamentos e os seus pontos de vista. O seu momento de maior felicidade é quando estão a aprender alguma coisa ou quando estão a trocar ideias e conhecimentos com outras pessoas.

Necessitam de sentir que os outros os escutam e os consideram. Boas relações com irmãos e tendência para a mobilidade física. Se o Sol tiver maus aspectos, os irmãos podem tornar-se numa fonte de preocupações e as mudanças repentinas podem ser causa de fracassos. Podem existir rivalidades entre irmãos ou competitividade com companheiros.

O Sol na Terceira Casa indica um forte impulso para adquirir distinção por intermédio do talento intelectual e realizações mentais. Isso cria uma tendência científica, um desejo de adquirir conhecimento e compreender os mecanismos interiores dos processos da vida. Devido à sua curiosidade, estes nativos anseiam investigar novas coisas, especialmente sobre assuntos regidos pelo signo em que se encontra o Sol.

Estes nativos também sentem o desejo de viajar e explorar todas as possibilidades na área em que actuam. Irmãos, irmãs e vizinhos geralmente desempenham um papel importante nas suas vidas. A habilidade para expressar e comunicar as suas ideias é muito importante para eles. Se o Sol estiver sob tensão na Terceira Casa, pode haver arrogância e snobismo intelectual, uma tendência para impor as suas ideias.

Sol na Casa IV

Esta posição do Sol indica um forte interesse em estabelecer segurança no lar e na família. Os nativos com esta posição do Sol sentem orgulho da sua herança familiar e podem ter um ponto de vista aristocrático.

Desejam tornar o lar uma exposição de arte, beleza e opulência. Naturalmente, a proporção e a forma como isso é realizado dependerão da riqueza e da classe social do nativo. A primeira parte da vida geralmente é uma luta difícil, com prosperidade e segurança crescentes ao se aproximar do final da vida.

Aqueles que têm o Sol na Quarta Casa com frequência manifestam um grande interesse pela terra, casas, ecologia e recursos naturais. Se o Sol estiver sob tensão na Quarta Casa, pode haver um excessivo orgulho familiar, incapacidade para se relacionar bem com os pais e tendência a dominar o cenário doméstico.

Na verdade, via de regra, os nativos com esta posição desejam ser os líderes das suas famílias ou possuir algum bem que possam administrar.

Sol na Casa V

O Sol é muito poderoso nesta Casa, uma vez que o signo que lhe corresponde é Leão, o qual tem precisamente o Sol como regente. A necessidade de dar expressão ao ego é vital para a saúde física e psicológica destas pessoas que adoecem e se deprimem caso não tenham nenhum motivo para viver.

Estes nativos podem dar vazão às suas emoções e sentimentos através da expressão artística, sendo esta uma posição magnífica para um artista. O Sol pode facultar êxito em ocupações ligadas ao ensino, com o teatro, o negócio dos entretenimentos e com as especulações.

O desejo de gozar a vida e a inclinação para os desportos são características destas pessoas, que possuem uma grande atracção pelo sexo oposto. As aventuras amorosas, os romances e os filhos dão sentido à sua vida. Estes últimos podem proporcionar grandes alegrias.

Embora esta seja a Casa da criatividade, o Sol aqui colocado não é sinal de descendência numerosa. A necessidade de ser o centro das atenções é muito forte. Mas, se o Sol tiver maus aspectos, recorre-se a maneiras manipuladoras ou exageradas para chamar a atenção.
Pode existir inclinação para correr riscos; deve-se ser prudente nas especulações e nos investimentos do património familiar.

Esta posição do Sol oferece amor pela vida e uma vontade poderosa, favorável à auto‑expressão criativa. Os nativos buscam o prazer e desejam ser notados e valorizados. São muito competitivos, com uma inclinação pelos desportos, música, teatro e outras actividades artísticas.
Eles projectam-se da maneira mais drástica possível, buscando prazer e romance. Possuem temperamento radiante, feliz e atraem muitos amigos. Entretanto, às vezes, parecem ingenuamente infantis e egocêntricos.

Os tipos menos desenvolvidos podem ser imaturos e pouco subtis. O seu comportamento pode ser ruidoso e excessivamente teatral, como o de uma prima donna. Esses nativos com frequência correm riscos devido à autoconfiança quase cega. Amam as crianças e interessam-se activamente pelo seu desenvolvimento e educação.

Contudo, se o Sol estiver num dos signos de fogo — Carneiro, Leão ou Sagitário — podem ter poucos filhos ou nenhum. Os nativos com o Sol nesta posição são amantes ardentes; quando envolvidos num caso amoroso, este pode ser absorvente. Contudo, são capazes de serem leais a uma pessoa ao expressarem o seu amor; mas se o Sol estiver em Touro ou Escorpião, pode haver possessividade e ciúmes.

Sol na Casa VI

Esta não é uma boa posição para o Sol, uma vez que diminui a vitalidade. A pessoa tem limitações na altura de exprimir a sua personalidade, sente que tem de compreender e de ajudar os outros, inclusivamente sacrificando a sua individualidade.

Aprender a funcionar com eficácia nos assuntos práticos reforça o seu sentimento de identidade. A necessidade de estabelecer uma boa relação com o seu próprio corpo é fundamental. Infelizmente para muitos.

Este reconhecimento da importância dos cuidados corporais só se torna consciente quando as consequências do descuido e dos maus-tratos já foram demasiado longe para se manifestarem sob a forma de enfermidades.

Quando o Sol está com maus aspectos, as pessoas deverão ter cuidado com a sua saúde de forma permanente, já que as enfermidades são frequentes e de longa duração.

Também podem existir frustrações nas relações quotidianas. Estas pessoas trabalham melhor em cooperação. Prestando serviço aos outros encontrar-se-ão a si mesmas.

Esta posição do Sol oferece uma saúde delicada, exigindo atenção adequada aos hábitos alimentares. A recuperação de uma doença pode ser demorada. Aqueles que têm o Sol na Sexta Casa procuram distinção no seu trabalho.

Geralmente são excelentes trabalhadores, porque sentem orgulho do que fazem. Contudo, exigem demonstrações externas de valorização e, se essas não estiverem disponíveis, terão má vontade com os seus patrões e colegas e provavelmente mudarão de emprego.

Os patrões com esta posição do Sol podem ser exigentes e autoritários com os seus empregados; os empregados com esta posição exigirão muitos direitos e privilégios e esperam ser notados e valorizados como iguais.

Se o Sol estiver bem aspectado na Sexta Casa, a pessoa sabe intuitivamente como cuidar da sua saúde e pode interessar-se por uma carreira relacionada à saúde, como enfermagem, farmacologia ou medicina. Não terá nenhuma dificuldade para atingir posições bem remuneradas.

Se o Sol estiver sob tensão, o contrário é verdadeiro, com longos períodos de desemprego. A auto‑estima (e dignidade) destes nativos está intimamente ligada ao seu trabalho e aos serviços que prestam.

Sol na Casa VII

Aqueles que têm o Sol na Sétima Casa expressam o seu potencial poder em relacionamentos íntimos e pessoais. Se o Sol estiver bem aspectado, eles atrairão amigos fortes, capazes e leais.

O casamento é de extrema importância nas suas vidas e se o Sol estiver bem aspectado, irão atrair parceiros fortes, leais e de afecto constante.

Se o Sol estiver sob tensão, pode haver o perigo de tirania, tanto do nativo como do seu parceiro; o nativo pode tender a impor a sua vontade aos outros.

Neste caso, esta posição do Sol exige que o nativo aprenda a colaborar e a respeitar a auto‑expressão individual dos outros. Se o Sol não estiver sob tensão, pode haver um sucesso crescente na vida após o casamento.

Esta posição favorece a popularidade, o relacionamento com superiores e uma conduta autoconfiante. As pessoas com o Sol nesta posição são especialmente competentes em relações públicas e podem tornar-se bons vendedores ou organizadores.

Sol na Casa VIII
A posição do Sol na Oitava Casa pode significar um interesse pelos mistérios mais profundos da vida, como a morte e a sobrevivência da consciência após a morte. Isso pode não estar sempre visível nos primeiros anos de vida.

Porém, torna‑se mais significativo com o passar dos anos. Há um interesse no auto‑aperfeiçoamento por intermédio da utilização da vontade. Os nativos precisam de experimentar um nível profundo de realidade espiritual, que transcenda as circunstâncias materiais externas, estabelecendo‑as na percepção do princípio do Deus Eterno, que é a essência de toda a existência manifesta.

Assim que esta consciência for percebida, os nativos tornam‑se corajosos, sabendo que, desde que se mantenham fiéis aos princípios de justiça, nada poderá prejudicar a essência do eu.

As lições que acompanham o Sol na Oitava Casa provavelmente serão rígidas, porque as realizações que devem ser obtidas são de carácter fundamental. Muita coisa é exigida, porém, muito pode ser alcançado com esta posição.

A vida pode ser um campo de batalha. Naturalmente, isso se manifestará melhor nos tipos muito evoluídos. Nos assuntos mundanos, haverá preocupações com impostos, seguro, os bens dos mortos e finanças de parceiros nos negócios. Se o Sol, na Oitava Casa, estiver bem aspectado, pode indicar legados ou heranças. Contudo, se o Sol estiver sob tensão, pode haver problemas ou litígio nesses assuntos.

No caso de divórcio, pode indicar o pagamento de pensão alimentícia, desfavorável aos nativos. No horóscopo de uma mulher, pode significar que o marido irá esbanjar os recursos da família.

Também pode haver uma tendência a utilizar meios pouco escrupulosos ou a ter uma atitude do tipo “dominar ou destruir” com relação à vida. O Sol na Oitava Casa algumas vezes traz o reconhecimento após a morte, embora durante a vida a capacidade do nativo não seja aceite.

Sol na Casa IX

Esta posição do Sol indica um interesse dinâmico em actividades espiritualistas e religiosas, expresso activamente nas áreas da educação superior, da religião, da lei e da filosofia. A mente intuitiva geralmente é muito desenvolvida, com frequentes lampejos de inspiração que ajudam a solucionar problemas, e visões do futuro que beiram a profecia.

Há um interesse por relações exteriores e lugares distantes e suas culturas, formas de arte e tradições. Com frequência, os nativos sentem‑se atraídos por viagens ao exterior; mas, se o Sol estiver num dos signos fixos — Leão, Escorpião, Touro ou Aquário —, pode haver uma inclinação a permanecerem num local, a não ser que a viagem seja necessária por razões muito fortes.

Se Leão estiver na cúspide da Quarta Casa, os nativos podem morar num lugar longe dos seus lares da infância. O grau de expressão da vida espiritual irá depender do teor global do mapa.

Contudo, em algum nível, existirão fortes convicções morais, pelas quais os nativos guiam as suas vidas, embora essas convicções possam ser intolerantes e limitadas. Com frequência, os nativos desejam ser autoridades em algum aspecto da religião, educação, lei ou filosofia.

Via de regra, interessam‑se pela ordem social mais ampla e pelas leis e tradições que a regem. Se o Sol estiver sob tensão na Nona Casa, os nativos podem tentar impor o seu ponto de vista religioso ou moral.

Podem ter crenças, religiosas, excêntricas, dificuldades na educação superior e problemas em países estrangeiros ou com pessoas estrangeiras. Também podem ter uma conduta condescendente e moralista com as outras pessoas, o que às vezes, pode estar associado à hipocrisia.

Sol na Casa X

Esta posição do Sol geralmente indica pessoas ambiciosas, que desejam alcançar posições de responsabilidade, poder e autoridade. Muitos políticos têm o Sol na Décima Casa ou relacionado à Décima Casa.

Os indivíduos com esta posição são honrados e demonstram uma firme vontade de alcançar o sucesso. Desejam honra e reconhecimento e trabalharão muito para adquirir o conhecimento e as habilidades necessários para atingi‑los. Geralmente possuem fortes habilidades administrativas.

Estes indivíduos, muitas vezes, nascem em famílias de elevada posição social; assim, possuem um forte senso moral e detestam tudo o que seja degradante para a sua dignidade e respeitabilidade moral. Sentem que devem dar um bom exemplo aos outros. A palavra nobrezaencaixa-se bem neles.

Se o Sol estiver sob tensão nesta casa, podem existir atitudes tirânicas, um amor excessivo pelo poder e tendência a utilizar meios pouco escrupulosos para obter e posição. Pode haver reveses, abandono de uma posição elevada e desgraça pública se o Sol estiver sob muita tensão — especialmente se a tensão for provocada por Saturno.

Sol na Casa XI
Esta posição do Sol proporciona interesse em amizades e actividades de grupo. Há um interesse por assuntos ocultos, esforços científicos, invenções. Se o Sol estiver bem aspectado, haverá muitos amigos e os nativos serão muito estimados. Receberão ajuda de amigos poderosos e influentes.

Com frequência, há um forte impulso para obter reconhecimento por realizações intelectuais e invenções, geralmente realizadas com a ajuda de amigos, individualmente ou em actividades de grupo.

Esta posição do Sol muitas vezes proporciona a ambição de liderar grupos. A posição oferece fortes sentimentos humanitários e um senso de fraternidade com relação à dignidade humana universal. Os nativos gostam de considerar as coisas em função das leis universais, que se aplicam imparcialmente a todos.

Evitam preceitos e favoritismos. Se o Sol estiver sob tensão na Décima Primeira Casa, pode haver tendência a dominar amigos e conhecidos, algumas vezes, por motivos egoístas.
Por isso, os nativos podem ser usados, humilhados ou desencaminhados por seus amigos, geralmente devido aos motivos ocultos dos próprios nativos, que eventualmente podem ter o efeito contrário, pois Saturno, um planeta cármico, também rege esta casa.

Sol na Casa XII

Esta posição do Sol indica um indivíduo um tanto reservado. A sua vontade está voltada para a exploração dos recursos do próprio inconsciente. Se demonstrar liderança, será nos bastidores.

Estes nativos podem ser solitários e viver afastados de contactos humanos normais. Interessam‑se por psicologia e pesquisas psíquicas. Podem encontrar auto‑expressão no trabalho em instituições amplas, como hospitais, asilos ou locais de retiro espiritual e físico.

Servir os outros pode proporcionar-lhes reconhecimento e realização. Se o Sol estiver sob tensão na Décima Segunda Casa, pode haver tendências neuróticas e excessiva timidez. Também pode haver o desejo de controlar os outros por meios secretos.

Podem existir inclinações mediúnicas, que se originam no egotismo inconsciente e do desejo de poder e reconhecimento. O nativo pode ter poderosos inimigos secretos e inconscientemente ser seu pior inimigo.

0 comentários:

22 de novembro de 2007

Sol nas Casas

 
O Sol nas Casas

O Sol nas casas representa os sectores da vida mais fortemente afectados pela expressão do potencial de força individual. Indica como e onde os indivíduos deixarão a sua marca por meio da expressão criativa e utilização da vontade.

Sol na Casa I

A personalidade é muito acentuada, individualista e vital; existe uma forte ambição de triunfar na vida e um desejo de poder ou autoridade. O desejo de destacar-se faz a pessoa trabalhar muito para alcançar a estima pessoal e social.

Dependendo do signo em que se encontra e dos aspectos, pode destacar as qualidades mais positivas ou acentuar as negativas. Se o Sol não estiver afectado, o nativo é firme, generoso e honrado. Se o aspecto for mau, pode haver arrogância, egoísmo e falta de saúde.

O Sol na Primeira Casa, especialmente se formar conjunção com o Ascendente, indica uma vontade firme, vitalidade abundante e intensa auto-percepção
 Essa posição carrega consigo uma grande iniciativa e poderes de liderança. As pessoas com essa posição não são facilmente dominadas pelas opiniões ou desejos dos outros; manifestam uma forte determinação para escolher o seu próprio caminho na vida.

Possuem uma visão nítida daquilo que desejam e são extremamente individualistas; têm muita energia e fortes poderes de recuperação, que as ajudam a superar doenças físicas e aflições de qualquer natureza.

A sua energia torna-as ambiciosas de sucesso e elas trabalharão muito e durante muito tempo para conseguir distinção pessoal e respeito aos olhos do mundo.

Para elas, é extremamente necessário sentirem-se importantes e diferenciadas. Se o Sol estiver sob tensão na Primeira Casa, pode haver orgulho excessivo, egotismo, compulsividade, falsa ambição e o desejo de dominar os outros.

Sol na Casa II

Quando o Sol se encontra na segunda Casa, este domínio da vida deve ser enfrentado com energia; existe uma necessidade de cultivar as capacidades, os valores e os recursos pessoais a fim de conseguir um sentimento de individualidade.

Estes nativos necessitam de encontrar e definir o que para eles é a segurança, em vez de confiar noutras pessoas que lhes proporcionem segurança, dinheiro ou recursos. Pode-se alcançar o sentimento do poder e da própria dignidade por meio da aquisição de dinheiro e de posses e mediante a capacidade de administrar e organizar o mundo material.

Podem ser generosos com o dinheiro; mas, normalmente, esperam em troca alguma forma de reconhecimento. Com o Sol na segunda Casa, a segurança obtém-se mediante a posse e o cultivo de atributos tais como a força, a nobreza, a autoridade e o sentimento de ser alguém em especial.
As pessoas que tenham esta colocação sentir-se-ão mais seguras na vida se cultivarem estas competências, independentemente do dinheiro que tiverem no banco.

O Sol na Segunda Casa indica nativos que precisam aprender a lição da responsabilidade mediante o uso correcto dos recursos materiais relacionados aos assuntos regidos pelo signo no qual o Sol se encontra.
Eles devem aprender a utilizar o dinheiro e bens construtivamente, de maneira benéfica à vida e não simplesmente para a sua satisfação pessoal. A posição do signo oferece um importante indício sobre a maneira como a pessoa irá adquirir e utilizar a riqueza.

Por exemplo, se o Sol estiver em Gémeos na Segunda Casa, o nativo provavelmente ganhará dinheiro e gastá-lo-á em actividades intelectuais; se o Sol estiver em Leão na Segunda Casa, o nativo pode ganhar dinheiro com sua capacidade administrativa e gastá‑lo na procura das artes dramáticas e esforços sociais ou românticos.

Em qualquer caso, esses nativos desejarão ganhar dinheiro, pois possuem uma forte vontade de adquirir independência financeira. Se o Sol estiver sob tensão na Segunda Casa, os nativos podem acreditar que irão conseguir prestígio simplesmente com a riqueza.

Também tendem a impor a sua vontade aos outros, visando o auto‑enriquecimento material. Além disso, podem esbanjar dinheiro em luxos caros para se exibirem e gratificar o ego.

Sol na Casa III

Estas pessoas têm uma mente desperta e facilidade para falar e comunicar as suas ideias aos outros. Agrada-lhes estudar e torna-se-lhes fácil aprender. Podem ser bons conferencistas, oradores ou escritores e ter êxito em qualquer ocupação intelectual.

Devem cultivar e reconhecer os seus próprios pensamentos e os seus pontos de vista. O seu momento de maior felicidade é quando estão a aprender alguma coisa ou quando estão a trocar ideias e conhecimentos com outras pessoas.

Necessitam de sentir que os outros os escutam e os consideram. Boas relações com irmãos e tendência para a mobilidade física. Se o Sol tiver maus aspectos, os irmãos podem tornar-se numa fonte de preocupações e as mudanças repentinas podem ser causa de fracassos. Podem existir rivalidades entre irmãos ou competitividade com companheiros.

O Sol na Terceira Casa indica um forte impulso para adquirir distinção por intermédio do talento intelectual e realizações mentais. Isso cria uma tendência científica, um desejo de adquirir conhecimento e compreender os mecanismos interiores dos processos da vida. Devido à sua curiosidade, estes nativos anseiam investigar novas coisas, especialmente sobre assuntos regidos pelo signo em que se encontra o Sol.

Estes nativos também sentem o desejo de viajar e explorar todas as possibilidades na área em que actuam. Irmãos, irmãs e vizinhos geralmente desempenham um papel importante nas suas vidas. A habilidade para expressar e comunicar as suas ideias é muito importante para eles. Se o Sol estiver sob tensão na Terceira Casa, pode haver arrogância e snobismo intelectual, uma tendência para impor as suas ideias.

Sol na Casa IV

Esta posição do Sol indica um forte interesse em estabelecer segurança no lar e na família. Os nativos com esta posição do Sol sentem orgulho da sua herança familiar e podem ter um ponto de vista aristocrático.

Desejam tornar o lar uma exposição de arte, beleza e opulência. Naturalmente, a proporção e a forma como isso é realizado dependerão da riqueza e da classe social do nativo. A primeira parte da vida geralmente é uma luta difícil, com prosperidade e segurança crescentes ao se aproximar do final da vida.

Aqueles que têm o Sol na Quarta Casa com frequência manifestam um grande interesse pela terra, casas, ecologia e recursos naturais. Se o Sol estiver sob tensão na Quarta Casa, pode haver um excessivo orgulho familiar, incapacidade para se relacionar bem com os pais e tendência a dominar o cenário doméstico.

Na verdade, via de regra, os nativos com esta posição desejam ser os líderes das suas famílias ou possuir algum bem que possam administrar.

Sol na Casa V

O Sol é muito poderoso nesta Casa, uma vez que o signo que lhe corresponde é Leão, o qual tem precisamente o Sol como regente. A necessidade de dar expressão ao ego é vital para a saúde física e psicológica destas pessoas que adoecem e se deprimem caso não tenham nenhum motivo para viver.

Estes nativos podem dar vazão às suas emoções e sentimentos através da expressão artística, sendo esta uma posição magnífica para um artista. O Sol pode facultar êxito em ocupações ligadas ao ensino, com o teatro, o negócio dos entretenimentos e com as especulações.

O desejo de gozar a vida e a inclinação para os desportos são características destas pessoas, que possuem uma grande atracção pelo sexo oposto. As aventuras amorosas, os romances e os filhos dão sentido à sua vida. Estes últimos podem proporcionar grandes alegrias.

Embora esta seja a Casa da criatividade, o Sol aqui colocado não é sinal de descendência numerosa. A necessidade de ser o centro das atenções é muito forte. Mas, se o Sol tiver maus aspectos, recorre-se a maneiras manipuladoras ou exageradas para chamar a atenção.
Pode existir inclinação para correr riscos; deve-se ser prudente nas especulações e nos investimentos do património familiar.

Esta posição do Sol oferece amor pela vida e uma vontade poderosa, favorável à auto‑expressão criativa. Os nativos buscam o prazer e desejam ser notados e valorizados. São muito competitivos, com uma inclinação pelos desportos, música, teatro e outras actividades artísticas.
Eles projectam-se da maneira mais drástica possível, buscando prazer e romance. Possuem temperamento radiante, feliz e atraem muitos amigos. Entretanto, às vezes, parecem ingenuamente infantis e egocêntricos.

Os tipos menos desenvolvidos podem ser imaturos e pouco subtis. O seu comportamento pode ser ruidoso e excessivamente teatral, como o de uma prima donna. Esses nativos com frequência correm riscos devido à autoconfiança quase cega. Amam as crianças e interessam-se activamente pelo seu desenvolvimento e educação.

Contudo, se o Sol estiver num dos signos de fogo — Carneiro, Leão ou Sagitário — podem ter poucos filhos ou nenhum. Os nativos com o Sol nesta posição são amantes ardentes; quando envolvidos num caso amoroso, este pode ser absorvente. Contudo, são capazes de serem leais a uma pessoa ao expressarem o seu amor; mas se o Sol estiver em Touro ou Escorpião, pode haver possessividade e ciúmes.

Sol na Casa VI

Esta não é uma boa posição para o Sol, uma vez que diminui a vitalidade. A pessoa tem limitações na altura de exprimir a sua personalidade, sente que tem de compreender e de ajudar os outros, inclusivamente sacrificando a sua individualidade.

Aprender a funcionar com eficácia nos assuntos práticos reforça o seu sentimento de identidade. A necessidade de estabelecer uma boa relação com o seu próprio corpo é fundamental. Infelizmente para muitos.

Este reconhecimento da importância dos cuidados corporais só se torna consciente quando as consequências do descuido e dos maus-tratos já foram demasiado longe para se manifestarem sob a forma de enfermidades.

Quando o Sol está com maus aspectos, as pessoas deverão ter cuidado com a sua saúde de forma permanente, já que as enfermidades são frequentes e de longa duração.

Também podem existir frustrações nas relações quotidianas. Estas pessoas trabalham melhor em cooperação. Prestando serviço aos outros encontrar-se-ão a si mesmas.

Esta posição do Sol oferece uma saúde delicada, exigindo atenção adequada aos hábitos alimentares. A recuperação de uma doença pode ser demorada. Aqueles que têm o Sol na Sexta Casa procuram distinção no seu trabalho.

Geralmente são excelentes trabalhadores, porque sentem orgulho do que fazem. Contudo, exigem demonstrações externas de valorização e, se essas não estiverem disponíveis, terão má vontade com os seus patrões e colegas e provavelmente mudarão de emprego.

Os patrões com esta posição do Sol podem ser exigentes e autoritários com os seus empregados; os empregados com esta posição exigirão muitos direitos e privilégios e esperam ser notados e valorizados como iguais.

Se o Sol estiver bem aspectado na Sexta Casa, a pessoa sabe intuitivamente como cuidar da sua saúde e pode interessar-se por uma carreira relacionada à saúde, como enfermagem, farmacologia ou medicina. Não terá nenhuma dificuldade para atingir posições bem remuneradas.

Se o Sol estiver sob tensão, o contrário é verdadeiro, com longos períodos de desemprego. A auto‑estima (e dignidade) destes nativos está intimamente ligada ao seu trabalho e aos serviços que prestam.

Sol na Casa VII

Aqueles que têm o Sol na Sétima Casa expressam o seu potencial poder em relacionamentos íntimos e pessoais. Se o Sol estiver bem aspectado, eles atrairão amigos fortes, capazes e leais.

O casamento é de extrema importância nas suas vidas e se o Sol estiver bem aspectado, irão atrair parceiros fortes, leais e de afecto constante.

Se o Sol estiver sob tensão, pode haver o perigo de tirania, tanto do nativo como do seu parceiro; o nativo pode tender a impor a sua vontade aos outros.

Neste caso, esta posição do Sol exige que o nativo aprenda a colaborar e a respeitar a auto‑expressão individual dos outros. Se o Sol não estiver sob tensão, pode haver um sucesso crescente na vida após o casamento.

Esta posição favorece a popularidade, o relacionamento com superiores e uma conduta autoconfiante. As pessoas com o Sol nesta posição são especialmente competentes em relações públicas e podem tornar-se bons vendedores ou organizadores.

Sol na Casa VIII
A posição do Sol na Oitava Casa pode significar um interesse pelos mistérios mais profundos da vida, como a morte e a sobrevivência da consciência após a morte. Isso pode não estar sempre visível nos primeiros anos de vida.

Porém, torna‑se mais significativo com o passar dos anos. Há um interesse no auto‑aperfeiçoamento por intermédio da utilização da vontade. Os nativos precisam de experimentar um nível profundo de realidade espiritual, que transcenda as circunstâncias materiais externas, estabelecendo‑as na percepção do princípio do Deus Eterno, que é a essência de toda a existência manifesta.

Assim que esta consciência for percebida, os nativos tornam‑se corajosos, sabendo que, desde que se mantenham fiéis aos princípios de justiça, nada poderá prejudicar a essência do eu.

As lições que acompanham o Sol na Oitava Casa provavelmente serão rígidas, porque as realizações que devem ser obtidas são de carácter fundamental. Muita coisa é exigida, porém, muito pode ser alcançado com esta posição.

A vida pode ser um campo de batalha. Naturalmente, isso se manifestará melhor nos tipos muito evoluídos. Nos assuntos mundanos, haverá preocupações com impostos, seguro, os bens dos mortos e finanças de parceiros nos negócios. Se o Sol, na Oitava Casa, estiver bem aspectado, pode indicar legados ou heranças. Contudo, se o Sol estiver sob tensão, pode haver problemas ou litígio nesses assuntos.

No caso de divórcio, pode indicar o pagamento de pensão alimentícia, desfavorável aos nativos. No horóscopo de uma mulher, pode significar que o marido irá esbanjar os recursos da família.

Também pode haver uma tendência a utilizar meios pouco escrupulosos ou a ter uma atitude do tipo “dominar ou destruir” com relação à vida. O Sol na Oitava Casa algumas vezes traz o reconhecimento após a morte, embora durante a vida a capacidade do nativo não seja aceite.

Sol na Casa IX

Esta posição do Sol indica um interesse dinâmico em actividades espiritualistas e religiosas, expresso activamente nas áreas da educação superior, da religião, da lei e da filosofia. A mente intuitiva geralmente é muito desenvolvida, com frequentes lampejos de inspiração que ajudam a solucionar problemas, e visões do futuro que beiram a profecia.

Há um interesse por relações exteriores e lugares distantes e suas culturas, formas de arte e tradições. Com frequência, os nativos sentem‑se atraídos por viagens ao exterior; mas, se o Sol estiver num dos signos fixos — Leão, Escorpião, Touro ou Aquário —, pode haver uma inclinação a permanecerem num local, a não ser que a viagem seja necessária por razões muito fortes.

Se Leão estiver na cúspide da Quarta Casa, os nativos podem morar num lugar longe dos seus lares da infância. O grau de expressão da vida espiritual irá depender do teor global do mapa.

Contudo, em algum nível, existirão fortes convicções morais, pelas quais os nativos guiam as suas vidas, embora essas convicções possam ser intolerantes e limitadas. Com frequência, os nativos desejam ser autoridades em algum aspecto da religião, educação, lei ou filosofia.

Via de regra, interessam‑se pela ordem social mais ampla e pelas leis e tradições que a regem. Se o Sol estiver sob tensão na Nona Casa, os nativos podem tentar impor o seu ponto de vista religioso ou moral.

Podem ter crenças, religiosas, excêntricas, dificuldades na educação superior e problemas em países estrangeiros ou com pessoas estrangeiras. Também podem ter uma conduta condescendente e moralista com as outras pessoas, o que às vezes, pode estar associado à hipocrisia.

Sol na Casa X

Esta posição do Sol geralmente indica pessoas ambiciosas, que desejam alcançar posições de responsabilidade, poder e autoridade. Muitos políticos têm o Sol na Décima Casa ou relacionado à Décima Casa.

Os indivíduos com esta posição são honrados e demonstram uma firme vontade de alcançar o sucesso. Desejam honra e reconhecimento e trabalharão muito para adquirir o conhecimento e as habilidades necessários para atingi‑los. Geralmente possuem fortes habilidades administrativas.

Estes indivíduos, muitas vezes, nascem em famílias de elevada posição social; assim, possuem um forte senso moral e detestam tudo o que seja degradante para a sua dignidade e respeitabilidade moral. Sentem que devem dar um bom exemplo aos outros. A palavra nobrezaencaixa-se bem neles.

Se o Sol estiver sob tensão nesta casa, podem existir atitudes tirânicas, um amor excessivo pelo poder e tendência a utilizar meios pouco escrupulosos para obter e posição. Pode haver reveses, abandono de uma posição elevada e desgraça pública se o Sol estiver sob muita tensão — especialmente se a tensão for provocada por Saturno.

Sol na Casa XI
Esta posição do Sol proporciona interesse em amizades e actividades de grupo. Há um interesse por assuntos ocultos, esforços científicos, invenções. Se o Sol estiver bem aspectado, haverá muitos amigos e os nativos serão muito estimados. Receberão ajuda de amigos poderosos e influentes.

Com frequência, há um forte impulso para obter reconhecimento por realizações intelectuais e invenções, geralmente realizadas com a ajuda de amigos, individualmente ou em actividades de grupo.

Esta posição do Sol muitas vezes proporciona a ambição de liderar grupos. A posição oferece fortes sentimentos humanitários e um senso de fraternidade com relação à dignidade humana universal. Os nativos gostam de considerar as coisas em função das leis universais, que se aplicam imparcialmente a todos.

Evitam preceitos e favoritismos. Se o Sol estiver sob tensão na Décima Primeira Casa, pode haver tendência a dominar amigos e conhecidos, algumas vezes, por motivos egoístas.
Por isso, os nativos podem ser usados, humilhados ou desencaminhados por seus amigos, geralmente devido aos motivos ocultos dos próprios nativos, que eventualmente podem ter o efeito contrário, pois Saturno, um planeta cármico, também rege esta casa.

Sol na Casa XII

Esta posição do Sol indica um indivíduo um tanto reservado. A sua vontade está voltada para a exploração dos recursos do próprio inconsciente. Se demonstrar liderança, será nos bastidores.

Estes nativos podem ser solitários e viver afastados de contactos humanos normais. Interessam‑se por psicologia e pesquisas psíquicas. Podem encontrar auto‑expressão no trabalho em instituições amplas, como hospitais, asilos ou locais de retiro espiritual e físico.

Servir os outros pode proporcionar-lhes reconhecimento e realização. Se o Sol estiver sob tensão na Décima Segunda Casa, pode haver tendências neuróticas e excessiva timidez. Também pode haver o desejo de controlar os outros por meios secretos.

Podem existir inclinações mediúnicas, que se originam no egotismo inconsciente e do desejo de poder e reconhecimento. O nativo pode ter poderosos inimigos secretos e inconscientemente ser seu pior inimigo.

Sem comentários:

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates