Mostrar mensagens com a etiqueta Plutão em Capricórnio. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Plutão em Capricórnio. Mostrar todas as mensagens

Casos da quadratura no mapa do céu entre Úrano em Carneiro/Áries e Plutão em Capricórnio

27 de novembro de 2014 · 15 comentários



«Astrologando» - Úrano em Carneiro/Áries e Plutão em Capricórnio, em quadratura no mapa do céu.

Ando a falar e escrever sobre esta quadratura desde Maio de 2013. E, se for vivo, continuarei a fazê-lo, pelo menos até 2017. Pode ler aqui: http://cova-do-urso.blogspot.pt/2012/06/quadratura-no-ceu-entre-urano-e-plutao.html

Neste momento [Novembro 2014], ambos os planetas estão afastados apenas apenas 59' [59 minutos]. A próxima  e sexta quadratura exacta [partil] será no dia 15 de Dezembro de 2014. Desta vez andam nesta dança cósmica de aproximação desde Agosto 2014.

Só para lembrar alguns eventos dos meus leitores de língua portuguesa, peço-lhes que se recordem dos seguintes casos e apenas desde esta 6ª aproximação.

- Assuntos internacionais [apenas alguns exemplos]:

- OMS declara epidemia de ebola emergência sanitária internacional.
- EUA retomam ofensiva aérea no Iraque.
- Escócia rejeita separação do Reino Unido em plebiscito.
- EUA iniciam bombardeios contra o Estado Islâmico na Síria.
- 43 estudantes universitários desapareceram no México, iniciam-se protestos em todo o país em busca de justiça e solução para o caso.
- Após mais de dez anos de actividade a rede social Orkut foi encerrada.
- A Catalunha realizou um plebiscito sobre a independência catalã.
- A sonda espacial Philae, da missão Rosetta, completa pouso histórico na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
- Papa Francisco comentou os casos de pedofilia dentro da Igreja, denunciando os criminosos. Facto inédito.

Brasil [apenas alguns exemplos]:

- Morre aos 49 anos o político e candidato à Presidência do Brasil nas eleições de 2014, Eduardo Campos.
- Polémica à volta dos candidatos à presidência do Brasil, que ainda perdura, apesar das 1ª e 2ª volta já terem ocorrido, em Outubro.
- Casos de corrupção muito comentados.

- Portugal [apenas alguns exemplos]:

- Caso BES / GES.
- Caso Galp / Rar.
- Caso Vistos Gold.
- Caso Sócrates.
- Casos de corrupção muito comentados.

Obviamente, é o nosso planeta Terra em grandes mudanças, devido, sobretudo, ao seu nível vibratório estar mais elevado e rápido em comparação à nossa vibração humana.

Nisto, de forma pouco noticiada, morrem milhares e milhares de pessoas por dia. É o planeta a procurar um equilíbrio populacional. 

É claramente e aos olhos desta nossa humanidade, uma convulsão social, política e económica em proporções nunca vistas.

Fiquem tranquilos e mantenham o vosso centro. Vale a pena perceber o que está a acontecer, mas não vale nada a pena tomar partido pelo que quer que seja.

Não vale a pena deitar foguetes por ninguém, porque a maioria dos políticos actuais e grandes banqueiros e empresários, para terem acesso a lugares de poder no actual contexto planetário, vão aos poucos abandonando a sua alma. É um acto de livre-arbítrio. Tolinhos somos nós, que reagimos de forma emocional.

Não resisto a citar-me no artigo que escrevi em 2013 e que mencionei acima:

«...para nos situarmos de imediato: esta quadratura é a maior responsável pelos escaldantes acontecimentos ocorridos no Médio-Oriente, que todos sabemos, ainda em 2011. E vai continuar, não se ficando apenas pelo que já aconteceu. Presidentes e governos foram derrubados. Mudanças enormes a se efectuarem. E os donos dos petro-dólares sempre do lado dos vencedores, a corrompê-los. Habitualmente, associa-se Úrano à 'Voz de Deus'. Nestes casos islâmicos, nunca melhor aplicado. É sempre o novo [Úrano] a enfrentar o poder instituído [Plutão].»

»É sempre para mexer e remexer. Haveria muitos exemplos a dar, mas creio que os leitores ficarão prevenidos para novas ocorrências que seguramente acontecerão no mundo. Servem os casos europeus? Grécia, por exemplo. Portugal, também. Até já temos na Europa, governos não eleitos nas urnas... Mais exemplos???»

Passem muito bem.

27-11-2014


.

Plutão em trânsito em quadratura a Neptuno natal - Será um voo cego a nada?

14 de janeiro de 2014 · 26 comentários



Texto longo. Não perca tempo, a menos que goste muito de astrologia.

Estou num processo pessoal, que anda a mexer muito comigo, pois é um trânsito que só ocorre para as pessoas que estão entre os 64 ou 65 - Plutão em trânsito em quadratura a Neptuno natal. Como sabemos, os trânsitos de Plutão são demorados, duram cerca de 4 anos, por vezes, um pouco mais. E isto que uso uma orbe de apenas 3º ou 4º tanto de aproximação, como de separação. Ocasionalmente, e o mapa natal da pessoa é que o determina, posso usar orbes de 5º de aproximação e 3º de separação. Não é uma regra fixa. Pessoalmente não aceito bem orbes muito grandes, como as praticadas pelo astro.com - assim, sai-se do domínio da análise para uma onda mais especulativa. E isso não me agrada.

Este trânsito varia de pessoa para pessoa (devido aos seus respectivos mapas), mas como este texto é muito baseado no meu próprio trânsito, aproveito para dizer que no meu caso pessoal iniciou-se em Julho 2012, quando Plutão passava pelo grau 8 de Capricórnio. Imediatamente se fez sentir: nesse mês e ano, mudei-me da grande cidade para a pequena localidade.

O trânsito deverá terminar entre Dezembro 2016 e Fevereiro 2017. É um dos trânsitos mais difíceis que um ser humano pode passar. Em certos casos, chega a ser violento. Por tudo isto, decidi escrever um texto aprofundando este tema. E ando nisso desde 23 de Dezembro 2013. Só o publiquei a 14 de Janeiro 2014.

Estou completamente 'neptuniado'. Este trânsito fará 5 aspetos em quadratura, 3 deles, no grau exacto e 2 outros, muito próximos de serem 'partil' [exato]. O primeiro deles será já em Fevereiro próximo. A cada dia que passa, mais 'neptuniado' estou. 

Os Ciclos de PLUTÃO são muitas vezes devastadores.
Eu sei que, nos dias de hoje, não é politicamente correcto usar-se a palavra
'devastador'. Não está em consonância com a actual espiritualidade lindinha.
Sei do que falo, pois com quase 65 anos, já experimentei muito de Plutão.
Não me esqueço das caminhadas que ele fez ao meu Sol, à Lua e a Marte.
Houve muitos mais, mas nem estou a ir muito lá atrás no tempo.
Certos dos seus trânsitos foram extremamente devastadores
e dolorosos na minha vida pessoal.
Tudo me foi retirado, arrancado, perdido.
 Sim, tudo: pessoas, animais, saúde e bens.
Sempre renasci, de forma mais viva. Transformação.
Mas isso não impede de terem sido trânsitos devastadores.
Por isso sinto-me no direito de ir em contramão e dizer o que sinto e penso.

Os ciclos de Plutão levam um pouco mais de 247 anos e 250 dias, devido ao fato de se movimentar extremamente devagar e de um modo um pouco irregular, levando de 10 a 30 anos para atravessar um signo. É impossível a qualquer pessoa vivenciar um Ciclo completo deste minúsculo planeta. Durante uma existência, ele transita por poucos signos e Casas. Entretanto, o movimento de Plutão de uma casa para outra, significa um período da vida essencialmente transformador. Os aspectos formados por Plutão, em trânsito, devem ser observados com muito cuidado, pois nenhum outro planeta é capaz de causar tanta dor e sobressalto, quando funciona de forma mais pesada. É doloroso. Por experiência própria.


Deixei a informação abaixo no meu Facebbok, devido às muitas reacções de leitores, que na sua imensa boa vontade iam deixando votos de ânimo, como seu estivesse em sofrimento, sem terem percebido que eu apenas estava a analisar, em termos astrológicos. Admito inclusivamente que possa ter sido eu a criar, de forma inconsciente essa ideia. Lamento se assim foi.

PARA TODOS OS MEUS LEITORES DESTE POST - Quero agradecer as palavras de boa vontade que deixaram, quer nos comentários, quer os enviados por mensagem privada. Não faço ideia porque terão concluído que eu estava doente, prestes a morrer e resolveram deixar aquelas habituais palavras de ânimo. Por favor, têm que aprender a terem isenção de pensamentos sobre o que costumam ler. Por eu dizer que este trânsito também pode trazer a morte, devem entender como sendo APENAS um possível facto. Apenas um possível facto!!! Como dizer que 1 + 1 = 2. Como dizer que os patos gostam de água para nadarem e fazerem a sua higiene. Como dizer que o Sol aparece de dia. Apenas factos. Façam o favor de não extrapolarem para a minha pessoa tudo aquilo que eu escrevo. Já imaginaram o que seria a minha vida com mais de 2.000 artigos escritos ao longo dos anos??? Agradecido a todos pelo vosso amor e carinho. Pelo vosso interesse em mim. Não faz parte dos meus planos desencarnar nos tempos mais próximos. Mas isso não depende MUITO de mim. A única coisa que vos posso dizer é que já estou a viver dentro do último prazo de validade que me será permitido viver neste planeta. Beijos e abraços a todos.



Uma visão geral dos
 trânsitos de Plutão a Neptuno natal 
[não especialmente a quadratura]

Habitualmente, as pessoas não batem à porta dos astrólogos porque um trânsito de Plutão está activar o seu Neptuno natal. No entanto, fazem-no se Neptuno ou Plutão em trânsito estiverem em aspecto a um dos planetas pessoais na carta natal. A razão pela qual podem procurar aconselhamento, por exemplo, é o efeito de Plutão sobre um planeta pessoal, através de Neptuno. É um trânsito silencioso mas tremendamente complexo.

Neptuno por signos, simboliza os sonhos da geração a que cada um pertence. Representa os nossos objectivos sublimes e maravilhosas inspirações espirituais. Representa a forma pela qual podemos iludir-nos, que tipo de sonho/ilusão tendemos a ter, em que área da vida nos mistificamos. Leva-nos inclusivamente a crer em realidades criadas pela nossa mente. Não pensem que estou a falar de 'meditação', desde que levada a sério e candura.

As pessoas marcadamente neptunianas são aquelas que não hesitam em garantir que canalizam toda a Fraternidade Branca, em todas as dimensões possíveis. Na minha antiga editora "Anjo Dourado" recebemos inúmeros manuscritos considerados importantes pelos seus autores, mas que não passavam de "ecos" de coisas mil vezes ouvidas e lidas.

A nossa fantasia será projectada nas questões descritas pela casa onde Neptuno se encontra.

Um trânsito de Plutão por uma casa indica a necessidade de entender completamente as facetas da vida regidas por essa casa.

Assim, além de tomarmos conhecimento das questões da quinta casa, por exemplo, caso Neptuno aí se encontre na carta natal [meu caso], o trânsito de Plutão formando conjunção com o Neptuno natal removerá o véu de ilusão criado pelo facto de Neptuno estar aí em primeiro lugar. Quando o trânsito forma uma quadratura ou oposição, o desvelamento pode não ser muito agradável.

Se não aprendermos facilmente, se reagirmos ao trânsito com as características menos dignas de Plutão - como essas coisas de controle - talvez sejamos arrancados da nossa complacência.

A chave para a interpretação do trânsito é que os sonhos ou fantasias ou ilusões sobre alguma coisa devem ser transformados. Talvez a transformação signifique simplesmente trazer essa faceta da vida para a consciência. É bem trabalhoso.

Como esse trânsito dura muito tempo, como são cerca de 4 anos envolvidos nisso e usarmos um bocadinho de 'insight', podemos lidar com ele muito bem antes que se torne um desafio. Isto em teoria, porque, na prática, Neptuno dissolve as nossas intenções e acabamos por sermos apanhados de surpresa.

Esse trânsito fica mais complexo quando envolve também os planetas pessoais. Torna-se mais imperativo lidar conscientemente com o trânsito de Plutão. Os planetas pessoais requerem a atenção de Plutão, e pode ficar mais difícil perceber o sonho neptuniano.

E a ilusão, esvai-se...




Aproveito para deixar esta ideia simbólica e esotérica do nosso corpo.

Não é fácil viver numa energia tão oposta, com Plutão e Neptuno em função. Quer saber onde está Neptuno? Faça este simples exercício: estenda, em cima da sua cabeça, a palma da mão bem aberta, com o dedo mindinho virado para cima. Simbolicamente falando, Neptuno está fora, pertence ao Todo. É um planeta amplamente curador, apesar de nos poder deixar confusos, sem sabermos muito bem que fazer. E Plutão, onde fica? No sentido oposto. Volte a abrir a palma da mão e desta vez com o dedo mindinho para baixo, estique-a sobre o peito, a partir da garganta e é aí, naquela zona do coração é onde encontramos dentro de nós a força necessária para enfrentarmos a vida, muitas vezes com turbulência e desassossego. Plutão está dentro, pertence à pessoa. Obviamente, nem vou entrar naquela ideia bonitinha e muito difundida que nos dizem que são planetas geracionais, quase negando o efeito que produzem na pessoa. Felizmente, a coisa está a melhorar. Este trânsito é destemido, pois a luta simbólica entre Plutão e Neptuno, é que Hades quer retirar, de preferência, de forma violenta, o véu invisível, que o Senhor das Águas transporta.


Analise no seu mapa o Signo e a Casa onde tem o seu Neptuno
e é aí que se travará a sua batalha final.

Eu disse 'final'? Sim, disse. Depois explicarei porque o disse. No meu caso, tenho Neptuno RX em Balança / Libra, 12º26', na Casa V, mas conjunto à Casa VI. Assim ando eu.'


Clicar para aumentar a imagem e poder ler melhor.
Lamento não vos oferecer uma melhor ilustração,
mas foi o que consegui fazer, não sendo designer.

Será um voo cego a nada?

Esta pergunta foi retirada do livro de poesia do moçambicano
Reinaldo Ferreira, «Um voo cego a nada».

Eu, Rosie, eu se falasse eu dir-te-ia
Que partout, everywhere, em toda a parte,
A vida égale, idêntica, the same,
É sempre um esforço inútil,
Um voo cego a nada.
Mas dancemos; dancemos
Já que temos
A valsa começada
E o Nada
Deve acabar-se também,
Como todas as coisas.
Tu pensas
Nas vantagens imensas
De um par
Que paga sem falar;
Eu, nauseado e grogue,
Eu penso, vê lá bem,
Em Arles e na orelha de Van Gogh...
E assim entre o que eu penso e o que tu sentes
A ponte que nos une - é estar ausentes.

Reinaldo Ferreira

Focando-me na quadratura,
cheguei a estas conclusões:

Este trânsito parece um voo cego a nada, 
mas não, tem mesmo um destino: a nossa alma.

Uma informação inicial: o trânsito oposto, ou seja, o trânsito de Neptuno em quadratura ao Plutão natal, é basicamente igual e tem o mesmo significado a este que vou começar a descrever, só que dura menos tempo. Em vez de 4 anos, pode levar cerca de 2 anos e meio da nossa vida.

A dificuldade deste trânsito é aparentemente óbvio, pois Plutão tudo fará para arrancar os véus de ilusão e  fantasia de Neptuno. E arranca. No trânsito oposto, dificilmente acontece. Esta é uma grande diferença entre ambos os trânsitos.

Quer isto dizer que o trânsito de Plutão em quadratura a Neptuno, tudo fará para retirar as ilusões e fantasias respeitantes à Casa e signo onde se encontra Neptuno e seus aspectos. É um buldozer que tudo arranca no seu caminho. Tudo deverá ser transformado. E isto que se diz assim com tanta facilidade, na verdade corresponde a largos picos ao longo desses 4 anos, regra geral, bastante dolorosos. 

Este trânsito pode ficar ainda mais complexo se involucrar planetas pessoais. É necessário analisar com muita atenção os mapas da pessoa. 

Uma das características principais deste trânsito é que a pessoa praticamente só pode fazer uma coisa para sobreviver de forma saudável a este trânsito: saber aceitar.  

Um dos pontos severos deste trânsito é que frequentemente, pode introduzir a morte física da pessoa. E quando não desencarna, é certo e sabido que a pessoa enfrentará penosas mortes a níveis diferenciados: da personalidade, das emoções, da mentalidade, da saúde e até espiritual.

É frequente que muitas posses, relações ou outras condições de vida tenham tendência a desaparecerem. E isto não é fácil, como se sabe. Não pensem que me estou a queixar, pois eu sou daqueles que já perdeu tudo, só resto eu mesmo. E cá estarei para o que der e vier.

Uma das possibilidades é perdermos aquelas pessoas que são muito importantes para nós. Denomino este trânsito como o dos viúvos e viúvas. [As pessoas entre os 62 e 67 podem desencarnar neste trânsito.] Conheço muitos casos. É a fase em que estas pessoas têm que ajustar as suas vidas a esta nova forma de viver, em que os seus cônjuges já não estão ao nosso lado.

Facilita muito que a pessoa esteja integrada em grupos psicológicos, de auto-ajuda, psíquicos ou metafísicos, pois em princípio estarão mais preparados para aceitarem estes factos associados ao trânsito e podem, com mais facilidade, fazer um trabalho profundo em eles mesmos.

Este trânsito tem uma particularidade: se a pessoa se dedicar a aprender e praticar filosofias mais místicas e/ou esotéricas, pois poderão funcionar como uma base de regeneração de si mesmo. Mas, por favor, não apareça na consulta do astrólogo a pedir-lhe que lhe digam qual é sua «missão espiritual».

A pessoa  pode viver consideráveis tensões devido a pressões e forças compulsivas que sente dentro de si. Pode sentir-se desconcertado, confundido ou transtornado com as experiências que terá que viver

Este trânsito é fértil em mudanças, mesmo as mais subtis, rupturas, desilusões, ou vivências mais compulsivas. Uma coisa é certa: quando o trânsito terminar, a pessoa, se não desencarnar, ter-se-á regenerado do ponto de vista interno. Prepare-se para uma longa viagem.




Eu já tinha preparado «meio texto» explicando umas quantas coisas baseadas neste conceito, extraído da astrologia esotérica:

Este trânsito parece um voo cego a nada, 
mas não, tem mesmo um destino: a nossa alma.

E nesse sentido, preferi usar um comentário feito pela astróloga Ruth Fairfield, do que usar o meu próprio texto, pois a ideia era igual. Assim, quando acima me referi à ideia de que este trânsito funciona como uma 'batalha final'. Essa batalha está descrita logo a seguir: 

«O mais fascinante é que Neptuno é o regente da personalidade de Peixes, toca a estrutura que o inconsciente colectivo está a libertar da dor, da vitimização, da auto punição, do mártir... toda a projecção astral do mundo ideal, dos homens ideais... mas o regente da alma de peixes é precisamente Plutão, esse é o resgate do poder pessoal, depois de nos libertarmos de todas as crenças (Júpiter, 2º regente de Peixes da personalidade) de dor, de sofrimento, assumindo a essência criativa e libertando a prisão a essa condição... renascemos para o nosso poder pessoal... Plutão a última experiência da alma na estrutura da forma...»



Enquanto ia escrevendo este texto, com todos os vagares possíveis, o que deixou o meu lado geminiano um bocadinho apreensivo com a lentidão da criação, fiz alguns posts alusivos ao tema, no Facebook:

Aqui - aqui - aqui e aqui.



Olhando para o meu próprio mapa:

Duração do trânsito

Início, no grau 8 de Capricórnio, em Julho 2012 - mudei da cidade para o campo.

Terminará entre Dezembro 2016 e Fevereiro 2017 - não sei o que o futuro me reserva.


Aspectos exactos Capricórnio e Balança / Libra:

 1º encontro exacto ou partil: 05/02/2014, aos 12º26'.

2º encontro exacto ou partil: 27/06/2014, aos 12º26', estando Plutão retrógrado

3º encontro exacto ou partil: 11/12/2014, aos 12º26'


Também haverá 2 aspectos não exactos entre si:

24/09/2015, aos 12º59', estando Plutão retrógrado [orbe 33']

17/09/2016, aos 14º56', estando Plutão retrógrado [orbe 2º30']

Plutão, em Abril 2015 iniciará a sua retrogradação anual,
no grau 15º33' de Capricórnio indo até Setembro nos graus rx 12º59'
Não fará aspeto partil a Neptuno, mas fará
quadratura muito próxima, com apenas 33' de orbe.


Antecedentes de encontros entre
estes planetas no meu mapa natal

É comum, em astrologia, verificarmos o ciclo dos planetas na vida das pessoas. Funciona muito bem com todos os planetas desde o Sol a Saturno. Tenho dúvidas se este conceito se aplica aos planetas mais lentos. De uma vez por todas, tentei juntar esses dados do meu próprio mapa e tentar perceber se Plutão, apesar de ter um ciclo com cerca 250 anos, também funciona como se fosse Marte ou Saturno. Sinto dúvidas sobre isso. Deixo a seguir algumas datas e aspectos entre Plutão e Neptuno, que me fizeram concluir que não sinto haver esse propósito do ciclo planetário, como escola de ensinamento. O melhor seria pedir a um colega que fizesse a análise do meu mapa em relação às datas que deixo a seguir, pois como sabem, ninguém consegue auto analisar-se a este ponto.

A conjunção foi 1976/77 - [tinha 28 anos]  - Eu ainda estava em Moçambique, ainda longe de sair de lá. Nem sequer, então, me passava pela cabeça regressar a Portugal. Morreu o meu filho e divorciei-me.

Semi-sextil - 1988 -  [tinha 39 anos] - Este ano foi paradigmático para mim, pois representou o meu regresso definitivo a Portugal, depois de alguns anos de exílio dourado ou, se quiserem, de emigrante de luxo, por esse mundo fora.

Semi-quadratura - 1994 - [tinha 45 anos] - Tenho que me esforçar para me recordar deste ano. Não tenho memórias especiais desta época da minha vida. A única sensação que tenho é que tive sérios problemas de saúde, mas como perdi as minhas agendas não consigo confirmar estes dados e, a memória, está a ser completamente absorvida por Neptuno. Por isso, sentir-me tão «neptuniado». 

Sextil - 2000 [tinha 51 anos] - Iniciei uma outra viagem, criando a minha editora esotérica, que entretanto faliu e foi encerrada, em  Dezembro de 2011.

Quintil - 2005/6 -[tinha 56 anos] - Numa viagem à Argentina, senti que atingi um certo e alto sabor espiritual, que me deixou muito feliz e que envolveu várias personalidades do mundo espiritual, que eu então conhecia.

Quadratura - 2014 - [com 64/5 anos]. É um livro em aberto. Para já sei que não tenho condições de ir viver para a Argentina, como tem sido o meu sonho nos últimos 9 ou 10 anos. Mas posso dizer o seguinte: nada mais Plutão chegar ao grau 8 de Capricórnio, quando, em meu entender iniciou o trânsito a esta quadratura, imediatamente se fez sentir: nesse mês e ano [Julho 2012], mudei-me da grande cidade para a pequena localidade, o que fez melhorar imenso a minha vida pessoal e profissional.

Muito obrigado a todos. Sejam felizes.
14-Jan-2014


Se quiser deixar um comentário, que agradeço,
pode clicar aqui e irá parar à zona de comentários.



.





Um novo ciclo para a humanidade [Plutão em Capricórnio, saindo de Sagitário]

12 de novembro de 2013 · 6 comentários





Aviso actual de 2013: como este artigo foi escrito em 2007, existe logo à partida uma diferença de 6 anos. Quando encontrarem referências em que digo, por exemplo, há '15 anos', não se esqueça de acrescentar estes 6 anos. Não mexi no original.

A história da humanidade é feita, também, de ciclos breves, que marcam milhões de pessoas para sempre. O ciclo é breve no tempo, mas é definitivo no ser humano.

Peço aos mais crescidos que tentem se lembrar de como eram a nível espiritual e que vida tinham no início dos anos 90. Há 15, 16 anos atrás. Comparem-na com o que são hoje e com a vida que têm actualmente. Muitos de vós, tentem comparar as convicções de então e as que hoje possuem. Nem sequer estou a falar da vida material, apenas das convicções espirituais. 
Foi no início dos anos 90 que se deram as explosões mundiais conhecidas como canalizações comKryon” e “Conversas com Deus”. É também nos anos 90, que J.J. Hurtak se torna mais conhecido, com a sua visão mais científica da espiritualidade, do Livro de Enoch. E surge Aurelia Jones e um infindável número de autores em todo o mundo. No Brasil, já haviam surgido Trigueirinho e Rodrigo Romo, que se tornaram mais conhecido nos anos 90. Em Portugal, também logo no início da mesma década, surge André Louro de Almeida [pintor, músico, escritor, palestrante], com o seu intenso trabalha de divulgação e interiorização espiritual. Para quem aprecia, e não tendo as mesmas características, podemos incluir o autor Paulo Coelho, que na mesma década de 90, foi promovido a fenómeno planetário, com a sua escrita espiritual zen. Entre nós, em Portugal, no início deste século, deu-se um fenómeno local equivalente com os livros "Este Jesus Cristo Que Vos Fala", de Alexandra Solnado, e, pouco depois surgem outras obras de vários autores, nomeadamente, Vitorino de SousaÉ a época dourada das canalizações e da orientação espiritual vinda do outro lado do véu.

Quando Plutão entrou em Sagitário, em 1995, já vinha iniciando (5 graus antes a este signo) a preparação da humanidade para enfrentar outras filosofias de vida. Apenas falando em Portugal, há 15 anos, a maioria das pessoas não sabia que havia formas diferentes de sentir e praticar a espiritualidade, para além das convencionais, associadas às diversas religiões maioritárias. A malha terrestre estava a alargar-se e, surgem, como cogumelos, uma plêidade de videntes, mediuns e leitores de oráculos, uns mais mediáticos do que outros, que prometem mundos e fundos aos seus clientes. A astrologia também inicia uma lenta e segura caminhada na recuperação da sua credibilidade milenar, entratento tão maltratada, por por razões de oportunismo e ignorância. O tarot é, finalmente, encarado e praticado com mais seriedade.

A bruxaria passa a ser assunto corrente e é anunciada nas revistas e jornais, com os desmandos que conhecemos. As organizações herméticas tentam sem grande sucesso, manterem-se herméticas. Não há como. Surge a wicca, ainda tímida, a dar os seus primeiros passos, sem grandes fundamentos populares, continuando reduzida a expressões minúsculas.

Simbolicamente falando, Plutão fez o trabalho transformador correspondente a esse breve ciclo, e hoje, assistimos à implantação do fenómeno oposto. Em nenhuma era da humanidade houve tanta abundância informativa sobre espiritualidade e esoterismo. Eu e os meus colaboradores, as nossa editoras, com os livros e sites, somos outro exemplo do que foi o trabalho de Plutão em Sagitário. Apenas pretendemos divulgar ideias. Agora já estamos a aprender na carne o que será Plutão em Capricórnio. Fala-se abertamente de espiritualidade, em todo o lado, fora dos “conventos” tradicionais.

Se observarmos com atenção, estamos perante um “movimento” único, como se de uma onda gigantesca se tratasse. Nunca houve tantos terapeutas para o corpo e espírito, como agora. Com uma infinidade de especialidades. Com máquinas credíveis e sofisticadas.Nunca houve uma época como esta que atravessamos, em que a maioria das pessoas sente possuir um “dom” especial. E possuem, seja o que for. Mas não são “especiais”, por isso. Pensam que são especiais, o que é diferente. E dizem e escrevem as maiores barbaridades. Os spa's e os health centres, além dos fitness e maquinaria diversa, oferecem conforto para a alma, nos seus banhos, terapias com pedras, óleos e massagens especiais com a prática de yoga. Nunca tanta gente tentou saber qual era a sua missão nesta reencarnação. Nunca houve tantos orientadores espirituais, assim como nunca tantos canalizadores se deram a conhecer, como nos dias de hoje. Nunca tantos livros, discos, filmes, revistas, sites, blogues, cursos, palestras e seminários trataram de temas espirituais. Pelo meio, também sabemos que existe alguma confusão sobre estes assuntos. Dúvidas, receios, medos. É natural. E nunca se assistiu a uma crise de valores tão profunda e radical. O auto-convencimento ainda impera...

O breve ciclo de Plutão em Sagitário fez que tudo isto acontecesse. Conseguiu espalhar a bênção de nos descobrirmos mais do que um mero corpo físico. O próximo ciclo colocará as coisas no seu lugar definitivo. Será como se uma rede fina viesse separar o trigo do joio.

É Plutão a chegar a Capricórnio.

Com este ciclo vamos assistir a uma concentração, a uma fina peneiragem do que não serve, sobrevivendo o que tiver realmente uma "sontonia fina". Muitos desaparecerão, ficando apenas aqueles que estiverem a trabalhar o seu interno. Todas as pessoas que conheço que têm estado empenhadas nesta caminhada, passaram ou estão a passar por situações de crise enorme, a testar se são capazes de sobreviver a essa "sintonia fina". É extremamente doloroso. E vai continuar a ser...

Estamos no início de uma importantíssima alteração nos nossos conceitos básicos sobre HierarquiaAutoridade e Respeito. Essa alteração vai ser cada vez mais sentida na carne, na experiência da vida. São os “tempos chegados”. E tem data marcada e será inexorável no seu cumprimento. Já se nota que está a funcionar [em Fevereiro de 2007, encontra-se a 2 graus de Capricórnio], mas a partir do início de 2008 o novo ciclo estará aí, a funcionar em pleno.

Estas alterações forçar-nos-ão a reavaliar internamente os nossos critérios a respeito "do que" ouvir, "em que" acreditar, "onde" colocar nossas atenções e "a quem" nos colocarmos à disposição.

Cooperação será a tónica de uma nova abordagem colectiva de relacionamentos hierárquicos, não como reacção à autoridade, mas como resposta às necessidades de se assumir a própria responsabilidade diante da vida que nos cerca.

Paternalismos não mais caberão nas nossas expectativas: aquele ser austero, que mantém tudo nos trilhos, está a desaparecer.

Num primeiro momento haverá muito medo e insegurança, (já se nota no desemprego e na crise económica) mas com o tempo, as transformações das estruturas internas e externas mostrar-se-ão suportáveis e até benéficas, consoante formos percebendo que a transformação do que é velho em novo é inexorável, dolorosa e necessária. Sempre foi assim.

O poder será dos que têm "boa vontade", já que só será exercido na medida em que for permitido.

Status será dos que souberem "Fazer" e souberem "Ser" e não apenas dos que sabem "Ter".

"Ter" será substituído por "Ser" na escala de valores do inconsciente colectivo. Poder aquisitivo será um acessório, não mais uma premissa.

Dificuldades? Sim, muitas. Principalmente antes de termos estabelecido as nossas novas referências em termos de segurança e estabilidade.

A nova estabilidade só virá quando percebermos que nada na natureza é permanente, e quando nos pudermos entregar à aventura de confiar em nós mesmos, na certeza de que o novo conceito de Respeito nos abrigará quando surgirem obstáculos.

São outros tempos que chegam. As novas organizações estão a chegar e a entrar, decididos a substituírem os velhos paradigmas de políticas sociais e económicas que já não funcionam. Ong's, permacultura, preço justo, associativismo responsável, etc., estão a surgir como resposta aos Estados em falência. É um Plutão Transformador, que já está a (re)estabelecer novas leis, novos códigos de conduta para a humanidade. É uma rede fina que vem trazer uma nova ordem mais subtil, uma nova energia, mais de acordo com Gaia, a nossa nave, na qual somos apenas mais um ao serviço da mesma.

O tempo dirá...

[Este artigo foi publicado em Fevereiro de 2007 no meu apagado blogue "Astrologia para Todos" -
e em 25 Dezembro 2008 no meu site 'Escola de Astrologia Nova-Lis' e foi colocado no meu blogue 
a 12 Novembro 2013, para memória futura. - A.R.] 


Se quiser escrever algum comentário, pode clicar aqui.



.

Relembrando a actual «Recepção Mútua» entre Plutão e Saturno

17 de setembro de 2013 · 0 comentários


«Astrologando» - Relembrando que no próximo dia 20, Plutão em Capricórnio deixará o seu movimento retrógrado no grau 08º59' e que Saturno em Escorpião estará no grau 08º56'. A isto chama-se «Recepção Mútua».

Cada um destes planetas está no signo regido pelo outro. Plutão é regente de Escorpião, que está a ser transitado por Saturno. Por sua vez, Saturno é regente de Capricórnio que tem Plutão em trânsito desde 2008. É um evento cósmico que se realiza, sensivelmente, a cada 250 anos. A última «recepção mútua» havida entre Saturno e Plutão foi de 1776 a 1779.

Recomendo a leitura do meu artigo «Recepção Mútua - Saturno em Escorpião e Plutão em Capricórnio - a 5 Outubro 2012 - [Casos de Portugal e Brasil]». Por favor tenham em conta que foi escrito antes de se ter dado a recepção mútua, por isso os tempos verbais estarem desfasados hoje, com os planetas já em funcionamento do sextil e recepção mútua. Mas não me apetece nada mudar e conta com a inteligência do leitor para entender a situação.


Para quem quiser aprofundar o ciclo que estes dois planetas fazem, recomendo a leitura do seguinte artigo, também  no «Cova do Urso».

Foto: Arrozais, China - Lembrei-me desta imagem pois, para mim, subir e descer estes montes e vales e o cansaço que daí resulta, e o nunca mais acabar do infinito, personifica na perfeição a relação destes dois planetas.

.

Um conselho meu para o céu de hoje [14-9-2013]: All we need is love

14 de setembro de 2013 ·



«Astrologando» - Um conselho meu para o céu de hoje [14-9-2013]: All we need is love. Tudo o que precisamos é de amor.

Temos estes dois casos especiais:

1 - Dois planetas agitados em franca cooperação: Marte em Leão, a 11º01' em trígono exacto com Úrano Rx em Carneiro/Áries, a 11º17'. Um posicionamento no céu que oferece durante 3 ou 4 dias muita originalidade e engenhosidade naquilo que quisermos fazer. Basta querermos e nos sintonizarmos a nós mesmos. Haverá força de vontade e capacidade para agirmos pela positiva. Há aqui uma subtileza a ter em conta: Marte é um dos co-regentes de Escorpião, que por sua vez é o signo de exaltação de Úrano. Por isso, haverá uma capacidade inata de deitarmos fora o 'velho' e incorporarmos o 'novo' na nossa vida. Por ser trígono estão ambos no mesmo elemento, neste caso concreto, o elemento Fogo. 

2 - Também durante 2 ou 3 dias teremos Mercúrio em Balança/Libra, a 08º23' em quadratura a Plutão Rx no grau 9º de Capricórnio. Esta quadratura mexerá muito connosco. Haverá uma espécie de um filme mental na nossa cabeça, como se estivéssemos a ver as coisas acontecerem, um nadinha antes delas mesmo acontecerem. Hoje tenho andado assim: a 'saber' o que os outros me vão dizer, um nadinha antes de me dizerem. Poderá haver situações extremas, pelo que recomendo controlo com aquilo que se diz, pois do pensar uma burrada qualquer e dizê-la é mini-passo, que depois nos arrependeremos. Haverá tendência a dizermos aquilo que realmente pensamos e só depois é que reparamos que fizemos asneira. Tento na língua. Tento na cabeça.

Portanto, a ser assim, tudo o que precisamos é de amor. All we need is love.

Ilustração: Em Nápoles, Itália, 'A Gaiola'.

.

Assunto: Syria em crise e com armas químicas

29 de agosto de 2013 · 1 comentários



SYRIA - Há mais de 2 anos que há uma guerra civil dramática neste país, com milhares de mortes havidos. É um desencarne colectivo constante. Mas nunca o governo tinha usado armas químicas contra a sua própria população, com o intuito de refrear a oposição existente ao regime ditatorial existente na Syria. 

Não sei a que ponto deste desgoverno chegará, mas não estou nada interessado em saber que alguma arma química síria caiu na minha rua, dizimando-a. Fica dito.

Forneço vários dados aos leitores, mas fica em suspenso 2 ou três próximos mapas: os dos possíveis ataques da Grã-Bretanha, Estados Unidos e ONU contra este governo. Nessas datas, quem estuda astrologia deverá acrescentar esses mapas aos seus estudos.

Fazendo os trânsito do mapa da Syria com o mapa do dia 21 de Agosto, data em que forma usados os mísseis químicos contra a população em que de um momento para o outro houve um desencarne colectivo de 1.300 pessoas, verificamos que Plutão do dia do ataque fazia uma oposição ao mapa natal da Syria. Altamente destrutivo, exactamente ambos no grau 9º de Capricórnio, a transitarem pela Casa 3 da Syria. Vamos só analisar o simbolismo deste posicionamento. O Sol é o principal planeta em Astrologia Mundana (países) e representa a essência do país. Plutão tem a simbologia de ser a metamorfose, a transformação, para o Bem ou para o Mal. Na casa 3 da Syria, que habitualmente trata da comunicação e locomoção. Que mensagem pretendeu o governo enviar com os mísseis químicos? Não responderei.


Mas esse mesmo Plutão fazia uma quadratura a Neptuno do natal da Syria, já separativo, por Plutão estar retrógrado. Neptuno nas 'mundanas' tem a simbologia de reger os assuntos sociais, as ideias políticas do colectivo, sempre associado ao que é secreto. É o solvente que não se vê, representando também a espionagem e o crime organizado, assuntos políticos escondidos. Neptuno natal está na Casa 12 da Syria; entre outras coisas esta casa representa as grandes organizações, como governos, partidos políticos, grandes multinacionais, etc.  Não sei mesmo se não bastam estes 2 aspectos para fazermos a leitura astrológica do evento que acarretou tantas mortes. 

Haveria muito mais a analisar, mas deixo isso ao vosso cuidado.



Mapa da declaração da independência da Síria
1 Janeiro 1944
00.00
Damasco, Syria
33 N 30  -  36 E 18
Time zone: 2 horas para Leste

Quem quiser pode analisar estes dados que correspondem
ao reconhecimento da ONU em como é um
 Estado formal e aceite na organização
17 Abril 1946
12h00
Damasco, Syrya
33 N 30  -  36 E 18
Time zone: 2 horas para Leste

Mapa do ataque interno de armas químicas que mataram mais de 1300 pessoas

Ataque biológico mortífero
21 Agosto 2013
12h00 [hora aproximada]
Damasco, Syria
33 N 30  -  36 E 18
Time zone: 2 horas para Leste

Mapa da saída dos inspectores de ONU e
consequente declaração da existência ou não
de terem sido utilizadas armas biológicas
31 Agosto 2013 [sábado]
12h00
Damasco, Syrya
33 N 30  -  36 E 18
Time zone: 2 horas para Leste


.

No mapa do céu: oposição de Júpiter e Plutão

30 de julho de 2013 ·

Clicar para aumentar e ver melhor.

Este aspecto no mapa do céu, visível no mapa que junto, vai durar desde agora até 31 de Agosto, em que Júpiter em Caranguejo/Câncer [de 7º a 13º] irá fazer uma oposição a Plutão em Capricórnio em que estará sempre no grau 9.

Notar-se-á uma maior preponderância nos temas à nossa volta e nas noticias da imprensa sobre assuntos religiosos ou filosóficos. Estejamos atentos a situações bombistas baseados na religião.

As pessoas irão sentir que se devem responsabilizar pela transformação espiritual dos que lhe são próximos. Iremos ver muito disso nas redes sociais.

Também assistiremos ao ruir de casos escandalosos de meios desonestos usados para enriquecerem ilicitamente ou utilização de meios prepotentes. Pode haver falta de humildade. Pode haver, também, mortes colectivas inesperadas.

Beijos & abraços.

António
30-7-2013


Plutão retrógrado em 2013

12 de abril de 2013 · 1 comentários



Plutão retrógrado em Capricórnio a partir de
12-Abril-2013 até 20-Setembro

É um trânsito que tende a abalar as estruturas sociais e económicas e, por arrastamento, as estruturas mais politizadas, mais arreigadas ao poder.

Como as retrogradações de Plutão acontecem sempre na época mais quente do ano e só em Setembro é que volta a estar directo, até percebemos que a classe política considere Setembro como a 'rentrée' [o retorno, o regresso à cena] e até parece que o ano começa nesse mês, pois a classe política e económica foram a 'banhos' e esqueceram-se das suas pesadas responsabilidades. Infelizmente, a maioria do povo português não pode ir a 'banhos', a não ser à praia mais próxima. Claro que há sempre afortunados que desfrutam de férias maravilhosas... e ainda bem.

O movimento retrógrado é apenas aparente e que os planetas transpessoais [Úrano, Neptuno e Plutão]   ficam retrógrados em média cerca de 5 meses por ano. Além disso, devido à retrogradação, eles passam 3 vezes pelo mesmo grau zodiacal.

O importante, aqui, é saber que com a retrogradação, situações já vividas no passado tendem a repetir-se como se fossem páginas de um mesmo enredo. Ou, ainda, situações e questões pendentes tendem a ser revistas para serem solucionadas a partir de um novo enfoque.

Todas elas requerem muita atenção e cuidado para serem administradas de modo construtivo; afinal o trânsito de Plutão pelo último signo cardinal e de Terra alerta que é tempo de introduzir mudanças estruturais nas nossas vidas.

Não quero alongar-me demasiado com esta retrogradação, excepto num ponto que me parece importante: Não termos receio de errarmos, pois aprendemos muito com os próprios erros, se houver discernimento da nossa parte para admitirmos que errámos. É a longa caminhada da aprendizagem.

Não serão tempos suaves.

Quem estiver interessado em aprofundar é só clicar em «Plutão» e/ou «Plutão em Capricórnio» na secção «Etiquetas» na barra lateral esquerda aqui no blogue «Cova do Urso».

Como Plutão ficará até 2023 no signo de Capricórnio e a descrição será sempre a mesma, desde que este planeta chegou ao grau 3, em 2009, após a grande tormenta que foi a sua entrada neste signo.

Recomendo que vejam nos vossos mapas natais em que Casa(s) é que vai ocorrer este movimento retrógrado de 2013 e confiram as explicações que estão no meu site «Escola de Astrologia Nova-Lis», essencialmente, aquilo que eu chamo de «retrogradação cármica», num magnífico texto de Dorothe Koechlin Bizemont, reproduzido do seu livro “Astrologia Cármica” [Editora Nova Fronteira, Brasil]. Confira aqui.

Nos graus 1 e 2, quando entrou em Capricórnio, em Janeiro / Fevereiro 2008, que ocorreu aquilo que hoje os políticos denominam de «início da crise internacional». Crise essa que ainda envolve o mundo.



.

Uma enorme descoberta arqueológica, o «Portão de Plutão», com todos ingredientes plutónicos bem presentes

3 de abril de 2013 ·


Imagem: Uma ilustração digital mostra o «Plutonium» antigo,
 comemorado como o portal para o submundo na mitologia greco-romana.

Uma enorme descoberta arqueológica, o «Portão de Plutão»,
 com todos ingredientes plutónicos bem presentes

Quando estamos quase na 3ª quadratura entre Plutão em Capricórnio e Úrano em Carneiro e, ainda por cima com 'Recepção mútua' entre Plutão em Capricórnio e Saturno em Escorpião, que poderia acontecer?

Um achado arqueológico associado a Plutão. Faça o favor de ler e saber mais pelos linques que indico.

ISTANBUL, TURQUIA - com data de 29 Março e 2 Abril - Francesco D'Andria, da Universidade de Salento anunciou que desenterrou as estruturas do «Portão de Plutão» ['Ploutonion' em grego; 'Plutonium' em latim], conhecido como o portal para o submundo na tradição greco-romana, no Património Mundial de Hierápolis, no sudoeste da Turquia. Os restos de um templo, uma piscina, e uma série de passos acima de uma caverna que emite gases tóxicos foram encontrados, além de uma inscrição com uma dedicação a Plutão, regente do submundo, e Kore ou Perséfone, a quem ele sequestrou. Antes de ser Hierapolis foi uma cidade romana, uma caverna de «Plutonium» e foi usado em ritos religiosos locais pelos eunucos da deusa Cibele.

Veja todas as fotos e informações da descoberta arqueológica, aqui.

Ou aqui 

Sobre a quadratura Plutão - Úrano, no «Cova do Urso», aqui:

Sobre a «Recepção mútua», entre Plutão e Capricórnio e Saturno em Escorpião, aqui.










.

Recepção Mútua - Saturno em Escorpião e Plutão em Capricórnio - a 5 Outubro 2012 - [Casos de Portugal e Brasil]

20 de setembro de 2012 · 5 comentários



«Plutão é o melhor e único amigo de Saturno e para quem tem
um amigo como este, ninguém precisa de inimigos.»

Liz Greene

Aviso: 
Este é um artigo longo e eventualmente maçador,
e contraria os actuais hábitos de leitura, muito sintéticos e twiteiros.
Como prezo muito o estado mental do leitor, recomendo
que desista já de o lerpara não se aborrecer ou ficar confuso.

Se escolheu não o ler, não deverá emitir nenhuma opinião. 
Apesar de eu saber que a 'ignorância' é muito atrevida.

Recomendo a leitura dos meus artigos «O Ciclo Saturno - Plutão»
publicados aqui no 'Cova do Urso'. São artigos afins,
devido ao tipo de energia envolvida.


Introdução

A 5 Outubro 2012, Saturno ingressará no território de Plutão, em Escorpião, e por lá permanecerá até 2015. Será todo um acontecimento astrológico, histórico, económico, social e financeiro e, sobretudo, representará uma mudança significativa na espécie humana que vive na crosta do planeta Terra. Tentarei explicar isto, ao longo deste artigo.

A vez anterior que Saturno transitou por Escorpião foi há cerca de 30 anos, entre 1982 e 1985. Houve nessa épocas grandes preocupações com ameaças sociais, económicas, militares, além de um profundo interesse pelas coisas ocultas, pelo poder e pela corrupção. Em simultâneo, assistiu-se na Europa, América e Ásia a uma enorme explosão económica, baseada sempre «no dinheiro dos outros», ou seja, dos bancos e casas financeiras. Antes dos anos 80, Saturno esteve em Escorpião nos anos 1923-26 e 1953-56. É muito fácil investigarmos essas épocas. Por isso, vamos mesmo ao que interessa.

O que perdurará ao longo dos tempos deste trânsito de Saturno por Escorpião é que vamos experimentar na prática o que é uma «recepção mútua» entre Saturno em Escorpião e Plutão em Capricórnio. Cada um destes planetas está no signo regido pelo outro. Plutão é regente de Escorpião, que vai ser transitado por Saturno. Por sua vez, Saturno é regente de Capricórnio que tem Plutão em trânsito desde 2008. É um evento cósmico que se realiza, sensivelmente, a cada 250 anos. A última «recepção mútua» havida entre Saturno e Plutão foi de 1776 a 1779.

Nessa altura, Plutão nem sequer havia sido descoberto, mas estava lá! Não é assim?

Tenho vivido [e os leitores, também] várias «recepções mútuas» de longa duração, a última das quais foi a havida entre Úrano e Neptuno, mas que não teve o mesmo impacto social que se deve verificar agora.

Vejamos algumas características que se podem destacar entre Saturno e Escorpião. Este signo de água é duro como uma rocha para Saturno. Por outro lado, sabemos que a intensidade de Escorpião e a dureza de aço de Saturno não combinam. Vejo como havendo uma troca entre a sensibilidade e a razão, mas num plano mais violento. O planeta da desconfiança e do pessimismo não se encontra à vontade neste signo, tendendo para o risco e para a aventura. Escorpião têm a enorme capacidade de regenerar as suas energias vitais e Saturno dá uma resistência a essas renovações. Por outro lado, Saturno consegue a proeza de dar moderação à explosão de Escorpião, provocando uma energia surda e poderosa. São demasiadas as caras cármicas de Saturno neste poderoso signo do zodíaco. Meticulosidade, persistência e determinação são a regra com Saturno em Escorpião, proporcionando um impulso para o sucesso. Oxalá!

Ambos os signos - Escorpião e Capricórnio -, na roda do zodíaco formam um 'sextil', num ângulo de 60º. O sextil é o ângulo formado pela divisão do círculo em 6 partes. É um aspecto astrológico que traz grandes benefícios, sem necessidade de muito empenho. É muito favorecedor. Sabendo-se então que esta «recepção mútua» está baseada num aspecto favorável e sendo Saturno e Plutão os planetas mais intensos do zodíaco, só podemos afirmar que este será um trânsito muito bem oleado, em que ambos os planetas se entre-ajudarão. Usando uma expressão muito popular e nada astrológica eu diria que será um trânsito 'unha com carne', pois farão as vontades um do outro. Não sei se no Brasil se usa esta expressão de 'unha com carne'. Oxalá, sim.

Não se pense que será um trânsito fácil, apesar do sextil. Nada disso. Será sim, um trânsito em que Saturno vem ajudar o amigo Plutão dando uns retoques intensos no panorama geral, sobretudo nas finanças e economias dos países. Desde 2008 que Plutão desencadeou uma violenta crise de mudanças fortíssimas, que se alastra por uma parte do mundo [Portugal incluído], tentando a todo o custo mudar a forma de se estar e de se fazer política e economia. De forma bruta. Agora, terá a ajuda concretizadora e eficaz de Saturno. Estejamos atentos.

Em meu entender, a grande pergunta é: se na 'recepção mútua' anterior [1776 a 1779] houve a introdução da prática da democracia, que podemos esperar nos dias de hoje? 

Quem quiser poderá ler mais abaixo, a secção chamada de «Eventos da recepção mútua anterior», onde encontrará uma breve listagem dos eventos mais importantes ocorridos durante esse período [1776 - 1779]. Lendo, percebe-se que as 'velhas' estruturas foram retiradas e novos conceitos foram erguidos, como o caso da democracia e o aparecimento mais formal do capitalismo.

Termino esta introdução com estas ideias:

A recepção mútua de Saturno e Plutão coincide com as muitas vozes que anunciam Novos Tempo para a humanidade. Tenho a enorme esperança que, nos próximos tempos, sejam visíveis, reconhecíveis e utilizadas as ferramentas da Luz e não da obscuridade. 

Espero que uma nova consciência política e social surja aqui na Terra manifestando-se num grupo de pessoas, como aconteceu  na recepção mútua anterior, como George Washington e os seus seguidores. Tenho a secreta eperança que o céu ilumine e possa surgir uma nova maneira de estar desta humanidade (ou da próxima) e uma nova forma de governar os homens. O meu coração pede isso, mas a mente duvida.

É necessário que sejam demolidas as estruturas obscuras que expressam a fome, a miséria, a injustiça social, o desgoverno, a corrupção e a ausência de responsabilidade cidadã. E surjam Novas Estruturas. 

Apenas para recordar que deixei para o final do artigo, uma análise astrológica desta recepção mútua em relação a dois países da língua que eu falo: Portugal e Brasil.




Que é uma «recepção mútua»?

Apesar de já ter abordado mais acima, vamos desenvolver o tema «recepção mútua», nesta secção.

Uma «recepção mútua» acontece quando dois planetas estão na dignidade um do outro (a saber: domicílio, exaltação, triplicidade, termo ou face). No entanto, proponho que neste caso consideremos apenas o domicílio para não entrarmos em confusão, pois estes conceitos requerem amplos conhecimentos de astrologia.

Recepção mútua é quando dois planetas que são significadores em qualquer questão ou assunto estão na dignidade um do outro, como o Sol em Carneiro, e Marte em Leão. Ou, como acontecerá a partir de 5 Outubro, entre Plutão em Capricórnio e Saturno em Escorpião.

Nos textos antigos a mútua recepção aparece como uma dignidade acidental, contabilizando um favorecimento para os planetas envolvidos. A recepção mútua então é uma troca de dignidades, todos se beneficiam, e mesmo uma quadratura acaba se transformando em algo muito bom. Todo o aspecto que ocorre com recepção é considerado mais forte, especialmente se a recepção for mútua.


Aqui fica a definição de «recepção mútua» dada pela magnífica astróloga brasileira Bárbara Abramo:

«Isto ocorre quando dois planetas recebem um ao outro em suas dignidades essenciais. Recepção mútua através de regência do signo é a mais forte. Pode haver recepção (em ordem de força) por signo, exaltação, triplicidade, termo ou face. Há também recepções mútuas mistas, como quando o planeta A está nos termos de B enquanto que o planeta B está em exaltação de A. De acordo com Bonatus, "recepção abate todo o mal". Alguns astrólogos acreditam que as recepções mútuas abrem saídas por que conferem troca de status, ou seja, se dois planetas estão em mútua recepção por signo ou exaltação, cada um dos planetas podem ser lidos com relação ao signo e a posição de grau do outro como se eles tivessem trocado posições no mapa. Recepção mútua por triplicidade, termo ou face são mais fracas e provavelmente não conferem troca de status.»



Plutão está a transitar desde Novembro 2008 no signo de Capricórnio, que tem Saturno como seu regente natural.

A 5 Outubro 2012, Saturno ingressará no território de Plutão, em Escorpião, e permanecerá até 23 Dezembro 2014, quando se muda para Sagitário, mas retornará a Escorpião em 15 Junho 2015, permanecendo até 18 Setembro 2015. Teremos muito tempo para observar este trânsito e respectiva recepção mútua.

Eventos da Recepção Mútua Anterior

Foi no período de 1776 a 1779 que houve a recepção mútua no Céu, anterior à actual, entre Saturno e Plutão. Mudanças irreversíveis ocorreram no mundo. As transformações permearam desde a contestação de Voltaire dos dogmas da igreja católica, fazendo uso da razão, questionando a fé, até a grave crise económica vivida por Portugal e a declaração da independência dos Estados Unidos da América. A par de conceitos novos como era o caso da democracia [um bem para a humanidade], o capitalismo começou a dar passos muito significativos e a Europa foi-se convertendo a este sistema económico. Catarina, a Grande, da Rússia imperial sobe ao poder e com ela, toda uma nova maneira de pensar que invadiu as velhas monarquias europeias e criou o aparecimento dos novos países, como o Brasil e a América.

Entre 1776 e 1779 ocorreram numeroso eventos de grande significado:

Fundação de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi fundada a cidade de San Francisco.

Início da Revolução Americana, contra o colonialismo britânico, com a publicação da Declaração da Independência dos Estados Unidos. Utilizado pela primeira vez na Declaração da Independência o nome "Estados Unidos da América". Ficou pronta a Declaração de Independência, cujo principal autor foi Thomas Jefferson.

Criação do Vice-Reino do Rio da Prata, com capital em Buenos Aires e jurisdição sobre os atuais Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia. Grande Incêndio de Nova Iorque de 1776. 

George Washington derrota as tropas ingleses na Batalha de Princeton. D. Maria I, sucessora de D. José I no trono de Portugal, afasta do poder o marquês de Pombal. São as velhas estruturas a serem derrubadas. A  Espanha chegou a um acordo com Portugal, assinando o Tratado de Santo Ildefonso.

O exército britânico rende-se ao general Horatio Gates, na sequência das Batalhas de Saratoga. O Tratado de Fort Pitt é assinado formalmente entre o governo dos Estados Unidos e os Índios Nativos Americanos, que tinham sido quase massacrados com a chegada do home  branco ao território americano.

Este período da recepção mútua foi claramente dominado pelo impacto da independência da América afastando-se da velha Inglaterra. O processo de independência da América foi seguida de outras independências, já após a recepção mútua e, sobretudo quando Plutão, que aind anão era conhecido por ninguém, transitava por Aquário, entragando-se ao que era Novo.

A América representava o que era Novo e a Europa o que era Velho. Duzentos e cinquenta anos depois, a América, actualmente, representa o que é Velho e desgastado.

A terminar, quero enfatizar duas grandes questões desta recepção mútua: a Igreja Católica foi violentamente atacada, tendo perdido inúmeras prerrogativas e, sobretudo, inicia-se a noção de DEMOCRACIA, que perdura até hoje.


Ilustração de Inês de Barros Baptista.

Saturno em trânsito por Escorpião

Saturno em signos de água é enganador, porque o indivíduo quase nunca tem a percepção da frustração emocional inconsciente por trás das suas acções; sabe que está isolado e é emocionalmente vulnerável; necessita de orientação para se guiar pelo labirinto emocional.

Saturno ao transitar por Escorpião vai trazer responsabilidade em assuntos financeiros, como recursos familiares, empresariais, autárquicos e estatais, finanças conjuntas, impostos, licenças, possíveis heranças, seguros e questões relativas a propriedades alheias. Só isto será dizer muito e aplicando-o a gorvenos e países, estamos imeditamente a falar de milhões de pessoas, portanto, de partes significativas da humanidade. Ninguém será o mesmo após esta recepção mútua com Plutão em Capricórnio.

A actividade nos negócios provavelmente irá lidar com financiamento bancário, ou a auência dele, nos países em crise, seguros e contabilidade, impostos. O panorama é extremamente tenso e, como se intui, estão a chegar tempos difíceis.

No seu trânsito por Escorpião, se Saturno estiver sob tensão [em quase 3 anos de trânsito, haverá inúmeras ocasiões em que essa tensão acontecerá], poderão ocorrer conflitos a respeito de heranças, impostos e finanças conjuntas, que, com frequência, provocam batalhas legais e perdas através de litígios. Cuidem-se muito.

Neste trânsito as pessoas têm tendência a serem muito perfeccionistas no seu trabalho. Estão sempre a tentar melhorar a estrutura do 'status quo'. Se esta tendência for levada a extremos, podem adquirir a reputação de pessoas muito duras. Se calhar a pessoa chefiar algum departamento, esta dureza pode transformar-se em arrogância e pouca consideração pelos próximos. 

Notaremos que haverá pouca paciência podendo gerar atitudes que reflitam preguiça ou má vontade no trabalho, não aceitando a falta de perseverança nos outros, bem como em si mesmos. 

Utilizam muita energia e força de vontade em realizações práticas. Haverá a tendência para as pessoas aceitarem as responsabilidades com uma intensidade emocional que com frequência as sobrecarrega; precisam de aprender a lidar com elas próprias de maneira calma e eficiente à medida que surgem estas questões.

Meticulosidade, persistência e determinação são a regra de Saturno em Escorpião, proporcionando um impulso para o sucesso, igualado apenas por algumas outras posições. Estas pessoas desejam autoridade e lutarão muito para realizar as suas ambições; se utilizam ou não meios honestos, dependerá dos aspectos do Saturno natal.

Sentiremos na flor da pele que muitas pessoas são capazes de nutrir um profundo ressentimento quando sentem que foram tratadas injustamente. O auto-perdão dificilmente é assunto bem aceite neste trânsito, dependendo muito da posição de Neptuno natal.

Em assuntos de saúde, convém dar atenção a problemas com constipações ou calcificação óssea. Os perigos provêm também de enfermidades relacionadas com as vias urinárias e com os órgãos sexuais, devido a acidentes, venenos ou operações cirúrgicas. Pode haver problemas com os ossos.


Vou transcrever um pequeno texto do recente artigo «A passagem de Saturno em Escorpião», da astróloga Patrícia Azenha Henriques, publicado no seu blogue «Estudante de Astrologia»:

«Saturno estará em trânsito por uma ou duas casas do seu mapa neste período, lembre-se do que aconteceu entre Dezembro de 1982 e Novembro de 1985, poderá não voltar a viver o mesmo, nada é igual, os aspetos no céu são diferentes agora, mas provavelmente sentirá emoções semelhantes e os eventos acontecerão sob os mesmos temas, ajustados à sua vida actual, pois a vida cerca de 30 anos depois é necessariamente diferente, e nós, pessoas mais maduras. Saturno poderá contactar um ou mais dos planetas ou ângulos do seu mapa, produzindo efeitos mais ou menos intensos conforme os aspectos que faz. As pessoas com planetas em Escorpião receberão uma ou mais conjunções de Saturno, e com planetas em Touro, Leão e Aquário, receberão oposições ou quadraturas, provocando sempre situações de contracção, limitação, tensão, confrontos e períodos de melancolia e isolamento, apelando à paciência, ao rigor e à perseverança. Peça ao seu astrólogo conselho sobre como ultrapassar esta fase da melhor forma.

No geral aproveite o melhor que Saturno em Escorpião pode trazer, aproveite para escavar no mais íntimo de si, investigue, questione e depois reinvente-se, renasça!»


Umas palavrinhas sobre Saturno em Escorpião no mapa natal

Parece-me oportuno esboçar aqui umas quantas ideias que são características de quem nasceu com Saturno em Escorpião.

A pessoa denota fortes emoções, apegos intensos e uma natureza muito mística ou ocultista. Sente um forte desejo para guardar ou esconder. Quem tiver esta posição saturnina não terá um carácter débil, embora possa haver perversidade se o carácter moral for débil. A pessoa com Saturno em Escorpião, quando ama dá em abundância e quando odeia fá-lo com êxito. Mas pode existir uma compulsão por controlar e manipular as pessoas. Pode haver tendência a haver um punho de ferro. Estas pessoas devem ter cuidado para não porem em prática o péssimo lema: “O fim justifica os meios.”

Pode existir a necessidade de exercer o poder e o controle sem terem em conta a ética que utilizamos para fazer este jogo perigoso. Muitas pessoas podem atrair situações de vida críticas, para terem oportunidade de pôr à prova a sua enorme força interior. Podemos cair no excesso de nos tornarmos em capatazes indesejados em vez de líderes eficientes e amados. Se Saturno estiver sob tensão em Escorpião, podem ocorrer conflitos a respeito de heranças, impostos e finanças conjuntas, que, com frequência, provocam batalhas legais e perdas através de litígios.

São perfeccionistas no seu trabalho. Podem adquirir a reputação de chefes muito duros. Como têm pouca paciência com atitudes que reflectem preguiça ou má vontade no trabalho, não aceitam a falta de perseverança nos outros, bem como em si mesmos. Utilizam muita energia e força de vontade em realizações práticas. Estas pessoas podem desejar ter autoridade e lutarão muito para realizar as suas ambições; se utilizam ou não meios honestos, dependerá dos aspectos de Saturno e da sua formação moral, dada pelos pais. Estas pessoas são capazes de nutrir profundo ressentimento quando sentem que foram tratadas injustamente.

A influência saturnina sobre a saúde é um tanto perigosa nos primeiros anos de vida; mas, se isto for superado, pode haver uma vida prolongada.


Carma deste posicionamento natal:
Medo dos medos.
Medo de pôr à prova a sua enorme força interior.
Medo de demonstrar as emoções, a sensibilidade.
[É comum as pessoas negarem estas questões, como é próprio de Escorpião.]


Verifique no seu mapa natal, em que casa se posiciona Saturno em Escorpião.
Será aí que terá que prestar contas a si mesmo. Não vai ser fácil.


DICA: Se quiser textos onde falo sobre o «retorno de Saturno» (são vários) pode pesquisar neste blogue, nos menús do lado direito, e escreva apenas 'retorno de Saturno'.


Plutão em trânsito por Capricórnio

Filho de Saturno, herdou o mundo do subterrâneo dos mortos. É considerado um Deus competente nas suas vinganças. Considerado pelos astrónomos como o anão do Sistema Solar. Para a Astrologia, Plutão é o planeta das mudanças, das transformações e das eliminações que precisam ser feitas nas vontades do Sol. Regente do signo de Escorpião. Analogias: opressão; obscuridade; pavor; destruição; submundo; morte; sexo; corrupção; sadismo; poder; obsessão e outros.

Como este trânsito começou em 2008, existem muitos textos sobre o tema.
Deixo aqui alguns links que me parecem interessantes:


O passado recente

A 'crise mundial' tal como a conhecemos, nos moldes actuais, é um assunto bastante recente. Em linhas gerais começou quando Plutão se aproximou de Capricórnio. A 9 Agosto 2007, o mercado financeiro europeu e americano congelou. O Banco Central Europeu injectou 200 mil milhões de euros no mercado, sem resultado. Plutão ainda estava em Sagitário, mas já muito próximo de Capricórnio, no grau 26º 31'. São os conhecidos 3 a 4 graus antes de um planeta ingressar no signo seguinte. Mais acima, quando me referi à mega-manifestação ocorrida em Portugal no dia 15 Setembro, mencionei esta diferença de graus. Aqui, em 2007 e também em 2008, ocorreu o mesmo.

Convém percebermos que Plutão ingressou em Capricórnio a 26 Janeiro 2008, onde permaneceu até 14 Junho 2008 e fruto do seu movimento retrógrado, voltou temporariamente a Sagitário. Entretanto, fartou-se de trabalhar por esse mundo fora.

A partir daí, existem uma série de indicadores mundiais, exemplificativos da crise europeia e norte-americana. Mas aquela que sobressaiu mais ocorreu a 15 Setembro 2008, uma vez mais, quando faltava 1 grau e meio para Plutão ingressar em Capricórnio, e foi a inesperada declaração de falência do gigante Lehman Brothers. As implicações mundiais foram muitas e isso fez que o mundo estremessece. A onda negra, agora, vinha dos States.

A Islândia, em 10 Outubro 2008, declarou a bancarrota do país que foi posto à venda no eBay. Plutão estava a 1º 15' de ingressar em Capricórnio e Saturno estava em Virgem. A Rússia suportou o resgate da Islância. [Ver 'BRICS', mais abaixo, na zona dedicada ao Brasil.] O resto é história conhecida por todos. Ou deveria ser.

Assim, uma questão muito séria de movimentações financeiras a nível global [banca, sempre a banca e os ferozes investidores] numa espécie de passe mágico, transformou isto tudo em dívidas soberanas. Em vários países, mas basicamente a guerra trava-se contra o «euro». Não vou analisar isso aqui, pois apenas pretendo fazer astrologia.


Parece que não vem a propósito, mas eu vejo o universo a falar em várias vozes.
Uma delas, é a do astrólogo João Medeiros que publicou o excelente artigo
Recomendo a sua leitura.


CLICAR EM TODOS OS MAPAS PARA OS AUMENTAR
E PODER VER EM CONDIÇÕES

Mapa do ingresso de Saturno em Escorpião
iniciando-se a «recepção mútua» com Plutão em Capricórnio
[Mapa com apenas os 2 planetas]



Mapa do ingresso de Saturno em Escorpião
iniciando-se a «recepção mútua» com Plutão em Capricórnio
[Mapa com todos os planetas]


PORTUGAL


Mapa da Tomada de posse do governo do
1º Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho
XIX Executivo Constitucional
21 Junho 2011
Início da cerimónia: 12h00
Momento da tomada de posse: 12h12
Palácio da Ajuda
Lisboa
38ºN43'  9ºW08'


Mapa da tomada de posse do governo de Passos Coelho [Portugal]

A Manifestação popular de 15 Setembro 2012

Foi muito gratificante constatar, mais uma vez que a astrologia funciona lindamente. Refiro-me àquilo que os astrólogos antigos diziam: quando um planeta se aproxima 3 graus de um novo signo, começa a querer funcionar e a dar sinais daquilo que nos poderá esperar. Assim, de simples:

No dia 15 de Setembro, Saturno, ainda em Balança / Libra, onde esteve sempre muito contido, pois é o signo do 'politicamente correcto', ao chegar ao grau 27, na Casa 2, fez explodir uma espécie de Grito de Ipiranga. Num poderoso sextil com Plutão [em trânsito e no natal/tomada de posse], Plutão, sentido-se em casa, ou como estamos a falar de um país, vale a pena dizermos, Plutão, sentindo-se em território nacional, largou as amarras e soltou para a rua, largas centenas de milhares de pessoas que vieram manifestar o seu descontentamento.

Não esqueçamos que o Plutão da manifestação fazia uma quadratura a Saturno e Úrano, limpando caminho e fazendo ouvir a voz do povo.

Obviamente, o motivo principal das queixas baseiam-se no mesmo: crise e falta de dinheiro, com a governo a tirar tudo o que pode do povo. Velhas reclamações de todos os tempos.


Mapa do trânsito da gigantesca manifestação ocorrida em 40 cidades portuguesas, 
no dia 15 Setembro 2012, contra o Primeiro-Ministro Passos Coelho
e o seu governo.

Texto astrológico sobre as manifestações de 15 Setembro 2012

Ainda tentando analisar em termos astrológicos o ocorrido em 15 Setembro, por ser muito importante daquilo que nos espera com o ingresso de Saturno em Escorpião. 

O Sol do mapa da tomada de posse esteve muito benéfico e calminho, com a ajuda de Saturno que fazia um trígono e de Neptuno que formava outro trígono. É muito curioso notar-se isto, pois a atitude que Passos Coelho emana desde a famosa sexta-feira em que discursou (sobre a TSU) é de quem anda de cabeça no ar e não sabe bem como fazer as coisas. Isto é Neptuno a dissolver qualquer rigidez que possa haver e, sobretudo a dar-lhe um ar risonho e muito feliz, como se tudo estivesse muito bem. Não nos esqueçamos que nessa famosa sexta-feira, em que Passos Coelho fez o discurso [um dos mais pesados da história recente de Portugal] foi logo a seguir ao teatro, onde se divertiu muito e até cantou. Essas imagens foram um atentado a um povo que ele tinha acabado de derrubar e de retirar uma réstea de dignidade que ainda mantínhamos. O resultado foi o que vimos no dia 15: largas centenas de milhares de pessoas em mais 40 cidades por todo o país a opor-se a Passos Coelho e ao seu governo. 

Apesar do que escrevi acima e olhando bem para o mapa que junto acima, podemos ver que Saturno estando bem com o Sol, está a 3 graus de ingressar em Escorpião, o signo que trata dos dinheiros dos outros. Na Casa 2, a dos dinheiros e valores. Já iniciou os seus trabalhos. Agora vai apertar fundo. Com Marte também em Escorpião, onde está em dignidade e na Casa 3 (da comunicação) que resultou em uma colossal contestação.

Aguardo que o governo e seus apoiantes desvalorizem estas manifestações. Faz parte. Até porque o Mercúrio [comunicação] da manifestação está combusto pelo Sol, portanto, bastante enfraquecido.

Da análise então feita no Facebook, a astróloga Patrícia Fidalgo Azenha Henriques, teve a amabilidade de deixar este excelente comentário:

«O Sol rege a casa das limitações [10] e apesar de ser um trígono por signo, considero que o Sol faz quadratura a Saturno (dissociada), ainda por cima conjunto ao nodo sul. Nunca tinha visto este mapa, é muito interessante, com Mercúrio a reger dois ângulos tão importantes [Asc e MC], combusto, disposto pela Lua também em água, parece-me que o discernimento vai ser sempre afetado pelas emoções e o Sol (que rege as limitações). Mercúrio vai também afetar este discernimento.»

Quando Pedro Passos Coelho tomou posse como 1º Ministro de Portugal, a 21 Junho 2011, já o país estava em crise. Não tão profunda, como hoje. Mas o governo Sócrates já tinha ajudado a desnortear a situação. Plutão já estava em Capricórnio e Saturno em Balança / Libra.

Ingresso de Saturno em Escorpião no mapa
da tomada de posse de Passos Coelho

Mapa do ingresso de Saturno em Escorpião em trânsito pelo
mapa do governo do Portugal.
Este governo de Passos Coelho nasceu com Saturno na Casa 2, o que à partida, transmitia-nos a ideia que os assuntos financeiros e correlativos do país seriam o tema dominante deste governo, porque neste género de astrologia, Saturno representa o próprio governo. Poderia ter sido um caso de sucesso político, mas infelizmente as mazelas passadas tinham que ser curadas. 

A Casa 2, em Astrologia Mundial, segundo a excelente astróloga brasileira, Lúcia de Belo Horizonte, trata de: «O tesouro nacional, os bancos e instituições financeiras, a moeda oficial do país, o poder económico, a circulação da moeda, os lucros e perdas, o PIB e as riquezas minerais; a produção do país e produtos industriais; comércio, as taxas e impostos, o câmbio e os valores sociais da coletividade.» [Ver blogue 'Astrologia na Era de Aquário'].

Como se pode ver no mapa acima, Saturno está na Casa 2, fazendo sextil a Capricórnio, este encontra-se na Casa 4, a zona do mapa que representa a Nação [território com fronteiras + população + consciência nacional]. Sejamos capazes de perceber que Nação e Estado não são a mesma coisa. 

O Estado é o conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público, etc.) que controlam e administram uma Nação, sendo uma forma política, adoptada por um povo com vontade política. Um Estado soberano é sintetizado pela máxima "Um governo, um povo, um território". Os Estados sucedem-se e a Nação tendencialmente, mantém-se unida e é pre-existente aos estados.

A tomada de posse de um Primeiro-Ministro é uma acta onde ele se compromete a liderar o Estado, que por sua vez, rege a Nação. Já vimos muitos Primeiros-Ministros tomarem posse. Muitos de nós, Nação, vivemos as 2 últimas formas de Estado político: a ditadura salazarista e a democracia do 25 de Abril. Um bocadinho mais para trás, a nossa Nação, já viveu em forma de um Estado que era dirigido por um Rei ou Rainha. Portanto, nós, portugueses, temos uma cultura riquíssima advinda de sermos um Povo antigo, com cerca de 900 anos de Nação Portuguesa, onde as fronteiras do território europeu, praticamente não sofreram alterações.

O discurso de tomada de posse de Passos Coelho era enorme para este tipo de cerimónias [14 minutos], foi lido em voz clara e firme, e usou estas pérolas: «Portugal não pode falhar. Eu sei que Portugal não falhará.» Ele acertou! Portugal não falhou. Ele, Primeiro-Ministro, sim.

Vou ter que pormenorizar umas quantas questões mais técnicas, especialmente dedicada aos estudantes mais avançados de astrologia que gostam de aprofundar estes assuntos.

Saturno tem estado na Casa 2 deste governo e lá permanecerá ainda mais algum tempo. O signo Escorpião está nas casas 2 e 3 deste mapa. Os primeiros 6º 44' estão na Casa 2 e o restantes graus na Casa 3, onde entrará no dia 6 Dezembro 2012.

Saturno continuará na Casa 3 até 15 Maio 2013, onde, devido ao seu movimento retrógrado anual, regressará à Casa 2, indo até ao grau 4 Rx, permanecendo na casa dos 'dinheiros e valores' onde terminará o seu movimento retrógrado a 7 Julho 2013, entrando novamente na Casa 3, no dia 29 Agosto 2013.

Sei que esta descrição foi fastidiosa, mas é importante percebermos que Saturno terá muitos meses pela frente para continuar a 'tratar' da crise.

Convém recordarmos que Saturno atravessando as casas 2 e 3, automaticamente também trabalha, aas casas opostas, a 8 e 9. Estamos, portanto, o eixo dos dinheiros e das crises ou eixo do despojamento (2 e 8), assim como o eixo das leis e consciência social (3 e 9).

Não se suponha que o facto de Saturno a seu tempo mudar-se para a Casa 3 deste governo que a situação de crise vai 'melhorar'. 

Vou recorrer novamente ao texto da astróloga Lúcia de Belo Horizonte, para definirmos a Casa 3, em Astrologia Mundial: «Os limites da cidade, os paises e cidades vizinhas; estradas, ruas, avenidas, canais, pontes; o transito, os transportes, ônibus, automóveis, trens, barcos, aviões, os viajantes, os fiscais de transito e trabalhadores rodoviários; o sistema de comunicação, telefones e sistema de telefonia, correios, transmissão e recepção de dados; redes de rádio e tv, as empresas de comunicação escrita e falada; jornais, as revistas, os livros, as notícias, os programas de rádio e tv; a literatura, a cultura do país e de seus habitantes, cultura popular, a instrução do povo; as escolas de nível médio, os cursos em geral, workshops, palestras, a aprendizagem, a capacidade de falar ou de comunicar com o mundo, internet, telefone e publicações, panfletos; o comércio interno, as lojas e armazéns, as trocas, os agentes e intermediários os escritórios e seus empregados; o idioma falado, a lingua natal, o porta voz.» [Ver blogue 'Astrologia na Era de Aquário'].

Como podemos perceber pela leitura, a Casa 3 tem muitos ingredientes, nomeadamente o 'comércio interno, as lojas e armazéns, as trocas», que bem se percebe fazerem parte do 'pacote' da crise. E na oposta à 3, temos a nona Casa, cujo simbolismo ainda é maior no que diz respeito à manutenção da actual crise.

Qualquer ideia que esta situação possa amenizar deve ser colocada num futuro muito afastado. O Sol do governo, o próprio primeiro-ministro não será tocado por Saturno em aspectos tensos, que poderiam propiciar a sua queda do governo. Isso não irá acontecer. Passos Coelho está de pedra e cal nos seus afazeres que tanto desgostam a nação. Nem imaginam o que me custa afirmar isto. Tive que sobrepor o meu eu-astrólogo em detrimento do meu eu-cidadão. Oxalá eu esteja enganado, enquanto astrólogo. Saturno faz um trígono ao Sol, tornando-o mais poderoso. Mesmo contestado por todos os lados. Mesmo em recepção mútua com Plutão, que lhe está a dar um enorme apoio.

Ainda por cima, com Júpiter a transitar na Casa 10, a das limitações de qualquer governo, quer dizer que o primeiro-ministro vai continuar com a protecção necessária para continuar com o seu trabalho.

Esperemos um aumentar do clamor social quando Saturno transitar pela Casa 3. Também se acentuarão as questões associadas às rádios e televisões. A contestação social já é, mas será ainda mais, um factor de confronto com os poderes tradicionais. 

Nem de propósito, a astróloga e trainer em programação neurolinguistica Vera Braz Mendes, acabou de publicar um excelente artigo no seu blogue «Create Your Life», [aqui] do qual retirei este excerto, por considerar ter cabimento neste artigo. «As nossas estruturas de poder, quer político, quer económico, quer social, fazem parte de um velho pressuposto, um velho barco cujo casco com rombos enormes, tenta ser salvo desesperadamente por alguns que tentam tapá-los … com pastilhas elásticas... e já nos doem os maxilares de tantas pastilhas mascarmos para taparmos o que precisa urgentemente ser desnudado. A necessidade de mudança, aliás, o apelo que cada um de nós sente pela transformação, mais ou menos consciente, é vivido por cada um e por todos das mais variadas formas. Esta quadratura [entre Úrano e Plutão] (o primeiro aspecto exacto foi na semana de 24 Junho 2012) representa a tensão e o embate de duas forças poderosas; Úrano em Carneiro - impulso renovador e revolucionário, a aceleração, a urgente necessidade de mudanças, a necessidade de integração de novos arquétipos. Plutão em Capricórnio - necessidade de regeneração da velha ordem de poder, das estruturas que não servem mais e que são incapazes de trazer evolução, quer sejam económicas, políticas ou sociais.»

Imagino que muitos leitores já desistiram de ler este artigo [e fizeram muito bem], mas tenho que continuar chamando a atenção para os artigos da Vera Braz Mendes e o meu próprio sobre esta quadratura: Vera Braz Mendes - António Rosa.

A minha opinião pessoal é que a quadratura Úrano-Plutão irá funcionar, mas mais tarde, numa das últimas passagens. Se houver em breve mudanças na liderança do governo, não será por intervenção desta 'recepção mútua' [Saturno e Plutão], mas sim por outros eventos astrológicos, a saber: a próxima oposição entre Marte em trânsito a fazer uma oposição ao Sol do governo [Novembro 2012]; outra possibilidade reside na conjunção entre Quíron em trânsito e a Lua do governo [já a ocorrer] e que tem provocado uma enorme vontade de o derrubar do cargo de primeiro-ministro.

De qualquer forma, Passos Coelho andará muito levezinho, com a cabeça no ar, pois Neptuno em trânsito já iniciou um trígono ao Sol do governo.

A crise de Portugal? Essa continuará muito acesa e com tendência a piorar, até porque Plutão em trânsito está a fazer uma quadratura ao Saturno do governo. Sempre que este contacto acontece, estamos a falar de questões económicas e financeiras.

Plutão está a fazer uma oposição cerrada a Mercúrio do governo [que trata da comunicação e mensagens]. É o que nós, residentes em Portugal assistimos: todos batem no primeiro-ministro, com boas ou más palavras, ninguém o quer. Ninguém, mesmo.

Alguém se lembra do que foram os últimos meses de José Sócrates no governo? Vou deixar aqui dois artigos que escrevi e que estão aqui, no «Cova do Urso», por ocasião da sua saída do governo: 1 - 2. Passos Coelho, Ferreira Leite e todos no PSD disseram de Sócrates o pior que poderiam criar. Conseguiram o seu objectivo. Arranjaram um pesado carma. A simpática da Teresa Guilherme ainda acredita que o carma só funciona de vidas para vidas. Pois não, o carma, no actual funcionamento planetário é imediato, na mesma vida. Foi o que aconteceu a Passos Coelho: arranjou carma para se coçar.

Mas a verdade seja dita: isto, para os políticos é indiferente, pois as suas almas foram espiritualmente hipotecadas, para poderem singrar no meio político.


BRASIL



BRICS

Antes de avançar com a análise astrológica dos 'trabalhos' da recepção mútua no Brasil, estou interessado em recordar os leitores esta sigla - BRICS. São as iniciais em inglês, de 5 países em franco desenvolvimento e que serão, no futuro, os manda-chuvas do planeta: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Tal como é mostrado na ilustração mais abaixo. Quem gosta destes assuntos deveria deter-se na questão Norte - Sul. São países gigantescos.

Basta olharmos para a ilustração para percebermos imediatamente que estamos a falar
de um 'porção mágica' do planeta Terra. Estes 5 países irão dominar o mundo dentro de 25 anos.
«Há fortes indícios de que os quatro países iniciais do BRIC têm procurado formar um "clube político" ou uma "aliança", e assim convertendo o seu crescente poder económico em uma maior influência geopolítica. Em 16 de Junho de 2009 [ainda com Lula], os líderes dos países do BRIC realizaram a sua primeira reunião, em Ecaterimburgo, e emitiram uma declaração apelando para o estabelecimento de uma ordem mundial multipolar. Desde então, os BRICs realizam cúpulas anuais e, em 2011, convidaram a África do Sul a se juntar ao grupo, formando o BRICS.» - Fonte: Wikipedia

O potencial económico destes países é de tal ordem que poderiam tornar-se as cinco economias dominantes do mundo até o ano 2030. Estes países mudaram os seus sistemas políticos e adoptaram o capitalismo global. Não é por acaso que, nos últimos e em anos próximos, eventos de magna amplitude como os Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo de Futebol se realizem nestes países. 



Fiz uma breve investigação dos acontecimentos mundiais ocorridos na última vez que Saturno esteve em Escorpião (1982 a 1985) e é muito interessante percebermos, em retrospectiva, a forma como este planeta associado a este signo funcionaram, numa altura de crescimento económico mundial e não de crise aberta como a que hoje se vive. Percebe-se, de alguma maneira, que os países que constituem o actual BRICS estiveram muito em foco com estes acontecimentos dignos de nota:

a) 1982 foi o Ano Internacional de Mobilização pelas Sanções à África do Sul, pela ONU, dando início às enormes mudanças de regime verificadas naquele país, que hoje é conhecido como um dos 5 grandes países emergentes no mundo.

b) Deu-se a maxi-desvalorização do cruzeiro no Brasil que provocou que milhares de desempregados promovessem uma onda de saques ao comércio da cidade de São Paulo. Foi um choque emocional em grande escala, que mexeu com o planeta. Pouco depois ocorreu o fim do regime militar brasileiro, com a eleição indirecta do primeiro presidente civil em 20 anos, seguindo-se as primeiras eleições directas para as prefeituras (Câmaras municipais) das capitais. O Brasil entrou em depressão económica profunda, mas os seus governantes souberam cumprir com o plano acordado com o FMI, fazendo daquele país, actualmente, um dos mais prósperos do planeta.

c) O Reino Unido e a República Popular da China assinaram o tratado inicial para a devolução do território de Hong Kong à China em 1997. Mais tarde, Portugal fez o mesmo com Macau. Era a criação de um país e dois regimes económicos: o comunista e o capitalista. O esclavagismo encoberto na China ainda não tinha desaparecido (nem sei se desapareceu). A China é um dos grandes detentores da dívida pública dos EUA. Ironias do nosso planeta.

d) O soviético Mikhail Gorbatchov foi eleito secretário-geral do PCUS (Partido Comunista da União Soviética). Foi o ponto de partida para o desmantelamento da União Soviética e o surgimento de inúmeros países. A Rússia, hoje em dia, faz parte do BRICS.

e) A primeira-minista Indira Gandhi foi assassinada, com tudo o que foi de terrível na época, mas os seus sucessores descobriram que ela deixara um Estado avançado e preparado para enfrentar as grandes potências mundiais. Hoje, é parte integrante do BRICS, por mérito próprio. O outsorsing dos EUA beneficiaram directamente a Índia, provocando desequilíbrios enormes na América, nomeadamente na área da informática.

Trinta anos depois e com Saturno a transitar novamente por Escorpião, veja-se os bons resultados [consequências] fruto de decisões politicas e económicas  muito fortes e hoje são países a caminho da sua própria grandeza.




Outras ocorrências significativas [no que a este artigo diz respeito] neste período em que Saturno transitou por Escorpião:

- Em Portugal, Mário Soares foi eleito para o cargo de primeiro-ministro e incrementou a permanência, por direito próprio, na União Europeia e posterior adesão ao «euro».

A película «Gandhi» arrebatou oito estatuetas no Oscar desse ano. Com todo o simbolismo pacifista que a película possui. A Índia de Gandhi, actualmente, faz parte do selecto clube BRICS.

Oscar Niemeyer concebeu o Sambódromo, com tudo o que isso acarretou de prestígio para o Rio de Janeiro e o Brasil. Maravilhoso.

- Aconteceu o Live Aid, que foi assistido por mais de um bilião de pessoas.

- José Saramago publicou o livro «Memorial do Convento», iniciando a sua caminhada até ao Prémio Nobel, anos mais tarde.

- Michael Jackson lançou o seu lendário álbum «Thriller», tornando-se no álbum mais vendido da história  da música.




Mapa da tomada de posse da presidência e governo da
Presidente do Brasil, Dilma Roussef
1 Janeiro 2011
Início da cerimónia: 14h30
Momento da tomada de posse: 15h08
Paláco do Planalto
Brasília
15ºS47'  47ºW55'






Só posso começar esta parte dedicada ao Brasil, citando a minha grande amiga Astrid Annabelle, mais conhecida por Ma Jivan Prabhuta, autora do meu blogue preferido «Navegante do Infinito». A propósito de um outro assunto, esta minha amiga deu-me esta pérola «Não há um Brasil, há muitos Brasis.» Ou não fosse ela uma brasileira culta, viajada, conhecedora do mundo e da sua terra. Nunca mais me esqueci deste ensinamento. E vai ser com essas cautelas que me atreverei a lançar algumas ideias do funcionamento desta 'recepção mútua' no governo brasileiro.

Curiosamente e a reforçar a existência de vários Brasis, fiquei muito curioso com uma notícia que informava que os correios de 18 estados [dos 26] estavam em grave. Não me lembro bem, ma eram mais de 200 mil pessoas. E a greve não era em todo o país. Era apenas em 18 dos 26 estados. Isto para a nossa cabecinha de portugueses, vivendo num país pequeno, pode ser uma coisa confusa.

O Brasil é um dos maiores paises do mundo [o 5º] com uma população de cerca 200 milhões de pessoas. Só a cidade de São Paulo tem mais habitantes que Portugal inteiro. As cidades de Rio de Janeiro, Salvador e Brasília juntas têm mais população que Portugal inteiro. A escala é surpreendente e apesar de conhecer alguma coisa, impõe muito respeito. É uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do planeta, resultado da forte imigração vinda de muitos países.

Mapa  do ingresso de Saturno em Escorpião em trânsito pelo
mapa do governo do Brasil.
Enquanto que no mapa da tomada de posse do governo português, podemos dizer que Saturno em Escorpião vem activar ainda mais o «eixo do despojamento» [2-8], no caso brasileiro, decididamente, vem afinar o «eixo da cura» [6-12].

Desde que Dilma Roussef tomou posse que Saturno em Libra/Balança tem estado na casa 6, mas com o ingresso em Escorpião o «eixo da cura» vem acentuar-se. No pouco tempo que leva de funcionamento, este governo tem enfrentado oposições internas com greves muito fortes e paradigmáticas. Recordo-me, por exemplo de um caso em que foram os próprios polícias a ocuparem ilegalmente um espaço público. Foi um 'mano-a-mano' terrível, mas o governo federal tem conseguido avançar em frente.

O que eu acho mesmo é que só é possível governar nesta época de contestações [enquanto Saturno transitar pelas Casas 6 e 7], em que todos querem melhorias a qe têm direito e, como é normal no ser humano, esquecem-se que o seu país vive uma fase de enorme crescimento, onde o grande, mas muito grande abanão já não será no tempo de governo de Dona Dilma Roussef, pois ocorrerá quando Plutão entrar Peixes, em 2043. Nem vale a pena pensar nisso pois faltam muitos anos e, entretanto, o Brasil transformar-se-á num dos grandes top 10 do mundo. 

Os esotéricos tecem muitas considerações sobre o futuro do Brasil, mas prefiro nem entrar por aí, pois pretendo que todos estejamos serenos e bem dispostos.

Não faço ideia como é que as plaformas sociais brasileiras estão organizadas. Aqui, em Portugal, em linhas gerais, temos os partidos, as grandes federações quer patronais, quer sindicais. Por não ter  acerteza de como funciona no Brasil, acredito que Dona Dilma irá enfrentar situações muito delicadas, mas saberá como contornar e vencer, para o bem do todo.

A Casa 6 trata dos seguintes sectores do país: «a situação da saúde pública, o ministério da saúde, doenças, epidemias, higiene, alimentação; os trabalhadores e empregados em geral, a força de trabalho do país ou cidade, o trabalho braçal, as condições de trabalho, os sindicatos, servidão e escravidão, as escolas técnicas e formação técnica, a manufatura e serviços públicos, todos os serviços e funcionários públicos: polícia, bombeiros, marinheiros, soldados, militares, aviadores.» Daqui.


Acima escrevi que este Saturno veio activar o «eixo da cura». Então, como é? Falo em «eixo da cura» e a seguir menciono todas essas contestações? É exactamente por isso. Amigos brasileiros não se zanguem comigo, mas o que posso depreender é que o povo brasileiro está em processo de reaprendizagem de vida. A viverem melhor. Com outros cuidados na saúde e ensino. Melhoria de condições de trabalho. Isto é curar um povo. Isto é dar auto-estima a um povo. Que já muito passou com ditaduras e com atrasos económicos que estão a ser sanados.

Com Plutão em Capricórnio a iniciar uma longa travessia pela casa 9 do mapa de tomada de posse de Dona Dilma Roussef, obviamente que os assuntos estrangeiros terão uma proeminência ainda maior. Se o Brasil já era conhecido em todo o mundo, por causa do seu futebol, carnaval, mulheres lindas e praias, a partir de agora será o sonho tornado realidade de milhões de pessoas em todo o mundo, que olharão para o Brasil como um sonho. Muito mal comparado, o Brasil é o sonho do século 21, tal como a Califórnia foi o sonho do século 20.

Um grande abraço aos meus amigos brasileiros.



Palavras finais

Finalmente, posso dizer o que me motivou a escrever um texto tão grande, para um artigo que me levou quase dois meses de intenso trabalho. Sinceramente, não foi o possível prazer de ser lido, apesar de estar muito grato a quem o tenha feito. Também não foi o hipotético prazer de ter ensinado, como se fosse uma aula. No blogue, tenho uma boa mão cheia de artigos extensos, que são muito procurados, milhares de vezes procurados [sei disso pelo 'Google Analytics']. Não foi nada disso.

Quando iniciei a preparação deste artigo, tinha perfeita consciência que eu próprio estava a encerrar uma época na minha própria vida enquanto astrólogo. O artigo foi feito para se espalhar pelo universo, como forma de agradecimento do muito que vivi enquanto astrólogo. Como doação do muito que recebi com o «Cova do Urso» e com o site «Escola de Astrologia Nova Lis».

Grato à vida. Grato a Deus. Grato a todos os leitores e amigos. Grato a mim mesmo. Muito obrigado.




.

Mostrar mensagens com a etiqueta Plutão em Capricórnio. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Plutão em Capricórnio. Mostrar todas as mensagens

27 de novembro de 2014

Casos da quadratura no mapa do céu entre Úrano em Carneiro/Áries e Plutão em Capricórnio



«Astrologando» - Úrano em Carneiro/Áries e Plutão em Capricórnio, em quadratura no mapa do céu.

Ando a falar e escrever sobre esta quadratura desde Maio de 2013. E, se for vivo, continuarei a fazê-lo, pelo menos até 2017. Pode ler aqui: http://cova-do-urso.blogspot.pt/2012/06/quadratura-no-ceu-entre-urano-e-plutao.html

Neste momento [Novembro 2014], ambos os planetas estão afastados apenas apenas 59' [59 minutos]. A próxima  e sexta quadratura exacta [partil] será no dia 15 de Dezembro de 2014. Desta vez andam nesta dança cósmica de aproximação desde Agosto 2014.

Só para lembrar alguns eventos dos meus leitores de língua portuguesa, peço-lhes que se recordem dos seguintes casos e apenas desde esta 6ª aproximação.

- Assuntos internacionais [apenas alguns exemplos]:

- OMS declara epidemia de ebola emergência sanitária internacional.
- EUA retomam ofensiva aérea no Iraque.
- Escócia rejeita separação do Reino Unido em plebiscito.
- EUA iniciam bombardeios contra o Estado Islâmico na Síria.
- 43 estudantes universitários desapareceram no México, iniciam-se protestos em todo o país em busca de justiça e solução para o caso.
- Após mais de dez anos de actividade a rede social Orkut foi encerrada.
- A Catalunha realizou um plebiscito sobre a independência catalã.
- A sonda espacial Philae, da missão Rosetta, completa pouso histórico na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
- Papa Francisco comentou os casos de pedofilia dentro da Igreja, denunciando os criminosos. Facto inédito.

Brasil [apenas alguns exemplos]:

- Morre aos 49 anos o político e candidato à Presidência do Brasil nas eleições de 2014, Eduardo Campos.
- Polémica à volta dos candidatos à presidência do Brasil, que ainda perdura, apesar das 1ª e 2ª volta já terem ocorrido, em Outubro.
- Casos de corrupção muito comentados.

- Portugal [apenas alguns exemplos]:

- Caso BES / GES.
- Caso Galp / Rar.
- Caso Vistos Gold.
- Caso Sócrates.
- Casos de corrupção muito comentados.

Obviamente, é o nosso planeta Terra em grandes mudanças, devido, sobretudo, ao seu nível vibratório estar mais elevado e rápido em comparação à nossa vibração humana.

Nisto, de forma pouco noticiada, morrem milhares e milhares de pessoas por dia. É o planeta a procurar um equilíbrio populacional. 

É claramente e aos olhos desta nossa humanidade, uma convulsão social, política e económica em proporções nunca vistas.

Fiquem tranquilos e mantenham o vosso centro. Vale a pena perceber o que está a acontecer, mas não vale nada a pena tomar partido pelo que quer que seja.

Não vale a pena deitar foguetes por ninguém, porque a maioria dos políticos actuais e grandes banqueiros e empresários, para terem acesso a lugares de poder no actual contexto planetário, vão aos poucos abandonando a sua alma. É um acto de livre-arbítrio. Tolinhos somos nós, que reagimos de forma emocional.

Não resisto a citar-me no artigo que escrevi em 2013 e que mencionei acima:

«...para nos situarmos de imediato: esta quadratura é a maior responsável pelos escaldantes acontecimentos ocorridos no Médio-Oriente, que todos sabemos, ainda em 2011. E vai continuar, não se ficando apenas pelo que já aconteceu. Presidentes e governos foram derrubados. Mudanças enormes a se efectuarem. E os donos dos petro-dólares sempre do lado dos vencedores, a corrompê-los. Habitualmente, associa-se Úrano à 'Voz de Deus'. Nestes casos islâmicos, nunca melhor aplicado. É sempre o novo [Úrano] a enfrentar o poder instituído [Plutão].»

»É sempre para mexer e remexer. Haveria muitos exemplos a dar, mas creio que os leitores ficarão prevenidos para novas ocorrências que seguramente acontecerão no mundo. Servem os casos europeus? Grécia, por exemplo. Portugal, também. Até já temos na Europa, governos não eleitos nas urnas... Mais exemplos???»

Passem muito bem.

27-11-2014


.

14 de janeiro de 2014

Plutão em trânsito em quadratura a Neptuno natal - Será um voo cego a nada?



Texto longo. Não perca tempo, a menos que goste muito de astrologia.

Estou num processo pessoal, que anda a mexer muito comigo, pois é um trânsito que só ocorre para as pessoas que estão entre os 64 ou 65 - Plutão em trânsito em quadratura a Neptuno natal. Como sabemos, os trânsitos de Plutão são demorados, duram cerca de 4 anos, por vezes, um pouco mais. E isto que uso uma orbe de apenas 3º ou 4º tanto de aproximação, como de separação. Ocasionalmente, e o mapa natal da pessoa é que o determina, posso usar orbes de 5º de aproximação e 3º de separação. Não é uma regra fixa. Pessoalmente não aceito bem orbes muito grandes, como as praticadas pelo astro.com - assim, sai-se do domínio da análise para uma onda mais especulativa. E isso não me agrada.

Este trânsito varia de pessoa para pessoa (devido aos seus respectivos mapas), mas como este texto é muito baseado no meu próprio trânsito, aproveito para dizer que no meu caso pessoal iniciou-se em Julho 2012, quando Plutão passava pelo grau 8 de Capricórnio. Imediatamente se fez sentir: nesse mês e ano, mudei-me da grande cidade para a pequena localidade.

O trânsito deverá terminar entre Dezembro 2016 e Fevereiro 2017. É um dos trânsitos mais difíceis que um ser humano pode passar. Em certos casos, chega a ser violento. Por tudo isto, decidi escrever um texto aprofundando este tema. E ando nisso desde 23 de Dezembro 2013. Só o publiquei a 14 de Janeiro 2014.

Estou completamente 'neptuniado'. Este trânsito fará 5 aspetos em quadratura, 3 deles, no grau exacto e 2 outros, muito próximos de serem 'partil' [exato]. O primeiro deles será já em Fevereiro próximo. A cada dia que passa, mais 'neptuniado' estou. 

Os Ciclos de PLUTÃO são muitas vezes devastadores.
Eu sei que, nos dias de hoje, não é politicamente correcto usar-se a palavra
'devastador'. Não está em consonância com a actual espiritualidade lindinha.
Sei do que falo, pois com quase 65 anos, já experimentei muito de Plutão.
Não me esqueço das caminhadas que ele fez ao meu Sol, à Lua e a Marte.
Houve muitos mais, mas nem estou a ir muito lá atrás no tempo.
Certos dos seus trânsitos foram extremamente devastadores
e dolorosos na minha vida pessoal.
Tudo me foi retirado, arrancado, perdido.
 Sim, tudo: pessoas, animais, saúde e bens.
Sempre renasci, de forma mais viva. Transformação.
Mas isso não impede de terem sido trânsitos devastadores.
Por isso sinto-me no direito de ir em contramão e dizer o que sinto e penso.

Os ciclos de Plutão levam um pouco mais de 247 anos e 250 dias, devido ao fato de se movimentar extremamente devagar e de um modo um pouco irregular, levando de 10 a 30 anos para atravessar um signo. É impossível a qualquer pessoa vivenciar um Ciclo completo deste minúsculo planeta. Durante uma existência, ele transita por poucos signos e Casas. Entretanto, o movimento de Plutão de uma casa para outra, significa um período da vida essencialmente transformador. Os aspectos formados por Plutão, em trânsito, devem ser observados com muito cuidado, pois nenhum outro planeta é capaz de causar tanta dor e sobressalto, quando funciona de forma mais pesada. É doloroso. Por experiência própria.


Deixei a informação abaixo no meu Facebbok, devido às muitas reacções de leitores, que na sua imensa boa vontade iam deixando votos de ânimo, como seu estivesse em sofrimento, sem terem percebido que eu apenas estava a analisar, em termos astrológicos. Admito inclusivamente que possa ter sido eu a criar, de forma inconsciente essa ideia. Lamento se assim foi.

PARA TODOS OS MEUS LEITORES DESTE POST - Quero agradecer as palavras de boa vontade que deixaram, quer nos comentários, quer os enviados por mensagem privada. Não faço ideia porque terão concluído que eu estava doente, prestes a morrer e resolveram deixar aquelas habituais palavras de ânimo. Por favor, têm que aprender a terem isenção de pensamentos sobre o que costumam ler. Por eu dizer que este trânsito também pode trazer a morte, devem entender como sendo APENAS um possível facto. Apenas um possível facto!!! Como dizer que 1 + 1 = 2. Como dizer que os patos gostam de água para nadarem e fazerem a sua higiene. Como dizer que o Sol aparece de dia. Apenas factos. Façam o favor de não extrapolarem para a minha pessoa tudo aquilo que eu escrevo. Já imaginaram o que seria a minha vida com mais de 2.000 artigos escritos ao longo dos anos??? Agradecido a todos pelo vosso amor e carinho. Pelo vosso interesse em mim. Não faz parte dos meus planos desencarnar nos tempos mais próximos. Mas isso não depende MUITO de mim. A única coisa que vos posso dizer é que já estou a viver dentro do último prazo de validade que me será permitido viver neste planeta. Beijos e abraços a todos.



Uma visão geral dos
 trânsitos de Plutão a Neptuno natal 
[não especialmente a quadratura]

Habitualmente, as pessoas não batem à porta dos astrólogos porque um trânsito de Plutão está activar o seu Neptuno natal. No entanto, fazem-no se Neptuno ou Plutão em trânsito estiverem em aspecto a um dos planetas pessoais na carta natal. A razão pela qual podem procurar aconselhamento, por exemplo, é o efeito de Plutão sobre um planeta pessoal, através de Neptuno. É um trânsito silencioso mas tremendamente complexo.

Neptuno por signos, simboliza os sonhos da geração a que cada um pertence. Representa os nossos objectivos sublimes e maravilhosas inspirações espirituais. Representa a forma pela qual podemos iludir-nos, que tipo de sonho/ilusão tendemos a ter, em que área da vida nos mistificamos. Leva-nos inclusivamente a crer em realidades criadas pela nossa mente. Não pensem que estou a falar de 'meditação', desde que levada a sério e candura.

As pessoas marcadamente neptunianas são aquelas que não hesitam em garantir que canalizam toda a Fraternidade Branca, em todas as dimensões possíveis. Na minha antiga editora "Anjo Dourado" recebemos inúmeros manuscritos considerados importantes pelos seus autores, mas que não passavam de "ecos" de coisas mil vezes ouvidas e lidas.

A nossa fantasia será projectada nas questões descritas pela casa onde Neptuno se encontra.

Um trânsito de Plutão por uma casa indica a necessidade de entender completamente as facetas da vida regidas por essa casa.

Assim, além de tomarmos conhecimento das questões da quinta casa, por exemplo, caso Neptuno aí se encontre na carta natal [meu caso], o trânsito de Plutão formando conjunção com o Neptuno natal removerá o véu de ilusão criado pelo facto de Neptuno estar aí em primeiro lugar. Quando o trânsito forma uma quadratura ou oposição, o desvelamento pode não ser muito agradável.

Se não aprendermos facilmente, se reagirmos ao trânsito com as características menos dignas de Plutão - como essas coisas de controle - talvez sejamos arrancados da nossa complacência.

A chave para a interpretação do trânsito é que os sonhos ou fantasias ou ilusões sobre alguma coisa devem ser transformados. Talvez a transformação signifique simplesmente trazer essa faceta da vida para a consciência. É bem trabalhoso.

Como esse trânsito dura muito tempo, como são cerca de 4 anos envolvidos nisso e usarmos um bocadinho de 'insight', podemos lidar com ele muito bem antes que se torne um desafio. Isto em teoria, porque, na prática, Neptuno dissolve as nossas intenções e acabamos por sermos apanhados de surpresa.

Esse trânsito fica mais complexo quando envolve também os planetas pessoais. Torna-se mais imperativo lidar conscientemente com o trânsito de Plutão. Os planetas pessoais requerem a atenção de Plutão, e pode ficar mais difícil perceber o sonho neptuniano.

E a ilusão, esvai-se...




Aproveito para deixar esta ideia simbólica e esotérica do nosso corpo.

Não é fácil viver numa energia tão oposta, com Plutão e Neptuno em função. Quer saber onde está Neptuno? Faça este simples exercício: estenda, em cima da sua cabeça, a palma da mão bem aberta, com o dedo mindinho virado para cima. Simbolicamente falando, Neptuno está fora, pertence ao Todo. É um planeta amplamente curador, apesar de nos poder deixar confusos, sem sabermos muito bem que fazer. E Plutão, onde fica? No sentido oposto. Volte a abrir a palma da mão e desta vez com o dedo mindinho para baixo, estique-a sobre o peito, a partir da garganta e é aí, naquela zona do coração é onde encontramos dentro de nós a força necessária para enfrentarmos a vida, muitas vezes com turbulência e desassossego. Plutão está dentro, pertence à pessoa. Obviamente, nem vou entrar naquela ideia bonitinha e muito difundida que nos dizem que são planetas geracionais, quase negando o efeito que produzem na pessoa. Felizmente, a coisa está a melhorar. Este trânsito é destemido, pois a luta simbólica entre Plutão e Neptuno, é que Hades quer retirar, de preferência, de forma violenta, o véu invisível, que o Senhor das Águas transporta.


Analise no seu mapa o Signo e a Casa onde tem o seu Neptuno
e é aí que se travará a sua batalha final.

Eu disse 'final'? Sim, disse. Depois explicarei porque o disse. No meu caso, tenho Neptuno RX em Balança / Libra, 12º26', na Casa V, mas conjunto à Casa VI. Assim ando eu.'


Clicar para aumentar a imagem e poder ler melhor.
Lamento não vos oferecer uma melhor ilustração,
mas foi o que consegui fazer, não sendo designer.

Será um voo cego a nada?

Esta pergunta foi retirada do livro de poesia do moçambicano
Reinaldo Ferreira, «Um voo cego a nada».

Eu, Rosie, eu se falasse eu dir-te-ia
Que partout, everywhere, em toda a parte,
A vida égale, idêntica, the same,
É sempre um esforço inútil,
Um voo cego a nada.
Mas dancemos; dancemos
Já que temos
A valsa começada
E o Nada
Deve acabar-se também,
Como todas as coisas.
Tu pensas
Nas vantagens imensas
De um par
Que paga sem falar;
Eu, nauseado e grogue,
Eu penso, vê lá bem,
Em Arles e na orelha de Van Gogh...
E assim entre o que eu penso e o que tu sentes
A ponte que nos une - é estar ausentes.

Reinaldo Ferreira

Focando-me na quadratura,
cheguei a estas conclusões:

Este trânsito parece um voo cego a nada, 
mas não, tem mesmo um destino: a nossa alma.

Uma informação inicial: o trânsito oposto, ou seja, o trânsito de Neptuno em quadratura ao Plutão natal, é basicamente igual e tem o mesmo significado a este que vou começar a descrever, só que dura menos tempo. Em vez de 4 anos, pode levar cerca de 2 anos e meio da nossa vida.

A dificuldade deste trânsito é aparentemente óbvio, pois Plutão tudo fará para arrancar os véus de ilusão e  fantasia de Neptuno. E arranca. No trânsito oposto, dificilmente acontece. Esta é uma grande diferença entre ambos os trânsitos.

Quer isto dizer que o trânsito de Plutão em quadratura a Neptuno, tudo fará para retirar as ilusões e fantasias respeitantes à Casa e signo onde se encontra Neptuno e seus aspectos. É um buldozer que tudo arranca no seu caminho. Tudo deverá ser transformado. E isto que se diz assim com tanta facilidade, na verdade corresponde a largos picos ao longo desses 4 anos, regra geral, bastante dolorosos. 

Este trânsito pode ficar ainda mais complexo se involucrar planetas pessoais. É necessário analisar com muita atenção os mapas da pessoa. 

Uma das características principais deste trânsito é que a pessoa praticamente só pode fazer uma coisa para sobreviver de forma saudável a este trânsito: saber aceitar.  

Um dos pontos severos deste trânsito é que frequentemente, pode introduzir a morte física da pessoa. E quando não desencarna, é certo e sabido que a pessoa enfrentará penosas mortes a níveis diferenciados: da personalidade, das emoções, da mentalidade, da saúde e até espiritual.

É frequente que muitas posses, relações ou outras condições de vida tenham tendência a desaparecerem. E isto não é fácil, como se sabe. Não pensem que me estou a queixar, pois eu sou daqueles que já perdeu tudo, só resto eu mesmo. E cá estarei para o que der e vier.

Uma das possibilidades é perdermos aquelas pessoas que são muito importantes para nós. Denomino este trânsito como o dos viúvos e viúvas. [As pessoas entre os 62 e 67 podem desencarnar neste trânsito.] Conheço muitos casos. É a fase em que estas pessoas têm que ajustar as suas vidas a esta nova forma de viver, em que os seus cônjuges já não estão ao nosso lado.

Facilita muito que a pessoa esteja integrada em grupos psicológicos, de auto-ajuda, psíquicos ou metafísicos, pois em princípio estarão mais preparados para aceitarem estes factos associados ao trânsito e podem, com mais facilidade, fazer um trabalho profundo em eles mesmos.

Este trânsito tem uma particularidade: se a pessoa se dedicar a aprender e praticar filosofias mais místicas e/ou esotéricas, pois poderão funcionar como uma base de regeneração de si mesmo. Mas, por favor, não apareça na consulta do astrólogo a pedir-lhe que lhe digam qual é sua «missão espiritual».

A pessoa  pode viver consideráveis tensões devido a pressões e forças compulsivas que sente dentro de si. Pode sentir-se desconcertado, confundido ou transtornado com as experiências que terá que viver

Este trânsito é fértil em mudanças, mesmo as mais subtis, rupturas, desilusões, ou vivências mais compulsivas. Uma coisa é certa: quando o trânsito terminar, a pessoa, se não desencarnar, ter-se-á regenerado do ponto de vista interno. Prepare-se para uma longa viagem.




Eu já tinha preparado «meio texto» explicando umas quantas coisas baseadas neste conceito, extraído da astrologia esotérica:

Este trânsito parece um voo cego a nada, 
mas não, tem mesmo um destino: a nossa alma.

E nesse sentido, preferi usar um comentário feito pela astróloga Ruth Fairfield, do que usar o meu próprio texto, pois a ideia era igual. Assim, quando acima me referi à ideia de que este trânsito funciona como uma 'batalha final'. Essa batalha está descrita logo a seguir: 

«O mais fascinante é que Neptuno é o regente da personalidade de Peixes, toca a estrutura que o inconsciente colectivo está a libertar da dor, da vitimização, da auto punição, do mártir... toda a projecção astral do mundo ideal, dos homens ideais... mas o regente da alma de peixes é precisamente Plutão, esse é o resgate do poder pessoal, depois de nos libertarmos de todas as crenças (Júpiter, 2º regente de Peixes da personalidade) de dor, de sofrimento, assumindo a essência criativa e libertando a prisão a essa condição... renascemos para o nosso poder pessoal... Plutão a última experiência da alma na estrutura da forma...»



Enquanto ia escrevendo este texto, com todos os vagares possíveis, o que deixou o meu lado geminiano um bocadinho apreensivo com a lentidão da criação, fiz alguns posts alusivos ao tema, no Facebook:

Aqui - aqui - aqui e aqui.



Olhando para o meu próprio mapa:

Duração do trânsito

Início, no grau 8 de Capricórnio, em Julho 2012 - mudei da cidade para o campo.

Terminará entre Dezembro 2016 e Fevereiro 2017 - não sei o que o futuro me reserva.


Aspectos exactos Capricórnio e Balança / Libra:

 1º encontro exacto ou partil: 05/02/2014, aos 12º26'.

2º encontro exacto ou partil: 27/06/2014, aos 12º26', estando Plutão retrógrado

3º encontro exacto ou partil: 11/12/2014, aos 12º26'


Também haverá 2 aspectos não exactos entre si:

24/09/2015, aos 12º59', estando Plutão retrógrado [orbe 33']

17/09/2016, aos 14º56', estando Plutão retrógrado [orbe 2º30']

Plutão, em Abril 2015 iniciará a sua retrogradação anual,
no grau 15º33' de Capricórnio indo até Setembro nos graus rx 12º59'
Não fará aspeto partil a Neptuno, mas fará
quadratura muito próxima, com apenas 33' de orbe.


Antecedentes de encontros entre
estes planetas no meu mapa natal

É comum, em astrologia, verificarmos o ciclo dos planetas na vida das pessoas. Funciona muito bem com todos os planetas desde o Sol a Saturno. Tenho dúvidas se este conceito se aplica aos planetas mais lentos. De uma vez por todas, tentei juntar esses dados do meu próprio mapa e tentar perceber se Plutão, apesar de ter um ciclo com cerca 250 anos, também funciona como se fosse Marte ou Saturno. Sinto dúvidas sobre isso. Deixo a seguir algumas datas e aspectos entre Plutão e Neptuno, que me fizeram concluir que não sinto haver esse propósito do ciclo planetário, como escola de ensinamento. O melhor seria pedir a um colega que fizesse a análise do meu mapa em relação às datas que deixo a seguir, pois como sabem, ninguém consegue auto analisar-se a este ponto.

A conjunção foi 1976/77 - [tinha 28 anos]  - Eu ainda estava em Moçambique, ainda longe de sair de lá. Nem sequer, então, me passava pela cabeça regressar a Portugal. Morreu o meu filho e divorciei-me.

Semi-sextil - 1988 -  [tinha 39 anos] - Este ano foi paradigmático para mim, pois representou o meu regresso definitivo a Portugal, depois de alguns anos de exílio dourado ou, se quiserem, de emigrante de luxo, por esse mundo fora.

Semi-quadratura - 1994 - [tinha 45 anos] - Tenho que me esforçar para me recordar deste ano. Não tenho memórias especiais desta época da minha vida. A única sensação que tenho é que tive sérios problemas de saúde, mas como perdi as minhas agendas não consigo confirmar estes dados e, a memória, está a ser completamente absorvida por Neptuno. Por isso, sentir-me tão «neptuniado». 

Sextil - 2000 [tinha 51 anos] - Iniciei uma outra viagem, criando a minha editora esotérica, que entretanto faliu e foi encerrada, em  Dezembro de 2011.

Quintil - 2005/6 -[tinha 56 anos] - Numa viagem à Argentina, senti que atingi um certo e alto sabor espiritual, que me deixou muito feliz e que envolveu várias personalidades do mundo espiritual, que eu então conhecia.

Quadratura - 2014 - [com 64/5 anos]. É um livro em aberto. Para já sei que não tenho condições de ir viver para a Argentina, como tem sido o meu sonho nos últimos 9 ou 10 anos. Mas posso dizer o seguinte: nada mais Plutão chegar ao grau 8 de Capricórnio, quando, em meu entender iniciou o trânsito a esta quadratura, imediatamente se fez sentir: nesse mês e ano [Julho 2012], mudei-me da grande cidade para a pequena localidade, o que fez melhorar imenso a minha vida pessoal e profissional.

Muito obrigado a todos. Sejam felizes.
14-Jan-2014


Se quiser deixar um comentário, que agradeço,
pode clicar aqui e irá parar à zona de comentários.



.





12 de novembro de 2013

Um novo ciclo para a humanidade [Plutão em Capricórnio, saindo de Sagitário]





Aviso actual de 2013: como este artigo foi escrito em 2007, existe logo à partida uma diferença de 6 anos. Quando encontrarem referências em que digo, por exemplo, há '15 anos', não se esqueça de acrescentar estes 6 anos. Não mexi no original.

A história da humanidade é feita, também, de ciclos breves, que marcam milhões de pessoas para sempre. O ciclo é breve no tempo, mas é definitivo no ser humano.

Peço aos mais crescidos que tentem se lembrar de como eram a nível espiritual e que vida tinham no início dos anos 90. Há 15, 16 anos atrás. Comparem-na com o que são hoje e com a vida que têm actualmente. Muitos de vós, tentem comparar as convicções de então e as que hoje possuem. Nem sequer estou a falar da vida material, apenas das convicções espirituais. 
Foi no início dos anos 90 que se deram as explosões mundiais conhecidas como canalizações comKryon” e “Conversas com Deus”. É também nos anos 90, que J.J. Hurtak se torna mais conhecido, com a sua visão mais científica da espiritualidade, do Livro de Enoch. E surge Aurelia Jones e um infindável número de autores em todo o mundo. No Brasil, já haviam surgido Trigueirinho e Rodrigo Romo, que se tornaram mais conhecido nos anos 90. Em Portugal, também logo no início da mesma década, surge André Louro de Almeida [pintor, músico, escritor, palestrante], com o seu intenso trabalha de divulgação e interiorização espiritual. Para quem aprecia, e não tendo as mesmas características, podemos incluir o autor Paulo Coelho, que na mesma década de 90, foi promovido a fenómeno planetário, com a sua escrita espiritual zen. Entre nós, em Portugal, no início deste século, deu-se um fenómeno local equivalente com os livros "Este Jesus Cristo Que Vos Fala", de Alexandra Solnado, e, pouco depois surgem outras obras de vários autores, nomeadamente, Vitorino de SousaÉ a época dourada das canalizações e da orientação espiritual vinda do outro lado do véu.

Quando Plutão entrou em Sagitário, em 1995, já vinha iniciando (5 graus antes a este signo) a preparação da humanidade para enfrentar outras filosofias de vida. Apenas falando em Portugal, há 15 anos, a maioria das pessoas não sabia que havia formas diferentes de sentir e praticar a espiritualidade, para além das convencionais, associadas às diversas religiões maioritárias. A malha terrestre estava a alargar-se e, surgem, como cogumelos, uma plêidade de videntes, mediuns e leitores de oráculos, uns mais mediáticos do que outros, que prometem mundos e fundos aos seus clientes. A astrologia também inicia uma lenta e segura caminhada na recuperação da sua credibilidade milenar, entratento tão maltratada, por por razões de oportunismo e ignorância. O tarot é, finalmente, encarado e praticado com mais seriedade.

A bruxaria passa a ser assunto corrente e é anunciada nas revistas e jornais, com os desmandos que conhecemos. As organizações herméticas tentam sem grande sucesso, manterem-se herméticas. Não há como. Surge a wicca, ainda tímida, a dar os seus primeiros passos, sem grandes fundamentos populares, continuando reduzida a expressões minúsculas.

Simbolicamente falando, Plutão fez o trabalho transformador correspondente a esse breve ciclo, e hoje, assistimos à implantação do fenómeno oposto. Em nenhuma era da humanidade houve tanta abundância informativa sobre espiritualidade e esoterismo. Eu e os meus colaboradores, as nossa editoras, com os livros e sites, somos outro exemplo do que foi o trabalho de Plutão em Sagitário. Apenas pretendemos divulgar ideias. Agora já estamos a aprender na carne o que será Plutão em Capricórnio. Fala-se abertamente de espiritualidade, em todo o lado, fora dos “conventos” tradicionais.

Se observarmos com atenção, estamos perante um “movimento” único, como se de uma onda gigantesca se tratasse. Nunca houve tantos terapeutas para o corpo e espírito, como agora. Com uma infinidade de especialidades. Com máquinas credíveis e sofisticadas.Nunca houve uma época como esta que atravessamos, em que a maioria das pessoas sente possuir um “dom” especial. E possuem, seja o que for. Mas não são “especiais”, por isso. Pensam que são especiais, o que é diferente. E dizem e escrevem as maiores barbaridades. Os spa's e os health centres, além dos fitness e maquinaria diversa, oferecem conforto para a alma, nos seus banhos, terapias com pedras, óleos e massagens especiais com a prática de yoga. Nunca tanta gente tentou saber qual era a sua missão nesta reencarnação. Nunca houve tantos orientadores espirituais, assim como nunca tantos canalizadores se deram a conhecer, como nos dias de hoje. Nunca tantos livros, discos, filmes, revistas, sites, blogues, cursos, palestras e seminários trataram de temas espirituais. Pelo meio, também sabemos que existe alguma confusão sobre estes assuntos. Dúvidas, receios, medos. É natural. E nunca se assistiu a uma crise de valores tão profunda e radical. O auto-convencimento ainda impera...

O breve ciclo de Plutão em Sagitário fez que tudo isto acontecesse. Conseguiu espalhar a bênção de nos descobrirmos mais do que um mero corpo físico. O próximo ciclo colocará as coisas no seu lugar definitivo. Será como se uma rede fina viesse separar o trigo do joio.

É Plutão a chegar a Capricórnio.

Com este ciclo vamos assistir a uma concentração, a uma fina peneiragem do que não serve, sobrevivendo o que tiver realmente uma "sontonia fina". Muitos desaparecerão, ficando apenas aqueles que estiverem a trabalhar o seu interno. Todas as pessoas que conheço que têm estado empenhadas nesta caminhada, passaram ou estão a passar por situações de crise enorme, a testar se são capazes de sobreviver a essa "sintonia fina". É extremamente doloroso. E vai continuar a ser...

Estamos no início de uma importantíssima alteração nos nossos conceitos básicos sobre HierarquiaAutoridade e Respeito. Essa alteração vai ser cada vez mais sentida na carne, na experiência da vida. São os “tempos chegados”. E tem data marcada e será inexorável no seu cumprimento. Já se nota que está a funcionar [em Fevereiro de 2007, encontra-se a 2 graus de Capricórnio], mas a partir do início de 2008 o novo ciclo estará aí, a funcionar em pleno.

Estas alterações forçar-nos-ão a reavaliar internamente os nossos critérios a respeito "do que" ouvir, "em que" acreditar, "onde" colocar nossas atenções e "a quem" nos colocarmos à disposição.

Cooperação será a tónica de uma nova abordagem colectiva de relacionamentos hierárquicos, não como reacção à autoridade, mas como resposta às necessidades de se assumir a própria responsabilidade diante da vida que nos cerca.

Paternalismos não mais caberão nas nossas expectativas: aquele ser austero, que mantém tudo nos trilhos, está a desaparecer.

Num primeiro momento haverá muito medo e insegurança, (já se nota no desemprego e na crise económica) mas com o tempo, as transformações das estruturas internas e externas mostrar-se-ão suportáveis e até benéficas, consoante formos percebendo que a transformação do que é velho em novo é inexorável, dolorosa e necessária. Sempre foi assim.

O poder será dos que têm "boa vontade", já que só será exercido na medida em que for permitido.

Status será dos que souberem "Fazer" e souberem "Ser" e não apenas dos que sabem "Ter".

"Ter" será substituído por "Ser" na escala de valores do inconsciente colectivo. Poder aquisitivo será um acessório, não mais uma premissa.

Dificuldades? Sim, muitas. Principalmente antes de termos estabelecido as nossas novas referências em termos de segurança e estabilidade.

A nova estabilidade só virá quando percebermos que nada na natureza é permanente, e quando nos pudermos entregar à aventura de confiar em nós mesmos, na certeza de que o novo conceito de Respeito nos abrigará quando surgirem obstáculos.

São outros tempos que chegam. As novas organizações estão a chegar e a entrar, decididos a substituírem os velhos paradigmas de políticas sociais e económicas que já não funcionam. Ong's, permacultura, preço justo, associativismo responsável, etc., estão a surgir como resposta aos Estados em falência. É um Plutão Transformador, que já está a (re)estabelecer novas leis, novos códigos de conduta para a humanidade. É uma rede fina que vem trazer uma nova ordem mais subtil, uma nova energia, mais de acordo com Gaia, a nossa nave, na qual somos apenas mais um ao serviço da mesma.

O tempo dirá...

[Este artigo foi publicado em Fevereiro de 2007 no meu apagado blogue "Astrologia para Todos" -
e em 25 Dezembro 2008 no meu site 'Escola de Astrologia Nova-Lis' e foi colocado no meu blogue 
a 12 Novembro 2013, para memória futura. - A.R.] 


Se quiser escrever algum comentário, pode clicar aqui.



.

17 de setembro de 2013

Relembrando a actual «Recepção Mútua» entre Plutão e Saturno


«Astrologando» - Relembrando que no próximo dia 20, Plutão em Capricórnio deixará o seu movimento retrógrado no grau 08º59' e que Saturno em Escorpião estará no grau 08º56'. A isto chama-se «Recepção Mútua».

Cada um destes planetas está no signo regido pelo outro. Plutão é regente de Escorpião, que está a ser transitado por Saturno. Por sua vez, Saturno é regente de Capricórnio que tem Plutão em trânsito desde 2008. É um evento cósmico que se realiza, sensivelmente, a cada 250 anos. A última «recepção mútua» havida entre Saturno e Plutão foi de 1776 a 1779.

Recomendo a leitura do meu artigo «Recepção Mútua - Saturno em Escorpião e Plutão em Capricórnio - a 5 Outubro 2012 - [Casos de Portugal e Brasil]». Por favor tenham em conta que foi escrito antes de se ter dado a recepção mútua, por isso os tempos verbais estarem desfasados hoje, com os planetas já em funcionamento do sextil e recepção mútua. Mas não me apetece nada mudar e conta com a inteligência do leitor para entender a situação.


Para quem quiser aprofundar o ciclo que estes dois planetas fazem, recomendo a leitura do seguinte artigo, também  no «Cova do Urso».

Foto: Arrozais, China - Lembrei-me desta imagem pois, para mim, subir e descer estes montes e vales e o cansaço que daí resulta, e o nunca mais acabar do infinito, personifica na perfeição a relação destes dois planetas.

.

14 de setembro de 2013

Um conselho meu para o céu de hoje [14-9-2013]: All we need is love



«Astrologando» - Um conselho meu para o céu de hoje [14-9-2013]: All we need is love. Tudo o que precisamos é de amor.

Temos estes dois casos especiais:

1 - Dois planetas agitados em franca cooperação: Marte em Leão, a 11º01' em trígono exacto com Úrano Rx em Carneiro/Áries, a 11º17'. Um posicionamento no céu que oferece durante 3 ou 4 dias muita originalidade e engenhosidade naquilo que quisermos fazer. Basta querermos e nos sintonizarmos a nós mesmos. Haverá força de vontade e capacidade para agirmos pela positiva. Há aqui uma subtileza a ter em conta: Marte é um dos co-regentes de Escorpião, que por sua vez é o signo de exaltação de Úrano. Por isso, haverá uma capacidade inata de deitarmos fora o 'velho' e incorporarmos o 'novo' na nossa vida. Por ser trígono estão ambos no mesmo elemento, neste caso concreto, o elemento Fogo. 

2 - Também durante 2 ou 3 dias teremos Mercúrio em Balança/Libra, a 08º23' em quadratura a Plutão Rx no grau 9º de Capricórnio. Esta quadratura mexerá muito connosco. Haverá uma espécie de um filme mental na nossa cabeça, como se estivéssemos a ver as coisas acontecerem, um nadinha antes delas mesmo acontecerem. Hoje tenho andado assim: a 'saber' o que os outros me vão dizer, um nadinha antes de me dizerem. Poderá haver situações extremas, pelo que recomendo controlo com aquilo que se diz, pois do pensar uma burrada qualquer e dizê-la é mini-passo, que depois nos arrependeremos. Haverá tendência a dizermos aquilo que realmente pensamos e só depois é que reparamos que fizemos asneira. Tento na língua. Tento na cabeça.

Portanto, a ser assim, tudo o que precisamos é de amor. All we need is love.

Ilustração: Em Nápoles, Itália, 'A Gaiola'.

.

29 de agosto de 2013

Assunto: Syria em crise e com armas químicas



SYRIA - Há mais de 2 anos que há uma guerra civil dramática neste país, com milhares de mortes havidos. É um desencarne colectivo constante. Mas nunca o governo tinha usado armas químicas contra a sua própria população, com o intuito de refrear a oposição existente ao regime ditatorial existente na Syria. 

Não sei a que ponto deste desgoverno chegará, mas não estou nada interessado em saber que alguma arma química síria caiu na minha rua, dizimando-a. Fica dito.

Forneço vários dados aos leitores, mas fica em suspenso 2 ou três próximos mapas: os dos possíveis ataques da Grã-Bretanha, Estados Unidos e ONU contra este governo. Nessas datas, quem estuda astrologia deverá acrescentar esses mapas aos seus estudos.

Fazendo os trânsito do mapa da Syria com o mapa do dia 21 de Agosto, data em que forma usados os mísseis químicos contra a população em que de um momento para o outro houve um desencarne colectivo de 1.300 pessoas, verificamos que Plutão do dia do ataque fazia uma oposição ao mapa natal da Syria. Altamente destrutivo, exactamente ambos no grau 9º de Capricórnio, a transitarem pela Casa 3 da Syria. Vamos só analisar o simbolismo deste posicionamento. O Sol é o principal planeta em Astrologia Mundana (países) e representa a essência do país. Plutão tem a simbologia de ser a metamorfose, a transformação, para o Bem ou para o Mal. Na casa 3 da Syria, que habitualmente trata da comunicação e locomoção. Que mensagem pretendeu o governo enviar com os mísseis químicos? Não responderei.


Mas esse mesmo Plutão fazia uma quadratura a Neptuno do natal da Syria, já separativo, por Plutão estar retrógrado. Neptuno nas 'mundanas' tem a simbologia de reger os assuntos sociais, as ideias políticas do colectivo, sempre associado ao que é secreto. É o solvente que não se vê, representando também a espionagem e o crime organizado, assuntos políticos escondidos. Neptuno natal está na Casa 12 da Syria; entre outras coisas esta casa representa as grandes organizações, como governos, partidos políticos, grandes multinacionais, etc.  Não sei mesmo se não bastam estes 2 aspectos para fazermos a leitura astrológica do evento que acarretou tantas mortes. 

Haveria muito mais a analisar, mas deixo isso ao vosso cuidado.



Mapa da declaração da independência da Síria
1 Janeiro 1944
00.00
Damasco, Syria
33 N 30  -  36 E 18
Time zone: 2 horas para Leste

Quem quiser pode analisar estes dados que correspondem
ao reconhecimento da ONU em como é um
 Estado formal e aceite na organização
17 Abril 1946
12h00
Damasco, Syrya
33 N 30  -  36 E 18
Time zone: 2 horas para Leste

Mapa do ataque interno de armas químicas que mataram mais de 1300 pessoas

Ataque biológico mortífero
21 Agosto 2013
12h00 [hora aproximada]
Damasco, Syria
33 N 30  -  36 E 18
Time zone: 2 horas para Leste

Mapa da saída dos inspectores de ONU e
consequente declaração da existência ou não
de terem sido utilizadas armas biológicas
31 Agosto 2013 [sábado]
12h00
Damasco, Syrya
33 N 30  -  36 E 18
Time zone: 2 horas para Leste


.

30 de julho de 2013

No mapa do céu: oposição de Júpiter e Plutão

Clicar para aumentar e ver melhor.

Este aspecto no mapa do céu, visível no mapa que junto, vai durar desde agora até 31 de Agosto, em que Júpiter em Caranguejo/Câncer [de 7º a 13º] irá fazer uma oposição a Plutão em Capricórnio em que estará sempre no grau 9.

Notar-se-á uma maior preponderância nos temas à nossa volta e nas noticias da imprensa sobre assuntos religiosos ou filosóficos. Estejamos atentos a situações bombistas baseados na religião.

As pessoas irão sentir que se devem responsabilizar pela transformação espiritual dos que lhe são próximos. Iremos ver muito disso nas redes sociais.

Também assistiremos ao ruir de casos escandalosos de meios desonestos usados para enriquecerem ilicitamente ou utilização de meios prepotentes. Pode haver falta de humildade. Pode haver, também, mortes colectivas inesperadas.

Beijos & abraços.

António
30-7-2013


12 de abril de 2013

Plutão retrógrado em 2013



Plutão retrógrado em Capricórnio a partir de
12-Abril-2013 até 20-Setembro

É um trânsito que tende a abalar as estruturas sociais e económicas e, por arrastamento, as estruturas mais politizadas, mais arreigadas ao poder.

Como as retrogradações de Plutão acontecem sempre na época mais quente do ano e só em Setembro é que volta a estar directo, até percebemos que a classe política considere Setembro como a 'rentrée' [o retorno, o regresso à cena] e até parece que o ano começa nesse mês, pois a classe política e económica foram a 'banhos' e esqueceram-se das suas pesadas responsabilidades. Infelizmente, a maioria do povo português não pode ir a 'banhos', a não ser à praia mais próxima. Claro que há sempre afortunados que desfrutam de férias maravilhosas... e ainda bem.

O movimento retrógrado é apenas aparente e que os planetas transpessoais [Úrano, Neptuno e Plutão]   ficam retrógrados em média cerca de 5 meses por ano. Além disso, devido à retrogradação, eles passam 3 vezes pelo mesmo grau zodiacal.

O importante, aqui, é saber que com a retrogradação, situações já vividas no passado tendem a repetir-se como se fossem páginas de um mesmo enredo. Ou, ainda, situações e questões pendentes tendem a ser revistas para serem solucionadas a partir de um novo enfoque.

Todas elas requerem muita atenção e cuidado para serem administradas de modo construtivo; afinal o trânsito de Plutão pelo último signo cardinal e de Terra alerta que é tempo de introduzir mudanças estruturais nas nossas vidas.

Não quero alongar-me demasiado com esta retrogradação, excepto num ponto que me parece importante: Não termos receio de errarmos, pois aprendemos muito com os próprios erros, se houver discernimento da nossa parte para admitirmos que errámos. É a longa caminhada da aprendizagem.

Não serão tempos suaves.

Quem estiver interessado em aprofundar é só clicar em «Plutão» e/ou «Plutão em Capricórnio» na secção «Etiquetas» na barra lateral esquerda aqui no blogue «Cova do Urso».

Como Plutão ficará até 2023 no signo de Capricórnio e a descrição será sempre a mesma, desde que este planeta chegou ao grau 3, em 2009, após a grande tormenta que foi a sua entrada neste signo.

Recomendo que vejam nos vossos mapas natais em que Casa(s) é que vai ocorrer este movimento retrógrado de 2013 e confiram as explicações que estão no meu site «Escola de Astrologia Nova-Lis», essencialmente, aquilo que eu chamo de «retrogradação cármica», num magnífico texto de Dorothe Koechlin Bizemont, reproduzido do seu livro “Astrologia Cármica” [Editora Nova Fronteira, Brasil]. Confira aqui.

Nos graus 1 e 2, quando entrou em Capricórnio, em Janeiro / Fevereiro 2008, que ocorreu aquilo que hoje os políticos denominam de «início da crise internacional». Crise essa que ainda envolve o mundo.



.

3 de abril de 2013

Uma enorme descoberta arqueológica, o «Portão de Plutão», com todos ingredientes plutónicos bem presentes


Imagem: Uma ilustração digital mostra o «Plutonium» antigo,
 comemorado como o portal para o submundo na mitologia greco-romana.

Uma enorme descoberta arqueológica, o «Portão de Plutão»,
 com todos ingredientes plutónicos bem presentes

Quando estamos quase na 3ª quadratura entre Plutão em Capricórnio e Úrano em Carneiro e, ainda por cima com 'Recepção mútua' entre Plutão em Capricórnio e Saturno em Escorpião, que poderia acontecer?

Um achado arqueológico associado a Plutão. Faça o favor de ler e saber mais pelos linques que indico.

ISTANBUL, TURQUIA - com data de 29 Março e 2 Abril - Francesco D'Andria, da Universidade de Salento anunciou que desenterrou as estruturas do «Portão de Plutão» ['Ploutonion' em grego; 'Plutonium' em latim], conhecido como o portal para o submundo na tradição greco-romana, no Património Mundial de Hierápolis, no sudoeste da Turquia. Os restos de um templo, uma piscina, e uma série de passos acima de uma caverna que emite gases tóxicos foram encontrados, além de uma inscrição com uma dedicação a Plutão, regente do submundo, e Kore ou Perséfone, a quem ele sequestrou. Antes de ser Hierapolis foi uma cidade romana, uma caverna de «Plutonium» e foi usado em ritos religiosos locais pelos eunucos da deusa Cibele.

Veja todas as fotos e informações da descoberta arqueológica, aqui.

Ou aqui 

Sobre a quadratura Plutão - Úrano, no «Cova do Urso», aqui:

Sobre a «Recepção mútua», entre Plutão e Capricórnio e Saturno em Escorpião, aqui.










.

20 de setembro de 2012

Recepção Mútua - Saturno em Escorpião e Plutão em Capricórnio - a 5 Outubro 2012 - [Casos de Portugal e Brasil]



«Plutão é o melhor e único amigo de Saturno e para quem tem
um amigo como este, ninguém precisa de inimigos.»

Liz Greene

Aviso: 
Este é um artigo longo e eventualmente maçador,
e contraria os actuais hábitos de leitura, muito sintéticos e twiteiros.
Como prezo muito o estado mental do leitor, recomendo
que desista já de o lerpara não se aborrecer ou ficar confuso.

Se escolheu não o ler, não deverá emitir nenhuma opinião. 
Apesar de eu saber que a 'ignorância' é muito atrevida.

Recomendo a leitura dos meus artigos «O Ciclo Saturno - Plutão»
publicados aqui no 'Cova do Urso'. São artigos afins,
devido ao tipo de energia envolvida.


Introdução

A 5 Outubro 2012, Saturno ingressará no território de Plutão, em Escorpião, e por lá permanecerá até 2015. Será todo um acontecimento astrológico, histórico, económico, social e financeiro e, sobretudo, representará uma mudança significativa na espécie humana que vive na crosta do planeta Terra. Tentarei explicar isto, ao longo deste artigo.

A vez anterior que Saturno transitou por Escorpião foi há cerca de 30 anos, entre 1982 e 1985. Houve nessa épocas grandes preocupações com ameaças sociais, económicas, militares, além de um profundo interesse pelas coisas ocultas, pelo poder e pela corrupção. Em simultâneo, assistiu-se na Europa, América e Ásia a uma enorme explosão económica, baseada sempre «no dinheiro dos outros», ou seja, dos bancos e casas financeiras. Antes dos anos 80, Saturno esteve em Escorpião nos anos 1923-26 e 1953-56. É muito fácil investigarmos essas épocas. Por isso, vamos mesmo ao que interessa.

O que perdurará ao longo dos tempos deste trânsito de Saturno por Escorpião é que vamos experimentar na prática o que é uma «recepção mútua» entre Saturno em Escorpião e Plutão em Capricórnio. Cada um destes planetas está no signo regido pelo outro. Plutão é regente de Escorpião, que vai ser transitado por Saturno. Por sua vez, Saturno é regente de Capricórnio que tem Plutão em trânsito desde 2008. É um evento cósmico que se realiza, sensivelmente, a cada 250 anos. A última «recepção mútua» havida entre Saturno e Plutão foi de 1776 a 1779.

Nessa altura, Plutão nem sequer havia sido descoberto, mas estava lá! Não é assim?

Tenho vivido [e os leitores, também] várias «recepções mútuas» de longa duração, a última das quais foi a havida entre Úrano e Neptuno, mas que não teve o mesmo impacto social que se deve verificar agora.

Vejamos algumas características que se podem destacar entre Saturno e Escorpião. Este signo de água é duro como uma rocha para Saturno. Por outro lado, sabemos que a intensidade de Escorpião e a dureza de aço de Saturno não combinam. Vejo como havendo uma troca entre a sensibilidade e a razão, mas num plano mais violento. O planeta da desconfiança e do pessimismo não se encontra à vontade neste signo, tendendo para o risco e para a aventura. Escorpião têm a enorme capacidade de regenerar as suas energias vitais e Saturno dá uma resistência a essas renovações. Por outro lado, Saturno consegue a proeza de dar moderação à explosão de Escorpião, provocando uma energia surda e poderosa. São demasiadas as caras cármicas de Saturno neste poderoso signo do zodíaco. Meticulosidade, persistência e determinação são a regra com Saturno em Escorpião, proporcionando um impulso para o sucesso. Oxalá!

Ambos os signos - Escorpião e Capricórnio -, na roda do zodíaco formam um 'sextil', num ângulo de 60º. O sextil é o ângulo formado pela divisão do círculo em 6 partes. É um aspecto astrológico que traz grandes benefícios, sem necessidade de muito empenho. É muito favorecedor. Sabendo-se então que esta «recepção mútua» está baseada num aspecto favorável e sendo Saturno e Plutão os planetas mais intensos do zodíaco, só podemos afirmar que este será um trânsito muito bem oleado, em que ambos os planetas se entre-ajudarão. Usando uma expressão muito popular e nada astrológica eu diria que será um trânsito 'unha com carne', pois farão as vontades um do outro. Não sei se no Brasil se usa esta expressão de 'unha com carne'. Oxalá, sim.

Não se pense que será um trânsito fácil, apesar do sextil. Nada disso. Será sim, um trânsito em que Saturno vem ajudar o amigo Plutão dando uns retoques intensos no panorama geral, sobretudo nas finanças e economias dos países. Desde 2008 que Plutão desencadeou uma violenta crise de mudanças fortíssimas, que se alastra por uma parte do mundo [Portugal incluído], tentando a todo o custo mudar a forma de se estar e de se fazer política e economia. De forma bruta. Agora, terá a ajuda concretizadora e eficaz de Saturno. Estejamos atentos.

Em meu entender, a grande pergunta é: se na 'recepção mútua' anterior [1776 a 1779] houve a introdução da prática da democracia, que podemos esperar nos dias de hoje? 

Quem quiser poderá ler mais abaixo, a secção chamada de «Eventos da recepção mútua anterior», onde encontrará uma breve listagem dos eventos mais importantes ocorridos durante esse período [1776 - 1779]. Lendo, percebe-se que as 'velhas' estruturas foram retiradas e novos conceitos foram erguidos, como o caso da democracia e o aparecimento mais formal do capitalismo.

Termino esta introdução com estas ideias:

A recepção mútua de Saturno e Plutão coincide com as muitas vozes que anunciam Novos Tempo para a humanidade. Tenho a enorme esperança que, nos próximos tempos, sejam visíveis, reconhecíveis e utilizadas as ferramentas da Luz e não da obscuridade. 

Espero que uma nova consciência política e social surja aqui na Terra manifestando-se num grupo de pessoas, como aconteceu  na recepção mútua anterior, como George Washington e os seus seguidores. Tenho a secreta eperança que o céu ilumine e possa surgir uma nova maneira de estar desta humanidade (ou da próxima) e uma nova forma de governar os homens. O meu coração pede isso, mas a mente duvida.

É necessário que sejam demolidas as estruturas obscuras que expressam a fome, a miséria, a injustiça social, o desgoverno, a corrupção e a ausência de responsabilidade cidadã. E surjam Novas Estruturas. 

Apenas para recordar que deixei para o final do artigo, uma análise astrológica desta recepção mútua em relação a dois países da língua que eu falo: Portugal e Brasil.




Que é uma «recepção mútua»?

Apesar de já ter abordado mais acima, vamos desenvolver o tema «recepção mútua», nesta secção.

Uma «recepção mútua» acontece quando dois planetas estão na dignidade um do outro (a saber: domicílio, exaltação, triplicidade, termo ou face). No entanto, proponho que neste caso consideremos apenas o domicílio para não entrarmos em confusão, pois estes conceitos requerem amplos conhecimentos de astrologia.

Recepção mútua é quando dois planetas que são significadores em qualquer questão ou assunto estão na dignidade um do outro, como o Sol em Carneiro, e Marte em Leão. Ou, como acontecerá a partir de 5 Outubro, entre Plutão em Capricórnio e Saturno em Escorpião.

Nos textos antigos a mútua recepção aparece como uma dignidade acidental, contabilizando um favorecimento para os planetas envolvidos. A recepção mútua então é uma troca de dignidades, todos se beneficiam, e mesmo uma quadratura acaba se transformando em algo muito bom. Todo o aspecto que ocorre com recepção é considerado mais forte, especialmente se a recepção for mútua.


Aqui fica a definição de «recepção mútua» dada pela magnífica astróloga brasileira Bárbara Abramo:

«Isto ocorre quando dois planetas recebem um ao outro em suas dignidades essenciais. Recepção mútua através de regência do signo é a mais forte. Pode haver recepção (em ordem de força) por signo, exaltação, triplicidade, termo ou face. Há também recepções mútuas mistas, como quando o planeta A está nos termos de B enquanto que o planeta B está em exaltação de A. De acordo com Bonatus, "recepção abate todo o mal". Alguns astrólogos acreditam que as recepções mútuas abrem saídas por que conferem troca de status, ou seja, se dois planetas estão em mútua recepção por signo ou exaltação, cada um dos planetas podem ser lidos com relação ao signo e a posição de grau do outro como se eles tivessem trocado posições no mapa. Recepção mútua por triplicidade, termo ou face são mais fracas e provavelmente não conferem troca de status.»



Plutão está a transitar desde Novembro 2008 no signo de Capricórnio, que tem Saturno como seu regente natural.

A 5 Outubro 2012, Saturno ingressará no território de Plutão, em Escorpião, e permanecerá até 23 Dezembro 2014, quando se muda para Sagitário, mas retornará a Escorpião em 15 Junho 2015, permanecendo até 18 Setembro 2015. Teremos muito tempo para observar este trânsito e respectiva recepção mútua.

Eventos da Recepção Mútua Anterior

Foi no período de 1776 a 1779 que houve a recepção mútua no Céu, anterior à actual, entre Saturno e Plutão. Mudanças irreversíveis ocorreram no mundo. As transformações permearam desde a contestação de Voltaire dos dogmas da igreja católica, fazendo uso da razão, questionando a fé, até a grave crise económica vivida por Portugal e a declaração da independência dos Estados Unidos da América. A par de conceitos novos como era o caso da democracia [um bem para a humanidade], o capitalismo começou a dar passos muito significativos e a Europa foi-se convertendo a este sistema económico. Catarina, a Grande, da Rússia imperial sobe ao poder e com ela, toda uma nova maneira de pensar que invadiu as velhas monarquias europeias e criou o aparecimento dos novos países, como o Brasil e a América.

Entre 1776 e 1779 ocorreram numeroso eventos de grande significado:

Fundação de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi fundada a cidade de San Francisco.

Início da Revolução Americana, contra o colonialismo britânico, com a publicação da Declaração da Independência dos Estados Unidos. Utilizado pela primeira vez na Declaração da Independência o nome "Estados Unidos da América". Ficou pronta a Declaração de Independência, cujo principal autor foi Thomas Jefferson.

Criação do Vice-Reino do Rio da Prata, com capital em Buenos Aires e jurisdição sobre os atuais Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia. Grande Incêndio de Nova Iorque de 1776. 

George Washington derrota as tropas ingleses na Batalha de Princeton. D. Maria I, sucessora de D. José I no trono de Portugal, afasta do poder o marquês de Pombal. São as velhas estruturas a serem derrubadas. A  Espanha chegou a um acordo com Portugal, assinando o Tratado de Santo Ildefonso.

O exército britânico rende-se ao general Horatio Gates, na sequência das Batalhas de Saratoga. O Tratado de Fort Pitt é assinado formalmente entre o governo dos Estados Unidos e os Índios Nativos Americanos, que tinham sido quase massacrados com a chegada do home  branco ao território americano.

Este período da recepção mútua foi claramente dominado pelo impacto da independência da América afastando-se da velha Inglaterra. O processo de independência da América foi seguida de outras independências, já após a recepção mútua e, sobretudo quando Plutão, que aind anão era conhecido por ninguém, transitava por Aquário, entragando-se ao que era Novo.

A América representava o que era Novo e a Europa o que era Velho. Duzentos e cinquenta anos depois, a América, actualmente, representa o que é Velho e desgastado.

A terminar, quero enfatizar duas grandes questões desta recepção mútua: a Igreja Católica foi violentamente atacada, tendo perdido inúmeras prerrogativas e, sobretudo, inicia-se a noção de DEMOCRACIA, que perdura até hoje.


Ilustração de Inês de Barros Baptista.

Saturno em trânsito por Escorpião

Saturno em signos de água é enganador, porque o indivíduo quase nunca tem a percepção da frustração emocional inconsciente por trás das suas acções; sabe que está isolado e é emocionalmente vulnerável; necessita de orientação para se guiar pelo labirinto emocional.

Saturno ao transitar por Escorpião vai trazer responsabilidade em assuntos financeiros, como recursos familiares, empresariais, autárquicos e estatais, finanças conjuntas, impostos, licenças, possíveis heranças, seguros e questões relativas a propriedades alheias. Só isto será dizer muito e aplicando-o a gorvenos e países, estamos imeditamente a falar de milhões de pessoas, portanto, de partes significativas da humanidade. Ninguém será o mesmo após esta recepção mútua com Plutão em Capricórnio.

A actividade nos negócios provavelmente irá lidar com financiamento bancário, ou a auência dele, nos países em crise, seguros e contabilidade, impostos. O panorama é extremamente tenso e, como se intui, estão a chegar tempos difíceis.

No seu trânsito por Escorpião, se Saturno estiver sob tensão [em quase 3 anos de trânsito, haverá inúmeras ocasiões em que essa tensão acontecerá], poderão ocorrer conflitos a respeito de heranças, impostos e finanças conjuntas, que, com frequência, provocam batalhas legais e perdas através de litígios. Cuidem-se muito.

Neste trânsito as pessoas têm tendência a serem muito perfeccionistas no seu trabalho. Estão sempre a tentar melhorar a estrutura do 'status quo'. Se esta tendência for levada a extremos, podem adquirir a reputação de pessoas muito duras. Se calhar a pessoa chefiar algum departamento, esta dureza pode transformar-se em arrogância e pouca consideração pelos próximos. 

Notaremos que haverá pouca paciência podendo gerar atitudes que reflitam preguiça ou má vontade no trabalho, não aceitando a falta de perseverança nos outros, bem como em si mesmos. 

Utilizam muita energia e força de vontade em realizações práticas. Haverá a tendência para as pessoas aceitarem as responsabilidades com uma intensidade emocional que com frequência as sobrecarrega; precisam de aprender a lidar com elas próprias de maneira calma e eficiente à medida que surgem estas questões.

Meticulosidade, persistência e determinação são a regra de Saturno em Escorpião, proporcionando um impulso para o sucesso, igualado apenas por algumas outras posições. Estas pessoas desejam autoridade e lutarão muito para realizar as suas ambições; se utilizam ou não meios honestos, dependerá dos aspectos do Saturno natal.

Sentiremos na flor da pele que muitas pessoas são capazes de nutrir um profundo ressentimento quando sentem que foram tratadas injustamente. O auto-perdão dificilmente é assunto bem aceite neste trânsito, dependendo muito da posição de Neptuno natal.

Em assuntos de saúde, convém dar atenção a problemas com constipações ou calcificação óssea. Os perigos provêm também de enfermidades relacionadas com as vias urinárias e com os órgãos sexuais, devido a acidentes, venenos ou operações cirúrgicas. Pode haver problemas com os ossos.


Vou transcrever um pequeno texto do recente artigo «A passagem de Saturno em Escorpião», da astróloga Patrícia Azenha Henriques, publicado no seu blogue «Estudante de Astrologia»:

«Saturno estará em trânsito por uma ou duas casas do seu mapa neste período, lembre-se do que aconteceu entre Dezembro de 1982 e Novembro de 1985, poderá não voltar a viver o mesmo, nada é igual, os aspetos no céu são diferentes agora, mas provavelmente sentirá emoções semelhantes e os eventos acontecerão sob os mesmos temas, ajustados à sua vida actual, pois a vida cerca de 30 anos depois é necessariamente diferente, e nós, pessoas mais maduras. Saturno poderá contactar um ou mais dos planetas ou ângulos do seu mapa, produzindo efeitos mais ou menos intensos conforme os aspectos que faz. As pessoas com planetas em Escorpião receberão uma ou mais conjunções de Saturno, e com planetas em Touro, Leão e Aquário, receberão oposições ou quadraturas, provocando sempre situações de contracção, limitação, tensão, confrontos e períodos de melancolia e isolamento, apelando à paciência, ao rigor e à perseverança. Peça ao seu astrólogo conselho sobre como ultrapassar esta fase da melhor forma.

No geral aproveite o melhor que Saturno em Escorpião pode trazer, aproveite para escavar no mais íntimo de si, investigue, questione e depois reinvente-se, renasça!»


Umas palavrinhas sobre Saturno em Escorpião no mapa natal

Parece-me oportuno esboçar aqui umas quantas ideias que são características de quem nasceu com Saturno em Escorpião.

A pessoa denota fortes emoções, apegos intensos e uma natureza muito mística ou ocultista. Sente um forte desejo para guardar ou esconder. Quem tiver esta posição saturnina não terá um carácter débil, embora possa haver perversidade se o carácter moral for débil. A pessoa com Saturno em Escorpião, quando ama dá em abundância e quando odeia fá-lo com êxito. Mas pode existir uma compulsão por controlar e manipular as pessoas. Pode haver tendência a haver um punho de ferro. Estas pessoas devem ter cuidado para não porem em prática o péssimo lema: “O fim justifica os meios.”

Pode existir a necessidade de exercer o poder e o controle sem terem em conta a ética que utilizamos para fazer este jogo perigoso. Muitas pessoas podem atrair situações de vida críticas, para terem oportunidade de pôr à prova a sua enorme força interior. Podemos cair no excesso de nos tornarmos em capatazes indesejados em vez de líderes eficientes e amados. Se Saturno estiver sob tensão em Escorpião, podem ocorrer conflitos a respeito de heranças, impostos e finanças conjuntas, que, com frequência, provocam batalhas legais e perdas através de litígios.

São perfeccionistas no seu trabalho. Podem adquirir a reputação de chefes muito duros. Como têm pouca paciência com atitudes que reflectem preguiça ou má vontade no trabalho, não aceitam a falta de perseverança nos outros, bem como em si mesmos. Utilizam muita energia e força de vontade em realizações práticas. Estas pessoas podem desejar ter autoridade e lutarão muito para realizar as suas ambições; se utilizam ou não meios honestos, dependerá dos aspectos de Saturno e da sua formação moral, dada pelos pais. Estas pessoas são capazes de nutrir profundo ressentimento quando sentem que foram tratadas injustamente.

A influência saturnina sobre a saúde é um tanto perigosa nos primeiros anos de vida; mas, se isto for superado, pode haver uma vida prolongada.


Carma deste posicionamento natal:
Medo dos medos.
Medo de pôr à prova a sua enorme força interior.
Medo de demonstrar as emoções, a sensibilidade.
[É comum as pessoas negarem estas questões, como é próprio de Escorpião.]


Verifique no seu mapa natal, em que casa se posiciona Saturno em Escorpião.
Será aí que terá que prestar contas a si mesmo. Não vai ser fácil.


DICA: Se quiser textos onde falo sobre o «retorno de Saturno» (são vários) pode pesquisar neste blogue, nos menús do lado direito, e escreva apenas 'retorno de Saturno'.


Plutão em trânsito por Capricórnio

Filho de Saturno, herdou o mundo do subterrâneo dos mortos. É considerado um Deus competente nas suas vinganças. Considerado pelos astrónomos como o anão do Sistema Solar. Para a Astrologia, Plutão é o planeta das mudanças, das transformações e das eliminações que precisam ser feitas nas vontades do Sol. Regente do signo de Escorpião. Analogias: opressão; obscuridade; pavor; destruição; submundo; morte; sexo; corrupção; sadismo; poder; obsessão e outros.

Como este trânsito começou em 2008, existem muitos textos sobre o tema.
Deixo aqui alguns links que me parecem interessantes:


O passado recente

A 'crise mundial' tal como a conhecemos, nos moldes actuais, é um assunto bastante recente. Em linhas gerais começou quando Plutão se aproximou de Capricórnio. A 9 Agosto 2007, o mercado financeiro europeu e americano congelou. O Banco Central Europeu injectou 200 mil milhões de euros no mercado, sem resultado. Plutão ainda estava em Sagitário, mas já muito próximo de Capricórnio, no grau 26º 31'. São os conhecidos 3 a 4 graus antes de um planeta ingressar no signo seguinte. Mais acima, quando me referi à mega-manifestação ocorrida em Portugal no dia 15 Setembro, mencionei esta diferença de graus. Aqui, em 2007 e também em 2008, ocorreu o mesmo.

Convém percebermos que Plutão ingressou em Capricórnio a 26 Janeiro 2008, onde permaneceu até 14 Junho 2008 e fruto do seu movimento retrógrado, voltou temporariamente a Sagitário. Entretanto, fartou-se de trabalhar por esse mundo fora.

A partir daí, existem uma série de indicadores mundiais, exemplificativos da crise europeia e norte-americana. Mas aquela que sobressaiu mais ocorreu a 15 Setembro 2008, uma vez mais, quando faltava 1 grau e meio para Plutão ingressar em Capricórnio, e foi a inesperada declaração de falência do gigante Lehman Brothers. As implicações mundiais foram muitas e isso fez que o mundo estremessece. A onda negra, agora, vinha dos States.

A Islândia, em 10 Outubro 2008, declarou a bancarrota do país que foi posto à venda no eBay. Plutão estava a 1º 15' de ingressar em Capricórnio e Saturno estava em Virgem. A Rússia suportou o resgate da Islância. [Ver 'BRICS', mais abaixo, na zona dedicada ao Brasil.] O resto é história conhecida por todos. Ou deveria ser.

Assim, uma questão muito séria de movimentações financeiras a nível global [banca, sempre a banca e os ferozes investidores] numa espécie de passe mágico, transformou isto tudo em dívidas soberanas. Em vários países, mas basicamente a guerra trava-se contra o «euro». Não vou analisar isso aqui, pois apenas pretendo fazer astrologia.


Parece que não vem a propósito, mas eu vejo o universo a falar em várias vozes.
Uma delas, é a do astrólogo João Medeiros que publicou o excelente artigo
Recomendo a sua leitura.


CLICAR EM TODOS OS MAPAS PARA OS AUMENTAR
E PODER VER EM CONDIÇÕES

Mapa do ingresso de Saturno em Escorpião
iniciando-se a «recepção mútua» com Plutão em Capricórnio
[Mapa com apenas os 2 planetas]



Mapa do ingresso de Saturno em Escorpião
iniciando-se a «recepção mútua» com Plutão em Capricórnio
[Mapa com todos os planetas]


PORTUGAL


Mapa da Tomada de posse do governo do
1º Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho
XIX Executivo Constitucional
21 Junho 2011
Início da cerimónia: 12h00
Momento da tomada de posse: 12h12
Palácio da Ajuda
Lisboa
38ºN43'  9ºW08'


Mapa da tomada de posse do governo de Passos Coelho [Portugal]

A Manifestação popular de 15 Setembro 2012

Foi muito gratificante constatar, mais uma vez que a astrologia funciona lindamente. Refiro-me àquilo que os astrólogos antigos diziam: quando um planeta se aproxima 3 graus de um novo signo, começa a querer funcionar e a dar sinais daquilo que nos poderá esperar. Assim, de simples:

No dia 15 de Setembro, Saturno, ainda em Balança / Libra, onde esteve sempre muito contido, pois é o signo do 'politicamente correcto', ao chegar ao grau 27, na Casa 2, fez explodir uma espécie de Grito de Ipiranga. Num poderoso sextil com Plutão [em trânsito e no natal/tomada de posse], Plutão, sentido-se em casa, ou como estamos a falar de um país, vale a pena dizermos, Plutão, sentindo-se em território nacional, largou as amarras e soltou para a rua, largas centenas de milhares de pessoas que vieram manifestar o seu descontentamento.

Não esqueçamos que o Plutão da manifestação fazia uma quadratura a Saturno e Úrano, limpando caminho e fazendo ouvir a voz do povo.

Obviamente, o motivo principal das queixas baseiam-se no mesmo: crise e falta de dinheiro, com a governo a tirar tudo o que pode do povo. Velhas reclamações de todos os tempos.


Mapa do trânsito da gigantesca manifestação ocorrida em 40 cidades portuguesas, 
no dia 15 Setembro 2012, contra o Primeiro-Ministro Passos Coelho
e o seu governo.

Texto astrológico sobre as manifestações de 15 Setembro 2012

Ainda tentando analisar em termos astrológicos o ocorrido em 15 Setembro, por ser muito importante daquilo que nos espera com o ingresso de Saturno em Escorpião. 

O Sol do mapa da tomada de posse esteve muito benéfico e calminho, com a ajuda de Saturno que fazia um trígono e de Neptuno que formava outro trígono. É muito curioso notar-se isto, pois a atitude que Passos Coelho emana desde a famosa sexta-feira em que discursou (sobre a TSU) é de quem anda de cabeça no ar e não sabe bem como fazer as coisas. Isto é Neptuno a dissolver qualquer rigidez que possa haver e, sobretudo a dar-lhe um ar risonho e muito feliz, como se tudo estivesse muito bem. Não nos esqueçamos que nessa famosa sexta-feira, em que Passos Coelho fez o discurso [um dos mais pesados da história recente de Portugal] foi logo a seguir ao teatro, onde se divertiu muito e até cantou. Essas imagens foram um atentado a um povo que ele tinha acabado de derrubar e de retirar uma réstea de dignidade que ainda mantínhamos. O resultado foi o que vimos no dia 15: largas centenas de milhares de pessoas em mais 40 cidades por todo o país a opor-se a Passos Coelho e ao seu governo. 

Apesar do que escrevi acima e olhando bem para o mapa que junto acima, podemos ver que Saturno estando bem com o Sol, está a 3 graus de ingressar em Escorpião, o signo que trata dos dinheiros dos outros. Na Casa 2, a dos dinheiros e valores. Já iniciou os seus trabalhos. Agora vai apertar fundo. Com Marte também em Escorpião, onde está em dignidade e na Casa 3 (da comunicação) que resultou em uma colossal contestação.

Aguardo que o governo e seus apoiantes desvalorizem estas manifestações. Faz parte. Até porque o Mercúrio [comunicação] da manifestação está combusto pelo Sol, portanto, bastante enfraquecido.

Da análise então feita no Facebook, a astróloga Patrícia Fidalgo Azenha Henriques, teve a amabilidade de deixar este excelente comentário:

«O Sol rege a casa das limitações [10] e apesar de ser um trígono por signo, considero que o Sol faz quadratura a Saturno (dissociada), ainda por cima conjunto ao nodo sul. Nunca tinha visto este mapa, é muito interessante, com Mercúrio a reger dois ângulos tão importantes [Asc e MC], combusto, disposto pela Lua também em água, parece-me que o discernimento vai ser sempre afetado pelas emoções e o Sol (que rege as limitações). Mercúrio vai também afetar este discernimento.»

Quando Pedro Passos Coelho tomou posse como 1º Ministro de Portugal, a 21 Junho 2011, já o país estava em crise. Não tão profunda, como hoje. Mas o governo Sócrates já tinha ajudado a desnortear a situação. Plutão já estava em Capricórnio e Saturno em Balança / Libra.

Ingresso de Saturno em Escorpião no mapa
da tomada de posse de Passos Coelho

Mapa do ingresso de Saturno em Escorpião em trânsito pelo
mapa do governo do Portugal.
Este governo de Passos Coelho nasceu com Saturno na Casa 2, o que à partida, transmitia-nos a ideia que os assuntos financeiros e correlativos do país seriam o tema dominante deste governo, porque neste género de astrologia, Saturno representa o próprio governo. Poderia ter sido um caso de sucesso político, mas infelizmente as mazelas passadas tinham que ser curadas. 

A Casa 2, em Astrologia Mundial, segundo a excelente astróloga brasileira, Lúcia de Belo Horizonte, trata de: «O tesouro nacional, os bancos e instituições financeiras, a moeda oficial do país, o poder económico, a circulação da moeda, os lucros e perdas, o PIB e as riquezas minerais; a produção do país e produtos industriais; comércio, as taxas e impostos, o câmbio e os valores sociais da coletividade.» [Ver blogue 'Astrologia na Era de Aquário'].

Como se pode ver no mapa acima, Saturno está na Casa 2, fazendo sextil a Capricórnio, este encontra-se na Casa 4, a zona do mapa que representa a Nação [território com fronteiras + população + consciência nacional]. Sejamos capazes de perceber que Nação e Estado não são a mesma coisa. 

O Estado é o conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público, etc.) que controlam e administram uma Nação, sendo uma forma política, adoptada por um povo com vontade política. Um Estado soberano é sintetizado pela máxima "Um governo, um povo, um território". Os Estados sucedem-se e a Nação tendencialmente, mantém-se unida e é pre-existente aos estados.

A tomada de posse de um Primeiro-Ministro é uma acta onde ele se compromete a liderar o Estado, que por sua vez, rege a Nação. Já vimos muitos Primeiros-Ministros tomarem posse. Muitos de nós, Nação, vivemos as 2 últimas formas de Estado político: a ditadura salazarista e a democracia do 25 de Abril. Um bocadinho mais para trás, a nossa Nação, já viveu em forma de um Estado que era dirigido por um Rei ou Rainha. Portanto, nós, portugueses, temos uma cultura riquíssima advinda de sermos um Povo antigo, com cerca de 900 anos de Nação Portuguesa, onde as fronteiras do território europeu, praticamente não sofreram alterações.

O discurso de tomada de posse de Passos Coelho era enorme para este tipo de cerimónias [14 minutos], foi lido em voz clara e firme, e usou estas pérolas: «Portugal não pode falhar. Eu sei que Portugal não falhará.» Ele acertou! Portugal não falhou. Ele, Primeiro-Ministro, sim.

Vou ter que pormenorizar umas quantas questões mais técnicas, especialmente dedicada aos estudantes mais avançados de astrologia que gostam de aprofundar estes assuntos.

Saturno tem estado na Casa 2 deste governo e lá permanecerá ainda mais algum tempo. O signo Escorpião está nas casas 2 e 3 deste mapa. Os primeiros 6º 44' estão na Casa 2 e o restantes graus na Casa 3, onde entrará no dia 6 Dezembro 2012.

Saturno continuará na Casa 3 até 15 Maio 2013, onde, devido ao seu movimento retrógrado anual, regressará à Casa 2, indo até ao grau 4 Rx, permanecendo na casa dos 'dinheiros e valores' onde terminará o seu movimento retrógrado a 7 Julho 2013, entrando novamente na Casa 3, no dia 29 Agosto 2013.

Sei que esta descrição foi fastidiosa, mas é importante percebermos que Saturno terá muitos meses pela frente para continuar a 'tratar' da crise.

Convém recordarmos que Saturno atravessando as casas 2 e 3, automaticamente também trabalha, aas casas opostas, a 8 e 9. Estamos, portanto, o eixo dos dinheiros e das crises ou eixo do despojamento (2 e 8), assim como o eixo das leis e consciência social (3 e 9).

Não se suponha que o facto de Saturno a seu tempo mudar-se para a Casa 3 deste governo que a situação de crise vai 'melhorar'. 

Vou recorrer novamente ao texto da astróloga Lúcia de Belo Horizonte, para definirmos a Casa 3, em Astrologia Mundial: «Os limites da cidade, os paises e cidades vizinhas; estradas, ruas, avenidas, canais, pontes; o transito, os transportes, ônibus, automóveis, trens, barcos, aviões, os viajantes, os fiscais de transito e trabalhadores rodoviários; o sistema de comunicação, telefones e sistema de telefonia, correios, transmissão e recepção de dados; redes de rádio e tv, as empresas de comunicação escrita e falada; jornais, as revistas, os livros, as notícias, os programas de rádio e tv; a literatura, a cultura do país e de seus habitantes, cultura popular, a instrução do povo; as escolas de nível médio, os cursos em geral, workshops, palestras, a aprendizagem, a capacidade de falar ou de comunicar com o mundo, internet, telefone e publicações, panfletos; o comércio interno, as lojas e armazéns, as trocas, os agentes e intermediários os escritórios e seus empregados; o idioma falado, a lingua natal, o porta voz.» [Ver blogue 'Astrologia na Era de Aquário'].

Como podemos perceber pela leitura, a Casa 3 tem muitos ingredientes, nomeadamente o 'comércio interno, as lojas e armazéns, as trocas», que bem se percebe fazerem parte do 'pacote' da crise. E na oposta à 3, temos a nona Casa, cujo simbolismo ainda é maior no que diz respeito à manutenção da actual crise.

Qualquer ideia que esta situação possa amenizar deve ser colocada num futuro muito afastado. O Sol do governo, o próprio primeiro-ministro não será tocado por Saturno em aspectos tensos, que poderiam propiciar a sua queda do governo. Isso não irá acontecer. Passos Coelho está de pedra e cal nos seus afazeres que tanto desgostam a nação. Nem imaginam o que me custa afirmar isto. Tive que sobrepor o meu eu-astrólogo em detrimento do meu eu-cidadão. Oxalá eu esteja enganado, enquanto astrólogo. Saturno faz um trígono ao Sol, tornando-o mais poderoso. Mesmo contestado por todos os lados. Mesmo em recepção mútua com Plutão, que lhe está a dar um enorme apoio.

Ainda por cima, com Júpiter a transitar na Casa 10, a das limitações de qualquer governo, quer dizer que o primeiro-ministro vai continuar com a protecção necessária para continuar com o seu trabalho.

Esperemos um aumentar do clamor social quando Saturno transitar pela Casa 3. Também se acentuarão as questões associadas às rádios e televisões. A contestação social já é, mas será ainda mais, um factor de confronto com os poderes tradicionais. 

Nem de propósito, a astróloga e trainer em programação neurolinguistica Vera Braz Mendes, acabou de publicar um excelente artigo no seu blogue «Create Your Life», [aqui] do qual retirei este excerto, por considerar ter cabimento neste artigo. «As nossas estruturas de poder, quer político, quer económico, quer social, fazem parte de um velho pressuposto, um velho barco cujo casco com rombos enormes, tenta ser salvo desesperadamente por alguns que tentam tapá-los … com pastilhas elásticas... e já nos doem os maxilares de tantas pastilhas mascarmos para taparmos o que precisa urgentemente ser desnudado. A necessidade de mudança, aliás, o apelo que cada um de nós sente pela transformação, mais ou menos consciente, é vivido por cada um e por todos das mais variadas formas. Esta quadratura [entre Úrano e Plutão] (o primeiro aspecto exacto foi na semana de 24 Junho 2012) representa a tensão e o embate de duas forças poderosas; Úrano em Carneiro - impulso renovador e revolucionário, a aceleração, a urgente necessidade de mudanças, a necessidade de integração de novos arquétipos. Plutão em Capricórnio - necessidade de regeneração da velha ordem de poder, das estruturas que não servem mais e que são incapazes de trazer evolução, quer sejam económicas, políticas ou sociais.»

Imagino que muitos leitores já desistiram de ler este artigo [e fizeram muito bem], mas tenho que continuar chamando a atenção para os artigos da Vera Braz Mendes e o meu próprio sobre esta quadratura: Vera Braz Mendes - António Rosa.

A minha opinião pessoal é que a quadratura Úrano-Plutão irá funcionar, mas mais tarde, numa das últimas passagens. Se houver em breve mudanças na liderança do governo, não será por intervenção desta 'recepção mútua' [Saturno e Plutão], mas sim por outros eventos astrológicos, a saber: a próxima oposição entre Marte em trânsito a fazer uma oposição ao Sol do governo [Novembro 2012]; outra possibilidade reside na conjunção entre Quíron em trânsito e a Lua do governo [já a ocorrer] e que tem provocado uma enorme vontade de o derrubar do cargo de primeiro-ministro.

De qualquer forma, Passos Coelho andará muito levezinho, com a cabeça no ar, pois Neptuno em trânsito já iniciou um trígono ao Sol do governo.

A crise de Portugal? Essa continuará muito acesa e com tendência a piorar, até porque Plutão em trânsito está a fazer uma quadratura ao Saturno do governo. Sempre que este contacto acontece, estamos a falar de questões económicas e financeiras.

Plutão está a fazer uma oposição cerrada a Mercúrio do governo [que trata da comunicação e mensagens]. É o que nós, residentes em Portugal assistimos: todos batem no primeiro-ministro, com boas ou más palavras, ninguém o quer. Ninguém, mesmo.

Alguém se lembra do que foram os últimos meses de José Sócrates no governo? Vou deixar aqui dois artigos que escrevi e que estão aqui, no «Cova do Urso», por ocasião da sua saída do governo: 1 - 2. Passos Coelho, Ferreira Leite e todos no PSD disseram de Sócrates o pior que poderiam criar. Conseguiram o seu objectivo. Arranjaram um pesado carma. A simpática da Teresa Guilherme ainda acredita que o carma só funciona de vidas para vidas. Pois não, o carma, no actual funcionamento planetário é imediato, na mesma vida. Foi o que aconteceu a Passos Coelho: arranjou carma para se coçar.

Mas a verdade seja dita: isto, para os políticos é indiferente, pois as suas almas foram espiritualmente hipotecadas, para poderem singrar no meio político.


BRASIL



BRICS

Antes de avançar com a análise astrológica dos 'trabalhos' da recepção mútua no Brasil, estou interessado em recordar os leitores esta sigla - BRICS. São as iniciais em inglês, de 5 países em franco desenvolvimento e que serão, no futuro, os manda-chuvas do planeta: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Tal como é mostrado na ilustração mais abaixo. Quem gosta destes assuntos deveria deter-se na questão Norte - Sul. São países gigantescos.

Basta olharmos para a ilustração para percebermos imediatamente que estamos a falar
de um 'porção mágica' do planeta Terra. Estes 5 países irão dominar o mundo dentro de 25 anos.
«Há fortes indícios de que os quatro países iniciais do BRIC têm procurado formar um "clube político" ou uma "aliança", e assim convertendo o seu crescente poder económico em uma maior influência geopolítica. Em 16 de Junho de 2009 [ainda com Lula], os líderes dos países do BRIC realizaram a sua primeira reunião, em Ecaterimburgo, e emitiram uma declaração apelando para o estabelecimento de uma ordem mundial multipolar. Desde então, os BRICs realizam cúpulas anuais e, em 2011, convidaram a África do Sul a se juntar ao grupo, formando o BRICS.» - Fonte: Wikipedia

O potencial económico destes países é de tal ordem que poderiam tornar-se as cinco economias dominantes do mundo até o ano 2030. Estes países mudaram os seus sistemas políticos e adoptaram o capitalismo global. Não é por acaso que, nos últimos e em anos próximos, eventos de magna amplitude como os Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo de Futebol se realizem nestes países. 



Fiz uma breve investigação dos acontecimentos mundiais ocorridos na última vez que Saturno esteve em Escorpião (1982 a 1985) e é muito interessante percebermos, em retrospectiva, a forma como este planeta associado a este signo funcionaram, numa altura de crescimento económico mundial e não de crise aberta como a que hoje se vive. Percebe-se, de alguma maneira, que os países que constituem o actual BRICS estiveram muito em foco com estes acontecimentos dignos de nota:

a) 1982 foi o Ano Internacional de Mobilização pelas Sanções à África do Sul, pela ONU, dando início às enormes mudanças de regime verificadas naquele país, que hoje é conhecido como um dos 5 grandes países emergentes no mundo.

b) Deu-se a maxi-desvalorização do cruzeiro no Brasil que provocou que milhares de desempregados promovessem uma onda de saques ao comércio da cidade de São Paulo. Foi um choque emocional em grande escala, que mexeu com o planeta. Pouco depois ocorreu o fim do regime militar brasileiro, com a eleição indirecta do primeiro presidente civil em 20 anos, seguindo-se as primeiras eleições directas para as prefeituras (Câmaras municipais) das capitais. O Brasil entrou em depressão económica profunda, mas os seus governantes souberam cumprir com o plano acordado com o FMI, fazendo daquele país, actualmente, um dos mais prósperos do planeta.

c) O Reino Unido e a República Popular da China assinaram o tratado inicial para a devolução do território de Hong Kong à China em 1997. Mais tarde, Portugal fez o mesmo com Macau. Era a criação de um país e dois regimes económicos: o comunista e o capitalista. O esclavagismo encoberto na China ainda não tinha desaparecido (nem sei se desapareceu). A China é um dos grandes detentores da dívida pública dos EUA. Ironias do nosso planeta.

d) O soviético Mikhail Gorbatchov foi eleito secretário-geral do PCUS (Partido Comunista da União Soviética). Foi o ponto de partida para o desmantelamento da União Soviética e o surgimento de inúmeros países. A Rússia, hoje em dia, faz parte do BRICS.

e) A primeira-minista Indira Gandhi foi assassinada, com tudo o que foi de terrível na época, mas os seus sucessores descobriram que ela deixara um Estado avançado e preparado para enfrentar as grandes potências mundiais. Hoje, é parte integrante do BRICS, por mérito próprio. O outsorsing dos EUA beneficiaram directamente a Índia, provocando desequilíbrios enormes na América, nomeadamente na área da informática.

Trinta anos depois e com Saturno a transitar novamente por Escorpião, veja-se os bons resultados [consequências] fruto de decisões politicas e económicas  muito fortes e hoje são países a caminho da sua própria grandeza.




Outras ocorrências significativas [no que a este artigo diz respeito] neste período em que Saturno transitou por Escorpião:

- Em Portugal, Mário Soares foi eleito para o cargo de primeiro-ministro e incrementou a permanência, por direito próprio, na União Europeia e posterior adesão ao «euro».

A película «Gandhi» arrebatou oito estatuetas no Oscar desse ano. Com todo o simbolismo pacifista que a película possui. A Índia de Gandhi, actualmente, faz parte do selecto clube BRICS.

Oscar Niemeyer concebeu o Sambódromo, com tudo o que isso acarretou de prestígio para o Rio de Janeiro e o Brasil. Maravilhoso.

- Aconteceu o Live Aid, que foi assistido por mais de um bilião de pessoas.

- José Saramago publicou o livro «Memorial do Convento», iniciando a sua caminhada até ao Prémio Nobel, anos mais tarde.

- Michael Jackson lançou o seu lendário álbum «Thriller», tornando-se no álbum mais vendido da história  da música.




Mapa da tomada de posse da presidência e governo da
Presidente do Brasil, Dilma Roussef
1 Janeiro 2011
Início da cerimónia: 14h30
Momento da tomada de posse: 15h08
Paláco do Planalto
Brasília
15ºS47'  47ºW55'






Só posso começar esta parte dedicada ao Brasil, citando a minha grande amiga Astrid Annabelle, mais conhecida por Ma Jivan Prabhuta, autora do meu blogue preferido «Navegante do Infinito». A propósito de um outro assunto, esta minha amiga deu-me esta pérola «Não há um Brasil, há muitos Brasis.» Ou não fosse ela uma brasileira culta, viajada, conhecedora do mundo e da sua terra. Nunca mais me esqueci deste ensinamento. E vai ser com essas cautelas que me atreverei a lançar algumas ideias do funcionamento desta 'recepção mútua' no governo brasileiro.

Curiosamente e a reforçar a existência de vários Brasis, fiquei muito curioso com uma notícia que informava que os correios de 18 estados [dos 26] estavam em grave. Não me lembro bem, ma eram mais de 200 mil pessoas. E a greve não era em todo o país. Era apenas em 18 dos 26 estados. Isto para a nossa cabecinha de portugueses, vivendo num país pequeno, pode ser uma coisa confusa.

O Brasil é um dos maiores paises do mundo [o 5º] com uma população de cerca 200 milhões de pessoas. Só a cidade de São Paulo tem mais habitantes que Portugal inteiro. As cidades de Rio de Janeiro, Salvador e Brasília juntas têm mais população que Portugal inteiro. A escala é surpreendente e apesar de conhecer alguma coisa, impõe muito respeito. É uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do planeta, resultado da forte imigração vinda de muitos países.

Mapa  do ingresso de Saturno em Escorpião em trânsito pelo
mapa do governo do Brasil.
Enquanto que no mapa da tomada de posse do governo português, podemos dizer que Saturno em Escorpião vem activar ainda mais o «eixo do despojamento» [2-8], no caso brasileiro, decididamente, vem afinar o «eixo da cura» [6-12].

Desde que Dilma Roussef tomou posse que Saturno em Libra/Balança tem estado na casa 6, mas com o ingresso em Escorpião o «eixo da cura» vem acentuar-se. No pouco tempo que leva de funcionamento, este governo tem enfrentado oposições internas com greves muito fortes e paradigmáticas. Recordo-me, por exemplo de um caso em que foram os próprios polícias a ocuparem ilegalmente um espaço público. Foi um 'mano-a-mano' terrível, mas o governo federal tem conseguido avançar em frente.

O que eu acho mesmo é que só é possível governar nesta época de contestações [enquanto Saturno transitar pelas Casas 6 e 7], em que todos querem melhorias a qe têm direito e, como é normal no ser humano, esquecem-se que o seu país vive uma fase de enorme crescimento, onde o grande, mas muito grande abanão já não será no tempo de governo de Dona Dilma Roussef, pois ocorrerá quando Plutão entrar Peixes, em 2043. Nem vale a pena pensar nisso pois faltam muitos anos e, entretanto, o Brasil transformar-se-á num dos grandes top 10 do mundo. 

Os esotéricos tecem muitas considerações sobre o futuro do Brasil, mas prefiro nem entrar por aí, pois pretendo que todos estejamos serenos e bem dispostos.

Não faço ideia como é que as plaformas sociais brasileiras estão organizadas. Aqui, em Portugal, em linhas gerais, temos os partidos, as grandes federações quer patronais, quer sindicais. Por não ter  acerteza de como funciona no Brasil, acredito que Dona Dilma irá enfrentar situações muito delicadas, mas saberá como contornar e vencer, para o bem do todo.

A Casa 6 trata dos seguintes sectores do país: «a situação da saúde pública, o ministério da saúde, doenças, epidemias, higiene, alimentação; os trabalhadores e empregados em geral, a força de trabalho do país ou cidade, o trabalho braçal, as condições de trabalho, os sindicatos, servidão e escravidão, as escolas técnicas e formação técnica, a manufatura e serviços públicos, todos os serviços e funcionários públicos: polícia, bombeiros, marinheiros, soldados, militares, aviadores.» Daqui.


Acima escrevi que este Saturno veio activar o «eixo da cura». Então, como é? Falo em «eixo da cura» e a seguir menciono todas essas contestações? É exactamente por isso. Amigos brasileiros não se zanguem comigo, mas o que posso depreender é que o povo brasileiro está em processo de reaprendizagem de vida. A viverem melhor. Com outros cuidados na saúde e ensino. Melhoria de condições de trabalho. Isto é curar um povo. Isto é dar auto-estima a um povo. Que já muito passou com ditaduras e com atrasos económicos que estão a ser sanados.

Com Plutão em Capricórnio a iniciar uma longa travessia pela casa 9 do mapa de tomada de posse de Dona Dilma Roussef, obviamente que os assuntos estrangeiros terão uma proeminência ainda maior. Se o Brasil já era conhecido em todo o mundo, por causa do seu futebol, carnaval, mulheres lindas e praias, a partir de agora será o sonho tornado realidade de milhões de pessoas em todo o mundo, que olharão para o Brasil como um sonho. Muito mal comparado, o Brasil é o sonho do século 21, tal como a Califórnia foi o sonho do século 20.

Um grande abraço aos meus amigos brasileiros.



Palavras finais

Finalmente, posso dizer o que me motivou a escrever um texto tão grande, para um artigo que me levou quase dois meses de intenso trabalho. Sinceramente, não foi o possível prazer de ser lido, apesar de estar muito grato a quem o tenha feito. Também não foi o hipotético prazer de ter ensinado, como se fosse uma aula. No blogue, tenho uma boa mão cheia de artigos extensos, que são muito procurados, milhares de vezes procurados [sei disso pelo 'Google Analytics']. Não foi nada disso.

Quando iniciei a preparação deste artigo, tinha perfeita consciência que eu próprio estava a encerrar uma época na minha própria vida enquanto astrólogo. O artigo foi feito para se espalhar pelo universo, como forma de agradecimento do muito que vivi enquanto astrólogo. Como doação do muito que recebi com o «Cova do Urso» e com o site «Escola de Astrologia Nova Lis».

Grato à vida. Grato a Deus. Grato a todos os leitores e amigos. Grato a mim mesmo. Muito obrigado.




.

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Receba os artigos por email

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates