Mostrar mensagens com a etiqueta Políticos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Políticos. Mostrar todas as mensagens

Angela Merkel uma clara candidata a vencer as eleições federais da Alemanha do dia 22 Setembro 2013

22 de setembro de 2013 · 4 comentários



Angela Merkel uma clara candidata a vencer as eleições federais da Alemanha do dia 22 Setembro 2013

Para qualquer astrólogo é das análises mais difíceis de se fazer, pois tem muitos intervenientes e, sobretudo o país, devido à sua história possui vários mapas. É um enorme emaranhado de situações e reconheço que não me interessei muito pelo tema e escrevo estes apontamentos, apenas para memória futura no meu blogue «Cova do Urso». Os estudantes avançados de astrologia poderão praticar com dados aqui deixados.

«Já nada se faz na Europa sem o consentimento da Alemanha, a primeira economia europeia e o país que recolhe a confiança dos mercados financeiros. Se dantes a Europa se construía em Bruxelas, com negociações permanentes e cedências de parte a parte, agora Berlim impõe o seu diktat. O Bundestag renovado nas eleições terá uma palavra determinante quando se tratar de decidir sobre novos caminhos para resolver a crise que se abate sobre o sul da Europa.» Jornal ionline

Pela quantidade de mapas existentes percebe-se que quase nada haja escrito em termos astrológicos sobre as eleições federais alemãs. É muito intrincado, demora e acaba por ser um bocado tonto, quando todos os cenários e sondagens apontam para uma grande vantagem de Angela Merkel.

«O problema para Angela Merkel nunca foi ganhar as eleições. A chanceler é a figura política mais popular da Alemanha – o seu diminutivo é Mutti (mamã) – e, segundo 58% dos alemães, a favorita para continuar a liderar o país. No entanto, na Alemanha, ser o favorito não basta. Para governar é preciso ter maioria absoluta, algo que o seu partido (CDU) não vai conseguir sozinho. Para a ajudar nesta tarefa, a chanceler contava com o seu actual parceiro de coligação, o FDP. Mas os liberais derraparam nas sondagens e é possível que não atinjam o limite de 5% para serem eleitos para o Bundestag. De modo a proteger-se contra a divisão de votos à direita, Merkel tem apelado ao voto útil na CDU.» Jornal ionline

Um pouco de Astrologia: Angela Merkel tem guiado a Alemanha através das águas agitadas dos últimos 5 anos sem bater nas rochas e como recompensa ela permanecerá o capitão do navio para o futuro previsível. Por quê? A astrologia diz-nos isso. Dê uma olhada no mapa natal de Angela Merkel contra a do mapa tradicional da Alemanha de 1871 e poderá ver o seu Sol na 10 ª casa alemã. a  do governo e as pessoas responsáveis ​​como está sentado Júpiter em conjunção com o Meio do Céu ao lado de Mercúrio. Quanto à autoridade, de Angela Merkel, Saturno opõe-se à Lua alemã [a população] para se perceber que ela comanda com uma posição respeitosa sobre eles, este é o sinal de um líder e aquele que administra em nome deles. Grande Saturno e Lua. Deixo o resto para vocês. Isto foi um pequeno niquinho do meu convencimento em como Angela Merker vencerá estas eleições.

Isso será bom para os portugueses? Não sei responder.

Para quem quiser se entreter com o tema deixo aqui vários mapas:


MAPAS DA ALEMANHA:

- Alemanha Eleições Federais: 22-9-2013 - 00h00 - Berlin, Germany

- Mapa da República Federal Alemã - 23-5-1949 - 12h00 - Berlin, Germany

- Antigo mapa imperial da Alemanha - 1-1-1871 - 00h00 - Berlin, Germany

- Mapa da Alemanha Unificada - 1-10-1990 - 12h00 - Bonn, Germany

- West Gernmany - 5-5-1955 - 12h00 - Bonn, Germany


OS CANDIDATOS A 'CHANCELER' (Primiero Ministro):

- Angela Merkel
CDU - Christian Democratic Union - 17 Julho 1954 - 17h45 - Hamburg, Germany

- Peer Steinbrück
SPD - Social Democratic Party - 10 January 1947 - Hamburg, West Germany

- Rainer Brüderle
FDP - 22 June 1945 - Berlin, Germany

- Katja Kipping
Left Party - 18 January 1978 - Dresden, East Germany

- Bernd Riexinger
Left Party - 30 October 1955 - Leonberg, Germany

- Katrin Göring-Eckardt
Green Party - 3 May 1966 - Friedrichroda, Germany

- Jürgen Trittin
Green Party - 25 July 1954 - Bremen, Germany


.

Política internacional: Brasil vs E.U.A.

18 de setembro de 2013 · 2 comentários


«Astrologando» na política internacional: Brasil vs E.U.A. - D. Dilma Roussef, presidenta do Brasil, cancelou a visita oficial a Washington, USA, em Outubro próximo, devido a ter sido alvo de espionagem pelos Estados Unidos da América. É assim que se faz, em política. Mesmo se nos embevecemos com Mr. Barack Obama, presidente americano. 

D. Dilma Roussef não gosta da palavra 'presidente', mas sim 'presidenta' e como eu acho-a uma senhora simpática, faço-lhe a vontade, apesar de ser um erro ortográfico.

Vejamos em termos astrológicos, se esta decisão política e diplomática está de acordo com o mapa de D. Dilma Roussef: 14 Dezembro 1947 - 2h00 - Belo Horizonte, Brasil.

Condiz e tanto! Os trânsitos da srª Roussef são fascinantes:

Júpiter em Câncer transita-lhe pela Casa 9 [IX], a área do mapa que trata do estrangeiro. Portanto, qualquer deslocação que ela faça nos próximos meses serão um sucesso pessoal e político, fazendo sobressair o grande país que se chama Brasil.

No entanto, a presidenta do Brasil e o seu staff, decidiram não ir em viagem de estado a Washington, por ter sido objecto da espionagem americana. Atrevidos, eles, hein! Mas assim é que é. Há dois aspectos muito significativos nos seus trânsitos.

O primeiro deles acontece na sua Casa 10 [X], a área reservada à carreira profissional e ao reconhecimento dos outros, tem Marte, o Senhor da Guerra, a transitar e a NÃO FAZER aspectos nenhuns aos planetas pessoais [de Sol a Marte] da presidenta. A isto chama-se estar 'peregrino' e, portanto, a dominar actualmente o mapa de vida de D. Dilma. E a fazer 'guerra' ao Tio Sam. Esta senhora tem-nos bem postos.

O segundo aspecto é o trânsito de Saturno, Vénus e Eixo Nodal pela sua Casa 1. A pôr ordem em toda a sua vida. Desde a profissional à pessoal. Por estranho que possa parecer este trânsito está a fazer com que D. Dilma liberte imenso carma retido ao longo da vida, até porque a sua condição de política a isso obriga. Mas está a libertá-lo da melhor forma [Vénus] utilizando com encanto aquilo que lhe é possível. Acredito que esta senhora, neste momento, está em paz com a sua alma. 


.


Um 'case study' a iniciar-se [Março 2013]: a quadratura de Neptuno t a Saturno n no mapa natal de José Sócrates

15 de abril de 2013 · 17 comentários


Informação prévia


Este post é o exercício prático do post anterior, intitulado [clicar no título]:

Nunca fiz um post desta natureza: em que apresento todo o género de gráficos para que os estudantes avançados de astrologia (e os próprios astrólogos) possam participar activamente analisando um trânsito de uma personalidade com a própria vida real do mesmo.

Também sei que o mais certo é as partes mais interessadas não ligarem nenhuma a este propósito, pois os dias de hoje são para saltitar e seguir em frente. Ficarei com a consciência tranquila, se não houver contribuições.

José Sócrates tem Saturno natal em Sagitário 8º13', na casa 7 e Neptuno transita por Peixes no grau 4, Casa 11, e fará 3 quadraturas exactas em Março e Setembro de  2015 e Janeiro 2016., no mapa deste cidadão. Pelo meio sofrerá a influência do 2º retorno de Saturno.

Este post possui uma enorme quantidade de gráficos, destinados a que os estudantes avançados de astrologia e mesmos os astrólogos consigam pôr de lado a sua compulsão contra o político e  aproveitem a oportunidade para estudarem no dia-a-dia o trânsito do ser humano. Tão cedo não haverá outra experiência real e tão próxima como esta.

 Se os estudantes avançados de astrologia e os astrólogos já em exercício não conseguirem ultrapassar essa questão pessoal contra o político, e ficarem tolhidos com o exercício astrológico, recomendo o seguinte:

1) Que não liguem ao exercício, que passem em frente e que se abstenham de comentários; obviamente terão que se auto-analisarem na sua real vocação enquanto astrólogos, ao ponto de não se se predisporem a analisar esta quadratura em directo na vida do cidadão.

2) Que enfrentem os seus demónios pessoais, os seus bem-quereres ou os mal-quereres e consigam provar a vocês próprios que estão preparados para praticarem astrologia.

3) Não há mal nenhum em uma pessoa desistir da astrologia, depois de descobrir que não está talhada para enfrentar as zonas sombrias do seu Ser. Sei que são palavras fortes, mas é o que penso.

4) Também pode fazer de conta que não viu o post, e seguir feliz e contente consigo mesmo. Quando hoje em dia, muita gente presume de gostar e estudar astrologia, aqui ficará uma prova àquilo que realmente sentem como vocação.

Poderia dar inúmeros exemplos de mapas de pessoas odiadas pela humanidade e que são enfrentados com coragem em nome da vocação astrológica.

Que se estude em directo e com imenso tempo pela frente para praticarem convenientemente este estudo.

Todos os comentários astrológicos deixados passarão para o post principal.

Passem bem. Muito agradecido.



Assuntos de Neptuno

Saiba o significado de Neptuno em Peixes, AQUI
Neptuno em Peixes com ilustração histórica, AQUI.
Eventos mundiais com Neptuno em Peixes, AQUI.
Neptuno e Saturno, os medos parecem evaporar-se, AQUI
Neptuno na vida de um ser humano, AQUI
Coisas de Neptuno, AQUI
Neptuno mediúnico e espiritual, AQUI
Neptuno, o criador do transtorno dos planos materiais, AQUI


Mapa natal de José Sócrates

Links dos posts publicados no Cova do Urso
onde José Sócrates está presente

- Energias astrológicas para as Legislativas 2009 - 
a necessidade de se seguir o caminho do meio, da política, AQUI
- Portugal - Eleições Legislativas a 5 Junho - Mapas dos candidatos a 1º Ministro, AQUI
- O FMI em Portugal: em 1983 e em 2011, AQUI
- José Sócrates, o mapa de Portugal e os trânsitos da sua demissão
do cargo de 1º ministro de Portugal, AQUI
- José Sócrates abandona a liderança do PS - um excelente exemplo
do que é o «livre-arbítrio», AQUI
- O ex-Primeiro Ministro, José Sócrates, com um programa de
 televisão semanal na RTP, a partir de Abril, AQUI
- José Sócrates, 52º aniversário, AQUI



Alguns links a acompanhar os temas Neptuno
e retorno de Saturno:

- Para ler sobre a quadratura de Neptuno t a Saturno n - AQUI.
- Exemplos dos trabalhos conjuntos de Saturno e Neptuno - AQUI.
- Hoje apetece-me falar de um Neptuno diferente - AQUI.
- António, gostas de ti o suficiente para não desistires dos teus sonhos? - AQUI.
- Casamento real de William e Kate - um fantástico 1º retorno de Saturno - AQUI
- Heath Ledger não resistiu ao 1º retorno de Saturno - AQUI.
- Francis Obikwelu no seu 1º retorno de Saturno - AQUI.
- Quando Saturno em trânsito contacta o sr. Cronos - AQUI.
- Saturno também ama - AQUI.
- Oscar Pistorius - Blade Runner - acusado de ter assassinado a namorada - AQUI.
- Fernando Nobre, uma súbita e desmedida necessidade de grandeza pessoal - 2º retorno - AQUI.
- Olhar para trás, para poder seguir em frente - AQUI.
- Ramos Horta a resistir valentemente no seu 2º retorno de Saturno - AQUI.
- Pronto, estou assim - 2º retorno de Saturno - AQUI.


GRÁFICOS E MAPAS
(Clique nos gráficos e mapas para os aumentar e poder ver bem)

Gráfico das ocorrências políticas principais (eleições),
enquanto durar o trânsito em análise.
Os dias assinalados nos meses são as datas exactas em que se darão
as 3 quadraturas Neptuno t e Saturno n,
além do 2º retorno de Saturno


Gráfico de cores do próprio trânsito Neptuno t a Saturno n
no mapa de José Sócrates. Todas as cores estão legendadas,
para compreensão do leitor.



Neptuno transita pela Casa XI de José Sócrates
Textos diversos

Saiba o significado de Neptuno em Peixes, AQUI

Optei por transcrever o texto de Patrícia Morimando, do livro «Netuno - O Significado Astropsicológico dos Trânsitos de Netuno», da Editora Pensamento, tradução da edição americana de 1979, com o título de «Neptune Effect».

«Se esta é a casa dos objectivos e das ambições, você se indagará qual o seu significado. Para onde me devo voltar? Será que realmente é isso o que desejo? Para onde me estão conduzindo os meus amigos? Haverá decepções e desilusões em relação ao auxílio que está recebendo deles, ou então serão verdadeiramente inspiradores. Poderá se perguntar quem são seus amigos, ou se realmente tem algum. Há muita confusão quanto ao que é um amigo ou uma amizade. Mas se tiver sorte, os amigos lhe trarão inspiração ou um lado menos materialista, ou o conduzirão nesta direcção. Também tentarão conduzi-lo a uma responsabilidade. Poderão ser uma influência esgotante porque está mais aberto a eles; suas necessidades o esvaziarão, se você permitir. Você sente os humores e as emoções deles, e algumas vezes tem dificuldade em saber quais são os seus e quais os que não são. Há uma tendência a a responder demasiadamente às necessidades deles e, por isso, você é sugado. O prejudicado e o necessitado procurarão por você. Deverá se proteger, canalizando suas simpatias e distribuindo-as melhor. Se não o fizer, não terá um tempo só para você. Um pouco de egoísmo é benéfico durante este trânsito. Você poderá sacrificar-se por alguma amizade. E não vale a pena.»

Outro texto sobre o mesmo trânsito


Neptuno quando transita na Décima Primeira Casa indica amizades incomuns, idealistas, e associações de grupo. Se Neptuno estiver bem aspectado, a generosidade se estenderá aos amigos; essas pessoas também oferecerão orientação espiritual e ajudarão na realização de metas, porque mereceram essa ajuda no passado. Haverá uma forte ligação espiritual com amigos e associados. As pessoas com este trânsito são sensíveis às necessidades da humanidade e juntam-se a grupos com objectivos humanitários ou espirituais; com frequência, também se sentem atraídos por organizações místicas ou secretas. Se Neptuno estiver sob tensão na Décima Primeira Casa, pode indicar irresponsabilidade e enganos nas amizades. É o caso desta quadratura com Saturno natal. Os amigos com frequência se tornam inimigos secretos. Más associações levam à destruição, geralmente por intermédio do álcool ou abuso de drogas. Essas pessoas deveriam aprender a escolher os amigos. Um Neptuno sob tensão aqui também pode indicar um idealismo pouco prático, mal orientado; podem se manifestar tendências boémias.

Trânsito de Neptuno pela Casa XI
por Magda Moita

«•    Durante este trânsito, sentimo-nos impelidos por nos envolvermos em actividade grupais que estejam direccionadas para elevar emocionalmente e espiritualmente a vida de todos.
•    Este planeta, em trânsito por esta casa, procura despertar-nos o interesse por participar em movimentos que ajudem as pessoas a viver de forma mais fluída e leve.
•    Neptuno procura dissolver as barreiras que nos impedem de partilhar com os outros as experiências que tenham sido úteis, e se revelem facilitadoras da nossa experiência terrena. 
•    Durante este trânsito, construímos um sentimento de espírito humanitário.
•    Sentimo-nos impelidos a levar para o grupo a nossa sabedoria individual e colocá-la à disposição.
•    Durante este trânsito, sentimo-nos altamente seduzidos por nos associarmos a grupos ou instituições que partilhem o mesmo ideal.
•    Em trânsito pela casa 11, Neptuno trata de convencer-nos de que não há, verdadeiramente, pessoas estranhas.
•    É possível que reapareçam companheiros de vidas passadas. 
•    Ilusões quanto às associações que fazemos estão, também, na ordem deste trânsito.
•    Também é intenção deste planeta, em trânsito por esta casa, levar-nos a aceitar as diferenças dos outros, aceitando-os como são.
•    Também corremos o risco de nos apaixonarmos, de forma doentia, por um determinado ideal de grupo, caindo num platonismo exacerbado pelo seu representante.
•    Durante este período, nenhuma pessoa pode, ou deve tornar-se o nosso mundo.
•    Corremos algum risco de nos tornarmos fanáticos.
•    Durante este trânsito, sentimo-nos mais atraídos pelas novas tecnologias e por ciências ainda não exploradas como, por exemplo, ovnilogia.
•    Devemos, com maturidade, apaziguar o nosso Úrano-Saturno, regentes desta Casa, e não embarcar em alguma crença global a respeito do nascimento de um novo mundo.
•    Os individualismos de Úrano devem ser apaziguados para que não acabe conectado com esferas mais nebulosas de Neptuno.

Limpeza cármica:
•    O choque dos poderosos Agitadores do Ego provoca, durante este período, uma estranha revolução nos nossos mundos interiores e, como resultado, tremendas alterações de consciência.»





José Sócrates tem
Saturno natal em Sagitário

Carma:
Medo da sabedoria, da fé, da crença,
da consciência divina, da aceitação da vida.

A regência de Júpiter determina a jovial tendência para o paternalismo bondoso é reforçada pelo paternalismo rigoroso de Saturno
- o ascetismo de Saturno limita o pachorrento “deixa passar” de Júpiter.
- neste signo a pessoa torna-se franca, sem temores.
- Sagitário torna Saturno menos conservador, fazendo que a disposição seja mais alegre e independente.
- os sucessos são conseguidos com muito esforço.
- os antagonismos, as críticas ou as censuras magoam profundamente a pessoa.
- indica pessoas sérias na sua busca da filosofia, religião e educação superior.
- desenvolvem códigos morais rígidos ou uma devoção inabalável a sistemas religiosos e filosóficos.
- defenderão preceitos morais.
- comportam-se de acordo com princípios de justiça.
- procuram a verdade e valores construtivos em sua atitude pessoal.
- intelectualismo, disciplina, meticulosidade e profundidade de concentração.
- tudo o que eles aprendem é totalmente absorvido e pode ser colocado em prática.
- quando atingem honra ou distinção, sentem que a obtiveram pelo esforço perseverante.
- o desejo de poder e liderança manifesta-se na vontade de ser considerado uma autoridade em algum aspecto da educação superior, da religião, do direito ou da filosofia.
- há uma profunda necessidade de realização intelectual, filosófica ou espiritual que traga distinção.
- temem a desaprovação e a censura e ficam indignados quando outros pensam ou falam deles injustamente.
- a sua reputação pessoal é de extrema importância para eles.
- sob tensão, estas pessoas provavelmente são presunçosas ao tentarem impor o seu sistema filosófico ou religioso aos outros.
- para esta pessoa é muitíssimo aconselhável a prática de exercícios físicos, a fim de evitar a possível aparição de artrose nas nádegas, ciática ou problemas no nervo ciático.

Características negativas: Teimosia, apego cego às próprias ideias, insatisfação espiritual, dureza moralista.

Saturno no signo de Sagitário indica pessoas sérias em sua busca da filosofia, religião e educação superior. Elas geralmente desenvolvem códigos morais rígidos ou uma devoção inabalável a sistemas religiosos e filosóficos. Defenderão preceitos morais e se comportarão de acordo com princípios de justiça; procuram a verdade e valores construtivos em sua atitude pessoal.

Saturno dá ao sagitariano intelectualismo, disciplina, meticulosidade e profundidade de concentração. Tudo o que eles aprendem é totalmente absorvido e pode ser colocado em prática. Quando atingem honra ou distinção, sentem que a obtiveram pelo esforço perseverante.

0 desejo de poder e liderança manifesta-se na vontade de ser considerado uma autoridade em algum aspecto da educação superior, da religião, do direito ou da filosofia. Há uma profunda necessidade de realização intelectual, filosófica ou espiritual que traga distinção.

Esta posição oferece um intenso orgulho intelectual; os nativos temem a desaprovação e a censura e ficam indignados quando outros pensam ou falam deles injustamente. A sua reputação pessoal é de extrema importância para eles.

Se Saturno estiver sob tensão, estas pessoas provavelmente são presunçosas ao tentarem impor o seu sistema filosófico ou religioso aos outros. Se levada a extremos, esta prática resulta em presunção intelectual e espiritual.



José Sócrates tem
Saturno natal na Sétima Casa

Carma: Medo de partilhar, de relacionar-se.

- há um forte senso de responsabilidade e justiça em todos os relacionamentos importantes e contactos com o público.
- os nativos casam-se tarde ou com pessoas sérias, maduras, voltadas à carreira.
- bem aspectado, o casamento será estável e duradouro.
- sob tensão, o casamento e as sociedades trarão problemas.
- trabalharão muito e conscienciosamente, colaborando com os outros e assumindo a sua quota de responsabilidade.
- serão trabalhadores de confiança, dos quais se pode depender em todos os acordos.
- podem interessar-se por leis e possuem capacidade para organização e administração de negócios, ou formulação de contratos.
- podem determinar o seu bem-estar futuro e progredir nas suas carreiras, trabalhando com outras pessoas.
- sob tensão tem tendência a ser crítico, inibido e negativo nos relacionamentos.
- o parceiro no casamento pode ser frio, antipático, pouco cooperativo, crítico e difícil.
- sob tensão nesta casa pode também indicar traição de inimigos e acções judiciais.
- impelidas a relacionamentos que acarretam responsabilidades.
- poderão resultar numa carga e numa experiência difícil que necessita de muita paciência por parte da pessoa, para não somatizar no físico através de enfermidades nos rins, insuficiência urinária ou lumbago.

Saturno na Sétima Casa está acidentalmente exaltado, porque a Sétima Casa corresponde ao signo de Balança, no qual Saturno está exaltado.

Assim, há um forte senso de responsabilidade e justiça em todos os relacionamentos importantes e contactos com o público. Os nativos casam­ se tarde ou com pessoas sérias, maduras, voltadas à carreira. Se Saturno estiver bem aspectado, o casamento será estável e duradouro. Se Saturno estiver sob tensão, o casamento e as sociedades trarão problemas.

As pessoas com Saturno nesta casa irão trabalhar muito e conscienciosamente, colaborando com os outros e assumindo a sua quota de responsabilidade. Se forem bem aceitas, serão trabalhadores de confiança, dos quais se pode depender em todos os acordos. Elas podem interessar-se por leis e possuem capacidade para organização e administração de negócios, ou formulação de contratos. Podem determinar o seu bem‑estar futuro e progredir nas suas carreiras, trabalhando com outras pessoas.

Se Saturno estiver sob tensão na Sétima Casa, o nativo tem tendência a ser crítico, inibido e negativo nos relacionamentos. 0 parceiro no casamento pode ser frio, antipático, pouco cooperativo, crítico e difícil. Um Saturno sob tensão nesta casa pode também indicar traição de inimigos e acções judiciais.

As pessoas com Saturno na Sétima Casa são de alguma forma impelidas a relacionamentos que acarretam responsabilidades.


Mapa do regresso do José Sócrates a Portugal,
através da data em que concedeu a entrevista à RTP,
25-Março-2013


Neste dia, 25 Março 2013, a orbe do trânsito era de 4º12'. O trânsito já tinha começado, mas ainda de forma muito leve. Neste dia, José Sócrates regressou oficialmente a Portugal, com uma longa entrevista à RTP. Não deixou ninguém indiferente.

A entrevista começou com 10 minutos de atraso, após o encerramento do telejornal, tal foi a quantidade de publicidade havida, quando o máximo que a Lei permite à RTP é um máximo de 6 minutos.




Mapa da 1ª quadratura partil (exacta) no dia 23 Março 2015
na quadratura de Neptuno t a Saturno n


Repare-se que Saturno Rx em trânsito está em fase de
aproximação para fazer o seu 2º retorno na vida de José Sócrates.




Mapa da 2ª quadratura partil (exacta) no dia 8 Setembro 2015
na quadratura de Neptuno t a Saturno n



Repare-se que na quadratura anterior entre Neptuno t e Saturno n, o Saturno em trânsito estava retrógrado a menos de 4º do natal, configurando assim a aproximação para fazer o 2º retorno na vida deste cidadão.

Nesta segunda quadratura, Saturno t já está directo e afastado do natal com uma diferença de 21º. Irá aproximar-se de modo a que a 6 Dezembro 2015 faça a conjunção exacta, cumprindo assim o 2º retorno deste planeta, que implicará no cidadão, uma nova forma de encarar as situações.



Mapa do 2º retorno de Saturno no mapa de José Sócrates



Aqui temos o mapa que nos mostra a conjunção exacta (partil) de
Saturno t a Saturno n, muito conhecido como o retorno de Saturno,
no caso deste cidadão é o 2º retorno.

Entretanto, a quadratura de Neptuno t a Saturno n decorrer sem problemas,
estando nesta fase, na última aproximação ao aspecto exacto,
neste caso com uma orbe de separação de apenas 1º 6'


Mapa da 3ª quadratura partil (exacta) no dia 24 Janeiro 2016
na quadratura de Neptuno t a Saturno n






Todos os comentários pertinentes a este tema
serão colocados aqui no post,
pois gostaria muito que funcionasse
como um exercício colectivo.





.

Faleceu Margaret Thatcher

8 de abril de 2013 ·


Margaret Thatcher faleceu hoje, 8-4-2013, com 87 anos,
no Hotel Ritz, em Londres, após um massivo ataque cardíaco.

R.I.P. para a Dama de Ferro,
uma figura determinante no século 20.



Num tanque britânico numa visita à Alemanha.


Numa visita ao actual Primeiro Ministro britânico.

Com a Rainha Elizabeth II, no seu 80º aniversário.

O Primeiro Ministro, no dia 8 Abril 2013, a anunciar oficialmente o falecimento de Margaret Tatcher. Note-se a quantidade de imprensa presente. Como se sabe, esta rua onde está instalado o gabinete oficial dos Primeiros Ministros britânicos não tem movimento de carros, por isso as conferências de i,prensa podem ser ao ar livre, na rua. 

Mrs Thatcher e o marido em 1995.

Em 2012, já com sérios problemas de saúde, num parque londrino.

Com o seu falecido marido Debbis Thatcher

Hotel Ritz, Londres.

Com o Presidente americano Ronald Reagen, em 1988.

Nas ilhas Falklands (ou Malvinas) em 1983.

Quando muito jovem com os seus filhos.

Com o Presdiente da então URSS,  Mikhail Gorbachev, em 1987.


.

O ex-Primeiro Ministro, José Sócrates, com um programa de televisão semanal na RTP, a partir de Abril

21 de março de 2013 · 5 comentários


José Sócrates
6 de Setembro de 1957 - 22h30
Vilar de Maçada [Alijó], Portugal 
41º N 19' 19''  -  7º W 33' 30''
Asc. 19º 13' de Touro

Após seis anos no lugar de Primeiro-Ministro, e, actualmente, a viver em Paris, onde se encontra a estudar na Sciences Po, o ex-chefe de Governo está de regresso a Portugal, mais propriamente à estação pública,a RTP. Segundo o «DN» desta quinta-feira, o ex-primeiro-ministro vai regressar já em Abril como comentador político na RTP, onde terá um programa semanal. As negociações decorreram desde o início do ano sob a responsabilidade do director de Informação, Paulo Ferreira. O «DN» adianta ainda que Sócrates não receberá qualquer remuneração pela presença no painel de comentadores da televisão pública.


Não pretendo alongar-me muito com esta análise astrológica, pois é bem sintomática.

- Nada mais o Sol T de José Sócrates ter entrado na sua 12ª Casa, soube-se da notícia. Esta Casa, a 12ª trata, entre outras coisa de grandes corporações ou empresas [a RTP], também trata de imagens em movimento [a televisão, filmes, vídeos] e sabe-se que Marte T e Úrano T estão conjuntos na mesma Casa, o que me parece que ele [José Sócrates] estará preparado para fazer fogo, com a tal tarefa de comentador. 

- Teremos que esperar para perceber melhor que tipo de programa é o que vem por aí. Para já a notícia é explosiva.

- Neptuno T em Peixes [03º 52'] está a iniciar uma quadratura a Saturno N em Sagitário [08º 13´] - estamos perante uma orbe aplicativa de cerca de 5º. Portanto, esta quadratura vai dar muito que falar. Vai durar até ao Verão 2015. Muito tempo pela frente. Os equívocos estarão instalados. 

- Tem outros aspectos excelentes para o que virá fazer: comentar a política em Portugal e no mundo. Está apto a fazê-lo e não duvido fará oposição ao actual governo, que irá, por sua vez, descarrega nele com muita força.




.

Eleições presidenciais nos E.U.A. a 6-Nov-2012 - Análise astrológica

3 de novembro de 2012 · 0 comentários


Dados dos candidatos e do dia das eleições:

Barack Obama
4 Agosto 1961
19h24 - Time Zone 10hW
Honolulu, Hawaii, USA
21N18'25'' 157W51'30''

Mitt Romney
12 Março 1947
09h51 - Time Zone 5h W
Detroit, Michigan, USA
42N19'53'' 83W02'45''

Mapa do Dia das Eleições USA
6 Novembro 2012
Ou escolhe 8h00 ou 12h00
Time Zone: 5h W
Washington, D.C., USA

Irei deixando aqui uns apontamentos astrológicos sobre estas eleições,
até ao próprio dia 6 Novembro 2012.


Apontamento nº 1 feito a 3-Nov-2012



O que me chama muito a atenção para esse dia, é Mercúrio a fazer um enorme 'bang' nestas eleições, pois é nesse mesmo dia que passa de 'estacionário' a 'retrógrado', o que para este efeito, quer dizer o mesmo. Em horário UT (TMG - fuso horário zero) Mercúrio fica retrógrado às 23h04, em 4º18' Sagitário. No entanto, em Washington [capital das eleições], serão 5 horas menos, portanto, será às 18h04, o que quer dizer que as assembleias de votos ainda não encerraram.

Barack Obama

Este 'bang' mercuriano acontece na casa 10 de Barack Obama. Até fico com suores frios perante a interpretação possível deste posicionamento. A minha primeira ideia foi 'vai ser reeleito', pois o céu quer um retorno ao que estava. Mas fiquei com as minhas dúvidas tolas, porque este Mercúrio em Sagitário faz oposição à Lua natal em Gémeos do candidato. Aí disse para mim mesmo: 'estás tonto, vai ler o que escreveste ainda esta semana sobre Mercúrio e os seus contactos com a Lua'.

Está escrito isto: «Estes contactos permitem-nos separar o trigo do joio no resvaladiço mundo das respostas condicionadas que constituem o nosso sistema de sobrevivência e defesa psicológica. Mercúrio, com rapidez penetra nessa estrutura arcaica tantas vezes, que se torna o disparador semi-consciente dos nossos ‘medos’ e ‘temores’».

Esse será um dia angustiante para Obama. Vai ter que 'parecer', em termos oficiais, mas no íntimo está a separar o trigo do joio, a sentir o temor normal de perda, a sentir-se fortalecido e crente na sua vitória, devido o trígono ao próprio Mercúrio natal de Obama e 2 lindos quintis a Marte natal, assim como ao seu Ascendente. Temos que estar atentos à quadratura a Plutão natal.


Mitt Romney

E o mesmo Mercúrio retrógrado que 'bang' faz no mapa do candidato republicano? Pois, pois! Na casa 7, a do relacionamento com o outro, um-a-um. Tirando o aparelho partidário que o apoia e os anti-Obama, conseguirá este candidato fazer-se ouvir e crescer no reconhecimento do povo americano? Vejo difícil pois este 'bang' faz uma quadratura ao MC de Romney, a cúspide do reconhecimento dos outros.

Por outro lado, este Mercúrio Rx faz aspectos poderosos a planetas natais do candidato: conjunção muito afastada à Lua, quadratura a Marte, trígono a Saturno (muito positivo), um obsessivo quindecile a Úrano (será que à última da hora surgirá alguma surpresa nos seus discursos?), oposição ao Ascendente (não é um posicionamento auspicioso), e uma oposição/conjunção ao eixo nodal (francamente positivo).

Por enquanto, vejo como estando empatados.

Amanhã, continuarei, se Deus quiser.





Apontamento nº 2, feito a 4-Nov-2012

Hoje vamos dar atenção a uma data importante em qualquer eleição: o momento da tomada de posse do candidato eleito. Nos EUA chama-se «Inauguration Day», que nestas eleições vai calhar no Domingo, dia 20 Janeiro 2013. O Congresso Americano, ainda em funções, está a pensar em mudar o dia para segunda-feira, dia 21 de Janeiro. Este ano, farei os possíveis por acompanhar em directo para tomar nota da hora exacta em que o candidato eleito faz o famoso juramento. Esse será um dado precioso, pois é partir dele que construiremos o mapa do governo dos EUA para os próximos 4 anos.

Vou analisar os mapas dos dois candidatos em função do mapa da «Inauguration Day - 20 Janeiro 2013 - 12h00 - Washington, D.C., USA»

Barack Obama

Para fazer este mapa: no interior, o mapa de Obama e no exterior, o mapa da 'Inauguration Day'. Como pretendo imprimir muito rigor a este olhar astrológico, informo já, que só considerarei orbes até 2 graus nos mapas dos dois candidatos. Mais que isso, para este efeito, é como se não existissem, para mim. Vocês, leitores, farão o que entenderem. Depois, podemos argumentar, se quiserem.

Ainda um bocadinho receoso, pois tinha ficado um pouco apreensivo com o Mercúrio retrógrado no dia das eleições, lá olhei para este mapa e parecia magnetismo puro: O Sol do 'Inauguration Day' está a 00º49' de Aquário e o Júpiter natal de Obama está a 00º52Rx, também em Aquário. Uma conjunção perfeita. Foi quando respirei muito mais tranquilo, pois é mais que claro que sou apoiante de Obama [o meu blogue está cheio de referências a ele]. Que magnífico aspecto. Sol e Júpiter em conjunção numa orbe 'ridícula' de 31'. Mais apertado é impossível.

Mas continuemos com outros posicionamentos neste mapa. Ainda dentro dos 2º de orbe, encontrei um aspecto poderoso e muito significativo: Úrano do 'Inauguration Day', 5º14' Carneiro/Áries faz um feliz sextil à Lua de Obama, em Gémeos, a 3º14' - em uma orbe de 1º52´. Este é o aspecto [Úrano sextil/trígono Lua] que dou muita atenção quando tenho que analisar um mapa electivo, pois significa, regra geral, que o evento terá a aceitação da maioria das pessoas e, também, que terá muita gente presente. Este é um dos aspectos que procuro quando me pedem para escolher uma data para eventos muito concretos em Portugal. Alguns tiveram uma dimensão que excederam o que era normal no nosso país. Tenho visto outros eventos serem um flop exactamente por não terem dado atenção a esse pequeno-grande pormenor.

Há muitos outros aspectos, neste mapa, todos dentro dos 2 graus: Plutão em sextil a Neptuno [orbe: 1º24´], Quíron em trígono a Neptuno [orbe: 1º35´], Quíron em conjunção a Quíron [orbe: 1º42´], Neptuno sexi-sextil a Júpiter [orbe: 0º49´]. Há muito tempo que não via um mapa político tão promissor. De alguma maneira já estou a adiantar trabalho para o caso de ter que analisar o mapa do governo dos EUA, resultantes das eleições de 2012.

Antes de terminar, tenho que referir que Obama, neste mapa tem um aspecto difícil e que terá que superar: Saturno do 'Inauguration Day' está em Escorpião (como todos sabemos) a 10º48' e faz uma violenta quadratura ao Sol de Obama, que está em Leão, a 12º33' - em uma orbe de 1º45´. Obama, se for eleito terá muito que penar, pois tentarão contestá-lo continuamente. Mas ele já deve estar psicologicamente preparado para isso, pois nos últimos 3 anos, os media americanos disseram cobras e lagartos dele. Claro que se fosse da raça branca, não seria tão atacado. Alguém duvida de todo esse racismo?

Termino mesmo dizendo que orbes maiores que os 2 graus que me impus a mim mesmo, é só escolhermos. Há com fartura e muito positivos.

Mitt Romney

Vejamos o que se passa no mapa do candidato republicano. O Sol do 'Inauguration Day' em 00º49' de Aquário faz uma severa oposição ao Saturno do candidato, em Leão, a 2º24'Rx. Ui, se for ele o próximo presidente dos EUA, vai ter muito que ouvir. Não é noivo que as mamães gostam de ver ao lado das suas filhas. [ :)) ].

Júpiter do 'Inauguration Day' em Gémeos, a 6º29'Rx faz uma quadratura com Marte do candidato, em Peixes, 6º14´ - em uma orbe de 0º15´. Não é um bom prenúncio. Muito guerra em expansão. O planeta não aguenta mais isso.

Como nem tudo é mau na vida, aqui está um posicionamento simpático: Úrano do 'Inauguration Day', 5º14' Carneiro/Áries faz um feliz semi-sextil a Marte em Peixes, 6º14´ - em uma orbe de 1º00´. Será de esperar mudanças súbitas de orientação governamental, no futuro. Também encontramos Marte em Aquário, 00º49´ a fazer um semi-sextil ao Sol do candidato, em Peixes, 21º11´.

Júpiter do 'Inauguration Day' em Gémeos, a 6º29'Rx faz uma conjunção ao Nodo Norte do candidato em Gémeos, a 6º24'Rx, havendo apenas um orbe de 5´. Este posicionamento é muito bom e darão uma enorme projecção a Mitt Romney em termos mundiais e que, se ele quiser e souber, poderá exercer uma influência enorme nos próximos anos, se tiver a coragem de colocar a inspiração republicana em segundo lugar. Poderia ser o homem que a América necessita nos cenários internacionais. Vamos lá ver se os 'biliões' [o homem é podre de rico] serão mais importantes do que a solidariedade e a política de paz internacional.

Resumindo: desta análise fiquei com a ideia que Barack Obama ganhará estas eleições.





Apontamento nº 3, feito a 5-Nov-2012


Tenho a estranha sensação de ter posto o pescoço na guilhotina, tendo-me atrevido a escrever sobre estas eleições presidenciais americanas de 2012. Procurei e pedi a pessoas amigas que investigassem se astrólogos de língua portuguesa tinham escrito alguma coisa sobre este tema e, aparentemente, não encontrámos de outros colegas. De outras línguas, há inúmeros textos.

No apontamento nº 1 foquei-me no Mercúrio retrógrado; no apontamento nº 2 analisámos o 'Inauguration Day' [dia da tomada de posse]. Hoje, no apontamento nº 3 iremos proceder a uma leitura dos trânsitos dos dois candidatos. Neste mapa, usarei orbes de 5º, como máximo, mesmo nos planetas pessoais [Sol a Marte].

Como sei de fonte segura que muitos amigos e leitores seguem estas coisas que escrevo pois também funcionam como material didáctico para se estudar e aprofundar astrologia. Deixo-vos hoje uma dica que me parece preciosa. Se quiser ver quais são as hipóteses de alguém vencer ou ganhar um evento [exemplo: um concurso de televisão ou uma candidatura presidencial] deve-se avaliar o Meio-do-Céu e as suas condições cósmicas do mapa natal da pessoa em questão. Isto inclui analisar os trânsitos e progressões para o Meio-do-Céu o ao planeta regente do signo que está na cúspide da casa 10. Se for necessário, esta análise poderá incluir, em última análise, os trânsitos importantes ao Meio-do-Céu progredido. Também devemos analisar os planetas que se dirigem para o MC. 

Barack Obama

O Sol é o planeta mais próximo e a dirigir-se ao MC de Barack Obama. Muito significativo, pois representa a individualidade do candidato. No entanto, a fazer má figura nesta pintura temos Mercúrio Rx dentro da Casa 10, o que poderá ser sinónimo de alguma confusão no dia das eleições e que prejudiquem a clareza das mesmas. Os planetas regentes deste MC são Marte e Plutão. Como estão neste cenário?

Marte natal recebe uma quadratura de Marte em trânsito e um trígono do Ascendente. É uma no cravo e outra na ferradura. NO entanto, permito-me considerar muito afortunado este trígono do Ascendente, pois representa o que é visível para os outros. Plutão está em bem pior condição cósmica que o Marte.

Em astrologia mundana, a Lua sugere pessoas e, também, o humor das pessoas e está de acordo com a natureza leonina de Obama. Estão em conjunção [Lua T com Sol N], fazendo com o candidato tenha uma enorme aceitação das pessoas [são milhões os eleitores americanos]. Esta Lua faz um quindecile a Saturno natal, trazendo um foco de experiência no cargo, e fazendo que a sua autoridade saia reforçada. o Saturno em trânsito de Obama faz uma quadratura ao seu Mercúrio natal, fazendo com que o seu estado de espírito possa parecer bastante sombrio. O mapa natal do candidato é regido por Úrano que está em Leão, visto ter Aquário no Ascendente, o que dá uma tonalidade entusiasmante, mesmo que não seja decisivo para as eleições.

O que me agrada ver nestes trânsitos é algo tão subjectivo quanto astrológico: o Nodo Norte [Scorpio] em trânsito do candidato está conjunto ao Meio-do-Céu, imprimindo algo muito etéreo como possa ser «um tempo, um destino» do candidato, pois além de estar a dizer a todos quem é este Ser e o que veio fazer ao planeta, também dar-lhe-á sorte, além do impulso à sua carreira política.

Mitt Romney

Tentando seguir a dica do MC que dei acima, não há nenhum trânsito à cúspide da casa 10. O planeta mais próximo é Marte, o que não será muito benéfico em termos eleitorais, mas se for eleito, teremos uma presidência bastante agressiva. Por outro lado, Úrano como planeta regente do MC está entre o favorecido e o prejudicial, pois recebe se, por um lado, uma conjunção de Júpiter, por outro, tem a oposição de Marte. Eu inclinar-me-ia a conceder pontos positivos por este posicionamento cósmico de Úrano de Romney.

Concentrei-me bastante em perceber uma quadratura T, que em princípio, não será muito benéfica: Marte em trânsito por Sagitário [22º] faz uma quadratura ao Sol natal em Peixes [21º] e uma oposição a Úrano natal em Gémeos [17º]. Uma quadratura de Marte, o enérgico do zodíaco em quadratura ao Sol, a individualidade do candidato. Vejo como bastante prejudicial para ele, tendo Úrano metido nesta quadratura T, imprimindo incertezas e idas ao abismo.

Tenho consciência que simplifiquei muito, mas foi só para dar o pontapé de saída, esperando que os conhecedores de astrologia façam, se quiserem, a continuação.

Resumindo: para ser justo, desta análise fiquei com a ideia há uma vantagem muito segura para Barack Obama. Não será por uma grande margem, mas a suficiente para o recolocar na presidência.


«Um tempo, um destino»

Apontamento nº 4 e último, feito a 6-Nov-2012, dias das eleições,
mas publicado às 12h20 TMG.

Com este apontamento [o nº 4] termino a análise que encetei há uns dias. Foi uma viagem surpreendente, pois utilizei várias ferramentas: iniciei com a análise do Mercúrio retrógrado; a seguinte  foi baseada no «Inauguration Say» [data da tomada de posse] em que usei orbes muito apertadas de 2 graus; depois passei para os trânsitos do dias da eleições, onde me obriguei a usar orbes de 5 graus, bastante apertadas, portanto. Hoje, termino esta série, em pleno dia eleitoral e vou analisar os arcos solares e os mapas progredidos dos candidatos, com a orbe de 1 grau. O que for, soará.

Destinado aos estudantes de astrologia, deixo um link muito interessante de um post do «The Political Astrological Blog», publicado no passado dia 29 Outubro 2012 e que o título de «Astrologers Predict the 2012 Election: Roundup». É o trabalho exaustivo de Chris Brennan, um dos co-autores do blogue, em que compilou ao longo do ano, todos os artigos astrológicos escritos sobre o tema das eleições. O artigo descreve um a um, todos os autores mencionados, com links aos seus artigos e indicando a especialidade astrológica de cada autor: medieval, tradicional, helenístico, renascentista, védico, uraniano, moderno e contemporâneo, etc. São mais os astrólogos que fazem a previsão da vitória de Barack Obama, tal como eu próprio vaticino. Aqui fica o link.


Barack Obama

«Um tempo, um destino»

Arcos Solares - Nenhuma conjunção. A mais próxima é a de Mercúrio em 21º56' Virgem a Marte 22º35' Virgem, o que nos dá uma pequena diferença de alguns minutos. Esta será a tónica dos próximos 4 anos do governo de Obama: tentar persuadir no Congresso e media, sob uma base ideológica que, claramente é contra ele.

Mapa progredido - A Lua progredida de Obama, no dia eleitoral e posicionado para Washington, está em 15º59´de Carneiro/Áries no meio da casa 2, não sendo propriamente uma posição de conforto, encaminha-se para um contacto frutífero com Plutão, regente do Meio-do-Céu. Os orçamentos dos próximos 4 anos serão claramente pensados no país rela dos americanos e para melhorar o nível de vida dos mais desfavorecidos, sem prejudicar a classe média.

O Sol progredido de Obama está em 02º09´de Balança/Libra, na Casa 8 progredida e faz um sextil muito bonito com Mercúrio em 02º20' em Leão, portanto com uma orbe super-apertada de 11´.
Muito bom, por ser um posicionamento muito positivo da sua vitória eleitoral. A sua personalidade suave e não agressiva a comunicar o que pode e deve aos cidadãos do seu país.

O Nodo Norte progredido está em 25º11' de Leão faz uma conjunção com Úrano [regente do Ascendente] em 25º16' de Leão, havendo uma orbe apenas de 5'. Mais apertado é impossível. É aqui que se percebe a natureza cármica do seu destino, por isso, escrevi ontem e repito hoje: «Um tempo, um destino». Até porque esse Nodo Norte progredido está a um 'nada' do Nodo Norte natal, com uma separação de 2 graus. Se eu não tivesse sido tão exigente e determinado a apertar as orbes para 1 graus, estaria agora a considerar esta conjunção como ainda mais significativa que a conjunção a Úrano. Fica a intenção.

Trânsitos do dia das eleições ao mapa progredido - também com apenas 1º de orbe - O Sol em trânsito de Obama [14º41' Escorpião] faz 2 quintis [aspecto importante ligado à criatividade] a Vénus e Júpiter progredidos. Como sabemos estes dois planetas são representativos do dharma e de tudo o que é positivo em astrologia. São chamados de 'benfeitores'.


Mitt Romney

Arcos Solares - Nenhuma conjunção. O aspecto mais próximo é um quindecile [aspecto de 165º tendencialmente obsessivo, mas muito trabalhador e pronuncia-se «Quin-deh-chee’-leh»] de Saturno progredido [06º44' Balança] ao Sol natal [21º11' Peixes]. Estamos a falar de uma diferença 33´. Não é muito favorável ao candidato. Se fosse ao contrário, eu entenderia como sendo muito mais positivo, pois reforçaria a questão da fluidez.

Mapa progredido - Mercúrio progredido [27º11' Touro] faz uma severa oposição à Lua natal de Romney [27º37' Escorpião]. A mensagem está muito comprometida. Não percebo bem o que esteja a falhar na comunicação deste candidato, mas que não lhe é favorável, isso tenho a certeza.

Olhando para Lua progredida Romney [12º02' carneiro/Áries], bem no final da casa 11, verificamos que em 2013 muda-se para a Casa 12 do candidato. Será que uma Lua aprisionada na 12 é o sítio ideal para um presidente de um país enorme e comandante-em-chefe de uma forças armadas com a natureza da americana? Conseguiria manter os seus ideais? Não sei. O que posso dizer é que 2015 e 2016 serão anos excelentes para Mitt Romney. É um novo ciclo que se inicia.

Trânsitos do dia das eleições ao mapa progredido - também com apenas 1º de orbe - A Lua em trânsito [11º01´Leão] faz conjunção ao Plutão progredido do candidato em 11º06' Leão, havendo apenas 5´de orbe. Tanto poder desperdiçado. Hoje será um dia confuso para ele. Mais logo à noite só irá desejar recolher-se, respirar fundo e descansar.

Tantas análises para terminar com o que venho dizendo nos últimos apontamentos: Barack Obama será o vencedor. Só espero que Mercúrio retrógrado não faça demasiados estragos na psique colectiva deste país, dos dois candidatos e do seu numeroso staff.

Muito agradecido a todos.


No Facebook, estes estes textos podem ser encontrados na minha série «Astrologando», nos seguintes apontamentos.

Dados dos candidatos, aqui.
Apontamento nº 1, feito a 3-Nov-2012, aqui.
Apontamento nº 2, feito a 4-Nov-2012, aqui.
Apontamento nº 3, feito a 5-Nov-2012, aqui.
Apontamento nº 4 e último, feito a 6-Nov-2012, 12h20 TMG, aqui.



Previsões astrológicas e psicológicas para 2012

26 de julho de 2011 · 40 comentários

Ilustração de Inês de Barros Baptista.
Proibido reproduzir sem autorização da autora.
Aviso crucial a si, leitor ou leitora:
Neste texto não encontrará as previsões tradicionais, signo a signo.
Se é isso que procura, desista já de ler.

Previsões astrológicas e psicológicas para 2012
Texto por António Rosa e Susana Vitorino
Ilustrações de Inês de Barros Baptista
Este texto/lustrações é publicado em simultâneo nos blogues dos co-autores:
assim como no «SAPO Astral» [Portugal], na revista electrónica «Hierophant» [Brasil],
no site «Escola de Astrologia Nova-Lis» e no blogue de Magda Moita,
«Fuzil Cósmico»

Este texto foi especialmente ilustrado por
Inês de Barros Baptista
Conheça os seus blogues,
Também aquiaqui no Facebook

«A maioria dos homens passa a vida sem perceber e 
muitas vezes sem ao menos se perguntar,
o motivo real de sua presença na Terra.»
Trigueirinho

«...um imenso país financeiro chamado FMI»
André Louro de Almeida


Introdução

Este é um texto longo. Ainda por cima, feito a 6 mãos e 3 cabeças. Duas das cabeças dedicadas à escrita e uma, ilustrando lindamente o texto.  Desde já, o meu agradecimento à Susana Vitorino e à Inês de Barros Baptista. A Inês, com os seus vastíssimos conhecimentos de astrologia, bem que poderia estar a «escrevinhar», mas escolheu ilustrar, o que é uma enorme mais valia. É tão bom ter amigos. Como é que isto aconteceu? No Facebook, pedi ajuda pública e estas amigas ofereceram-se. É o lado luminoso das redes sociais.

Por favor, leitores, sejam espertos e não escrevam nos comentários, como costumam fazer, coisas do género: «apesar de longo...», pois isso mesmo acabou de ser confirmado.

Este texto sobre 2012 foi idealizado com a intenção de podermos fazer pedagogia astrológica, sem assustar ninguém, pois apenas pretendemos informar, educar e ajudar na discussão sobre um dos anos mais emblemáticos dos tempos actuais.
  
Susana Vitorino, que em boa hora aceitou o pedido para colaborar neste texto, é uma astróloga analista Junguiana por natureza. Excelente a fazer psicologia analítica. Fiquei muito satisfeito e feliz com esta colaboração, e o seu excelente texto está imediatamente a seguir a esta introdução. 

Com estas análises, ou entraremos numa das muitas listas negras, ainda existentes, ou muitos assobiarão para o lado, pensando mais ou menos isto: «Coitados deles!». O certo é que a Susana, a Inês e eu, apreciámos muito esta tarefa. 

O melhor será guardar este texto nos seus favoritos (para isso basta clicar no título do post e guardá-lo) ou copiar para o seu computador, para ir lendo, com calma. Por outro lado, se está à espera de previsões tradicionais do género, signo-a-signo, não vai encontrar isso. Portanto, quem avisa, amigo é.

Antes de mais, vamos dar realce a esta informação: o planeta regente de 2012 é a Lua. Curiosamente, esta luminária começa o ano estando no signo Carneiro/Áries, dando um impulso inicial a esta fase, desejando tomar iniciativas, querendo concretizar acções. Todos aqueles astrólogos que se debruçam com muita atenção sobre os eclipses que ocorrem, terão oportunidade de no ano em que a Lua é regente, verificarem que essa atenção será redobrada. Depois, será uma questão de critério e de maior ou menor ênfase nas suas análises. 

Reconheço que sou muito descuidado sobre este assunto e raramente me entusiasmo - astrologicamente falando -, sobre o tema dos eclipses e pouco tenho escrito sobre o assunto. Há astrólogos muito bem sucedidos nesta área. [exemplos de astrólogos bem sucedidos nesta área: aqui - aqui - aqui - aqui - aqui e há mais.]

Tentarmos fazer previsões para o ano de 2012, é como caminhar por um campo minado, pois tornou-se num ano mítico. Muito falado, muito comentado, muito empolado, pertence àquele género de coisas que fazem parte das convicções pessoais de cada pessoa. O ano de 2012 tornou-se num fenómeno global, onde imperam milhares de textos para todos os gostos, até deu um filme à Hollywood [aqui], gerou imensos vídeos, enfim, toda uma panóplia informativa.

Como disse, sobre o 2012 há interpretações para todos os gostos. Tentando simplificar, diria que há duas correntes maioritárias e opostas:

1 - Aqueles que advogam a possibilidade de um cataclismo tremendo para o nosso planeta: teorias e profecias sobre o calendário Maya, a existência de um planeta intruso, vários alinhamentos astronómicos e fórmulas numerológicas têm sido relacionadas com esta data, que conduzem à crença que em 21 Dezembro 2012 haverá uma ocorrência de tal magnitude, que conduzirá a profundas transformações físicas e catastrofistas do nosso planeta. Uma simples consulta no Google dar-lhe-á imensa informação sobre este assunto.

2 - E há a corrente contrária, também ela muito diversificada nos seus posicionamentos, que vão dos cientistas que rejeitam a visão catastrofista, até aos meios espiritualistas [diga-se que muito divididos] que advogam outros conceitos de transformação planetária, mas com suavidade, sem nenhuma conotação com catástrofes apocalípticas. 

Por isso, ter dito mais acima, que fazer previsões astrológicas para 2012 é como caminhar por um campo minado.

A nossa visão pessoal e astrológica sobre 2012 pertence à corrente pacífica do tema.

Não apreciamos a palavra «previsões» para estas análises que tenho feito nos últimos anos. Pois não é isso que fazemos. Mas como é assim que é chamado pela maioria das pessoas, sentimos que se deve usar, apesar de não corresponder ao estilo que desenvolvemos.

Vou colocar-me, desde já, na posição do descrente na catástrofe planetária. Crente, sim, em como o planeta está em transformação. Adianto já que estou à espera de ouvir as vozes que soarão, ao longo de 2012, com profecias a propósito da ocorrência de vulcões, terramotos, tufões, tempestades, ciclones e outros cataclismos próprios da natureza (aqui, mas da linha 'esperança' / aqui, da linha 'dura'). Mas também ouvirei as vozes extasiadas e deslumbradas daqueles que verão nestes mesmos fenómenos, temas transcendentais e místicos (aqui). Ambas as partes sentem que estão dentro da verdade universal. E, sinceramente, não sei qual delas é a mais cristalina.

Enquanto «o pau vai e vem, folgam as costas», pelo que não me importaria nada de ver uma nave ET gigantesca no rio Tejo. Isso, sim, deixar-me-ia empolgado.

Vamos mas é ler a análise brilhantíssima de Susana Vitorino, já a seguir.

Alguém acha, em consciência, que o planeta não está em fase de transformação?


Ilustração de Inês de Barros Baptista.
Proibido reproduzir sem autorização da autora.

A análise de Susana Vitorino


Falar sobre o ano 2012 é um bocadinho como profanar a campa que já muitos Velhos do Restelo e Amigos da Desgraça Colectiva adornaram com tanta veemência e prazer mórbido. Vou fazê-lo. Vou profanar essa campa, ou não fosse eu Escorpião, com um Mercúrio em Escorpião (peregrino: i.e. : sem aspectos) e com uma Lua que vive de braço dado com Plutão no IC. Até já estou a arregaçar as manguinhas. E sim, trouxe a minha malinha de CSI: claro! Para recolher as impressões digitais e mentais. Para procurar vestígios do sémen de quem tem prazer orgásmico só de pensar no dia do Juízo Final, fazer esfregaços em línguas bífidas para identificação de ADN Apocalíptico e procurar vestígios de sangue. Do que já foi derramado e do que ainda virá a ser...

Porque, meus amigos, let’s face it! como dizem os “amaricanos”: Bad News are Good News.E as más notícias vendem como pãezinhos quentes. Aqui, e em qualquer parte do mundo dito ocidentalizado. Vendem livros. Vendem capas de revista. Até vendem lenços para os que choram por antecipação o fim do mundo...

Chamem-me ingénua, louca, descrente, inculta, herege (hmmm! que sensação de déjà vue...), mas não acredito em nenhuma das correntes fundamentalistas que proliferam como silvas pela internet. A saber: a corrente que dá como certo o fim do mundo, porque o Calendário Maia termina numa data específica, e outros sábios da antiguidade o apregoaram. Como se, de um dia para o outro, o mundo fizesse: PUM! e fossemos todos varridos da face da terra. Hiroshima e Nagasaki revisitados? Talvez. Mas como nos diz o Sting numa canção que compôs ainda no tempo da Guerra Fria: The Russians Love Their Children Too. Portanto, por mais bunkers e panic rooms que haja por aí escondidos por esse mundo fora.... se o Planeta explodisse, o máximo que poderia acontecer era outras formas de vida inteligente estarem a apreciar um belíssimo fogo de artifício. Se fosse uma nova bomba atómica... Bom... “Ó Maria! Temos a despensa cheia de conduto, mas agora os miúdos não têm com quem brincar.” 

Deve ser triste. Digo eu, que sou filha única e gosto de dizer coisas.

A outra  corrente, é a corrente Cor de Rosa. Já li de tudo! Desde dizerem que virá uma nave que nos vai salvar. Ou que de repente, como que por magia, o ser humano dará um salto quântico evolutivo sem dor ou privação... no fundo, o «Imagine» do John Lennon tornado numa realidade em que basta enterrar a cabeça na areia como as avestruzes, e juntar água.

As aparições de Fátima foram em 1917 e os cogumelos continuam a fazer efeito! Uau!

A História mostra-nos que tudo acontece ciclicamente. Curiosamente, a Astrologia também. Ele há coisas do Arco da Velha! MEMORANDO PARA OS MAIS DISTRAÍDOS: Tudo na Natureza é cíclico.

Sempre que houve grandes convulsões na História da Humanidade, três palavras se fazem presentes: Fome, Peste e Guerra. Como se irá revelando esta trilogia no anos vindouros? Não sei. A Fome está instalada e a Guerra também. Mas agora já não se passa só lá naquele Continente belo, exótico e convenientemente distante ao qual chamam África. Passa-se mesmo debaixo dos nossos olhos e nos carrinhos vazios de qualquer Continente... 

A Peste... Bom, a Peste já la vamos. Tal como à Astrologia.

A Peste já não é a peste bubónica - mais conhecida por Peste Negra,  que dizimou milhares de pessoas na Baixa Idade Média. Esta não é a única referência a uma Peste ao longo da História, mas é, talvez, a mais conhecida. A Peste dos dois séculos que atravessamos, para mim, (e vale o que vale, como qualquer ponto de vista ou opinião) é o Medo e a Resistência e não Aceitação da Mudança. Clinicamente chamam-lhe: DEPRESSÃO. Há uns bons meses tive uma discussão com alguém do sexo masculino (sim, porque a Depressão é uma coisa de mulheres...), e ligado à área da saúde, que quase me pegou fogo por eu ter dito isto. “E o Cancro?” - espumava ele. “E a Sida?” A SIDA, digam-me o que me disserem (até já ouvi chamar-lhe um castigo divino por causa dos loucos anos Sessenta e Setenta: Make Love not War!), tenho a convicção de que foi uma doença criada laboratorialmente. Ponto. I rest my case. Podemos discutir isso noutra ocasião.

Cancro... ainda não tinha sido concebida, já lidava com essa estranha doença que é o corpo antropofágico. E continuo a lidar. Todos os dias. Um corpo que se consome a si mesmo a partir do interior. Por mais que doa, especialmente quando é no nosso quintal, é-me muito óbvio que advém de um auto desamor, de raivas internas que consomem como lava, do medo da Vida e de depressões não assumidas e mal tratadas. Poderia agora dissertar muito sobre isso, mas deixo o link de uma das pessoas que mais considero a nível mundial sobre o assunto: Lise Bourbeau (AQUI). O seu livro “Escuta o teu Corpo” marca uma viragem na minha vida, sem dúvida.

Jung dizia que os estados de Alienação (Depressão) eram estados de passagem. Ritos internos que nos faziam parar e pôr em perspectiva coisas das nossas vidas que de outra forma não ponderariamos. Na Astrologia esses estados são-nos dados pelos trânsitos de Saturno e com uma mãozinha delicada de Plutão, por vezes. Hélàs! Que entramos na Astrologia!

A maior parte de nós, quando cai num destes estados, fica em looping. Passa a ser um hamster girando continuamente na sua roda. 

O que se avizinha para o tão temido ano 2012 e suas imediações? Onde estamos a ser teimosamente hamsters?

De tudo aquilo que o António Rosa já falou, acrescentarei algumas coisinhas que me chamaram assim pelo cantinho do olho...

Começo então a destacar os coelhos que me saltaram da cartola:

1) A famosa quadratura de Úrano em Carneiro a Plutão em Capricórnio. Cruz Cardinal. Vai-nos dar ainda muita água pela barbinha... 

2) A Cruz Mutável, com a entrada de Neptuno em Peixes e Kiron em Peixes também. A entrada de Júpiter em Gémeos. O Eixo da Cura (XII -VI) ultra activado, e o da Comunicação (III-IX) também.

3) Na Cruz Fixa, e com a passagem ainda longa de Júpiter em Touro, vamos trabalhar o nosso Eixo do Despojamento (II - VIII), quando Saturno entrar em Escorpião.


A maior parte de nós, quando cai num destes estados, fica em looping. Passa a ser um hamster girando continuamente na sua roda. O que se avizinha para o tão temido ano 2012 e suas imediações? Onde estamos a ser teimosamente hamsters? 

Como o António avisou, e muito bem, no início deste artigo – não esperem previsões por signo ou “comuns”.

Tentarei  (“Se a tanto me ajudar o engenho e a arte”) compilar as três alíneas anteriores em texto corrido, quase conversado, convosco.

Antes de mais, gostaria de começar por colocar uma questão: Se andamos a viver como os hamsters na sua eterna roda giratória, então: Qual é o Caminho para sair da roda?

Eu diria que: Começar a ver para além da Matriz. E para começar a ver para além da Matriz vamos ter que começar a despir camadas e camadas e camadas de cima de nós, como se fossemos uma cebola, até ficarmos nus. Despidos. Literalmente. Neófitos.

Despojamento e retorno às origens. Voltar ao contacto com a Natureza. Gaia: Terra Mãe. A Lua como regente do ano deve ser só uma coincidência, não acham? Vivemos um movimento que nos impele para um resgate das energias Yin (femininas) e para um reequilíbrio entre Yin e Yang  (Feminino e Masculino), que tanto têm vivido desagregados e em polaridade. O Eixo da Cura, como referi, estará muito activado. Neptuno em Peixes vai requerer de nós um trabalho interno que poderá não ser nem óbvio, nem palpável. Está na altura de buscarmos as respostas dentro e não fora, pois estas estão viciadas. Sigam o vosso coração – aí reside o vosso tesouro. Para uma sociedade habituada a viver no primeiro quadrante e numa espécie de pinball no Eixo IV-X,  esta é a grande hecatombe que já começou e que o ano 2012 testará aos limites. Passo a explicar-me. 

A maior parte da população em todo o mundo (mundo ocidentalizado, industrializado e [suspostamente] educado incluído) vive entre a Casa I e a IV, fazendo ricochete para a X.

Bolas! E eu que nem pedi para nascer, mas foi mais forte que eu: Carneiro
Preciso ter roupa no corpo e comida na mesa e um tecto: Touro
Preciso de me Comunicar com os meus semelhantes:  Gémeos
Pertenço a um núcleo familiar, primeiro de sangue, depois escolhido por mim: Caranguejo
Quero sair lá para fora para o Mundo, ser alguém, mas, como não consigo sair da IV acabo por obedecer às ordens de cima – ao Governo, ao Patrão, às expectativas dos outros: Capricórnio
O resto do zodíaco é bonito para enfeitar. Especialmente se tiver o dedo mágico da Inês Barros Baptista.

Só variam os graus. Se isto for vivido na favela ou em grande parte do continente Africano, a grande questão é se vou chegar ao dia de amanhã. Se isto for vivido com mais verniz, a questão é: compro um BMW ou um Audi? Vou jantar ao 'Bica do Sapato' ou ao 'Gambrinus'? Mas a vibração é exactamente a mesma e o patamar também. Basicamente é em Touro que muita coisa se decide. Um menino do Ruanda deseja comer um prato de arroz. Um menino da sociedade dita ocidentalizada e de primeiro mundo deseja o último gadget informático.

Mais introspecção. Mais silêncio. Kiron é o regente de Virgem. Estará no seu oposto complementar: Peixes. Está na altura de pôr o dedo na ferida mais mítica do ser humano: a de que estamos sós. Ou alienamos de vez, ou iluminamos. Mas para iluminar é preciso percorrer o caminho de solitude (não de solidão) do Eremita. Erguer a candeia para alumiar os caminhos da Fé. Do Invisível. A medicina e a ciência poderão sentir-se ultrapassadas por conceitos que não querem aceitar. As Famílias Cósmicas, que fazem parte do território da Casa XII, começaram a (re)encontrar-se verdadeiramente, e não de uma forma mental. Poderão ter início exôdos como o de Atlântida – começará por se chamar Imigração. Serão anos fantásticos para aceder aos restantes 80% das suas capacidades cerebrais. Será que Neo vai conseguir dobrar  a colher?? Ver Aqui.

Tradução:
Rapaz: Não tentes dobrar a colher. É impossível. Em vez disso tenta apenas tomar consciência da verdade.
Neo: Que verdade?
Rapaz:  A colher não existe.
Neo: A colher não existe?
Rapaz: Depois verás que não é a colher que se dobra: és tu.

Bonito, não é? Pois é. Mas para que isto aconteça teremos que encontrar a nossa voz: única, pessoal e intransmissível: Úrano em Carneiro.  Está nas nossas mãos mudar. Não deixemos que a famosa frase de Gandhi, tantas vezes citada: “Sê a mudança que queres ver no mundo”, se transforme numa daquelas frases batidas e feitas. Está na altura de assumir a responsabilidade e não delegar no Pai Externo. Resgatar o poder pessoal. Plutão em Capricórnio. Tem que se ser claro e muito correcto nas intenções, senão o Senhor do Submundo arrasta-nos com ele. Rectidão, Verdade e Honestidade, são palavras a reter. Deixar de ser passivo e AGIR. (Ai, a culpa é do Governo, a culpa é do Pai Natal, a culpa é da Coca Cola… ) Agir: Úrano em Carneiro. Deitar abaixo os velhos paradigmas cristalizados e usar um bom produto anti-traças: Plutão em Capricórnio, mas sempre com rectidão, porque o Mestre Saturno não perdoa. Colherás o que semeares. Não será pacífico, como nenhuma quadratura o é. Mas as esquinas podem dobrar-se como a colher do Neo…

O António tem material mais que suficiente e esclarecedor para esta famosa quadratura. Eu apenas gostaria de deixar aqui uma referência cinematográfica para se ponderar sobre tudo isto que se está a passar no Mundo. Aconselho o visionamento do filme OS FILHOS DO HOMEM [um cheirinho, aqui], adaptado do romance da escritora P.D. James (1992) e realizado por Alfonso Cuarón em 2006 (antes de ter rebentado a grande crise, portanto!). A acção passa-se em 2027… Façam contas. Não falta muito. Percebam o lado visionário desta mulher nascida em 1920. O visionamento deste filme, poupar-me-á vários caracteres. A gerência agradece e o murro no estômago é necessário. Depois conversamos sobre a urgência de se trabalhar, honrar e integrar o feminino e o equilíbrio entre as duas energias. Hieros Gamos (ou casamento sagrado): precisa-se. Urgente.

Gostaria agora de falar um pouco sobre a passagem de Júpiter em Touro, uma vez que ela vai durar um ano, e  Júpiter só entrará em Gémeos a meio de 2012. Júpiter expande tudo aquilo em que toca. Até aqui, nada de novo. Mas um pormenor me chamou a atenção: é que durante a passagem de Júpiter quer em Touro, quer em Gémeos, a Lua Negra vai andar quase sempre de braço dado com Júpiter. Têm-me chamado a atenção várias capas de revista: nomeadamente a capa em que o tema era a droga o consumo e o tráfico, cada vez mais descarados nas universidades portuguesas. E outra em que o tema é a troca de favores sexuais entre alunos e professores, por boas notas, por passagens de ano, por dinheiro… vale tudo, menos… estudar. E ainda a procissão vai no adro. Estas conjunções da Lua Negra ao Júpiter ao longo destes dois signos são dignas de observação. O brilho de Júpiter pode ganhar contornos obsessivos, manipuladores, obscuros. Mas atenção! E aqui entra o Eixo II-VIII: todos os excessos cometidos apenas em nome do desejo, da vontade de TER, dos esquemas falaciosos, terão uma factura elevada quando Saturno entrar em Escorpião. O Fiscal das Finanças é Implacável. Aproveitem para iniciar ou voltar a estudar, escrever, expandir conhecimentos, quando o Júpiter estiver em Gémeos. Evitem o “diz-que-disse”. Evitem “emprenhar” pelos ouvidos.  Filtrar muito bem a informação que entra e a que sai. “A Verdade não se impõe, irradia.” Sejam arautos da Luz e não da vibração rasteirinha.

Não consigo terminar este assunto sem falar de dois casos lusos que me chocaram muito recentemente, mas que dão que pensar. O acidente com a actriz Sónia Brazão, e o acidente fatal  com o Cantor/Actor Angélico Vieira. Beleza e dinheiro não lhes faltava: TOURO. Famosos e badalados nas revistas com alguma assiduidade, passaram a ser capa de revista pelos piores motivos e os menos felizes. Júpiter expandiu, é um facto. A Lua Negra, fundiu. Não sei se me estou a fazer entender, até porque a Lua Negra é ainda um assunto um pouco distante para muita gente. A mim, fascina-me. (Mas, daqui a pouco isto é uma tese e não um artigo.) Para mim são sinais muito claros. Sinais de que está na altura de começar a viver o Júpiter Vertical – o que nos RE-Liga à Fonte, e não o Júpiter Horizontal, que quer sempre mais e mais e nunca está satisfeito. O Auto Indulgente. O Pantagruélico. Zeus montado em cima das ninfas ou das Mortais… Como sabemos, o resultado nunca foi bom.

Não esquecer que Júpiter é também o regente de Peixes – onde está o Neptuno e o Kiron. Resgate supremo de valores espirituais – em Verdade, não em “lindinho”. 

Para não me alongar mais, quero apenas deixar aqui uma grande acha nesta fogueira: Sedna.

Órbita de Sedna.

Glifo astrológico para Sedna
Sedna é um planeta TransNeptuniano descoberto a 14 de Novembro de 2003, anunciado ao mundo a 15 de Março de 2004. A Revolução Solar de Sedna é de cerca de 10.500 a 12 mil anos. Atingirá o seu Periélio (maior proximidade do Sol) no ano de 2076. O último Periélio de Sedna deu-se quando o planeta estava no fim da Idade do Gelo. Diz-vos alguma coisa? Há campaínhas a tocar aí dentro? Óptimo!

Este planetóide tem 2/3 o tamanho de Plutão e uma temperatura de -240º. Foi descoberto no signo de Touro. Está de momento no grau 21º de Touro.  Pela primeira vez na história da Astronomia / Astrologia foi dado a um planeta, um nome fora do panteão greco-romano. Sedna é uma Deusa Inuit, que se diz ter gerado as criaturas do Ártico. A sua história/mito tem muito em comum com Plutão. Para mim, Sedna está para a Civilização, como Plutão para o Colectivo. Sedna bem poderia ser a «Noiva Cadáver» de Tim Burton. Uma espécie de upgrade da Perséfone.

Descobri um artigo de muita qualidade sobre Sedna, entre a nossa rede bloguista. Do mais interessante que encontrei até agora a nível astrológico e psicológico sobre o tema. Queiram fazer o favor de ler no blog «Autoconhecimento e Astrologia, da Christiane» [clicar no título]. Muito bem alicerçado. Mais um para guardar.

Para que não fiquem a matutar demasiado no pseudo fim do mundo, este artigo autodestruir-se-á dentro de cinco segundos

Até já, no próximo apeadeiro*


Ilustração de Inês de Barros BaptistaProibido reproduzir sem autorização da autora.


A análise de António Rosa



Assinalo os seguintes eventos astrológicos que, em meu entender, são os mais significativos do ano, que desenvolveremos mais abaixo: 

A - Entre 2011 e 2017, Úrano, em Carneiro / Áries e Plutão, em Capricórnio, farão uma enorme quadratura no mapa do céu, que durará anos. Esperam-se mudanças tremendas em todo o tipo de governos e organizações no nosso planeta. E, em nós, também. Aguardemos para confirmar. (Um exemplo desta quadratura, aqui.)

B - Neptuno, finalmente, ingressa no signo Peixes, do qual é regente. Não vou insistir muito neste tema, pois convido-os a ler mais, aqui, pois é um assunto já tratado em 2011.

C - Júpiter ingressa em Gémeos, em Junho.

D - Saturno ingressa em Escorpião, em Outubro.

E - Vénus ficará retrógrado entre 16 Maio e 27 Junho, sempre no signo Gémeos. Assinalo isto porque Vénus só faz este movimento retrógrado a cada 16 meses.

F - Já agora, o famoso 21 Dezembro 2012, final do Calendário Maia de Contagem Longa, com o ciclo de 5.125 anos, o que alguns interpretam como o fim do mundo. No entanto, creio ser um disparate fazer uma análise ao mapa desta data. Talvez o faça na altura própria.


Mapa do Céu da quadratura
entre Úrano e Plutão

Ilustração de Inês de Barros Baptista.
Proibido reproduzir sem autorização da autora


Clicar no mapa para aumentar.
Repito: entre 2011 e 2017, Úrano, em Carneiro / Áries [aqui] e Plutão, em Capricórnio [aqui], ambos em signos cardinais, farão uma enorme quadratura no mapa do céu, que durará anos. Esperam-se mudanças em todo o tipo de governos e organizações no nosso planeta. E, em nós, também. Aguardemos para confirmar. (Um exemplo desta quadratura, aqui.)

Uma mudança ligeiramente significativa em Portugal, já se deu na banda da política, e foi a eleição de uma mulher para Presidente da Assembleia da República. Poderão perguntar: que mudança é esta? E a resposta óbvia é, alguma mudança de mentalidades. Imaginem quão mortificados terão ficado os «Velhos do Restelo» mencionados pela Susana Vitorino, mais acima. No entanto, quero deixar claro o seguinte: isto que se toma como «novo», em Portugal, não é tão novo assim, pois há décadas tivemos uma mulher como Primeiro-Ministro (os mais velhos lembram-se). Por outro lado, em termos esotéricos não tem nenhum significado, apenas a relevância de ser uma mulher a presidir à Assembleia dos representantes do povo. É um tema simples, bastante pobrezinho, mas de qualquer maneira, é sempre bem-vindo. Não vale a pena deitar foguetes, porque a maioria dos políticos actuais, para terem acesso a lugares de poder no actual contexto planetário, vão aos poucos abandonando a sua alma (uma ideia do André Louro de Almeida, com a qual concordo em absoluto).


Úrano em Carneiro/Áries [coisas repentinas, o inesperado, internet] a fazer funcionar a muito esperada quadratura [uma situação tensa e difícil, como esticar e rebentar] com Plutão em Capricórnio [o poder instituído], Em signos cardinais, dando maior ênfase aos acontecimentos.

Bom, para nos situarmos de imediato: esta quadratura é a maior responsável pelos escaldantes acontecimentos ocorridos no Médio-Oriente, que todos sabemos, ainda em 2011. E vai continuar, não se ficando apenas pelo que já aconteceu. Presidentes e governos foram derrubados. Mudanças enormes a se efectuarem. E os donos dos petro-dólares sempre do lado dos vencedores, a corrompê-los. Habitualmente, associa-se Úrano à Voz de Deus. Nestes casos islâmicos, nunca melhor aplicado. É sempre o novo [Úrano] a enfrentar o poder instituído [Plutão].

Em Portugal, e tudo ainda em 2011, manifestações gigantescas da auto-intitulada «Geração à rasca», conceito que se expandiu por outros países. É sempre o novo [Úrano] a enfrentar o poder instituído [Plutão]. Outro exemplo do que falo, foi o bota abaixo fulminante do governo Sócrates. É sempre para mexer e remexer. Haveria muitos exemplos a dar, mas creio que os leitores ficarão prevenidos para novas ocorrências que seguramente acontecerão no mundo. 



Antes de avançarmos com esta parte da análise, reproduzo aqui uma citação recente [23-6-2011] e muito oportuna de André Louro de Almeida, na sua página do Facebook (aqui): «Algum economista ou académico que possa nos explicar de forma clara que tipo de DÍVIDA Portugal tem, a quem, porquê e desde quando? Se isso era previsível já em 2007? Se o problema foi de falta de competência, falta de desenvolvimento, corrupção ou inércia? É que se o racional tanto se aplicar a Portugal como aos 50 países no mundo em crise financeira séria, temos bases para conceber a situação como global, estrutural e internacional e deixar de ver Portugal como dramaticamente responsável. Portugal é guardião da Tradição Templária Joanina, a Irlanda é guardiã da Tradição Celta e a Grécia é guardiã da Tradição Egipcio-Helenica. Estes 3 países estão em processo de se tornarem sub-sectores de um imenso país financeiro chamado FMI no qual os EUA tem 17% de quota, e que reflecte claramente os interesses da comunidade da alta finança ocidental. Mas gostava de ouvir os economistas.»



Cá temos a síntese desta quadratura: «um imenso país financeiro chamado FMI». Aos quais eu acrescentaria - um imenso poder de 3 agências de rating, que apenas zelam pelos interesses americanosComo a História nos ensinou, as mudanças de ciclos dão-se em simultâneo, quando se atingem os picos. É um processo típico de Plutão que vem ser alterado por Úrano.


Outro exemplo foi o caso «Blogger» em Maio 2011. Neste caso,  Plutão era representado pelos mega empreendedores da net Google / Blogger / YouTube / Twitter /Facebook / e os grandes servidores de todo o mundo. Tinha que estourar por algum lado. Estourou pelo lado que atinge milhões e milhões de pessoas em todo o mundo: na internet. Na prática deve-se interpretar como o «poder moderno» [Plutão] sendo confrontado com a «voz de Deus» [Úrano].

Se estivermos atentos a outras notícias do mundo, percebemos que há um «grande plano» em acção significativo desta quadratura. Recordemos apenas estes casos 'inesperados' muito recentes: os EUA mataram Bin Laden e em retaliação, a Al-Kaeda, provocou o ataque bombista que matou 80 pessoas no Paquistão. Nesta quadratura, é sempre o «poder» [Plutão] a ser confrontado. Por exemplo: o «poderoso» Bin Laden, senhor da Al-Kaeda (sobrevieu a 10 anos de intensas buscas) foi confrontado e... foi abatido. O «poderoso» e atómico Paquistão, na prática, hospedeiro de Bin Laden e sua organização, foi confrontado dentro das suas fronteiras pela Al-Kaeda, a quem dava abrigo escondido e camuflado, e os seus cidadãos foram abatidos.


Quem tiver tempo e pre-disposição, leia este artigo aqui, de 2008. Mas não é para ser lido às cegas, com um grande «amén», ok? É para reflectirmos nos acontecimentos mundiais.


Também reproduzo uma citação do livro «A Violência do Mundo» (2004) de Edgar Morin e Jean Baudrillard: «A probabilidade do triunfo absoluto do capitalismo não me parece certa ainda, mas é uma grande probabilidade. Contra ela existem, cada vez mais, forças que se levantam e que se levantarão ainda e ainda. Ora, os movimentos particularistas que apenas vêem o seu próprio problema estão muito dispersos e são, assim, incapazes de criar uma resposta mundial para um problema mundial. Hoje torna-se necessário caminhar para a busca de uma resposta ou de uma multiresposta mundial para um problema que nos diz respeito a todos (...)»


Ainda mantendo-nos em Portugal, gostaria de voltar à frase «Portugal é guardião da Tradição Templária Joanina, a Irlanda é guardiã da Tradição Celta e a Grécia é guardiã da Tradição Egipcio-Helenica» [e outros países, também] para levantar esta questão, à qual não tenho respostas: que  preparam as Hierarquias Espirituais destes países para os respectivos povos e habitantes? Falando apenas de Portugal, será que esta quadratura levará a que o nosso país saia dessa 'coisa' chamada «Euro»? E se voltarmos à antiga moeda, o «escudo», como será a situação? Voltará aos níveis que tinha quando aderimos à zona Euro, ou seja, a moeda irá desvalorizar-se para metade? Já imaginou que hoje pode ter um salário 'simpático' de 1.500 euros, que na prática correspondem a 300.000 escudos (300 contos), mas que, de um momento para o outro, se começar a receber em «escudos» pode acontecer que o salário se desvalorize para metade? Se a ideia for reduzir os custos e os preços, será que as empresas vão aguentar esses salários? Há quem tenha muito menos e consiga viver. Assistiremos, nos próximos anos, a um choque emocional de proporções épicas de uma só vez? Tenciono desenvolver este assunto, mais adiante, quando falarmos mais apropriadamente em «dinheiro», na secção Saturno em Escorpião. Vá pensando nisso, se vive em Portugal, independentemente da sua nacionalidade. Ou nos outros países mencionados. Se isto acontecer, os mais novos, que nem fazem ideia do que é o «escudo» vão andar mesmo 'zarabatinados'. Lá se vão as Playstation último modelo por água abaixo, porque continuarão a serem importadas e pagas em euros ou dólares, devidamente cambiados em escudos. Podemos intuir que há claramente 2 fases para estes acontecimentos poderem ocorrer: de 2012 a 2017 e, depois, até 2022.


Outra questão igualmente pertinente é que podemos continuar todos na zona euro, mas com a existência de um «euro» com 2 ou 3 câmbios diferentes. Um «euro» em Portugal, Grécia, Irlanda ou Itália não terá o mesmo valor que um «euro» na Alemanha, Holanda ou França. (ver aqui).


Tudo isto deveria merecer a nossa atenção e aplicar a nós mesmos, ao nosso interno, ao nosso poder pessoal. Ao nosso guerreiro interno. Em simultâneo, deveríamos estar atentos à vozinha que na nossa cabeça nos tenta dizer umas coisas e habitualmente, não ligamos nenhuma. A Susana Vitorino já explicou muito bem esta necessidade interna.

Investiguem nos vossos mapas natais onde cai esta quadratura e aí terão algumas das crises das vossas vidas. Se quiserem aprofundar um pouco mais, poderão clicar aqui. Isto não é mais do que uma continuação muito cerrada a assuntos já mencionados em 2010, aquiaqui e aqui. Ou, em linhas gerais e com mais variedade, aqui. Também temos, recentemente, o caso da Moody's que classificou como «lixo» a dívida pública portuguesa - ler aqui.

Quem quiser entender, a nível mais esotérico ou espiritual, este assunto da crise económica global, recomendo que leiam as conferências de André Louro de Almeida, dadas em 1998, sobre a «Matriz Melquisedeque» [tema completo: aqui - aqui - aqui - aqui], a «Matriz Cristóide» e «24 Portais locais em Portugal», que se tornaram mais actuais que nunca. A actual crise global foi descrita em detalhe nestas conferências. O assunto em geral, anda à volta da desactivação dos pilares da actual civilização do nosso planeta.


Antes de terminar o assunto da quadratura de Úrano a Plutão, estou interessado em recordar os leitores esta sigla - BRICS. São as iniciais em inglês, de 5 países em franco desenvolvimento e que serão, no futuro, os manda-chuvas do planeta: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Tal como a ilustração nos mostra quase na totalidade, pois falta a zona verde da África do Sul. Quem gosta destes assuntos deveria deter-se na questão Norte - Sul. São países gigantescos.

«Há fortes indícios de que os quatro países iniciais do BRIC têm procurado formar um "clube político" ou uma "aliança", e assim convertendo o seu crescente poder económico em uma maior influência geopolítica. Em 16 de Junho de 2009, os líderes dos países do BRIC realizaram a sua primeira reunião, em Ecaterimburgo, e emitiram uma declaração apelando para o estabelecimento de uma ordem mundial multipolar. Desde então, os BRICs realizam cúpulas anuais e, em 2011, convidaram a África do Sul a se juntar ao grupo, formando o BRICS.» - Fonte: Wikipedia

O potencial económico destes países é de tal ordem que poderiam tornar-se as cinco economias dominantes do mundo até o ano 2050. Estes países mudaram os seus sistemas políticos e adoptaram o capitalismo global. Não é por acaso que eventos de magna amplitude como os Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo de Futebol se realizem nestes países. Até dá a impressão que não sofrem o efeito desta quadratura entre Úrano e Plutão. Sofrem sim, mas de outro jeito, que à maneira portuguesa dizemos assim: «Quem sofre é o mexilhão»

Em todos estes países a classe média baixa adquiriu poder de consumo, a classe média alta aumentou o seu poder e os pobres continuam a ser pobres e explorados. Talvez tenham salários um pouco melhores. Quanto aos donos do «capital», ficaram ainda mais ricos. É o lado mais sombrio da humanidade.

Não me posso pronunciar muito sobre o Brasil porque não vivo lá e desconheço, na prática do dia-a-dia, a realidade tridimensional local. Mas não é preciso ser-se um génio para se perceber que, pelo seu gigantismo, o Brasil está divido em 3 grandes partes (com inúmeras sub-culturas): as grandes metrópoles, os outros e os esquecidos de Deus. Um passeio pela blogosfera brasileira e redes sociais mostram-nos à saciedade qual a egrégora dominante actual. Devido às suas origens com imensas misturas, o Brasil é pródigo em 'espiritualidade' de todos os géneros, por sua vez, aparentemente impregnadas das mais amplas e fantásticas conciliações de diversas fontes. 

Para quem quiser aprofundar, deixo aqui o mapa mais corrente do Brasil:

Ilustração de «Meio do Céu»

«O Brasil é de Virgem (signo ordeiro sim) e o Sol formava um trígono com Saturno (ordem, disciplina) naquela tarde de 7 de Setembro de 1822 por volta das 17hs, quando D.Pedro declarou nossa independência.» - Da mesma fonte de onde recolhi o mapa, o blogue «Meio do Céu», por Haroldo Mendonça.

Para os apreciadores de canalizações vagas, mas bonitinhas, sobre 2012, deixo-vos este link, por ser bastante inofensivo, mas ser revelador de uma certa correste espiritualista.

Esta quadratura, entre Úrano e Plutão, está e estará muito activa nos nossos mapas, nos signos cardinais: Carneiro/Áries, Câncer/Caranguejo, Libra/Balança e Capricórnio.



Neptuno em Peixes

Ilustração de Inês de Barros Baptista.
Proibido reproduzir sem autorização da autora
Este tema já foi muito debatido nos últimos tempos.
Seria cansativo repetir aqui.
No entanto, pode ler uma análise completa sobre Neptuno em Peixes, clicando aqui.
Também aqui.


Mapa do Céu quando
Vénus ficará retrógrado entre 16 Maio e 27 Junho,
sempre no signo Gémeos.
Assinalo isto porque Vénus só faz este movimento retrógrado a cada 16 meses.

Ilustração de Inês de Barros Baptista.
Proibido reproduzir sem autorização da autora


Clicar para aumentar.
O mês de Junho 2012 será marcado por eventos de grande importância planetária, pois irão ocorrer 3 momentos de grande significado para o nosso planeta, a saber:

1 - A 11 de Junho o planeta Júpiter ingressa no signo Gémeos, o que só ocorre a casa 12 anos.

2 - Vénus ficará retrógrado entre 16 Maio e 27 Junho, sempre no signo Gémeos. Assinalo isto porque Vénus só faz este movimento retrógrado a cada 16 meses.

3 - A 24 Junho vai verificar-se a quadratura exacta, no grau 8, entre Úrano e Plutão. Uma série de conjunções exactas.


Para mim é nos planetas retrógrados, quer natais, quer em trânsito, que vejo a “Inteligência Superior” a funcionar através da Astrologia, como linguagem meta-superior ou divina.

Procuro ver os retrógrados para além da “função interior da mente”. Entendo como sendo um estado de alma. Nesse sentido suspeito que ultrapassa a mente, indo directo às emoções, porque é destas que parte a vibração de como vivemos na crosta do planeta.

Um planeta numa situação de retrógrado, está de igual maneira para os 3 corpos da materialidade do ser humano - físico, mental e emocional. Por serem os corpos descartáveis de Nós mesmos, enquanto Seres. Porque a aprendizagem do ser humano é feita através da interacção da energia do planeta com os corpos da materialidade.

Existe “ali” uma certa dificuldade em se realizar. As “coisas” têm que ser feitas dentro de um registo peculiar que difere de planeta para planeta. Em linguagem corrente podemos chamar “medo” a esse aprisionamento do retrógrado. 



Um retrógrado, para mim, é como se quisesse dizer: “tens que fazer o exame para poderes prosseguir os estudos”. Que estudos? Os de mim mesmo. Acredito que sou apenas um corpo e vivo apenas para o materialismo mais imediato? Ou acredito que sou uma Alma provisoriamente num corpo, para fazer a experiência da fisicalidade?

É nesta subtil divisão que o retrógrado pode manifestar-me: se há um certo trânsito e transcendo-me... Habitualmente, com dor e sofrimento. Porque tenho que Me merecer a Mim mesmo. É aqui que entram as múltiplas definições de “destino”. E foi nesta base que a Astrologia perdeu credibilidade no fim do século 19 até aos anos 80, quando Plutão ajudou a que esta arte fosse recuperada e massificada.

A irredutibilidade do chamado “destino” enquanto “obrigação” de cumprirmos o que supostamente nos é atribuído. Ou esse “destino”, enquanto construtor da minha própria vida”. É aqui que os trânsitos dos retrógrados me obrigam a escolher.

- Ou escolho repetir e repetir e repetir. E aí estamos perante aquilo que se chama (e bem) de “função interior da mente”. E repito, repito, repito… sem querer ver que estou sempre a cair no mesmo padrão limitativo. 

É mais óbvio de constatar quando o planeta está Rx no natal. É a percepção equivocada que Eu sou apenas o meu corpo e gero os padrões repetitivos que atraio para mim mesmo e que me faz "pensar" e "dizer" que "não tenho sorte", ou que "tenho azar" (no amor, na saúde, no trabalho, etc.)

- Ou escolho não repetir. E aí estamos perante a função superior do Ser, através da Alma. Conseguimos sair dos padrões. Realizando e reconstruindo o próprio destino. Aqui Plutão e Saturno em trânsito têm uma enorme responsabilidade na actuação desse retro, levando com eles o lixo psíquico que temos em enorme quantidade.

Vénus retrógrado em trânsito em Gémeos

Neste signo da adolescência, em que o Ser ainda não atingiu a sua polaridade sexual, Vénus retrógrado indica uma instabilidade afectiva nas existências anteriores, nas quais a pessoa vivia o amor como um jogo meio leviano; deve agora aprender a se comprometer seriamente. resistindo à tentação de jogar os seus parceiros um contra o outro!

Vénus trata do Amor com maiúsculas. Estou a imaginar a cara de muitos espiritualistas à espera de textos mais conformes com as suas crenças. O Amor é universal. E ponto!


Vou facilitar a vida dos leitores dando umas pistas do significado deste trânsito retrógrado pelas casas nos mapas natais. Tratem de constatar se as ideias contidas nessas mini-pistas vos servem: clicar AQUI.

Mapa do Céu do ingresso de Júpiter em Gémeos
no dia 11 Junho 2012, às 18h22 TMG (Lisboa, Londres...)
Ilustração de Inês de Barros Baptista.
Proibido reproduzir sem autorização da autora

«Para que um indivíduo possa manifestar-se livre e criativamente, num planeta de quarta dimensão, é necessário uma atitude mental completamente diferente da atitude humana actual.»
André Louro de Almeida

Júpiter está em exílio ou detrimento no signo de Gémeos, pois este está em oposição ao signo de Sagitário, do qual é regente. Antes de mais nada, relembro a bela interpretação de Susana Vitorino, sobre este Eixo da Comunicação. Júpiter entrará neste signo no dia 11 de Junho.


Durante alguns dias de Junho 2012 vamos assistir a um fenómeno raro no signo Gémeos: os benéficos do zodíaco, Júpiter e Vénus, terão a companhia do todo poderoso Sol e a nada depreciável ponta sul do Eixo Nodal. E a juntar-se à festa, a Lua vai bater à porta. A comunicação e a mensagem estarão em alta. 


Como este ajuntamento em Gémeos vai coincidir com a quadratura partil (em grau exacto) de Úrano a Plutão é de esperar uma enorme controvérsia em todo o mundo. Não faço ideia que evento seja esse que irá provocar uma autêntica explosão nas informações dos media.




Alguém se lembra da série de tv «V»? Uma coisa dessas poderia provocar tamanho alvoroço. Isto sou eu já a delirar, depois de vários dias à volta com estas análises. 


Mas nas nossas vidas pessoais as coisas estarão igualmente em ebulição, variando apenas em que casas temos nos nossos mapas natais os signos de Gémeos, Carneiro e Capricórnio. O melhor é aguardar, tanto mais que Júpiter não se sente cómodo neste signo, por estar em detrimento.


Lembrei-me agora que em Junho realizar-se-á o 14º Campeonato Europeu de Futebol, na Polónia e na Ucrânia. Será muito comentado. Outros eventos internacionais que terão muita repercursão são estes: o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II [se ainda for viva] que marca o 60 º aniversário da sua ascensão ao trono do Reino Unido; o centenário do naufrágio do «Titanic»; eleições presidenciais na França; Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres; e, obviamente, as eleições presidenciais dos Estados Unidos da América.


Olhando para todo o ano de 2012, o mês de Junho será bem mais «forte» do que o famigerado dia 21 Dezembro 2012. Se pensarmos que em Maio anterior verificar-se-á o eclipse solar anular, tudo isto deve funcionar de forma intensa. Mas os especialistas em eclipses já se encarregarão de analisar esta particularidade, tanto mais que em Novembro ocorrerá um eclipse solar total, visível no nordeste da Austrália e no Pacífico sul.

Aproveitando que estamos a tratar de Júpiter em Gémeos, e apenas pelo sentido que isto possa ter para qualquer um de nós, deixo a seguir as datas de diferentes calendários, tendo como referência o ano de 2012:



Calendário gregoriano - 2012 - MMXII
Ab urbe condita - 2765
Calendário arménio - 1461
Calendário chinês - 4708 – 4709
Calendário hebraico - 5772 – 5773
Calendários hindus
- Vikram Samvat - 2067 – 2068
- Shaka Samvat - 1934 – 1935
- Kali Yuga - 5113 – 5114
Calendário persa - 1390 – 1391
Calendário islâmico - 1433 – 1434
Calendário rúnico - 2262


É caso para perguntar: ‘Então, em que ficamos? Com tantos calendários que existem, ficámos todos travados apenas no Calendário Maia de Contagem Longa?

Nesta parte do artigo, contrariamente ao que tenho feito mais para trás, em vez de deitar uma olhada ao mundo no seu geral, irei dedicar a análise mais à pessoa em si, do que aos fenómenos mundiais ou nacionais massificados.

O compasso de «espera» que se vive actualmente, com Júpiter em Touro, uma espécie de «estar à espera de algo», será mudado para um maior frenesim. Por exemplo, a blogosfera neste momento vive momentos de maior calmaria (vejo por mim próprio), excepto para aqueles que são eternamente saltitantes (um forte Gémeos nos seus mapas), indo aqui e acolá, em busca de comentários para os seus próprios espaços. Este grupo específico da internet irá ao rubro quando Júpiter entrar em Gémeos. O mesmo se passará nas redes sociais. O Facebook vai enfrentar uma séria concorrência com o novo projecto «Google+», uma nova rede social a emergir. Ver aqui a demo. Tudo isto entrará em grande expansão já em breve. Sei bem do que falo, pois tenho o signo Gémeos muito acentuado no meu mapa. E tanto!

Ora, esta agitação frenética, está no extremo oposto daquilo que os «Instrutores» [não confundir com «Mestres»] mais credenciados em língua portuguesa recomendam: silêncio e interioridade. Deixo apenas 3 nomes que eu pessoalmente aprecio muito: Trigueirinho, André Louro de Almeida e Satyaprem. Não meto mais ninguém nesta lista muito selecta e reduzida, tá? Também não entra nenhum astrólogo nesta lista, porque já lá temos um representante? O resto que anda por aí somos meros «aprendizes» de qualquer coisa. São muitos e adoram chamarem-se «Mestres» uns aos outros. Pronto, lá desatei a minha tola língua geminiana. Nem São Pancrácio me vai ajudar.

Júpiter transitando em Gémeos pode manifestar-se na pessoa, na forma de um conhecimento amplo, uma necessidade de querer saber «tudo». Isto pode provocar uma grande dose de superficialidade, ou um conhecimento teórico sem nenhum apoio da experiência prática. Para evitar que assim seja, de tão tridimensional e cerebral, é necessário, que as pessoas de Gémeos, Sagitário, Peixes e Virgem consigam subir uma oitava superior e se esforcem por contactarem os seus os seus guias, anjos ou hierarquia espiritual. Aí, verificarão as diferenças.

Júpiter ao transitar pelo signo de Gémeos indica amor pela filosofia e pelo estudo de ideias importantes na história da religião, da espiritualidade, do esoterismo, da educação, do direito e da filosofia. A resultante expansão da mente abre novas linhas de comunicação e áreas de contacto social, que trazem benefícios em viagens, na escrita, no estudo e nos negócios relacionados ao desenvolvimento de novas ideias. E, sobretudo no desenvolvimento pessoal. Vale a pena reler este texto de André Louro de Almeida, aqui.

No entanto, é necessário um cuidado extremo na utilização do nosso corpo mental, pois pode induzir-nos em equívocos constantes. Os neurologistas já descobriram que, para os neurónios, não existe diferença entre algo vivido e algo imaginado. É tudo a mesma coisa, sendo a cilada, a potencialidade da nossa mente, nos mentir. É preciso sentir. É fundamental validar o que o coração nos pede.

As pessoas neste trânsito irão passar por uma curiosidade intelectual que poderá levar ao desenvolvimento mental, e, assim, poderem ser considerados intelectualmente avançados, mesmo que não tenham recebido uma educação formal.

Júpiter em Gémeos pode proporcionar ampla compreensão intelectual que abrange diversas áreas. As pessoas tendem a ser mentalmente inquietas, a realizar muitas viagens e dedicar-se superficialmente a muitas áreas de estudo.

Aqui, tenho que citar o brasileiro Satyaprem, de forma pouco comum, deixando um link e o leitor que vá lá ler: aqui. Apesar de eu gostar muito deste moderno Instrutor, reconheço que ele é um falador incansável. Só que aprecio o ‘main speach’ dele.

Se levada a extremos, essa actividade mental pode produzir um diletante intelectual. Contudo, a grande variedade de diferentes experiências intelectuais permite que estas pessoas reúnam o perfil geral das tendências sociais, políticas e históricas, o que lhes dará insights sobre o futuro e o destino da humanidade. Pois é! Preso por ter cão, ou preso por não o ter. Se não se faz silêncio, fica tudo em torno do ego. Se se faz um silêncio enorme, pode-se perder um posicionamento astrológico que permite sucessivos insigths, visões.

Obviamente, que a questão é sempre a mesma: que visões tenho? Serão como aquelas muitas pessoas que não me conhecem de lado nenhum, excepto desta coisa dos blogues e do Facebook e que me escrevem a anunciarem-me as maiores desgraças só porque sonharam comigo? Deixem-me respirar fundo. Até já aconteceu uma cliente telefonar para o centro «Cristal de Cura», onde dou consultas de astrologia, a solicitar uma consulta urgente porque tinha tido um sonho comigo. A data foi marcada e cancelada pela própria cliente 48 horas depois, com o argumento que tinha recebido uma iluminação para não ir. Só mesmo rindo. Depois dizem-me que ando céptico e que maltrato as pessoas, englobando muita gente numa coisa que chamo de «espiritualidade lindinha»

Devido ao trígono natural de Gémeos com Balança/Libra e Aquário, estas pessoas atraem muitos conhecidos e pseudo-associados, e assim podem ampliar os seus horizontes intelectuais em direcções novas e incomuns. Esses contactos sociais também podem proporcionar oportunidades para a expressão criativa da mente.

A lição de Mercúrio em Virgem, mostra-nos que o conhecimento mais preciso, detalhado, vem da experiência directa no trabalho pessoal. Este trânsito de Júpiter, ao contrário, corre o risco de criar um erudito sem nenhuma prática, a não ser que outros factores no mapa encorajem a experiência prática. 


Mapa do Céu do ingresso de Saturno em Escorpião
no dia 5 Outubro 2012, às 21h34 TMG (Lisboa, Londres...)
Ilustração de Inês de Barros Baptista.
Proibido reproduzir sem autorização da autora
Clicar para ampliar.
«...um imenso país financeiro chamado FMI»

«O Eixo do Despojamento»
Susana Vitorino
«Os Estados Unidos saem sempre mais fortes das fases finais dos ‘ciclos longos’ e a sua capacidade de aprender com a história, a partir do exterior, e capazes de se adaptarem às novas realidades, construírem sobre o que já existe e não perderem tempo, como fazemos na Europa, revendo constantemente o que já foi resolvido
Luis Riestra Delgado
Economista espanhol
Profundo conhecedor de astrologia.
Texto  daqui.
Para amenizar esta parte do texto, aqui fica este vídeo.




Este trânsito é, sem dúvida, o tema mais escaldante de 2012. Saturno inicia o seu trânsito por Escorpião. Convém não nos esquecermos que estamos a viver sob a influência do gigantesco ciclo Saturno - Plutão, que dura sensivelmente 40 anos. Estamos na ponta final e numa das fases difíceis. Recomendo que leiam o texto sobre esse assunto, aqui.

O actual ciclo iniciou-se em 1982, com Saturno ainda em Balança, mas já a preparar-se para ingressar em Escorpião. Com a conjunção entre estes dois planetas, deu-se início a uma era de prosperidade e de inclusão social. As ditaduras tremeram e caíram, excepto 2 ou 3 casos (Cuba, Coreia do Norte). Entretanto, o ciclo evoluiu e está em fase decrescente.

Quando falamos do ciclo Saturno-Plutão, a nível mundano [países, regiões, planeta] estamos sempre a tratar de dois assuntos em simultâneo: economia e finanças. Saturno rege a economia e Plutão, as finanças. E ambos, em aspecto, podem tratar de outro tema: a guerra.

O actual ciclo Saturno-Plutão iniciou-se com a conjunção em 1982. Desde então, este ciclo passou por três picos muito importantes: uma quadratura em 1993, uma oposição em 2001 e a actual quadratura que teve início em 2010. O ciclo terminará com um novo, ainda um pouco distante no tempo: a conjunção de Janeiro de 2020, em Capricórnio. É importante lembrarmo-nos que esses eventos têm uma duração muito mais ampla. Ocupa um período de cerca 2 a 3 anos, pois há que contar com as retrogradações e os diversos encontros e aproximações que os planetas fazem entre si.

Tudo isto para reafirmar que em 2012 ainda estaremos sob o efeito da quadratura de 2010. E aquilo que assistimos no momento é a esta crise mundial, sendo intensamente prejudicados pela avidez e ganância de uns quantos, contra o resto do mundo.

O que realmente dá para vermos é que 3 agências de rating norte-americanas são o rosto visível do Governo Sombra do nosso planeta. Sabendo-se que a dívida norte-americana está praticamente descontralada, estas agências continuam a dar a notação máxima dos «AAA», como se tudo estivesse no melhor dos mundos.

Obviamente, a verdadeira «guerra» chama-se dólar versus euro.

Se isto, o dinheiro (dos outros), não é assunto de Escorpião, vou ali e já venho.

Como muito bem se sabe, há diferentes abordagens para o mesmo posicionamento astrológico. Há pessoas que se ficam pelo lado mais esotérico ou espiritual da interpretação, assim como há outras que são mais pragmáticas e analisam pelo lado mais terreno e tridimensional. Tentaremos fazer uma abordagem mista.

Convém relembramos que até Outubro de 2012, Saturno permanece em Balança/Libra, signo onde este planeta encontra a sua exaltação. Saturno gosta de estar nesta zona do zodíaco. Ao ingressar em Escorpião, a mudança será sentida imediatamente, pois não se sente confortável em signos do elemento Água.

Procedi a uma breve investigação dos acontecimentos mundiais ocorridos na última vez que Saturno esteve em Escorpião (1982 a 1985) e é muito interessante percebermos, em retrospectiva, a forma como este planeta associado a este signo funcionaram, numa altura de crescimento económico mundial e não de crise aberta como a que hoje se vive. Percebe-se, de alguma maneira, que os países que constituem o actual BRICS estiveram muito em foco com estes acontecimentos dignos de nota:

a) 1982 foi o Ano Internacional de Mobilização pelas Sanções à África do Sul, pela ONU, dando início às enormes mudanças de regime verificadas naquele país, que hoje é conhecido como um dos 5 grandes países emergentes no mundo.

b) Deu-se a maxi-desvalorização do cruzeiro no Brasil que provocou que milhares de desempregados promovessem uma onda de saques ao comércio da cidade de São Paulo. Foi um choque emocional em grande escala, que mexeu com o planeta. Pouco depois ocorreu o fim do regime militar brasileiro, com a eleição indirecta do primeiro presidente civil em 20 anos, seguindo-se as primeiras eleições directas para as prefeituras (Câmaras municipais) das capitais. O Brasil entrou em depressão económica profunda, mas os seus governantes souberam cumprir com o plano acordado com o FMI, fazendo daquele país, actualmente, um dos mais prósperos do planeta.

c) O Reino Unido e a República Popular da China assinaram o tratado inicial para a devolução do território de Hong Kong à China em 1997. Mais tarde, Portugal fez o mesmo com Macau. Era a criação de um país e dois regimes económicos: o comunista e o capitalista. O esclavagismo encoberto na China ainda não tinha desaparecido (nem sei se desapareceu). A China é um dos grandes detentores da dívida pública dos EUA. Ironias do nosso planeta.

d) O soviético Mikhail Gorbatchov foi eleito secretário-geral do PCUS (Partido Comunista da União Soviética). Foi o ponto de partida para o desmantelamento da União Soviética e o surgimento de inúmeros países. A Rússia, hoje em dia, faz parte do BRICS.

e) A primeira-minista Indira Gandhi foi assassinada, com tudo o que foi de terrível na época, mas os seus sucessores descobriram que ela deixara um Estado avançado e preparado para enfrentar as grandes potências mundiais. Hoje, é parte integrante do BRICS, por mérito próprio. O outsorsing dos EUA beneficiaram directamente a Índia, provocando desequilíbrios enormes na América, nomeadamente na área da informática.

Além destas ocorrências nos actuais BRICS, aconteceram no mundo eventos muito significativos neste período em que Saturno transitou por Escorpião:

- A Argentina invadiu as Ilhas Malvinas, dando início à Guerra das Malvinas, contra a Inglaterrra. Raúl Alfonsín foi eleito presidente da Argentina, substituindo o último presidente da ditadura.

- Em Portugal, Mário Soares foi eleito para o cargo de primeiro-ministro e incrementou a permanência, por direito próprio, na União Europeia e posterior adesão ao «euro».

- Deu-se invasão da minúscula Granada pelas forças norte-americanas. Ronald Reagan defendeu a intervenção com a necessidade da defesa dos interesses norte-americanos. Estava na cara que era um recado que os EUA queriam dar ao mundo, a anteceder o fim da «Guerra Fria», com o desmantelamente da antiga URSS.

- A película «Gandhi» arrebatou oito estatuetas no Oscar desse ano. Com todo o simbolismo pacifista que a película possui. A Índia de Gandhi, actualmente, faz parte do selecto clube BRICS.

- Oscar Niemeyer concebeu o Sambódromo, com tudo o que isso acarretou de prestígio para o Rio de Janeiro e o Brasil. Maravilhoso.

- Aconteceu o Live Aid, que foi assistido por mais de um bilião de pessoas.

- José Saramago publicou o livro «Memorial do Convento», iniciando a sua caminhada até ao Prémio Nobel, anos mais tarde.

- Michael Jackson lançou o seu lendário álbum «Thriller», tornando-se no álbum mais vendido da história  da música.

- A Espanha tornou-se membro da NATO, reforçando o poderio estratégico concedido ao Atlântico Norte, em detrimento de outras regiões do globo.

- A Apple lançou o computador Macintosh, que viria a revolucionar a história da computação.

Depois destes breves apontamento sobre os acontecimentos mais relevantes da anterior estadia de Saturno em Escorpião, vamo-nos debruçar sobre o momento actual.

Mas antes disso, convém olharmos um pouco para o simbolismo de Saturno: o mestre, o velho sábio, o eremita, o monge, as pessoas idosas, os avós, os antepassados. O juiz, o agente governamental e o polícia. O pai, o professor e o patrão (em simultâneo com o Sol). Os inimigos e os falsos amigos. E as suas funções são: delimitação, fronteira, diferenciação, selectividade, contracção, contenção, auto-controlo, realismo, amadurecimento, inserção social (como Júpiter, mas com um sentido mais hierárquico e estrutural — baseado no respeito e na adequação às regras e aos valores instituídos), superego, sombra (sentido junguiano), cristalização e materialização, medo e sentimento de culpa, vergonha.

Como olhar para Escorpião? 

O signo Escorpião apresenta estas características positivas básicas: magnéticos, enérgicos, intensos, independentes, solitários, corajosos. O lado menos luminoso pode apresentar-se assim: arrogante, obstinado, destruidor, manipulador, sugador emocional. Acção luminosa de Escorpião: o perseverante. Acção sombria: o destruidor. Pensamento luminoso de Escorpião: o profundo. Pensamento sombrio: a pessoa obstinada. Sentimentos luminosos de Escorpião: a pessoa poderosa. Sentimentos sombrios deste signo: o sugador emocional. Frases deste signo: Eu desejo – Eu manipulo – Eu quero. Palavra-chave: Intensidade.

Juntar este dois - Saturno e Escorpião -, não é propriamente a visão do Paraíso. É o planeta a mudar as  regras sociais, a alterar os planos político-ideológico. Como nos aguentaremos nesta barca tão insegura? Nenhum governo sabe. Nenhum político sabe. Nenhum banqueiro sabe. Eu, também não.

Que lado você irá escolher para a sua vida? A acção luminosa ou a sombria? O menu está servido e a escolha é sua.

Alguém duvida que este posicionamento astrológico irá trazer um acentuar daquilo que se vive hoje em dia e que chamamos de «crise»?

Uma coisa tenho a certeza: estamos todos a atravessar uma enorme mudança planetária. O sistema económico dominante vai desaparecer para dar lugar a um novo paradigma, que não se sabe ainda qual será. Excepto no seguinte conceito: o «Ter» irá dar lugar ao «Ser». Leiam e escutem um dos três grandes «Instrutores» do mundo lusófono - Satyaprem (aqui) e perceberão do que estou a falar. Dou outra ajudinha, no final deste texto, com a transcrição de um magnífico texto de outro «Instrutor», o português André Louro de Almeida.

Não vos quero deixar mais nervosos, por isso, o restante texto é de tom mais pessoal e não tanto dedicado à «astrologia mundana».

Saturno ao transitar pelo signo de Escorpião vai indicar responsabilidade em assuntos financeiros, como recursos corporativos, finanças conjuntas, impostos, heranças, seguros e questões relativas a propriedades alheias. Esta é a visão tridimensional deste trânsito.

A actividade nos negócios provavelmente irá lidar com financiamento empresarial, seguros, contabilidade, impostos. Se Saturno estiver sob tensão em Escorpião, podem ocorrer conflitos a respeito de heranças, impostos e finanças conjuntas, que, com frequência, provocam batalhas legais e perdas através de litígios.

As pessoas terão tendência a serem mais perfeccionistas no seu trabalho. Tentarão melhorar a estrutura do status quo. Se esta tendência for levada a extremos, podem adquirir a reputação de pessoas muito duras. Irão demonstrar pouca paciência com atitudes que reflectem preguiça ou má vontade no trabalho, pois não aceitarão a falta de perseverança nos outros, bem como em si mesmos. Há o potencial de utilizarem muita energia e força de vontade em realizações práticas.

A grande aprendizagem deste trânsito será a nível emocional, pois tudo será muito intenso, sobrecarregando o corpo com elevados níveis de tensão, podendo dar lugar a doenças muito graves. Vamos todos precisar de aprender a lidar com estas situações, de maneira calma e eficiente à medida que surgem. Meticulosidade, persistência e determinação são a regra de Saturno em Escorpião, proporcionando um impulso para o sucesso, igualado apenas por algumas outras posições. Falei em sucesso? Sim, mas na balança, do outro lado está a derrocada, o falhanço. Mais uma vez, somos nós quem escolhe.

Notar-se-á no ar o desejo ardente de mais autoridade e lutarão muito para realizar as suas ambições; se utilizam ou não meios honestos, dependerá dos aspectos de Saturno. É necessário que  pessoas percebam que é um trânsito rigoroso, pois seremos capazes de nutrir profundo ressentimento quando sentimos que fomos tratados injustamente. A possibilidade de fanatismos é muito grande.

Quando Saturno em trânsito estiver sob tensão com outros planetas, pode existir tendência a intrigas e conspirações. Podem também estar presentes o desejo de vingança e incapacidade para esquecer ofensas passadas.

Recomendo muito cuidado com as questões de saúde.

Quero deixar este pensamento: esta nossa humanidade é muito recente no nosso planeta. Estamos cá à apenas 12.000 anos. Isto comparado com o tempo de vida do planeta, quer dizer qualquer coisa. Os esotéricos chamam à nossa civilização, a 5ª Raça Raiz. Já coabitam no nosso planeta a 6ª Raça Raíz, que se perdeu um pouco pelo caminho, mas já começaram a chegar os integrantes de uma futura civilização a ser construída.

Em 12 mil anos passámos da condição de nómadas bípedes a construtores de arranha-céus. Esta nossa civilização convenceu-se que poderia dominar o nosso planeta. Como se isso fosse possível! As consequências estão à vista.

Será mesmo que já removeram os pilares desta nossa civilização? Eu penso que sim.

Pareceu-me oportuno terminar esta secção dedicada à entrada de Saturno em Escorpião, com umas palavras de André Louro de Almeida, que escreveu em 2008 e se mantém actuais, podendo ser encontrada no Facebook, clicando aqui.


«Um plano para "recuperar a economia" é, nesta etapa, um artificio para ganhar tempo. Esta crise foi criada em gabinetes secretos para forçar as nações do mundo a aceitarem regimes para-totalitários Com base no medo e na insegurança e não será por medidas económicas que pode ser evitada, pois está desenhada para eclodir, com ou sem planos financeiros de emergência.

A crise é artificial mas tem um imenso poder. E tem poder porque a Humanidade adormeceu e se fixou em símbolos de valor que são insuficientes para representar o Homem. A nossa moeda é uma moeda-número e não uma moeda-trabalho ou uma moeda-inteligência ou uma moeda-sensibilidade, representa um valor quantitativo divorciado da qualidade do homem.

O poder deste tipo de instabilidade para gerar pânico só é possível na medida em que as pessoas perderam amplitude emocional e serenidade existencial em relação aos "símbolos de valor". As agências obscuras que despoletaram esta crise fazem-no na certeza de que o valor é representado por quantidade-dinheiro e não por qualidade-dinheiro. E sem um símbolo de valor, consensual, uma sociedade desagrega-se rapidamente.

E a crise significa que chegou o momento da Humanidade, começando pelos que detêm o poder politico, financeiro e executivo, compreender que os nossos "símbolos de valor" - entre eles o dinheiro, um dos mais interessantes e eficazes - servem para criar a sequência: 


1 Desenvolvimento » 2 Sustentabilidade » 3 Saciabilidade » 4 Identidade » 5 Liberdade » 6 Pesquisa » 7 Libertação

... não para funcionarem como uma droga irresponsável que mantém o planeta em transe.
  
Desta crise pode emergir uma moeda-qualidade: uma forma de dinheiro desconhecida, que depende directamente da qualidade psíquica da vida para ter qualquer valor. Esse é o cenário futuro positivo. Uma nova moeda baseada no Ser. Uma moeda que simbolize valor real: trabalho + sustentabilidade ecológica + qualidade social + expansão de consciência.
  
Se assim não for creio que teremos rapidamente que recuperar a nossa relação rural com a Natureza.

Isto implica que o momento do reencontro e reunião, daqueles que estão interiormente em contacto com o plano para a iluminação da Terra, nas áreas de protecção às quais se sentem ligados, está a aproximar-se.»

Eckhart Tolle - 2012 e o fim do mundo
Duração: 1h 09m 06s








PARTE FINAL

Tal como fiz nas previsões para 2011, agora, em voz colectiva:

Só para si. Em voz baixa, muito baixinho.
Aqui fica um conselho apenas a quem realmente leu este texto.

«Esqueça-o, vire-lhe as costas e viva o seu dia-a-dia, fazendo surf com a vida.»
Contra nós, falamos, obviamente.

 O melhor mesmo é consultar um bom astrólogo, que não invente coisas,
nem diga tolices, pois trabalhará exclusivamente sobre o seu mapa pessoal.

Nós, os 3 autores deste post,
estamos neste universo:

Clicar para aumentar.

Blogues de Susana Vitorino:
Blogues de Inês de Barros Baptista:
[às vezes não tem título, mas sim umas estrelinhas e bolinhas]


Blogues de António Rosa:

Nós, no Facebook:
António Rosa e aqui

Depois do trabalho que foi preparar tudo isto, vou usufruir de um merecido descanso.


.

Mostrar mensagens com a etiqueta Políticos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Políticos. Mostrar todas as mensagens

22 de setembro de 2013

Angela Merkel uma clara candidata a vencer as eleições federais da Alemanha do dia 22 Setembro 2013



Angela Merkel uma clara candidata a vencer as eleições federais da Alemanha do dia 22 Setembro 2013

Para qualquer astrólogo é das análises mais difíceis de se fazer, pois tem muitos intervenientes e, sobretudo o país, devido à sua história possui vários mapas. É um enorme emaranhado de situações e reconheço que não me interessei muito pelo tema e escrevo estes apontamentos, apenas para memória futura no meu blogue «Cova do Urso». Os estudantes avançados de astrologia poderão praticar com dados aqui deixados.

«Já nada se faz na Europa sem o consentimento da Alemanha, a primeira economia europeia e o país que recolhe a confiança dos mercados financeiros. Se dantes a Europa se construía em Bruxelas, com negociações permanentes e cedências de parte a parte, agora Berlim impõe o seu diktat. O Bundestag renovado nas eleições terá uma palavra determinante quando se tratar de decidir sobre novos caminhos para resolver a crise que se abate sobre o sul da Europa.» Jornal ionline

Pela quantidade de mapas existentes percebe-se que quase nada haja escrito em termos astrológicos sobre as eleições federais alemãs. É muito intrincado, demora e acaba por ser um bocado tonto, quando todos os cenários e sondagens apontam para uma grande vantagem de Angela Merkel.

«O problema para Angela Merkel nunca foi ganhar as eleições. A chanceler é a figura política mais popular da Alemanha – o seu diminutivo é Mutti (mamã) – e, segundo 58% dos alemães, a favorita para continuar a liderar o país. No entanto, na Alemanha, ser o favorito não basta. Para governar é preciso ter maioria absoluta, algo que o seu partido (CDU) não vai conseguir sozinho. Para a ajudar nesta tarefa, a chanceler contava com o seu actual parceiro de coligação, o FDP. Mas os liberais derraparam nas sondagens e é possível que não atinjam o limite de 5% para serem eleitos para o Bundestag. De modo a proteger-se contra a divisão de votos à direita, Merkel tem apelado ao voto útil na CDU.» Jornal ionline

Um pouco de Astrologia: Angela Merkel tem guiado a Alemanha através das águas agitadas dos últimos 5 anos sem bater nas rochas e como recompensa ela permanecerá o capitão do navio para o futuro previsível. Por quê? A astrologia diz-nos isso. Dê uma olhada no mapa natal de Angela Merkel contra a do mapa tradicional da Alemanha de 1871 e poderá ver o seu Sol na 10 ª casa alemã. a  do governo e as pessoas responsáveis ​​como está sentado Júpiter em conjunção com o Meio do Céu ao lado de Mercúrio. Quanto à autoridade, de Angela Merkel, Saturno opõe-se à Lua alemã [a população] para se perceber que ela comanda com uma posição respeitosa sobre eles, este é o sinal de um líder e aquele que administra em nome deles. Grande Saturno e Lua. Deixo o resto para vocês. Isto foi um pequeno niquinho do meu convencimento em como Angela Merker vencerá estas eleições.

Isso será bom para os portugueses? Não sei responder.

Para quem quiser se entreter com o tema deixo aqui vários mapas:


MAPAS DA ALEMANHA:

- Alemanha Eleições Federais: 22-9-2013 - 00h00 - Berlin, Germany

- Mapa da República Federal Alemã - 23-5-1949 - 12h00 - Berlin, Germany

- Antigo mapa imperial da Alemanha - 1-1-1871 - 00h00 - Berlin, Germany

- Mapa da Alemanha Unificada - 1-10-1990 - 12h00 - Bonn, Germany

- West Gernmany - 5-5-1955 - 12h00 - Bonn, Germany


OS CANDIDATOS A 'CHANCELER' (Primiero Ministro):

- Angela Merkel
CDU - Christian Democratic Union - 17 Julho 1954 - 17h45 - Hamburg, Germany

- Peer Steinbrück
SPD - Social Democratic Party - 10 January 1947 - Hamburg, West Germany

- Rainer Brüderle
FDP - 22 June 1945 - Berlin, Germany

- Katja Kipping
Left Party - 18 January 1978 - Dresden, East Germany

- Bernd Riexinger
Left Party - 30 October 1955 - Leonberg, Germany

- Katrin Göring-Eckardt
Green Party - 3 May 1966 - Friedrichroda, Germany

- Jürgen Trittin
Green Party - 25 July 1954 - Bremen, Germany


.

18 de setembro de 2013

Política internacional: Brasil vs E.U.A.


«Astrologando» na política internacional: Brasil vs E.U.A. - D. Dilma Roussef, presidenta do Brasil, cancelou a visita oficial a Washington, USA, em Outubro próximo, devido a ter sido alvo de espionagem pelos Estados Unidos da América. É assim que se faz, em política. Mesmo se nos embevecemos com Mr. Barack Obama, presidente americano. 

D. Dilma Roussef não gosta da palavra 'presidente', mas sim 'presidenta' e como eu acho-a uma senhora simpática, faço-lhe a vontade, apesar de ser um erro ortográfico.

Vejamos em termos astrológicos, se esta decisão política e diplomática está de acordo com o mapa de D. Dilma Roussef: 14 Dezembro 1947 - 2h00 - Belo Horizonte, Brasil.

Condiz e tanto! Os trânsitos da srª Roussef são fascinantes:

Júpiter em Câncer transita-lhe pela Casa 9 [IX], a área do mapa que trata do estrangeiro. Portanto, qualquer deslocação que ela faça nos próximos meses serão um sucesso pessoal e político, fazendo sobressair o grande país que se chama Brasil.

No entanto, a presidenta do Brasil e o seu staff, decidiram não ir em viagem de estado a Washington, por ter sido objecto da espionagem americana. Atrevidos, eles, hein! Mas assim é que é. Há dois aspectos muito significativos nos seus trânsitos.

O primeiro deles acontece na sua Casa 10 [X], a área reservada à carreira profissional e ao reconhecimento dos outros, tem Marte, o Senhor da Guerra, a transitar e a NÃO FAZER aspectos nenhuns aos planetas pessoais [de Sol a Marte] da presidenta. A isto chama-se estar 'peregrino' e, portanto, a dominar actualmente o mapa de vida de D. Dilma. E a fazer 'guerra' ao Tio Sam. Esta senhora tem-nos bem postos.

O segundo aspecto é o trânsito de Saturno, Vénus e Eixo Nodal pela sua Casa 1. A pôr ordem em toda a sua vida. Desde a profissional à pessoal. Por estranho que possa parecer este trânsito está a fazer com que D. Dilma liberte imenso carma retido ao longo da vida, até porque a sua condição de política a isso obriga. Mas está a libertá-lo da melhor forma [Vénus] utilizando com encanto aquilo que lhe é possível. Acredito que esta senhora, neste momento, está em paz com a sua alma. 


.


15 de abril de 2013

Um 'case study' a iniciar-se [Março 2013]: a quadratura de Neptuno t a Saturno n no mapa natal de José Sócrates


Informação prévia


Este post é o exercício prático do post anterior, intitulado [clicar no título]:

Nunca fiz um post desta natureza: em que apresento todo o género de gráficos para que os estudantes avançados de astrologia (e os próprios astrólogos) possam participar activamente analisando um trânsito de uma personalidade com a própria vida real do mesmo.

Também sei que o mais certo é as partes mais interessadas não ligarem nenhuma a este propósito, pois os dias de hoje são para saltitar e seguir em frente. Ficarei com a consciência tranquila, se não houver contribuições.

José Sócrates tem Saturno natal em Sagitário 8º13', na casa 7 e Neptuno transita por Peixes no grau 4, Casa 11, e fará 3 quadraturas exactas em Março e Setembro de  2015 e Janeiro 2016., no mapa deste cidadão. Pelo meio sofrerá a influência do 2º retorno de Saturno.

Este post possui uma enorme quantidade de gráficos, destinados a que os estudantes avançados de astrologia e mesmos os astrólogos consigam pôr de lado a sua compulsão contra o político e  aproveitem a oportunidade para estudarem no dia-a-dia o trânsito do ser humano. Tão cedo não haverá outra experiência real e tão próxima como esta.

 Se os estudantes avançados de astrologia e os astrólogos já em exercício não conseguirem ultrapassar essa questão pessoal contra o político, e ficarem tolhidos com o exercício astrológico, recomendo o seguinte:

1) Que não liguem ao exercício, que passem em frente e que se abstenham de comentários; obviamente terão que se auto-analisarem na sua real vocação enquanto astrólogos, ao ponto de não se se predisporem a analisar esta quadratura em directo na vida do cidadão.

2) Que enfrentem os seus demónios pessoais, os seus bem-quereres ou os mal-quereres e consigam provar a vocês próprios que estão preparados para praticarem astrologia.

3) Não há mal nenhum em uma pessoa desistir da astrologia, depois de descobrir que não está talhada para enfrentar as zonas sombrias do seu Ser. Sei que são palavras fortes, mas é o que penso.

4) Também pode fazer de conta que não viu o post, e seguir feliz e contente consigo mesmo. Quando hoje em dia, muita gente presume de gostar e estudar astrologia, aqui ficará uma prova àquilo que realmente sentem como vocação.

Poderia dar inúmeros exemplos de mapas de pessoas odiadas pela humanidade e que são enfrentados com coragem em nome da vocação astrológica.

Que se estude em directo e com imenso tempo pela frente para praticarem convenientemente este estudo.

Todos os comentários astrológicos deixados passarão para o post principal.

Passem bem. Muito agradecido.



Assuntos de Neptuno

Saiba o significado de Neptuno em Peixes, AQUI
Neptuno em Peixes com ilustração histórica, AQUI.
Eventos mundiais com Neptuno em Peixes, AQUI.
Neptuno e Saturno, os medos parecem evaporar-se, AQUI
Neptuno na vida de um ser humano, AQUI
Coisas de Neptuno, AQUI
Neptuno mediúnico e espiritual, AQUI
Neptuno, o criador do transtorno dos planos materiais, AQUI


Mapa natal de José Sócrates

Links dos posts publicados no Cova do Urso
onde José Sócrates está presente

- Energias astrológicas para as Legislativas 2009 - 
a necessidade de se seguir o caminho do meio, da política, AQUI
- Portugal - Eleições Legislativas a 5 Junho - Mapas dos candidatos a 1º Ministro, AQUI
- O FMI em Portugal: em 1983 e em 2011, AQUI
- José Sócrates, o mapa de Portugal e os trânsitos da sua demissão
do cargo de 1º ministro de Portugal, AQUI
- José Sócrates abandona a liderança do PS - um excelente exemplo
do que é o «livre-arbítrio», AQUI
- O ex-Primeiro Ministro, José Sócrates, com um programa de
 televisão semanal na RTP, a partir de Abril, AQUI
- José Sócrates, 52º aniversário, AQUI



Alguns links a acompanhar os temas Neptuno
e retorno de Saturno:

- Para ler sobre a quadratura de Neptuno t a Saturno n - AQUI.
- Exemplos dos trabalhos conjuntos de Saturno e Neptuno - AQUI.
- Hoje apetece-me falar de um Neptuno diferente - AQUI.
- António, gostas de ti o suficiente para não desistires dos teus sonhos? - AQUI.
- Casamento real de William e Kate - um fantástico 1º retorno de Saturno - AQUI
- Heath Ledger não resistiu ao 1º retorno de Saturno - AQUI.
- Francis Obikwelu no seu 1º retorno de Saturno - AQUI.
- Quando Saturno em trânsito contacta o sr. Cronos - AQUI.
- Saturno também ama - AQUI.
- Oscar Pistorius - Blade Runner - acusado de ter assassinado a namorada - AQUI.
- Fernando Nobre, uma súbita e desmedida necessidade de grandeza pessoal - 2º retorno - AQUI.
- Olhar para trás, para poder seguir em frente - AQUI.
- Ramos Horta a resistir valentemente no seu 2º retorno de Saturno - AQUI.
- Pronto, estou assim - 2º retorno de Saturno - AQUI.


GRÁFICOS E MAPAS
(Clique nos gráficos e mapas para os aumentar e poder ver bem)

Gráfico das ocorrências políticas principais (eleições),
enquanto durar o trânsito em análise.
Os dias assinalados nos meses são as datas exactas em que se darão
as 3 quadraturas Neptuno t e Saturno n,
além do 2º retorno de Saturno


Gráfico de cores do próprio trânsito Neptuno t a Saturno n
no mapa de José Sócrates. Todas as cores estão legendadas,
para compreensão do leitor.



Neptuno transita pela Casa XI de José Sócrates
Textos diversos

Saiba o significado de Neptuno em Peixes, AQUI

Optei por transcrever o texto de Patrícia Morimando, do livro «Netuno - O Significado Astropsicológico dos Trânsitos de Netuno», da Editora Pensamento, tradução da edição americana de 1979, com o título de «Neptune Effect».

«Se esta é a casa dos objectivos e das ambições, você se indagará qual o seu significado. Para onde me devo voltar? Será que realmente é isso o que desejo? Para onde me estão conduzindo os meus amigos? Haverá decepções e desilusões em relação ao auxílio que está recebendo deles, ou então serão verdadeiramente inspiradores. Poderá se perguntar quem são seus amigos, ou se realmente tem algum. Há muita confusão quanto ao que é um amigo ou uma amizade. Mas se tiver sorte, os amigos lhe trarão inspiração ou um lado menos materialista, ou o conduzirão nesta direcção. Também tentarão conduzi-lo a uma responsabilidade. Poderão ser uma influência esgotante porque está mais aberto a eles; suas necessidades o esvaziarão, se você permitir. Você sente os humores e as emoções deles, e algumas vezes tem dificuldade em saber quais são os seus e quais os que não são. Há uma tendência a a responder demasiadamente às necessidades deles e, por isso, você é sugado. O prejudicado e o necessitado procurarão por você. Deverá se proteger, canalizando suas simpatias e distribuindo-as melhor. Se não o fizer, não terá um tempo só para você. Um pouco de egoísmo é benéfico durante este trânsito. Você poderá sacrificar-se por alguma amizade. E não vale a pena.»

Outro texto sobre o mesmo trânsito


Neptuno quando transita na Décima Primeira Casa indica amizades incomuns, idealistas, e associações de grupo. Se Neptuno estiver bem aspectado, a generosidade se estenderá aos amigos; essas pessoas também oferecerão orientação espiritual e ajudarão na realização de metas, porque mereceram essa ajuda no passado. Haverá uma forte ligação espiritual com amigos e associados. As pessoas com este trânsito são sensíveis às necessidades da humanidade e juntam-se a grupos com objectivos humanitários ou espirituais; com frequência, também se sentem atraídos por organizações místicas ou secretas. Se Neptuno estiver sob tensão na Décima Primeira Casa, pode indicar irresponsabilidade e enganos nas amizades. É o caso desta quadratura com Saturno natal. Os amigos com frequência se tornam inimigos secretos. Más associações levam à destruição, geralmente por intermédio do álcool ou abuso de drogas. Essas pessoas deveriam aprender a escolher os amigos. Um Neptuno sob tensão aqui também pode indicar um idealismo pouco prático, mal orientado; podem se manifestar tendências boémias.

Trânsito de Neptuno pela Casa XI
por Magda Moita

«•    Durante este trânsito, sentimo-nos impelidos por nos envolvermos em actividade grupais que estejam direccionadas para elevar emocionalmente e espiritualmente a vida de todos.
•    Este planeta, em trânsito por esta casa, procura despertar-nos o interesse por participar em movimentos que ajudem as pessoas a viver de forma mais fluída e leve.
•    Neptuno procura dissolver as barreiras que nos impedem de partilhar com os outros as experiências que tenham sido úteis, e se revelem facilitadoras da nossa experiência terrena. 
•    Durante este trânsito, construímos um sentimento de espírito humanitário.
•    Sentimo-nos impelidos a levar para o grupo a nossa sabedoria individual e colocá-la à disposição.
•    Durante este trânsito, sentimo-nos altamente seduzidos por nos associarmos a grupos ou instituições que partilhem o mesmo ideal.
•    Em trânsito pela casa 11, Neptuno trata de convencer-nos de que não há, verdadeiramente, pessoas estranhas.
•    É possível que reapareçam companheiros de vidas passadas. 
•    Ilusões quanto às associações que fazemos estão, também, na ordem deste trânsito.
•    Também é intenção deste planeta, em trânsito por esta casa, levar-nos a aceitar as diferenças dos outros, aceitando-os como são.
•    Também corremos o risco de nos apaixonarmos, de forma doentia, por um determinado ideal de grupo, caindo num platonismo exacerbado pelo seu representante.
•    Durante este período, nenhuma pessoa pode, ou deve tornar-se o nosso mundo.
•    Corremos algum risco de nos tornarmos fanáticos.
•    Durante este trânsito, sentimo-nos mais atraídos pelas novas tecnologias e por ciências ainda não exploradas como, por exemplo, ovnilogia.
•    Devemos, com maturidade, apaziguar o nosso Úrano-Saturno, regentes desta Casa, e não embarcar em alguma crença global a respeito do nascimento de um novo mundo.
•    Os individualismos de Úrano devem ser apaziguados para que não acabe conectado com esferas mais nebulosas de Neptuno.

Limpeza cármica:
•    O choque dos poderosos Agitadores do Ego provoca, durante este período, uma estranha revolução nos nossos mundos interiores e, como resultado, tremendas alterações de consciência.»





José Sócrates tem
Saturno natal em Sagitário

Carma:
Medo da sabedoria, da fé, da crença,
da consciência divina, da aceitação da vida.

A regência de Júpiter determina a jovial tendência para o paternalismo bondoso é reforçada pelo paternalismo rigoroso de Saturno
- o ascetismo de Saturno limita o pachorrento “deixa passar” de Júpiter.
- neste signo a pessoa torna-se franca, sem temores.
- Sagitário torna Saturno menos conservador, fazendo que a disposição seja mais alegre e independente.
- os sucessos são conseguidos com muito esforço.
- os antagonismos, as críticas ou as censuras magoam profundamente a pessoa.
- indica pessoas sérias na sua busca da filosofia, religião e educação superior.
- desenvolvem códigos morais rígidos ou uma devoção inabalável a sistemas religiosos e filosóficos.
- defenderão preceitos morais.
- comportam-se de acordo com princípios de justiça.
- procuram a verdade e valores construtivos em sua atitude pessoal.
- intelectualismo, disciplina, meticulosidade e profundidade de concentração.
- tudo o que eles aprendem é totalmente absorvido e pode ser colocado em prática.
- quando atingem honra ou distinção, sentem que a obtiveram pelo esforço perseverante.
- o desejo de poder e liderança manifesta-se na vontade de ser considerado uma autoridade em algum aspecto da educação superior, da religião, do direito ou da filosofia.
- há uma profunda necessidade de realização intelectual, filosófica ou espiritual que traga distinção.
- temem a desaprovação e a censura e ficam indignados quando outros pensam ou falam deles injustamente.
- a sua reputação pessoal é de extrema importância para eles.
- sob tensão, estas pessoas provavelmente são presunçosas ao tentarem impor o seu sistema filosófico ou religioso aos outros.
- para esta pessoa é muitíssimo aconselhável a prática de exercícios físicos, a fim de evitar a possível aparição de artrose nas nádegas, ciática ou problemas no nervo ciático.

Características negativas: Teimosia, apego cego às próprias ideias, insatisfação espiritual, dureza moralista.

Saturno no signo de Sagitário indica pessoas sérias em sua busca da filosofia, religião e educação superior. Elas geralmente desenvolvem códigos morais rígidos ou uma devoção inabalável a sistemas religiosos e filosóficos. Defenderão preceitos morais e se comportarão de acordo com princípios de justiça; procuram a verdade e valores construtivos em sua atitude pessoal.

Saturno dá ao sagitariano intelectualismo, disciplina, meticulosidade e profundidade de concentração. Tudo o que eles aprendem é totalmente absorvido e pode ser colocado em prática. Quando atingem honra ou distinção, sentem que a obtiveram pelo esforço perseverante.

0 desejo de poder e liderança manifesta-se na vontade de ser considerado uma autoridade em algum aspecto da educação superior, da religião, do direito ou da filosofia. Há uma profunda necessidade de realização intelectual, filosófica ou espiritual que traga distinção.

Esta posição oferece um intenso orgulho intelectual; os nativos temem a desaprovação e a censura e ficam indignados quando outros pensam ou falam deles injustamente. A sua reputação pessoal é de extrema importância para eles.

Se Saturno estiver sob tensão, estas pessoas provavelmente são presunçosas ao tentarem impor o seu sistema filosófico ou religioso aos outros. Se levada a extremos, esta prática resulta em presunção intelectual e espiritual.



José Sócrates tem
Saturno natal na Sétima Casa

Carma: Medo de partilhar, de relacionar-se.

- há um forte senso de responsabilidade e justiça em todos os relacionamentos importantes e contactos com o público.
- os nativos casam-se tarde ou com pessoas sérias, maduras, voltadas à carreira.
- bem aspectado, o casamento será estável e duradouro.
- sob tensão, o casamento e as sociedades trarão problemas.
- trabalharão muito e conscienciosamente, colaborando com os outros e assumindo a sua quota de responsabilidade.
- serão trabalhadores de confiança, dos quais se pode depender em todos os acordos.
- podem interessar-se por leis e possuem capacidade para organização e administração de negócios, ou formulação de contratos.
- podem determinar o seu bem-estar futuro e progredir nas suas carreiras, trabalhando com outras pessoas.
- sob tensão tem tendência a ser crítico, inibido e negativo nos relacionamentos.
- o parceiro no casamento pode ser frio, antipático, pouco cooperativo, crítico e difícil.
- sob tensão nesta casa pode também indicar traição de inimigos e acções judiciais.
- impelidas a relacionamentos que acarretam responsabilidades.
- poderão resultar numa carga e numa experiência difícil que necessita de muita paciência por parte da pessoa, para não somatizar no físico através de enfermidades nos rins, insuficiência urinária ou lumbago.

Saturno na Sétima Casa está acidentalmente exaltado, porque a Sétima Casa corresponde ao signo de Balança, no qual Saturno está exaltado.

Assim, há um forte senso de responsabilidade e justiça em todos os relacionamentos importantes e contactos com o público. Os nativos casam­ se tarde ou com pessoas sérias, maduras, voltadas à carreira. Se Saturno estiver bem aspectado, o casamento será estável e duradouro. Se Saturno estiver sob tensão, o casamento e as sociedades trarão problemas.

As pessoas com Saturno nesta casa irão trabalhar muito e conscienciosamente, colaborando com os outros e assumindo a sua quota de responsabilidade. Se forem bem aceitas, serão trabalhadores de confiança, dos quais se pode depender em todos os acordos. Elas podem interessar-se por leis e possuem capacidade para organização e administração de negócios, ou formulação de contratos. Podem determinar o seu bem‑estar futuro e progredir nas suas carreiras, trabalhando com outras pessoas.

Se Saturno estiver sob tensão na Sétima Casa, o nativo tem tendência a ser crítico, inibido e negativo nos relacionamentos. 0 parceiro no casamento pode ser frio, antipático, pouco cooperativo, crítico e difícil. Um Saturno sob tensão nesta casa pode também indicar traição de inimigos e acções judiciais.

As pessoas com Saturno na Sétima Casa são de alguma forma impelidas a relacionamentos que acarretam responsabilidades.


Mapa do regresso do José Sócrates a Portugal,
através da data em que concedeu a entrevista à RTP,
25-Março-2013


Neste dia, 25 Março 2013, a orbe do trânsito era de 4º12'. O trânsito já tinha começado, mas ainda de forma muito leve. Neste dia, José Sócrates regressou oficialmente a Portugal, com uma longa entrevista à RTP. Não deixou ninguém indiferente.

A entrevista começou com 10 minutos de atraso, após o encerramento do telejornal, tal foi a quantidade de publicidade havida, quando o máximo que a Lei permite à RTP é um máximo de 6 minutos.




Mapa da 1ª quadratura partil (exacta) no dia 23 Março 2015
na quadratura de Neptuno t a Saturno n


Repare-se que Saturno Rx em trânsito está em fase de
aproximação para fazer o seu 2º retorno na vida de José Sócrates.




Mapa da 2ª quadratura partil (exacta) no dia 8 Setembro 2015
na quadratura de Neptuno t a Saturno n



Repare-se que na quadratura anterior entre Neptuno t e Saturno n, o Saturno em trânsito estava retrógrado a menos de 4º do natal, configurando assim a aproximação para fazer o 2º retorno na vida deste cidadão.

Nesta segunda quadratura, Saturno t já está directo e afastado do natal com uma diferença de 21º. Irá aproximar-se de modo a que a 6 Dezembro 2015 faça a conjunção exacta, cumprindo assim o 2º retorno deste planeta, que implicará no cidadão, uma nova forma de encarar as situações.



Mapa do 2º retorno de Saturno no mapa de José Sócrates



Aqui temos o mapa que nos mostra a conjunção exacta (partil) de
Saturno t a Saturno n, muito conhecido como o retorno de Saturno,
no caso deste cidadão é o 2º retorno.

Entretanto, a quadratura de Neptuno t a Saturno n decorrer sem problemas,
estando nesta fase, na última aproximação ao aspecto exacto,
neste caso com uma orbe de separação de apenas 1º 6'


Mapa da 3ª quadratura partil (exacta) no dia 24 Janeiro 2016
na quadratura de Neptuno t a Saturno n






Todos os comentários pertinentes a este tema
serão colocados aqui no post,
pois gostaria muito que funcionasse
como um exercício colectivo.





.

8 de abril de 2013

Faleceu Margaret Thatcher


Margaret Thatcher faleceu hoje, 8-4-2013, com 87 anos,
no Hotel Ritz, em Londres, após um massivo ataque cardíaco.

R.I.P. para a Dama de Ferro,
uma figura determinante no século 20.



Num tanque britânico numa visita à Alemanha.


Numa visita ao actual Primeiro Ministro britânico.

Com a Rainha Elizabeth II, no seu 80º aniversário.

O Primeiro Ministro, no dia 8 Abril 2013, a anunciar oficialmente o falecimento de Margaret Tatcher. Note-se a quantidade de imprensa presente. Como se sabe, esta rua onde está instalado o gabinete oficial dos Primeiros Ministros britânicos não tem movimento de carros, por isso as conferências de i,prensa podem ser ao ar livre, na rua. 

Mrs Thatcher e o marido em 1995.

Em 2012, já com sérios problemas de saúde, num parque londrino.

Com o seu falecido marido Debbis Thatcher

Hotel Ritz, Londres.

Com o Presidente americano Ronald Reagen, em 1988.

Nas ilhas Falklands (ou Malvinas) em 1983.

Quando muito jovem com os seus filhos.

Com o Presdiente da então URSS,  Mikhail Gorbachev, em 1987.


.

21 de março de 2013

O ex-Primeiro Ministro, José Sócrates, com um programa de televisão semanal na RTP, a partir de Abril


José Sócrates
6 de Setembro de 1957 - 22h30
Vilar de Maçada [Alijó], Portugal 
41º N 19' 19''  -  7º W 33' 30''
Asc. 19º 13' de Touro

Após seis anos no lugar de Primeiro-Ministro, e, actualmente, a viver em Paris, onde se encontra a estudar na Sciences Po, o ex-chefe de Governo está de regresso a Portugal, mais propriamente à estação pública,a RTP. Segundo o «DN» desta quinta-feira, o ex-primeiro-ministro vai regressar já em Abril como comentador político na RTP, onde terá um programa semanal. As negociações decorreram desde o início do ano sob a responsabilidade do director de Informação, Paulo Ferreira. O «DN» adianta ainda que Sócrates não receberá qualquer remuneração pela presença no painel de comentadores da televisão pública.


Não pretendo alongar-me muito com esta análise astrológica, pois é bem sintomática.

- Nada mais o Sol T de José Sócrates ter entrado na sua 12ª Casa, soube-se da notícia. Esta Casa, a 12ª trata, entre outras coisa de grandes corporações ou empresas [a RTP], também trata de imagens em movimento [a televisão, filmes, vídeos] e sabe-se que Marte T e Úrano T estão conjuntos na mesma Casa, o que me parece que ele [José Sócrates] estará preparado para fazer fogo, com a tal tarefa de comentador. 

- Teremos que esperar para perceber melhor que tipo de programa é o que vem por aí. Para já a notícia é explosiva.

- Neptuno T em Peixes [03º 52'] está a iniciar uma quadratura a Saturno N em Sagitário [08º 13´] - estamos perante uma orbe aplicativa de cerca de 5º. Portanto, esta quadratura vai dar muito que falar. Vai durar até ao Verão 2015. Muito tempo pela frente. Os equívocos estarão instalados. 

- Tem outros aspectos excelentes para o que virá fazer: comentar a política em Portugal e no mundo. Está apto a fazê-lo e não duvido fará oposição ao actual governo, que irá, por sua vez, descarrega nele com muita força.




.

3 de novembro de 2012

Eleições presidenciais nos E.U.A. a 6-Nov-2012 - Análise astrológica


Dados dos candidatos e do dia das eleições:

Barack Obama
4 Agosto 1961
19h24 - Time Zone 10hW
Honolulu, Hawaii, USA
21N18'25'' 157W51'30''

Mitt Romney
12 Março 1947
09h51 - Time Zone 5h W
Detroit, Michigan, USA
42N19'53'' 83W02'45''

Mapa do Dia das Eleições USA
6 Novembro 2012
Ou escolhe 8h00 ou 12h00
Time Zone: 5h W
Washington, D.C., USA

Irei deixando aqui uns apontamentos astrológicos sobre estas eleições,
até ao próprio dia 6 Novembro 2012.


Apontamento nº 1 feito a 3-Nov-2012



O que me chama muito a atenção para esse dia, é Mercúrio a fazer um enorme 'bang' nestas eleições, pois é nesse mesmo dia que passa de 'estacionário' a 'retrógrado', o que para este efeito, quer dizer o mesmo. Em horário UT (TMG - fuso horário zero) Mercúrio fica retrógrado às 23h04, em 4º18' Sagitário. No entanto, em Washington [capital das eleições], serão 5 horas menos, portanto, será às 18h04, o que quer dizer que as assembleias de votos ainda não encerraram.

Barack Obama

Este 'bang' mercuriano acontece na casa 10 de Barack Obama. Até fico com suores frios perante a interpretação possível deste posicionamento. A minha primeira ideia foi 'vai ser reeleito', pois o céu quer um retorno ao que estava. Mas fiquei com as minhas dúvidas tolas, porque este Mercúrio em Sagitário faz oposição à Lua natal em Gémeos do candidato. Aí disse para mim mesmo: 'estás tonto, vai ler o que escreveste ainda esta semana sobre Mercúrio e os seus contactos com a Lua'.

Está escrito isto: «Estes contactos permitem-nos separar o trigo do joio no resvaladiço mundo das respostas condicionadas que constituem o nosso sistema de sobrevivência e defesa psicológica. Mercúrio, com rapidez penetra nessa estrutura arcaica tantas vezes, que se torna o disparador semi-consciente dos nossos ‘medos’ e ‘temores’».

Esse será um dia angustiante para Obama. Vai ter que 'parecer', em termos oficiais, mas no íntimo está a separar o trigo do joio, a sentir o temor normal de perda, a sentir-se fortalecido e crente na sua vitória, devido o trígono ao próprio Mercúrio natal de Obama e 2 lindos quintis a Marte natal, assim como ao seu Ascendente. Temos que estar atentos à quadratura a Plutão natal.


Mitt Romney

E o mesmo Mercúrio retrógrado que 'bang' faz no mapa do candidato republicano? Pois, pois! Na casa 7, a do relacionamento com o outro, um-a-um. Tirando o aparelho partidário que o apoia e os anti-Obama, conseguirá este candidato fazer-se ouvir e crescer no reconhecimento do povo americano? Vejo difícil pois este 'bang' faz uma quadratura ao MC de Romney, a cúspide do reconhecimento dos outros.

Por outro lado, este Mercúrio Rx faz aspectos poderosos a planetas natais do candidato: conjunção muito afastada à Lua, quadratura a Marte, trígono a Saturno (muito positivo), um obsessivo quindecile a Úrano (será que à última da hora surgirá alguma surpresa nos seus discursos?), oposição ao Ascendente (não é um posicionamento auspicioso), e uma oposição/conjunção ao eixo nodal (francamente positivo).

Por enquanto, vejo como estando empatados.

Amanhã, continuarei, se Deus quiser.





Apontamento nº 2, feito a 4-Nov-2012

Hoje vamos dar atenção a uma data importante em qualquer eleição: o momento da tomada de posse do candidato eleito. Nos EUA chama-se «Inauguration Day», que nestas eleições vai calhar no Domingo, dia 20 Janeiro 2013. O Congresso Americano, ainda em funções, está a pensar em mudar o dia para segunda-feira, dia 21 de Janeiro. Este ano, farei os possíveis por acompanhar em directo para tomar nota da hora exacta em que o candidato eleito faz o famoso juramento. Esse será um dado precioso, pois é partir dele que construiremos o mapa do governo dos EUA para os próximos 4 anos.

Vou analisar os mapas dos dois candidatos em função do mapa da «Inauguration Day - 20 Janeiro 2013 - 12h00 - Washington, D.C., USA»

Barack Obama

Para fazer este mapa: no interior, o mapa de Obama e no exterior, o mapa da 'Inauguration Day'. Como pretendo imprimir muito rigor a este olhar astrológico, informo já, que só considerarei orbes até 2 graus nos mapas dos dois candidatos. Mais que isso, para este efeito, é como se não existissem, para mim. Vocês, leitores, farão o que entenderem. Depois, podemos argumentar, se quiserem.

Ainda um bocadinho receoso, pois tinha ficado um pouco apreensivo com o Mercúrio retrógrado no dia das eleições, lá olhei para este mapa e parecia magnetismo puro: O Sol do 'Inauguration Day' está a 00º49' de Aquário e o Júpiter natal de Obama está a 00º52Rx, também em Aquário. Uma conjunção perfeita. Foi quando respirei muito mais tranquilo, pois é mais que claro que sou apoiante de Obama [o meu blogue está cheio de referências a ele]. Que magnífico aspecto. Sol e Júpiter em conjunção numa orbe 'ridícula' de 31'. Mais apertado é impossível.

Mas continuemos com outros posicionamentos neste mapa. Ainda dentro dos 2º de orbe, encontrei um aspecto poderoso e muito significativo: Úrano do 'Inauguration Day', 5º14' Carneiro/Áries faz um feliz sextil à Lua de Obama, em Gémeos, a 3º14' - em uma orbe de 1º52´. Este é o aspecto [Úrano sextil/trígono Lua] que dou muita atenção quando tenho que analisar um mapa electivo, pois significa, regra geral, que o evento terá a aceitação da maioria das pessoas e, também, que terá muita gente presente. Este é um dos aspectos que procuro quando me pedem para escolher uma data para eventos muito concretos em Portugal. Alguns tiveram uma dimensão que excederam o que era normal no nosso país. Tenho visto outros eventos serem um flop exactamente por não terem dado atenção a esse pequeno-grande pormenor.

Há muitos outros aspectos, neste mapa, todos dentro dos 2 graus: Plutão em sextil a Neptuno [orbe: 1º24´], Quíron em trígono a Neptuno [orbe: 1º35´], Quíron em conjunção a Quíron [orbe: 1º42´], Neptuno sexi-sextil a Júpiter [orbe: 0º49´]. Há muito tempo que não via um mapa político tão promissor. De alguma maneira já estou a adiantar trabalho para o caso de ter que analisar o mapa do governo dos EUA, resultantes das eleições de 2012.

Antes de terminar, tenho que referir que Obama, neste mapa tem um aspecto difícil e que terá que superar: Saturno do 'Inauguration Day' está em Escorpião (como todos sabemos) a 10º48' e faz uma violenta quadratura ao Sol de Obama, que está em Leão, a 12º33' - em uma orbe de 1º45´. Obama, se for eleito terá muito que penar, pois tentarão contestá-lo continuamente. Mas ele já deve estar psicologicamente preparado para isso, pois nos últimos 3 anos, os media americanos disseram cobras e lagartos dele. Claro que se fosse da raça branca, não seria tão atacado. Alguém duvida de todo esse racismo?

Termino mesmo dizendo que orbes maiores que os 2 graus que me impus a mim mesmo, é só escolhermos. Há com fartura e muito positivos.

Mitt Romney

Vejamos o que se passa no mapa do candidato republicano. O Sol do 'Inauguration Day' em 00º49' de Aquário faz uma severa oposição ao Saturno do candidato, em Leão, a 2º24'Rx. Ui, se for ele o próximo presidente dos EUA, vai ter muito que ouvir. Não é noivo que as mamães gostam de ver ao lado das suas filhas. [ :)) ].

Júpiter do 'Inauguration Day' em Gémeos, a 6º29'Rx faz uma quadratura com Marte do candidato, em Peixes, 6º14´ - em uma orbe de 0º15´. Não é um bom prenúncio. Muito guerra em expansão. O planeta não aguenta mais isso.

Como nem tudo é mau na vida, aqui está um posicionamento simpático: Úrano do 'Inauguration Day', 5º14' Carneiro/Áries faz um feliz semi-sextil a Marte em Peixes, 6º14´ - em uma orbe de 1º00´. Será de esperar mudanças súbitas de orientação governamental, no futuro. Também encontramos Marte em Aquário, 00º49´ a fazer um semi-sextil ao Sol do candidato, em Peixes, 21º11´.

Júpiter do 'Inauguration Day' em Gémeos, a 6º29'Rx faz uma conjunção ao Nodo Norte do candidato em Gémeos, a 6º24'Rx, havendo apenas um orbe de 5´. Este posicionamento é muito bom e darão uma enorme projecção a Mitt Romney em termos mundiais e que, se ele quiser e souber, poderá exercer uma influência enorme nos próximos anos, se tiver a coragem de colocar a inspiração republicana em segundo lugar. Poderia ser o homem que a América necessita nos cenários internacionais. Vamos lá ver se os 'biliões' [o homem é podre de rico] serão mais importantes do que a solidariedade e a política de paz internacional.

Resumindo: desta análise fiquei com a ideia que Barack Obama ganhará estas eleições.





Apontamento nº 3, feito a 5-Nov-2012


Tenho a estranha sensação de ter posto o pescoço na guilhotina, tendo-me atrevido a escrever sobre estas eleições presidenciais americanas de 2012. Procurei e pedi a pessoas amigas que investigassem se astrólogos de língua portuguesa tinham escrito alguma coisa sobre este tema e, aparentemente, não encontrámos de outros colegas. De outras línguas, há inúmeros textos.

No apontamento nº 1 foquei-me no Mercúrio retrógrado; no apontamento nº 2 analisámos o 'Inauguration Day' [dia da tomada de posse]. Hoje, no apontamento nº 3 iremos proceder a uma leitura dos trânsitos dos dois candidatos. Neste mapa, usarei orbes de 5º, como máximo, mesmo nos planetas pessoais [Sol a Marte].

Como sei de fonte segura que muitos amigos e leitores seguem estas coisas que escrevo pois também funcionam como material didáctico para se estudar e aprofundar astrologia. Deixo-vos hoje uma dica que me parece preciosa. Se quiser ver quais são as hipóteses de alguém vencer ou ganhar um evento [exemplo: um concurso de televisão ou uma candidatura presidencial] deve-se avaliar o Meio-do-Céu e as suas condições cósmicas do mapa natal da pessoa em questão. Isto inclui analisar os trânsitos e progressões para o Meio-do-Céu o ao planeta regente do signo que está na cúspide da casa 10. Se for necessário, esta análise poderá incluir, em última análise, os trânsitos importantes ao Meio-do-Céu progredido. Também devemos analisar os planetas que se dirigem para o MC. 

Barack Obama

O Sol é o planeta mais próximo e a dirigir-se ao MC de Barack Obama. Muito significativo, pois representa a individualidade do candidato. No entanto, a fazer má figura nesta pintura temos Mercúrio Rx dentro da Casa 10, o que poderá ser sinónimo de alguma confusão no dia das eleições e que prejudiquem a clareza das mesmas. Os planetas regentes deste MC são Marte e Plutão. Como estão neste cenário?

Marte natal recebe uma quadratura de Marte em trânsito e um trígono do Ascendente. É uma no cravo e outra na ferradura. NO entanto, permito-me considerar muito afortunado este trígono do Ascendente, pois representa o que é visível para os outros. Plutão está em bem pior condição cósmica que o Marte.

Em astrologia mundana, a Lua sugere pessoas e, também, o humor das pessoas e está de acordo com a natureza leonina de Obama. Estão em conjunção [Lua T com Sol N], fazendo com o candidato tenha uma enorme aceitação das pessoas [são milhões os eleitores americanos]. Esta Lua faz um quindecile a Saturno natal, trazendo um foco de experiência no cargo, e fazendo que a sua autoridade saia reforçada. o Saturno em trânsito de Obama faz uma quadratura ao seu Mercúrio natal, fazendo com que o seu estado de espírito possa parecer bastante sombrio. O mapa natal do candidato é regido por Úrano que está em Leão, visto ter Aquário no Ascendente, o que dá uma tonalidade entusiasmante, mesmo que não seja decisivo para as eleições.

O que me agrada ver nestes trânsitos é algo tão subjectivo quanto astrológico: o Nodo Norte [Scorpio] em trânsito do candidato está conjunto ao Meio-do-Céu, imprimindo algo muito etéreo como possa ser «um tempo, um destino» do candidato, pois além de estar a dizer a todos quem é este Ser e o que veio fazer ao planeta, também dar-lhe-á sorte, além do impulso à sua carreira política.

Mitt Romney

Tentando seguir a dica do MC que dei acima, não há nenhum trânsito à cúspide da casa 10. O planeta mais próximo é Marte, o que não será muito benéfico em termos eleitorais, mas se for eleito, teremos uma presidência bastante agressiva. Por outro lado, Úrano como planeta regente do MC está entre o favorecido e o prejudicial, pois recebe se, por um lado, uma conjunção de Júpiter, por outro, tem a oposição de Marte. Eu inclinar-me-ia a conceder pontos positivos por este posicionamento cósmico de Úrano de Romney.

Concentrei-me bastante em perceber uma quadratura T, que em princípio, não será muito benéfica: Marte em trânsito por Sagitário [22º] faz uma quadratura ao Sol natal em Peixes [21º] e uma oposição a Úrano natal em Gémeos [17º]. Uma quadratura de Marte, o enérgico do zodíaco em quadratura ao Sol, a individualidade do candidato. Vejo como bastante prejudicial para ele, tendo Úrano metido nesta quadratura T, imprimindo incertezas e idas ao abismo.

Tenho consciência que simplifiquei muito, mas foi só para dar o pontapé de saída, esperando que os conhecedores de astrologia façam, se quiserem, a continuação.

Resumindo: para ser justo, desta análise fiquei com a ideia há uma vantagem muito segura para Barack Obama. Não será por uma grande margem, mas a suficiente para o recolocar na presidência.


«Um tempo, um destino»

Apontamento nº 4 e último, feito a 6-Nov-2012, dias das eleições,
mas publicado às 12h20 TMG.

Com este apontamento [o nº 4] termino a análise que encetei há uns dias. Foi uma viagem surpreendente, pois utilizei várias ferramentas: iniciei com a análise do Mercúrio retrógrado; a seguinte  foi baseada no «Inauguration Say» [data da tomada de posse] em que usei orbes muito apertadas de 2 graus; depois passei para os trânsitos do dias da eleições, onde me obriguei a usar orbes de 5 graus, bastante apertadas, portanto. Hoje, termino esta série, em pleno dia eleitoral e vou analisar os arcos solares e os mapas progredidos dos candidatos, com a orbe de 1 grau. O que for, soará.

Destinado aos estudantes de astrologia, deixo um link muito interessante de um post do «The Political Astrological Blog», publicado no passado dia 29 Outubro 2012 e que o título de «Astrologers Predict the 2012 Election: Roundup». É o trabalho exaustivo de Chris Brennan, um dos co-autores do blogue, em que compilou ao longo do ano, todos os artigos astrológicos escritos sobre o tema das eleições. O artigo descreve um a um, todos os autores mencionados, com links aos seus artigos e indicando a especialidade astrológica de cada autor: medieval, tradicional, helenístico, renascentista, védico, uraniano, moderno e contemporâneo, etc. São mais os astrólogos que fazem a previsão da vitória de Barack Obama, tal como eu próprio vaticino. Aqui fica o link.


Barack Obama

«Um tempo, um destino»

Arcos Solares - Nenhuma conjunção. A mais próxima é a de Mercúrio em 21º56' Virgem a Marte 22º35' Virgem, o que nos dá uma pequena diferença de alguns minutos. Esta será a tónica dos próximos 4 anos do governo de Obama: tentar persuadir no Congresso e media, sob uma base ideológica que, claramente é contra ele.

Mapa progredido - A Lua progredida de Obama, no dia eleitoral e posicionado para Washington, está em 15º59´de Carneiro/Áries no meio da casa 2, não sendo propriamente uma posição de conforto, encaminha-se para um contacto frutífero com Plutão, regente do Meio-do-Céu. Os orçamentos dos próximos 4 anos serão claramente pensados no país rela dos americanos e para melhorar o nível de vida dos mais desfavorecidos, sem prejudicar a classe média.

O Sol progredido de Obama está em 02º09´de Balança/Libra, na Casa 8 progredida e faz um sextil muito bonito com Mercúrio em 02º20' em Leão, portanto com uma orbe super-apertada de 11´.
Muito bom, por ser um posicionamento muito positivo da sua vitória eleitoral. A sua personalidade suave e não agressiva a comunicar o que pode e deve aos cidadãos do seu país.

O Nodo Norte progredido está em 25º11' de Leão faz uma conjunção com Úrano [regente do Ascendente] em 25º16' de Leão, havendo uma orbe apenas de 5'. Mais apertado é impossível. É aqui que se percebe a natureza cármica do seu destino, por isso, escrevi ontem e repito hoje: «Um tempo, um destino». Até porque esse Nodo Norte progredido está a um 'nada' do Nodo Norte natal, com uma separação de 2 graus. Se eu não tivesse sido tão exigente e determinado a apertar as orbes para 1 graus, estaria agora a considerar esta conjunção como ainda mais significativa que a conjunção a Úrano. Fica a intenção.

Trânsitos do dia das eleições ao mapa progredido - também com apenas 1º de orbe - O Sol em trânsito de Obama [14º41' Escorpião] faz 2 quintis [aspecto importante ligado à criatividade] a Vénus e Júpiter progredidos. Como sabemos estes dois planetas são representativos do dharma e de tudo o que é positivo em astrologia. São chamados de 'benfeitores'.


Mitt Romney

Arcos Solares - Nenhuma conjunção. O aspecto mais próximo é um quindecile [aspecto de 165º tendencialmente obsessivo, mas muito trabalhador e pronuncia-se «Quin-deh-chee’-leh»] de Saturno progredido [06º44' Balança] ao Sol natal [21º11' Peixes]. Estamos a falar de uma diferença 33´. Não é muito favorável ao candidato. Se fosse ao contrário, eu entenderia como sendo muito mais positivo, pois reforçaria a questão da fluidez.

Mapa progredido - Mercúrio progredido [27º11' Touro] faz uma severa oposição à Lua natal de Romney [27º37' Escorpião]. A mensagem está muito comprometida. Não percebo bem o que esteja a falhar na comunicação deste candidato, mas que não lhe é favorável, isso tenho a certeza.

Olhando para Lua progredida Romney [12º02' carneiro/Áries], bem no final da casa 11, verificamos que em 2013 muda-se para a Casa 12 do candidato. Será que uma Lua aprisionada na 12 é o sítio ideal para um presidente de um país enorme e comandante-em-chefe de uma forças armadas com a natureza da americana? Conseguiria manter os seus ideais? Não sei. O que posso dizer é que 2015 e 2016 serão anos excelentes para Mitt Romney. É um novo ciclo que se inicia.

Trânsitos do dia das eleições ao mapa progredido - também com apenas 1º de orbe - A Lua em trânsito [11º01´Leão] faz conjunção ao Plutão progredido do candidato em 11º06' Leão, havendo apenas 5´de orbe. Tanto poder desperdiçado. Hoje será um dia confuso para ele. Mais logo à noite só irá desejar recolher-se, respirar fundo e descansar.

Tantas análises para terminar com o que venho dizendo nos últimos apontamentos: Barack Obama será o vencedor. Só espero que Mercúrio retrógrado não faça demasiados estragos na psique colectiva deste país, dos dois candidatos e do seu numeroso staff.

Muito agradecido a todos.


No Facebook, estes estes textos podem ser encontrados na minha série «Astrologando», nos seguintes apontamentos.

Dados dos candidatos, aqui.
Apontamento nº 1, feito a 3-Nov-2012, aqui.
Apontamento nº 2, feito a 4-Nov-2012, aqui.
Apontamento nº 3, feito a 5-Nov-2012, aqui.
Apontamento nº 4 e último, feito a 6-Nov-2012, 12h20 TMG, aqui.



26 de julho de 2011

Previsões astrológicas e psicológicas para 2012

Ilustração de Inês de Barros Baptista.
Proibido reproduzir sem autorização da autora.
Aviso crucial a si, leitor ou leitora:
Neste texto não encontrará as previsões tradicionais, signo a signo.
Se é isso que procura, desista já de ler.

Previsões astrológicas e psicológicas para 2012
Texto por António Rosa e Susana Vitorino
Ilustrações de Inês de Barros Baptista
Este texto/lustrações é publicado em simultâneo nos blogues dos co-autores:
assim como no «SAPO Astral» [Portugal], na revista electrónica «Hierophant» [Brasil],
no site «Escola de Astrologia Nova-Lis» e no blogue de Magda Moita,
«Fuzil Cósmico»

Este texto foi especialmente ilustrado por
Inês de Barros Baptista
Conheça os seus blogues,
Também aquiaqui no Facebook

«A maioria dos homens passa a vida sem perceber e 
muitas vezes sem ao menos se perguntar,
o motivo real de sua presença na Terra.»
Trigueirinho

«...um imenso país financeiro chamado FMI»
André Louro de Almeida


Introdução

Este é um texto longo. Ainda por cima, feito a 6 mãos e 3 cabeças. Duas das cabeças dedicadas à escrita e uma, ilustrando lindamente o texto.  Desde já, o meu agradecimento à Susana Vitorino e à Inês de Barros Baptista. A Inês, com os seus vastíssimos conhecimentos de astrologia, bem que poderia estar a «escrevinhar», mas escolheu ilustrar, o que é uma enorme mais valia. É tão bom ter amigos. Como é que isto aconteceu? No Facebook, pedi ajuda pública e estas amigas ofereceram-se. É o lado luminoso das redes sociais.

Por favor, leitores, sejam espertos e não escrevam nos comentários, como costumam fazer, coisas do género: «apesar de longo...», pois isso mesmo acabou de ser confirmado.

Este texto sobre 2012 foi idealizado com a intenção de podermos fazer pedagogia astrológica, sem assustar ninguém, pois apenas pretendemos informar, educar e ajudar na discussão sobre um dos anos mais emblemáticos dos tempos actuais.
  
Susana Vitorino, que em boa hora aceitou o pedido para colaborar neste texto, é uma astróloga analista Junguiana por natureza. Excelente a fazer psicologia analítica. Fiquei muito satisfeito e feliz com esta colaboração, e o seu excelente texto está imediatamente a seguir a esta introdução. 

Com estas análises, ou entraremos numa das muitas listas negras, ainda existentes, ou muitos assobiarão para o lado, pensando mais ou menos isto: «Coitados deles!». O certo é que a Susana, a Inês e eu, apreciámos muito esta tarefa. 

O melhor será guardar este texto nos seus favoritos (para isso basta clicar no título do post e guardá-lo) ou copiar para o seu computador, para ir lendo, com calma. Por outro lado, se está à espera de previsões tradicionais do género, signo-a-signo, não vai encontrar isso. Portanto, quem avisa, amigo é.

Antes de mais, vamos dar realce a esta informação: o planeta regente de 2012 é a Lua. Curiosamente, esta luminária começa o ano estando no signo Carneiro/Áries, dando um impulso inicial a esta fase, desejando tomar iniciativas, querendo concretizar acções. Todos aqueles astrólogos que se debruçam com muita atenção sobre os eclipses que ocorrem, terão oportunidade de no ano em que a Lua é regente, verificarem que essa atenção será redobrada. Depois, será uma questão de critério e de maior ou menor ênfase nas suas análises. 

Reconheço que sou muito descuidado sobre este assunto e raramente me entusiasmo - astrologicamente falando -, sobre o tema dos eclipses e pouco tenho escrito sobre o assunto. Há astrólogos muito bem sucedidos nesta área. [exemplos de astrólogos bem sucedidos nesta área: aqui - aqui - aqui - aqui - aqui e há mais.]

Tentarmos fazer previsões para o ano de 2012, é como caminhar por um campo minado, pois tornou-se num ano mítico. Muito falado, muito comentado, muito empolado, pertence àquele género de coisas que fazem parte das convicções pessoais de cada pessoa. O ano de 2012 tornou-se num fenómeno global, onde imperam milhares de textos para todos os gostos, até deu um filme à Hollywood [aqui], gerou imensos vídeos, enfim, toda uma panóplia informativa.

Como disse, sobre o 2012 há interpretações para todos os gostos. Tentando simplificar, diria que há duas correntes maioritárias e opostas:

1 - Aqueles que advogam a possibilidade de um cataclismo tremendo para o nosso planeta: teorias e profecias sobre o calendário Maya, a existência de um planeta intruso, vários alinhamentos astronómicos e fórmulas numerológicas têm sido relacionadas com esta data, que conduzem à crença que em 21 Dezembro 2012 haverá uma ocorrência de tal magnitude, que conduzirá a profundas transformações físicas e catastrofistas do nosso planeta. Uma simples consulta no Google dar-lhe-á imensa informação sobre este assunto.

2 - E há a corrente contrária, também ela muito diversificada nos seus posicionamentos, que vão dos cientistas que rejeitam a visão catastrofista, até aos meios espiritualistas [diga-se que muito divididos] que advogam outros conceitos de transformação planetária, mas com suavidade, sem nenhuma conotação com catástrofes apocalípticas. 

Por isso, ter dito mais acima, que fazer previsões astrológicas para 2012 é como caminhar por um campo minado.

A nossa visão pessoal e astrológica sobre 2012 pertence à corrente pacífica do tema.

Não apreciamos a palavra «previsões» para estas análises que tenho feito nos últimos anos. Pois não é isso que fazemos. Mas como é assim que é chamado pela maioria das pessoas, sentimos que se deve usar, apesar de não corresponder ao estilo que desenvolvemos.

Vou colocar-me, desde já, na posição do descrente na catástrofe planetária. Crente, sim, em como o planeta está em transformação. Adianto já que estou à espera de ouvir as vozes que soarão, ao longo de 2012, com profecias a propósito da ocorrência de vulcões, terramotos, tufões, tempestades, ciclones e outros cataclismos próprios da natureza (aqui, mas da linha 'esperança' / aqui, da linha 'dura'). Mas também ouvirei as vozes extasiadas e deslumbradas daqueles que verão nestes mesmos fenómenos, temas transcendentais e místicos (aqui). Ambas as partes sentem que estão dentro da verdade universal. E, sinceramente, não sei qual delas é a mais cristalina.

Enquanto «o pau vai e vem, folgam as costas», pelo que não me importaria nada de ver uma nave ET gigantesca no rio Tejo. Isso, sim, deixar-me-ia empolgado.

Vamos mas é ler a análise brilhantíssima de Susana Vitorino, já a seguir.

Alguém acha, em consciência, que o planeta não está em fase de transformação?


Ilustração de Inês de Barros Baptista.
Proibido reproduzir sem autorização da autora.

A análise de Susana Vitorino


Falar sobre o ano 2012 é um bocadinho como profanar a campa que já muitos Velhos do Restelo e Amigos da Desgraça Colectiva adornaram com tanta veemência e prazer mórbido. Vou fazê-lo. Vou profanar essa campa, ou não fosse eu Escorpião, com um Mercúrio em Escorpião (peregrino: i.e. : sem aspectos) e com uma Lua que vive de braço dado com Plutão no IC. Até já estou a arregaçar as manguinhas. E sim, trouxe a minha malinha de CSI: claro! Para recolher as impressões digitais e mentais. Para procurar vestígios do sémen de quem tem prazer orgásmico só de pensar no dia do Juízo Final, fazer esfregaços em línguas bífidas para identificação de ADN Apocalíptico e procurar vestígios de sangue. Do que já foi derramado e do que ainda virá a ser...

Porque, meus amigos, let’s face it! como dizem os “amaricanos”: Bad News are Good News.E as más notícias vendem como pãezinhos quentes. Aqui, e em qualquer parte do mundo dito ocidentalizado. Vendem livros. Vendem capas de revista. Até vendem lenços para os que choram por antecipação o fim do mundo...

Chamem-me ingénua, louca, descrente, inculta, herege (hmmm! que sensação de déjà vue...), mas não acredito em nenhuma das correntes fundamentalistas que proliferam como silvas pela internet. A saber: a corrente que dá como certo o fim do mundo, porque o Calendário Maia termina numa data específica, e outros sábios da antiguidade o apregoaram. Como se, de um dia para o outro, o mundo fizesse: PUM! e fossemos todos varridos da face da terra. Hiroshima e Nagasaki revisitados? Talvez. Mas como nos diz o Sting numa canção que compôs ainda no tempo da Guerra Fria: The Russians Love Their Children Too. Portanto, por mais bunkers e panic rooms que haja por aí escondidos por esse mundo fora.... se o Planeta explodisse, o máximo que poderia acontecer era outras formas de vida inteligente estarem a apreciar um belíssimo fogo de artifício. Se fosse uma nova bomba atómica... Bom... “Ó Maria! Temos a despensa cheia de conduto, mas agora os miúdos não têm com quem brincar.” 

Deve ser triste. Digo eu, que sou filha única e gosto de dizer coisas.

A outra  corrente, é a corrente Cor de Rosa. Já li de tudo! Desde dizerem que virá uma nave que nos vai salvar. Ou que de repente, como que por magia, o ser humano dará um salto quântico evolutivo sem dor ou privação... no fundo, o «Imagine» do John Lennon tornado numa realidade em que basta enterrar a cabeça na areia como as avestruzes, e juntar água.

As aparições de Fátima foram em 1917 e os cogumelos continuam a fazer efeito! Uau!

A História mostra-nos que tudo acontece ciclicamente. Curiosamente, a Astrologia também. Ele há coisas do Arco da Velha! MEMORANDO PARA OS MAIS DISTRAÍDOS: Tudo na Natureza é cíclico.

Sempre que houve grandes convulsões na História da Humanidade, três palavras se fazem presentes: Fome, Peste e Guerra. Como se irá revelando esta trilogia no anos vindouros? Não sei. A Fome está instalada e a Guerra também. Mas agora já não se passa só lá naquele Continente belo, exótico e convenientemente distante ao qual chamam África. Passa-se mesmo debaixo dos nossos olhos e nos carrinhos vazios de qualquer Continente... 

A Peste... Bom, a Peste já la vamos. Tal como à Astrologia.

A Peste já não é a peste bubónica - mais conhecida por Peste Negra,  que dizimou milhares de pessoas na Baixa Idade Média. Esta não é a única referência a uma Peste ao longo da História, mas é, talvez, a mais conhecida. A Peste dos dois séculos que atravessamos, para mim, (e vale o que vale, como qualquer ponto de vista ou opinião) é o Medo e a Resistência e não Aceitação da Mudança. Clinicamente chamam-lhe: DEPRESSÃO. Há uns bons meses tive uma discussão com alguém do sexo masculino (sim, porque a Depressão é uma coisa de mulheres...), e ligado à área da saúde, que quase me pegou fogo por eu ter dito isto. “E o Cancro?” - espumava ele. “E a Sida?” A SIDA, digam-me o que me disserem (até já ouvi chamar-lhe um castigo divino por causa dos loucos anos Sessenta e Setenta: Make Love not War!), tenho a convicção de que foi uma doença criada laboratorialmente. Ponto. I rest my case. Podemos discutir isso noutra ocasião.

Cancro... ainda não tinha sido concebida, já lidava com essa estranha doença que é o corpo antropofágico. E continuo a lidar. Todos os dias. Um corpo que se consome a si mesmo a partir do interior. Por mais que doa, especialmente quando é no nosso quintal, é-me muito óbvio que advém de um auto desamor, de raivas internas que consomem como lava, do medo da Vida e de depressões não assumidas e mal tratadas. Poderia agora dissertar muito sobre isso, mas deixo o link de uma das pessoas que mais considero a nível mundial sobre o assunto: Lise Bourbeau (AQUI). O seu livro “Escuta o teu Corpo” marca uma viragem na minha vida, sem dúvida.

Jung dizia que os estados de Alienação (Depressão) eram estados de passagem. Ritos internos que nos faziam parar e pôr em perspectiva coisas das nossas vidas que de outra forma não ponderariamos. Na Astrologia esses estados são-nos dados pelos trânsitos de Saturno e com uma mãozinha delicada de Plutão, por vezes. Hélàs! Que entramos na Astrologia!

A maior parte de nós, quando cai num destes estados, fica em looping. Passa a ser um hamster girando continuamente na sua roda. 

O que se avizinha para o tão temido ano 2012 e suas imediações? Onde estamos a ser teimosamente hamsters?

De tudo aquilo que o António Rosa já falou, acrescentarei algumas coisinhas que me chamaram assim pelo cantinho do olho...

Começo então a destacar os coelhos que me saltaram da cartola:

1) A famosa quadratura de Úrano em Carneiro a Plutão em Capricórnio. Cruz Cardinal. Vai-nos dar ainda muita água pela barbinha... 

2) A Cruz Mutável, com a entrada de Neptuno em Peixes e Kiron em Peixes também. A entrada de Júpiter em Gémeos. O Eixo da Cura (XII -VI) ultra activado, e o da Comunicação (III-IX) também.

3) Na Cruz Fixa, e com a passagem ainda longa de Júpiter em Touro, vamos trabalhar o nosso Eixo do Despojamento (II - VIII), quando Saturno entrar em Escorpião.


A maior parte de nós, quando cai num destes estados, fica em looping. Passa a ser um hamster girando continuamente na sua roda. O que se avizinha para o tão temido ano 2012 e suas imediações? Onde estamos a ser teimosamente hamsters? 

Como o António avisou, e muito bem, no início deste artigo – não esperem previsões por signo ou “comuns”.

Tentarei  (“Se a tanto me ajudar o engenho e a arte”) compilar as três alíneas anteriores em texto corrido, quase conversado, convosco.

Antes de mais, gostaria de começar por colocar uma questão: Se andamos a viver como os hamsters na sua eterna roda giratória, então: Qual é o Caminho para sair da roda?

Eu diria que: Começar a ver para além da Matriz. E para começar a ver para além da Matriz vamos ter que começar a despir camadas e camadas e camadas de cima de nós, como se fossemos uma cebola, até ficarmos nus. Despidos. Literalmente. Neófitos.

Despojamento e retorno às origens. Voltar ao contacto com a Natureza. Gaia: Terra Mãe. A Lua como regente do ano deve ser só uma coincidência, não acham? Vivemos um movimento que nos impele para um resgate das energias Yin (femininas) e para um reequilíbrio entre Yin e Yang  (Feminino e Masculino), que tanto têm vivido desagregados e em polaridade. O Eixo da Cura, como referi, estará muito activado. Neptuno em Peixes vai requerer de nós um trabalho interno que poderá não ser nem óbvio, nem palpável. Está na altura de buscarmos as respostas dentro e não fora, pois estas estão viciadas. Sigam o vosso coração – aí reside o vosso tesouro. Para uma sociedade habituada a viver no primeiro quadrante e numa espécie de pinball no Eixo IV-X,  esta é a grande hecatombe que já começou e que o ano 2012 testará aos limites. Passo a explicar-me. 

A maior parte da população em todo o mundo (mundo ocidentalizado, industrializado e [suspostamente] educado incluído) vive entre a Casa I e a IV, fazendo ricochete para a X.

Bolas! E eu que nem pedi para nascer, mas foi mais forte que eu: Carneiro
Preciso ter roupa no corpo e comida na mesa e um tecto: Touro
Preciso de me Comunicar com os meus semelhantes:  Gémeos
Pertenço a um núcleo familiar, primeiro de sangue, depois escolhido por mim: Caranguejo
Quero sair lá para fora para o Mundo, ser alguém, mas, como não consigo sair da IV acabo por obedecer às ordens de cima – ao Governo, ao Patrão, às expectativas dos outros: Capricórnio
O resto do zodíaco é bonito para enfeitar. Especialmente se tiver o dedo mágico da Inês Barros Baptista.

Só variam os graus. Se isto for vivido na favela ou em grande parte do continente Africano, a grande questão é se vou chegar ao dia de amanhã. Se isto for vivido com mais verniz, a questão é: compro um BMW ou um Audi? Vou jantar ao 'Bica do Sapato' ou ao 'Gambrinus'? Mas a vibração é exactamente a mesma e o patamar também. Basicamente é em Touro que muita coisa se decide. Um menino do Ruanda deseja comer um prato de arroz. Um menino da sociedade dita ocidentalizada e de primeiro mundo deseja o último gadget informático.

Mais introspecção. Mais silêncio. Kiron é o regente de Virgem. Estará no seu oposto complementar: Peixes. Está na altura de pôr o dedo na ferida mais mítica do ser humano: a de que estamos sós. Ou alienamos de vez, ou iluminamos. Mas para iluminar é preciso percorrer o caminho de solitude (não de solidão) do Eremita. Erguer a candeia para alumiar os caminhos da Fé. Do Invisível. A medicina e a ciência poderão sentir-se ultrapassadas por conceitos que não querem aceitar. As Famílias Cósmicas, que fazem parte do território da Casa XII, começaram a (re)encontrar-se verdadeiramente, e não de uma forma mental. Poderão ter início exôdos como o de Atlântida – começará por se chamar Imigração. Serão anos fantásticos para aceder aos restantes 80% das suas capacidades cerebrais. Será que Neo vai conseguir dobrar  a colher?? Ver Aqui.

Tradução:
Rapaz: Não tentes dobrar a colher. É impossível. Em vez disso tenta apenas tomar consciência da verdade.
Neo: Que verdade?
Rapaz:  A colher não existe.
Neo: A colher não existe?
Rapaz: Depois verás que não é a colher que se dobra: és tu.

Bonito, não é? Pois é. Mas para que isto aconteça teremos que encontrar a nossa voz: única, pessoal e intransmissível: Úrano em Carneiro.  Está nas nossas mãos mudar. Não deixemos que a famosa frase de Gandhi, tantas vezes citada: “Sê a mudança que queres ver no mundo”, se transforme numa daquelas frases batidas e feitas. Está na altura de assumir a responsabilidade e não delegar no Pai Externo. Resgatar o poder pessoal. Plutão em Capricórnio. Tem que se ser claro e muito correcto nas intenções, senão o Senhor do Submundo arrasta-nos com ele. Rectidão, Verdade e Honestidade, são palavras a reter. Deixar de ser passivo e AGIR. (Ai, a culpa é do Governo, a culpa é do Pai Natal, a culpa é da Coca Cola… ) Agir: Úrano em Carneiro. Deitar abaixo os velhos paradigmas cristalizados e usar um bom produto anti-traças: Plutão em Capricórnio, mas sempre com rectidão, porque o Mestre Saturno não perdoa. Colherás o que semeares. Não será pacífico, como nenhuma quadratura o é. Mas as esquinas podem dobrar-se como a colher do Neo…

O António tem material mais que suficiente e esclarecedor para esta famosa quadratura. Eu apenas gostaria de deixar aqui uma referência cinematográfica para se ponderar sobre tudo isto que se está a passar no Mundo. Aconselho o visionamento do filme OS FILHOS DO HOMEM [um cheirinho, aqui], adaptado do romance da escritora P.D. James (1992) e realizado por Alfonso Cuarón em 2006 (antes de ter rebentado a grande crise, portanto!). A acção passa-se em 2027… Façam contas. Não falta muito. Percebam o lado visionário desta mulher nascida em 1920. O visionamento deste filme, poupar-me-á vários caracteres. A gerência agradece e o murro no estômago é necessário. Depois conversamos sobre a urgência de se trabalhar, honrar e integrar o feminino e o equilíbrio entre as duas energias. Hieros Gamos (ou casamento sagrado): precisa-se. Urgente.

Gostaria agora de falar um pouco sobre a passagem de Júpiter em Touro, uma vez que ela vai durar um ano, e  Júpiter só entrará em Gémeos a meio de 2012. Júpiter expande tudo aquilo em que toca. Até aqui, nada de novo. Mas um pormenor me chamou a atenção: é que durante a passagem de Júpiter quer em Touro, quer em Gémeos, a Lua Negra vai andar quase sempre de braço dado com Júpiter. Têm-me chamado a atenção várias capas de revista: nomeadamente a capa em que o tema era a droga o consumo e o tráfico, cada vez mais descarados nas universidades portuguesas. E outra em que o tema é a troca de favores sexuais entre alunos e professores, por boas notas, por passagens de ano, por dinheiro… vale tudo, menos… estudar. E ainda a procissão vai no adro. Estas conjunções da Lua Negra ao Júpiter ao longo destes dois signos são dignas de observação. O brilho de Júpiter pode ganhar contornos obsessivos, manipuladores, obscuros. Mas atenção! E aqui entra o Eixo II-VIII: todos os excessos cometidos apenas em nome do desejo, da vontade de TER, dos esquemas falaciosos, terão uma factura elevada quando Saturno entrar em Escorpião. O Fiscal das Finanças é Implacável. Aproveitem para iniciar ou voltar a estudar, escrever, expandir conhecimentos, quando o Júpiter estiver em Gémeos. Evitem o “diz-que-disse”. Evitem “emprenhar” pelos ouvidos.  Filtrar muito bem a informação que entra e a que sai. “A Verdade não se impõe, irradia.” Sejam arautos da Luz e não da vibração rasteirinha.

Não consigo terminar este assunto sem falar de dois casos lusos que me chocaram muito recentemente, mas que dão que pensar. O acidente com a actriz Sónia Brazão, e o acidente fatal  com o Cantor/Actor Angélico Vieira. Beleza e dinheiro não lhes faltava: TOURO. Famosos e badalados nas revistas com alguma assiduidade, passaram a ser capa de revista pelos piores motivos e os menos felizes. Júpiter expandiu, é um facto. A Lua Negra, fundiu. Não sei se me estou a fazer entender, até porque a Lua Negra é ainda um assunto um pouco distante para muita gente. A mim, fascina-me. (Mas, daqui a pouco isto é uma tese e não um artigo.) Para mim são sinais muito claros. Sinais de que está na altura de começar a viver o Júpiter Vertical – o que nos RE-Liga à Fonte, e não o Júpiter Horizontal, que quer sempre mais e mais e nunca está satisfeito. O Auto Indulgente. O Pantagruélico. Zeus montado em cima das ninfas ou das Mortais… Como sabemos, o resultado nunca foi bom.

Não esquecer que Júpiter é também o regente de Peixes – onde está o Neptuno e o Kiron. Resgate supremo de valores espirituais – em Verdade, não em “lindinho”. 

Para não me alongar mais, quero apenas deixar aqui uma grande acha nesta fogueira: Sedna.

Órbita de Sedna.

Glifo astrológico para Sedna
Sedna é um planeta TransNeptuniano descoberto a 14 de Novembro de 2003, anunciado ao mundo a 15 de Março de 2004. A Revolução Solar de Sedna é de cerca de 10.500 a 12 mil anos. Atingirá o seu Periélio (maior proximidade do Sol) no ano de 2076. O último Periélio de Sedna deu-se quando o planeta estava no fim da Idade do Gelo. Diz-vos alguma coisa? Há campaínhas a tocar aí dentro? Óptimo!

Este planetóide tem 2/3 o tamanho de Plutão e uma temperatura de -240º. Foi descoberto no signo de Touro. Está de momento no grau 21º de Touro.  Pela primeira vez na história da Astronomia / Astrologia foi dado a um planeta, um nome fora do panteão greco-romano. Sedna é uma Deusa Inuit, que se diz ter gerado as criaturas do Ártico. A sua história/mito tem muito em comum com Plutão. Para mim, Sedna está para a Civilização, como Plutão para o Colectivo. Sedna bem poderia ser a «Noiva Cadáver» de Tim Burton. Uma espécie de upgrade da Perséfone.

Descobri um artigo de muita qualidade sobre Sedna, entre a nossa rede bloguista. Do mais interessante que encontrei até agora a nível astrológico e psicológico sobre o tema. Queiram fazer o favor de ler no blog «Autoconhecimento e Astrologia, da Christiane» [clicar no título]. Muito bem alicerçado. Mais um para guardar.

Para que não fiquem a matutar demasiado no pseudo fim do mundo, este artigo autodestruir-se-á dentro de cinco segundos

Até já, no próximo apeadeiro*


Ilustração de Inês de Barros BaptistaProibido reproduzir sem autorização da autora.


A análise de António Rosa



Assinalo os seguintes eventos astrológicos que, em meu entender, são os mais significativos do ano, que desenvolveremos mais abaixo: 

A - Entre 2011 e 2017, Úrano, em Carneiro / Áries e Plutão, em Capricórnio, farão uma enorme quadratura no mapa do céu, que durará anos. Esperam-se mudanças tremendas em todo o tipo de governos e organizações no nosso planeta. E, em nós, também. Aguardemos para confirmar. (Um exemplo desta quadratura, aqui.)

B - Neptuno, finalmente, ingressa no signo Peixes, do qual é regente. Não vou insistir muito neste tema, pois convido-os a ler mais, aqui, pois é um assunto já tratado em 2011.

C - Júpiter ingressa em Gémeos, em Junho.

D - Saturno ingressa em Escorpião, em Outubro.

E - Vénus ficará retrógrado entre 16 Maio e 27 Junho, sempre no signo Gémeos. Assinalo isto porque Vénus só faz este movimento retrógrado a cada 16 meses.

F - Já agora, o famoso 21 Dezembro 2012, final do Calendário Maia de Contagem Longa, com o ciclo de 5.125 anos, o que alguns interpretam como o fim do mundo. No entanto, creio ser um disparate fazer uma análise ao mapa desta data. Talvez o faça na altura própria.


Mapa do Céu da quadratura
entre Úrano e Plutão

Ilustração de Inês de Barros Baptista.
Proibido reproduzir sem autorização da autora


Clicar no mapa para aumentar.
Repito: entre 2011 e 2017, Úrano, em Carneiro / Áries [aqui] e Plutão, em Capricórnio [aqui], ambos em signos cardinais, farão uma enorme quadratura no mapa do céu, que durará anos. Esperam-se mudanças em todo o tipo de governos e organizações no nosso planeta. E, em nós, também. Aguardemos para confirmar. (Um exemplo desta quadratura, aqui.)

Uma mudança ligeiramente significativa em Portugal, já se deu na banda da política, e foi a eleição de uma mulher para Presidente da Assembleia da República. Poderão perguntar: que mudança é esta? E a resposta óbvia é, alguma mudança de mentalidades. Imaginem quão mortificados terão ficado os «Velhos do Restelo» mencionados pela Susana Vitorino, mais acima. No entanto, quero deixar claro o seguinte: isto que se toma como «novo», em Portugal, não é tão novo assim, pois há décadas tivemos uma mulher como Primeiro-Ministro (os mais velhos lembram-se). Por outro lado, em termos esotéricos não tem nenhum significado, apenas a relevância de ser uma mulher a presidir à Assembleia dos representantes do povo. É um tema simples, bastante pobrezinho, mas de qualquer maneira, é sempre bem-vindo. Não vale a pena deitar foguetes, porque a maioria dos políticos actuais, para terem acesso a lugares de poder no actual contexto planetário, vão aos poucos abandonando a sua alma (uma ideia do André Louro de Almeida, com a qual concordo em absoluto).


Úrano em Carneiro/Áries [coisas repentinas, o inesperado, internet] a fazer funcionar a muito esperada quadratura [uma situação tensa e difícil, como esticar e rebentar] com Plutão em Capricórnio [o poder instituído], Em signos cardinais, dando maior ênfase aos acontecimentos.

Bom, para nos situarmos de imediato: esta quadratura é a maior responsável pelos escaldantes acontecimentos ocorridos no Médio-Oriente, que todos sabemos, ainda em 2011. E vai continuar, não se ficando apenas pelo que já aconteceu. Presidentes e governos foram derrubados. Mudanças enormes a se efectuarem. E os donos dos petro-dólares sempre do lado dos vencedores, a corrompê-los. Habitualmente, associa-se Úrano à Voz de Deus. Nestes casos islâmicos, nunca melhor aplicado. É sempre o novo [Úrano] a enfrentar o poder instituído [Plutão].

Em Portugal, e tudo ainda em 2011, manifestações gigantescas da auto-intitulada «Geração à rasca», conceito que se expandiu por outros países. É sempre o novo [Úrano] a enfrentar o poder instituído [Plutão]. Outro exemplo do que falo, foi o bota abaixo fulminante do governo Sócrates. É sempre para mexer e remexer. Haveria muitos exemplos a dar, mas creio que os leitores ficarão prevenidos para novas ocorrências que seguramente acontecerão no mundo. 



Antes de avançarmos com esta parte da análise, reproduzo aqui uma citação recente [23-6-2011] e muito oportuna de André Louro de Almeida, na sua página do Facebook (aqui): «Algum economista ou académico que possa nos explicar de forma clara que tipo de DÍVIDA Portugal tem, a quem, porquê e desde quando? Se isso era previsível já em 2007? Se o problema foi de falta de competência, falta de desenvolvimento, corrupção ou inércia? É que se o racional tanto se aplicar a Portugal como aos 50 países no mundo em crise financeira séria, temos bases para conceber a situação como global, estrutural e internacional e deixar de ver Portugal como dramaticamente responsável. Portugal é guardião da Tradição Templária Joanina, a Irlanda é guardiã da Tradição Celta e a Grécia é guardiã da Tradição Egipcio-Helenica. Estes 3 países estão em processo de se tornarem sub-sectores de um imenso país financeiro chamado FMI no qual os EUA tem 17% de quota, e que reflecte claramente os interesses da comunidade da alta finança ocidental. Mas gostava de ouvir os economistas.»



Cá temos a síntese desta quadratura: «um imenso país financeiro chamado FMI». Aos quais eu acrescentaria - um imenso poder de 3 agências de rating, que apenas zelam pelos interesses americanosComo a História nos ensinou, as mudanças de ciclos dão-se em simultâneo, quando se atingem os picos. É um processo típico de Plutão que vem ser alterado por Úrano.


Outro exemplo foi o caso «Blogger» em Maio 2011. Neste caso,  Plutão era representado pelos mega empreendedores da net Google / Blogger / YouTube / Twitter /Facebook / e os grandes servidores de todo o mundo. Tinha que estourar por algum lado. Estourou pelo lado que atinge milhões e milhões de pessoas em todo o mundo: na internet. Na prática deve-se interpretar como o «poder moderno» [Plutão] sendo confrontado com a «voz de Deus» [Úrano].

Se estivermos atentos a outras notícias do mundo, percebemos que há um «grande plano» em acção significativo desta quadratura. Recordemos apenas estes casos 'inesperados' muito recentes: os EUA mataram Bin Laden e em retaliação, a Al-Kaeda, provocou o ataque bombista que matou 80 pessoas no Paquistão. Nesta quadratura, é sempre o «poder» [Plutão] a ser confrontado. Por exemplo: o «poderoso» Bin Laden, senhor da Al-Kaeda (sobrevieu a 10 anos de intensas buscas) foi confrontado e... foi abatido. O «poderoso» e atómico Paquistão, na prática, hospedeiro de Bin Laden e sua organização, foi confrontado dentro das suas fronteiras pela Al-Kaeda, a quem dava abrigo escondido e camuflado, e os seus cidadãos foram abatidos.


Quem tiver tempo e pre-disposição, leia este artigo aqui, de 2008. Mas não é para ser lido às cegas, com um grande «amén», ok? É para reflectirmos nos acontecimentos mundiais.


Também reproduzo uma citação do livro «A Violência do Mundo» (2004) de Edgar Morin e Jean Baudrillard: «A probabilidade do triunfo absoluto do capitalismo não me parece certa ainda, mas é uma grande probabilidade. Contra ela existem, cada vez mais, forças que se levantam e que se levantarão ainda e ainda. Ora, os movimentos particularistas que apenas vêem o seu próprio problema estão muito dispersos e são, assim, incapazes de criar uma resposta mundial para um problema mundial. Hoje torna-se necessário caminhar para a busca de uma resposta ou de uma multiresposta mundial para um problema que nos diz respeito a todos (...)»


Ainda mantendo-nos em Portugal, gostaria de voltar à frase «Portugal é guardião da Tradição Templária Joanina, a Irlanda é guardiã da Tradição Celta e a Grécia é guardiã da Tradição Egipcio-Helenica» [e outros países, também] para levantar esta questão, à qual não tenho respostas: que  preparam as Hierarquias Espirituais destes países para os respectivos povos e habitantes? Falando apenas de Portugal, será que esta quadratura levará a que o nosso país saia dessa 'coisa' chamada «Euro»? E se voltarmos à antiga moeda, o «escudo», como será a situação? Voltará aos níveis que tinha quando aderimos à zona Euro, ou seja, a moeda irá desvalorizar-se para metade? Já imaginou que hoje pode ter um salário 'simpático' de 1.500 euros, que na prática correspondem a 300.000 escudos (300 contos), mas que, de um momento para o outro, se começar a receber em «escudos» pode acontecer que o salário se desvalorize para metade? Se a ideia for reduzir os custos e os preços, será que as empresas vão aguentar esses salários? Há quem tenha muito menos e consiga viver. Assistiremos, nos próximos anos, a um choque emocional de proporções épicas de uma só vez? Tenciono desenvolver este assunto, mais adiante, quando falarmos mais apropriadamente em «dinheiro», na secção Saturno em Escorpião. Vá pensando nisso, se vive em Portugal, independentemente da sua nacionalidade. Ou nos outros países mencionados. Se isto acontecer, os mais novos, que nem fazem ideia do que é o «escudo» vão andar mesmo 'zarabatinados'. Lá se vão as Playstation último modelo por água abaixo, porque continuarão a serem importadas e pagas em euros ou dólares, devidamente cambiados em escudos. Podemos intuir que há claramente 2 fases para estes acontecimentos poderem ocorrer: de 2012 a 2017 e, depois, até 2022.


Outra questão igualmente pertinente é que podemos continuar todos na zona euro, mas com a existência de um «euro» com 2 ou 3 câmbios diferentes. Um «euro» em Portugal, Grécia, Irlanda ou Itália não terá o mesmo valor que um «euro» na Alemanha, Holanda ou França. (ver aqui).


Tudo isto deveria merecer a nossa atenção e aplicar a nós mesmos, ao nosso interno, ao nosso poder pessoal. Ao nosso guerreiro interno. Em simultâneo, deveríamos estar atentos à vozinha que na nossa cabeça nos tenta dizer umas coisas e habitualmente, não ligamos nenhuma. A Susana Vitorino já explicou muito bem esta necessidade interna.

Investiguem nos vossos mapas natais onde cai esta quadratura e aí terão algumas das crises das vossas vidas. Se quiserem aprofundar um pouco mais, poderão clicar aqui. Isto não é mais do que uma continuação muito cerrada a assuntos já mencionados em 2010, aquiaqui e aqui. Ou, em linhas gerais e com mais variedade, aqui. Também temos, recentemente, o caso da Moody's que classificou como «lixo» a dívida pública portuguesa - ler aqui.

Quem quiser entender, a nível mais esotérico ou espiritual, este assunto da crise económica global, recomendo que leiam as conferências de André Louro de Almeida, dadas em 1998, sobre a «Matriz Melquisedeque» [tema completo: aqui - aqui - aqui - aqui], a «Matriz Cristóide» e «24 Portais locais em Portugal», que se tornaram mais actuais que nunca. A actual crise global foi descrita em detalhe nestas conferências. O assunto em geral, anda à volta da desactivação dos pilares da actual civilização do nosso planeta.


Antes de terminar o assunto da quadratura de Úrano a Plutão, estou interessado em recordar os leitores esta sigla - BRICS. São as iniciais em inglês, de 5 países em franco desenvolvimento e que serão, no futuro, os manda-chuvas do planeta: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Tal como a ilustração nos mostra quase na totalidade, pois falta a zona verde da África do Sul. Quem gosta destes assuntos deveria deter-se na questão Norte - Sul. São países gigantescos.

«Há fortes indícios de que os quatro países iniciais do BRIC têm procurado formar um "clube político" ou uma "aliança", e assim convertendo o seu crescente poder económico em uma maior influência geopolítica. Em 16 de Junho de 2009, os líderes dos países do BRIC realizaram a sua primeira reunião, em Ecaterimburgo, e emitiram uma declaração apelando para o estabelecimento de uma ordem mundial multipolar. Desde então, os BRICs realizam cúpulas anuais e, em 2011, convidaram a África do Sul a se juntar ao grupo, formando o BRICS.» - Fonte: Wikipedia

O potencial económico destes países é de tal ordem que poderiam tornar-se as cinco economias dominantes do mundo até o ano 2050. Estes países mudaram os seus sistemas políticos e adoptaram o capitalismo global. Não é por acaso que eventos de magna amplitude como os Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo de Futebol se realizem nestes países. Até dá a impressão que não sofrem o efeito desta quadratura entre Úrano e Plutão. Sofrem sim, mas de outro jeito, que à maneira portuguesa dizemos assim: «Quem sofre é o mexilhão»

Em todos estes países a classe média baixa adquiriu poder de consumo, a classe média alta aumentou o seu poder e os pobres continuam a ser pobres e explorados. Talvez tenham salários um pouco melhores. Quanto aos donos do «capital», ficaram ainda mais ricos. É o lado mais sombrio da humanidade.

Não me posso pronunciar muito sobre o Brasil porque não vivo lá e desconheço, na prática do dia-a-dia, a realidade tridimensional local. Mas não é preciso ser-se um génio para se perceber que, pelo seu gigantismo, o Brasil está divido em 3 grandes partes (com inúmeras sub-culturas): as grandes metrópoles, os outros e os esquecidos de Deus. Um passeio pela blogosfera brasileira e redes sociais mostram-nos à saciedade qual a egrégora dominante actual. Devido às suas origens com imensas misturas, o Brasil é pródigo em 'espiritualidade' de todos os géneros, por sua vez, aparentemente impregnadas das mais amplas e fantásticas conciliações de diversas fontes. 

Para quem quiser aprofundar, deixo aqui o mapa mais corrente do Brasil:

Ilustração de «Meio do Céu»

«O Brasil é de Virgem (signo ordeiro sim) e o Sol formava um trígono com Saturno (ordem, disciplina) naquela tarde de 7 de Setembro de 1822 por volta das 17hs, quando D.Pedro declarou nossa independência.» - Da mesma fonte de onde recolhi o mapa, o blogue «Meio do Céu», por Haroldo Mendonça.

Para os apreciadores de canalizações vagas, mas bonitinhas, sobre 2012, deixo-vos este link, por ser bastante inofensivo, mas ser revelador de uma certa correste espiritualista.

Esta quadratura, entre Úrano e Plutão, está e estará muito activa nos nossos mapas, nos signos cardinais: Carneiro/Áries, Câncer/Caranguejo, Libra/Balança e Capricórnio.



Neptuno em Peixes

Ilustração de Inês de Barros Baptista.
Proibido reproduzir sem autorização da autora
Este tema já foi muito debatido nos últimos tempos.
Seria cansativo repetir aqui.
No entanto, pode ler uma análise completa sobre Neptuno em Peixes, clicando aqui.
Também aqui.


Mapa do Céu quando
Vénus ficará retrógrado entre 16 Maio e 27 Junho,
sempre no signo Gémeos.
Assinalo isto porque Vénus só faz este movimento retrógrado a cada 16 meses.

Ilustração de Inês de Barros Baptista.
Proibido reproduzir sem autorização da autora


Clicar para aumentar.
O mês de Junho 2012 será marcado por eventos de grande importância planetária, pois irão ocorrer 3 momentos de grande significado para o nosso planeta, a saber:

1 - A 11 de Junho o planeta Júpiter ingressa no signo Gémeos, o que só ocorre a casa 12 anos.

2 - Vénus ficará retrógrado entre 16 Maio e 27 Junho, sempre no signo Gémeos. Assinalo isto porque Vénus só faz este movimento retrógrado a cada 16 meses.

3 - A 24 Junho vai verificar-se a quadratura exacta, no grau 8, entre Úrano e Plutão. Uma série de conjunções exactas.


Para mim é nos planetas retrógrados, quer natais, quer em trânsito, que vejo a “Inteligência Superior” a funcionar através da Astrologia, como linguagem meta-superior ou divina.

Procuro ver os retrógrados para além da “função interior da mente”. Entendo como sendo um estado de alma. Nesse sentido suspeito que ultrapassa a mente, indo directo às emoções, porque é destas que parte a vibração de como vivemos na crosta do planeta.

Um planeta numa situação de retrógrado, está de igual maneira para os 3 corpos da materialidade do ser humano - físico, mental e emocional. Por serem os corpos descartáveis de Nós mesmos, enquanto Seres. Porque a aprendizagem do ser humano é feita através da interacção da energia do planeta com os corpos da materialidade.

Existe “ali” uma certa dificuldade em se realizar. As “coisas” têm que ser feitas dentro de um registo peculiar que difere de planeta para planeta. Em linguagem corrente podemos chamar “medo” a esse aprisionamento do retrógrado. 



Um retrógrado, para mim, é como se quisesse dizer: “tens que fazer o exame para poderes prosseguir os estudos”. Que estudos? Os de mim mesmo. Acredito que sou apenas um corpo e vivo apenas para o materialismo mais imediato? Ou acredito que sou uma Alma provisoriamente num corpo, para fazer a experiência da fisicalidade?

É nesta subtil divisão que o retrógrado pode manifestar-me: se há um certo trânsito e transcendo-me... Habitualmente, com dor e sofrimento. Porque tenho que Me merecer a Mim mesmo. É aqui que entram as múltiplas definições de “destino”. E foi nesta base que a Astrologia perdeu credibilidade no fim do século 19 até aos anos 80, quando Plutão ajudou a que esta arte fosse recuperada e massificada.

A irredutibilidade do chamado “destino” enquanto “obrigação” de cumprirmos o que supostamente nos é atribuído. Ou esse “destino”, enquanto construtor da minha própria vida”. É aqui que os trânsitos dos retrógrados me obrigam a escolher.

- Ou escolho repetir e repetir e repetir. E aí estamos perante aquilo que se chama (e bem) de “função interior da mente”. E repito, repito, repito… sem querer ver que estou sempre a cair no mesmo padrão limitativo. 

É mais óbvio de constatar quando o planeta está Rx no natal. É a percepção equivocada que Eu sou apenas o meu corpo e gero os padrões repetitivos que atraio para mim mesmo e que me faz "pensar" e "dizer" que "não tenho sorte", ou que "tenho azar" (no amor, na saúde, no trabalho, etc.)

- Ou escolho não repetir. E aí estamos perante a função superior do Ser, através da Alma. Conseguimos sair dos padrões. Realizando e reconstruindo o próprio destino. Aqui Plutão e Saturno em trânsito têm uma enorme responsabilidade na actuação desse retro, levando com eles o lixo psíquico que temos em enorme quantidade.

Vénus retrógrado em trânsito em Gémeos

Neste signo da adolescência, em que o Ser ainda não atingiu a sua polaridade sexual, Vénus retrógrado indica uma instabilidade afectiva nas existências anteriores, nas quais a pessoa vivia o amor como um jogo meio leviano; deve agora aprender a se comprometer seriamente. resistindo à tentação de jogar os seus parceiros um contra o outro!

Vénus trata do Amor com maiúsculas. Estou a imaginar a cara de muitos espiritualistas à espera de textos mais conformes com as suas crenças. O Amor é universal. E ponto!


Vou facilitar a vida dos leitores dando umas pistas do significado deste trânsito retrógrado pelas casas nos mapas natais. Tratem de constatar se as ideias contidas nessas mini-pistas vos servem: clicar AQUI.

Mapa do Céu do ingresso de Júpiter em Gémeos
no dia 11 Junho 2012, às 18h22 TMG (Lisboa, Londres...)
Ilustração de Inês de Barros Baptista.
Proibido reproduzir sem autorização da autora

«Para que um indivíduo possa manifestar-se livre e criativamente, num planeta de quarta dimensão, é necessário uma atitude mental completamente diferente da atitude humana actual.»
André Louro de Almeida

Júpiter está em exílio ou detrimento no signo de Gémeos, pois este está em oposição ao signo de Sagitário, do qual é regente. Antes de mais nada, relembro a bela interpretação de Susana Vitorino, sobre este Eixo da Comunicação. Júpiter entrará neste signo no dia 11 de Junho.


Durante alguns dias de Junho 2012 vamos assistir a um fenómeno raro no signo Gémeos: os benéficos do zodíaco, Júpiter e Vénus, terão a companhia do todo poderoso Sol e a nada depreciável ponta sul do Eixo Nodal. E a juntar-se à festa, a Lua vai bater à porta. A comunicação e a mensagem estarão em alta. 


Como este ajuntamento em Gémeos vai coincidir com a quadratura partil (em grau exacto) de Úrano a Plutão é de esperar uma enorme controvérsia em todo o mundo. Não faço ideia que evento seja esse que irá provocar uma autêntica explosão nas informações dos media.




Alguém se lembra da série de tv «V»? Uma coisa dessas poderia provocar tamanho alvoroço. Isto sou eu já a delirar, depois de vários dias à volta com estas análises. 


Mas nas nossas vidas pessoais as coisas estarão igualmente em ebulição, variando apenas em que casas temos nos nossos mapas natais os signos de Gémeos, Carneiro e Capricórnio. O melhor é aguardar, tanto mais que Júpiter não se sente cómodo neste signo, por estar em detrimento.


Lembrei-me agora que em Junho realizar-se-á o 14º Campeonato Europeu de Futebol, na Polónia e na Ucrânia. Será muito comentado. Outros eventos internacionais que terão muita repercursão são estes: o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II [se ainda for viva] que marca o 60 º aniversário da sua ascensão ao trono do Reino Unido; o centenário do naufrágio do «Titanic»; eleições presidenciais na França; Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres; e, obviamente, as eleições presidenciais dos Estados Unidos da América.


Olhando para todo o ano de 2012, o mês de Junho será bem mais «forte» do que o famigerado dia 21 Dezembro 2012. Se pensarmos que em Maio anterior verificar-se-á o eclipse solar anular, tudo isto deve funcionar de forma intensa. Mas os especialistas em eclipses já se encarregarão de analisar esta particularidade, tanto mais que em Novembro ocorrerá um eclipse solar total, visível no nordeste da Austrália e no Pacífico sul.

Aproveitando que estamos a tratar de Júpiter em Gémeos, e apenas pelo sentido que isto possa ter para qualquer um de nós, deixo a seguir as datas de diferentes calendários, tendo como referência o ano de 2012:



Calendário gregoriano - 2012 - MMXII
Ab urbe condita - 2765
Calendário arménio - 1461
Calendário chinês - 4708 – 4709
Calendário hebraico - 5772 – 5773
Calendários hindus
- Vikram Samvat - 2067 – 2068
- Shaka Samvat - 1934 – 1935
- Kali Yuga - 5113 – 5114
Calendário persa - 1390 – 1391
Calendário islâmico - 1433 – 1434
Calendário rúnico - 2262


É caso para perguntar: ‘Então, em que ficamos? Com tantos calendários que existem, ficámos todos travados apenas no Calendário Maia de Contagem Longa?

Nesta parte do artigo, contrariamente ao que tenho feito mais para trás, em vez de deitar uma olhada ao mundo no seu geral, irei dedicar a análise mais à pessoa em si, do que aos fenómenos mundiais ou nacionais massificados.

O compasso de «espera» que se vive actualmente, com Júpiter em Touro, uma espécie de «estar à espera de algo», será mudado para um maior frenesim. Por exemplo, a blogosfera neste momento vive momentos de maior calmaria (vejo por mim próprio), excepto para aqueles que são eternamente saltitantes (um forte Gémeos nos seus mapas), indo aqui e acolá, em busca de comentários para os seus próprios espaços. Este grupo específico da internet irá ao rubro quando Júpiter entrar em Gémeos. O mesmo se passará nas redes sociais. O Facebook vai enfrentar uma séria concorrência com o novo projecto «Google+», uma nova rede social a emergir. Ver aqui a demo. Tudo isto entrará em grande expansão já em breve. Sei bem do que falo, pois tenho o signo Gémeos muito acentuado no meu mapa. E tanto!

Ora, esta agitação frenética, está no extremo oposto daquilo que os «Instrutores» [não confundir com «Mestres»] mais credenciados em língua portuguesa recomendam: silêncio e interioridade. Deixo apenas 3 nomes que eu pessoalmente aprecio muito: Trigueirinho, André Louro de Almeida e Satyaprem. Não meto mais ninguém nesta lista muito selecta e reduzida, tá? Também não entra nenhum astrólogo nesta lista, porque já lá temos um representante? O resto que anda por aí somos meros «aprendizes» de qualquer coisa. São muitos e adoram chamarem-se «Mestres» uns aos outros. Pronto, lá desatei a minha tola língua geminiana. Nem São Pancrácio me vai ajudar.

Júpiter transitando em Gémeos pode manifestar-se na pessoa, na forma de um conhecimento amplo, uma necessidade de querer saber «tudo». Isto pode provocar uma grande dose de superficialidade, ou um conhecimento teórico sem nenhum apoio da experiência prática. Para evitar que assim seja, de tão tridimensional e cerebral, é necessário, que as pessoas de Gémeos, Sagitário, Peixes e Virgem consigam subir uma oitava superior e se esforcem por contactarem os seus os seus guias, anjos ou hierarquia espiritual. Aí, verificarão as diferenças.

Júpiter ao transitar pelo signo de Gémeos indica amor pela filosofia e pelo estudo de ideias importantes na história da religião, da espiritualidade, do esoterismo, da educação, do direito e da filosofia. A resultante expansão da mente abre novas linhas de comunicação e áreas de contacto social, que trazem benefícios em viagens, na escrita, no estudo e nos negócios relacionados ao desenvolvimento de novas ideias. E, sobretudo no desenvolvimento pessoal. Vale a pena reler este texto de André Louro de Almeida, aqui.

No entanto, é necessário um cuidado extremo na utilização do nosso corpo mental, pois pode induzir-nos em equívocos constantes. Os neurologistas já descobriram que, para os neurónios, não existe diferença entre algo vivido e algo imaginado. É tudo a mesma coisa, sendo a cilada, a potencialidade da nossa mente, nos mentir. É preciso sentir. É fundamental validar o que o coração nos pede.

As pessoas neste trânsito irão passar por uma curiosidade intelectual que poderá levar ao desenvolvimento mental, e, assim, poderem ser considerados intelectualmente avançados, mesmo que não tenham recebido uma educação formal.

Júpiter em Gémeos pode proporcionar ampla compreensão intelectual que abrange diversas áreas. As pessoas tendem a ser mentalmente inquietas, a realizar muitas viagens e dedicar-se superficialmente a muitas áreas de estudo.

Aqui, tenho que citar o brasileiro Satyaprem, de forma pouco comum, deixando um link e o leitor que vá lá ler: aqui. Apesar de eu gostar muito deste moderno Instrutor, reconheço que ele é um falador incansável. Só que aprecio o ‘main speach’ dele.

Se levada a extremos, essa actividade mental pode produzir um diletante intelectual. Contudo, a grande variedade de diferentes experiências intelectuais permite que estas pessoas reúnam o perfil geral das tendências sociais, políticas e históricas, o que lhes dará insights sobre o futuro e o destino da humanidade. Pois é! Preso por ter cão, ou preso por não o ter. Se não se faz silêncio, fica tudo em torno do ego. Se se faz um silêncio enorme, pode-se perder um posicionamento astrológico que permite sucessivos insigths, visões.

Obviamente, que a questão é sempre a mesma: que visões tenho? Serão como aquelas muitas pessoas que não me conhecem de lado nenhum, excepto desta coisa dos blogues e do Facebook e que me escrevem a anunciarem-me as maiores desgraças só porque sonharam comigo? Deixem-me respirar fundo. Até já aconteceu uma cliente telefonar para o centro «Cristal de Cura», onde dou consultas de astrologia, a solicitar uma consulta urgente porque tinha tido um sonho comigo. A data foi marcada e cancelada pela própria cliente 48 horas depois, com o argumento que tinha recebido uma iluminação para não ir. Só mesmo rindo. Depois dizem-me que ando céptico e que maltrato as pessoas, englobando muita gente numa coisa que chamo de «espiritualidade lindinha»

Devido ao trígono natural de Gémeos com Balança/Libra e Aquário, estas pessoas atraem muitos conhecidos e pseudo-associados, e assim podem ampliar os seus horizontes intelectuais em direcções novas e incomuns. Esses contactos sociais também podem proporcionar oportunidades para a expressão criativa da mente.

A lição de Mercúrio em Virgem, mostra-nos que o conhecimento mais preciso, detalhado, vem da experiência directa no trabalho pessoal. Este trânsito de Júpiter, ao contrário, corre o risco de criar um erudito sem nenhuma prática, a não ser que outros factores no mapa encorajem a experiência prática. 


Mapa do Céu do ingresso de Saturno em Escorpião
no dia 5 Outubro 2012, às 21h34 TMG (Lisboa, Londres...)
Ilustração de Inês de Barros Baptista.
Proibido reproduzir sem autorização da autora
Clicar para ampliar.
«...um imenso país financeiro chamado FMI»

«O Eixo do Despojamento»
Susana Vitorino
«Os Estados Unidos saem sempre mais fortes das fases finais dos ‘ciclos longos’ e a sua capacidade de aprender com a história, a partir do exterior, e capazes de se adaptarem às novas realidades, construírem sobre o que já existe e não perderem tempo, como fazemos na Europa, revendo constantemente o que já foi resolvido
Luis Riestra Delgado
Economista espanhol
Profundo conhecedor de astrologia.
Texto  daqui.
Para amenizar esta parte do texto, aqui fica este vídeo.




Este trânsito é, sem dúvida, o tema mais escaldante de 2012. Saturno inicia o seu trânsito por Escorpião. Convém não nos esquecermos que estamos a viver sob a influência do gigantesco ciclo Saturno - Plutão, que dura sensivelmente 40 anos. Estamos na ponta final e numa das fases difíceis. Recomendo que leiam o texto sobre esse assunto, aqui.

O actual ciclo iniciou-se em 1982, com Saturno ainda em Balança, mas já a preparar-se para ingressar em Escorpião. Com a conjunção entre estes dois planetas, deu-se início a uma era de prosperidade e de inclusão social. As ditaduras tremeram e caíram, excepto 2 ou 3 casos (Cuba, Coreia do Norte). Entretanto, o ciclo evoluiu e está em fase decrescente.

Quando falamos do ciclo Saturno-Plutão, a nível mundano [países, regiões, planeta] estamos sempre a tratar de dois assuntos em simultâneo: economia e finanças. Saturno rege a economia e Plutão, as finanças. E ambos, em aspecto, podem tratar de outro tema: a guerra.

O actual ciclo Saturno-Plutão iniciou-se com a conjunção em 1982. Desde então, este ciclo passou por três picos muito importantes: uma quadratura em 1993, uma oposição em 2001 e a actual quadratura que teve início em 2010. O ciclo terminará com um novo, ainda um pouco distante no tempo: a conjunção de Janeiro de 2020, em Capricórnio. É importante lembrarmo-nos que esses eventos têm uma duração muito mais ampla. Ocupa um período de cerca 2 a 3 anos, pois há que contar com as retrogradações e os diversos encontros e aproximações que os planetas fazem entre si.

Tudo isto para reafirmar que em 2012 ainda estaremos sob o efeito da quadratura de 2010. E aquilo que assistimos no momento é a esta crise mundial, sendo intensamente prejudicados pela avidez e ganância de uns quantos, contra o resto do mundo.

O que realmente dá para vermos é que 3 agências de rating norte-americanas são o rosto visível do Governo Sombra do nosso planeta. Sabendo-se que a dívida norte-americana está praticamente descontralada, estas agências continuam a dar a notação máxima dos «AAA», como se tudo estivesse no melhor dos mundos.

Obviamente, a verdadeira «guerra» chama-se dólar versus euro.

Se isto, o dinheiro (dos outros), não é assunto de Escorpião, vou ali e já venho.

Como muito bem se sabe, há diferentes abordagens para o mesmo posicionamento astrológico. Há pessoas que se ficam pelo lado mais esotérico ou espiritual da interpretação, assim como há outras que são mais pragmáticas e analisam pelo lado mais terreno e tridimensional. Tentaremos fazer uma abordagem mista.

Convém relembramos que até Outubro de 2012, Saturno permanece em Balança/Libra, signo onde este planeta encontra a sua exaltação. Saturno gosta de estar nesta zona do zodíaco. Ao ingressar em Escorpião, a mudança será sentida imediatamente, pois não se sente confortável em signos do elemento Água.

Procedi a uma breve investigação dos acontecimentos mundiais ocorridos na última vez que Saturno esteve em Escorpião (1982 a 1985) e é muito interessante percebermos, em retrospectiva, a forma como este planeta associado a este signo funcionaram, numa altura de crescimento económico mundial e não de crise aberta como a que hoje se vive. Percebe-se, de alguma maneira, que os países que constituem o actual BRICS estiveram muito em foco com estes acontecimentos dignos de nota:

a) 1982 foi o Ano Internacional de Mobilização pelas Sanções à África do Sul, pela ONU, dando início às enormes mudanças de regime verificadas naquele país, que hoje é conhecido como um dos 5 grandes países emergentes no mundo.

b) Deu-se a maxi-desvalorização do cruzeiro no Brasil que provocou que milhares de desempregados promovessem uma onda de saques ao comércio da cidade de São Paulo. Foi um choque emocional em grande escala, que mexeu com o planeta. Pouco depois ocorreu o fim do regime militar brasileiro, com a eleição indirecta do primeiro presidente civil em 20 anos, seguindo-se as primeiras eleições directas para as prefeituras (Câmaras municipais) das capitais. O Brasil entrou em depressão económica profunda, mas os seus governantes souberam cumprir com o plano acordado com o FMI, fazendo daquele país, actualmente, um dos mais prósperos do planeta.

c) O Reino Unido e a República Popular da China assinaram o tratado inicial para a devolução do território de Hong Kong à China em 1997. Mais tarde, Portugal fez o mesmo com Macau. Era a criação de um país e dois regimes económicos: o comunista e o capitalista. O esclavagismo encoberto na China ainda não tinha desaparecido (nem sei se desapareceu). A China é um dos grandes detentores da dívida pública dos EUA. Ironias do nosso planeta.

d) O soviético Mikhail Gorbatchov foi eleito secretário-geral do PCUS (Partido Comunista da União Soviética). Foi o ponto de partida para o desmantelamento da União Soviética e o surgimento de inúmeros países. A Rússia, hoje em dia, faz parte do BRICS.

e) A primeira-minista Indira Gandhi foi assassinada, com tudo o que foi de terrível na época, mas os seus sucessores descobriram que ela deixara um Estado avançado e preparado para enfrentar as grandes potências mundiais. Hoje, é parte integrante do BRICS, por mérito próprio. O outsorsing dos EUA beneficiaram directamente a Índia, provocando desequilíbrios enormes na América, nomeadamente na área da informática.

Além destas ocorrências nos actuais BRICS, aconteceram no mundo eventos muito significativos neste período em que Saturno transitou por Escorpião:

- A Argentina invadiu as Ilhas Malvinas, dando início à Guerra das Malvinas, contra a Inglaterrra. Raúl Alfonsín foi eleito presidente da Argentina, substituindo o último presidente da ditadura.

- Em Portugal, Mário Soares foi eleito para o cargo de primeiro-ministro e incrementou a permanência, por direito próprio, na União Europeia e posterior adesão ao «euro».

- Deu-se invasão da minúscula Granada pelas forças norte-americanas. Ronald Reagan defendeu a intervenção com a necessidade da defesa dos interesses norte-americanos. Estava na cara que era um recado que os EUA queriam dar ao mundo, a anteceder o fim da «Guerra Fria», com o desmantelamente da antiga URSS.

- A película «Gandhi» arrebatou oito estatuetas no Oscar desse ano. Com todo o simbolismo pacifista que a película possui. A Índia de Gandhi, actualmente, faz parte do selecto clube BRICS.

- Oscar Niemeyer concebeu o Sambódromo, com tudo o que isso acarretou de prestígio para o Rio de Janeiro e o Brasil. Maravilhoso.

- Aconteceu o Live Aid, que foi assistido por mais de um bilião de pessoas.

- José Saramago publicou o livro «Memorial do Convento», iniciando a sua caminhada até ao Prémio Nobel, anos mais tarde.

- Michael Jackson lançou o seu lendário álbum «Thriller», tornando-se no álbum mais vendido da história  da música.

- A Espanha tornou-se membro da NATO, reforçando o poderio estratégico concedido ao Atlântico Norte, em detrimento de outras regiões do globo.

- A Apple lançou o computador Macintosh, que viria a revolucionar a história da computação.

Depois destes breves apontamento sobre os acontecimentos mais relevantes da anterior estadia de Saturno em Escorpião, vamo-nos debruçar sobre o momento actual.

Mas antes disso, convém olharmos um pouco para o simbolismo de Saturno: o mestre, o velho sábio, o eremita, o monge, as pessoas idosas, os avós, os antepassados. O juiz, o agente governamental e o polícia. O pai, o professor e o patrão (em simultâneo com o Sol). Os inimigos e os falsos amigos. E as suas funções são: delimitação, fronteira, diferenciação, selectividade, contracção, contenção, auto-controlo, realismo, amadurecimento, inserção social (como Júpiter, mas com um sentido mais hierárquico e estrutural — baseado no respeito e na adequação às regras e aos valores instituídos), superego, sombra (sentido junguiano), cristalização e materialização, medo e sentimento de culpa, vergonha.

Como olhar para Escorpião? 

O signo Escorpião apresenta estas características positivas básicas: magnéticos, enérgicos, intensos, independentes, solitários, corajosos. O lado menos luminoso pode apresentar-se assim: arrogante, obstinado, destruidor, manipulador, sugador emocional. Acção luminosa de Escorpião: o perseverante. Acção sombria: o destruidor. Pensamento luminoso de Escorpião: o profundo. Pensamento sombrio: a pessoa obstinada. Sentimentos luminosos de Escorpião: a pessoa poderosa. Sentimentos sombrios deste signo: o sugador emocional. Frases deste signo: Eu desejo – Eu manipulo – Eu quero. Palavra-chave: Intensidade.

Juntar este dois - Saturno e Escorpião -, não é propriamente a visão do Paraíso. É o planeta a mudar as  regras sociais, a alterar os planos político-ideológico. Como nos aguentaremos nesta barca tão insegura? Nenhum governo sabe. Nenhum político sabe. Nenhum banqueiro sabe. Eu, também não.

Que lado você irá escolher para a sua vida? A acção luminosa ou a sombria? O menu está servido e a escolha é sua.

Alguém duvida que este posicionamento astrológico irá trazer um acentuar daquilo que se vive hoje em dia e que chamamos de «crise»?

Uma coisa tenho a certeza: estamos todos a atravessar uma enorme mudança planetária. O sistema económico dominante vai desaparecer para dar lugar a um novo paradigma, que não se sabe ainda qual será. Excepto no seguinte conceito: o «Ter» irá dar lugar ao «Ser». Leiam e escutem um dos três grandes «Instrutores» do mundo lusófono - Satyaprem (aqui) e perceberão do que estou a falar. Dou outra ajudinha, no final deste texto, com a transcrição de um magnífico texto de outro «Instrutor», o português André Louro de Almeida.

Não vos quero deixar mais nervosos, por isso, o restante texto é de tom mais pessoal e não tanto dedicado à «astrologia mundana».

Saturno ao transitar pelo signo de Escorpião vai indicar responsabilidade em assuntos financeiros, como recursos corporativos, finanças conjuntas, impostos, heranças, seguros e questões relativas a propriedades alheias. Esta é a visão tridimensional deste trânsito.

A actividade nos negócios provavelmente irá lidar com financiamento empresarial, seguros, contabilidade, impostos. Se Saturno estiver sob tensão em Escorpião, podem ocorrer conflitos a respeito de heranças, impostos e finanças conjuntas, que, com frequência, provocam batalhas legais e perdas através de litígios.

As pessoas terão tendência a serem mais perfeccionistas no seu trabalho. Tentarão melhorar a estrutura do status quo. Se esta tendência for levada a extremos, podem adquirir a reputação de pessoas muito duras. Irão demonstrar pouca paciência com atitudes que reflectem preguiça ou má vontade no trabalho, pois não aceitarão a falta de perseverança nos outros, bem como em si mesmos. Há o potencial de utilizarem muita energia e força de vontade em realizações práticas.

A grande aprendizagem deste trânsito será a nível emocional, pois tudo será muito intenso, sobrecarregando o corpo com elevados níveis de tensão, podendo dar lugar a doenças muito graves. Vamos todos precisar de aprender a lidar com estas situações, de maneira calma e eficiente à medida que surgem. Meticulosidade, persistência e determinação são a regra de Saturno em Escorpião, proporcionando um impulso para o sucesso, igualado apenas por algumas outras posições. Falei em sucesso? Sim, mas na balança, do outro lado está a derrocada, o falhanço. Mais uma vez, somos nós quem escolhe.

Notar-se-á no ar o desejo ardente de mais autoridade e lutarão muito para realizar as suas ambições; se utilizam ou não meios honestos, dependerá dos aspectos de Saturno. É necessário que  pessoas percebam que é um trânsito rigoroso, pois seremos capazes de nutrir profundo ressentimento quando sentimos que fomos tratados injustamente. A possibilidade de fanatismos é muito grande.

Quando Saturno em trânsito estiver sob tensão com outros planetas, pode existir tendência a intrigas e conspirações. Podem também estar presentes o desejo de vingança e incapacidade para esquecer ofensas passadas.

Recomendo muito cuidado com as questões de saúde.

Quero deixar este pensamento: esta nossa humanidade é muito recente no nosso planeta. Estamos cá à apenas 12.000 anos. Isto comparado com o tempo de vida do planeta, quer dizer qualquer coisa. Os esotéricos chamam à nossa civilização, a 5ª Raça Raiz. Já coabitam no nosso planeta a 6ª Raça Raíz, que se perdeu um pouco pelo caminho, mas já começaram a chegar os integrantes de uma futura civilização a ser construída.

Em 12 mil anos passámos da condição de nómadas bípedes a construtores de arranha-céus. Esta nossa civilização convenceu-se que poderia dominar o nosso planeta. Como se isso fosse possível! As consequências estão à vista.

Será mesmo que já removeram os pilares desta nossa civilização? Eu penso que sim.

Pareceu-me oportuno terminar esta secção dedicada à entrada de Saturno em Escorpião, com umas palavras de André Louro de Almeida, que escreveu em 2008 e se mantém actuais, podendo ser encontrada no Facebook, clicando aqui.


«Um plano para "recuperar a economia" é, nesta etapa, um artificio para ganhar tempo. Esta crise foi criada em gabinetes secretos para forçar as nações do mundo a aceitarem regimes para-totalitários Com base no medo e na insegurança e não será por medidas económicas que pode ser evitada, pois está desenhada para eclodir, com ou sem planos financeiros de emergência.

A crise é artificial mas tem um imenso poder. E tem poder porque a Humanidade adormeceu e se fixou em símbolos de valor que são insuficientes para representar o Homem. A nossa moeda é uma moeda-número e não uma moeda-trabalho ou uma moeda-inteligência ou uma moeda-sensibilidade, representa um valor quantitativo divorciado da qualidade do homem.

O poder deste tipo de instabilidade para gerar pânico só é possível na medida em que as pessoas perderam amplitude emocional e serenidade existencial em relação aos "símbolos de valor". As agências obscuras que despoletaram esta crise fazem-no na certeza de que o valor é representado por quantidade-dinheiro e não por qualidade-dinheiro. E sem um símbolo de valor, consensual, uma sociedade desagrega-se rapidamente.

E a crise significa que chegou o momento da Humanidade, começando pelos que detêm o poder politico, financeiro e executivo, compreender que os nossos "símbolos de valor" - entre eles o dinheiro, um dos mais interessantes e eficazes - servem para criar a sequência: 


1 Desenvolvimento » 2 Sustentabilidade » 3 Saciabilidade » 4 Identidade » 5 Liberdade » 6 Pesquisa » 7 Libertação

... não para funcionarem como uma droga irresponsável que mantém o planeta em transe.
  
Desta crise pode emergir uma moeda-qualidade: uma forma de dinheiro desconhecida, que depende directamente da qualidade psíquica da vida para ter qualquer valor. Esse é o cenário futuro positivo. Uma nova moeda baseada no Ser. Uma moeda que simbolize valor real: trabalho + sustentabilidade ecológica + qualidade social + expansão de consciência.
  
Se assim não for creio que teremos rapidamente que recuperar a nossa relação rural com a Natureza.

Isto implica que o momento do reencontro e reunião, daqueles que estão interiormente em contacto com o plano para a iluminação da Terra, nas áreas de protecção às quais se sentem ligados, está a aproximar-se.»

Eckhart Tolle - 2012 e o fim do mundo
Duração: 1h 09m 06s








PARTE FINAL

Tal como fiz nas previsões para 2011, agora, em voz colectiva:

Só para si. Em voz baixa, muito baixinho.
Aqui fica um conselho apenas a quem realmente leu este texto.

«Esqueça-o, vire-lhe as costas e viva o seu dia-a-dia, fazendo surf com a vida.»
Contra nós, falamos, obviamente.

 O melhor mesmo é consultar um bom astrólogo, que não invente coisas,
nem diga tolices, pois trabalhará exclusivamente sobre o seu mapa pessoal.

Nós, os 3 autores deste post,
estamos neste universo:

Clicar para aumentar.

Blogues de Susana Vitorino:
Blogues de Inês de Barros Baptista:
[às vezes não tem título, mas sim umas estrelinhas e bolinhas]


Blogues de António Rosa:

Nós, no Facebook:
António Rosa e aqui

Depois do trabalho que foi preparar tudo isto, vou usufruir de um merecido descanso.


.

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Receba os artigos por email

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates