Saturno nos Signos (textos mais antigos)

19 de março de 2014 ·


Saturno leva vinte e nove anos para completar um ciclo do Zodíaco. A posição de Saturno no signo mostra como uma pessoa deve assumir a responsabilidade e desenvolver a maturidade e a disciplina.
Pela regência natural de Capricórnio, Saturno é um importante factor na determinação da carreira. A sua posição nos signos pode oferecer importantes indícios sobre o tipo de trabalho mais adequado para uma pessoa e a carreira que provavelmente irá seguir. As pessoas com Saturno fraco com frequência não progridem na sua carreira.
A posição de Saturno também indica o tipo de responsabilidades que uma pessoa é forçada a enfrentar e as lições que precisa aprender. Os assuntos regidos pelo signo em que Saturno se encontra são questões especialmente importantes para o indivíduo, pois, com Saturno, ele aprende, através do trabalho árduo e da disciplina, a lidar com muitas dificuldades em diversos sectores da sua vida. É dessa maneira que ele encontra a ordem e a segurança.
Saturno nos signos mostra como uma pessoa busca status e reconhecimento — as áreas em que tenta realizar algo de valor duradouro aos olhos do mundo. Ao ter sucesso e evoluir, ela escala mais um degrau; Saturno encarrega-se de fazê‑la carregar o seu próprio fardo.
Com Saturno, lutamos com as duras realidades da intensa manifestação física; assim, a posição de Saturno no signo indica onde existem possibilidades de enfrentarmos dificuldades e limitações.
Aprendemos que Roma não foi construída num dia, que a realização de uma ideia exige tempo e trabalho árduo. Por meio da concentração e da aplicação envolvidas neste processo, desenvolvemos a nossa capacidade de discriminação, força de vontade e paciência. Esses são alguns dos fundamentos para o desenvolvimento da verdadeira espiritualidade.
 
Saturno em Carneiro
Saturno no signo de Carneiro indica uma pessoa forçada pelas circunstâncias a adquirir iniciativa, paciência e autoconfiança para enfrentar as necessidades práticas da vida.
Através da obrigação de desenvolver seus próprios recursos, ela passa a desenvolver a sua vontade e força de carácter. Saturno está na sua queda em Carneiro, porque Carneiro é o signo oposto a Balança, no qual Saturno está exaltado. Carneiro representa o impulso inicial de acção, enquanto Saturno representa a lei de causa e efeito que traz de volta as consequências de uma acção.
Saturno em Carneiro está na sua queda porque não houve tempo suficiente para que essas consequências acontecessem.
Assim, é difícil para as pessoas com esta posição verem a si mesmas como os outros as vêem; elas estão iniciando um novo ciclo de experiências, de forma que não tiveram tempo para aprender as consequências de seus actos. Portanto, podem não ter consciência dos princípios de justiça social e dos direitos alheios.
Esta posição de Saturno oferece muitas habilidades; os nativos são capazes de desenvolver novos métodos no seu trabalho. No caso de pessoas muito desenvolvidas, a disciplina associada à iniciativa conduz à criatividade mental, que lhes permite criar novos conceitos nas áreas escolhidas.
Einstein, que tinha Mercúrio em conjunção com Saturno em Carneiro, é um bom exemplo dessa característica.
Se Saturno estiver sob tensão em Carneiro, os nativos podem ser muito defensivos, sempre esperando oposição dos outros; essa qualidade dificulta a compreensão, a colaboração e a comunicação com os outros.
Um Saturno sob tensão em Carneiro também indica egocentrismo e o impulso de se auto-justificar. Como essas pessoas preocupam-se com a sua própria ambição e segurança, podem ignorar as necessidades e aspirações dos outros.
A sua tendência a buscar exclusivamente objectivos pessoais pode impedi‑las de colaborar com os outros e, assim, limitar o seu sucesso.
Portanto, com esta posição de Saturno, podemos ser desprovidos de diplomacia. Os nativos tendem a fazer as coisas sozinhos, cuidando das suas próprias necessidades sem dar nem solicitar ajuda. Eles preferem ter os seus próprios negócios, mas isso nem sempre é possível com esta posição.
Saturno em Carneiro pode provocar dores de cabeça e tendência à preocupação, devido a uma restrição do fluxo sanguíneo normal para a cabeça.
 
Saturno em Touro
Saturno no signo de Touro indica pessoas que necessitam de disciplina e trabalho árduo se desejarem adquirir bens materiais; elas sentem uma forte necessidade de segurança financeira e emocional; não conseguem ficar em paz se os assuntos práticos não estiverem em ordem.
Se Saturno estiver bem aspectado em Touro, serão características a paciência constante, a devoção inabalável aos princípios e a capacidade de administração de negócios.
Quando estão com cerca de 29 anos de idade, essas pessoas procuram posições estáveis na sua carreira, que lhes assegure segurança financeira e doméstica, exigidas para o seu bem‑estar.
Elas provavelmente são confiáveis e persistentes nas suas carreiras. Com frequência, seguem profissões relacionadas a transacções bancárias, investimentos, seguros ou administração de empresas.
Como tendem a ser moderadas, geralmente compram objectos de valor duradouro, considerando principalmente as suas qualidades práticas; guardam dinheiro para emergências futuras e segurança na velhice.
Elas precisam desenvolver um senso de valor equilibrado do dos recursos materiais.
Se Saturno estiver sob tensão em Touro, é possível haver obstinação e materialismo excessivo.
Em casos extremos, o resultado é a avareza ou — inversamente — uma sobrecarga de bens materiais, que não permite que as coisas fluam para que novas coisas possam refluir quando necessário.
 
Saturno em Gémeos
Saturno no signo de Gémeos indica uma mente prática, disciplinada, sistemática e lógica. Há capacidade de disciplina no pensamento, no raciocínio, na escrita e na solução de problemas de todos os tipos.
As ideias são julgadas pela sua utilidade prática e pelos resultados obtidos na experiência directa.
Essa disciplina em todas as formas de trabalho mental, especialmente matemática, ciência e execução concreta de ideias, geralmente permite que os nativos completem cursos formais de estudo.
Essas pessoas gostam das coisas bem definidas, organizadas em detalhes e anotadas no papel. Preocupam‑se principalmente com a clareza em contratos e acordos.
A honestidade na comunicação e a confiança são de extrema importância; assim, essas pessoas geralmente conseguem algo sólido para provar os seus esforços.
Saturno actua bem em todos os signos de ar, porque acrescenta disciplina, justiça e senso prático às funções intelectuais. A exaltação de Saturno em Balança e a co‑regência de Aquário dão força a esta posição em Gémeos, por intermédio do trígono duplo na triplicidade de ar do Zodíaco
Muitas secretárias, estenógrafas guarda‑livros, contadores, escri­tores, professores e pesquisadores possuem esta posição. Ela também favorece pessoas envolvidas em engenharia, ciências físicas e matemáticas.
Se Saturno estiver sob tensão em Gémeos, pode haver tendência a sentir e demonstrar muita dúvida, suspeita, timidez e uma atitude crítica.
Contudo, os nativos são suficientemente flexíveis para se adaptarem às necessidades práticas de qualquer situação, sendo habilidosos para encontrar soluções de problemas; eles enxergam a vida com objectividade prática.
 
Saturno em Caranguejo
Saturno no signo de Caranguejo está em detrimento, porque Caranguejo é o signo oposto a Capricórnio, que é regido por Saturno.
Saturno em Caranguejo pode provocar inibições na manifestação da emoção, que provavelmente resulta em afastamento da família; este isolamento emocional dentro do cenário doméstico pode conduzir a reacções neuróticas.
0 ambiente familiar inicial e os relacionamentos com os pais algumas vezes são frios, austeros ou cercados de problemas, e os nativos podem ficar com cicatrizes emocionais e inibições.
As pessoas com Saturno em Caranguejo, apesar disso, levam muito a sério as responsabilidades familiares.
A necessidade de respeito ao indivíduo e sua família é sentida profundamente. Essas pessoas ocultam os seus sentimentos interiores para preservar a sua dignidade. A sensibilidade emocional e a necessidade de aprovação algumas vezes as forçam a construir uma couraça ao redor de si mesmas, o que pode inibir a manifestação do verdadeiro calor nos relacionamentos pessoais.
Saturno em Caranguejo com frequência indica dificuldades na estabilidade e na segurança na vida familiar. Embora estas pessoas lutem para ter o seu próprio lar e propriedades, podem passar por dificuldades financeiras e tensão no lar.
Em alguns casos, a má digestão e um lento metabolismo corporal provocam excesso de peso e retenção de água nos tecidos. Em outros, pode haver subnutrição, resultando em uma aparência ossuda.
Se Saturno estiver sob tensão em Caranguejo, existe a possibilidade de hipersensibilidade emocional, atitudes defensivas e ligações muito fortes aos bens materiais.
 
Saturno em Leão
Saturno no signo de Leão oferece aos nativos uma necessidade de se sentirem importantes e reconhecidos e um desejo compulsivo de controlar o ambiente; assim, procuram atingir posições de poder e liderança.
Se Saturno estiver sob tensão, há o perigo de desenvolver atitudes autoritárias ou dogmáticas. A necessidade de defender o ego pode resultar em teimosia e rigidez.
Buscando segurança por meio da autoridade autocrática pessoal, eles exigem muita atenção e respeito dos outros. Os pais com esta posição de Saturno geralmente são severos e disciplinadores rigorosos com seus filhos.
Saturno rege o senso prático e a valorização das leis universais e princípios de justiça. Como essas leis são de natureza cósmica e impessoal, como indica o signo de Aquário, co‑regido por Saturno, a sua interpretação deve estar livre de considerações pessoais, se desejarmos uma visão aguçada da realidade e relacionamentos bem sucedidos.
Contudo, Saturno está em detrimento em Leão, porque Leão é o signo oposto a Aquário; consequentemente, as leis que Saturno governa são distorcidas aqui pelo egotismo e pelo desejo de poder.
Assim, esta posição pode indicar pessoas que precisam desenvolver um conjunto de valores adequado para lidar com o amor, o romance, crianças e questões de auto‑expressão criativa.
Saturno em Leão oferece interesse profissional na educação e na administração das áreas de diversão, negócios e investimentos especulativos. As doenças físicas geralmente apresentam-se na forma de rigidez nas costas e problemas no coração.
Um Saturno sob tensão em Leão pode trazer desilusões no amor ou problemas com os filhos, bem como perdas por intermédio de especulações financeiras.
 
Saturno em Virgem
Saturno no signo de Virgem indica pessoas práticas, exigentes e trabalhadoras. Elas preocupam-se com detalhes, precisão e eficiência, especialmente no trabalho.
Se Saturno estiver sob tensão em Virgem, o perfeccionismo pode manifestar-se nas relações com colaboradores, empregados e patrões.
Como esses nativos são meticulosos a respeito de regras e regulamentos, é difícil relacionar-se com eles. Eles tendem a sobrecarregar os outros e a si mesmos com excesso de trabalho, enquanto ignoram assuntos importantes devido à excessiva preocupação com detalhes.
Com frequência trabalham em áreas de medicina, pesquisa relacionada à saúde e ciência, ou em actividades como contabilistas ou bibliotecários.
Exercitam a sua paciência e precisão em experiências científicas e análise de resultados experimentais.
Esta posição com frequência cria pessoas austeras, melancólicas e deprimidas devido ao excessivo peso do trabalho e da responsabilidade.
Elas necessitam tirar uma folga de vez em quando e desenvolver o senso de humor. A preocupação e o excesso de trabalho podem levar à má saúde, problemas de digestão e ansiedade.
 
Saturno em Balança
Saturno no signo de Balança traz a percepção de que para se conseguir qualquer coisa de valor duradouro, ou mesmo tornar a vida possível, é necessária a colaboração humana — que deve ser contínua para ser eficaz.
Mas a colaboração contínua só é possível quando todas as partes de um projecto são tratadas com justiça, e a justiça exige regras de conduta e compromisso aceite por todos. Cada pessoa deve lutar para completar o seu trabalho e precisa de ser responsável pelo todo.
A disciplina e a responsabilidade nascem da compreensão de que os relacionamentos humanos impõem compromisso mútuo, como no casamento, nas sociedades e nas amizades íntimas. A razão é que Saturno está exaltado em Balança, o signo que rege os relacionamentos.
Como Saturno em Balança lida com a responsabilidade nos relacionamentos, ele também rege as leis que formalmente regulam esses assuntos. Assim, as pessoas com esta posição de Saturno com frequência tornam‑se advogados, juízes e mediadores.
Saturno em Balança rege contratos, incluindo os contratos conjugais; esses acordos com frequência são de natureza cármica, surgindo das interacções com pessoas que contraíram responsabilidades e dívidas morais passadas.
Como Balança é um signo intelectual de ar e um signo cardinal de actividade, as pessoas com Saturno em Balança geralmente lidam com acordos em negócios: planeamento de organizações, formulação de contratos legais, divisão cooperativa de responsabilidades de trabalho entre as pessoas.
A capacidade de planear e organizar esforços conjuntos acompanha esta posição.
Saturno em Balança pode indicar casamentos tardios ou com pessoas sérias, com pesadas obrigações comerciais ou profissionais. 0 casamento com frequência está sujeito a obrigações, trabalho árduo e paciência.
Esta é uma poderosa posição para Saturno; ela oferece muita consciência e responsabilidade sociais. Se Saturno estiver bem aspectado, estas pessoas com frequência atingem posições de honra e riqueza pela sua habilidade para trabalhar com outros — uma habilidade que inclui receptividade, tacto, confiabilidade e boa organização.
Se Saturno estiver sob tensão em Balança, o nativo pode demonstrar atitudes exigentes com as pessoas e a tendência de forçá‑las a trabalhar.
Pode não haver amor, perdão e senso de responsabilidade nos seus relacionamentos. Os nativos tendem a aplicar a lei rigorosamente, em vez de compreender a justiça que está implícita em sua essência.
0 conceito de justiça que executam tão rigorosamente é dissimulado por sua opinião pessoal. Um Saturno sob tensão em Balança pode indicar uma falsa ambição, levando os nativos a muitos compromissos, que só podem cumprir às custas do excesso de trabalho.
Em alguns casos, eles não conseguem cumpri‑los, e o ressentimento que isso provoca nos outros resulta em sua própria queda de status.
 
Saturno em Escorpião
Saturno no signo de Escorpião indica responsabilidade em assuntos financeiros, como recursos corporativos, finanças conjuntas, impostos, heranças, seguros e questões relativas a propriedades alheias.
A actividade nos negócios provavelmente irá lidar com financiamento corporativo, seguros e contabilidade de impostos.
Se Saturno estiver sob tensão em Escorpião, podem ocorrer conflitos a respeito de heranças, impostos e finanças conjuntas, que, com frequência, provocam batalhas legais e perdas através de litígios.
Os nativos geralmente são perfeccionistas no seu trabalho. Estão sempre tentando melhorar a estrutura do status quo. Se esta tendência for levada a extremos, podem adquirir a reputação de chefes muito duros.
Como têm pouca paciência com atitudes que reflectem preguiça ou má vontade no trabalho, não aceitam a falta de perseverança nos outros, bem como em si mesmos. Utilizam muita energia e força de vontade em realizações práticas.
Estas pessoas aceitam as responsabilidades com uma intensidade emocional que com frequência as sobrecarrega; precisam de aprender a lidar com elas de maneira calma e eficiente à medida que surgem.
Meticulosidade, persistência e determinação são a regra com Saturno em Escorpião, proporcionando um impulso para o sucesso, igualado apenas por algumas outras posições.
Estas pessoas desejam autoridade e lutarão muito para realizar as suas ambições; se utilizam ou não meios honestos, dependerá dos aspectos de Saturno.
Estas pessoas são capazes de nutrir profundo ressentimento quando sentem que foram tratadas injustamente. Também podem ter uma devoção quase fanática pelos princípios.
Se Saturno estiver sob tensão neste signo, pode existir tendência a intrigas e conspirações. Podem também estar presentes o desejo de vingança e incapacidade para esquecer ofensas passadas.
Em assuntos de saúde, pode haver problemas com constipação ou calcificação.
 
Saturno em Sagitário
Saturno no signo de Sagitário indica pessoas sérias em sua busca da filosofia, religião e educação superior. Elas geralmente desenvolvem códigos morais rígidos ou uma devoção inabalável a sistemas religiosos e filosóficos.
Defenderão preceitos morais e se comportarão de acordo com princípios de justiça; procuram a verdade e valores construtivos em sua atitude pessoal.
Saturno dá ao sagitariano intelectualismo, disciplina, meticulosidade e profundidade de concentração. Tudo o que eles aprendem é totalmente absorvido e pode ser colocado em prática. Quando atingem honra ou distinção, sentem que a obtiveram pelo esforço perseverante.
0 desejo de poder e liderança manifesta-se na vontade de ser considerado uma autoridade em algum aspecto da educação superior, da religião, do direito ou da filosofia.
Há uma profunda necessidade de realização intelectual, filosófica ou espiritual que traga distinção.
Esta posição oferece um intenso orgulho intelectual; os nativos temem a desaprovação e a censura e ficam indignados quando outros pensam ou falam deles injustamente. A sua reputação pessoal é de extrema importância para eles.
Se Saturno estiver sob tensão, estas pessoas provavelmente são presunçosas ao tentarem impor o seu sistema filosófico ou religioso aos outros. Se levada a extremos, esta prática resulta em presunção intelectual e espiritual.
 
Saturno em Capricórnio
Saturno no signo de Capricórnio indica uma forte ambição de poder mundano, status e autoridade, geralmente manifestada nos negócios, na ciência ou na política. Os nativos sentem grande necessidade de realizar coisas importantes na sua carreira, e não fazem nenhum esforço sem ter em mente objectivos práticos.
São bons organizadores; alternam‑se entre favorecer as suas ambições e proteger a sua segurança, conseguindo desse modo obter destaque sem correr riscos. Possuem uma aura de dignidade e seriedade que pode lhes dar uma aparência de austeridade e frieza.
São capazes de aceitar ordens de autoridades, e quando atingem as suas próprias posições de autoridade, esperam a mesma obediência dos outros.
Assim, são conservadores nos negócios e na política. Sentem que a estrutura tradicional do poder tem as suas razões, que não deveriam ser questionadas por aqueles que não possuem experiência prática no trato com as responsabilidades do poder.
A sua luta para adquirir segurança e auto‑suficiência no início da vida ajuda a formar estas atitudes práticas e conservadoras.
Eles acreditam que, possamos lidar com nossas próprios assuntos, não estamos na posição de aconselhar os outros, ou de assumir responsabilidades políticas ou económicas.
As pessoas com esta posição de Saturno sabem que tudo tem o seu preço e que todos precisam contribuir para o funcionamento do mundo.
Acham que todos deveriam obter as coisas pelos seus próprios esforços. Assim, quando chegam ao topo, procuram ajudar os outros a ajudarem a si mesmos.
Contudo, mais tarde na vida, tendem a esquecer as duras lutas da juventude e as dificuldades de enfrentar a vida sem dinheiro, ferramentas ou recursos — a despeito da sinceridade e da vontade de trabalhar.
Se Saturno estiver sob tensão, estas pessoas podem usar a riqueza obtida e os bens materiais para controlar os outros.
Como e quando o poder e a autoridade serão obtidos, irá depender do nível de compreensão e do grau de espiritualidade revelado pelo restante do horóscopo.
Estas pessoas geralmente possuem forte sentimento de orgulho e honra familiar; com frequência originam-se de famílias respeitadas na comunidade.
Entretanto, os que nasceram de famílias ricas e socialmente importantes correm o risco de se tornarem extremamente insensíveis aos valores humanos, porque não passaram pela experiência do esforço pessoal sem recursos.
É provável que considerem as pessoas social e economicamente inferiores como mercadorias manipuláveis, e não como seres humanos sensíveis. Essa tendência pode ser compensada se o horóscopo mostrar compreensão espiritual e compaixão herdadas de uma encarnação passada.
Como ocorre em Escorpião, as pessoas com Saturno em Capricórnio podem atingir as alturas da espiritualidade ou as profundezas do materialismo e do egoísmo.
Se houver uma infância de pobreza e desgraça familiar, esta posição proporciona o impulso necessário para superar as dificuldades e atingir destaque e poder.
Para essas pessoas, a vida é sempre um assunto sério e uma luta. Algumas vezes, não possuem sensibilidade estética, julgando as coisas somente por seu preço ou reputação. Precisam desenvolver o senso de humor e a compreensão de outros valores além do materialismo e do status.
Se o desejo de status for levado a extremos, pode tornar-se um fim em si mesmo, e não um meio de contribuir para a ordem social.
Se Saturno estiver bem aspectado em Capricórnio, haverá honestidade e integridade em todos os negócios e contactos profissionais e políticos.
Se Saturno estiver sob tensão, podem ser utilizados meios inescrupulosos para adquirir riqueza e poder, resultando em tipos autoritários nos casos extremos; pode haver uma tendência a usar interpretações literais da lei visando vantagens desonestas.
Contudo, quando utilizados, os meios inescrupulosos com frequência provocam inversão na sorte, desgraça pública e perda do poder. Estas pessoas devem evitar a rigidez em suas atitudes e crenças.
 
Saturno em Aquário
Saturno no signo de Aquário indica boa capacidade de concentração mental. A mente é impessoal e científica; a preocupação com a verdade imparcial é muito importante. Os tipos muito evoluídos são capazes de esquecer o ego e enxergar todas as questões — sociais ou científicas — à luz da lei universal, imparcial.
A capacidade de acalmar a mente e fixar a atenção é o pré‑requisito necessário ao desenvolvimento das faculdades intuitivas uranianas do signo de Aquário. Saturno nesta posição proporciona a firmeza de atenção necessária a este desenvolvimento.
As pessoas com esta posição são mentalmente ambiciosas e com frequência trabalham muito para realizar descobertas científicas ou novas aplicações do conhecimento científico, que lhes trarão status e destaque.
Saturno em Aquário oferece a capacidade para visualizar formas e estruturas, muitas vezes de natureza geométrica, e confere habilidades matemáticas.
Como ocorre com Saturno em Balança, se estiver bem aspectado Saturno em Aquário oferece senso de justiça e responsabilidade nos relacionamentos.
As pessoas com esta posição são leais e responsáveis com amigos e grupos com quem trabalham; com frequência envolvem-se em organizações fraternais altamente estruturadas, como a maçonaria.
Geralmente são sensatas, dando bons conselhos que se baseiam em leis universais.
Os relacionamentos sociais são muito importantes, mas, se Saturno estiver sob tensão, essas pessoas podem ser egoístas e defumadoras.
Elas esperam que os outros joguem de acordo com suas regras e sirvam a seus interesses pessoais.
Se Saturno estiver sob tensão em Aquário, pode haver tendência à frieza e insensibilidade emocional nas relações pessoais. 0 indivíduo pode ter atitudes formais, exclusivistas e intelectuais, sem demonstrar sentimento. Há também o perigo do orgulho intelectual.
 
Saturno em Peixes
Saturno no signo de Peixes é uma posição difícil, porque aqui o planeta cármico está no signo cármico. Os nativos tendem a ficar presos às lembranças do passado. Uma imaginação hiperactiva, extraordinária, gera todos os tipos de ansiedades e neuroses.
Consequentemente, é difícil para estas pessoas lidarem de modo eficaz com as exigências do presente. Em casos extremos, a imaginação cria defeitos pessoais e problemas que na realidade não existem.
No lado positivo, Saturno em Peixes pode dar a estas pessoas compreensão emocional, humildade e vontade de trabalhar pelos menos favorecidos. Se o resto do horóscopo indicar clareza mental, pode também haver insight psicológico sobre os outros.
Se Saturno estiver bem aspectado, estas pessoas são capazes de profunda meditação, que firma a psique e possibilita profunda compreensão espiritual.
Um Saturno sob tensão em Peixes pode resultar em paranóia, preocupação excessiva, agitação e arrependimento por erros e contratempos passados.
Quando levadas a extremos, estas reacções podem levar a tendências neuróticas e psicóticas, que resultam no internamento em instituições mentais ou outros locais de confinamento.
Em alguns casos, os problemas neuróticos se manifestam em doenças físicas e isolamento em hospitais, especialmente quando existe oposição de Saturno em Peixes com Virgem, o signo da saúde.
Estas pessoas precisam de uma certa tranquilidade e solidão para penetrarem nos seus recursos interiores.
Também deveriam passar algum tempo participando activamente das questões mundiais, evitando o mau humor e excesso de introversão.
Se Saturno estiver sob tensão em Peixes, deveriam se esforçar muito para evitar a auto-piedade.
Lamentações inúteis sobre o passado podem se transformar num Caranguejo da alma, destruindo a felicidade, a criatividade e a dedicação a si e aos outros.
Esta posição exige uma auto‑análise objectiva e crítica para que os nativos possam descobrir seu valor e as suas aptidões pessoais — bem como seus defeitos —, e encontrar uma saída para as suas dificuldades.
Eles precisam aprender a esquecer o passado e agir construtivamente no presente.
Esta posição de Saturno com frequência indica que o trabalho será realizado nos bastidores de amplas instituições — hospitais, asilos, universidades ou órgãos governamentais.

19 de março de 2014

Saturno nos Signos (textos mais antigos)


Saturno leva vinte e nove anos para completar um ciclo do Zodíaco. A posição de Saturno no signo mostra como uma pessoa deve assumir a responsabilidade e desenvolver a maturidade e a disciplina.
Pela regência natural de Capricórnio, Saturno é um importante factor na determinação da carreira. A sua posição nos signos pode oferecer importantes indícios sobre o tipo de trabalho mais adequado para uma pessoa e a carreira que provavelmente irá seguir. As pessoas com Saturno fraco com frequência não progridem na sua carreira.
A posição de Saturno também indica o tipo de responsabilidades que uma pessoa é forçada a enfrentar e as lições que precisa aprender. Os assuntos regidos pelo signo em que Saturno se encontra são questões especialmente importantes para o indivíduo, pois, com Saturno, ele aprende, através do trabalho árduo e da disciplina, a lidar com muitas dificuldades em diversos sectores da sua vida. É dessa maneira que ele encontra a ordem e a segurança.
Saturno nos signos mostra como uma pessoa busca status e reconhecimento — as áreas em que tenta realizar algo de valor duradouro aos olhos do mundo. Ao ter sucesso e evoluir, ela escala mais um degrau; Saturno encarrega-se de fazê‑la carregar o seu próprio fardo.
Com Saturno, lutamos com as duras realidades da intensa manifestação física; assim, a posição de Saturno no signo indica onde existem possibilidades de enfrentarmos dificuldades e limitações.
Aprendemos que Roma não foi construída num dia, que a realização de uma ideia exige tempo e trabalho árduo. Por meio da concentração e da aplicação envolvidas neste processo, desenvolvemos a nossa capacidade de discriminação, força de vontade e paciência. Esses são alguns dos fundamentos para o desenvolvimento da verdadeira espiritualidade.
 
Saturno em Carneiro
Saturno no signo de Carneiro indica uma pessoa forçada pelas circunstâncias a adquirir iniciativa, paciência e autoconfiança para enfrentar as necessidades práticas da vida.
Através da obrigação de desenvolver seus próprios recursos, ela passa a desenvolver a sua vontade e força de carácter. Saturno está na sua queda em Carneiro, porque Carneiro é o signo oposto a Balança, no qual Saturno está exaltado. Carneiro representa o impulso inicial de acção, enquanto Saturno representa a lei de causa e efeito que traz de volta as consequências de uma acção.
Saturno em Carneiro está na sua queda porque não houve tempo suficiente para que essas consequências acontecessem.
Assim, é difícil para as pessoas com esta posição verem a si mesmas como os outros as vêem; elas estão iniciando um novo ciclo de experiências, de forma que não tiveram tempo para aprender as consequências de seus actos. Portanto, podem não ter consciência dos princípios de justiça social e dos direitos alheios.
Esta posição de Saturno oferece muitas habilidades; os nativos são capazes de desenvolver novos métodos no seu trabalho. No caso de pessoas muito desenvolvidas, a disciplina associada à iniciativa conduz à criatividade mental, que lhes permite criar novos conceitos nas áreas escolhidas.
Einstein, que tinha Mercúrio em conjunção com Saturno em Carneiro, é um bom exemplo dessa característica.
Se Saturno estiver sob tensão em Carneiro, os nativos podem ser muito defensivos, sempre esperando oposição dos outros; essa qualidade dificulta a compreensão, a colaboração e a comunicação com os outros.
Um Saturno sob tensão em Carneiro também indica egocentrismo e o impulso de se auto-justificar. Como essas pessoas preocupam-se com a sua própria ambição e segurança, podem ignorar as necessidades e aspirações dos outros.
A sua tendência a buscar exclusivamente objectivos pessoais pode impedi‑las de colaborar com os outros e, assim, limitar o seu sucesso.
Portanto, com esta posição de Saturno, podemos ser desprovidos de diplomacia. Os nativos tendem a fazer as coisas sozinhos, cuidando das suas próprias necessidades sem dar nem solicitar ajuda. Eles preferem ter os seus próprios negócios, mas isso nem sempre é possível com esta posição.
Saturno em Carneiro pode provocar dores de cabeça e tendência à preocupação, devido a uma restrição do fluxo sanguíneo normal para a cabeça.
 
Saturno em Touro
Saturno no signo de Touro indica pessoas que necessitam de disciplina e trabalho árduo se desejarem adquirir bens materiais; elas sentem uma forte necessidade de segurança financeira e emocional; não conseguem ficar em paz se os assuntos práticos não estiverem em ordem.
Se Saturno estiver bem aspectado em Touro, serão características a paciência constante, a devoção inabalável aos princípios e a capacidade de administração de negócios.
Quando estão com cerca de 29 anos de idade, essas pessoas procuram posições estáveis na sua carreira, que lhes assegure segurança financeira e doméstica, exigidas para o seu bem‑estar.
Elas provavelmente são confiáveis e persistentes nas suas carreiras. Com frequência, seguem profissões relacionadas a transacções bancárias, investimentos, seguros ou administração de empresas.
Como tendem a ser moderadas, geralmente compram objectos de valor duradouro, considerando principalmente as suas qualidades práticas; guardam dinheiro para emergências futuras e segurança na velhice.
Elas precisam desenvolver um senso de valor equilibrado do dos recursos materiais.
Se Saturno estiver sob tensão em Touro, é possível haver obstinação e materialismo excessivo.
Em casos extremos, o resultado é a avareza ou — inversamente — uma sobrecarga de bens materiais, que não permite que as coisas fluam para que novas coisas possam refluir quando necessário.
 
Saturno em Gémeos
Saturno no signo de Gémeos indica uma mente prática, disciplinada, sistemática e lógica. Há capacidade de disciplina no pensamento, no raciocínio, na escrita e na solução de problemas de todos os tipos.
As ideias são julgadas pela sua utilidade prática e pelos resultados obtidos na experiência directa.
Essa disciplina em todas as formas de trabalho mental, especialmente matemática, ciência e execução concreta de ideias, geralmente permite que os nativos completem cursos formais de estudo.
Essas pessoas gostam das coisas bem definidas, organizadas em detalhes e anotadas no papel. Preocupam‑se principalmente com a clareza em contratos e acordos.
A honestidade na comunicação e a confiança são de extrema importância; assim, essas pessoas geralmente conseguem algo sólido para provar os seus esforços.
Saturno actua bem em todos os signos de ar, porque acrescenta disciplina, justiça e senso prático às funções intelectuais. A exaltação de Saturno em Balança e a co‑regência de Aquário dão força a esta posição em Gémeos, por intermédio do trígono duplo na triplicidade de ar do Zodíaco
Muitas secretárias, estenógrafas guarda‑livros, contadores, escri­tores, professores e pesquisadores possuem esta posição. Ela também favorece pessoas envolvidas em engenharia, ciências físicas e matemáticas.
Se Saturno estiver sob tensão em Gémeos, pode haver tendência a sentir e demonstrar muita dúvida, suspeita, timidez e uma atitude crítica.
Contudo, os nativos são suficientemente flexíveis para se adaptarem às necessidades práticas de qualquer situação, sendo habilidosos para encontrar soluções de problemas; eles enxergam a vida com objectividade prática.
 
Saturno em Caranguejo
Saturno no signo de Caranguejo está em detrimento, porque Caranguejo é o signo oposto a Capricórnio, que é regido por Saturno.
Saturno em Caranguejo pode provocar inibições na manifestação da emoção, que provavelmente resulta em afastamento da família; este isolamento emocional dentro do cenário doméstico pode conduzir a reacções neuróticas.
0 ambiente familiar inicial e os relacionamentos com os pais algumas vezes são frios, austeros ou cercados de problemas, e os nativos podem ficar com cicatrizes emocionais e inibições.
As pessoas com Saturno em Caranguejo, apesar disso, levam muito a sério as responsabilidades familiares.
A necessidade de respeito ao indivíduo e sua família é sentida profundamente. Essas pessoas ocultam os seus sentimentos interiores para preservar a sua dignidade. A sensibilidade emocional e a necessidade de aprovação algumas vezes as forçam a construir uma couraça ao redor de si mesmas, o que pode inibir a manifestação do verdadeiro calor nos relacionamentos pessoais.
Saturno em Caranguejo com frequência indica dificuldades na estabilidade e na segurança na vida familiar. Embora estas pessoas lutem para ter o seu próprio lar e propriedades, podem passar por dificuldades financeiras e tensão no lar.
Em alguns casos, a má digestão e um lento metabolismo corporal provocam excesso de peso e retenção de água nos tecidos. Em outros, pode haver subnutrição, resultando em uma aparência ossuda.
Se Saturno estiver sob tensão em Caranguejo, existe a possibilidade de hipersensibilidade emocional, atitudes defensivas e ligações muito fortes aos bens materiais.
 
Saturno em Leão
Saturno no signo de Leão oferece aos nativos uma necessidade de se sentirem importantes e reconhecidos e um desejo compulsivo de controlar o ambiente; assim, procuram atingir posições de poder e liderança.
Se Saturno estiver sob tensão, há o perigo de desenvolver atitudes autoritárias ou dogmáticas. A necessidade de defender o ego pode resultar em teimosia e rigidez.
Buscando segurança por meio da autoridade autocrática pessoal, eles exigem muita atenção e respeito dos outros. Os pais com esta posição de Saturno geralmente são severos e disciplinadores rigorosos com seus filhos.
Saturno rege o senso prático e a valorização das leis universais e princípios de justiça. Como essas leis são de natureza cósmica e impessoal, como indica o signo de Aquário, co‑regido por Saturno, a sua interpretação deve estar livre de considerações pessoais, se desejarmos uma visão aguçada da realidade e relacionamentos bem sucedidos.
Contudo, Saturno está em detrimento em Leão, porque Leão é o signo oposto a Aquário; consequentemente, as leis que Saturno governa são distorcidas aqui pelo egotismo e pelo desejo de poder.
Assim, esta posição pode indicar pessoas que precisam desenvolver um conjunto de valores adequado para lidar com o amor, o romance, crianças e questões de auto‑expressão criativa.
Saturno em Leão oferece interesse profissional na educação e na administração das áreas de diversão, negócios e investimentos especulativos. As doenças físicas geralmente apresentam-se na forma de rigidez nas costas e problemas no coração.
Um Saturno sob tensão em Leão pode trazer desilusões no amor ou problemas com os filhos, bem como perdas por intermédio de especulações financeiras.
 
Saturno em Virgem
Saturno no signo de Virgem indica pessoas práticas, exigentes e trabalhadoras. Elas preocupam-se com detalhes, precisão e eficiência, especialmente no trabalho.
Se Saturno estiver sob tensão em Virgem, o perfeccionismo pode manifestar-se nas relações com colaboradores, empregados e patrões.
Como esses nativos são meticulosos a respeito de regras e regulamentos, é difícil relacionar-se com eles. Eles tendem a sobrecarregar os outros e a si mesmos com excesso de trabalho, enquanto ignoram assuntos importantes devido à excessiva preocupação com detalhes.
Com frequência trabalham em áreas de medicina, pesquisa relacionada à saúde e ciência, ou em actividades como contabilistas ou bibliotecários.
Exercitam a sua paciência e precisão em experiências científicas e análise de resultados experimentais.
Esta posição com frequência cria pessoas austeras, melancólicas e deprimidas devido ao excessivo peso do trabalho e da responsabilidade.
Elas necessitam tirar uma folga de vez em quando e desenvolver o senso de humor. A preocupação e o excesso de trabalho podem levar à má saúde, problemas de digestão e ansiedade.
 
Saturno em Balança
Saturno no signo de Balança traz a percepção de que para se conseguir qualquer coisa de valor duradouro, ou mesmo tornar a vida possível, é necessária a colaboração humana — que deve ser contínua para ser eficaz.
Mas a colaboração contínua só é possível quando todas as partes de um projecto são tratadas com justiça, e a justiça exige regras de conduta e compromisso aceite por todos. Cada pessoa deve lutar para completar o seu trabalho e precisa de ser responsável pelo todo.
A disciplina e a responsabilidade nascem da compreensão de que os relacionamentos humanos impõem compromisso mútuo, como no casamento, nas sociedades e nas amizades íntimas. A razão é que Saturno está exaltado em Balança, o signo que rege os relacionamentos.
Como Saturno em Balança lida com a responsabilidade nos relacionamentos, ele também rege as leis que formalmente regulam esses assuntos. Assim, as pessoas com esta posição de Saturno com frequência tornam‑se advogados, juízes e mediadores.
Saturno em Balança rege contratos, incluindo os contratos conjugais; esses acordos com frequência são de natureza cármica, surgindo das interacções com pessoas que contraíram responsabilidades e dívidas morais passadas.
Como Balança é um signo intelectual de ar e um signo cardinal de actividade, as pessoas com Saturno em Balança geralmente lidam com acordos em negócios: planeamento de organizações, formulação de contratos legais, divisão cooperativa de responsabilidades de trabalho entre as pessoas.
A capacidade de planear e organizar esforços conjuntos acompanha esta posição.
Saturno em Balança pode indicar casamentos tardios ou com pessoas sérias, com pesadas obrigações comerciais ou profissionais. 0 casamento com frequência está sujeito a obrigações, trabalho árduo e paciência.
Esta é uma poderosa posição para Saturno; ela oferece muita consciência e responsabilidade sociais. Se Saturno estiver bem aspectado, estas pessoas com frequência atingem posições de honra e riqueza pela sua habilidade para trabalhar com outros — uma habilidade que inclui receptividade, tacto, confiabilidade e boa organização.
Se Saturno estiver sob tensão em Balança, o nativo pode demonstrar atitudes exigentes com as pessoas e a tendência de forçá‑las a trabalhar.
Pode não haver amor, perdão e senso de responsabilidade nos seus relacionamentos. Os nativos tendem a aplicar a lei rigorosamente, em vez de compreender a justiça que está implícita em sua essência.
0 conceito de justiça que executam tão rigorosamente é dissimulado por sua opinião pessoal. Um Saturno sob tensão em Balança pode indicar uma falsa ambição, levando os nativos a muitos compromissos, que só podem cumprir às custas do excesso de trabalho.
Em alguns casos, eles não conseguem cumpri‑los, e o ressentimento que isso provoca nos outros resulta em sua própria queda de status.
 
Saturno em Escorpião
Saturno no signo de Escorpião indica responsabilidade em assuntos financeiros, como recursos corporativos, finanças conjuntas, impostos, heranças, seguros e questões relativas a propriedades alheias.
A actividade nos negócios provavelmente irá lidar com financiamento corporativo, seguros e contabilidade de impostos.
Se Saturno estiver sob tensão em Escorpião, podem ocorrer conflitos a respeito de heranças, impostos e finanças conjuntas, que, com frequência, provocam batalhas legais e perdas através de litígios.
Os nativos geralmente são perfeccionistas no seu trabalho. Estão sempre tentando melhorar a estrutura do status quo. Se esta tendência for levada a extremos, podem adquirir a reputação de chefes muito duros.
Como têm pouca paciência com atitudes que reflectem preguiça ou má vontade no trabalho, não aceitam a falta de perseverança nos outros, bem como em si mesmos. Utilizam muita energia e força de vontade em realizações práticas.
Estas pessoas aceitam as responsabilidades com uma intensidade emocional que com frequência as sobrecarrega; precisam de aprender a lidar com elas de maneira calma e eficiente à medida que surgem.
Meticulosidade, persistência e determinação são a regra com Saturno em Escorpião, proporcionando um impulso para o sucesso, igualado apenas por algumas outras posições.
Estas pessoas desejam autoridade e lutarão muito para realizar as suas ambições; se utilizam ou não meios honestos, dependerá dos aspectos de Saturno.
Estas pessoas são capazes de nutrir profundo ressentimento quando sentem que foram tratadas injustamente. Também podem ter uma devoção quase fanática pelos princípios.
Se Saturno estiver sob tensão neste signo, pode existir tendência a intrigas e conspirações. Podem também estar presentes o desejo de vingança e incapacidade para esquecer ofensas passadas.
Em assuntos de saúde, pode haver problemas com constipação ou calcificação.
 
Saturno em Sagitário
Saturno no signo de Sagitário indica pessoas sérias em sua busca da filosofia, religião e educação superior. Elas geralmente desenvolvem códigos morais rígidos ou uma devoção inabalável a sistemas religiosos e filosóficos.
Defenderão preceitos morais e se comportarão de acordo com princípios de justiça; procuram a verdade e valores construtivos em sua atitude pessoal.
Saturno dá ao sagitariano intelectualismo, disciplina, meticulosidade e profundidade de concentração. Tudo o que eles aprendem é totalmente absorvido e pode ser colocado em prática. Quando atingem honra ou distinção, sentem que a obtiveram pelo esforço perseverante.
0 desejo de poder e liderança manifesta-se na vontade de ser considerado uma autoridade em algum aspecto da educação superior, da religião, do direito ou da filosofia.
Há uma profunda necessidade de realização intelectual, filosófica ou espiritual que traga distinção.
Esta posição oferece um intenso orgulho intelectual; os nativos temem a desaprovação e a censura e ficam indignados quando outros pensam ou falam deles injustamente. A sua reputação pessoal é de extrema importância para eles.
Se Saturno estiver sob tensão, estas pessoas provavelmente são presunçosas ao tentarem impor o seu sistema filosófico ou religioso aos outros. Se levada a extremos, esta prática resulta em presunção intelectual e espiritual.
 
Saturno em Capricórnio
Saturno no signo de Capricórnio indica uma forte ambição de poder mundano, status e autoridade, geralmente manifestada nos negócios, na ciência ou na política. Os nativos sentem grande necessidade de realizar coisas importantes na sua carreira, e não fazem nenhum esforço sem ter em mente objectivos práticos.
São bons organizadores; alternam‑se entre favorecer as suas ambições e proteger a sua segurança, conseguindo desse modo obter destaque sem correr riscos. Possuem uma aura de dignidade e seriedade que pode lhes dar uma aparência de austeridade e frieza.
São capazes de aceitar ordens de autoridades, e quando atingem as suas próprias posições de autoridade, esperam a mesma obediência dos outros.
Assim, são conservadores nos negócios e na política. Sentem que a estrutura tradicional do poder tem as suas razões, que não deveriam ser questionadas por aqueles que não possuem experiência prática no trato com as responsabilidades do poder.
A sua luta para adquirir segurança e auto‑suficiência no início da vida ajuda a formar estas atitudes práticas e conservadoras.
Eles acreditam que, possamos lidar com nossas próprios assuntos, não estamos na posição de aconselhar os outros, ou de assumir responsabilidades políticas ou económicas.
As pessoas com esta posição de Saturno sabem que tudo tem o seu preço e que todos precisam contribuir para o funcionamento do mundo.
Acham que todos deveriam obter as coisas pelos seus próprios esforços. Assim, quando chegam ao topo, procuram ajudar os outros a ajudarem a si mesmos.
Contudo, mais tarde na vida, tendem a esquecer as duras lutas da juventude e as dificuldades de enfrentar a vida sem dinheiro, ferramentas ou recursos — a despeito da sinceridade e da vontade de trabalhar.
Se Saturno estiver sob tensão, estas pessoas podem usar a riqueza obtida e os bens materiais para controlar os outros.
Como e quando o poder e a autoridade serão obtidos, irá depender do nível de compreensão e do grau de espiritualidade revelado pelo restante do horóscopo.
Estas pessoas geralmente possuem forte sentimento de orgulho e honra familiar; com frequência originam-se de famílias respeitadas na comunidade.
Entretanto, os que nasceram de famílias ricas e socialmente importantes correm o risco de se tornarem extremamente insensíveis aos valores humanos, porque não passaram pela experiência do esforço pessoal sem recursos.
É provável que considerem as pessoas social e economicamente inferiores como mercadorias manipuláveis, e não como seres humanos sensíveis. Essa tendência pode ser compensada se o horóscopo mostrar compreensão espiritual e compaixão herdadas de uma encarnação passada.
Como ocorre em Escorpião, as pessoas com Saturno em Capricórnio podem atingir as alturas da espiritualidade ou as profundezas do materialismo e do egoísmo.
Se houver uma infância de pobreza e desgraça familiar, esta posição proporciona o impulso necessário para superar as dificuldades e atingir destaque e poder.
Para essas pessoas, a vida é sempre um assunto sério e uma luta. Algumas vezes, não possuem sensibilidade estética, julgando as coisas somente por seu preço ou reputação. Precisam desenvolver o senso de humor e a compreensão de outros valores além do materialismo e do status.
Se o desejo de status for levado a extremos, pode tornar-se um fim em si mesmo, e não um meio de contribuir para a ordem social.
Se Saturno estiver bem aspectado em Capricórnio, haverá honestidade e integridade em todos os negócios e contactos profissionais e políticos.
Se Saturno estiver sob tensão, podem ser utilizados meios inescrupulosos para adquirir riqueza e poder, resultando em tipos autoritários nos casos extremos; pode haver uma tendência a usar interpretações literais da lei visando vantagens desonestas.
Contudo, quando utilizados, os meios inescrupulosos com frequência provocam inversão na sorte, desgraça pública e perda do poder. Estas pessoas devem evitar a rigidez em suas atitudes e crenças.
 
Saturno em Aquário
Saturno no signo de Aquário indica boa capacidade de concentração mental. A mente é impessoal e científica; a preocupação com a verdade imparcial é muito importante. Os tipos muito evoluídos são capazes de esquecer o ego e enxergar todas as questões — sociais ou científicas — à luz da lei universal, imparcial.
A capacidade de acalmar a mente e fixar a atenção é o pré‑requisito necessário ao desenvolvimento das faculdades intuitivas uranianas do signo de Aquário. Saturno nesta posição proporciona a firmeza de atenção necessária a este desenvolvimento.
As pessoas com esta posição são mentalmente ambiciosas e com frequência trabalham muito para realizar descobertas científicas ou novas aplicações do conhecimento científico, que lhes trarão status e destaque.
Saturno em Aquário oferece a capacidade para visualizar formas e estruturas, muitas vezes de natureza geométrica, e confere habilidades matemáticas.
Como ocorre com Saturno em Balança, se estiver bem aspectado Saturno em Aquário oferece senso de justiça e responsabilidade nos relacionamentos.
As pessoas com esta posição são leais e responsáveis com amigos e grupos com quem trabalham; com frequência envolvem-se em organizações fraternais altamente estruturadas, como a maçonaria.
Geralmente são sensatas, dando bons conselhos que se baseiam em leis universais.
Os relacionamentos sociais são muito importantes, mas, se Saturno estiver sob tensão, essas pessoas podem ser egoístas e defumadoras.
Elas esperam que os outros joguem de acordo com suas regras e sirvam a seus interesses pessoais.
Se Saturno estiver sob tensão em Aquário, pode haver tendência à frieza e insensibilidade emocional nas relações pessoais. 0 indivíduo pode ter atitudes formais, exclusivistas e intelectuais, sem demonstrar sentimento. Há também o perigo do orgulho intelectual.
 
Saturno em Peixes
Saturno no signo de Peixes é uma posição difícil, porque aqui o planeta cármico está no signo cármico. Os nativos tendem a ficar presos às lembranças do passado. Uma imaginação hiperactiva, extraordinária, gera todos os tipos de ansiedades e neuroses.
Consequentemente, é difícil para estas pessoas lidarem de modo eficaz com as exigências do presente. Em casos extremos, a imaginação cria defeitos pessoais e problemas que na realidade não existem.
No lado positivo, Saturno em Peixes pode dar a estas pessoas compreensão emocional, humildade e vontade de trabalhar pelos menos favorecidos. Se o resto do horóscopo indicar clareza mental, pode também haver insight psicológico sobre os outros.
Se Saturno estiver bem aspectado, estas pessoas são capazes de profunda meditação, que firma a psique e possibilita profunda compreensão espiritual.
Um Saturno sob tensão em Peixes pode resultar em paranóia, preocupação excessiva, agitação e arrependimento por erros e contratempos passados.
Quando levadas a extremos, estas reacções podem levar a tendências neuróticas e psicóticas, que resultam no internamento em instituições mentais ou outros locais de confinamento.
Em alguns casos, os problemas neuróticos se manifestam em doenças físicas e isolamento em hospitais, especialmente quando existe oposição de Saturno em Peixes com Virgem, o signo da saúde.
Estas pessoas precisam de uma certa tranquilidade e solidão para penetrarem nos seus recursos interiores.
Também deveriam passar algum tempo participando activamente das questões mundiais, evitando o mau humor e excesso de introversão.
Se Saturno estiver sob tensão em Peixes, deveriam se esforçar muito para evitar a auto-piedade.
Lamentações inúteis sobre o passado podem se transformar num Caranguejo da alma, destruindo a felicidade, a criatividade e a dedicação a si e aos outros.
Esta posição exige uma auto‑análise objectiva e crítica para que os nativos possam descobrir seu valor e as suas aptidões pessoais — bem como seus defeitos —, e encontrar uma saída para as suas dificuldades.
Eles precisam aprender a esquecer o passado e agir construtivamente no presente.
Esta posição de Saturno com frequência indica que o trabalho será realizado nos bastidores de amplas instituições — hospitais, asilos, universidades ou órgãos governamentais.

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates