Mostrar mensagens com a etiqueta Neptuno. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Neptuno. Mostrar todas as mensagens

Plutão em trânsito em quadratura a Neptuno natal - Será um voo cego a nada?

14 de janeiro de 2014 · 26 comentários



Texto longo. Não perca tempo, a menos que goste muito de astrologia.

Estou num processo pessoal, que anda a mexer muito comigo, pois é um trânsito que só ocorre para as pessoas que estão entre os 64 ou 65 - Plutão em trânsito em quadratura a Neptuno natal. Como sabemos, os trânsitos de Plutão são demorados, duram cerca de 4 anos, por vezes, um pouco mais. E isto que uso uma orbe de apenas 3º ou 4º tanto de aproximação, como de separação. Ocasionalmente, e o mapa natal da pessoa é que o determina, posso usar orbes de 5º de aproximação e 3º de separação. Não é uma regra fixa. Pessoalmente não aceito bem orbes muito grandes, como as praticadas pelo astro.com - assim, sai-se do domínio da análise para uma onda mais especulativa. E isso não me agrada.

Este trânsito varia de pessoa para pessoa (devido aos seus respectivos mapas), mas como este texto é muito baseado no meu próprio trânsito, aproveito para dizer que no meu caso pessoal iniciou-se em Julho 2012, quando Plutão passava pelo grau 8 de Capricórnio. Imediatamente se fez sentir: nesse mês e ano, mudei-me da grande cidade para a pequena localidade.

O trânsito deverá terminar entre Dezembro 2016 e Fevereiro 2017. É um dos trânsitos mais difíceis que um ser humano pode passar. Em certos casos, chega a ser violento. Por tudo isto, decidi escrever um texto aprofundando este tema. E ando nisso desde 23 de Dezembro 2013. Só o publiquei a 14 de Janeiro 2014.

Estou completamente 'neptuniado'. Este trânsito fará 5 aspetos em quadratura, 3 deles, no grau exacto e 2 outros, muito próximos de serem 'partil' [exato]. O primeiro deles será já em Fevereiro próximo. A cada dia que passa, mais 'neptuniado' estou. 

Os Ciclos de PLUTÃO são muitas vezes devastadores.
Eu sei que, nos dias de hoje, não é politicamente correcto usar-se a palavra
'devastador'. Não está em consonância com a actual espiritualidade lindinha.
Sei do que falo, pois com quase 65 anos, já experimentei muito de Plutão.
Não me esqueço das caminhadas que ele fez ao meu Sol, à Lua e a Marte.
Houve muitos mais, mas nem estou a ir muito lá atrás no tempo.
Certos dos seus trânsitos foram extremamente devastadores
e dolorosos na minha vida pessoal.
Tudo me foi retirado, arrancado, perdido.
 Sim, tudo: pessoas, animais, saúde e bens.
Sempre renasci, de forma mais viva. Transformação.
Mas isso não impede de terem sido trânsitos devastadores.
Por isso sinto-me no direito de ir em contramão e dizer o que sinto e penso.

Os ciclos de Plutão levam um pouco mais de 247 anos e 250 dias, devido ao fato de se movimentar extremamente devagar e de um modo um pouco irregular, levando de 10 a 30 anos para atravessar um signo. É impossível a qualquer pessoa vivenciar um Ciclo completo deste minúsculo planeta. Durante uma existência, ele transita por poucos signos e Casas. Entretanto, o movimento de Plutão de uma casa para outra, significa um período da vida essencialmente transformador. Os aspectos formados por Plutão, em trânsito, devem ser observados com muito cuidado, pois nenhum outro planeta é capaz de causar tanta dor e sobressalto, quando funciona de forma mais pesada. É doloroso. Por experiência própria.


Deixei a informação abaixo no meu Facebbok, devido às muitas reacções de leitores, que na sua imensa boa vontade iam deixando votos de ânimo, como seu estivesse em sofrimento, sem terem percebido que eu apenas estava a analisar, em termos astrológicos. Admito inclusivamente que possa ter sido eu a criar, de forma inconsciente essa ideia. Lamento se assim foi.

PARA TODOS OS MEUS LEITORES DESTE POST - Quero agradecer as palavras de boa vontade que deixaram, quer nos comentários, quer os enviados por mensagem privada. Não faço ideia porque terão concluído que eu estava doente, prestes a morrer e resolveram deixar aquelas habituais palavras de ânimo. Por favor, têm que aprender a terem isenção de pensamentos sobre o que costumam ler. Por eu dizer que este trânsito também pode trazer a morte, devem entender como sendo APENAS um possível facto. Apenas um possível facto!!! Como dizer que 1 + 1 = 2. Como dizer que os patos gostam de água para nadarem e fazerem a sua higiene. Como dizer que o Sol aparece de dia. Apenas factos. Façam o favor de não extrapolarem para a minha pessoa tudo aquilo que eu escrevo. Já imaginaram o que seria a minha vida com mais de 2.000 artigos escritos ao longo dos anos??? Agradecido a todos pelo vosso amor e carinho. Pelo vosso interesse em mim. Não faz parte dos meus planos desencarnar nos tempos mais próximos. Mas isso não depende MUITO de mim. A única coisa que vos posso dizer é que já estou a viver dentro do último prazo de validade que me será permitido viver neste planeta. Beijos e abraços a todos.



Uma visão geral dos
 trânsitos de Plutão a Neptuno natal 
[não especialmente a quadratura]

Habitualmente, as pessoas não batem à porta dos astrólogos porque um trânsito de Plutão está activar o seu Neptuno natal. No entanto, fazem-no se Neptuno ou Plutão em trânsito estiverem em aspecto a um dos planetas pessoais na carta natal. A razão pela qual podem procurar aconselhamento, por exemplo, é o efeito de Plutão sobre um planeta pessoal, através de Neptuno. É um trânsito silencioso mas tremendamente complexo.

Neptuno por signos, simboliza os sonhos da geração a que cada um pertence. Representa os nossos objectivos sublimes e maravilhosas inspirações espirituais. Representa a forma pela qual podemos iludir-nos, que tipo de sonho/ilusão tendemos a ter, em que área da vida nos mistificamos. Leva-nos inclusivamente a crer em realidades criadas pela nossa mente. Não pensem que estou a falar de 'meditação', desde que levada a sério e candura.

As pessoas marcadamente neptunianas são aquelas que não hesitam em garantir que canalizam toda a Fraternidade Branca, em todas as dimensões possíveis. Na minha antiga editora "Anjo Dourado" recebemos inúmeros manuscritos considerados importantes pelos seus autores, mas que não passavam de "ecos" de coisas mil vezes ouvidas e lidas.

A nossa fantasia será projectada nas questões descritas pela casa onde Neptuno se encontra.

Um trânsito de Plutão por uma casa indica a necessidade de entender completamente as facetas da vida regidas por essa casa.

Assim, além de tomarmos conhecimento das questões da quinta casa, por exemplo, caso Neptuno aí se encontre na carta natal [meu caso], o trânsito de Plutão formando conjunção com o Neptuno natal removerá o véu de ilusão criado pelo facto de Neptuno estar aí em primeiro lugar. Quando o trânsito forma uma quadratura ou oposição, o desvelamento pode não ser muito agradável.

Se não aprendermos facilmente, se reagirmos ao trânsito com as características menos dignas de Plutão - como essas coisas de controle - talvez sejamos arrancados da nossa complacência.

A chave para a interpretação do trânsito é que os sonhos ou fantasias ou ilusões sobre alguma coisa devem ser transformados. Talvez a transformação signifique simplesmente trazer essa faceta da vida para a consciência. É bem trabalhoso.

Como esse trânsito dura muito tempo, como são cerca de 4 anos envolvidos nisso e usarmos um bocadinho de 'insight', podemos lidar com ele muito bem antes que se torne um desafio. Isto em teoria, porque, na prática, Neptuno dissolve as nossas intenções e acabamos por sermos apanhados de surpresa.

Esse trânsito fica mais complexo quando envolve também os planetas pessoais. Torna-se mais imperativo lidar conscientemente com o trânsito de Plutão. Os planetas pessoais requerem a atenção de Plutão, e pode ficar mais difícil perceber o sonho neptuniano.

E a ilusão, esvai-se...




Aproveito para deixar esta ideia simbólica e esotérica do nosso corpo.

Não é fácil viver numa energia tão oposta, com Plutão e Neptuno em função. Quer saber onde está Neptuno? Faça este simples exercício: estenda, em cima da sua cabeça, a palma da mão bem aberta, com o dedo mindinho virado para cima. Simbolicamente falando, Neptuno está fora, pertence ao Todo. É um planeta amplamente curador, apesar de nos poder deixar confusos, sem sabermos muito bem que fazer. E Plutão, onde fica? No sentido oposto. Volte a abrir a palma da mão e desta vez com o dedo mindinho para baixo, estique-a sobre o peito, a partir da garganta e é aí, naquela zona do coração é onde encontramos dentro de nós a força necessária para enfrentarmos a vida, muitas vezes com turbulência e desassossego. Plutão está dentro, pertence à pessoa. Obviamente, nem vou entrar naquela ideia bonitinha e muito difundida que nos dizem que são planetas geracionais, quase negando o efeito que produzem na pessoa. Felizmente, a coisa está a melhorar. Este trânsito é destemido, pois a luta simbólica entre Plutão e Neptuno, é que Hades quer retirar, de preferência, de forma violenta, o véu invisível, que o Senhor das Águas transporta.


Analise no seu mapa o Signo e a Casa onde tem o seu Neptuno
e é aí que se travará a sua batalha final.

Eu disse 'final'? Sim, disse. Depois explicarei porque o disse. No meu caso, tenho Neptuno RX em Balança / Libra, 12º26', na Casa V, mas conjunto à Casa VI. Assim ando eu.'


Clicar para aumentar a imagem e poder ler melhor.
Lamento não vos oferecer uma melhor ilustração,
mas foi o que consegui fazer, não sendo designer.

Será um voo cego a nada?

Esta pergunta foi retirada do livro de poesia do moçambicano
Reinaldo Ferreira, «Um voo cego a nada».

Eu, Rosie, eu se falasse eu dir-te-ia
Que partout, everywhere, em toda a parte,
A vida égale, idêntica, the same,
É sempre um esforço inútil,
Um voo cego a nada.
Mas dancemos; dancemos
Já que temos
A valsa começada
E o Nada
Deve acabar-se também,
Como todas as coisas.
Tu pensas
Nas vantagens imensas
De um par
Que paga sem falar;
Eu, nauseado e grogue,
Eu penso, vê lá bem,
Em Arles e na orelha de Van Gogh...
E assim entre o que eu penso e o que tu sentes
A ponte que nos une - é estar ausentes.

Reinaldo Ferreira

Focando-me na quadratura,
cheguei a estas conclusões:

Este trânsito parece um voo cego a nada, 
mas não, tem mesmo um destino: a nossa alma.

Uma informação inicial: o trânsito oposto, ou seja, o trânsito de Neptuno em quadratura ao Plutão natal, é basicamente igual e tem o mesmo significado a este que vou começar a descrever, só que dura menos tempo. Em vez de 4 anos, pode levar cerca de 2 anos e meio da nossa vida.

A dificuldade deste trânsito é aparentemente óbvio, pois Plutão tudo fará para arrancar os véus de ilusão e  fantasia de Neptuno. E arranca. No trânsito oposto, dificilmente acontece. Esta é uma grande diferença entre ambos os trânsitos.

Quer isto dizer que o trânsito de Plutão em quadratura a Neptuno, tudo fará para retirar as ilusões e fantasias respeitantes à Casa e signo onde se encontra Neptuno e seus aspectos. É um buldozer que tudo arranca no seu caminho. Tudo deverá ser transformado. E isto que se diz assim com tanta facilidade, na verdade corresponde a largos picos ao longo desses 4 anos, regra geral, bastante dolorosos. 

Este trânsito pode ficar ainda mais complexo se involucrar planetas pessoais. É necessário analisar com muita atenção os mapas da pessoa. 

Uma das características principais deste trânsito é que a pessoa praticamente só pode fazer uma coisa para sobreviver de forma saudável a este trânsito: saber aceitar.  

Um dos pontos severos deste trânsito é que frequentemente, pode introduzir a morte física da pessoa. E quando não desencarna, é certo e sabido que a pessoa enfrentará penosas mortes a níveis diferenciados: da personalidade, das emoções, da mentalidade, da saúde e até espiritual.

É frequente que muitas posses, relações ou outras condições de vida tenham tendência a desaparecerem. E isto não é fácil, como se sabe. Não pensem que me estou a queixar, pois eu sou daqueles que já perdeu tudo, só resto eu mesmo. E cá estarei para o que der e vier.

Uma das possibilidades é perdermos aquelas pessoas que são muito importantes para nós. Denomino este trânsito como o dos viúvos e viúvas. [As pessoas entre os 62 e 67 podem desencarnar neste trânsito.] Conheço muitos casos. É a fase em que estas pessoas têm que ajustar as suas vidas a esta nova forma de viver, em que os seus cônjuges já não estão ao nosso lado.

Facilita muito que a pessoa esteja integrada em grupos psicológicos, de auto-ajuda, psíquicos ou metafísicos, pois em princípio estarão mais preparados para aceitarem estes factos associados ao trânsito e podem, com mais facilidade, fazer um trabalho profundo em eles mesmos.

Este trânsito tem uma particularidade: se a pessoa se dedicar a aprender e praticar filosofias mais místicas e/ou esotéricas, pois poderão funcionar como uma base de regeneração de si mesmo. Mas, por favor, não apareça na consulta do astrólogo a pedir-lhe que lhe digam qual é sua «missão espiritual».

A pessoa  pode viver consideráveis tensões devido a pressões e forças compulsivas que sente dentro de si. Pode sentir-se desconcertado, confundido ou transtornado com as experiências que terá que viver

Este trânsito é fértil em mudanças, mesmo as mais subtis, rupturas, desilusões, ou vivências mais compulsivas. Uma coisa é certa: quando o trânsito terminar, a pessoa, se não desencarnar, ter-se-á regenerado do ponto de vista interno. Prepare-se para uma longa viagem.




Eu já tinha preparado «meio texto» explicando umas quantas coisas baseadas neste conceito, extraído da astrologia esotérica:

Este trânsito parece um voo cego a nada, 
mas não, tem mesmo um destino: a nossa alma.

E nesse sentido, preferi usar um comentário feito pela astróloga Ruth Fairfield, do que usar o meu próprio texto, pois a ideia era igual. Assim, quando acima me referi à ideia de que este trânsito funciona como uma 'batalha final'. Essa batalha está descrita logo a seguir: 

«O mais fascinante é que Neptuno é o regente da personalidade de Peixes, toca a estrutura que o inconsciente colectivo está a libertar da dor, da vitimização, da auto punição, do mártir... toda a projecção astral do mundo ideal, dos homens ideais... mas o regente da alma de peixes é precisamente Plutão, esse é o resgate do poder pessoal, depois de nos libertarmos de todas as crenças (Júpiter, 2º regente de Peixes da personalidade) de dor, de sofrimento, assumindo a essência criativa e libertando a prisão a essa condição... renascemos para o nosso poder pessoal... Plutão a última experiência da alma na estrutura da forma...»



Enquanto ia escrevendo este texto, com todos os vagares possíveis, o que deixou o meu lado geminiano um bocadinho apreensivo com a lentidão da criação, fiz alguns posts alusivos ao tema, no Facebook:

Aqui - aqui - aqui e aqui.



Olhando para o meu próprio mapa:

Duração do trânsito

Início, no grau 8 de Capricórnio, em Julho 2012 - mudei da cidade para o campo.

Terminará entre Dezembro 2016 e Fevereiro 2017 - não sei o que o futuro me reserva.


Aspectos exactos Capricórnio e Balança / Libra:

 1º encontro exacto ou partil: 05/02/2014, aos 12º26'.

2º encontro exacto ou partil: 27/06/2014, aos 12º26', estando Plutão retrógrado

3º encontro exacto ou partil: 11/12/2014, aos 12º26'


Também haverá 2 aspectos não exactos entre si:

24/09/2015, aos 12º59', estando Plutão retrógrado [orbe 33']

17/09/2016, aos 14º56', estando Plutão retrógrado [orbe 2º30']

Plutão, em Abril 2015 iniciará a sua retrogradação anual,
no grau 15º33' de Capricórnio indo até Setembro nos graus rx 12º59'
Não fará aspeto partil a Neptuno, mas fará
quadratura muito próxima, com apenas 33' de orbe.


Antecedentes de encontros entre
estes planetas no meu mapa natal

É comum, em astrologia, verificarmos o ciclo dos planetas na vida das pessoas. Funciona muito bem com todos os planetas desde o Sol a Saturno. Tenho dúvidas se este conceito se aplica aos planetas mais lentos. De uma vez por todas, tentei juntar esses dados do meu próprio mapa e tentar perceber se Plutão, apesar de ter um ciclo com cerca 250 anos, também funciona como se fosse Marte ou Saturno. Sinto dúvidas sobre isso. Deixo a seguir algumas datas e aspectos entre Plutão e Neptuno, que me fizeram concluir que não sinto haver esse propósito do ciclo planetário, como escola de ensinamento. O melhor seria pedir a um colega que fizesse a análise do meu mapa em relação às datas que deixo a seguir, pois como sabem, ninguém consegue auto analisar-se a este ponto.

A conjunção foi 1976/77 - [tinha 28 anos]  - Eu ainda estava em Moçambique, ainda longe de sair de lá. Nem sequer, então, me passava pela cabeça regressar a Portugal. Morreu o meu filho e divorciei-me.

Semi-sextil - 1988 -  [tinha 39 anos] - Este ano foi paradigmático para mim, pois representou o meu regresso definitivo a Portugal, depois de alguns anos de exílio dourado ou, se quiserem, de emigrante de luxo, por esse mundo fora.

Semi-quadratura - 1994 - [tinha 45 anos] - Tenho que me esforçar para me recordar deste ano. Não tenho memórias especiais desta época da minha vida. A única sensação que tenho é que tive sérios problemas de saúde, mas como perdi as minhas agendas não consigo confirmar estes dados e, a memória, está a ser completamente absorvida por Neptuno. Por isso, sentir-me tão «neptuniado». 

Sextil - 2000 [tinha 51 anos] - Iniciei uma outra viagem, criando a minha editora esotérica, que entretanto faliu e foi encerrada, em  Dezembro de 2011.

Quintil - 2005/6 -[tinha 56 anos] - Numa viagem à Argentina, senti que atingi um certo e alto sabor espiritual, que me deixou muito feliz e que envolveu várias personalidades do mundo espiritual, que eu então conhecia.

Quadratura - 2014 - [com 64/5 anos]. É um livro em aberto. Para já sei que não tenho condições de ir viver para a Argentina, como tem sido o meu sonho nos últimos 9 ou 10 anos. Mas posso dizer o seguinte: nada mais Plutão chegar ao grau 8 de Capricórnio, quando, em meu entender iniciou o trânsito a esta quadratura, imediatamente se fez sentir: nesse mês e ano [Julho 2012], mudei-me da grande cidade para a pequena localidade, o que fez melhorar imenso a minha vida pessoal e profissional.

Muito obrigado a todos. Sejam felizes.
14-Jan-2014


Se quiser deixar um comentário, que agradeço,
pode clicar aqui e irá parar à zona de comentários.



.





Uma ideia tirada do meu artigo sobre a quadratura de Plutão a Neptuno

2 de janeiro de 2014 · 4 comentários

Minha terra, ilha de Moçambique, com foto de Germano Miele, Outubro 2013.


Bom dia a todos. Bom início de ano.

Como estou a escrever o artigo sobre a quadratura de Plutão em trânsito ao Neptuno natal [meu trânsito tipo AA, do momento], aproveito para deixar esta ideia [uma das muitas] sobre este estranho trânsito:

'Não é fácil viver numa energia tão oposta, com Plutão e Neptuno em função. Quer saber onde está Neptuno? Faça este simples exercício: estenda, em cima da sua cabeça, a palma da mão bem aberta, com o dedo mindinho virado para cima. Simbolicamente falando, Neptuno está fora, pertence ao Todo. É um planeta amplamente curador, apesar de nos poder deixar confusos, sem sabermos muito bem que fazer. E Plutão, onde fica? No sentido oposto. Volte a abrir a palma da mão e desta vez com o dedo mindinho para baixo, estique-a sobre o peito, a partir da garganta e é aí, naquela zona do coração é onde encontramos dentro de nós a força necessária para enfrentarmos a vida, muitas vezes com turbulência e desassossego. Plutão está dentro, pertence à pessoa. Obviamente, nem vou entrar naquela ideia bonitinha e muito difundida que nos dizem que são planetas geracionais, quase negando o efeito que produzem na pessoa. Felizmente, a coisa está a melhorar. Este trânsito é destemido, pois a luta simbólica entre Plutão e Neptuno, é que Hades quer retirar, de preferência, de forma violenta, o véu invisível, que o Senhor das Águas transporta. Analise no seu mapa o Signo e a Casa onde tem o seu Neptuno e é aí que se travará a sua batalha final. Eu disse 'final'? Sim, disse. Depois explicarei porque o disse. No meu caso, tenho Neptuno Rx em Balança / Libra, 12º26', na Casa V, mas conjunto à Casa VI. Assim ando eu.'

Passem muito bem.

António R.
2 Janeiro 2014


.

Neptuno ficou directo no dia 14 Novembro 2013, em 02º35' de Peixes - Algumas considerações

15 de novembro de 2013 · 2 comentários

Rio Caldo, Portugal, encontrado no blogue 'terrasbouro.blogspot.com'

Neptuno, entre outras coisas é o planeta da compaixão, da imaginação e da divindade, mas também é associado com ilusões, auto-engano e vícios. Nos últimos cinco meses, durante Neptuno retrógrado, temos convenientemente sido capazes de esquivarmos do mundo exterior, para escaparmos ao que a realidade tem realizado por nós.

Durante este Neptuno retrógrado, fizemos na nossa mente uma grande misturada com reminiscências do passado e reflexões sobre as experiências emocionais que nos convenceram que somos bons a escaparmos, desde que possamos usar a nostalgia e pedaços da nossa imaginação, de modo a podermos recriar os nossos sonhos, alguns deles, co-criadores.

Tente fazer uma pergunta a si mesmo, parecida com esta: «O que você está a tentar aceitar e adaptar-se, para que a vida e o amor fluam sem problemas novamente?» Parece simples responder, não é? Para mim tem algo de complicado.

Neptuno estacionário desde quarta-feira, tem estado a incentivar-nos a seguir em frente, a fim de voltarmos para o mundo real. Nem mais. Acabou-se uma das temporadas mais espectaculares que o ser humano pode ter vivido nos últimos 10 anos. É hora de regressarmos e pisar o chão do planeta. Porque é aqui que a nossa reencarnação se realiza.

Este regresso ao chão só nos fará bem se podemos levar o que aprendemos nos últimos meses sobre nós mesmos, as  nossas fantasias, e talvez até mesmo os nossos delírios - para que possamos combinar as nossas ilusões e sonhos com a realidade que nos espera.

Algo dentro de nós tem sido tão perceptível e nos tem impelido a mudarmos poderosamente. E como essas vibrações continuam a encontrar buracos abertos nos nossos corações e nas nossas mentes, podemos querer reflectir sobre que partes de nós temos suavizado nos últimos cinco meses. O que estamos a tentar aceitar e adaptar-se ... para que a vida e o amor fluam sem problemas novamente?

É como uma grande massa de água que liberta o seu próprio controle, de modo que novas águas se ramifiquem e possam cobrir mais território. Nós também podemos misturar, fluindo e crescendo em águas cristalinas ... sem nunca perdermos a nossa conexão ao Todo. A ilustração que escolhi está intimamente ligada a esta frase.

Porque nós temos sido capazes de fundir-nos com as nossas vibrações internas, ainda estamos contando com a batida do nosso coração, e os sussurros da nossa verdadeira alma. Estas memórias, fantasias e inspirações são tudo o que nos resta para mantermos a fé - que espero nos possa trazer 'de volta para casa'.

Ao abraçarmos os nossos divinos e as necessárias experiências emocionais, podemos sobreviver ao mundo cruel da realidade e das responsabilidades. Essas tentações neptunianas doces serão experimentados como 'dissolver' de volta às nossas alucinações e inspirações de cura através da poesia, misticismo, actividades artísticas, vícios, meditação, intuição, a mente, a criatividade, música, espiritualidade, religião e o nosso espaço celeste da divindade.



.

Em Novembro e Dezembro 2013, algumas mudanças no céu que convém não esquecermos

7 de novembro de 2013 · 2 comentários

Minha terra, ilha de Moçambique. Foto do sr. Nelson Rodrigues.

Mercúrio deixará o seu movimento retrógrado no próximo dia 10 Novembro, quando chegar ao grau 2º30' de Escorpião. Teremos maior sossego e as coisas que falham à nossa volta não serão tão graves. Ele ainda ficará 'estacionário' uns dias, mas depressa tudo se recomporá.

Júpiter ficou retrógrado no dia 7 Novembro no grau 20º31' de Caranguejo / Câncer. Iremos viver situações muito curiosas. Devemos cuidar da nossa percepção: 'ela é uma garota simples' ou então 'ele é um bom moço sem complicações' - ditamos as nossas sentenças sem termos a menor noção dos abismos de perversidade contidos em todo o ser humano. Iremos viver situações em que a 'verdade' é mais emocional do que objectiva. Permaneceremos sequiosos de segurança afectiva, e passaremos por conflitos interiores que somos incapaz de analisarmos em nos equivocarmos. Limpeza cármica deste movimento retrógrado: O céu pede-lhe que tente superar as sua emoções para viver num plano mais objectivo (mais prático).

Neptuno passará a directo no dia 14 Novembro no grau 2º35' de Peixes. Menos confusão para enfrentarmos melhor esta época natalícia que se aproxima. 

Quíron, que há vários anos tem acompanhado Neptuno no céu, ficará directo a 20 Novembro no grau 9º07' de Peixes. A ligação com as entidades poderão processar-se de melhor maneira. Estejam atentos ao diálogo interno.

Para Dezembro a situação será insólita, pois além de termos a habitual passagem a directo de Úrano, no dia 18 Dezembro no grau 8º35' de Carneiro / Áries, teremos também a retrogradação de Vénus no dia 28º59' de Capricórnio. Em plenas festas natalícias de 2013. Que quererá dizer? Menos prendas e menos beijinhos? 



.

Dia 25 Outubro 2013 - O Céu [Eles!] vem até nós, de forma aberta e simples.

24 de outubro de 2013 · 11 comentários


Há leitores que se consideram mediúnicos, ou têm vergonha, ou medo de o reconhecer? O dia de amanhã é uma porta que se abre para todos nós, para os mediúnicos com porta aberta para o Céu; para os sonhadores que farão os seus contactos privilegiados e oxalá saibam interpretar os recados que receberem e mesmo para os cépticos, que amanhã poderão hesitar nas suas crenças.

O Sol [02º32' Escorpião] representando o ser humano e a sua energia central, no que de bom e mau possui, fará um excelente aspecto exacto no céu, um trígono lindo com Neptuno Rx [02º41' Peixes]. Vou 'traduzir' por outras palavras o significado deste encontro cósmico:

1) O impulso exterior e o idealismo interior funcionam em conjunto. Nós é que nos descoordenamos, em vez de aproveitarmos esta natureza especial. É um aspecto que tocará as pessoas extremamente sensíveis e, como disse mais acima, a todos os mediúnicos e intuitivos em especial. Estas pessoas estão intimamente ligadas ao seu interno. Acontece com frequência não perceberem isso. Será um dia extremamente místico.

2) Se cultivam as vossas religiões, escutem os vossos orientadores. Ia dizer 'Mestres', mas como não gosto nada desta palavra, fiquemo-nos por 'orientadores'.

3) É claramente o dia em que o céu desce à Terra, com toda a 'corte celeste' [Eles!] a deixarem-se contactar, a fazerem-se ouvir, a fazerem que as suas vozes entrem nas cabeças das pessoas. Oxalá os seres humanos aceitem bem essas vozinhas do céu.

4) Por outro lado é o dia em que o bom gosto e refinamento, a arte, a música, a poesia e toda a criação andará de mãos dadas.

5) Terapeutas do meu coração, afinem as vossas energias, pois a CURA será abundante.

Como se fosse pouco, o mapa do céu apresenta outro aspecto muito interessante: a Lua [19º31'] e Júpiter [20º 15'] em Caranguejo / Câncer fazem outro magnífico trígono a Mercúrio Rx [17º04' de Escorpião]. Simplificando este significado: as 'linhas' estão abertas nos dois sentidos - para cima e de cima.

Abraços e beijos,

Abraços e beijos,

António
24-10-2013



.

Oposição no céu entre Marte [01º47' Virgem] e Neptuno Rx [02º46' Peixes] - 18-10-2013

18 de outubro de 2013 · 3 comentários

Tempestades no Grand Canyon.


Para o fim-de-semana que começa hoje, dia 18 Outubro 2013. O que há mesmo para salientar é a oposição no céu entre Marte [01º47' Virgem] e Neptuno Rx [02º46' Peixes]. Marte e Neptuno Rx farão oposição partil [exacta] no dia 20 Outubro 2013 (já, já...), às 01h31:49 TMG (Lisboa), ambos nos graus 02º45' dos signos por onde circulam: Virgem e Peixes.

Vejamos um breve significado sobre esta oposição: a menos que a pessoa [qualquer um de nós] aprenda a ser leal consigo próprio, assim como com os outros, esta oposição poderá criar algumas dificuldades e nebulosidades. Por ser uma oposição, as dificuldades virão mais dos outros que da própria pessoa. Como em tudo, há alguma lição a aprender, sobretudo no que diz respeito a um ou mais enganos provocados pelos outros, mas cujas consequência cairão sobre si. Despeito, intrigas e maledicência serão frequentes nestes dias. Por volta do dia 6 ou 7 esta oposição ficará desfeita e a vida continua, ficando pelo caminho algumas situações desagradáveis.

Veja em que Casas isto acontece no seu mapa natal, para assim aprender o que é uma oposição Marte - Neptuno. Acima deixei os signos e os graus onde isso ocorre, portanto será fácil de ver. Se não souber o significado das casas, procure no meu site «Escola de Astrologia Nova- Lis» - aqui - as 2 Casas envolvidas dirão onde é necessário encontrarmos o nosso discernimento para melhor resolvermos certas situações. Tem que ter presente que as emoções estarão à flor da pele. 

Vou dar 2 exemplos: se Marte estiver a circular pela sua Casa 2, pode acontecer alguma perda financeira ou gastos inesperados, sejam quais forem. Espero sinceramente que não seja com casos de saúde. O outro exemplo é o mais típico de todos: se Marte estiver a circular pela sua Casa 7, os eventuais «estragos» poderão vir do seu conjugue/companheiro de casa ou sócio de negócios, ou outro tipo de parcerias.

Quaisquer que sejam os sacrifícios, Marte mostra sempre onde se desenrola a actividade astrológica.

O céu ainda está sob o domínio da quadratura Plutão [09º11 Capricórnio] com Úrano Rx [09º56' Carneiro/Áries]. Aqui.

Quase a terminar, com uma verdade universal: o que nós próprios projectamos, a nós retorna para transformar-se. Não há inocentes, nem culpados. Há apenas limpezas cármicas a serem resgatadas. Há sempre responsáveis pelo que fazemos: nós mesmos, por atrairmos para nós o que de desagradável possa haver neste aspecto astrológico.

A frase final - Este aspecto astrológico pode ser descrito como passeando por um arco-íris: é muito mais o que promete do que aquilo que dá.



Marte ingressou em Virgem no dia 15 Outubro 2013, às 12h04:50 [TMG], Lisboa e lá permancerá até 7 Dezembro

15 de outubro de 2013 · 1 comentários

Central Park, Nova Iorque

Marte no signo de Virgem irá revelar energia e habilidade no trabalho ou na execução de qualquer tarefa. Como acontece com Marte em outros signos de terra, muitos artesãos habilidosos, irão brilhar ainda mais 56 dias. Marte rege as operações e os instrumentos afiados, e Virgem é um signo que lida com a saúde, indicando também que as pessoas com habilidade na medicina estarão em alta. Os cirurgiões terão imenso trabalho e deverão apenas ter cuidado com o movimento estacionário / retrógrado de Mercúrio, para fazerem tudo em condições.

A propósito de medicina, cirurgiões e outro pessoal muito técnico das salas cirúrgicas, gostaria de recordar que desde o passado dia 6 Outubro e até ao próximo dia 10 Novembro, Marte estará a fazer duas oposições muito fortes nos mapas do céu: a Neptuno Rx e a Quíron Rx. Todo o cuidado é pouco com cirurgias e instrumentos afiados em qualquer área de trabalho e mesmo em casa. O inesperado pode acontecer, e se Neptuno estiver a dissolver estas questões [e estará], a 'coisa' pode piorar. Com Quíron, nem se fala. Para agravar um bocadinho estas circunstâncias Marte, nada mais ter ingressado em Virgem prepara-se também para uma oposição à Lua, mas felizmente será um aspecto de curta duração. Infelizmente sei de um caso cirúrgico de alguém das minhas amizades pessoais que teve que se submeter a uma cirurgia há poucos dias, tendo apanhado esta situação e aconteceu isso mesmo: a intervenção cirúrgica complicou-se por distracção médica. Felizmente, viram a tempo o que se tinham esquecido de fazer e ficou mais umas horas na sala cirúrgica.

As pessoas com este trânsito de Marte planeiam cuidadosamente as suas acções e executam-nas sistematicamente. Tão sistematicamente que podem aparentar uma frieza que realmente não existe. É improvável que funcionem sem boas razões práticas. Ao contrário de Marte em Leão, que gosta de dominar em questões mais amplas, Marte em Virgem deseja ser autoridade em detalhes minuciosos.

Haverá uma forte tendência ao perfeccionismo, que pode impedir a realização completa das coisas. As pessoas até parece que ficarão subitamente mais meticulosas e muito críticas, especialmente no que se refere à metodologia e à precisão. Insistem em ter um ambiente de trabalho bem organizado. E podem tornarem-se uns aborrecidos uns para os outros.

Todo o cuidado é pouco com as divergências com colaboradores, empregados e patrões, pois algumas vezes poderão ser tão pronunciadas que chegam a ameaçar a segurança no emprego. Com a crise que por aí vai, cuide-se muito. Todos os pretextos são bons para os despedimentos. Pode também haver o perigo de acidentes no trabalho. Trate de meditar, fazer caminhadas, usar infusões e cristais ou outros materiais para evitarem temperamento nervoso e irritável.




.

Assunto: Syria em crise e com armas químicas

29 de agosto de 2013 · 1 comentários



SYRIA - Há mais de 2 anos que há uma guerra civil dramática neste país, com milhares de mortes havidos. É um desencarne colectivo constante. Mas nunca o governo tinha usado armas químicas contra a sua própria população, com o intuito de refrear a oposição existente ao regime ditatorial existente na Syria. 

Não sei a que ponto deste desgoverno chegará, mas não estou nada interessado em saber que alguma arma química síria caiu na minha rua, dizimando-a. Fica dito.

Forneço vários dados aos leitores, mas fica em suspenso 2 ou três próximos mapas: os dos possíveis ataques da Grã-Bretanha, Estados Unidos e ONU contra este governo. Nessas datas, quem estuda astrologia deverá acrescentar esses mapas aos seus estudos.

Fazendo os trânsito do mapa da Syria com o mapa do dia 21 de Agosto, data em que forma usados os mísseis químicos contra a população em que de um momento para o outro houve um desencarne colectivo de 1.300 pessoas, verificamos que Plutão do dia do ataque fazia uma oposição ao mapa natal da Syria. Altamente destrutivo, exactamente ambos no grau 9º de Capricórnio, a transitarem pela Casa 3 da Syria. Vamos só analisar o simbolismo deste posicionamento. O Sol é o principal planeta em Astrologia Mundana (países) e representa a essência do país. Plutão tem a simbologia de ser a metamorfose, a transformação, para o Bem ou para o Mal. Na casa 3 da Syria, que habitualmente trata da comunicação e locomoção. Que mensagem pretendeu o governo enviar com os mísseis químicos? Não responderei.


Mas esse mesmo Plutão fazia uma quadratura a Neptuno do natal da Syria, já separativo, por Plutão estar retrógrado. Neptuno nas 'mundanas' tem a simbologia de reger os assuntos sociais, as ideias políticas do colectivo, sempre associado ao que é secreto. É o solvente que não se vê, representando também a espionagem e o crime organizado, assuntos políticos escondidos. Neptuno natal está na Casa 12 da Syria; entre outras coisas esta casa representa as grandes organizações, como governos, partidos políticos, grandes multinacionais, etc.  Não sei mesmo se não bastam estes 2 aspectos para fazermos a leitura astrológica do evento que acarretou tantas mortes. 

Haveria muito mais a analisar, mas deixo isso ao vosso cuidado.



Mapa da declaração da independência da Síria
1 Janeiro 1944
00.00
Damasco, Syria
33 N 30  -  36 E 18
Time zone: 2 horas para Leste

Quem quiser pode analisar estes dados que correspondem
ao reconhecimento da ONU em como é um
 Estado formal e aceite na organização
17 Abril 1946
12h00
Damasco, Syrya
33 N 30  -  36 E 18
Time zone: 2 horas para Leste

Mapa do ataque interno de armas químicas que mataram mais de 1300 pessoas

Ataque biológico mortífero
21 Agosto 2013
12h00 [hora aproximada]
Damasco, Syria
33 N 30  -  36 E 18
Time zone: 2 horas para Leste

Mapa da saída dos inspectores de ONU e
consequente declaração da existência ou não
de terem sido utilizadas armas biológicas
31 Agosto 2013 [sábado]
12h00
Damasco, Syrya
33 N 30  -  36 E 18
Time zone: 2 horas para Leste


.

Sonhando com a Lua em Peixes, a 21 Agosto

20 de agosto de 2013 · 1 comentários


A Lua vai ingressar em Peixes, às 5:43:16 TMG, do dia 21 Agosto 2013, em que fará uma soberba conjunção com Neptuno.

Lua em Peixes é a do «ideal» e cada um sabe qual é o seu, ou melhor, deveria saber, mas já aprendi que nestes tempos modernos, a maioria das pessoas confunde «ideal» com 'emprego', 'amores', 'família' e absolutamente esquecem-se delas próprias. Ainda ontem tive oportunidade de dar consultas a 3 jovens nos trintas e poucos e insisti muita com ela e com eles para, no amor, não se esquecerem de também se amarem a eles mesmos, para não criarem dependências absolutas, tão frequente de ver.

Esta conjunção com Neptuno é maravilhosa. Primeiro que tudo há que dar atenção que essa conjunção é com o regente do próprio signo Peixes. Se estiverem atentos irão perceber que estarão sintonizados com o psiquismo de todos. Aqueles que tenham mapas natais mais mediúnicos, terão a possibilidade de fazerem trabalhos positivos no astral e em outras dimensões. No entanto, não se deixem influenciar por quem só sabe 'vampirizar' as energias dos outros, quais mosquitos tropicais. 

Cuidem-se muito, limpem as vossas energias com cuidado e sejam felizes.

Foto: Linda fotografia do Outono em Varsóvia, Polónia.


.


Faltam 10 dias para terminar este maravilhoso signo de Leão

12 de agosto de 2013 · 3 comentários

Glass Bottom Skywalk, Grand Canyon, Arizona, USA

Faltam 10 dias para terminar este maravilhoso signo de Leão...

...e iniciaremos o austero Virgem, também um signo muito significativo [como todos, aliás] pois é o signo do Cristo, por excelência. Quando digo «o signo do Cristo» não me estou 'obrigatoriamente' a referir-me a Jesus, mas sim a essa energia divina que se chama «Cristo». 

Quando o Sol ingressar em Virgem, a 23 de Agosto, às 0h01:40 [no Brasil, 4 horas antes] imediatamente fará uma oposição a Neptuno no céu, num movimento energético muito especial que durará à volta de 5 dias. 

Vamos perceber com alguns dias de antecedência, as consequências desta oposição do Sol a Neptuno:

Pode gerar alguma confusão nos relacionamentos em geral, mas sobretudo as questões românticas poderão estar na ordem do dia. Haverá, sem dúvida, inúmeros pedidos de divórcio ou simples separações.

Não esqueçamos que as relações hoje em dia, assumiram contornos diferentes, pois antes, os 'contratos de casamento/relacionamento' eram para a vida, e agora são 'contratos para durarem enquanto se amarem'. Só que, igualmente, hoje em dia, o tal 'amor' do contrato é muito frágil.

Nesta oposição, estaremos num processo energético que se pode definir como existindo uma visão distorcida dos outros, porque a nossa percepção habitual estará influenciada por preconceitos surgidos de experiências emocionais limitadas do passado.

É uma enorme limpeza cármica daquilo que é emocional no plano da humanidade do nosso planeta.

.

Grande Trígono de Julho 2013

10 de julho de 2013 · 7 comentários


Chegámos ao mês em que iniciamos uma série de 3 Grandes Trígonos que, decididamente, marcarão o ano de 2013. Em Novembro de 2012, escrevi e publiquei um texto a que lhe dei o título de «2013, o enigmático ano dos trígonos, ou algumas previsões espirituais». [Aqui]

Nem sei que possa acrescentar a este Grande Trígono em especial, excepto perceber que este aspecto irá manter-se assim entre 13 e 24 Julho, em que o dia 17, será o ponto em que Júpiter em Caranguejo, Saturno em Escorpião e Neptuno em Peixes [os senhores deste Grande Trígono] farão aspectos extremanente próximos, com uma orbe no mesmo grau, havendo apenas pequenas variante dos minutos, como poderão confirmar na ilustração que apresento.

Clicar para aumentar e ver melhor.


O último Grande Trígono ocorrido com estes 3 planetas e não estiveram em aspectos tão próximos como este ano, foi em Fevereiro 1967 e, segundo os estudiosos, só estiveram nessa posição durante 2 dias. Agora, em Julho 2013, este Grande Trígono estará presente durante 11 dias. Quem falou que o «11» é um número maestro? 

Li algures, mas não posso garantir, que o Grande Trígono anterior com os mesmos planetas e com orbes no mesmo grau, como ocorre este mês, aconteceu no ano de 297, em Maio. Ou seja há 1700 anos atrás. 

Como inicio este texto citando o meu artigo de Novembro 2012, a propósito destes Grandes Trígonos, irei manter-me fiel a esse texto e não farei nenhuma interpretação mundana. Irei comentar, sim, algumas características nos vossos trânsitos em relação aos mapas natais, que devem analisar com muita atenção. Procurem os signos Carangujo, Escorpião e Peixes e é a partir deste triângulo que tudo se processará. Vejam em Casas ocorrem este movimentos cósmicos.

Refrescando as ideias: há uns dias houve a Lua Nova de Caranguejo, sendo que este Grande Trígono começou no dia 13, com a Lua em quarto crescente e terminará no dia 24 Julho, com a a Lua Cheia, a 22. É praticamente todo o ciclo crescente, o que torna este Grande Trígono de água ainda mais harmonioso. Outra característica muito curiosa é que Mercúrio passará a directo no dia 20 Julho, ou seja, antes deste Grande Trígono se desfazer, no dia 24 Julho. Se a memória não me falha, estava Mercúrio já retrógrado, quando no passado dia 9, se aproximou tanto do Sol que ficou Cazimi [Sol = 17º26' e Mercúrio Rx = 17º53'], iluminando-nos a todos com um enorme brilho. Pensem bem nas ocorrência (pequenas ou grandes) havidas no passado dia 9 Julho. No meu caso pessoal, o dia 9 Julho correspondeu a recomeçar com a minha vida profissional, tendo tido um dia cheio de consultas na Ericeira, Cristal de Cura, o que me deixou muito bem disposto e encantado por ter falado com os amigos/clientes que me visitaram. Bem-hajam todos. Foi um dia excelnte para mim. Espero que para os meus leitores também tenham tido um bom Cazimi iluminando as vossas vidas. Tudo isto em Caranguejo, signo onde há dia Júpiter ingressou. Como sabem, Saturno passou ao seu movimento directo ainda antes da formação do Grande Trígono o que, obviamente, torma este aspecto ainda mais suave e com significado. Também não esqueçamos que Marte ingressou em Caranguejo no dia 14 Julho, já com o Grande Trígono formado. Tudo nos aponta para Caranguejo. Espero que saiam perceber que este movimento não se esgota no sentido «família», tão característico deste signo.

Recomendo a leitura em inglês deste artigo, muito completo:




Recomendo a leitura do excelente artigo do meu amigo Marcelo Dalla: «O Grande Trígono de Júpiter, Saturno e Netuno em signos de Água».



.

Dois Grandes Trígonos no período de 1 semana apenas: o céu quer falar connosco e, já.

7 de junho de 2013 · 1 comentários

Clicar para aumentar e ver melhor.


Vou começar com uma feliz citação de Eckhart Tolle: «A vida é o dançarino e tu és a dança.». É bem verdade e ando há muitos anos a dizer coisas parecidas. Uma das minhas citações +referidas é a do português Professor Agostinho da Silva, que dizia, mais ou menos isto: «Não faças planos para a vida, pois a vida tem planos para ti.» Podem crer: a dança da vida, ou os planos da vida avançam SEMPRE, enquanto que os nossos planos e a nossa dança pessoal ficam sempre para trás, excepto se dançarmos em sincronicidade com a vida.

No dia 4 Junho 2013 escrevi um texto sobre o GRANDE TRÍGONO, que foi publicado no Facebook, aqui -, assim como no meu blogue «Cova do Urso», aqui.

Vejam só que título me surgiu para estas palavras: «o céu quer falar connosco e, já». Vejamos se não é assim.

Há poucos dias tínhamos o GRANDE TRÍGONO envolvendo Neptuno, Saturno e Mercúrio, como pode ser lido pelos links que deixei acima. Havia uma intenção e, para isso terei que me repetir, pois este é o diálogo do céu, que queria que aprendessemos esta lição:

No 1º Grande Trígono, a 4 Junho:

- Neptuno é o signo que cura;
- Saturno é o signo que gosta de consertar o que está estragado;
- É como se fosse a «fome com vontade de comer». Em trígono estes dois planetas estão a curar a humanidade que quer ser curada.
- Mercúrio está lá em Caranguejo, antes de ficar retrógrado dentro de dias, para «entendermos» tudo muito bem. Se somos obtusos e só vemos as coisas materiais à nossa frente, obviamente elas irão desaparecer.

É um Grande Trígono que pode transformar Sonhos em Realidades.

No 2º Grande Trígono, a 7 Junho: 

O céu deixou bem o seu recado, como acima expliquei e agora, hoje mesmo, dá-nos um novo GRANDE TRÍGONO, envolvendo quase os mesmos planetas: Neptuno, Saturno e Vénus.

A lição a aprender é bem simples e muito parecida, mas com uma certa nuance:

- Neptuno é o signo que cura; desta vez, Neptuno está retrógrado. Dizia eu há poucos dias a propósito de Neptuno retrógrado o seguinte: O Senhor dos Sonhos e Imaginação pede-lhe para ir para dentro de si próprio e considerar o que está no cerne do seu poder de criação. Tente. É um momento de ego-transcendência, a verdadeira aceitação de nós mesmos.
- Saturno Rx é o signo que gosta de consertar o que está estragado;
- É como se fosse a «fome com vontade de comer». Em trígono estes dois planetas estão a curar a humanidade que quer ser curada.
- Até aqui encontramos a primeira das nuances. No Grande Trígono com Mercúrio a ideia era «entendermos» tudo muito bem sobre a nossa essência, aquilo que muito de vocês chamam de «espiritualidade». Tudo em signos de água, como convém.
- Agora, com este novo Grande Trígono que pode ser apreciado na ilustração que acompanha este texto, é Vénus quem vem entrar no diálogo. E esta é a segunda nuance. Mercúrio era para entendermos e Vénus [ambos em Câncer] está presente para assumirmos perante nós mesmos que somos AMOR, dedicação, prana, energia positiva com o universo, ou céu, como gosto de lhe chamar. Para quê? Para sairmos deste marasmo materialista em que vivemos nesta terceira dimensão. Para ajudarmos o planeta a processar as suas próprias mudanças. Obviamente, é difícil acreditar nisto, assim de repente, pois as nossas vidinhas menores estão sempre em primeiro lugar nas nossas mentes.

Vem dizer-nos que temos que nos preparar para outros tempos que aí estão a chegar. Como se não fosse pouco, Júpiter está a chegar a Câncer dentro de poucos dias, mais exactamente no dia 25 de Junho. Ler aqui, o que escrevi sobre esse ingresso.

Também nos vem dizer que enquanto parceiros do nosso planeta temos que dançar a música [Vénus] do cosmos. Das esferas. Sintonizando-nos. Repararam bem que usei a palavra «parceiros» para me referir a nós enquanto habitantes do nosso planeta? Espero que tenham reparado.

Se se lembrar que escrevi isto: «Não enterre a cabeça na areia para se alhear de tudo, pois os seus guias e anjos com este trígono querem enviar-lhe sinais de esperança e de futuro. Pense, que nem sempre é necessário falar, mas sim 'sentir' o nosso pensamento.», pois cá está o momento para isso. Deixar que Vénus [os nossos sentimentos] penetre bem fundo em nós para que Mercúrio, na sua oitava maior se possa exprimir, fazendo-nos 'sentir' o que pensamos.

Também não nos devemos esquecer que vivemos uma fase difícil do ciclo Plutão - Úrano, a quadratura, e este Grandes Trígonos são os momentos de beleza que o céu nos dá para enfrentarmos essa situação. São tudo passos da 'Nova Era' que aos poucos se aproxima da Era de Aquário. [ler aqui, se quiser]. Saímos agora do 3º encontro da quadratura Úrano - Plutão, mas até 2015 teremos esta situação bem presente nas nossas vidas. Por exemplo, em Novembro, dia 1, já teremos mais do mesmo, mesmo com Júpiter num signo que lhe é favorável.

Fico-me por aqui, para não me repetir demasiado. Há inúmeras interpretações deste 2 Grandes Trígonos. As minhas são estas, que vos ofereci.

Aproveitemos bem este Grande Trígono e sejamos simpáticos uns com os outros, para podermos ser um pouco mais felizes e viver bem melhor.

Beijos & abraços

António Rosa
7-Junho-2013

.

Estamos em Grande Trígono com Saturno, Neptuno e Mercúrio, como podem ver no mapa mais abaixo

4 de junho de 2013 · 10 comentários


Há o elemento Água a chmar muito a atenção para o Grande Trígono que ocorre neste exacto momento envolvendo Neptuno, Saturno e Mercúrio - em 5º de Peixes e Escorpião e 6º de Caranguejo faz uma grande marca no céu. Será um trígono rápido, pois Mercúrio movimentar-se-á com rapidez e desfará esse Grande Trígono.

Verifique no seu mapa natal se estes pontos acima indicados estão ocupados por planetas ou mesmo se são midpoint. É muito intuitivo. 

O céu quer que você aprenda esta lição:

- Neptuno é o signo que cura;
- Saturno é o signo que gosta de consertar o que está estragado;
- É como se fosse a «fome com vontade de comer». Em trígono estes dois planetas estão a curar a humanidade que quer ser curada.
- Mercúrio está lá em Caranguejo, antes de ficar retrógrado dentro de dias, para «entendermos» tudo muito bem. Se somos obtusos e só vemos as coisas materiais à nossa frente, obviamente elas irão desaparecer.

É um Grande Trígono que pode transformar Sonhos em Realidades.

Outro dia, em consulta com uma cliente, só tardiamente é que realizei o seguinte: como já estou reformado escapam-me certas subtilezas do trabalho. Esta cliente trabalha numa grande empresa multinacional ligada ao ramo da «consultadoria». E está em fase de falência porque perdeu os seus clientes. Até aqui, é mais um aspecto comum de uma Europa em crise profunda devido a este Plutão em Capricórnio.

A questão que se colocava era outra: aquelas dezenas de funcionários que durante os anos 90 e 2000 viveram à grande e já não sabem 

pensar senão em vivendas de luxo e carros de marca para endinheirados, mas tudo isto, adquirido com empréstimos, que DE REPENTE não conseguem pagaram nem fazer face aos seus compromissos.

E o que reaprendi com esta cliente é que essas pessoas no único que parecem estar preocupados é se irão receber as indemnizações a que têm direito. Só pensam em coisas materiais, que obviamente virá em péssimas condições e que rapidamente desaparecerá.

Esta minha cliente, silenciosamente, abriu o coração a si própria à alguns a nos e percebeu que aquilo que gostava muito de fazer era outra coisa e começou a preparar-se para fazer esse curso superior. Já vai no 2º ano a caminhe do terceiro, e tem os planos muito bem metidos na cabeça. Assim que terminar o 3º ano desse curso irá à China ver como se trabalham as medicinas alternativas.

Ela falava e eu olhava para este grande trígono. Fabuloso. Com ela irá resultar, pois deixou que o coração falasse. Com a maioria dos seus colegas haverá uma onda de desilusão porque o «dinheiro» não será suficiente. Mas não se preparam para o futuro, que nos diz com muita simplicidade, que quando Plutão chegar a Aquário não haverá «empregos» fixos. Mesmo a nível de funcionários de estado. 

Isto, na Europa que chamamos de Comunidade Europeia, porque a crise tal como está desenhada - para obrigar a uma mudança de paradigma -, acontecerá no resto dos países a seu devido tempo. Tudo tem uma razão de ser. Por exemplo, no Brasil e demais países sul-americanos será depois de 2040. Mas ainda falta tanto tempo, não é?

Desviei-me um pouco da questão do Grande Trígono, mas termino já, para não os cansar. 

Poderá haver uma sensação fortemente nostálgica para o nosso sexto sentido, que lhe irá proporcionar uma feliz sensação de sincronicidade com o que se passa - ou você pode apenas ter um sentimento de contentamento ou satisfação sem absolutamente nenhuma razão para isso. 

Palavras e pensamentos são assumidos mais sentidos e em maior profundidade, além de que os sonhos poderão ser empolgantes, particularmente com Neptuno estacionário e a ficar retrógrado dentro de alguns dias - então preste atenção ao que está vindo através desse nível. Não enterre a cabeça na areia para se alhear de tudo, pois os seus guias e anjos com este trígono querem enviar-lhe sinais de esperança e de futuro.

Pense, que nem sempre é necessário falar, mas sim «sentir» o nosso pensamento.

Acho que fui longe de mais e poderei ter assustado algumas pessoas ou então algumas dirão: 'lá está ele com aquelas bobagens'. Não são. A vida é mais do que aquela que o nosso corpo pede para ser vivido.

Desejo a todos um belíssimo Grande Trígono.

Beijos & abraços

António
4 Junho 2013

Auras

21 de abril de 2013 · 0 comentários



Clicar na imagem e poder ler melhor.
.

Um 'case study' a iniciar-se [Março 2013]: a quadratura de Neptuno t a Saturno n no mapa natal de José Sócrates

15 de abril de 2013 · 17 comentários


Informação prévia


Este post é o exercício prático do post anterior, intitulado [clicar no título]:

Nunca fiz um post desta natureza: em que apresento todo o género de gráficos para que os estudantes avançados de astrologia (e os próprios astrólogos) possam participar activamente analisando um trânsito de uma personalidade com a própria vida real do mesmo.

Também sei que o mais certo é as partes mais interessadas não ligarem nenhuma a este propósito, pois os dias de hoje são para saltitar e seguir em frente. Ficarei com a consciência tranquila, se não houver contribuições.

José Sócrates tem Saturno natal em Sagitário 8º13', na casa 7 e Neptuno transita por Peixes no grau 4, Casa 11, e fará 3 quadraturas exactas em Março e Setembro de  2015 e Janeiro 2016., no mapa deste cidadão. Pelo meio sofrerá a influência do 2º retorno de Saturno.

Este post possui uma enorme quantidade de gráficos, destinados a que os estudantes avançados de astrologia e mesmos os astrólogos consigam pôr de lado a sua compulsão contra o político e  aproveitem a oportunidade para estudarem no dia-a-dia o trânsito do ser humano. Tão cedo não haverá outra experiência real e tão próxima como esta.

 Se os estudantes avançados de astrologia e os astrólogos já em exercício não conseguirem ultrapassar essa questão pessoal contra o político, e ficarem tolhidos com o exercício astrológico, recomendo o seguinte:

1) Que não liguem ao exercício, que passem em frente e que se abstenham de comentários; obviamente terão que se auto-analisarem na sua real vocação enquanto astrólogos, ao ponto de não se se predisporem a analisar esta quadratura em directo na vida do cidadão.

2) Que enfrentem os seus demónios pessoais, os seus bem-quereres ou os mal-quereres e consigam provar a vocês próprios que estão preparados para praticarem astrologia.

3) Não há mal nenhum em uma pessoa desistir da astrologia, depois de descobrir que não está talhada para enfrentar as zonas sombrias do seu Ser. Sei que são palavras fortes, mas é o que penso.

4) Também pode fazer de conta que não viu o post, e seguir feliz e contente consigo mesmo. Quando hoje em dia, muita gente presume de gostar e estudar astrologia, aqui ficará uma prova àquilo que realmente sentem como vocação.

Poderia dar inúmeros exemplos de mapas de pessoas odiadas pela humanidade e que são enfrentados com coragem em nome da vocação astrológica.

Que se estude em directo e com imenso tempo pela frente para praticarem convenientemente este estudo.

Todos os comentários astrológicos deixados passarão para o post principal.

Passem bem. Muito agradecido.



Assuntos de Neptuno

Saiba o significado de Neptuno em Peixes, AQUI
Neptuno em Peixes com ilustração histórica, AQUI.
Eventos mundiais com Neptuno em Peixes, AQUI.
Neptuno e Saturno, os medos parecem evaporar-se, AQUI
Neptuno na vida de um ser humano, AQUI
Coisas de Neptuno, AQUI
Neptuno mediúnico e espiritual, AQUI
Neptuno, o criador do transtorno dos planos materiais, AQUI


Mapa natal de José Sócrates

Links dos posts publicados no Cova do Urso
onde José Sócrates está presente

- Energias astrológicas para as Legislativas 2009 - 
a necessidade de se seguir o caminho do meio, da política, AQUI
- Portugal - Eleições Legislativas a 5 Junho - Mapas dos candidatos a 1º Ministro, AQUI
- O FMI em Portugal: em 1983 e em 2011, AQUI
- José Sócrates, o mapa de Portugal e os trânsitos da sua demissão
do cargo de 1º ministro de Portugal, AQUI
- José Sócrates abandona a liderança do PS - um excelente exemplo
do que é o «livre-arbítrio», AQUI
- O ex-Primeiro Ministro, José Sócrates, com um programa de
 televisão semanal na RTP, a partir de Abril, AQUI
- José Sócrates, 52º aniversário, AQUI



Alguns links a acompanhar os temas Neptuno
e retorno de Saturno:

- Para ler sobre a quadratura de Neptuno t a Saturno n - AQUI.
- Exemplos dos trabalhos conjuntos de Saturno e Neptuno - AQUI.
- Hoje apetece-me falar de um Neptuno diferente - AQUI.
- António, gostas de ti o suficiente para não desistires dos teus sonhos? - AQUI.
- Casamento real de William e Kate - um fantástico 1º retorno de Saturno - AQUI
- Heath Ledger não resistiu ao 1º retorno de Saturno - AQUI.
- Francis Obikwelu no seu 1º retorno de Saturno - AQUI.
- Quando Saturno em trânsito contacta o sr. Cronos - AQUI.
- Saturno também ama - AQUI.
- Oscar Pistorius - Blade Runner - acusado de ter assassinado a namorada - AQUI.
- Fernando Nobre, uma súbita e desmedida necessidade de grandeza pessoal - 2º retorno - AQUI.
- Olhar para trás, para poder seguir em frente - AQUI.
- Ramos Horta a resistir valentemente no seu 2º retorno de Saturno - AQUI.
- Pronto, estou assim - 2º retorno de Saturno - AQUI.


GRÁFICOS E MAPAS
(Clique nos gráficos e mapas para os aumentar e poder ver bem)

Gráfico das ocorrências políticas principais (eleições),
enquanto durar o trânsito em análise.
Os dias assinalados nos meses são as datas exactas em que se darão
as 3 quadraturas Neptuno t e Saturno n,
além do 2º retorno de Saturno


Gráfico de cores do próprio trânsito Neptuno t a Saturno n
no mapa de José Sócrates. Todas as cores estão legendadas,
para compreensão do leitor.



Neptuno transita pela Casa XI de José Sócrates
Textos diversos

Saiba o significado de Neptuno em Peixes, AQUI

Optei por transcrever o texto de Patrícia Morimando, do livro «Netuno - O Significado Astropsicológico dos Trânsitos de Netuno», da Editora Pensamento, tradução da edição americana de 1979, com o título de «Neptune Effect».

«Se esta é a casa dos objectivos e das ambições, você se indagará qual o seu significado. Para onde me devo voltar? Será que realmente é isso o que desejo? Para onde me estão conduzindo os meus amigos? Haverá decepções e desilusões em relação ao auxílio que está recebendo deles, ou então serão verdadeiramente inspiradores. Poderá se perguntar quem são seus amigos, ou se realmente tem algum. Há muita confusão quanto ao que é um amigo ou uma amizade. Mas se tiver sorte, os amigos lhe trarão inspiração ou um lado menos materialista, ou o conduzirão nesta direcção. Também tentarão conduzi-lo a uma responsabilidade. Poderão ser uma influência esgotante porque está mais aberto a eles; suas necessidades o esvaziarão, se você permitir. Você sente os humores e as emoções deles, e algumas vezes tem dificuldade em saber quais são os seus e quais os que não são. Há uma tendência a a responder demasiadamente às necessidades deles e, por isso, você é sugado. O prejudicado e o necessitado procurarão por você. Deverá se proteger, canalizando suas simpatias e distribuindo-as melhor. Se não o fizer, não terá um tempo só para você. Um pouco de egoísmo é benéfico durante este trânsito. Você poderá sacrificar-se por alguma amizade. E não vale a pena.»

Outro texto sobre o mesmo trânsito


Neptuno quando transita na Décima Primeira Casa indica amizades incomuns, idealistas, e associações de grupo. Se Neptuno estiver bem aspectado, a generosidade se estenderá aos amigos; essas pessoas também oferecerão orientação espiritual e ajudarão na realização de metas, porque mereceram essa ajuda no passado. Haverá uma forte ligação espiritual com amigos e associados. As pessoas com este trânsito são sensíveis às necessidades da humanidade e juntam-se a grupos com objectivos humanitários ou espirituais; com frequência, também se sentem atraídos por organizações místicas ou secretas. Se Neptuno estiver sob tensão na Décima Primeira Casa, pode indicar irresponsabilidade e enganos nas amizades. É o caso desta quadratura com Saturno natal. Os amigos com frequência se tornam inimigos secretos. Más associações levam à destruição, geralmente por intermédio do álcool ou abuso de drogas. Essas pessoas deveriam aprender a escolher os amigos. Um Neptuno sob tensão aqui também pode indicar um idealismo pouco prático, mal orientado; podem se manifestar tendências boémias.

Trânsito de Neptuno pela Casa XI
por Magda Moita

«•    Durante este trânsito, sentimo-nos impelidos por nos envolvermos em actividade grupais que estejam direccionadas para elevar emocionalmente e espiritualmente a vida de todos.
•    Este planeta, em trânsito por esta casa, procura despertar-nos o interesse por participar em movimentos que ajudem as pessoas a viver de forma mais fluída e leve.
•    Neptuno procura dissolver as barreiras que nos impedem de partilhar com os outros as experiências que tenham sido úteis, e se revelem facilitadoras da nossa experiência terrena. 
•    Durante este trânsito, construímos um sentimento de espírito humanitário.
•    Sentimo-nos impelidos a levar para o grupo a nossa sabedoria individual e colocá-la à disposição.
•    Durante este trânsito, sentimo-nos altamente seduzidos por nos associarmos a grupos ou instituições que partilhem o mesmo ideal.
•    Em trânsito pela casa 11, Neptuno trata de convencer-nos de que não há, verdadeiramente, pessoas estranhas.
•    É possível que reapareçam companheiros de vidas passadas. 
•    Ilusões quanto às associações que fazemos estão, também, na ordem deste trânsito.
•    Também é intenção deste planeta, em trânsito por esta casa, levar-nos a aceitar as diferenças dos outros, aceitando-os como são.
•    Também corremos o risco de nos apaixonarmos, de forma doentia, por um determinado ideal de grupo, caindo num platonismo exacerbado pelo seu representante.
•    Durante este período, nenhuma pessoa pode, ou deve tornar-se o nosso mundo.
•    Corremos algum risco de nos tornarmos fanáticos.
•    Durante este trânsito, sentimo-nos mais atraídos pelas novas tecnologias e por ciências ainda não exploradas como, por exemplo, ovnilogia.
•    Devemos, com maturidade, apaziguar o nosso Úrano-Saturno, regentes desta Casa, e não embarcar em alguma crença global a respeito do nascimento de um novo mundo.
•    Os individualismos de Úrano devem ser apaziguados para que não acabe conectado com esferas mais nebulosas de Neptuno.

Limpeza cármica:
•    O choque dos poderosos Agitadores do Ego provoca, durante este período, uma estranha revolução nos nossos mundos interiores e, como resultado, tremendas alterações de consciência.»





José Sócrates tem
Saturno natal em Sagitário

Carma:
Medo da sabedoria, da fé, da crença,
da consciência divina, da aceitação da vida.

A regência de Júpiter determina a jovial tendência para o paternalismo bondoso é reforçada pelo paternalismo rigoroso de Saturno
- o ascetismo de Saturno limita o pachorrento “deixa passar” de Júpiter.
- neste signo a pessoa torna-se franca, sem temores.
- Sagitário torna Saturno menos conservador, fazendo que a disposição seja mais alegre e independente.
- os sucessos são conseguidos com muito esforço.
- os antagonismos, as críticas ou as censuras magoam profundamente a pessoa.
- indica pessoas sérias na sua busca da filosofia, religião e educação superior.
- desenvolvem códigos morais rígidos ou uma devoção inabalável a sistemas religiosos e filosóficos.
- defenderão preceitos morais.
- comportam-se de acordo com princípios de justiça.
- procuram a verdade e valores construtivos em sua atitude pessoal.
- intelectualismo, disciplina, meticulosidade e profundidade de concentração.
- tudo o que eles aprendem é totalmente absorvido e pode ser colocado em prática.
- quando atingem honra ou distinção, sentem que a obtiveram pelo esforço perseverante.
- o desejo de poder e liderança manifesta-se na vontade de ser considerado uma autoridade em algum aspecto da educação superior, da religião, do direito ou da filosofia.
- há uma profunda necessidade de realização intelectual, filosófica ou espiritual que traga distinção.
- temem a desaprovação e a censura e ficam indignados quando outros pensam ou falam deles injustamente.
- a sua reputação pessoal é de extrema importância para eles.
- sob tensão, estas pessoas provavelmente são presunçosas ao tentarem impor o seu sistema filosófico ou religioso aos outros.
- para esta pessoa é muitíssimo aconselhável a prática de exercícios físicos, a fim de evitar a possível aparição de artrose nas nádegas, ciática ou problemas no nervo ciático.

Características negativas: Teimosia, apego cego às próprias ideias, insatisfação espiritual, dureza moralista.

Saturno no signo de Sagitário indica pessoas sérias em sua busca da filosofia, religião e educação superior. Elas geralmente desenvolvem códigos morais rígidos ou uma devoção inabalável a sistemas religiosos e filosóficos. Defenderão preceitos morais e se comportarão de acordo com princípios de justiça; procuram a verdade e valores construtivos em sua atitude pessoal.

Saturno dá ao sagitariano intelectualismo, disciplina, meticulosidade e profundidade de concentração. Tudo o que eles aprendem é totalmente absorvido e pode ser colocado em prática. Quando atingem honra ou distinção, sentem que a obtiveram pelo esforço perseverante.

0 desejo de poder e liderança manifesta-se na vontade de ser considerado uma autoridade em algum aspecto da educação superior, da religião, do direito ou da filosofia. Há uma profunda necessidade de realização intelectual, filosófica ou espiritual que traga distinção.

Esta posição oferece um intenso orgulho intelectual; os nativos temem a desaprovação e a censura e ficam indignados quando outros pensam ou falam deles injustamente. A sua reputação pessoal é de extrema importância para eles.

Se Saturno estiver sob tensão, estas pessoas provavelmente são presunçosas ao tentarem impor o seu sistema filosófico ou religioso aos outros. Se levada a extremos, esta prática resulta em presunção intelectual e espiritual.



José Sócrates tem
Saturno natal na Sétima Casa

Carma: Medo de partilhar, de relacionar-se.

- há um forte senso de responsabilidade e justiça em todos os relacionamentos importantes e contactos com o público.
- os nativos casam-se tarde ou com pessoas sérias, maduras, voltadas à carreira.
- bem aspectado, o casamento será estável e duradouro.
- sob tensão, o casamento e as sociedades trarão problemas.
- trabalharão muito e conscienciosamente, colaborando com os outros e assumindo a sua quota de responsabilidade.
- serão trabalhadores de confiança, dos quais se pode depender em todos os acordos.
- podem interessar-se por leis e possuem capacidade para organização e administração de negócios, ou formulação de contratos.
- podem determinar o seu bem-estar futuro e progredir nas suas carreiras, trabalhando com outras pessoas.
- sob tensão tem tendência a ser crítico, inibido e negativo nos relacionamentos.
- o parceiro no casamento pode ser frio, antipático, pouco cooperativo, crítico e difícil.
- sob tensão nesta casa pode também indicar traição de inimigos e acções judiciais.
- impelidas a relacionamentos que acarretam responsabilidades.
- poderão resultar numa carga e numa experiência difícil que necessita de muita paciência por parte da pessoa, para não somatizar no físico através de enfermidades nos rins, insuficiência urinária ou lumbago.

Saturno na Sétima Casa está acidentalmente exaltado, porque a Sétima Casa corresponde ao signo de Balança, no qual Saturno está exaltado.

Assim, há um forte senso de responsabilidade e justiça em todos os relacionamentos importantes e contactos com o público. Os nativos casam­ se tarde ou com pessoas sérias, maduras, voltadas à carreira. Se Saturno estiver bem aspectado, o casamento será estável e duradouro. Se Saturno estiver sob tensão, o casamento e as sociedades trarão problemas.

As pessoas com Saturno nesta casa irão trabalhar muito e conscienciosamente, colaborando com os outros e assumindo a sua quota de responsabilidade. Se forem bem aceitas, serão trabalhadores de confiança, dos quais se pode depender em todos os acordos. Elas podem interessar-se por leis e possuem capacidade para organização e administração de negócios, ou formulação de contratos. Podem determinar o seu bem‑estar futuro e progredir nas suas carreiras, trabalhando com outras pessoas.

Se Saturno estiver sob tensão na Sétima Casa, o nativo tem tendência a ser crítico, inibido e negativo nos relacionamentos. 0 parceiro no casamento pode ser frio, antipático, pouco cooperativo, crítico e difícil. Um Saturno sob tensão nesta casa pode também indicar traição de inimigos e acções judiciais.

As pessoas com Saturno na Sétima Casa são de alguma forma impelidas a relacionamentos que acarretam responsabilidades.


Mapa do regresso do José Sócrates a Portugal,
através da data em que concedeu a entrevista à RTP,
25-Março-2013


Neste dia, 25 Março 2013, a orbe do trânsito era de 4º12'. O trânsito já tinha começado, mas ainda de forma muito leve. Neste dia, José Sócrates regressou oficialmente a Portugal, com uma longa entrevista à RTP. Não deixou ninguém indiferente.

A entrevista começou com 10 minutos de atraso, após o encerramento do telejornal, tal foi a quantidade de publicidade havida, quando o máximo que a Lei permite à RTP é um máximo de 6 minutos.




Mapa da 1ª quadratura partil (exacta) no dia 23 Março 2015
na quadratura de Neptuno t a Saturno n


Repare-se que Saturno Rx em trânsito está em fase de
aproximação para fazer o seu 2º retorno na vida de José Sócrates.




Mapa da 2ª quadratura partil (exacta) no dia 8 Setembro 2015
na quadratura de Neptuno t a Saturno n



Repare-se que na quadratura anterior entre Neptuno t e Saturno n, o Saturno em trânsito estava retrógrado a menos de 4º do natal, configurando assim a aproximação para fazer o 2º retorno na vida deste cidadão.

Nesta segunda quadratura, Saturno t já está directo e afastado do natal com uma diferença de 21º. Irá aproximar-se de modo a que a 6 Dezembro 2015 faça a conjunção exacta, cumprindo assim o 2º retorno deste planeta, que implicará no cidadão, uma nova forma de encarar as situações.



Mapa do 2º retorno de Saturno no mapa de José Sócrates



Aqui temos o mapa que nos mostra a conjunção exacta (partil) de
Saturno t a Saturno n, muito conhecido como o retorno de Saturno,
no caso deste cidadão é o 2º retorno.

Entretanto, a quadratura de Neptuno t a Saturno n decorrer sem problemas,
estando nesta fase, na última aproximação ao aspecto exacto,
neste caso com uma orbe de separação de apenas 1º 6'


Mapa da 3ª quadratura partil (exacta) no dia 24 Janeiro 2016
na quadratura de Neptuno t a Saturno n






Todos os comentários pertinentes a este tema
serão colocados aqui no post,
pois gostaria muito que funcionasse
como um exercício colectivo.





.

Mostrar mensagens com a etiqueta Neptuno. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Neptuno. Mostrar todas as mensagens

14 de janeiro de 2014

Plutão em trânsito em quadratura a Neptuno natal - Será um voo cego a nada?



Texto longo. Não perca tempo, a menos que goste muito de astrologia.

Estou num processo pessoal, que anda a mexer muito comigo, pois é um trânsito que só ocorre para as pessoas que estão entre os 64 ou 65 - Plutão em trânsito em quadratura a Neptuno natal. Como sabemos, os trânsitos de Plutão são demorados, duram cerca de 4 anos, por vezes, um pouco mais. E isto que uso uma orbe de apenas 3º ou 4º tanto de aproximação, como de separação. Ocasionalmente, e o mapa natal da pessoa é que o determina, posso usar orbes de 5º de aproximação e 3º de separação. Não é uma regra fixa. Pessoalmente não aceito bem orbes muito grandes, como as praticadas pelo astro.com - assim, sai-se do domínio da análise para uma onda mais especulativa. E isso não me agrada.

Este trânsito varia de pessoa para pessoa (devido aos seus respectivos mapas), mas como este texto é muito baseado no meu próprio trânsito, aproveito para dizer que no meu caso pessoal iniciou-se em Julho 2012, quando Plutão passava pelo grau 8 de Capricórnio. Imediatamente se fez sentir: nesse mês e ano, mudei-me da grande cidade para a pequena localidade.

O trânsito deverá terminar entre Dezembro 2016 e Fevereiro 2017. É um dos trânsitos mais difíceis que um ser humano pode passar. Em certos casos, chega a ser violento. Por tudo isto, decidi escrever um texto aprofundando este tema. E ando nisso desde 23 de Dezembro 2013. Só o publiquei a 14 de Janeiro 2014.

Estou completamente 'neptuniado'. Este trânsito fará 5 aspetos em quadratura, 3 deles, no grau exacto e 2 outros, muito próximos de serem 'partil' [exato]. O primeiro deles será já em Fevereiro próximo. A cada dia que passa, mais 'neptuniado' estou. 

Os Ciclos de PLUTÃO são muitas vezes devastadores.
Eu sei que, nos dias de hoje, não é politicamente correcto usar-se a palavra
'devastador'. Não está em consonância com a actual espiritualidade lindinha.
Sei do que falo, pois com quase 65 anos, já experimentei muito de Plutão.
Não me esqueço das caminhadas que ele fez ao meu Sol, à Lua e a Marte.
Houve muitos mais, mas nem estou a ir muito lá atrás no tempo.
Certos dos seus trânsitos foram extremamente devastadores
e dolorosos na minha vida pessoal.
Tudo me foi retirado, arrancado, perdido.
 Sim, tudo: pessoas, animais, saúde e bens.
Sempre renasci, de forma mais viva. Transformação.
Mas isso não impede de terem sido trânsitos devastadores.
Por isso sinto-me no direito de ir em contramão e dizer o que sinto e penso.

Os ciclos de Plutão levam um pouco mais de 247 anos e 250 dias, devido ao fato de se movimentar extremamente devagar e de um modo um pouco irregular, levando de 10 a 30 anos para atravessar um signo. É impossível a qualquer pessoa vivenciar um Ciclo completo deste minúsculo planeta. Durante uma existência, ele transita por poucos signos e Casas. Entretanto, o movimento de Plutão de uma casa para outra, significa um período da vida essencialmente transformador. Os aspectos formados por Plutão, em trânsito, devem ser observados com muito cuidado, pois nenhum outro planeta é capaz de causar tanta dor e sobressalto, quando funciona de forma mais pesada. É doloroso. Por experiência própria.


Deixei a informação abaixo no meu Facebbok, devido às muitas reacções de leitores, que na sua imensa boa vontade iam deixando votos de ânimo, como seu estivesse em sofrimento, sem terem percebido que eu apenas estava a analisar, em termos astrológicos. Admito inclusivamente que possa ter sido eu a criar, de forma inconsciente essa ideia. Lamento se assim foi.

PARA TODOS OS MEUS LEITORES DESTE POST - Quero agradecer as palavras de boa vontade que deixaram, quer nos comentários, quer os enviados por mensagem privada. Não faço ideia porque terão concluído que eu estava doente, prestes a morrer e resolveram deixar aquelas habituais palavras de ânimo. Por favor, têm que aprender a terem isenção de pensamentos sobre o que costumam ler. Por eu dizer que este trânsito também pode trazer a morte, devem entender como sendo APENAS um possível facto. Apenas um possível facto!!! Como dizer que 1 + 1 = 2. Como dizer que os patos gostam de água para nadarem e fazerem a sua higiene. Como dizer que o Sol aparece de dia. Apenas factos. Façam o favor de não extrapolarem para a minha pessoa tudo aquilo que eu escrevo. Já imaginaram o que seria a minha vida com mais de 2.000 artigos escritos ao longo dos anos??? Agradecido a todos pelo vosso amor e carinho. Pelo vosso interesse em mim. Não faz parte dos meus planos desencarnar nos tempos mais próximos. Mas isso não depende MUITO de mim. A única coisa que vos posso dizer é que já estou a viver dentro do último prazo de validade que me será permitido viver neste planeta. Beijos e abraços a todos.



Uma visão geral dos
 trânsitos de Plutão a Neptuno natal 
[não especialmente a quadratura]

Habitualmente, as pessoas não batem à porta dos astrólogos porque um trânsito de Plutão está activar o seu Neptuno natal. No entanto, fazem-no se Neptuno ou Plutão em trânsito estiverem em aspecto a um dos planetas pessoais na carta natal. A razão pela qual podem procurar aconselhamento, por exemplo, é o efeito de Plutão sobre um planeta pessoal, através de Neptuno. É um trânsito silencioso mas tremendamente complexo.

Neptuno por signos, simboliza os sonhos da geração a que cada um pertence. Representa os nossos objectivos sublimes e maravilhosas inspirações espirituais. Representa a forma pela qual podemos iludir-nos, que tipo de sonho/ilusão tendemos a ter, em que área da vida nos mistificamos. Leva-nos inclusivamente a crer em realidades criadas pela nossa mente. Não pensem que estou a falar de 'meditação', desde que levada a sério e candura.

As pessoas marcadamente neptunianas são aquelas que não hesitam em garantir que canalizam toda a Fraternidade Branca, em todas as dimensões possíveis. Na minha antiga editora "Anjo Dourado" recebemos inúmeros manuscritos considerados importantes pelos seus autores, mas que não passavam de "ecos" de coisas mil vezes ouvidas e lidas.

A nossa fantasia será projectada nas questões descritas pela casa onde Neptuno se encontra.

Um trânsito de Plutão por uma casa indica a necessidade de entender completamente as facetas da vida regidas por essa casa.

Assim, além de tomarmos conhecimento das questões da quinta casa, por exemplo, caso Neptuno aí se encontre na carta natal [meu caso], o trânsito de Plutão formando conjunção com o Neptuno natal removerá o véu de ilusão criado pelo facto de Neptuno estar aí em primeiro lugar. Quando o trânsito forma uma quadratura ou oposição, o desvelamento pode não ser muito agradável.

Se não aprendermos facilmente, se reagirmos ao trânsito com as características menos dignas de Plutão - como essas coisas de controle - talvez sejamos arrancados da nossa complacência.

A chave para a interpretação do trânsito é que os sonhos ou fantasias ou ilusões sobre alguma coisa devem ser transformados. Talvez a transformação signifique simplesmente trazer essa faceta da vida para a consciência. É bem trabalhoso.

Como esse trânsito dura muito tempo, como são cerca de 4 anos envolvidos nisso e usarmos um bocadinho de 'insight', podemos lidar com ele muito bem antes que se torne um desafio. Isto em teoria, porque, na prática, Neptuno dissolve as nossas intenções e acabamos por sermos apanhados de surpresa.

Esse trânsito fica mais complexo quando envolve também os planetas pessoais. Torna-se mais imperativo lidar conscientemente com o trânsito de Plutão. Os planetas pessoais requerem a atenção de Plutão, e pode ficar mais difícil perceber o sonho neptuniano.

E a ilusão, esvai-se...




Aproveito para deixar esta ideia simbólica e esotérica do nosso corpo.

Não é fácil viver numa energia tão oposta, com Plutão e Neptuno em função. Quer saber onde está Neptuno? Faça este simples exercício: estenda, em cima da sua cabeça, a palma da mão bem aberta, com o dedo mindinho virado para cima. Simbolicamente falando, Neptuno está fora, pertence ao Todo. É um planeta amplamente curador, apesar de nos poder deixar confusos, sem sabermos muito bem que fazer. E Plutão, onde fica? No sentido oposto. Volte a abrir a palma da mão e desta vez com o dedo mindinho para baixo, estique-a sobre o peito, a partir da garganta e é aí, naquela zona do coração é onde encontramos dentro de nós a força necessária para enfrentarmos a vida, muitas vezes com turbulência e desassossego. Plutão está dentro, pertence à pessoa. Obviamente, nem vou entrar naquela ideia bonitinha e muito difundida que nos dizem que são planetas geracionais, quase negando o efeito que produzem na pessoa. Felizmente, a coisa está a melhorar. Este trânsito é destemido, pois a luta simbólica entre Plutão e Neptuno, é que Hades quer retirar, de preferência, de forma violenta, o véu invisível, que o Senhor das Águas transporta.


Analise no seu mapa o Signo e a Casa onde tem o seu Neptuno
e é aí que se travará a sua batalha final.

Eu disse 'final'? Sim, disse. Depois explicarei porque o disse. No meu caso, tenho Neptuno RX em Balança / Libra, 12º26', na Casa V, mas conjunto à Casa VI. Assim ando eu.'


Clicar para aumentar a imagem e poder ler melhor.
Lamento não vos oferecer uma melhor ilustração,
mas foi o que consegui fazer, não sendo designer.

Será um voo cego a nada?

Esta pergunta foi retirada do livro de poesia do moçambicano
Reinaldo Ferreira, «Um voo cego a nada».

Eu, Rosie, eu se falasse eu dir-te-ia
Que partout, everywhere, em toda a parte,
A vida égale, idêntica, the same,
É sempre um esforço inútil,
Um voo cego a nada.
Mas dancemos; dancemos
Já que temos
A valsa começada
E o Nada
Deve acabar-se também,
Como todas as coisas.
Tu pensas
Nas vantagens imensas
De um par
Que paga sem falar;
Eu, nauseado e grogue,
Eu penso, vê lá bem,
Em Arles e na orelha de Van Gogh...
E assim entre o que eu penso e o que tu sentes
A ponte que nos une - é estar ausentes.

Reinaldo Ferreira

Focando-me na quadratura,
cheguei a estas conclusões:

Este trânsito parece um voo cego a nada, 
mas não, tem mesmo um destino: a nossa alma.

Uma informação inicial: o trânsito oposto, ou seja, o trânsito de Neptuno em quadratura ao Plutão natal, é basicamente igual e tem o mesmo significado a este que vou começar a descrever, só que dura menos tempo. Em vez de 4 anos, pode levar cerca de 2 anos e meio da nossa vida.

A dificuldade deste trânsito é aparentemente óbvio, pois Plutão tudo fará para arrancar os véus de ilusão e  fantasia de Neptuno. E arranca. No trânsito oposto, dificilmente acontece. Esta é uma grande diferença entre ambos os trânsitos.

Quer isto dizer que o trânsito de Plutão em quadratura a Neptuno, tudo fará para retirar as ilusões e fantasias respeitantes à Casa e signo onde se encontra Neptuno e seus aspectos. É um buldozer que tudo arranca no seu caminho. Tudo deverá ser transformado. E isto que se diz assim com tanta facilidade, na verdade corresponde a largos picos ao longo desses 4 anos, regra geral, bastante dolorosos. 

Este trânsito pode ficar ainda mais complexo se involucrar planetas pessoais. É necessário analisar com muita atenção os mapas da pessoa. 

Uma das características principais deste trânsito é que a pessoa praticamente só pode fazer uma coisa para sobreviver de forma saudável a este trânsito: saber aceitar.  

Um dos pontos severos deste trânsito é que frequentemente, pode introduzir a morte física da pessoa. E quando não desencarna, é certo e sabido que a pessoa enfrentará penosas mortes a níveis diferenciados: da personalidade, das emoções, da mentalidade, da saúde e até espiritual.

É frequente que muitas posses, relações ou outras condições de vida tenham tendência a desaparecerem. E isto não é fácil, como se sabe. Não pensem que me estou a queixar, pois eu sou daqueles que já perdeu tudo, só resto eu mesmo. E cá estarei para o que der e vier.

Uma das possibilidades é perdermos aquelas pessoas que são muito importantes para nós. Denomino este trânsito como o dos viúvos e viúvas. [As pessoas entre os 62 e 67 podem desencarnar neste trânsito.] Conheço muitos casos. É a fase em que estas pessoas têm que ajustar as suas vidas a esta nova forma de viver, em que os seus cônjuges já não estão ao nosso lado.

Facilita muito que a pessoa esteja integrada em grupos psicológicos, de auto-ajuda, psíquicos ou metafísicos, pois em princípio estarão mais preparados para aceitarem estes factos associados ao trânsito e podem, com mais facilidade, fazer um trabalho profundo em eles mesmos.

Este trânsito tem uma particularidade: se a pessoa se dedicar a aprender e praticar filosofias mais místicas e/ou esotéricas, pois poderão funcionar como uma base de regeneração de si mesmo. Mas, por favor, não apareça na consulta do astrólogo a pedir-lhe que lhe digam qual é sua «missão espiritual».

A pessoa  pode viver consideráveis tensões devido a pressões e forças compulsivas que sente dentro de si. Pode sentir-se desconcertado, confundido ou transtornado com as experiências que terá que viver

Este trânsito é fértil em mudanças, mesmo as mais subtis, rupturas, desilusões, ou vivências mais compulsivas. Uma coisa é certa: quando o trânsito terminar, a pessoa, se não desencarnar, ter-se-á regenerado do ponto de vista interno. Prepare-se para uma longa viagem.




Eu já tinha preparado «meio texto» explicando umas quantas coisas baseadas neste conceito, extraído da astrologia esotérica:

Este trânsito parece um voo cego a nada, 
mas não, tem mesmo um destino: a nossa alma.

E nesse sentido, preferi usar um comentário feito pela astróloga Ruth Fairfield, do que usar o meu próprio texto, pois a ideia era igual. Assim, quando acima me referi à ideia de que este trânsito funciona como uma 'batalha final'. Essa batalha está descrita logo a seguir: 

«O mais fascinante é que Neptuno é o regente da personalidade de Peixes, toca a estrutura que o inconsciente colectivo está a libertar da dor, da vitimização, da auto punição, do mártir... toda a projecção astral do mundo ideal, dos homens ideais... mas o regente da alma de peixes é precisamente Plutão, esse é o resgate do poder pessoal, depois de nos libertarmos de todas as crenças (Júpiter, 2º regente de Peixes da personalidade) de dor, de sofrimento, assumindo a essência criativa e libertando a prisão a essa condição... renascemos para o nosso poder pessoal... Plutão a última experiência da alma na estrutura da forma...»



Enquanto ia escrevendo este texto, com todos os vagares possíveis, o que deixou o meu lado geminiano um bocadinho apreensivo com a lentidão da criação, fiz alguns posts alusivos ao tema, no Facebook:

Aqui - aqui - aqui e aqui.



Olhando para o meu próprio mapa:

Duração do trânsito

Início, no grau 8 de Capricórnio, em Julho 2012 - mudei da cidade para o campo.

Terminará entre Dezembro 2016 e Fevereiro 2017 - não sei o que o futuro me reserva.


Aspectos exactos Capricórnio e Balança / Libra:

 1º encontro exacto ou partil: 05/02/2014, aos 12º26'.

2º encontro exacto ou partil: 27/06/2014, aos 12º26', estando Plutão retrógrado

3º encontro exacto ou partil: 11/12/2014, aos 12º26'


Também haverá 2 aspectos não exactos entre si:

24/09/2015, aos 12º59', estando Plutão retrógrado [orbe 33']

17/09/2016, aos 14º56', estando Plutão retrógrado [orbe 2º30']

Plutão, em Abril 2015 iniciará a sua retrogradação anual,
no grau 15º33' de Capricórnio indo até Setembro nos graus rx 12º59'
Não fará aspeto partil a Neptuno, mas fará
quadratura muito próxima, com apenas 33' de orbe.


Antecedentes de encontros entre
estes planetas no meu mapa natal

É comum, em astrologia, verificarmos o ciclo dos planetas na vida das pessoas. Funciona muito bem com todos os planetas desde o Sol a Saturno. Tenho dúvidas se este conceito se aplica aos planetas mais lentos. De uma vez por todas, tentei juntar esses dados do meu próprio mapa e tentar perceber se Plutão, apesar de ter um ciclo com cerca 250 anos, também funciona como se fosse Marte ou Saturno. Sinto dúvidas sobre isso. Deixo a seguir algumas datas e aspectos entre Plutão e Neptuno, que me fizeram concluir que não sinto haver esse propósito do ciclo planetário, como escola de ensinamento. O melhor seria pedir a um colega que fizesse a análise do meu mapa em relação às datas que deixo a seguir, pois como sabem, ninguém consegue auto analisar-se a este ponto.

A conjunção foi 1976/77 - [tinha 28 anos]  - Eu ainda estava em Moçambique, ainda longe de sair de lá. Nem sequer, então, me passava pela cabeça regressar a Portugal. Morreu o meu filho e divorciei-me.

Semi-sextil - 1988 -  [tinha 39 anos] - Este ano foi paradigmático para mim, pois representou o meu regresso definitivo a Portugal, depois de alguns anos de exílio dourado ou, se quiserem, de emigrante de luxo, por esse mundo fora.

Semi-quadratura - 1994 - [tinha 45 anos] - Tenho que me esforçar para me recordar deste ano. Não tenho memórias especiais desta época da minha vida. A única sensação que tenho é que tive sérios problemas de saúde, mas como perdi as minhas agendas não consigo confirmar estes dados e, a memória, está a ser completamente absorvida por Neptuno. Por isso, sentir-me tão «neptuniado». 

Sextil - 2000 [tinha 51 anos] - Iniciei uma outra viagem, criando a minha editora esotérica, que entretanto faliu e foi encerrada, em  Dezembro de 2011.

Quintil - 2005/6 -[tinha 56 anos] - Numa viagem à Argentina, senti que atingi um certo e alto sabor espiritual, que me deixou muito feliz e que envolveu várias personalidades do mundo espiritual, que eu então conhecia.

Quadratura - 2014 - [com 64/5 anos]. É um livro em aberto. Para já sei que não tenho condições de ir viver para a Argentina, como tem sido o meu sonho nos últimos 9 ou 10 anos. Mas posso dizer o seguinte: nada mais Plutão chegar ao grau 8 de Capricórnio, quando, em meu entender iniciou o trânsito a esta quadratura, imediatamente se fez sentir: nesse mês e ano [Julho 2012], mudei-me da grande cidade para a pequena localidade, o que fez melhorar imenso a minha vida pessoal e profissional.

Muito obrigado a todos. Sejam felizes.
14-Jan-2014


Se quiser deixar um comentário, que agradeço,
pode clicar aqui e irá parar à zona de comentários.



.





2 de janeiro de 2014

Uma ideia tirada do meu artigo sobre a quadratura de Plutão a Neptuno

Minha terra, ilha de Moçambique, com foto de Germano Miele, Outubro 2013.


Bom dia a todos. Bom início de ano.

Como estou a escrever o artigo sobre a quadratura de Plutão em trânsito ao Neptuno natal [meu trânsito tipo AA, do momento], aproveito para deixar esta ideia [uma das muitas] sobre este estranho trânsito:

'Não é fácil viver numa energia tão oposta, com Plutão e Neptuno em função. Quer saber onde está Neptuno? Faça este simples exercício: estenda, em cima da sua cabeça, a palma da mão bem aberta, com o dedo mindinho virado para cima. Simbolicamente falando, Neptuno está fora, pertence ao Todo. É um planeta amplamente curador, apesar de nos poder deixar confusos, sem sabermos muito bem que fazer. E Plutão, onde fica? No sentido oposto. Volte a abrir a palma da mão e desta vez com o dedo mindinho para baixo, estique-a sobre o peito, a partir da garganta e é aí, naquela zona do coração é onde encontramos dentro de nós a força necessária para enfrentarmos a vida, muitas vezes com turbulência e desassossego. Plutão está dentro, pertence à pessoa. Obviamente, nem vou entrar naquela ideia bonitinha e muito difundida que nos dizem que são planetas geracionais, quase negando o efeito que produzem na pessoa. Felizmente, a coisa está a melhorar. Este trânsito é destemido, pois a luta simbólica entre Plutão e Neptuno, é que Hades quer retirar, de preferência, de forma violenta, o véu invisível, que o Senhor das Águas transporta. Analise no seu mapa o Signo e a Casa onde tem o seu Neptuno e é aí que se travará a sua batalha final. Eu disse 'final'? Sim, disse. Depois explicarei porque o disse. No meu caso, tenho Neptuno Rx em Balança / Libra, 12º26', na Casa V, mas conjunto à Casa VI. Assim ando eu.'

Passem muito bem.

António R.
2 Janeiro 2014


.

15 de novembro de 2013

Neptuno ficou directo no dia 14 Novembro 2013, em 02º35' de Peixes - Algumas considerações

Rio Caldo, Portugal, encontrado no blogue 'terrasbouro.blogspot.com'

Neptuno, entre outras coisas é o planeta da compaixão, da imaginação e da divindade, mas também é associado com ilusões, auto-engano e vícios. Nos últimos cinco meses, durante Neptuno retrógrado, temos convenientemente sido capazes de esquivarmos do mundo exterior, para escaparmos ao que a realidade tem realizado por nós.

Durante este Neptuno retrógrado, fizemos na nossa mente uma grande misturada com reminiscências do passado e reflexões sobre as experiências emocionais que nos convenceram que somos bons a escaparmos, desde que possamos usar a nostalgia e pedaços da nossa imaginação, de modo a podermos recriar os nossos sonhos, alguns deles, co-criadores.

Tente fazer uma pergunta a si mesmo, parecida com esta: «O que você está a tentar aceitar e adaptar-se, para que a vida e o amor fluam sem problemas novamente?» Parece simples responder, não é? Para mim tem algo de complicado.

Neptuno estacionário desde quarta-feira, tem estado a incentivar-nos a seguir em frente, a fim de voltarmos para o mundo real. Nem mais. Acabou-se uma das temporadas mais espectaculares que o ser humano pode ter vivido nos últimos 10 anos. É hora de regressarmos e pisar o chão do planeta. Porque é aqui que a nossa reencarnação se realiza.

Este regresso ao chão só nos fará bem se podemos levar o que aprendemos nos últimos meses sobre nós mesmos, as  nossas fantasias, e talvez até mesmo os nossos delírios - para que possamos combinar as nossas ilusões e sonhos com a realidade que nos espera.

Algo dentro de nós tem sido tão perceptível e nos tem impelido a mudarmos poderosamente. E como essas vibrações continuam a encontrar buracos abertos nos nossos corações e nas nossas mentes, podemos querer reflectir sobre que partes de nós temos suavizado nos últimos cinco meses. O que estamos a tentar aceitar e adaptar-se ... para que a vida e o amor fluam sem problemas novamente?

É como uma grande massa de água que liberta o seu próprio controle, de modo que novas águas se ramifiquem e possam cobrir mais território. Nós também podemos misturar, fluindo e crescendo em águas cristalinas ... sem nunca perdermos a nossa conexão ao Todo. A ilustração que escolhi está intimamente ligada a esta frase.

Porque nós temos sido capazes de fundir-nos com as nossas vibrações internas, ainda estamos contando com a batida do nosso coração, e os sussurros da nossa verdadeira alma. Estas memórias, fantasias e inspirações são tudo o que nos resta para mantermos a fé - que espero nos possa trazer 'de volta para casa'.

Ao abraçarmos os nossos divinos e as necessárias experiências emocionais, podemos sobreviver ao mundo cruel da realidade e das responsabilidades. Essas tentações neptunianas doces serão experimentados como 'dissolver' de volta às nossas alucinações e inspirações de cura através da poesia, misticismo, actividades artísticas, vícios, meditação, intuição, a mente, a criatividade, música, espiritualidade, religião e o nosso espaço celeste da divindade.



.

7 de novembro de 2013

Em Novembro e Dezembro 2013, algumas mudanças no céu que convém não esquecermos

Minha terra, ilha de Moçambique. Foto do sr. Nelson Rodrigues.

Mercúrio deixará o seu movimento retrógrado no próximo dia 10 Novembro, quando chegar ao grau 2º30' de Escorpião. Teremos maior sossego e as coisas que falham à nossa volta não serão tão graves. Ele ainda ficará 'estacionário' uns dias, mas depressa tudo se recomporá.

Júpiter ficou retrógrado no dia 7 Novembro no grau 20º31' de Caranguejo / Câncer. Iremos viver situações muito curiosas. Devemos cuidar da nossa percepção: 'ela é uma garota simples' ou então 'ele é um bom moço sem complicações' - ditamos as nossas sentenças sem termos a menor noção dos abismos de perversidade contidos em todo o ser humano. Iremos viver situações em que a 'verdade' é mais emocional do que objectiva. Permaneceremos sequiosos de segurança afectiva, e passaremos por conflitos interiores que somos incapaz de analisarmos em nos equivocarmos. Limpeza cármica deste movimento retrógrado: O céu pede-lhe que tente superar as sua emoções para viver num plano mais objectivo (mais prático).

Neptuno passará a directo no dia 14 Novembro no grau 2º35' de Peixes. Menos confusão para enfrentarmos melhor esta época natalícia que se aproxima. 

Quíron, que há vários anos tem acompanhado Neptuno no céu, ficará directo a 20 Novembro no grau 9º07' de Peixes. A ligação com as entidades poderão processar-se de melhor maneira. Estejam atentos ao diálogo interno.

Para Dezembro a situação será insólita, pois além de termos a habitual passagem a directo de Úrano, no dia 18 Dezembro no grau 8º35' de Carneiro / Áries, teremos também a retrogradação de Vénus no dia 28º59' de Capricórnio. Em plenas festas natalícias de 2013. Que quererá dizer? Menos prendas e menos beijinhos? 



.

24 de outubro de 2013

Dia 25 Outubro 2013 - O Céu [Eles!] vem até nós, de forma aberta e simples.


Há leitores que se consideram mediúnicos, ou têm vergonha, ou medo de o reconhecer? O dia de amanhã é uma porta que se abre para todos nós, para os mediúnicos com porta aberta para o Céu; para os sonhadores que farão os seus contactos privilegiados e oxalá saibam interpretar os recados que receberem e mesmo para os cépticos, que amanhã poderão hesitar nas suas crenças.

O Sol [02º32' Escorpião] representando o ser humano e a sua energia central, no que de bom e mau possui, fará um excelente aspecto exacto no céu, um trígono lindo com Neptuno Rx [02º41' Peixes]. Vou 'traduzir' por outras palavras o significado deste encontro cósmico:

1) O impulso exterior e o idealismo interior funcionam em conjunto. Nós é que nos descoordenamos, em vez de aproveitarmos esta natureza especial. É um aspecto que tocará as pessoas extremamente sensíveis e, como disse mais acima, a todos os mediúnicos e intuitivos em especial. Estas pessoas estão intimamente ligadas ao seu interno. Acontece com frequência não perceberem isso. Será um dia extremamente místico.

2) Se cultivam as vossas religiões, escutem os vossos orientadores. Ia dizer 'Mestres', mas como não gosto nada desta palavra, fiquemo-nos por 'orientadores'.

3) É claramente o dia em que o céu desce à Terra, com toda a 'corte celeste' [Eles!] a deixarem-se contactar, a fazerem-se ouvir, a fazerem que as suas vozes entrem nas cabeças das pessoas. Oxalá os seres humanos aceitem bem essas vozinhas do céu.

4) Por outro lado é o dia em que o bom gosto e refinamento, a arte, a música, a poesia e toda a criação andará de mãos dadas.

5) Terapeutas do meu coração, afinem as vossas energias, pois a CURA será abundante.

Como se fosse pouco, o mapa do céu apresenta outro aspecto muito interessante: a Lua [19º31'] e Júpiter [20º 15'] em Caranguejo / Câncer fazem outro magnífico trígono a Mercúrio Rx [17º04' de Escorpião]. Simplificando este significado: as 'linhas' estão abertas nos dois sentidos - para cima e de cima.

Abraços e beijos,

Abraços e beijos,

António
24-10-2013



.

18 de outubro de 2013

Oposição no céu entre Marte [01º47' Virgem] e Neptuno Rx [02º46' Peixes] - 18-10-2013

Tempestades no Grand Canyon.


Para o fim-de-semana que começa hoje, dia 18 Outubro 2013. O que há mesmo para salientar é a oposição no céu entre Marte [01º47' Virgem] e Neptuno Rx [02º46' Peixes]. Marte e Neptuno Rx farão oposição partil [exacta] no dia 20 Outubro 2013 (já, já...), às 01h31:49 TMG (Lisboa), ambos nos graus 02º45' dos signos por onde circulam: Virgem e Peixes.

Vejamos um breve significado sobre esta oposição: a menos que a pessoa [qualquer um de nós] aprenda a ser leal consigo próprio, assim como com os outros, esta oposição poderá criar algumas dificuldades e nebulosidades. Por ser uma oposição, as dificuldades virão mais dos outros que da própria pessoa. Como em tudo, há alguma lição a aprender, sobretudo no que diz respeito a um ou mais enganos provocados pelos outros, mas cujas consequência cairão sobre si. Despeito, intrigas e maledicência serão frequentes nestes dias. Por volta do dia 6 ou 7 esta oposição ficará desfeita e a vida continua, ficando pelo caminho algumas situações desagradáveis.

Veja em que Casas isto acontece no seu mapa natal, para assim aprender o que é uma oposição Marte - Neptuno. Acima deixei os signos e os graus onde isso ocorre, portanto será fácil de ver. Se não souber o significado das casas, procure no meu site «Escola de Astrologia Nova- Lis» - aqui - as 2 Casas envolvidas dirão onde é necessário encontrarmos o nosso discernimento para melhor resolvermos certas situações. Tem que ter presente que as emoções estarão à flor da pele. 

Vou dar 2 exemplos: se Marte estiver a circular pela sua Casa 2, pode acontecer alguma perda financeira ou gastos inesperados, sejam quais forem. Espero sinceramente que não seja com casos de saúde. O outro exemplo é o mais típico de todos: se Marte estiver a circular pela sua Casa 7, os eventuais «estragos» poderão vir do seu conjugue/companheiro de casa ou sócio de negócios, ou outro tipo de parcerias.

Quaisquer que sejam os sacrifícios, Marte mostra sempre onde se desenrola a actividade astrológica.

O céu ainda está sob o domínio da quadratura Plutão [09º11 Capricórnio] com Úrano Rx [09º56' Carneiro/Áries]. Aqui.

Quase a terminar, com uma verdade universal: o que nós próprios projectamos, a nós retorna para transformar-se. Não há inocentes, nem culpados. Há apenas limpezas cármicas a serem resgatadas. Há sempre responsáveis pelo que fazemos: nós mesmos, por atrairmos para nós o que de desagradável possa haver neste aspecto astrológico.

A frase final - Este aspecto astrológico pode ser descrito como passeando por um arco-íris: é muito mais o que promete do que aquilo que dá.



15 de outubro de 2013

Marte ingressou em Virgem no dia 15 Outubro 2013, às 12h04:50 [TMG], Lisboa e lá permancerá até 7 Dezembro

Central Park, Nova Iorque

Marte no signo de Virgem irá revelar energia e habilidade no trabalho ou na execução de qualquer tarefa. Como acontece com Marte em outros signos de terra, muitos artesãos habilidosos, irão brilhar ainda mais 56 dias. Marte rege as operações e os instrumentos afiados, e Virgem é um signo que lida com a saúde, indicando também que as pessoas com habilidade na medicina estarão em alta. Os cirurgiões terão imenso trabalho e deverão apenas ter cuidado com o movimento estacionário / retrógrado de Mercúrio, para fazerem tudo em condições.

A propósito de medicina, cirurgiões e outro pessoal muito técnico das salas cirúrgicas, gostaria de recordar que desde o passado dia 6 Outubro e até ao próximo dia 10 Novembro, Marte estará a fazer duas oposições muito fortes nos mapas do céu: a Neptuno Rx e a Quíron Rx. Todo o cuidado é pouco com cirurgias e instrumentos afiados em qualquer área de trabalho e mesmo em casa. O inesperado pode acontecer, e se Neptuno estiver a dissolver estas questões [e estará], a 'coisa' pode piorar. Com Quíron, nem se fala. Para agravar um bocadinho estas circunstâncias Marte, nada mais ter ingressado em Virgem prepara-se também para uma oposição à Lua, mas felizmente será um aspecto de curta duração. Infelizmente sei de um caso cirúrgico de alguém das minhas amizades pessoais que teve que se submeter a uma cirurgia há poucos dias, tendo apanhado esta situação e aconteceu isso mesmo: a intervenção cirúrgica complicou-se por distracção médica. Felizmente, viram a tempo o que se tinham esquecido de fazer e ficou mais umas horas na sala cirúrgica.

As pessoas com este trânsito de Marte planeiam cuidadosamente as suas acções e executam-nas sistematicamente. Tão sistematicamente que podem aparentar uma frieza que realmente não existe. É improvável que funcionem sem boas razões práticas. Ao contrário de Marte em Leão, que gosta de dominar em questões mais amplas, Marte em Virgem deseja ser autoridade em detalhes minuciosos.

Haverá uma forte tendência ao perfeccionismo, que pode impedir a realização completa das coisas. As pessoas até parece que ficarão subitamente mais meticulosas e muito críticas, especialmente no que se refere à metodologia e à precisão. Insistem em ter um ambiente de trabalho bem organizado. E podem tornarem-se uns aborrecidos uns para os outros.

Todo o cuidado é pouco com as divergências com colaboradores, empregados e patrões, pois algumas vezes poderão ser tão pronunciadas que chegam a ameaçar a segurança no emprego. Com a crise que por aí vai, cuide-se muito. Todos os pretextos são bons para os despedimentos. Pode também haver o perigo de acidentes no trabalho. Trate de meditar, fazer caminhadas, usar infusões e cristais ou outros materiais para evitarem temperamento nervoso e irritável.




.

29 de agosto de 2013

Assunto: Syria em crise e com armas químicas



SYRIA - Há mais de 2 anos que há uma guerra civil dramática neste país, com milhares de mortes havidos. É um desencarne colectivo constante. Mas nunca o governo tinha usado armas químicas contra a sua própria população, com o intuito de refrear a oposição existente ao regime ditatorial existente na Syria. 

Não sei a que ponto deste desgoverno chegará, mas não estou nada interessado em saber que alguma arma química síria caiu na minha rua, dizimando-a. Fica dito.

Forneço vários dados aos leitores, mas fica em suspenso 2 ou três próximos mapas: os dos possíveis ataques da Grã-Bretanha, Estados Unidos e ONU contra este governo. Nessas datas, quem estuda astrologia deverá acrescentar esses mapas aos seus estudos.

Fazendo os trânsito do mapa da Syria com o mapa do dia 21 de Agosto, data em que forma usados os mísseis químicos contra a população em que de um momento para o outro houve um desencarne colectivo de 1.300 pessoas, verificamos que Plutão do dia do ataque fazia uma oposição ao mapa natal da Syria. Altamente destrutivo, exactamente ambos no grau 9º de Capricórnio, a transitarem pela Casa 3 da Syria. Vamos só analisar o simbolismo deste posicionamento. O Sol é o principal planeta em Astrologia Mundana (países) e representa a essência do país. Plutão tem a simbologia de ser a metamorfose, a transformação, para o Bem ou para o Mal. Na casa 3 da Syria, que habitualmente trata da comunicação e locomoção. Que mensagem pretendeu o governo enviar com os mísseis químicos? Não responderei.


Mas esse mesmo Plutão fazia uma quadratura a Neptuno do natal da Syria, já separativo, por Plutão estar retrógrado. Neptuno nas 'mundanas' tem a simbologia de reger os assuntos sociais, as ideias políticas do colectivo, sempre associado ao que é secreto. É o solvente que não se vê, representando também a espionagem e o crime organizado, assuntos políticos escondidos. Neptuno natal está na Casa 12 da Syria; entre outras coisas esta casa representa as grandes organizações, como governos, partidos políticos, grandes multinacionais, etc.  Não sei mesmo se não bastam estes 2 aspectos para fazermos a leitura astrológica do evento que acarretou tantas mortes. 

Haveria muito mais a analisar, mas deixo isso ao vosso cuidado.



Mapa da declaração da independência da Síria
1 Janeiro 1944
00.00
Damasco, Syria
33 N 30  -  36 E 18
Time zone: 2 horas para Leste

Quem quiser pode analisar estes dados que correspondem
ao reconhecimento da ONU em como é um
 Estado formal e aceite na organização
17 Abril 1946
12h00
Damasco, Syrya
33 N 30  -  36 E 18
Time zone: 2 horas para Leste

Mapa do ataque interno de armas químicas que mataram mais de 1300 pessoas

Ataque biológico mortífero
21 Agosto 2013
12h00 [hora aproximada]
Damasco, Syria
33 N 30  -  36 E 18
Time zone: 2 horas para Leste

Mapa da saída dos inspectores de ONU e
consequente declaração da existência ou não
de terem sido utilizadas armas biológicas
31 Agosto 2013 [sábado]
12h00
Damasco, Syrya
33 N 30  -  36 E 18
Time zone: 2 horas para Leste


.

20 de agosto de 2013

Sonhando com a Lua em Peixes, a 21 Agosto


A Lua vai ingressar em Peixes, às 5:43:16 TMG, do dia 21 Agosto 2013, em que fará uma soberba conjunção com Neptuno.

Lua em Peixes é a do «ideal» e cada um sabe qual é o seu, ou melhor, deveria saber, mas já aprendi que nestes tempos modernos, a maioria das pessoas confunde «ideal» com 'emprego', 'amores', 'família' e absolutamente esquecem-se delas próprias. Ainda ontem tive oportunidade de dar consultas a 3 jovens nos trintas e poucos e insisti muita com ela e com eles para, no amor, não se esquecerem de também se amarem a eles mesmos, para não criarem dependências absolutas, tão frequente de ver.

Esta conjunção com Neptuno é maravilhosa. Primeiro que tudo há que dar atenção que essa conjunção é com o regente do próprio signo Peixes. Se estiverem atentos irão perceber que estarão sintonizados com o psiquismo de todos. Aqueles que tenham mapas natais mais mediúnicos, terão a possibilidade de fazerem trabalhos positivos no astral e em outras dimensões. No entanto, não se deixem influenciar por quem só sabe 'vampirizar' as energias dos outros, quais mosquitos tropicais. 

Cuidem-se muito, limpem as vossas energias com cuidado e sejam felizes.

Foto: Linda fotografia do Outono em Varsóvia, Polónia.


.


12 de agosto de 2013

Faltam 10 dias para terminar este maravilhoso signo de Leão

Glass Bottom Skywalk, Grand Canyon, Arizona, USA

Faltam 10 dias para terminar este maravilhoso signo de Leão...

...e iniciaremos o austero Virgem, também um signo muito significativo [como todos, aliás] pois é o signo do Cristo, por excelência. Quando digo «o signo do Cristo» não me estou 'obrigatoriamente' a referir-me a Jesus, mas sim a essa energia divina que se chama «Cristo». 

Quando o Sol ingressar em Virgem, a 23 de Agosto, às 0h01:40 [no Brasil, 4 horas antes] imediatamente fará uma oposição a Neptuno no céu, num movimento energético muito especial que durará à volta de 5 dias. 

Vamos perceber com alguns dias de antecedência, as consequências desta oposição do Sol a Neptuno:

Pode gerar alguma confusão nos relacionamentos em geral, mas sobretudo as questões românticas poderão estar na ordem do dia. Haverá, sem dúvida, inúmeros pedidos de divórcio ou simples separações.

Não esqueçamos que as relações hoje em dia, assumiram contornos diferentes, pois antes, os 'contratos de casamento/relacionamento' eram para a vida, e agora são 'contratos para durarem enquanto se amarem'. Só que, igualmente, hoje em dia, o tal 'amor' do contrato é muito frágil.

Nesta oposição, estaremos num processo energético que se pode definir como existindo uma visão distorcida dos outros, porque a nossa percepção habitual estará influenciada por preconceitos surgidos de experiências emocionais limitadas do passado.

É uma enorme limpeza cármica daquilo que é emocional no plano da humanidade do nosso planeta.

.

10 de julho de 2013

Grande Trígono de Julho 2013


Chegámos ao mês em que iniciamos uma série de 3 Grandes Trígonos que, decididamente, marcarão o ano de 2013. Em Novembro de 2012, escrevi e publiquei um texto a que lhe dei o título de «2013, o enigmático ano dos trígonos, ou algumas previsões espirituais». [Aqui]

Nem sei que possa acrescentar a este Grande Trígono em especial, excepto perceber que este aspecto irá manter-se assim entre 13 e 24 Julho, em que o dia 17, será o ponto em que Júpiter em Caranguejo, Saturno em Escorpião e Neptuno em Peixes [os senhores deste Grande Trígono] farão aspectos extremanente próximos, com uma orbe no mesmo grau, havendo apenas pequenas variante dos minutos, como poderão confirmar na ilustração que apresento.

Clicar para aumentar e ver melhor.


O último Grande Trígono ocorrido com estes 3 planetas e não estiveram em aspectos tão próximos como este ano, foi em Fevereiro 1967 e, segundo os estudiosos, só estiveram nessa posição durante 2 dias. Agora, em Julho 2013, este Grande Trígono estará presente durante 11 dias. Quem falou que o «11» é um número maestro? 

Li algures, mas não posso garantir, que o Grande Trígono anterior com os mesmos planetas e com orbes no mesmo grau, como ocorre este mês, aconteceu no ano de 297, em Maio. Ou seja há 1700 anos atrás. 

Como inicio este texto citando o meu artigo de Novembro 2012, a propósito destes Grandes Trígonos, irei manter-me fiel a esse texto e não farei nenhuma interpretação mundana. Irei comentar, sim, algumas características nos vossos trânsitos em relação aos mapas natais, que devem analisar com muita atenção. Procurem os signos Carangujo, Escorpião e Peixes e é a partir deste triângulo que tudo se processará. Vejam em Casas ocorrem este movimentos cósmicos.

Refrescando as ideias: há uns dias houve a Lua Nova de Caranguejo, sendo que este Grande Trígono começou no dia 13, com a Lua em quarto crescente e terminará no dia 24 Julho, com a a Lua Cheia, a 22. É praticamente todo o ciclo crescente, o que torna este Grande Trígono de água ainda mais harmonioso. Outra característica muito curiosa é que Mercúrio passará a directo no dia 20 Julho, ou seja, antes deste Grande Trígono se desfazer, no dia 24 Julho. Se a memória não me falha, estava Mercúrio já retrógrado, quando no passado dia 9, se aproximou tanto do Sol que ficou Cazimi [Sol = 17º26' e Mercúrio Rx = 17º53'], iluminando-nos a todos com um enorme brilho. Pensem bem nas ocorrência (pequenas ou grandes) havidas no passado dia 9 Julho. No meu caso pessoal, o dia 9 Julho correspondeu a recomeçar com a minha vida profissional, tendo tido um dia cheio de consultas na Ericeira, Cristal de Cura, o que me deixou muito bem disposto e encantado por ter falado com os amigos/clientes que me visitaram. Bem-hajam todos. Foi um dia excelnte para mim. Espero que para os meus leitores também tenham tido um bom Cazimi iluminando as vossas vidas. Tudo isto em Caranguejo, signo onde há dia Júpiter ingressou. Como sabem, Saturno passou ao seu movimento directo ainda antes da formação do Grande Trígono o que, obviamente, torma este aspecto ainda mais suave e com significado. Também não esqueçamos que Marte ingressou em Caranguejo no dia 14 Julho, já com o Grande Trígono formado. Tudo nos aponta para Caranguejo. Espero que saiam perceber que este movimento não se esgota no sentido «família», tão característico deste signo.

Recomendo a leitura em inglês deste artigo, muito completo:




Recomendo a leitura do excelente artigo do meu amigo Marcelo Dalla: «O Grande Trígono de Júpiter, Saturno e Netuno em signos de Água».



.

7 de junho de 2013

Dois Grandes Trígonos no período de 1 semana apenas: o céu quer falar connosco e, já.

Clicar para aumentar e ver melhor.


Vou começar com uma feliz citação de Eckhart Tolle: «A vida é o dançarino e tu és a dança.». É bem verdade e ando há muitos anos a dizer coisas parecidas. Uma das minhas citações +referidas é a do português Professor Agostinho da Silva, que dizia, mais ou menos isto: «Não faças planos para a vida, pois a vida tem planos para ti.» Podem crer: a dança da vida, ou os planos da vida avançam SEMPRE, enquanto que os nossos planos e a nossa dança pessoal ficam sempre para trás, excepto se dançarmos em sincronicidade com a vida.

No dia 4 Junho 2013 escrevi um texto sobre o GRANDE TRÍGONO, que foi publicado no Facebook, aqui -, assim como no meu blogue «Cova do Urso», aqui.

Vejam só que título me surgiu para estas palavras: «o céu quer falar connosco e, já». Vejamos se não é assim.

Há poucos dias tínhamos o GRANDE TRÍGONO envolvendo Neptuno, Saturno e Mercúrio, como pode ser lido pelos links que deixei acima. Havia uma intenção e, para isso terei que me repetir, pois este é o diálogo do céu, que queria que aprendessemos esta lição:

No 1º Grande Trígono, a 4 Junho:

- Neptuno é o signo que cura;
- Saturno é o signo que gosta de consertar o que está estragado;
- É como se fosse a «fome com vontade de comer». Em trígono estes dois planetas estão a curar a humanidade que quer ser curada.
- Mercúrio está lá em Caranguejo, antes de ficar retrógrado dentro de dias, para «entendermos» tudo muito bem. Se somos obtusos e só vemos as coisas materiais à nossa frente, obviamente elas irão desaparecer.

É um Grande Trígono que pode transformar Sonhos em Realidades.

No 2º Grande Trígono, a 7 Junho: 

O céu deixou bem o seu recado, como acima expliquei e agora, hoje mesmo, dá-nos um novo GRANDE TRÍGONO, envolvendo quase os mesmos planetas: Neptuno, Saturno e Vénus.

A lição a aprender é bem simples e muito parecida, mas com uma certa nuance:

- Neptuno é o signo que cura; desta vez, Neptuno está retrógrado. Dizia eu há poucos dias a propósito de Neptuno retrógrado o seguinte: O Senhor dos Sonhos e Imaginação pede-lhe para ir para dentro de si próprio e considerar o que está no cerne do seu poder de criação. Tente. É um momento de ego-transcendência, a verdadeira aceitação de nós mesmos.
- Saturno Rx é o signo que gosta de consertar o que está estragado;
- É como se fosse a «fome com vontade de comer». Em trígono estes dois planetas estão a curar a humanidade que quer ser curada.
- Até aqui encontramos a primeira das nuances. No Grande Trígono com Mercúrio a ideia era «entendermos» tudo muito bem sobre a nossa essência, aquilo que muito de vocês chamam de «espiritualidade». Tudo em signos de água, como convém.
- Agora, com este novo Grande Trígono que pode ser apreciado na ilustração que acompanha este texto, é Vénus quem vem entrar no diálogo. E esta é a segunda nuance. Mercúrio era para entendermos e Vénus [ambos em Câncer] está presente para assumirmos perante nós mesmos que somos AMOR, dedicação, prana, energia positiva com o universo, ou céu, como gosto de lhe chamar. Para quê? Para sairmos deste marasmo materialista em que vivemos nesta terceira dimensão. Para ajudarmos o planeta a processar as suas próprias mudanças. Obviamente, é difícil acreditar nisto, assim de repente, pois as nossas vidinhas menores estão sempre em primeiro lugar nas nossas mentes.

Vem dizer-nos que temos que nos preparar para outros tempos que aí estão a chegar. Como se não fosse pouco, Júpiter está a chegar a Câncer dentro de poucos dias, mais exactamente no dia 25 de Junho. Ler aqui, o que escrevi sobre esse ingresso.

Também nos vem dizer que enquanto parceiros do nosso planeta temos que dançar a música [Vénus] do cosmos. Das esferas. Sintonizando-nos. Repararam bem que usei a palavra «parceiros» para me referir a nós enquanto habitantes do nosso planeta? Espero que tenham reparado.

Se se lembrar que escrevi isto: «Não enterre a cabeça na areia para se alhear de tudo, pois os seus guias e anjos com este trígono querem enviar-lhe sinais de esperança e de futuro. Pense, que nem sempre é necessário falar, mas sim 'sentir' o nosso pensamento.», pois cá está o momento para isso. Deixar que Vénus [os nossos sentimentos] penetre bem fundo em nós para que Mercúrio, na sua oitava maior se possa exprimir, fazendo-nos 'sentir' o que pensamos.

Também não nos devemos esquecer que vivemos uma fase difícil do ciclo Plutão - Úrano, a quadratura, e este Grandes Trígonos são os momentos de beleza que o céu nos dá para enfrentarmos essa situação. São tudo passos da 'Nova Era' que aos poucos se aproxima da Era de Aquário. [ler aqui, se quiser]. Saímos agora do 3º encontro da quadratura Úrano - Plutão, mas até 2015 teremos esta situação bem presente nas nossas vidas. Por exemplo, em Novembro, dia 1, já teremos mais do mesmo, mesmo com Júpiter num signo que lhe é favorável.

Fico-me por aqui, para não me repetir demasiado. Há inúmeras interpretações deste 2 Grandes Trígonos. As minhas são estas, que vos ofereci.

Aproveitemos bem este Grande Trígono e sejamos simpáticos uns com os outros, para podermos ser um pouco mais felizes e viver bem melhor.

Beijos & abraços

António Rosa
7-Junho-2013

.

4 de junho de 2013

Estamos em Grande Trígono com Saturno, Neptuno e Mercúrio, como podem ver no mapa mais abaixo


Há o elemento Água a chmar muito a atenção para o Grande Trígono que ocorre neste exacto momento envolvendo Neptuno, Saturno e Mercúrio - em 5º de Peixes e Escorpião e 6º de Caranguejo faz uma grande marca no céu. Será um trígono rápido, pois Mercúrio movimentar-se-á com rapidez e desfará esse Grande Trígono.

Verifique no seu mapa natal se estes pontos acima indicados estão ocupados por planetas ou mesmo se são midpoint. É muito intuitivo. 

O céu quer que você aprenda esta lição:

- Neptuno é o signo que cura;
- Saturno é o signo que gosta de consertar o que está estragado;
- É como se fosse a «fome com vontade de comer». Em trígono estes dois planetas estão a curar a humanidade que quer ser curada.
- Mercúrio está lá em Caranguejo, antes de ficar retrógrado dentro de dias, para «entendermos» tudo muito bem. Se somos obtusos e só vemos as coisas materiais à nossa frente, obviamente elas irão desaparecer.

É um Grande Trígono que pode transformar Sonhos em Realidades.

Outro dia, em consulta com uma cliente, só tardiamente é que realizei o seguinte: como já estou reformado escapam-me certas subtilezas do trabalho. Esta cliente trabalha numa grande empresa multinacional ligada ao ramo da «consultadoria». E está em fase de falência porque perdeu os seus clientes. Até aqui, é mais um aspecto comum de uma Europa em crise profunda devido a este Plutão em Capricórnio.

A questão que se colocava era outra: aquelas dezenas de funcionários que durante os anos 90 e 2000 viveram à grande e já não sabem 

pensar senão em vivendas de luxo e carros de marca para endinheirados, mas tudo isto, adquirido com empréstimos, que DE REPENTE não conseguem pagaram nem fazer face aos seus compromissos.

E o que reaprendi com esta cliente é que essas pessoas no único que parecem estar preocupados é se irão receber as indemnizações a que têm direito. Só pensam em coisas materiais, que obviamente virá em péssimas condições e que rapidamente desaparecerá.

Esta minha cliente, silenciosamente, abriu o coração a si própria à alguns a nos e percebeu que aquilo que gostava muito de fazer era outra coisa e começou a preparar-se para fazer esse curso superior. Já vai no 2º ano a caminhe do terceiro, e tem os planos muito bem metidos na cabeça. Assim que terminar o 3º ano desse curso irá à China ver como se trabalham as medicinas alternativas.

Ela falava e eu olhava para este grande trígono. Fabuloso. Com ela irá resultar, pois deixou que o coração falasse. Com a maioria dos seus colegas haverá uma onda de desilusão porque o «dinheiro» não será suficiente. Mas não se preparam para o futuro, que nos diz com muita simplicidade, que quando Plutão chegar a Aquário não haverá «empregos» fixos. Mesmo a nível de funcionários de estado. 

Isto, na Europa que chamamos de Comunidade Europeia, porque a crise tal como está desenhada - para obrigar a uma mudança de paradigma -, acontecerá no resto dos países a seu devido tempo. Tudo tem uma razão de ser. Por exemplo, no Brasil e demais países sul-americanos será depois de 2040. Mas ainda falta tanto tempo, não é?

Desviei-me um pouco da questão do Grande Trígono, mas termino já, para não os cansar. 

Poderá haver uma sensação fortemente nostálgica para o nosso sexto sentido, que lhe irá proporcionar uma feliz sensação de sincronicidade com o que se passa - ou você pode apenas ter um sentimento de contentamento ou satisfação sem absolutamente nenhuma razão para isso. 

Palavras e pensamentos são assumidos mais sentidos e em maior profundidade, além de que os sonhos poderão ser empolgantes, particularmente com Neptuno estacionário e a ficar retrógrado dentro de alguns dias - então preste atenção ao que está vindo através desse nível. Não enterre a cabeça na areia para se alhear de tudo, pois os seus guias e anjos com este trígono querem enviar-lhe sinais de esperança e de futuro.

Pense, que nem sempre é necessário falar, mas sim «sentir» o nosso pensamento.

Acho que fui longe de mais e poderei ter assustado algumas pessoas ou então algumas dirão: 'lá está ele com aquelas bobagens'. Não são. A vida é mais do que aquela que o nosso corpo pede para ser vivido.

Desejo a todos um belíssimo Grande Trígono.

Beijos & abraços

António
4 Junho 2013

15 de abril de 2013

Um 'case study' a iniciar-se [Março 2013]: a quadratura de Neptuno t a Saturno n no mapa natal de José Sócrates


Informação prévia


Este post é o exercício prático do post anterior, intitulado [clicar no título]:

Nunca fiz um post desta natureza: em que apresento todo o género de gráficos para que os estudantes avançados de astrologia (e os próprios astrólogos) possam participar activamente analisando um trânsito de uma personalidade com a própria vida real do mesmo.

Também sei que o mais certo é as partes mais interessadas não ligarem nenhuma a este propósito, pois os dias de hoje são para saltitar e seguir em frente. Ficarei com a consciência tranquila, se não houver contribuições.

José Sócrates tem Saturno natal em Sagitário 8º13', na casa 7 e Neptuno transita por Peixes no grau 4, Casa 11, e fará 3 quadraturas exactas em Março e Setembro de  2015 e Janeiro 2016., no mapa deste cidadão. Pelo meio sofrerá a influência do 2º retorno de Saturno.

Este post possui uma enorme quantidade de gráficos, destinados a que os estudantes avançados de astrologia e mesmos os astrólogos consigam pôr de lado a sua compulsão contra o político e  aproveitem a oportunidade para estudarem no dia-a-dia o trânsito do ser humano. Tão cedo não haverá outra experiência real e tão próxima como esta.

 Se os estudantes avançados de astrologia e os astrólogos já em exercício não conseguirem ultrapassar essa questão pessoal contra o político, e ficarem tolhidos com o exercício astrológico, recomendo o seguinte:

1) Que não liguem ao exercício, que passem em frente e que se abstenham de comentários; obviamente terão que se auto-analisarem na sua real vocação enquanto astrólogos, ao ponto de não se se predisporem a analisar esta quadratura em directo na vida do cidadão.

2) Que enfrentem os seus demónios pessoais, os seus bem-quereres ou os mal-quereres e consigam provar a vocês próprios que estão preparados para praticarem astrologia.

3) Não há mal nenhum em uma pessoa desistir da astrologia, depois de descobrir que não está talhada para enfrentar as zonas sombrias do seu Ser. Sei que são palavras fortes, mas é o que penso.

4) Também pode fazer de conta que não viu o post, e seguir feliz e contente consigo mesmo. Quando hoje em dia, muita gente presume de gostar e estudar astrologia, aqui ficará uma prova àquilo que realmente sentem como vocação.

Poderia dar inúmeros exemplos de mapas de pessoas odiadas pela humanidade e que são enfrentados com coragem em nome da vocação astrológica.

Que se estude em directo e com imenso tempo pela frente para praticarem convenientemente este estudo.

Todos os comentários astrológicos deixados passarão para o post principal.

Passem bem. Muito agradecido.



Assuntos de Neptuno

Saiba o significado de Neptuno em Peixes, AQUI
Neptuno em Peixes com ilustração histórica, AQUI.
Eventos mundiais com Neptuno em Peixes, AQUI.
Neptuno e Saturno, os medos parecem evaporar-se, AQUI
Neptuno na vida de um ser humano, AQUI
Coisas de Neptuno, AQUI
Neptuno mediúnico e espiritual, AQUI
Neptuno, o criador do transtorno dos planos materiais, AQUI


Mapa natal de José Sócrates

Links dos posts publicados no Cova do Urso
onde José Sócrates está presente

- Energias astrológicas para as Legislativas 2009 - 
a necessidade de se seguir o caminho do meio, da política, AQUI
- Portugal - Eleições Legislativas a 5 Junho - Mapas dos candidatos a 1º Ministro, AQUI
- O FMI em Portugal: em 1983 e em 2011, AQUI
- José Sócrates, o mapa de Portugal e os trânsitos da sua demissão
do cargo de 1º ministro de Portugal, AQUI
- José Sócrates abandona a liderança do PS - um excelente exemplo
do que é o «livre-arbítrio», AQUI
- O ex-Primeiro Ministro, José Sócrates, com um programa de
 televisão semanal na RTP, a partir de Abril, AQUI
- José Sócrates, 52º aniversário, AQUI



Alguns links a acompanhar os temas Neptuno
e retorno de Saturno:

- Para ler sobre a quadratura de Neptuno t a Saturno n - AQUI.
- Exemplos dos trabalhos conjuntos de Saturno e Neptuno - AQUI.
- Hoje apetece-me falar de um Neptuno diferente - AQUI.
- António, gostas de ti o suficiente para não desistires dos teus sonhos? - AQUI.
- Casamento real de William e Kate - um fantástico 1º retorno de Saturno - AQUI
- Heath Ledger não resistiu ao 1º retorno de Saturno - AQUI.
- Francis Obikwelu no seu 1º retorno de Saturno - AQUI.
- Quando Saturno em trânsito contacta o sr. Cronos - AQUI.
- Saturno também ama - AQUI.
- Oscar Pistorius - Blade Runner - acusado de ter assassinado a namorada - AQUI.
- Fernando Nobre, uma súbita e desmedida necessidade de grandeza pessoal - 2º retorno - AQUI.
- Olhar para trás, para poder seguir em frente - AQUI.
- Ramos Horta a resistir valentemente no seu 2º retorno de Saturno - AQUI.
- Pronto, estou assim - 2º retorno de Saturno - AQUI.


GRÁFICOS E MAPAS
(Clique nos gráficos e mapas para os aumentar e poder ver bem)

Gráfico das ocorrências políticas principais (eleições),
enquanto durar o trânsito em análise.
Os dias assinalados nos meses são as datas exactas em que se darão
as 3 quadraturas Neptuno t e Saturno n,
além do 2º retorno de Saturno


Gráfico de cores do próprio trânsito Neptuno t a Saturno n
no mapa de José Sócrates. Todas as cores estão legendadas,
para compreensão do leitor.



Neptuno transita pela Casa XI de José Sócrates
Textos diversos

Saiba o significado de Neptuno em Peixes, AQUI

Optei por transcrever o texto de Patrícia Morimando, do livro «Netuno - O Significado Astropsicológico dos Trânsitos de Netuno», da Editora Pensamento, tradução da edição americana de 1979, com o título de «Neptune Effect».

«Se esta é a casa dos objectivos e das ambições, você se indagará qual o seu significado. Para onde me devo voltar? Será que realmente é isso o que desejo? Para onde me estão conduzindo os meus amigos? Haverá decepções e desilusões em relação ao auxílio que está recebendo deles, ou então serão verdadeiramente inspiradores. Poderá se perguntar quem são seus amigos, ou se realmente tem algum. Há muita confusão quanto ao que é um amigo ou uma amizade. Mas se tiver sorte, os amigos lhe trarão inspiração ou um lado menos materialista, ou o conduzirão nesta direcção. Também tentarão conduzi-lo a uma responsabilidade. Poderão ser uma influência esgotante porque está mais aberto a eles; suas necessidades o esvaziarão, se você permitir. Você sente os humores e as emoções deles, e algumas vezes tem dificuldade em saber quais são os seus e quais os que não são. Há uma tendência a a responder demasiadamente às necessidades deles e, por isso, você é sugado. O prejudicado e o necessitado procurarão por você. Deverá se proteger, canalizando suas simpatias e distribuindo-as melhor. Se não o fizer, não terá um tempo só para você. Um pouco de egoísmo é benéfico durante este trânsito. Você poderá sacrificar-se por alguma amizade. E não vale a pena.»

Outro texto sobre o mesmo trânsito


Neptuno quando transita na Décima Primeira Casa indica amizades incomuns, idealistas, e associações de grupo. Se Neptuno estiver bem aspectado, a generosidade se estenderá aos amigos; essas pessoas também oferecerão orientação espiritual e ajudarão na realização de metas, porque mereceram essa ajuda no passado. Haverá uma forte ligação espiritual com amigos e associados. As pessoas com este trânsito são sensíveis às necessidades da humanidade e juntam-se a grupos com objectivos humanitários ou espirituais; com frequência, também se sentem atraídos por organizações místicas ou secretas. Se Neptuno estiver sob tensão na Décima Primeira Casa, pode indicar irresponsabilidade e enganos nas amizades. É o caso desta quadratura com Saturno natal. Os amigos com frequência se tornam inimigos secretos. Más associações levam à destruição, geralmente por intermédio do álcool ou abuso de drogas. Essas pessoas deveriam aprender a escolher os amigos. Um Neptuno sob tensão aqui também pode indicar um idealismo pouco prático, mal orientado; podem se manifestar tendências boémias.

Trânsito de Neptuno pela Casa XI
por Magda Moita

«•    Durante este trânsito, sentimo-nos impelidos por nos envolvermos em actividade grupais que estejam direccionadas para elevar emocionalmente e espiritualmente a vida de todos.
•    Este planeta, em trânsito por esta casa, procura despertar-nos o interesse por participar em movimentos que ajudem as pessoas a viver de forma mais fluída e leve.
•    Neptuno procura dissolver as barreiras que nos impedem de partilhar com os outros as experiências que tenham sido úteis, e se revelem facilitadoras da nossa experiência terrena. 
•    Durante este trânsito, construímos um sentimento de espírito humanitário.
•    Sentimo-nos impelidos a levar para o grupo a nossa sabedoria individual e colocá-la à disposição.
•    Durante este trânsito, sentimo-nos altamente seduzidos por nos associarmos a grupos ou instituições que partilhem o mesmo ideal.
•    Em trânsito pela casa 11, Neptuno trata de convencer-nos de que não há, verdadeiramente, pessoas estranhas.
•    É possível que reapareçam companheiros de vidas passadas. 
•    Ilusões quanto às associações que fazemos estão, também, na ordem deste trânsito.
•    Também é intenção deste planeta, em trânsito por esta casa, levar-nos a aceitar as diferenças dos outros, aceitando-os como são.
•    Também corremos o risco de nos apaixonarmos, de forma doentia, por um determinado ideal de grupo, caindo num platonismo exacerbado pelo seu representante.
•    Durante este período, nenhuma pessoa pode, ou deve tornar-se o nosso mundo.
•    Corremos algum risco de nos tornarmos fanáticos.
•    Durante este trânsito, sentimo-nos mais atraídos pelas novas tecnologias e por ciências ainda não exploradas como, por exemplo, ovnilogia.
•    Devemos, com maturidade, apaziguar o nosso Úrano-Saturno, regentes desta Casa, e não embarcar em alguma crença global a respeito do nascimento de um novo mundo.
•    Os individualismos de Úrano devem ser apaziguados para que não acabe conectado com esferas mais nebulosas de Neptuno.

Limpeza cármica:
•    O choque dos poderosos Agitadores do Ego provoca, durante este período, uma estranha revolução nos nossos mundos interiores e, como resultado, tremendas alterações de consciência.»





José Sócrates tem
Saturno natal em Sagitário

Carma:
Medo da sabedoria, da fé, da crença,
da consciência divina, da aceitação da vida.

A regência de Júpiter determina a jovial tendência para o paternalismo bondoso é reforçada pelo paternalismo rigoroso de Saturno
- o ascetismo de Saturno limita o pachorrento “deixa passar” de Júpiter.
- neste signo a pessoa torna-se franca, sem temores.
- Sagitário torna Saturno menos conservador, fazendo que a disposição seja mais alegre e independente.
- os sucessos são conseguidos com muito esforço.
- os antagonismos, as críticas ou as censuras magoam profundamente a pessoa.
- indica pessoas sérias na sua busca da filosofia, religião e educação superior.
- desenvolvem códigos morais rígidos ou uma devoção inabalável a sistemas religiosos e filosóficos.
- defenderão preceitos morais.
- comportam-se de acordo com princípios de justiça.
- procuram a verdade e valores construtivos em sua atitude pessoal.
- intelectualismo, disciplina, meticulosidade e profundidade de concentração.
- tudo o que eles aprendem é totalmente absorvido e pode ser colocado em prática.
- quando atingem honra ou distinção, sentem que a obtiveram pelo esforço perseverante.
- o desejo de poder e liderança manifesta-se na vontade de ser considerado uma autoridade em algum aspecto da educação superior, da religião, do direito ou da filosofia.
- há uma profunda necessidade de realização intelectual, filosófica ou espiritual que traga distinção.
- temem a desaprovação e a censura e ficam indignados quando outros pensam ou falam deles injustamente.
- a sua reputação pessoal é de extrema importância para eles.
- sob tensão, estas pessoas provavelmente são presunçosas ao tentarem impor o seu sistema filosófico ou religioso aos outros.
- para esta pessoa é muitíssimo aconselhável a prática de exercícios físicos, a fim de evitar a possível aparição de artrose nas nádegas, ciática ou problemas no nervo ciático.

Características negativas: Teimosia, apego cego às próprias ideias, insatisfação espiritual, dureza moralista.

Saturno no signo de Sagitário indica pessoas sérias em sua busca da filosofia, religião e educação superior. Elas geralmente desenvolvem códigos morais rígidos ou uma devoção inabalável a sistemas religiosos e filosóficos. Defenderão preceitos morais e se comportarão de acordo com princípios de justiça; procuram a verdade e valores construtivos em sua atitude pessoal.

Saturno dá ao sagitariano intelectualismo, disciplina, meticulosidade e profundidade de concentração. Tudo o que eles aprendem é totalmente absorvido e pode ser colocado em prática. Quando atingem honra ou distinção, sentem que a obtiveram pelo esforço perseverante.

0 desejo de poder e liderança manifesta-se na vontade de ser considerado uma autoridade em algum aspecto da educação superior, da religião, do direito ou da filosofia. Há uma profunda necessidade de realização intelectual, filosófica ou espiritual que traga distinção.

Esta posição oferece um intenso orgulho intelectual; os nativos temem a desaprovação e a censura e ficam indignados quando outros pensam ou falam deles injustamente. A sua reputação pessoal é de extrema importância para eles.

Se Saturno estiver sob tensão, estas pessoas provavelmente são presunçosas ao tentarem impor o seu sistema filosófico ou religioso aos outros. Se levada a extremos, esta prática resulta em presunção intelectual e espiritual.



José Sócrates tem
Saturno natal na Sétima Casa

Carma: Medo de partilhar, de relacionar-se.

- há um forte senso de responsabilidade e justiça em todos os relacionamentos importantes e contactos com o público.
- os nativos casam-se tarde ou com pessoas sérias, maduras, voltadas à carreira.
- bem aspectado, o casamento será estável e duradouro.
- sob tensão, o casamento e as sociedades trarão problemas.
- trabalharão muito e conscienciosamente, colaborando com os outros e assumindo a sua quota de responsabilidade.
- serão trabalhadores de confiança, dos quais se pode depender em todos os acordos.
- podem interessar-se por leis e possuem capacidade para organização e administração de negócios, ou formulação de contratos.
- podem determinar o seu bem-estar futuro e progredir nas suas carreiras, trabalhando com outras pessoas.
- sob tensão tem tendência a ser crítico, inibido e negativo nos relacionamentos.
- o parceiro no casamento pode ser frio, antipático, pouco cooperativo, crítico e difícil.
- sob tensão nesta casa pode também indicar traição de inimigos e acções judiciais.
- impelidas a relacionamentos que acarretam responsabilidades.
- poderão resultar numa carga e numa experiência difícil que necessita de muita paciência por parte da pessoa, para não somatizar no físico através de enfermidades nos rins, insuficiência urinária ou lumbago.

Saturno na Sétima Casa está acidentalmente exaltado, porque a Sétima Casa corresponde ao signo de Balança, no qual Saturno está exaltado.

Assim, há um forte senso de responsabilidade e justiça em todos os relacionamentos importantes e contactos com o público. Os nativos casam­ se tarde ou com pessoas sérias, maduras, voltadas à carreira. Se Saturno estiver bem aspectado, o casamento será estável e duradouro. Se Saturno estiver sob tensão, o casamento e as sociedades trarão problemas.

As pessoas com Saturno nesta casa irão trabalhar muito e conscienciosamente, colaborando com os outros e assumindo a sua quota de responsabilidade. Se forem bem aceitas, serão trabalhadores de confiança, dos quais se pode depender em todos os acordos. Elas podem interessar-se por leis e possuem capacidade para organização e administração de negócios, ou formulação de contratos. Podem determinar o seu bem‑estar futuro e progredir nas suas carreiras, trabalhando com outras pessoas.

Se Saturno estiver sob tensão na Sétima Casa, o nativo tem tendência a ser crítico, inibido e negativo nos relacionamentos. 0 parceiro no casamento pode ser frio, antipático, pouco cooperativo, crítico e difícil. Um Saturno sob tensão nesta casa pode também indicar traição de inimigos e acções judiciais.

As pessoas com Saturno na Sétima Casa são de alguma forma impelidas a relacionamentos que acarretam responsabilidades.


Mapa do regresso do José Sócrates a Portugal,
através da data em que concedeu a entrevista à RTP,
25-Março-2013


Neste dia, 25 Março 2013, a orbe do trânsito era de 4º12'. O trânsito já tinha começado, mas ainda de forma muito leve. Neste dia, José Sócrates regressou oficialmente a Portugal, com uma longa entrevista à RTP. Não deixou ninguém indiferente.

A entrevista começou com 10 minutos de atraso, após o encerramento do telejornal, tal foi a quantidade de publicidade havida, quando o máximo que a Lei permite à RTP é um máximo de 6 minutos.




Mapa da 1ª quadratura partil (exacta) no dia 23 Março 2015
na quadratura de Neptuno t a Saturno n


Repare-se que Saturno Rx em trânsito está em fase de
aproximação para fazer o seu 2º retorno na vida de José Sócrates.




Mapa da 2ª quadratura partil (exacta) no dia 8 Setembro 2015
na quadratura de Neptuno t a Saturno n



Repare-se que na quadratura anterior entre Neptuno t e Saturno n, o Saturno em trânsito estava retrógrado a menos de 4º do natal, configurando assim a aproximação para fazer o 2º retorno na vida deste cidadão.

Nesta segunda quadratura, Saturno t já está directo e afastado do natal com uma diferença de 21º. Irá aproximar-se de modo a que a 6 Dezembro 2015 faça a conjunção exacta, cumprindo assim o 2º retorno deste planeta, que implicará no cidadão, uma nova forma de encarar as situações.



Mapa do 2º retorno de Saturno no mapa de José Sócrates



Aqui temos o mapa que nos mostra a conjunção exacta (partil) de
Saturno t a Saturno n, muito conhecido como o retorno de Saturno,
no caso deste cidadão é o 2º retorno.

Entretanto, a quadratura de Neptuno t a Saturno n decorrer sem problemas,
estando nesta fase, na última aproximação ao aspecto exacto,
neste caso com uma orbe de separação de apenas 1º 6'


Mapa da 3ª quadratura partil (exacta) no dia 24 Janeiro 2016
na quadratura de Neptuno t a Saturno n






Todos os comentários pertinentes a este tema
serão colocados aqui no post,
pois gostaria muito que funcionasse
como um exercício colectivo.





.

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Receba os artigos por email

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates