Alguns indicadores de planetas na Casa VIII
É a oposta à segunda (a das posses ou valores pessoais) e, por isso, é geralmente denominada «a Casa dos valores dos outros». Os signos e os planetas nesta Casa sugerem como vamos sob os pontos de vista financeiro, matrimonial, de heranças ou sociedades em negócios. Por exemplo, Júpiter nesta Casa pode fazer um casamento muito conveniente, receber uma herança inesperada, encontrar bons sócios comerciais, etc. Mas um Saturno com maus aspectos pode casar-se com alguém que no dia seguinte se arruíne, herdar as dívidas de algum parente ou ter sócios comerciais desastrosos.
Esta Casa descreve aquilo que se compartilha (não somente o dinheiro alheio) e a forma como nos fundimos ou unimos com os outros. Por isso, descreve o sexo, a forma como nos entregamos ao acto sexual e a resposta que esperamos do outro.
Outra associação que se faz com esta Casa é a morte. Plutão, o regente natural desta Casa, é o senhor do submundo e está simbolizado pela «ave Fénix», a qual teve de morrer primeiro antes da sua regeneração. A Casa VIII refere-se à transmutação para uma nova vida. Os aspectos da morte estão aqui incluídos, como por exemplo a causa (doença, acidente, suicídio, assassínio, execução, etc.) ou as ocupações relacionadas com a morte (empresas funerárias, velórios, etc.).
Quando a Casa tem bons aspectos, produz benefícios através de heranças, doações e poder de regeneração. Com maus aspectos pode provocar roubos, pleitos por heranças, bancarrota e até morte prematura.
Planetas na Casa VIII
O Sol na Casa VIII indica que o comportamento deve ser alterado para que o ego se reoriente. Com bons aspectos promete segurança financeira no matrimónio ou heranças importantes.
A Lua traz preocupações no que respeita à parte económica. Por vezes, a pessoa é obrigada a ajudar economicamente os outros. Também existe a possibilidade de herdar da mãe.
Com Mercúrio em VIII a pessoa possui uma grande acuidade psicológica, sendo uma posição óptima para um psicólogo. Indica interesse pelo dinheiro do cônjuge ou sócio. Se estiver apoquentado, pode indicar falecimento de irmãos ou perigo de morte durante uma viagem.
Vénus produz ganhos através do cônjuge ou de um sócio, assim como dinheiro por heranças. Pode haver frustrações afectivas produzidas pelo falecimento de seres queridos e uma tendência para a inércia e para a falta de disciplina.
Marte indica dificuldades em caso de heranças ou rivalidades pelo dinheiro do cônjuge. A pessoa possui a capacidade de trazer à luz segredos, pelo que é uma boa posição para detectives ou polícias. A vida sexual tem grande importância e a morte pode ser repentina.
Júpiter na Casa VIII indica uma pessoa com muita astúcia para questões financeiras. Existe um profundo interesse religioso. A morte pode ser tranquila. Com maus aspectos pode produzir extravagância e forte impulso sexual.
Com Saturno existe um profundo receio de perder, o que leva a pessoa a trabalhar compulsivamente para consolidar a sua posição financeira. O cônjuge pode ser uma pessoa pobre. Com maus aspectos, as heranças legítimas podem ser negadas.
Com Úrano a pessoa sente um forte impulso para fazer transformações na sua vida. Com frequência há grandes mudanças de fortuna favoráveis ou desfavoráveis. Os impulsos sexuais necessitam de ser controlados.
Neptuno outorga uma grande sensibilidade para tudo o que tenha a ver com assuntos ocultos ou misteriosos. Em questões financeiras pode haver dificuldades ou enganos. As heranças podem existir, mas haverá problemas para recebê-las.
Plutão faculta uma grande força de vontade para começar de novo e firmeza para suportar as crises. Existe um imenso interesse pela reencarnação, astrologia, etc. Nas associações, a pessoa sofre tumultuosas reacções emocionais por motivos de dinheiro.