Entrevista a Murilo Hildebrand de Abreu, de «Palavras de Osho» e «Os Nascimentos das Palavras»

13 de maio de 2009 ·

Conheça os blogues de Murilo Hildebrand de Abreu:

Os leitores podem conhecer os sites e blogues citados na entrevista,

clicando nos seus nomes, que estão a encarnado.
Quando conheci o Palavras de Osho fiquei muito surpreendido, pois conhecia a divulgação de Osho na blogoesfera internacional, mas não em língua portuguesa. Hoje há vários blogues que tratam das palavras deste poeta-pensador. O ar clean, do blogue, muito bem tratado e cuidado, com posts curtos, bem ilustrados, tudo muito bem editado, com extremo bom gosto e uma qualidade de conteúdo de extrema sensibilidade, fizeram que me fixasse neste blogue. E passasse a ser seu leitor diário.

Em meu entender, o Palavras de Osho é um modelo a seguir. The best. É um metablog, com uma audiência enorme, muito bem sucedido, porque o seu conteúdo é muito bom e o seu editor, Murilo Hildbrand de Abreu, um óptimo bloguista, para além de ser um notável poeta e escritor, como pode ser comprovado com no seu blogue pessoal Os Nascimentos das Palavras. Só recentemente é que descobri este blogue, por pura preguiça minha, por não ter ido mesmo ao fundo do Palavras de Osho. Está tudo. Desde esse dia, quando visito um blogue pela primeira vez, percorro-o todo, vendo tudo com muita atenção e dedicação.

Como não há acasos, é curioso notarmos que a entrevista é publicada a 13 de Maio, uma data preciosa para Portugal, por causa das aparições marianas em Fátima. Também preciosa para o Brasil, pois corresponde à data em que a escravatura foi abolida. Certamente, dois temas muito gratos a Osho.

Murilo, este jovem de 31 anos, encanta-nos com o seu domínio da palavra, a beleza, a elegância e a poesia que emanam dos seus textos. Ele diz que exerce jornalismo. Creio que essa é a forma social que ele escolheu viver nesta reencarnação. Na verdade, acredito que o Murilo é um Mago de Luz, que nos aquece o coração com as suas palavras, que nos invade a alma com os seus textos, as suas escolhas, citando Osho e, sobretudo, pensando alto, para a frente e para cima. Deixo-vos este pequeno texto-poema para confirmarem o que digo:

(enquanto escrevo, erupções de luz brotam na negra geografia da noite (é céu de estrelas, é um trajeto a nós mesmos

Conheça os blogues de Murilo Hildebrand de Abreu:

Conheça um pouco mais sobre o Murilo, lendo a entrevista que ele
concedeu à Vanessa, do «Fio de Ariadne»
.

Porque decidiu criar o seu blogue? Pode contar a sua história? Tem objectivos? A que nichos se destina? Qual o seu prazer e alegria em blogar? Quer desenvolver estes tópicos?

Eu conheci as meditações de Osho lá pelo final de 2004. Desde então, pratiquei várias técnicas e li vários livros dele. Em 2008, descobri que no site Osho.com havia uma página intitulada "Não-Pensamento do Dia". Passei a ler aqueles textos e achei muito interessante a idéia de ter um local onde eu pudesse ter todos os dias pequenos "aperitivos" de meditação. Até porque sempre considerei os textos de Osho poesias. E os "Não-Pensamentos do Dia" me soaram como haicais.

No entanto, apesar de ser muito interessante, essa opção do Osho.com fica muito escondida lá nesse site. É preciso acessar o site, depois o link Revista, depois, num cantinho lá em cima, o "Não-Pensamento do Dia". Então, percebendo que o potencial dessa idéia era muito boa mas merecia uma melhor divulgação, no final de 2008 resolvi criar um blog para reunir esses "Não-Pensamentos".

Depois que comecei a blogar, acabei conhecendo vários sites e blogs que dão dicas de como divulgar blogs. Aí vi que uma das dicas mais recorrentes era a de sempre dar preferência à postagem de textos inéditos. Como eu tinha diversos livros de Osho, percebi que o blog ficaria bem mais interessante se eu não apenas reproduzisse os textos do Osho.com, mas também colocasse textos dele que só tinham sido publicados em meio impresso. Foi o grande diferencial: a novidade. Outros blogs passaram a citar o Palavras de Osho e hoje o blog tem o privilégio de contar com leitores altamente interessados e participativos.

Assim, o blog vem atingindo seu objetivo, que é o de divulgar as dicas de Osho para um público o mais eclético possível. E é justamente isso que dá prazer em editar o Palavras de Osho: mostrar ao maior número de pessoas possível que Osho não está ligado a um nicho específico, que as palavras dele foram válidas enquanto ele estava vivo e que continuarão válidas sempre, porque ele não é um pregador religioso, alguém que tenta colocar amarras nos outros. Ele é um poeta, alguém que ri dessas amarras e nos faz também rir delas, rir tanto e tanto e tanto que tais amarras rompem-se sem nenhum esforço.

Adoro divulgar palavras de alguém que não nos fica impondo nada, nos culpando de nada, alguém que apenas diz que o melhor da vida é ela própria, o amor e o riso.

O seu blogue é temático e muito bem resolvido a esse nível. Usa-o para dar a conhecer o trabalho quotidiano que desenvolve ou é apenas o uma forma de se expressar na blogoesfera? Porque escolheu o tema geral que habitualmente desenvolve?

Primeiramente, muito obrigado pelo "muito bem resolvido a esse nível". Considero o Cova do Urso um exemplo de blog com um objetivo claro, bem resolvido, cuidadosamente planejado e executado (aliás, o template do Cova do Urso é um dos mais elegantes que eu já vi). Justamente para deixar o Palavras de Osho também o mais organizado possível, para que nesse blog não exista nenhuma opinião pessoal nas postagens, para que sejam apresentadas apenas e exclusivamente as dicas e opiniões de Osho, decidi que era melhor abrir outro blog para me expressar, para divulgar as minhas palavras, a minha poesia. Assim, nasceu no início deste ano o blog Os Nascimentos das Palavras.

[Murilo, você deixou-me sem jeito. De entrevistador e apreciador do seu trabalho, passei a citado. Obrigado. :)]

Sobre ter um blog para divulgar meu trabalho quotidiano, é muito interessante você ter perguntado isso. Sou jornalista e, apesar de não ter um blog para colocar artigos, reportagens e entrevistas, esta semana eu estava justamente conversando com outros colegas jornalistas sobre como o blog é uma ferramenta muito poderosa para a divulgação de reportagens que não têm espaço na chamada grande imprensa (eu prefiro chamar de imprensa grande). Reportagens mais longas, investigativas, e sobretudo reportagens que experimentem novas formas de linguagem, linguagens do campo do jornalismo literário (e aqui aproveito para dar uma dica de um site extremamente interessante: Texto Vivo). Um dia eu ainda vou criar um blog com reportagens nessa linha.

Que fez (ou faz) para dar a conhecer o seu blogue e tentar atingir o sucesso com ele?

Deixar comentários em outros blogs e acompanhar outros blogs pela opção Seguidores (clicar) são ótimas alternativas. Também passei a colocar uma frase de cada postagem no Twitter, o que vem atraindo vários leitores.
Os comentários dos seus leitores são importantes para si? Interage com eles? Responde aos comentários no seu blogue? Este tipo de comunicação tem importância?

Claro! Considero os comentários verdadeiros guias, verdadeiros indicadores de quais são os temas mais procurados pelos leitores. Há semanas em que os textos são escolhidos quase que totalmente a partir dos comentários: alguém gostaria de saber como Osho vê o ciúme, então escolho um texto dele sobre isso para a postagem do dia seguinte. Esse texto gera comentários sobre o amor, então a nova postagem enfocará esse tema, e assim sucessivamente. É um grande "diálogo" com os leitores, mas sempre postando o que Osho disse e não minhas opiniões pessoais. Por isso me considero apenas um "editor" nesse blog, alguém que seleciona mas não produz o conteúdo. O conteúdo é de Osho (aliás, uma curiosidade: os textos dos livros de Osho são transcrições das palestras que ele deu, não foram escritos de próprio punho pelo Osho, são reproduções de suas falas perante grupos de ouvintes).
Conte-nos um pouco sobre o seu avatar e o nome que escolheu para se apresentar, no caso de ser um nickname.
Ao fazer comentários em outros blogs, prefiro usar o avatar do Osho e o nickname Palvras de Osho porque isso acaba servindo como uma propaganda para o Palavras de Osho. Mas no rodapé do blog apresento-me como editor do blog com meu nome real (Murilo Hildebrand de Abreu), com um link para meu blog pessoal, para ficar claro que eu não falo pelo Osho. Eu apenas divulgo os textos dele. Meu espaço de criação é Os Nascimentos das Palavras.


É necessário um blogue ter um nicho definido ou é possível atingir o sucesso sem pertencer a um nicho?

Se o blogueiro for bom, com um conteúdo criativo e inteligente, ele consegue fazer sucesso de qualquer forma, tendo um nicho específico ou não.
Quais o(s) blogue(s) que aprecia e considera um sucesso hoje em dia (independentemente do nicho) e qual foi a lição que aprendeu com ele(s)?
Um blog que eu gosto muito e que tá fazendo um enorme sucesso, principalmente no Twitter, é o SAC Divino - Serviço de Atendimento ao Consumidor do Criador, que talvez tenha um grande público por causa de seu impagável senso de humor. E mais uma vez a palavra-chave para o sucesso é interação. Sem isso um blog não sobrevive.
É possível fazer amizades na blogoesfera?

Sim, claro! A blogosfera oferece essa oportunidade preciosa que é a de formar grupos de pessoas interessadas em um mesmo tema. Acredito que a leitura de poesia e o debate acerca desse tema, por exemplo, nunca foram tão intensos quanto agora, quando temos essa grande ferramenta de comunicação nas mãos que é a internet. Quantos belíssimos poemas não deixamos de ler porque seus autores, em épocas passadas, não tinham tal recurso em mãos? Quantos desses tesouros ficaram sendo corroídos pelo tempo em uma gaveta qualquer?

Muito obrigado, Murilo.

Conheça os blogues de Murilo Hildebrand de Abreu:
Palavras de Osho
Os Nascimentos das Palavras

83 comentários:

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 00:24  

Aos leitores:

Lamento que uma questão técnica que não sei resolver, não permita que este artigo recolha como deveria ser.

António Rosa

Fada Moranga disse...
13 de maio de 2009 às 00:50  

O Osho estah em boas maos!
Prazer em conhece-lo "ao vivo" Murilo! :-)
Sou amante do Osho ha anos, identifico-me com as suas palavras e procuro honra-las. Bem hajam Antonio e Murilo por esta entrevista.
Beijos***de Fada

Anónimo disse...
13 de maio de 2009 às 01:38  

Murilo!
Fico feliz em conhecê-lo! Seu blogue é impecável, visito ele diariamente, acho que desde que você começou... me lembro que fui um dos primeiros seguidores.
É um sucesso absoluto. No nicho "espiritualidade", é o que mais ganha seguidores por dia... e tudo merecido.
Seu trabalho de editor é louvável. Um layout clean, que mantém toda a atenção na mensagem do mestre Osho, mas que traz informações importantes e uma navegação fácil.
Merecido o sucesso... e não é só pelo conteúdo não.
Acho linda a imagem de Osho no fundo, fixa, enquanto o texto se move quando usamos a barra de rolagem. Dá um efeito mágico e psicodélico.

António, meus parabéns!!
Fazia um tempo que eu não me deruçava sobre seu blogue, e percebi muitas mudanças: um layout mais limpo, O Creative Commons...
Mas o principal: sua entrevista está maravilhosa! Percebo uma evolução clara, as perguntas estão ótimas!

Parabéns aos dois.

AXÉ
Gabi Dread
Obs: O Irradiando Luz está bem parado esses dias, mas acredito que na semana que vêm devo voltar com postagens inéditas sobre espiritualidade e teoria das organizações... são temas que andaram meio relegados a segundo plano nas últimas semanas.

Astrid Annabelle disse...
13 de maio de 2009 às 02:16  

Olá António! Olá Murilo!
Gostei de conhecer seu rosto! Isso para mim é importante, sabia?
Sua entrevista está excelente.
Conheci seu outro blog e já sou seguidora. Gostei demais. De Osho o melhor que tenho para dizer é que sou uma sannyasi...!!!!lol
Voltarei amanhã para checar o andamento dos comentários...
Um beijo aos dois.
Astrid

Anónimo disse...
13 de maio de 2009 às 02:44  

Tô com sodade do cê viu!
Vê se aparece.
Bjinhos.

Murilo Hildebrand de Abreu disse...
13 de maio de 2009 às 03:02  

Vejo que a gentileza do António se propaga entre seus leitores. E que ela consegue algo mágico: aqui nesta Cova do Urso se reúnem pessoas que realmente vieram ao mundo para deixá-lo mais belo, mais saboroso, mais brincalhão.

António e todos: agradeço demais por essa oportunidade de poder me apresentar melhor, de poder saber o que vocês acham do blog, de também poder saber mais sobre vocês.

Espero que meus blogs continuem agradando a todos tanto quanto tenho prazer em visitar o espaço de vocês.

Obrigado, muito, muito obrigado.

Abração,
Murilo

MARCELO DALLA disse...
13 de maio de 2009 às 03:44  

Não podia deixar de expressar aqui meu contentamento. O Murilo foi o primeiro a seguir meu blog. Primeira vez q veja a fotinho do seu rosto, tb acho importante. Parabéns, ao Murilo e ao Antônio. Vcs dois são meus gurús da blogosfera!!! rsrsrsr Me sinto muito feliz por ter conhecido vcs. Voltarei tb pra ver a quantas andam os comentários!

Murilo Hildebrand de Abreu disse...
13 de maio de 2009 às 04:28  

Gabriel, Astrid e Marcelo! Alguns dos primeiros e maiores amigos de blogosfera foram os primeiros a comentar aqui!

Obrigado!

Tenho uma enorme admiração e simpatia por vocês e pelo trabalho e idéias que apresentam em seus blogs.

Luan Ramos disse...
13 de maio de 2009 às 05:19  

Ótima entrevista!

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 09:02  

Olá Fada

Não é mesmo um prazer conhecer o Murilo? Sabes que durante imenso tempo, enquanto não conheci o seu blog pessoal, pensei que o autor do Palavras de Osho fosse uma pessoa muito reservada atrás do anonimato e que era nada acessível? Afinal é uma pessoa muito amável, cordial, jovem e muito simpático. E um bloguista de primeira mão.

Beijo

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 09:05  

Gabriel

Pedir a um «geminiano em alta voltagem», como eu, para manter um blog compeltamente clean, é uma tarefa impossível, pois necessitamos de disponibilizar informação. :)

Obrigado pelas palavras e pela visita.

És sempre bem-vindo, bem sabes.

Abraço

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 09:06  

Astrid

Sendo assim, cá nos voltaremos a encontrar por aqu ao longo do dia.

Beijo

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 09:07  

Fátima

Seja bem-vinda. Leu a entrevista?

Abraço

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 09:09  

Murilo

Somos admiradores dos seus blogues e agora estamos a conhecer e a gostar da pessoa que os dirige.

Abraço

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 09:14  

Marcelo

Ainda bem que veio. Conhecer o teu blogue, a tua escrita e versatilidade e a ti, como pessoa, foi um prazer para muitos de nós, que agora somos teus seguidores.

Como sei que muitas pessoas lêem todos os comentários, aqui fica a informação: então, voltaremos todos a nos encontrarmos aqui, na próxima quarta-feira, dia 20, para lermos a tua entrevista. Dois dias antes do teu aniversário, a 22.

Até logo e abrço.

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 09:15  

Luan

Também vieste! Que bom. Já tens resposta para mim?

Abraço

Maria Paula Ribeiro disse...
13 de maio de 2009 às 09:45  

Bom dia António
Bom dia Murilo!!

Sim Sr!!!!!!!!! Está de parabéns e o melhor sítio (cova-do-urso) para se fazer festa cibernética não há melhor!

Murilo, gostei muito de te conhecer melhor e poder saber quem está por detrás a escrever autênticos momentos de pura arte!

São momentos mágicos, de serenidade, que nos deixam pensar e fluir muita luz, como dizes.

O Layout é fabuloso. Aqueles barbas são mágicas!!!! lol lol

Que continues a ter muito sucesso pois o teu blogue só o merece mesmo!

Quem agradece sou eu por tão valioso material. ;-)

António, Sr "Oprah António" mais uma entrevista de peso! ;-) Não ficas nunca por menos lol

Beijinho aos dois!

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 10:07  

Paula

«Sr "Oprah António"» - 'ensandeceu, nina?' até me obrigas a escrever à Eça de Queirós.

Oproh Antony - seria assim nos states.

beijo

Maria Paula Ribeiro disse...
13 de maio de 2009 às 10:17  

António,

;-))))) Até me fizeste ir ao dicionário, lol lol lol

"Oproh Antony" ;) Mas que lindo!!!!!!!!!!!

"Interview in Cova-do-Urso" by Oproh Antony he he he he he he
Kiss kiss

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 10:43  

Paula,

Acabei de saber que a Shin Tau e a IdoMind estarão na Ericeira ... vai ser interessante ... às tantas reunimo-nos uns quantos bloguistas.

Gostaste da palavra 'ensandeceu'? Muito antiga!!!!!!!!

Maria de Fátima disse...
13 de maio de 2009 às 11:10  

Olá Murilo eu tive conhecimento do Palavras de Osho através do Cova do Urso.Agora sou seguidora e gosto muito de ler os ensinamentos do Osho.Parabéns e muito sucesso para o futuro.
Olá António voltarei mais tarde para ver o andamento da festa.
Beijinhos aos dois.

Hazel Evangelista disse...
13 de maio de 2009 às 11:26  

Bom dia, António e Murilo

Parabéns pela maravilhosa entrevista, que adorei ler.

É sempre surpreendente ver a pessoa real por detrás das palavras de um blog.

O "Palavras de Osho", de facto, está muito bem gerido, e merece todo o sucesso que tem.

E o mesmo se aplica ao blog pessoal do Murilo, que está recheado de verdadeiras pérolas. Adorei ver a forma delicada e encantadora como conjuga conceitos e palavras belas. Muito inspirador.

Beijos mágicos

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 11:28  

Olá Maria de Fátima

Sei que és uma seguidora dele e claro, só podia mesmo, não é?

Até logo

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 11:28  

Hazel

Grato pela visita. Abraço.

adriana disse...
13 de maio de 2009 às 12:00  

António,
Mais uma linda ponte construida!
Parabéns, querido!

Murilo,
Bom saber um pouco mais sobre seu belo trabalho.
"Há mais que mares em você..."

abraço de coração aos dois!

Maria Paula Ribeiro disse...
13 de maio de 2009 às 12:03  

António,

;-) Gosto sempre de uma bela palavra! E quanto mas esquisita, melhor.

Ericeira. Hummmm vou convencer a Susana e a Xana!
É num domingo, o que como sabes, para mim é óptimo! ;)
Mas que vai ser giro vai! ;) vais pôr a andar tudo na Lua!!!!!!! ;))))
Kiss kiss

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 12:07  

Adriana

Muito obrigado por ter vindo e por suas palavras generosas. Todos somo uma ponte e todos caminhamos nela.

Abraço

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 12:08  

Paula

Vai ser apenas uma conversa informal. Como serei o mais velho na sala...

Maria Paula Ribeiro disse...
13 de maio de 2009 às 13:02  

Velhos são os trapos!
És o mais experiente, e o mais sábio, sim! E nós vamos beber a tua sabedoria! ;)

Ficavam-te umas barbas à Osho! ;-)

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 13:05  

Paula

Já usei. Há muitos anos. Sou grisalho desde os meus vintes.

lusibero disse...
13 de maio de 2009 às 13:27  

António Rosa: maravilhoso texto! Também sigo o Murilo ,nos seus blogs e ele deu-me a subida honra de me seguir ,também!Fico tão feliz por ter amigos como vós dois...Só tenho pena ,António Rosa, de não poder discutir consigo, o conteúdo do seu próprio blog... Acredita que é a primeira vez que me confronto com uma situação como esta?E sinto-me impotente, acredite!
UM grande abraço

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 13:41  

Lusibero,

Não sinta qualquer frustração por não poder acompanhar os meus posts e comentários astrológicos.

Há muitíssimos blogues que eu também não consigo acompanhar por ser muito especializados. Blogs técnicos, científicos, etc. Faz parte da vida.

Tenho consciência que muitas pessoas visitam este blog e sentem-se incapazes de comentarem, pois ficam um pouco paralisados pela palavra 'astrologia'. No entanto, se reparar bem, e excepto certos posts muito técnicos, a maioria dos meus textos falam da 'vida'. E isso, todos entendemos...

Beijo

Adelaide Figueiredo disse...
13 de maio de 2009 às 13:44  

Olá Murilo

Estou seguindo o seu blogue graças à divulgação do António. Gosto muito!!
Tal como focou na entrevista, por vezes há livros que ficam na gaveta anos e anos sem serem lidos. Foi através de si que fui buscar alguns textos ao seu blog e posteriormente lendo o livro. Afinal a internet serve para estas coisas :)

Grata pelo blogue "Palavras de Osho" e que continue com muito sucesso. Estou em crer que cada vez mais seguidores chegarão.

António,

Uma maravilha de entrevista e como sempre a sua divulgação é preciosa.

Grata aos dois.

Abraço

Nanda Botelho disse...
13 de maio de 2009 às 13:45  

Oi António!!!

Obrigada pelas visitas!!!!

Gostei muito dessa entrevista com Murilo, sou discípula do Osho há 17 anos e venho pautando minha vida por suas orientações, principalmente a desfrutar da existência! Já conhecia o blog Palavras... e o acompanho diariamente.

Vou tentar fazer a divulgação no twitter, mas não sei se vou conseguir, pois entrei nessa onda hoje, acabei de fazer meu perfil e não sei muito bem como funciona...

Quanto ao Blogblos vi que vc quer me adicionar, eu também não sei como faz isso, mas vou tentar. Inclusive eu já ia lhe pedia ajuda mesmo sobre essa ferramenta, eu não a estou usando por pura ignorância! Se puder me dê dicas de como aproveitar esse indexador.

Agora estou muito feliz com suas visitas quase diárias!! Muuuuito obrigada!

Abrações!!!

princesaesquimo disse...
13 de maio de 2009 às 13:45  

Olá Murilo e António

É um prazer enorme conhecer o Murilo, durante algum tempo pensei em como seria a pessoa por trás deste blog tão bonito e que faz meditar. Hoje conheci e "Os Nascimento das Palavras" e apixonei-me pelos textos, uma maravilha, obrigada Murilo pela sua simpatia e simplicidade.

António, mais uma entrevista valiosa :)

Beijinhos

Nanda Botelho disse...
13 de maio de 2009 às 13:46  

Ah! esqueci de pedir para enviar os comentários por e-mail!

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 13:52  

Adelaide

Já imaginou a nossa vida antes, sem a internet? Também foi boa, é certo. mas hoje é tudo 'mais'. A net ten estas coisas: vai-se aqui e somos enviados para ali e seguimos sempre em frente. na qualidade de astrólogos, devemos estar informados e sentir as coisas, como a própria Adelaide o faz.

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 13:56  

Nanda

Aos poucos vai aprendendo. O Blogblogs é uma excelente ferramenta para divulgarmos o nosso blogue. Com calma vai aprendendo. Ter conseguido cadastrar-se e inscrever o seu blog já foi uma proeza. Pense só: lá estão inscritos cerca de 200 mil blogues. Os nossos são cosia pouca no meio daquilo tudo. São coisa pouca, mas são nossos e representam a nossa visão e sentimentos, por isso temos que cuidar deles.

Faça as perguntas que entender sobre esse tema, que se eu souber ajudarei. mas não faça neste post de hoje, por favor, pois a atenção principal deverá ir para o Murilo.

Abraço

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 13:57  

Samsara

Fico feliz em que tenhas gostado do 'O nascimento das palavras'. É excelente. Beijo

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 13:58  

nanda

se seguir as instruções que deixei no fim do post, consegue postar no Twitter.

:)

muriloha disse...
13 de maio de 2009 às 14:06  
Este comentário foi removido pelo autor.
Murilo Hildebrand de Abreu disse...
13 de maio de 2009 às 14:11  

Que maravilha de dia que começa assim, com tantas mensagens positivas e gentis!

Quanto carinho, quanto amor!

Obrigado! (E já estou contando os dias para ler a entrevista com o Marcelo Dalla, mr. Oproh Antony!)

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 14:15  

Gabriel

Esta manhã, limpei ainda mais este blog!! :)))

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 14:22  

Murilo,

:):)

Ainda não li a entrevista do Marcelo, mas espero uma boa escrita, como lhe é próprio.

Ass:

Oproh Antony (sem 'h')

Astrid Annabelle disse...
13 de maio de 2009 às 16:30  

António e Murilo!
Que beleza a repercussão dessa entrevista!
Como pode perceber António, essa idéia de entrevista foi de gênio...reune mesmo toda a turma do "anel do coração"!
Muito bom ler,"ouvir" e saber a opinião dos nossos amigos num evento como esse.
Murilo você deve e merece estar feliz!Parabéns!!!!!!!!!!!!
Um beijo aos dois e a todos
Astrid

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 17:28  

Olá Astrid

Hoje decidi trabalhar em casa, em vez de ir para a minha editora como habitualmente. Decidi fazer algumas experiências na net, no sentido de divulgar esta entrevista. Constatei que todos os grandes indexadores e agregadores (Ocioso, Colmeia, DiHITT, etc.) para a língua portuguesa não estão preparados para outras realidades temáticas, para além daquelas mais comuns: humor, sexo, tecnologia, desporto... Parece andar tudo a olhar para o próprio umbigo.

Não fiquei desiludido, porque de alguma maneira esperava por um panorama similar.

Nem um sequer tem a opção de podermos classificar as notícias como «auto-ajuda». Porque falar em «desenvolvimento pessoal», «espiritualidade», «meditação», «esoterismo», isto então, nem pensar...

Resultado: quem trouxe visitantes a esta entrevista? O Twitter.

Esta é a grande virtude do Murilo, enquanto bloguista: conseguiu ultrapassar certas fronteiras.

Parabéns para ele!

Fada Moranga disse...
13 de maio de 2009 às 18:02  

Entao hoje nao ha champagne para o Murilo? Eu ofereco a marmita! O sucesso do Murilo e do Osho eh a simplicidade. A essencia deles eh tao boa que nao eh preciso mais nada :-) (isto nao dispensa o champagne, oh Maria Paula!)

Antonio eu nunca pensei que o Murilo fosse uma pessoa reservada, sempre entendi que o importante era a mensagem do Osho.

Murilo, mais uma vez, parabens!

Oshemos!

Mais beijos**de Fada

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 18:29  

Fada

Oshemos! :)

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 18:35  

Fada

lembrei-me agora. A Lua transita por Capricórnio. ui!

Luna disse...
13 de maio de 2009 às 18:37  

É sempre bom conhecer um pouco das pessoas que de alguma forma vão transmitindo o conhecimento " a sabedoria de todos os tempos"

Fada Moranga disse...
13 de maio de 2009 às 18:44  

Oh Antonio, o que eh que tem a Lua em Capricornio?

Oshemos e Retweetemos!

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 18:49  

Multiolhares

Esse conhecimento é precioso. E diz-nos muito do mensageiro. Obrigado por ter vindo.

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 18:54  

Fada

Foi uma simples associação de ideias.

Capricórnio - champanhe - Fada Mutilo.

A tua entrevista também ocorreu numa Lua em Capricórnio. Por isso, a associação de ideias.

champanhemos e oshemos

quanto a retwittar já não posso fazer mais

Fada Moranga disse...
13 de maio de 2009 às 19:33  

Nao tenho nada contra a Lua em Caprica. A esta hora estah na minha casa 4! :-)

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 19:42  

Fada

Também eu não. Lá na editora só tenho Luas em Sagitário e Capricórnio.

FadaMoranga disse...
13 de maio de 2009 às 20:01  

Antonio, pois a mim rodeiam-me lua em gemeos, lua em Virgem, lua em Carneiro, lua em Aquario... Eh uma montanha russa!

Murilo Hildebrand de Abreu disse...
13 de maio de 2009 às 20:26  

Marmita?! Delícia!

Oshemos e Pocoyemos!

Murilo Hildebrand de Abreu disse...
13 de maio de 2009 às 20:27  

Oshemos, Pocoyemos e Ursemos!

Maria Paula Ribeiro disse...
13 de maio de 2009 às 20:37  

Murilo,

"Oshemos, Pocoyemos e Ursemos"
;-)))) Esta foi de mestre!!!

E acrescento, champanhemos à festa!!!!

Beijinhos a todos!

FadaMoranga disse...
13 de maio de 2009 às 20:45  

Ah!!! Tava a ver que nao vinha o champagne... Eu e o Pocoyo preferimos Chocokid :-))

Isa Grou disse...
13 de maio de 2009 às 21:18  

Olá António, muito prazer Murilo!

António, juro que eu não queria ser repetitiva, mas.... o que posso dizer é PARABÉNS por mais esta maravilhosa entrevista, viu!

Murilo, fiquei muito feliz em conhecê-lo, saiba que adoro seu blog "palavras de Osho", e também adorei seu blog pessoal "Os Nascimentos das Palavras" (que não conhecia)...PARABÉNS pela ótima entrevista, viu!

Beijos aos dois.

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 22:23  

Oshemos,Pocoyemos, Ursemos, Bandarravetemos e,

Murilemos

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 22:23  

Isa

Um grande beijinho para si.

Unknown disse...
13 de maio de 2009 às 22:32  

A todosAgora são horas de desligar o computador e descansar um pouco. O dia foi longo. Muito obrigado por terem vindo. Beijos.


Ao MuriloFoi um enorme prazer e uma honra ter uma pessoa tão talentosa e criativa como você, neste sítio. O seu futuro será brilhante. Sinto que gosto muito de si e do que faz por todos nós. Abraço.

António Rosa

Marisa Borges disse...
13 de maio de 2009 às 23:29  

Bom...cheguei depois da hora, mas devo dizer que li logo de manhã cedinho a entrevista e que fiquei fascinada com o Murilo, foi muito bom conhecer quem está por trás de um blogue de sucesso como aquele, mas depois não tive tempo de comentar... só mesmo agora.

Mas a cereja no cimo do bolo foi mesmo descobrir Os Nascimentos das Palavras, que acompanharei, creio que será um belo lago onde me irei inspirar muitas vezes. Acheio-o muito tranquilo.

A estes dois "gurus da blogosfera" (como disse o Marcelo e acertadamente) os meus parabéns, pois os vossos blogues são lugares de transmissão de conhecimento imparcial e os dois conseguem responder aos comentários mais pesados com a graciosidade de uma ave em voo. Quando crescer quero ser assim rkrkrkrkrkrkrk

Beijocas e prosperidade para todos

Marisa Borges disse...
13 de maio de 2009 às 23:29  

Ah António, e aqui tem mais uma lua em sagitário :)

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira disse...
14 de maio de 2009 às 00:25  

Antônio

Sei que cheguei meio tarde...

Li e adorei. Sou uma seguidora, puxa não conhecia o outro blog do murilo. Irei conhecer e linkar...

Leio sempre lá mas não comento, acho que devo ter comentado uma vez... Como tenho 5 blogs e sou seguidora de vários entre vários seguimentos dentro da própria filosofia que escrevo eu escrevo mesmo em poucos, mas escrevo em todos que linkei sim e com carinho!

Acredito que se uma pessoa escreve, abre um blog é porque tem o desejo de compartilhar e eu nem se for para dar um "Oi" estou lá... hehehehehe.... Sei que com o tempo vou conseguindo ser mais prática mas sem perder o coração. :)

Adorei conhecer o Murilo.

MURILO, beijão! Ganhou mais uma amiga !

Chris.

hanah disse...
14 de maio de 2009 às 02:11  

Antonio e Murilo

Maravilhosa entrevista e indicação.

Muita luz sempre.

Obrigado e Parabéns

abraço grande

Hanah


p.s: volto mais tarde ... para ler as outras entrevistas.
merc rx ...
... descanso e meditação ...
mentes "geminianas" não param quietas".
bjos

Murilo Hildebrand de Abreu disse...
14 de maio de 2009 às 07:56  

Tantos comentários, tantos incentivos ... dia maravilhoso, um dos mais maravilhosos que já tive!

Muito, muito obrigado a todos. Meeesmo! Beijão a todos.

Oshemos, Ursemos, Pocoyemos, Irradiemos, Naveguemos, Afinemos os instrumentos, Dallemos, Besteirolemos, Bandarravetemos, Portalemos, Casa-clariemos, Lusiberemos, Multipli-realidemos, Esquimosemos, Multiolharemos, Isagrouemos, Grimoiremos, Cosmologiemos e Alfazenitemos!

Unknown disse...
14 de maio de 2009 às 08:41  

@Shin Tau
@Chris

Não chegaram tarde. Eu é que desligo cedo o computador. Por volta das 21h. Em dia de entrevista fico um bocadinho mais. O meu trabalho enquanto editor e astrólgo processa-se a 90% com o computador.

@Hannah

Leia tudo e com tempo, pois ficarão aqui para sempre.

Ontem foi um dia explosivo por aqui. 605 visitantes, dos quais 267, únicos. Até eu fiquei de boca aberta.

Beijo a todos.

MARCELO DALLA disse...
14 de maio de 2009 às 19:07  

Voltei hoje para ler todos os post. Adoro esse movimento todo. Que Mercúrio, retrógrado, que nada!!! Sucesso total do Murilo. parabéns! E daqui pra frente vou adotar a versão americana: Oproh Antony. rsrsrsrsrsrsrsrsr abraço

Unknown disse...
14 de maio de 2009 às 20:13  

Marcelo

Foi uma enorme festa, além e uma grande aprendizagem destas coisas da internet. :)

Oproh Antony - lol lol lol

Anónimo disse...
14 de maio de 2009 às 20:47  

Oi

Hoje eu tive um tempinho de ler tuudo(inclusive os coments).Legal mais um blog pra conhecer.Tô gostando dessas série de entrevista .Ontem “atrasadamente “ :)) eu li toda do Alberto do Sex Help Desk e fui lá da uma olhada no blog muito bom.

Voolivre

Anónimo disse...
14 de maio de 2009 às 21:10  

António Rosa,

Vim retribuir a visita e o convite. Agradeço por nos proporcionar uma leitura tão agradável, não só a entrevista, mas todo o conteúdo que apresentas.

Cris

Graça Lopes disse...
14 de maio de 2009 às 21:33  

Sou fã do "Palavras de Osho" que faz parte dos meus favoritos há algum tempo e desde então sou viciada na visita diária.
Gostei de "conhecer" o Murilo e agradeço ao António a ideia da entrevista.
Um abraço aos dois e continuem a partilhar coisas lindas...

Anónimo disse...
15 de maio de 2009 às 04:07  

Lógico que li António!!!!!!
Fiz o comentário lá no blog dele.
Bjs

Ubi bene, ibi patria disse...
16 de maio de 2009 às 18:18  

O blog "Palavras de Osho" é um oásis! Parabéns pela entrevista, António! E obrigada pela visita! Muita paz!

Unknown disse...
16 de maio de 2009 às 18:51  

Voolivre

Obrigado pela opinião. :) Ainda bem que apreciou.

Unknown disse...
16 de maio de 2009 às 18:51  

Cris

Obrigado por ter vindo. É sempre bom.

Unknown disse...
16 de maio de 2009 às 18:52  

Fátima

Obrigado.

Unknown disse...
16 de maio de 2009 às 18:53  

Ubi bene

Completamente de acordo consigo quanto à qualidade do Palavras de Osho. Obrigado. Abraço.

Murilo Hildebrand de Abreu disse...
14 de janeiro de 2017 às 13:52  
Este comentário foi removido pelo autor.
Murilo Hildebrand de Abreu disse...
14 de janeiro de 2017 às 16:00  

Atualizando: os blogs foram desativados, porque o poder do perdão que Osho me mostrou eu pude aprender melhor a praticar com Um Curso em Milagres, que divulgo em https://facebook.com/sementesdemilagres. Já minhas poesias agora publico em https://medium.com/@muriloha

13 de maio de 2009

Entrevista a Murilo Hildebrand de Abreu, de «Palavras de Osho» e «Os Nascimentos das Palavras»

Conheça os blogues de Murilo Hildebrand de Abreu:

Os leitores podem conhecer os sites e blogues citados na entrevista,

clicando nos seus nomes, que estão a encarnado.
Quando conheci o Palavras de Osho fiquei muito surpreendido, pois conhecia a divulgação de Osho na blogoesfera internacional, mas não em língua portuguesa. Hoje há vários blogues que tratam das palavras deste poeta-pensador. O ar clean, do blogue, muito bem tratado e cuidado, com posts curtos, bem ilustrados, tudo muito bem editado, com extremo bom gosto e uma qualidade de conteúdo de extrema sensibilidade, fizeram que me fixasse neste blogue. E passasse a ser seu leitor diário.

Em meu entender, o Palavras de Osho é um modelo a seguir. The best. É um metablog, com uma audiência enorme, muito bem sucedido, porque o seu conteúdo é muito bom e o seu editor, Murilo Hildbrand de Abreu, um óptimo bloguista, para além de ser um notável poeta e escritor, como pode ser comprovado com no seu blogue pessoal Os Nascimentos das Palavras. Só recentemente é que descobri este blogue, por pura preguiça minha, por não ter ido mesmo ao fundo do Palavras de Osho. Está tudo. Desde esse dia, quando visito um blogue pela primeira vez, percorro-o todo, vendo tudo com muita atenção e dedicação.

Como não há acasos, é curioso notarmos que a entrevista é publicada a 13 de Maio, uma data preciosa para Portugal, por causa das aparições marianas em Fátima. Também preciosa para o Brasil, pois corresponde à data em que a escravatura foi abolida. Certamente, dois temas muito gratos a Osho.

Murilo, este jovem de 31 anos, encanta-nos com o seu domínio da palavra, a beleza, a elegância e a poesia que emanam dos seus textos. Ele diz que exerce jornalismo. Creio que essa é a forma social que ele escolheu viver nesta reencarnação. Na verdade, acredito que o Murilo é um Mago de Luz, que nos aquece o coração com as suas palavras, que nos invade a alma com os seus textos, as suas escolhas, citando Osho e, sobretudo, pensando alto, para a frente e para cima. Deixo-vos este pequeno texto-poema para confirmarem o que digo:

(enquanto escrevo, erupções de luz brotam na negra geografia da noite (é céu de estrelas, é um trajeto a nós mesmos

Conheça os blogues de Murilo Hildebrand de Abreu:

Conheça um pouco mais sobre o Murilo, lendo a entrevista que ele
concedeu à Vanessa, do «Fio de Ariadne»
.

Porque decidiu criar o seu blogue? Pode contar a sua história? Tem objectivos? A que nichos se destina? Qual o seu prazer e alegria em blogar? Quer desenvolver estes tópicos?

Eu conheci as meditações de Osho lá pelo final de 2004. Desde então, pratiquei várias técnicas e li vários livros dele. Em 2008, descobri que no site Osho.com havia uma página intitulada "Não-Pensamento do Dia". Passei a ler aqueles textos e achei muito interessante a idéia de ter um local onde eu pudesse ter todos os dias pequenos "aperitivos" de meditação. Até porque sempre considerei os textos de Osho poesias. E os "Não-Pensamentos do Dia" me soaram como haicais.

No entanto, apesar de ser muito interessante, essa opção do Osho.com fica muito escondida lá nesse site. É preciso acessar o site, depois o link Revista, depois, num cantinho lá em cima, o "Não-Pensamento do Dia". Então, percebendo que o potencial dessa idéia era muito boa mas merecia uma melhor divulgação, no final de 2008 resolvi criar um blog para reunir esses "Não-Pensamentos".

Depois que comecei a blogar, acabei conhecendo vários sites e blogs que dão dicas de como divulgar blogs. Aí vi que uma das dicas mais recorrentes era a de sempre dar preferência à postagem de textos inéditos. Como eu tinha diversos livros de Osho, percebi que o blog ficaria bem mais interessante se eu não apenas reproduzisse os textos do Osho.com, mas também colocasse textos dele que só tinham sido publicados em meio impresso. Foi o grande diferencial: a novidade. Outros blogs passaram a citar o Palavras de Osho e hoje o blog tem o privilégio de contar com leitores altamente interessados e participativos.

Assim, o blog vem atingindo seu objetivo, que é o de divulgar as dicas de Osho para um público o mais eclético possível. E é justamente isso que dá prazer em editar o Palavras de Osho: mostrar ao maior número de pessoas possível que Osho não está ligado a um nicho específico, que as palavras dele foram válidas enquanto ele estava vivo e que continuarão válidas sempre, porque ele não é um pregador religioso, alguém que tenta colocar amarras nos outros. Ele é um poeta, alguém que ri dessas amarras e nos faz também rir delas, rir tanto e tanto e tanto que tais amarras rompem-se sem nenhum esforço.

Adoro divulgar palavras de alguém que não nos fica impondo nada, nos culpando de nada, alguém que apenas diz que o melhor da vida é ela própria, o amor e o riso.

O seu blogue é temático e muito bem resolvido a esse nível. Usa-o para dar a conhecer o trabalho quotidiano que desenvolve ou é apenas o uma forma de se expressar na blogoesfera? Porque escolheu o tema geral que habitualmente desenvolve?

Primeiramente, muito obrigado pelo "muito bem resolvido a esse nível". Considero o Cova do Urso um exemplo de blog com um objetivo claro, bem resolvido, cuidadosamente planejado e executado (aliás, o template do Cova do Urso é um dos mais elegantes que eu já vi). Justamente para deixar o Palavras de Osho também o mais organizado possível, para que nesse blog não exista nenhuma opinião pessoal nas postagens, para que sejam apresentadas apenas e exclusivamente as dicas e opiniões de Osho, decidi que era melhor abrir outro blog para me expressar, para divulgar as minhas palavras, a minha poesia. Assim, nasceu no início deste ano o blog Os Nascimentos das Palavras.

[Murilo, você deixou-me sem jeito. De entrevistador e apreciador do seu trabalho, passei a citado. Obrigado. :)]

Sobre ter um blog para divulgar meu trabalho quotidiano, é muito interessante você ter perguntado isso. Sou jornalista e, apesar de não ter um blog para colocar artigos, reportagens e entrevistas, esta semana eu estava justamente conversando com outros colegas jornalistas sobre como o blog é uma ferramenta muito poderosa para a divulgação de reportagens que não têm espaço na chamada grande imprensa (eu prefiro chamar de imprensa grande). Reportagens mais longas, investigativas, e sobretudo reportagens que experimentem novas formas de linguagem, linguagens do campo do jornalismo literário (e aqui aproveito para dar uma dica de um site extremamente interessante: Texto Vivo). Um dia eu ainda vou criar um blog com reportagens nessa linha.

Que fez (ou faz) para dar a conhecer o seu blogue e tentar atingir o sucesso com ele?

Deixar comentários em outros blogs e acompanhar outros blogs pela opção Seguidores (clicar) são ótimas alternativas. Também passei a colocar uma frase de cada postagem no Twitter, o que vem atraindo vários leitores.
Os comentários dos seus leitores são importantes para si? Interage com eles? Responde aos comentários no seu blogue? Este tipo de comunicação tem importância?

Claro! Considero os comentários verdadeiros guias, verdadeiros indicadores de quais são os temas mais procurados pelos leitores. Há semanas em que os textos são escolhidos quase que totalmente a partir dos comentários: alguém gostaria de saber como Osho vê o ciúme, então escolho um texto dele sobre isso para a postagem do dia seguinte. Esse texto gera comentários sobre o amor, então a nova postagem enfocará esse tema, e assim sucessivamente. É um grande "diálogo" com os leitores, mas sempre postando o que Osho disse e não minhas opiniões pessoais. Por isso me considero apenas um "editor" nesse blog, alguém que seleciona mas não produz o conteúdo. O conteúdo é de Osho (aliás, uma curiosidade: os textos dos livros de Osho são transcrições das palestras que ele deu, não foram escritos de próprio punho pelo Osho, são reproduções de suas falas perante grupos de ouvintes).
Conte-nos um pouco sobre o seu avatar e o nome que escolheu para se apresentar, no caso de ser um nickname.
Ao fazer comentários em outros blogs, prefiro usar o avatar do Osho e o nickname Palvras de Osho porque isso acaba servindo como uma propaganda para o Palavras de Osho. Mas no rodapé do blog apresento-me como editor do blog com meu nome real (Murilo Hildebrand de Abreu), com um link para meu blog pessoal, para ficar claro que eu não falo pelo Osho. Eu apenas divulgo os textos dele. Meu espaço de criação é Os Nascimentos das Palavras.


É necessário um blogue ter um nicho definido ou é possível atingir o sucesso sem pertencer a um nicho?

Se o blogueiro for bom, com um conteúdo criativo e inteligente, ele consegue fazer sucesso de qualquer forma, tendo um nicho específico ou não.
Quais o(s) blogue(s) que aprecia e considera um sucesso hoje em dia (independentemente do nicho) e qual foi a lição que aprendeu com ele(s)?
Um blog que eu gosto muito e que tá fazendo um enorme sucesso, principalmente no Twitter, é o SAC Divino - Serviço de Atendimento ao Consumidor do Criador, que talvez tenha um grande público por causa de seu impagável senso de humor. E mais uma vez a palavra-chave para o sucesso é interação. Sem isso um blog não sobrevive.
É possível fazer amizades na blogoesfera?

Sim, claro! A blogosfera oferece essa oportunidade preciosa que é a de formar grupos de pessoas interessadas em um mesmo tema. Acredito que a leitura de poesia e o debate acerca desse tema, por exemplo, nunca foram tão intensos quanto agora, quando temos essa grande ferramenta de comunicação nas mãos que é a internet. Quantos belíssimos poemas não deixamos de ler porque seus autores, em épocas passadas, não tinham tal recurso em mãos? Quantos desses tesouros ficaram sendo corroídos pelo tempo em uma gaveta qualquer?

Muito obrigado, Murilo.

Conheça os blogues de Murilo Hildebrand de Abreu:
Palavras de Osho
Os Nascimentos das Palavras

83 comentários:

Unknown disse...

Aos leitores:

Lamento que uma questão técnica que não sei resolver, não permita que este artigo recolha como deveria ser.

António Rosa

Fada Moranga disse...

O Osho estah em boas maos!
Prazer em conhece-lo "ao vivo" Murilo! :-)
Sou amante do Osho ha anos, identifico-me com as suas palavras e procuro honra-las. Bem hajam Antonio e Murilo por esta entrevista.
Beijos***de Fada

Anónimo disse...

Murilo!
Fico feliz em conhecê-lo! Seu blogue é impecável, visito ele diariamente, acho que desde que você começou... me lembro que fui um dos primeiros seguidores.
É um sucesso absoluto. No nicho "espiritualidade", é o que mais ganha seguidores por dia... e tudo merecido.
Seu trabalho de editor é louvável. Um layout clean, que mantém toda a atenção na mensagem do mestre Osho, mas que traz informações importantes e uma navegação fácil.
Merecido o sucesso... e não é só pelo conteúdo não.
Acho linda a imagem de Osho no fundo, fixa, enquanto o texto se move quando usamos a barra de rolagem. Dá um efeito mágico e psicodélico.

António, meus parabéns!!
Fazia um tempo que eu não me deruçava sobre seu blogue, e percebi muitas mudanças: um layout mais limpo, O Creative Commons...
Mas o principal: sua entrevista está maravilhosa! Percebo uma evolução clara, as perguntas estão ótimas!

Parabéns aos dois.

AXÉ
Gabi Dread
Obs: O Irradiando Luz está bem parado esses dias, mas acredito que na semana que vêm devo voltar com postagens inéditas sobre espiritualidade e teoria das organizações... são temas que andaram meio relegados a segundo plano nas últimas semanas.

Astrid Annabelle disse...

Olá António! Olá Murilo!
Gostei de conhecer seu rosto! Isso para mim é importante, sabia?
Sua entrevista está excelente.
Conheci seu outro blog e já sou seguidora. Gostei demais. De Osho o melhor que tenho para dizer é que sou uma sannyasi...!!!!lol
Voltarei amanhã para checar o andamento dos comentários...
Um beijo aos dois.
Astrid

Anónimo disse...

Tô com sodade do cê viu!
Vê se aparece.
Bjinhos.

Murilo Hildebrand de Abreu disse...

Vejo que a gentileza do António se propaga entre seus leitores. E que ela consegue algo mágico: aqui nesta Cova do Urso se reúnem pessoas que realmente vieram ao mundo para deixá-lo mais belo, mais saboroso, mais brincalhão.

António e todos: agradeço demais por essa oportunidade de poder me apresentar melhor, de poder saber o que vocês acham do blog, de também poder saber mais sobre vocês.

Espero que meus blogs continuem agradando a todos tanto quanto tenho prazer em visitar o espaço de vocês.

Obrigado, muito, muito obrigado.

Abração,
Murilo

MARCELO DALLA disse...

Não podia deixar de expressar aqui meu contentamento. O Murilo foi o primeiro a seguir meu blog. Primeira vez q veja a fotinho do seu rosto, tb acho importante. Parabéns, ao Murilo e ao Antônio. Vcs dois são meus gurús da blogosfera!!! rsrsrsr Me sinto muito feliz por ter conhecido vcs. Voltarei tb pra ver a quantas andam os comentários!

Murilo Hildebrand de Abreu disse...

Gabriel, Astrid e Marcelo! Alguns dos primeiros e maiores amigos de blogosfera foram os primeiros a comentar aqui!

Obrigado!

Tenho uma enorme admiração e simpatia por vocês e pelo trabalho e idéias que apresentam em seus blogs.

Luan Ramos disse...

Ótima entrevista!

Unknown disse...

Olá Fada

Não é mesmo um prazer conhecer o Murilo? Sabes que durante imenso tempo, enquanto não conheci o seu blog pessoal, pensei que o autor do Palavras de Osho fosse uma pessoa muito reservada atrás do anonimato e que era nada acessível? Afinal é uma pessoa muito amável, cordial, jovem e muito simpático. E um bloguista de primeira mão.

Beijo

Unknown disse...

Gabriel

Pedir a um «geminiano em alta voltagem», como eu, para manter um blog compeltamente clean, é uma tarefa impossível, pois necessitamos de disponibilizar informação. :)

Obrigado pelas palavras e pela visita.

És sempre bem-vindo, bem sabes.

Abraço

Unknown disse...

Astrid

Sendo assim, cá nos voltaremos a encontrar por aqu ao longo do dia.

Beijo

Unknown disse...

Fátima

Seja bem-vinda. Leu a entrevista?

Abraço

Unknown disse...

Murilo

Somos admiradores dos seus blogues e agora estamos a conhecer e a gostar da pessoa que os dirige.

Abraço

Unknown disse...

Marcelo

Ainda bem que veio. Conhecer o teu blogue, a tua escrita e versatilidade e a ti, como pessoa, foi um prazer para muitos de nós, que agora somos teus seguidores.

Como sei que muitas pessoas lêem todos os comentários, aqui fica a informação: então, voltaremos todos a nos encontrarmos aqui, na próxima quarta-feira, dia 20, para lermos a tua entrevista. Dois dias antes do teu aniversário, a 22.

Até logo e abrço.

Unknown disse...

Luan

Também vieste! Que bom. Já tens resposta para mim?

Abraço

Maria Paula Ribeiro disse...

Bom dia António
Bom dia Murilo!!

Sim Sr!!!!!!!!! Está de parabéns e o melhor sítio (cova-do-urso) para se fazer festa cibernética não há melhor!

Murilo, gostei muito de te conhecer melhor e poder saber quem está por detrás a escrever autênticos momentos de pura arte!

São momentos mágicos, de serenidade, que nos deixam pensar e fluir muita luz, como dizes.

O Layout é fabuloso. Aqueles barbas são mágicas!!!! lol lol

Que continues a ter muito sucesso pois o teu blogue só o merece mesmo!

Quem agradece sou eu por tão valioso material. ;-)

António, Sr "Oprah António" mais uma entrevista de peso! ;-) Não ficas nunca por menos lol

Beijinho aos dois!

Unknown disse...

Paula

«Sr "Oprah António"» - 'ensandeceu, nina?' até me obrigas a escrever à Eça de Queirós.

Oproh Antony - seria assim nos states.

beijo

Maria Paula Ribeiro disse...

António,

;-))))) Até me fizeste ir ao dicionário, lol lol lol

"Oproh Antony" ;) Mas que lindo!!!!!!!!!!!

"Interview in Cova-do-Urso" by Oproh Antony he he he he he he
Kiss kiss

Unknown disse...

Paula,

Acabei de saber que a Shin Tau e a IdoMind estarão na Ericeira ... vai ser interessante ... às tantas reunimo-nos uns quantos bloguistas.

Gostaste da palavra 'ensandeceu'? Muito antiga!!!!!!!!

Maria de Fátima disse...

Olá Murilo eu tive conhecimento do Palavras de Osho através do Cova do Urso.Agora sou seguidora e gosto muito de ler os ensinamentos do Osho.Parabéns e muito sucesso para o futuro.
Olá António voltarei mais tarde para ver o andamento da festa.
Beijinhos aos dois.

Hazel Evangelista disse...

Bom dia, António e Murilo

Parabéns pela maravilhosa entrevista, que adorei ler.

É sempre surpreendente ver a pessoa real por detrás das palavras de um blog.

O "Palavras de Osho", de facto, está muito bem gerido, e merece todo o sucesso que tem.

E o mesmo se aplica ao blog pessoal do Murilo, que está recheado de verdadeiras pérolas. Adorei ver a forma delicada e encantadora como conjuga conceitos e palavras belas. Muito inspirador.

Beijos mágicos

Unknown disse...

Olá Maria de Fátima

Sei que és uma seguidora dele e claro, só podia mesmo, não é?

Até logo

Unknown disse...

Hazel

Grato pela visita. Abraço.

adriana disse...

António,
Mais uma linda ponte construida!
Parabéns, querido!

Murilo,
Bom saber um pouco mais sobre seu belo trabalho.
"Há mais que mares em você..."

abraço de coração aos dois!

Maria Paula Ribeiro disse...

António,

;-) Gosto sempre de uma bela palavra! E quanto mas esquisita, melhor.

Ericeira. Hummmm vou convencer a Susana e a Xana!
É num domingo, o que como sabes, para mim é óptimo! ;)
Mas que vai ser giro vai! ;) vais pôr a andar tudo na Lua!!!!!!! ;))))
Kiss kiss

Unknown disse...

Adriana

Muito obrigado por ter vindo e por suas palavras generosas. Todos somo uma ponte e todos caminhamos nela.

Abraço

Unknown disse...

Paula

Vai ser apenas uma conversa informal. Como serei o mais velho na sala...

Maria Paula Ribeiro disse...

Velhos são os trapos!
És o mais experiente, e o mais sábio, sim! E nós vamos beber a tua sabedoria! ;)

Ficavam-te umas barbas à Osho! ;-)

Unknown disse...

Paula

Já usei. Há muitos anos. Sou grisalho desde os meus vintes.

lusibero disse...

António Rosa: maravilhoso texto! Também sigo o Murilo ,nos seus blogs e ele deu-me a subida honra de me seguir ,também!Fico tão feliz por ter amigos como vós dois...Só tenho pena ,António Rosa, de não poder discutir consigo, o conteúdo do seu próprio blog... Acredita que é a primeira vez que me confronto com uma situação como esta?E sinto-me impotente, acredite!
UM grande abraço

Unknown disse...

Lusibero,

Não sinta qualquer frustração por não poder acompanhar os meus posts e comentários astrológicos.

Há muitíssimos blogues que eu também não consigo acompanhar por ser muito especializados. Blogs técnicos, científicos, etc. Faz parte da vida.

Tenho consciência que muitas pessoas visitam este blog e sentem-se incapazes de comentarem, pois ficam um pouco paralisados pela palavra 'astrologia'. No entanto, se reparar bem, e excepto certos posts muito técnicos, a maioria dos meus textos falam da 'vida'. E isso, todos entendemos...

Beijo

Adelaide Figueiredo disse...

Olá Murilo

Estou seguindo o seu blogue graças à divulgação do António. Gosto muito!!
Tal como focou na entrevista, por vezes há livros que ficam na gaveta anos e anos sem serem lidos. Foi através de si que fui buscar alguns textos ao seu blog e posteriormente lendo o livro. Afinal a internet serve para estas coisas :)

Grata pelo blogue "Palavras de Osho" e que continue com muito sucesso. Estou em crer que cada vez mais seguidores chegarão.

António,

Uma maravilha de entrevista e como sempre a sua divulgação é preciosa.

Grata aos dois.

Abraço

Nanda Botelho disse...

Oi António!!!

Obrigada pelas visitas!!!!

Gostei muito dessa entrevista com Murilo, sou discípula do Osho há 17 anos e venho pautando minha vida por suas orientações, principalmente a desfrutar da existência! Já conhecia o blog Palavras... e o acompanho diariamente.

Vou tentar fazer a divulgação no twitter, mas não sei se vou conseguir, pois entrei nessa onda hoje, acabei de fazer meu perfil e não sei muito bem como funciona...

Quanto ao Blogblos vi que vc quer me adicionar, eu também não sei como faz isso, mas vou tentar. Inclusive eu já ia lhe pedia ajuda mesmo sobre essa ferramenta, eu não a estou usando por pura ignorância! Se puder me dê dicas de como aproveitar esse indexador.

Agora estou muito feliz com suas visitas quase diárias!! Muuuuito obrigada!

Abrações!!!

princesaesquimo disse...

Olá Murilo e António

É um prazer enorme conhecer o Murilo, durante algum tempo pensei em como seria a pessoa por trás deste blog tão bonito e que faz meditar. Hoje conheci e "Os Nascimento das Palavras" e apixonei-me pelos textos, uma maravilha, obrigada Murilo pela sua simpatia e simplicidade.

António, mais uma entrevista valiosa :)

Beijinhos

Nanda Botelho disse...

Ah! esqueci de pedir para enviar os comentários por e-mail!

Unknown disse...

Adelaide

Já imaginou a nossa vida antes, sem a internet? Também foi boa, é certo. mas hoje é tudo 'mais'. A net ten estas coisas: vai-se aqui e somos enviados para ali e seguimos sempre em frente. na qualidade de astrólogos, devemos estar informados e sentir as coisas, como a própria Adelaide o faz.

Unknown disse...

Nanda

Aos poucos vai aprendendo. O Blogblogs é uma excelente ferramenta para divulgarmos o nosso blogue. Com calma vai aprendendo. Ter conseguido cadastrar-se e inscrever o seu blog já foi uma proeza. Pense só: lá estão inscritos cerca de 200 mil blogues. Os nossos são cosia pouca no meio daquilo tudo. São coisa pouca, mas são nossos e representam a nossa visão e sentimentos, por isso temos que cuidar deles.

Faça as perguntas que entender sobre esse tema, que se eu souber ajudarei. mas não faça neste post de hoje, por favor, pois a atenção principal deverá ir para o Murilo.

Abraço

Unknown disse...

Samsara

Fico feliz em que tenhas gostado do 'O nascimento das palavras'. É excelente. Beijo

Unknown disse...

nanda

se seguir as instruções que deixei no fim do post, consegue postar no Twitter.

:)

muriloha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Murilo Hildebrand de Abreu disse...

Que maravilha de dia que começa assim, com tantas mensagens positivas e gentis!

Quanto carinho, quanto amor!

Obrigado! (E já estou contando os dias para ler a entrevista com o Marcelo Dalla, mr. Oproh Antony!)

Unknown disse...

Gabriel

Esta manhã, limpei ainda mais este blog!! :)))

Unknown disse...

Murilo,

:):)

Ainda não li a entrevista do Marcelo, mas espero uma boa escrita, como lhe é próprio.

Ass:

Oproh Antony (sem 'h')

Astrid Annabelle disse...

António e Murilo!
Que beleza a repercussão dessa entrevista!
Como pode perceber António, essa idéia de entrevista foi de gênio...reune mesmo toda a turma do "anel do coração"!
Muito bom ler,"ouvir" e saber a opinião dos nossos amigos num evento como esse.
Murilo você deve e merece estar feliz!Parabéns!!!!!!!!!!!!
Um beijo aos dois e a todos
Astrid

Unknown disse...

Olá Astrid

Hoje decidi trabalhar em casa, em vez de ir para a minha editora como habitualmente. Decidi fazer algumas experiências na net, no sentido de divulgar esta entrevista. Constatei que todos os grandes indexadores e agregadores (Ocioso, Colmeia, DiHITT, etc.) para a língua portuguesa não estão preparados para outras realidades temáticas, para além daquelas mais comuns: humor, sexo, tecnologia, desporto... Parece andar tudo a olhar para o próprio umbigo.

Não fiquei desiludido, porque de alguma maneira esperava por um panorama similar.

Nem um sequer tem a opção de podermos classificar as notícias como «auto-ajuda». Porque falar em «desenvolvimento pessoal», «espiritualidade», «meditação», «esoterismo», isto então, nem pensar...

Resultado: quem trouxe visitantes a esta entrevista? O Twitter.

Esta é a grande virtude do Murilo, enquanto bloguista: conseguiu ultrapassar certas fronteiras.

Parabéns para ele!

Fada Moranga disse...

Entao hoje nao ha champagne para o Murilo? Eu ofereco a marmita! O sucesso do Murilo e do Osho eh a simplicidade. A essencia deles eh tao boa que nao eh preciso mais nada :-) (isto nao dispensa o champagne, oh Maria Paula!)

Antonio eu nunca pensei que o Murilo fosse uma pessoa reservada, sempre entendi que o importante era a mensagem do Osho.

Murilo, mais uma vez, parabens!

Oshemos!

Mais beijos**de Fada

Unknown disse...

Fada

Oshemos! :)

Unknown disse...

Fada

lembrei-me agora. A Lua transita por Capricórnio. ui!

Luna disse...

É sempre bom conhecer um pouco das pessoas que de alguma forma vão transmitindo o conhecimento " a sabedoria de todos os tempos"

Fada Moranga disse...

Oh Antonio, o que eh que tem a Lua em Capricornio?

Oshemos e Retweetemos!

Unknown disse...

Multiolhares

Esse conhecimento é precioso. E diz-nos muito do mensageiro. Obrigado por ter vindo.

Unknown disse...

Fada

Foi uma simples associação de ideias.

Capricórnio - champanhe - Fada Mutilo.

A tua entrevista também ocorreu numa Lua em Capricórnio. Por isso, a associação de ideias.

champanhemos e oshemos

quanto a retwittar já não posso fazer mais

Fada Moranga disse...

Nao tenho nada contra a Lua em Caprica. A esta hora estah na minha casa 4! :-)

Unknown disse...

Fada

Também eu não. Lá na editora só tenho Luas em Sagitário e Capricórnio.

FadaMoranga disse...

Antonio, pois a mim rodeiam-me lua em gemeos, lua em Virgem, lua em Carneiro, lua em Aquario... Eh uma montanha russa!

Murilo Hildebrand de Abreu disse...

Marmita?! Delícia!

Oshemos e Pocoyemos!

Murilo Hildebrand de Abreu disse...

Oshemos, Pocoyemos e Ursemos!

Maria Paula Ribeiro disse...

Murilo,

"Oshemos, Pocoyemos e Ursemos"
;-)))) Esta foi de mestre!!!

E acrescento, champanhemos à festa!!!!

Beijinhos a todos!

FadaMoranga disse...

Ah!!! Tava a ver que nao vinha o champagne... Eu e o Pocoyo preferimos Chocokid :-))

Isa Grou disse...

Olá António, muito prazer Murilo!

António, juro que eu não queria ser repetitiva, mas.... o que posso dizer é PARABÉNS por mais esta maravilhosa entrevista, viu!

Murilo, fiquei muito feliz em conhecê-lo, saiba que adoro seu blog "palavras de Osho", e também adorei seu blog pessoal "Os Nascimentos das Palavras" (que não conhecia)...PARABÉNS pela ótima entrevista, viu!

Beijos aos dois.

Unknown disse...

Oshemos,Pocoyemos, Ursemos, Bandarravetemos e,

Murilemos

Unknown disse...

Isa

Um grande beijinho para si.

Unknown disse...

A todosAgora são horas de desligar o computador e descansar um pouco. O dia foi longo. Muito obrigado por terem vindo. Beijos.


Ao MuriloFoi um enorme prazer e uma honra ter uma pessoa tão talentosa e criativa como você, neste sítio. O seu futuro será brilhante. Sinto que gosto muito de si e do que faz por todos nós. Abraço.

António Rosa

Marisa Borges disse...

Bom...cheguei depois da hora, mas devo dizer que li logo de manhã cedinho a entrevista e que fiquei fascinada com o Murilo, foi muito bom conhecer quem está por trás de um blogue de sucesso como aquele, mas depois não tive tempo de comentar... só mesmo agora.

Mas a cereja no cimo do bolo foi mesmo descobrir Os Nascimentos das Palavras, que acompanharei, creio que será um belo lago onde me irei inspirar muitas vezes. Acheio-o muito tranquilo.

A estes dois "gurus da blogosfera" (como disse o Marcelo e acertadamente) os meus parabéns, pois os vossos blogues são lugares de transmissão de conhecimento imparcial e os dois conseguem responder aos comentários mais pesados com a graciosidade de uma ave em voo. Quando crescer quero ser assim rkrkrkrkrkrkrk

Beijocas e prosperidade para todos

Marisa Borges disse...

Ah António, e aqui tem mais uma lua em sagitário :)

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira disse...

Antônio

Sei que cheguei meio tarde...

Li e adorei. Sou uma seguidora, puxa não conhecia o outro blog do murilo. Irei conhecer e linkar...

Leio sempre lá mas não comento, acho que devo ter comentado uma vez... Como tenho 5 blogs e sou seguidora de vários entre vários seguimentos dentro da própria filosofia que escrevo eu escrevo mesmo em poucos, mas escrevo em todos que linkei sim e com carinho!

Acredito que se uma pessoa escreve, abre um blog é porque tem o desejo de compartilhar e eu nem se for para dar um "Oi" estou lá... hehehehehe.... Sei que com o tempo vou conseguindo ser mais prática mas sem perder o coração. :)

Adorei conhecer o Murilo.

MURILO, beijão! Ganhou mais uma amiga !

Chris.

hanah disse...

Antonio e Murilo

Maravilhosa entrevista e indicação.

Muita luz sempre.

Obrigado e Parabéns

abraço grande

Hanah


p.s: volto mais tarde ... para ler as outras entrevistas.
merc rx ...
... descanso e meditação ...
mentes "geminianas" não param quietas".
bjos

Murilo Hildebrand de Abreu disse...

Tantos comentários, tantos incentivos ... dia maravilhoso, um dos mais maravilhosos que já tive!

Muito, muito obrigado a todos. Meeesmo! Beijão a todos.

Oshemos, Ursemos, Pocoyemos, Irradiemos, Naveguemos, Afinemos os instrumentos, Dallemos, Besteirolemos, Bandarravetemos, Portalemos, Casa-clariemos, Lusiberemos, Multipli-realidemos, Esquimosemos, Multiolharemos, Isagrouemos, Grimoiremos, Cosmologiemos e Alfazenitemos!

Unknown disse...

@Shin Tau
@Chris

Não chegaram tarde. Eu é que desligo cedo o computador. Por volta das 21h. Em dia de entrevista fico um bocadinho mais. O meu trabalho enquanto editor e astrólgo processa-se a 90% com o computador.

@Hannah

Leia tudo e com tempo, pois ficarão aqui para sempre.

Ontem foi um dia explosivo por aqui. 605 visitantes, dos quais 267, únicos. Até eu fiquei de boca aberta.

Beijo a todos.

MARCELO DALLA disse...

Voltei hoje para ler todos os post. Adoro esse movimento todo. Que Mercúrio, retrógrado, que nada!!! Sucesso total do Murilo. parabéns! E daqui pra frente vou adotar a versão americana: Oproh Antony. rsrsrsrsrsrsrsrsr abraço

Unknown disse...

Marcelo

Foi uma enorme festa, além e uma grande aprendizagem destas coisas da internet. :)

Oproh Antony - lol lol lol

Anónimo disse...

Oi

Hoje eu tive um tempinho de ler tuudo(inclusive os coments).Legal mais um blog pra conhecer.Tô gostando dessas série de entrevista .Ontem “atrasadamente “ :)) eu li toda do Alberto do Sex Help Desk e fui lá da uma olhada no blog muito bom.

Voolivre

Anónimo disse...

António Rosa,

Vim retribuir a visita e o convite. Agradeço por nos proporcionar uma leitura tão agradável, não só a entrevista, mas todo o conteúdo que apresentas.

Cris

Graça Lopes disse...

Sou fã do "Palavras de Osho" que faz parte dos meus favoritos há algum tempo e desde então sou viciada na visita diária.
Gostei de "conhecer" o Murilo e agradeço ao António a ideia da entrevista.
Um abraço aos dois e continuem a partilhar coisas lindas...

Anónimo disse...

Lógico que li António!!!!!!
Fiz o comentário lá no blog dele.
Bjs

Ubi bene, ibi patria disse...

O blog "Palavras de Osho" é um oásis! Parabéns pela entrevista, António! E obrigada pela visita! Muita paz!

Unknown disse...

Voolivre

Obrigado pela opinião. :) Ainda bem que apreciou.

Unknown disse...

Cris

Obrigado por ter vindo. É sempre bom.

Unknown disse...

Fátima

Obrigado.

Unknown disse...

Ubi bene

Completamente de acordo consigo quanto à qualidade do Palavras de Osho. Obrigado. Abraço.

Murilo Hildebrand de Abreu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Murilo Hildebrand de Abreu disse...

Atualizando: os blogs foram desativados, porque o poder do perdão que Osho me mostrou eu pude aprender melhor a praticar com Um Curso em Milagres, que divulgo em https://facebook.com/sementesdemilagres. Já minhas poesias agora publico em https://medium.com/@muriloha

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates