Os leitores podem conhecer os sites e blogues citados na entrevista,
clicando nos seus nomes, que estão a encarnado.
Quando conheci o Palavras de Osho fiquei muito surpreendido, pois conhecia a divulgação de Osho na blogoesfera internacional, mas não em língua portuguesa. Hoje há vários blogues que tratam das palavras deste poeta-pensador. O ar clean, do blogue, muito bem tratado e cuidado, com posts curtos, bem ilustrados, tudo muito bem editado, com extremo bom gosto e uma qualidade de conteúdo de extrema sensibilidade, fizeram que me fixasse neste blogue. E passasse a ser seu leitor diário.
Em meu entender, o Palavras de Osho é um modelo a seguir. The best. É um metablog, com uma audiência enorme, muito bem sucedido, porque o seu conteúdo é muito bom e o seu editor, Murilo Hildbrand de Abreu, um óptimo bloguista, para além de ser um notável poeta e escritor, como pode ser comprovado com no seu blogue pessoal Os Nascimentos das Palavras. Só recentemente é que descobri este blogue, por pura preguiça minha, por não ter ido mesmo ao fundo do Palavras de Osho. Está lá tudo. Desde esse dia, quando visito um blogue pela primeira vez, percorro-o todo, vendo tudo com muita atenção e dedicação.
Como não há acasos, é curioso notarmos que a entrevista é publicada a 13 de Maio, uma data preciosa para Portugal, por causa das aparições marianas em Fátima. Também preciosa para o Brasil, pois corresponde à data em que a escravatura foi abolida. Certamente, dois temas muito gratos a Osho.
Murilo, este jovem de 31 anos, encanta-nos com o seu domínio da palavra, a beleza, a elegância e a poesia que emanam dos seus textos. Ele diz que exerce jornalismo. Creio que essa é a forma social que ele escolheu viver nesta reencarnação. Na verdade, acredito que o Murilo é um Mago de Luz, que nos aquece o coração com as suas palavras, que nos invade a alma com os seus textos, as suas escolhas, citando Osho e, sobretudo, pensando alto, para a frente e para cima. Deixo-vos este pequeno texto-poema para confirmarem o que digo:
(enquanto escrevo, erupções de luz brotam na negra geografia da noite (é céu de estrelas, é um trajeto a nós mesmos
Conheça um pouco mais sobre o Murilo, lendo a entrevista que ele
concedeu à Vanessa, do «Fio de Ariadne».
concedeu à Vanessa, do «Fio de Ariadne».
Porque decidiu criar o seu blogue? Pode contar a sua história? Tem objectivos? A que nichos se destina? Qual o seu prazer e alegria em blogar? Quer desenvolver estes tópicos?
Eu conheci as meditações de Osho lá pelo final de 2004. Desde então, pratiquei várias técnicas e li vários livros dele. Em 2008, descobri que no site Osho.com havia uma página intitulada "Não-Pensamento do Dia". Passei a ler aqueles textos e achei muito interessante a idéia de ter um local onde eu pudesse ter todos os dias pequenos "aperitivos" de meditação. Até porque sempre considerei os textos de Osho poesias. E os "Não-Pensamentos do Dia" me soaram como haicais.
No entanto, apesar de ser muito interessante, essa opção do Osho.com fica muito escondida lá nesse site. É preciso acessar o site, depois o link Revista, depois, num cantinho lá em cima, o "Não-Pensamento do Dia". Então, percebendo que o potencial dessa idéia era muito boa mas merecia uma melhor divulgação, no final de 2008 resolvi criar um blog para reunir esses "Não-Pensamentos".
Depois que comecei a blogar, acabei conhecendo vários sites e blogs que dão dicas de como divulgar blogs. Aí vi que uma das dicas mais recorrentes era a de sempre dar preferência à postagem de textos inéditos. Como eu tinha diversos livros de Osho, percebi que o blog ficaria bem mais interessante se eu não apenas reproduzisse os textos do Osho.com, mas também colocasse textos dele que só tinham sido publicados em meio impresso. Foi o grande diferencial: a novidade. Outros blogs passaram a citar o Palavras de Osho e hoje o blog tem o privilégio de contar com leitores altamente interessados e participativos.
Assim, o blog vem atingindo seu objetivo, que é o de divulgar as dicas de Osho para um público o mais eclético possível. E é justamente isso que dá prazer em editar o Palavras de Osho: mostrar ao maior número de pessoas possível que Osho não está ligado a um nicho específico, que as palavras dele foram válidas enquanto ele estava vivo e que continuarão válidas sempre, porque ele não é um pregador religioso, alguém que tenta colocar amarras nos outros. Ele é um poeta, alguém que ri dessas amarras e nos faz também rir delas, rir tanto e tanto e tanto que tais amarras rompem-se sem nenhum esforço.
Adoro divulgar palavras de alguém que não nos fica impondo nada, nos culpando de nada, alguém que apenas diz que o melhor da vida é ela própria, o amor e o riso.
Eu conheci as meditações de Osho lá pelo final de 2004. Desde então, pratiquei várias técnicas e li vários livros dele. Em 2008, descobri que no site Osho.com havia uma página intitulada "Não-Pensamento do Dia". Passei a ler aqueles textos e achei muito interessante a idéia de ter um local onde eu pudesse ter todos os dias pequenos "aperitivos" de meditação. Até porque sempre considerei os textos de Osho poesias. E os "Não-Pensamentos do Dia" me soaram como haicais.
No entanto, apesar de ser muito interessante, essa opção do Osho.com fica muito escondida lá nesse site. É preciso acessar o site, depois o link Revista, depois, num cantinho lá em cima, o "Não-Pensamento do Dia". Então, percebendo que o potencial dessa idéia era muito boa mas merecia uma melhor divulgação, no final de 2008 resolvi criar um blog para reunir esses "Não-Pensamentos".
Depois que comecei a blogar, acabei conhecendo vários sites e blogs que dão dicas de como divulgar blogs. Aí vi que uma das dicas mais recorrentes era a de sempre dar preferência à postagem de textos inéditos. Como eu tinha diversos livros de Osho, percebi que o blog ficaria bem mais interessante se eu não apenas reproduzisse os textos do Osho.com, mas também colocasse textos dele que só tinham sido publicados em meio impresso. Foi o grande diferencial: a novidade. Outros blogs passaram a citar o Palavras de Osho e hoje o blog tem o privilégio de contar com leitores altamente interessados e participativos.
Assim, o blog vem atingindo seu objetivo, que é o de divulgar as dicas de Osho para um público o mais eclético possível. E é justamente isso que dá prazer em editar o Palavras de Osho: mostrar ao maior número de pessoas possível que Osho não está ligado a um nicho específico, que as palavras dele foram válidas enquanto ele estava vivo e que continuarão válidas sempre, porque ele não é um pregador religioso, alguém que tenta colocar amarras nos outros. Ele é um poeta, alguém que ri dessas amarras e nos faz também rir delas, rir tanto e tanto e tanto que tais amarras rompem-se sem nenhum esforço.
Adoro divulgar palavras de alguém que não nos fica impondo nada, nos culpando de nada, alguém que apenas diz que o melhor da vida é ela própria, o amor e o riso.

O seu blogue é temático e muito bem resolvido a esse nível. Usa-o para dar a conhecer o trabalho quotidiano que desenvolve ou é apenas o uma forma de se expressar na blogoesfera? Porque escolheu o tema geral que habitualmente desenvolve?
Primeiramente, muito obrigado pelo "muito bem resolvido a esse nível". Considero o Cova do Urso um exemplo de blog com um objetivo claro, bem resolvido, cuidadosamente planejado e executado (aliás, o template do Cova do Urso é um dos mais elegantes que eu já vi). Justamente para deixar o Palavras de Osho também o mais organizado possível, para que nesse blog não exista nenhuma opinião pessoal nas postagens, para que sejam apresentadas apenas e exclusivamente as dicas e opiniões de Osho, decidi que era melhor abrir outro blog para me expressar, para divulgar as minhas palavras, a minha poesia. Assim, nasceu no início deste ano o blog Os Nascimentos das Palavras.
[Murilo, você deixou-me sem jeito. De entrevistador e apreciador do seu trabalho, passei a citado. Obrigado. :)]
Sobre ter um blog para divulgar meu trabalho quotidiano, é muito interessante você ter perguntado isso. Sou jornalista e, apesar de não ter um blog para colocar artigos, reportagens e entrevistas, esta semana eu estava justamente conversando com outros colegas jornalistas sobre como o blog é uma ferramenta muito poderosa para a divulgação de reportagens que não têm espaço na chamada grande imprensa (eu prefiro chamar de imprensa grande). Reportagens mais longas, investigativas, e sobretudo reportagens que experimentem novas formas de linguagem, linguagens do campo do jornalismo literário (e aqui aproveito para dar uma dica de um site extremamente interessante: Texto Vivo). Um dia eu ainda vou criar um blog com reportagens nessa linha.
Que fez (ou faz) para dar a conhecer o seu blogue e tentar atingir o sucesso com ele?
Deixar comentários em outros blogs e acompanhar outros blogs pela opção Seguidores (clicar) são ótimas alternativas. Também passei a colocar uma frase de cada postagem no Twitter, o que vem atraindo vários leitores.
Os comentários dos seus leitores são importantes para si? Interage com eles? Responde aos comentários no seu blogue? Este tipo de comunicação tem importância?
Claro! Considero os comentários verdadeiros guias, verdadeiros indicadores de quais são os temas mais procurados pelos leitores. Há semanas em que os textos são escolhidos quase que totalmente a partir dos comentários: alguém gostaria de saber como Osho vê o ciúme, então escolho um texto dele sobre isso para a postagem do dia seguinte. Esse texto gera comentários sobre o amor, então a nova postagem enfocará esse tema, e assim sucessivamente. É um grande "diálogo" com os leitores, mas sempre postando o que Osho disse e não minhas opiniões pessoais. Por isso me considero apenas um "editor" nesse blog, alguém que seleciona mas não produz o conteúdo. O conteúdo é de Osho (aliás, uma curiosidade: os textos dos livros de Osho são transcrições das palestras que ele deu, não foram escritos de próprio punho pelo Osho, são reproduções de suas falas perante grupos de ouvintes).
Conte-nos um pouco sobre o seu avatar e o nome que escolheu para se apresentar, no caso de ser um nickname.
Que fez (ou faz) para dar a conhecer o seu blogue e tentar atingir o sucesso com ele?
Deixar comentários em outros blogs e acompanhar outros blogs pela opção Seguidores (clicar) são ótimas alternativas. Também passei a colocar uma frase de cada postagem no Twitter, o que vem atraindo vários leitores.
Os comentários dos seus leitores são importantes para si? Interage com eles? Responde aos comentários no seu blogue? Este tipo de comunicação tem importância?
Claro! Considero os comentários verdadeiros guias, verdadeiros indicadores de quais são os temas mais procurados pelos leitores. Há semanas em que os textos são escolhidos quase que totalmente a partir dos comentários: alguém gostaria de saber como Osho vê o ciúme, então escolho um texto dele sobre isso para a postagem do dia seguinte. Esse texto gera comentários sobre o amor, então a nova postagem enfocará esse tema, e assim sucessivamente. É um grande "diálogo" com os leitores, mas sempre postando o que Osho disse e não minhas opiniões pessoais. Por isso me considero apenas um "editor" nesse blog, alguém que seleciona mas não produz o conteúdo. O conteúdo é de Osho (aliás, uma curiosidade: os textos dos livros de Osho são transcrições das palestras que ele deu, não foram escritos de próprio punho pelo Osho, são reproduções de suas falas perante grupos de ouvintes).
Conte-nos um pouco sobre o seu avatar e o nome que escolheu para se apresentar, no caso de ser um nickname.
Ao fazer comentários em outros blogs, prefiro usar o avatar do Osho e o nickname Palvras de Osho porque isso acaba servindo como uma propaganda para o Palavras de Osho. Mas no rodapé do blog apresento-me como editor do blog com meu nome real (Murilo Hildebrand de Abreu), com um link para meu blog pessoal, para ficar claro que eu não falo pelo Osho. Eu apenas divulgo os textos dele. Meu espaço de criação é Os Nascimentos das Palavras.

É necessário um blogue ter um nicho definido ou é possível atingir o sucesso sem pertencer a um nicho?

É necessário um blogue ter um nicho definido ou é possível atingir o sucesso sem pertencer a um nicho?
Se o blogueiro for bom, com um conteúdo criativo e inteligente, ele consegue fazer sucesso de qualquer forma, tendo um nicho específico ou não.
Quais o(s) blogue(s) que aprecia e considera um sucesso hoje em dia (independentemente do nicho) e qual foi a lição que aprendeu com ele(s)?
Um blog que eu gosto muito e que tá fazendo um enorme sucesso, principalmente no Twitter, é o SAC Divino - Serviço de Atendimento ao Consumidor do Criador, que talvez tenha um grande público por causa de seu impagável senso de humor. E mais uma vez a palavra-chave para o sucesso é interação. Sem isso um blog não sobrevive.
É possível fazer amizades na blogoesfera?
Sim, claro! A blogosfera oferece essa oportunidade preciosa que é a de formar grupos de pessoas interessadas em um mesmo tema. Acredito que a leitura de poesia e o debate acerca desse tema, por exemplo, nunca foram tão intensos quanto agora, quando temos essa grande ferramenta de comunicação nas mãos que é a internet. Quantos belíssimos poemas não deixamos de ler porque seus autores, em épocas passadas, não tinham tal recurso em mãos? Quantos desses tesouros ficaram sendo corroídos pelo tempo em uma gaveta qualquer?























