Planetas retrógrados e o caso especial de Vénus

27 de junho de 2011 ·


Ilha de Moçambique. É uma foto antiga, dos anos 60.
Está na página do Facebook do Sr. Jorge Henrique Borges.
Foto tirada por seu Pai, o Sr. João Manuel Coelho Borges.

Vamos analisar o que é isso de planetas retrógrados e em particular estes movimentos de Vénus, que duram apenas 40 dias, mas têm uma importância transcendental. Atendendo sobretudo que isto ocorre a cada 16 meses e a próxima retrogradação de Vénus será entre 16 Maio e 27 Junho 2012, no signo de Gémeos.

Há astrólogos que afirmam e com razão que os planetas retrógrados têm a sua função mais dirigida para a função interior da mente, pois as mudanças são operadas interiormente antes de se manifestarem no mundo exterior. Mas dá uma certa introversão, sim.

A minha visão sobre os “retros” e os signos interceptados vai no mesmo caminho. Sinto haver uma similitude, tendo em conta que uns são os actores da peça de teatro (os planetas) e outros são o cenário (signos – energias).

Para mim é nos planetas retrógrados e nos signos interceptados que vejo a “Inteligência Superior” a funcionar através da Astrologia, como linguagem meta-superior ou divina.

Procuro ver os retrógrados para além da “função interior da mente”. Entendo como sendo um estado de alma. Nesse sentido suspeito que ultrapassa a mente, indo directo às emoções, porque é destas que parte a vibração de como vivemos na crosta do planeta.

Um planeta retrógrado está nessa situação de retrógrado, de igual maneira para os 3 corpos da materialidade do ser humano - físico, mental e emocional. Por serem os corpos descartáveis de Nós mesmos, enquanto Seres. Porque a aprendizagem do ser humano é feita através da interacção da energia do planeta com os corpos da materialidade.

Em linguagem corrente podemos chamar “medo” a esse aprisionamento do retrógrado. Existe “ali” uma certa dificuldade em se realizar. As “coisas” têm que ser feitas dentro de um registo peculiar que difere de planeta para planeta.

Um retrógrado ou um interceptado, para mim, é como se quisesse dizer: “tens que fazer o exame para poderes prosseguir os estudos”. Que estudos? Os de mim mesmo. Acredito que sou apenas um corpo e vivo apenas para o materialismo mais imediato? Ou acredito que sou uma Alma provisoriamente num corpo, para fazer a experiência da fisicalidade?

É nesta subtil divisão que o retrógrado pode manifestar-me ou há um certo trânsito e transcendo-me... Habitualmente, com dor e sofrimento. Porque tenho que Me merecer a Mim mesmo. É aqui que entram as múltiplas definições de “destino”. E foi nesta base que a astrologia perdeu credibilidade no fim do século 19 até aos anos 80, quando Plutão ajudou a que esta arte fosse recuperada e massificada.

A irredutibilidade do chamado “destino” enquanto “obrigação” de cumprirmos o que supostamente nos é atribuído. Ou esse “destino”, enquanto construtor da minha própria vida”. É aqui que os trânsitos dos retrógrados me obrigam a escolher.

- Ou escolho repetir e repetir e repetir. E aí estamos perante aquilo que se chama (e bem) de “função interior da mente”. E repito, repito, repito… sem querer ver que estou sempre a cair no mesmo padrão limitativo. 

É mais óbvio de constatar quando o planeta está Rx no natal. É a percepção equivocada que Eu sou apenas o meu corpo e gero os padrões repetitivos que atraio para mim mesmo e que me faz "pensar" e "dizer" que "não tenho sorte", ou que "tenho azar" (no amor, na saúde, no trabalho, etc.)

- Ou escolho não repetir. E aí estamos perante a função superior do Ser, através da Alma. Conseguimos sair dos padrões. Realizando e reconstruindo o próprio destino. Aqui Plutão e Saturno em trânsito têm uma enorme responsabilidade na actuação desse retro, levando com eles o lixo psíquico que temos em enorme quantidade.

Tenho encontrado muitos casos em que os retrógrados são trabalhados durante ou após o trânsito de Plutão em quadratura a ele próprio. Também dou muita atenção à passagem de Plutão pelas casas de água e ângulos. Na minha maneira de ver, a passagem de um Plutão pela casa 12 é claramente uma mudança total. São vários anos, sendo os mais importantes quando entra ou quando sai da 12.

Se a pessoa deixar fluir todas as emoções que Plutão carrega, o mais certo é haver uma libertação da personalidade porque houve uma “infusão da alma”.

A nossa alma aproveita essas oportunidades astrológicas para “carregar as nossas baterias” (infusão energética) que faz mudar a vida da pessoa. Ou transcendem-se a eles próprios e fazem algo marcante na vida e começam a ter uma carreira fulgurante, ou ficam "presos" às regras da sociedade - a caminho de uma tremenda infelicidade. Já me alonguei demasiado e não sei se me expliquei bem

Quando se fala de "planetas retrógrados", fala-se do movimento  aparente  desses planetas, vistos da Terra. Quando estamos num trem e ultrapassamos um outro, mais lento, temos a impressão de que este último recua - e, no entanto, sabemos perfeitamente que não é o caso. Quando a Terra, na sua órbita, avança mais rápido que um planeta (visto da Terra), esse planeta parece recuar. Na verdade, ele continua a avançar, como o trem, e trata-se apenas de uma impressão. A astrologia é o estudo dos astros do ponto de vista da Terra; observamos os raios que esses astros nos enviam, mas não seu movimento real, objectivo (este último é estudado pela astronomia). O Sol e a Lua nunca estão retrógrados.

Como interpretar o movimento aparentemente retrógrado de um planeta? Parece que, para nós, uma parte do poder desse planeta se perdeu. Os planetas retrógrados permitem compreender os problemas de uma personalidade: eles indicam os campos nos quais se custará mais a encontrar o equilíbrio.

Os planetas retrógrados são de uma extrema importância na interpretação de um mapa, ou n os trânsitos e, particularmente nas previsões: toda a análise pode ser errada, as previsões inexactas, unicamente porque não se levou em conta essa chave essencial. Um planeta retrógrado pode bloquear as melhores previsões de um mapa, e todas as brilhantes possibilidades de uma personalidade.

Os planetas mais lentos em estado retrógrado

Os planetas pesados são os que, com maior frequência, encontramos retrógrados: Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão permanecem durante meses em "marcha-à-ré". Assim: Júpiter retrógrada durante cerca de quatro meses por ano. Saturno, cerca de quatro meses e meio. Úrano, cerca de cinco meses. Neptuno, cerca de seis meses. Plutão, cerca de seis meses e uma semana (e Plutão está sempre retrógrado no Inverno).

Assim, um enorme número de pessoas nasce sob esta influência, particularmente as pessoas do Outono e do Inverno. Os planetas pesados indicam assim um destino colectivo, o que vai de encontro às Lectures de Cayce no que diz respeito aos carmas de grupo.

Mas os planetas pesados têm também uma influência muito forte sobre os destinos individuais - de acordo com seu lugar no mapa, os aspectos que ali recebem, seu lugar no signo e na casa etc.

Marte, Vénus e Mercúrio retrógrados

Os planetas rápidos ficam mais raramente retrógrados, e permanecem por menos tempo em "marcha-à-ré". Mas quando isso acontece, eles repre­sentam um papel de bloqueio extremamente poderoso no destino do indivíduo. É preciso então verificar, por direcção secundária progredida (contando nas efemérides um dia = um ano), quanto tempo o planeta permanecerá retrógrado depois do nascimento. O ano em que Marte, Vénus e Mercúrio partem de novo em sentido directo, marca uma virada importante na vida do nativo, uma libertação de um bloqueio. 

A análise espiritual dos planetas retrógrado

Os planetas retrógrados no mapa natal representam vidas passadas em que o ego foi dominante e o Ser Espiritual não desenvolveu adequadamente a sua missão principal: a evolução espiritual. Instalou-se o medo, que perdura como memória cármica, nesta vida. Pode ter gerado padrões repetitivos de comportamento que perdura até hoje. E é nesta encarnação que surge o propósito de haver a libertação desse medo.

Os aspectos natais desses planetas retrógrados representam níveis particulares e específicos de resistência do ego, como memórias de possíveis medos com origem cármica.

A escolha do Espírito, antes de encarnar nesta vida, é uma proposta enorme e desafiante: a libertação desses pesados medos cármicos.

Com essa libertação dar-se-á o reencontro com o Ser Espiritual podendo, então, o Ser Humano escolher fazer o que deve ser feito, desde que sentido pelo coração e validado pela intuição.

Os trânsitos a esses planetas retrógrados podem significar os momentos mais adequados para:

a) A libertação desses medos cármicos.

b) Ou o acentuar do domínio dos mesmos.

Escolha com o coração! Valide com a intuição. O resto é consequência da escolha. E entregue ao céu.

Vénus retrórgado

Vénus retrógrado num mapa astral anuncia uma vida amorosa difícil. A pessoa age com o ser amado de maneira  muito contraditória. Procuram programar a sua relação amorosa com ele, seguindo uma linha  demasiado dura, demasiado exigente ou não o bastante! Há um desacordo entre os objectivos amorosos das pessoas e a sua maneira concreta de viver o amor.

As suas dificuldades com o sexo oposto devem-se a uma falta de segurança interior. Padecendo de uma grande solidão afectiva, aspiram de tal maneira à felicidade, que bloqueiam neles mesmos as forças que lhes permitiriam atingi-la.

Vénus retrógrado indica um carma bastante pesado no campo afectivo: as pessoas não haviam entendido grande coisa de amor em suas vidas passadas. O seu comportamento inadequado lhes havia acarretado grandes sofrimentos. Na vida actual, a lembrança dessa dor os impede de se darem plenamente. 

As pessoas pertencentes aos dois sexos sem se darem conta, podem suspeitar que aqueles que os amam tenham intenções egoístas ou interesseiras, mesmo quando não é este o caso. A maioria das vezes não é. Essa suspeita leva-os a recusar o amor, muitas vezes sem razão, pois assim se privam de uma oportunidade de felicidade.

Felizmente, Vénus não fica retrógrado durante toda uma vida, e chega a um momento em que o ser tem a possibilidade de sair de sua prisão afectiva. No ano em que Vénus parte de novo em sentido directo, sua vida afectiva melhora.

Os trânsitos de Vénus têm esse sentido de libertação. Permitem que as pessoas se desbloqueiem ou se entreguem verdadeiramente ao ser amado. É isso que é proposto que aconteça neste abençoado ano de 2012. Que comecem, finalmente, a amar, mas a sério.

Vénus retrógrado em trânsito em Gémeos

Neste signo da adolescência, em que o ser ainda não atingiu a sua polaridade sexual, Vénus retrógrado indica uma instabilidade afectiva nas existências anteriores, nas quais a pessoa vivia o amor como um jogo meio leviano; deve agora aprender a se comprometer seriamente. resistindo à tentação de jogar os seus parceiros um contra o outro!

Vénus trata do Amor com maiúsculas. Estou a imaginar a cara de muitos espiritualistas à espera de textos mais conformes com as suas crenças. O Amor é universal. E ponto!

Vou facilitar a vida dos leitores dando umas pistas do significado deste trânsito retrógrado pelas casas nos mapas natais. Tratem de constatar se as ideias contidas nestas mini-pistas vos servem:

Vénus a retrógradar na casa 1
A casa 1 descreve a pessoa tal como o percebem os outros. Vénus nesta casa indica que a pessoa gosta de si mesma. Quando o planeta esta retrógrado, é provável que a pessoa, em suas vidas anteriores, tenha levado esse amor ao excesso: era Narciso, deslumbrado consigo mesmo! Na vida actual, ele terá demasiada tendência a querer agradar. Procura atrair para si o amor dos outros, ao invés de dar amor àqueles que dele têm necessidade.

Vénus a retrógradar  na casa 2
Sequiosa de segurança, a pessoa permanece apegada demais aos objectos, pessoas e instituições das vidas passadas, para ele tranquilizadoras. Pode ser, com frequência, um excelente artesão, ou artista, mas as suas criações nunca são de vanguarda: ele ficou preso à sensibilidade artística de épocas passadas. Deve também aprender a generosidade (pois tem medo demais de empobrecer, dando), a abandonar suas tendências materialistas.

Vénus a retrógradar  na casa 3
Aqui, a pessoa tem algo a aprender no campo da comunicação com os outros: em vidas passadas, seus discursos agressivos, canhestros ou indelicados haviam afastado os que o cercavam, particularmente seus irmãos e irmãs, seus primos e, na escola, seus colegas. Deverá aprender a se controlar, e sobretudo a usar de mais tacto nas relações faladas ou escritas com seus parentes.

Vénus a retrógradar  na casa 4
Em suas vidas passadas, a pessoa não soubera criar um ambiente satisfatório no seu lar (ou a sua pátria, se tinha responsabilidades políticas ou administrativas). Seus parentes não se sentiam felizes em sua casa. Isso se deve ao fato de que toda uma parte afectiva dele mesmo estava subdesenvolvida. Eterna criança, apavorado com o mundo exterior, não tendo liquidado outrora seu Edipo, deve aprender agora a sair de sua concha para dar ternura e protecção aos seus.

Vénus a retrógradar  na casa 5
Em suas vidas anteriores, a pessoa estava quase que exclusivamente voltado para o prazer, para o lazer e para os amores inconstantes. Era provavelmente um jogador. Se esse Vénus retrógrado está em conjunção, ou afligido por um Marte mal aspectado, pode-se presumir que a pessoa era homossexual, ou, segundo a natureza dos outros aspectos planetários, muito pouco ortodoxo em seu comportamento sexual. E possível também que tenha negligenciado os seus filhos em vidas passadas. Deverá tentar, na vida actual, amar sinceramente, e assumir seus compromissos paternos.

Vénus a retrógradar  na casa 6
A pessoa, em seu passado anterior, não respeitara as leis naturais da higiene, e sua falta de disciplina na alimentação lhe valera uma saúde má; ou ainda (segundo as indicações do resto do mapa astral) teria feito mau uso de sua boa saúde - que lhe havia sido dada para que se colocasse a serviço dos outros. Cuidar do próximo, ministrar-lhe ensinamentos e administrá-lo-eis o que deveria ter feito, e não fez. A pessoa deverá, agora, para liquidar seu carma, respeitar uma higiene de vida e uma disciplina alimentar, e colocar sua experiência a serviço da humanidade sofredora.

Vénus a retrógradar  na casa 7
Aqui, a pessoa tem bastantes dissabores no casamento (ou nas associações), por causa das vidas cármicas demasiado individualistas. 0 nativo aceitava o amor que lhe era oferecido, e não o retribuía. Não respeitava os compromissos assumidos em contratos e "puxava a brasa para a sua sardinha" em todas as circunstâncias. Deve aprender agora a respeitar os direitos dos outros, a desenvolver a harmonia conjugal; a se conduzir de maneira generosa construtiva em todas as associações nas quais esteja envolvido.

Vénus a retrógradar  na casa 8
Em suas vidas passadas, tudo acabava mal para a pessoa, por causa de certos traços de carácter negativos, dos quais ele deve agora livrar-se. A pessoa se complicava nas relações humanas, deixava-se levar a situações inverosímeis por sua necessidade de sexo e de dinheiro. E possível também que tenha tido faculdades "psi", dons ocultos que tenha utilizado mal (para fins materiais e pessoais). É possível também que tenha vivido mortes muito dolorosas. A lição cármica a reter aqui é o bom uso do dinheiro dos outros; e uma reflexão espiritual, que permitirá aa pessoa não temer a morte.

Vénus a retrógradar  na casa 9
Esta posição de Vénus sugere que a pessoa tenha sido um beato nas vidas passadas, praticando uma religião conformista, puramente social. ao mesmo tempo que se permitia inúmeras distorções da lei que pretendia honrar. A pessoa deve, portanto, buscar um real progresso espiritual, e praticar amplamente a tolerância ecuménica.

Vénus a retrógradar  na casa 10
A pessoa vem de uma vida passada bastante triste, na qual tudo o que desejara lhe fora recusado. Almejara particularmente o prestígio, as honras, a glória - ou, pelo menos, a aprovação dos seus chefes. O fracasso vem de certos traços negativos de sua personalidade, particularmente a falta de tacto e de diplomacia. Por um orgulho mal colocado, a pessoa deseja ser aceito por seus superiores, mas não faz nada para isso! É capaz, mas não se deve deixar bloquear por um excessivo sentimento de superioridade.

Vénus a retrógradar  na casa 11
Os amigos da pessoa foram, numa vida passada, tão mal acolhidos, que o impediram muito de progredir. Seduzido pelas lisonjas interesseiras desses amigos, não tinha coragem de afastá-los. Na vida actual, esta pessoa reen­contra suas antigas relações, e o mesmo tipo de vida social. Deve agora aprender o discernimento e escolher relações mais refinadas, que o ajudarão a se elevar cultural e moralmente.

Vénus a retrógradar  na casa 12
Aqui, a pessoa permanece apegado a um amor antigo, que data de uma outra vida - amor que nunca se rompeu. 0 nativo demonstra tendência à auto-compaixão, pois sabe, mais ou menos conscientemente, que deixou esse ser amado para trás. Muito romântico, não tem realmente os pés na Terra, e caminha na vida actual trazendo essa ferida secreta. Tem a possibilidade de transformar essa carga emotiva em obra de arte, ou em criação humanitária. Cessará de perder seu tempo em vãs lamentações (cármicas), no dia em que compreender que deve viver plenamente o presente.

Como entender as retrogradações quando se analisam os aspectos aplicativos e separativos? 

Antes de mais, o que é a aplicação? «É o movimento de um planeta em direcção a outro planeta, cúspide de casa ou ponto sensível quando se aproxima da formação de um aspecto entre ambos. Ambos os planetas podem estar directos, um directo e outro retrógrado, ou ambos retrógrados. O termo aplicação mútua é usado quando um planeta directo está aplicando a um outro que esta retrógrado, portanto cada um deles vai em direcção ao outro. O planeta mais rápido, independentemente da direção do movimento, 'lança os seus raios' para aspectar o mais lento. Aplicação é o oposto de Separação.» ["Glossário" de Bárbara Abramo]

Se a aplicação se faz quando o planeta mais rápido está retrógrado, isto indica que a pessoa dona do mapa está perante duas possibilidades (o tal livre arbítrio): 1) ou vai facilitar o assunto, podendo ficar alguma frustração pela vontade de ter dificultado 2) ou decide dificultar a realização (conforme o aspecto e as recepções) da coisa desejada, mudando de posição, opinião, atitude. Habitualmente, a tendência é dificultar, resistir.

Se a aplicação se faz com os dois planetas retrógrados (apesar de haver sempre um planeta que é mais rápido do que o outro), são os dois que influenciam a modificação da posição da pessoa, tornando o assunto mais tenso pela necessidade de integração de ambas energias.

Num mapa natal é frequente vermos casos opostos, em que determinado aspecto aplicativo não se formou na hora de nascimento porque o planeta mais rápido, no momento que o ia fazer, tornou-se retrógrado. Este é o caso típico e algo confuso, devido às orbes que cada pessoa utiliza. Eu uso orbes bastante apertadas.

O mesmo acontece num trânsito ou progressão: é uma experiência comum, que tendencialmente faz fracassar algo que estava perto da realização. Quando o aspecto se formar, tempos depois, será um trânsito "limpinho" e fácil de realizar. Às vezes, as pessoas dizem frases significativas como esta: «À segunda, é de vez.» O complicado é quando um planeta faz 3ª, 4ª ou 5ª passagem nessa aplicação ou separação. É um bailado complexo que merece uma análise separada.

Qualquer aspecto aplicativo diz respeito a um futuro próximo (dependendo da natureza dos planetas), enquanto o aspecto separativo tem um significado de algo já passado. Quando visto num mapa natal, podemos dizer do separativo: já integrado, algo inato. Enquanto aspecto aplicativo: é literalmente a promessa do mapa, o potencial da pessoa.

Se num mapa natal há um aspecto aplicativo com um dos planetas em situação de retrógrado (a tal promessa do mapa, o tal potencial da pessoa), podemos afirmar que esta promessa ou potencial poderá realizar-se quando o mesmo aspecto se formar em arco solar, trânsito ou progredido, nos momentos indicados pelas efemérides e técnicas astrológicas, quer por retrogradação de um dos planetas ou dos dois. 

Para a promessa se realizar e o potencial se cumprir, deveria significar que a pessoa fará a revisão da sua atitude.

.

16 comentários:

Anónimo disse...
27 de junho de 2011 às 13:08  

Olá António,

grata pela informação.
Hoje aprendi mais um pouco, pois tenho Vénus em gémeos.

Beijinhos

Nanda Botelho disse...
27 de junho de 2011 às 17:04  

Planetas retrógrados são as guias que nos convidam a ir mais devagar e prestar atenção, um presente deverá ser descoberto...
Abraços!

ॐ Hanah ॐ disse...
27 de junho de 2011 às 23:30  

Olá Antonio,
Amei ...(O Amor é Universal). E ponto. E vírgula ...barra e travessão !!!
Adorei ler o texto... uma rica aula de vida ....
e assim me lembrei sobre um texto que estava lendo sobre o ponto vertex...
também tem algo haver...?
Já encontrei alguns, e é muito interessante a sensação que dá ...
acho que de alguma forma já me encontraram também da mesma forma, e a angústia que dá é "saber" e ter entrado na história e depois eu me tocar...e a pessoa sair machucada novamente...(ou eu) apesar de acreditar que alguma outra sensação ela pode ter que a faz saber e sentir, que isso era de outra vida...(Ai fico pensando se também não sou eu que estou no círculo vicioso ou estava distraída) e ficou sendo o RRR...
Também me lembrei dos eclipses, será que eles também veem para dar uma clareada nesses pontos ?

Meu vênus vai estar nos últimos 24 graus na casa 12... como estar atenta e não repetir ....e se encontrar mais alguém que me possa prender ao passado... como saber???? Vou detectar...não posso me esquecer mais desse texto seu ! Vivendo no presente... =)

Bjos Antonio e inté ....

MARCELO DALLA disse...
28 de junho de 2011 às 11:09  

Amigo!!!
Você é meu professor da astrologia preferido. Saboreio cada linha do que escreve. Levo este texto comigo para reler com muito calma.
Só tenho a agradecer por tudo o que aprendo aqui!!!!!
abraço

Daisy disse...
28 de junho de 2011 às 16:07  

Viva António,

é uma maravilha lê-lo! a sério! :) é um conforto para a Alma, quando a Astrologia é bem aplicada, isto é, quando nos aponta o caminho para a evolução, o aperfeiçoamento do nosso ser espiritual, quem nós verdadeiramente somos. É o apontar sempre na mesma direcção a da Reforma Íntima, para quando desencarnarmos vibrarmos num nível de energia mais alto, mais puro.

Achei muito interessante o significado de Vénus retrógrado, porque a minha Vénus natal em Gémeos, na casa 11 (onde também estão Júpiter e Marte), logo, não tendo eu conhecimentos de Astrologia, só mesmo a leitura, vai encontrar-se com "esta" Vénus (de 2012). Está correcto este raciocínio?
O mais engraçado é que houve sempre uma tendência na minha vida, principalmente quando era mais nova, de ter os amigos que não eram os melhores, e eles rebaixavam-me e eu não tinha coragem para os afastar. Mas sempre acontecia algo "exterior" que os retirava da minha vida.
Hoje já não é tanto assim, hoje já me identifiquei mais com o que realmente sou, e consigo escolher com quem quero estar. Não o consigo fazer sempre, porque o amadurecimento vai acontecendo, com situações difíceis nós vamos descobrindo quem somos de verdade, mas está bem melhor. :)

É impressionante (e escrevo muito emocionada) a Sintonia, o Equilíbrio presente no Todo.

Até ao próximo. :)

Um abraço,
Suana M.

Astrid Annabelle disse...
28 de junho de 2011 às 18:51  

Olá António!
Assim que chegar em casa irei reler todo esse texto com o meu mapa em mãos!
Excelente!
Beijão.
Astrid Annabelle

Filomena Nunes disse...
28 de junho de 2011 às 18:56  

QUE SAUDADES DESTAS AULAS!!!

Estou deliciada, emocionada, maravilhada!!! Tudo ao mesmo tempo.

Meu querido amigo, planetas retrógrados é comigo: Júpiter, Saturno, Neptuno e Plutão :)) E, se fiz as contas bem feitas, não vou ter nenhum deles directo nesta vida, a menos que viva mais de 84 anos... serei "retrógrada" até ao fim da vida!!

Vou reler e reler porque há muita matéria nova para mim..

Muito obrigada e aquele abraço bom <3

Anónimo disse...
28 de junho de 2011 às 19:56  

Meu querido amigo António,

Bem vindo de novo com estes temas que me interessam muitissimo...não sou aluna mas leio como se fosse!E mais ainda porque precisei de ler e reler até entender..comigo é assim:-) E com o meu mapa ao pé tentei decifrar tudo isto..mas não adianta! Sou burra nisto mesmo..não consigo ver onde está Vénus nem se está retrô ...mas não importa!..Adoro ler tudo isto.

Grande beijinho

DULCE BENTO

Luma Rosa disse...
29 de junho de 2011 às 00:10  

\o/ Abriu o sistema de comentários!!

Falta-me conhecimentos técnicos para opinar em seu texto, António. Mas pela minha compreensão, o universo se retrai para expandir!! big-crunch! big-bang!! O contrário é a mesma coisa, porque tudo é cíclico e dentro dessa movimentação mantém a sua memória quântica! É o carma de todo o universo, incluindo nós, é claro! Pois é depois de uma grande introspecção que conseguimos amadurecer ou tomar decisões, em pequenos ou grandes passos - o importante é "andar para frente".

Boa semana! Beijus,

Unknown disse...
29 de junho de 2013 às 04:45  

Olá Antônio, fiquei curiosa lendo o seu texto. O que pode significar a ausência de planetas retrógrados, é o meu caso!
Obrigada,
Mariana

Unknown disse...
13 de abril de 2015 às 16:47  

Tenho vênus em aries na casa 7 retrógrado...sera que por isso não tenho sorte no amor?

Unknown disse...
13 de abril de 2015 às 16:50  

Tenho vênus em aries na casa 7 retrógrado...sera que por isso não tenho sorte no amor?

Rebeca Fidelis Horta disse...
2 de novembro de 2015 às 20:19  

Olá, tenho vênus retrógrado (estacionário direto) em Leão. Como saber em qual momento da minha vida esse aspecto para de me travar? Amei seu texto e encaixou como uma luva.

Grace disse...
7 de março de 2017 às 21:11  

Obrigada por compartilhar seu conhecimento, tem me ajudado muito, amo o seu blog!

Daiane disse...
9 de setembro de 2020 às 19:30  

Muito bom, tenho venus retrograda em escorpiao na casa 4, aprendi a lição direitinho, esse mes (setembro 2020) ela já se encontra em movimento direto no mapa progredido e me sinto liberta desse karma! aleluia irmao!

Unknown disse...
12 de dezembro de 2020 às 02:09  

Olá, gostaria de fazer meu mapa astral, como faço?

27 de junho de 2011

Planetas retrógrados e o caso especial de Vénus


Ilha de Moçambique. É uma foto antiga, dos anos 60.
Está na página do Facebook do Sr. Jorge Henrique Borges.
Foto tirada por seu Pai, o Sr. João Manuel Coelho Borges.

Vamos analisar o que é isso de planetas retrógrados e em particular estes movimentos de Vénus, que duram apenas 40 dias, mas têm uma importância transcendental. Atendendo sobretudo que isto ocorre a cada 16 meses e a próxima retrogradação de Vénus será entre 16 Maio e 27 Junho 2012, no signo de Gémeos.

Há astrólogos que afirmam e com razão que os planetas retrógrados têm a sua função mais dirigida para a função interior da mente, pois as mudanças são operadas interiormente antes de se manifestarem no mundo exterior. Mas dá uma certa introversão, sim.

A minha visão sobre os “retros” e os signos interceptados vai no mesmo caminho. Sinto haver uma similitude, tendo em conta que uns são os actores da peça de teatro (os planetas) e outros são o cenário (signos – energias).

Para mim é nos planetas retrógrados e nos signos interceptados que vejo a “Inteligência Superior” a funcionar através da Astrologia, como linguagem meta-superior ou divina.

Procuro ver os retrógrados para além da “função interior da mente”. Entendo como sendo um estado de alma. Nesse sentido suspeito que ultrapassa a mente, indo directo às emoções, porque é destas que parte a vibração de como vivemos na crosta do planeta.

Um planeta retrógrado está nessa situação de retrógrado, de igual maneira para os 3 corpos da materialidade do ser humano - físico, mental e emocional. Por serem os corpos descartáveis de Nós mesmos, enquanto Seres. Porque a aprendizagem do ser humano é feita através da interacção da energia do planeta com os corpos da materialidade.

Em linguagem corrente podemos chamar “medo” a esse aprisionamento do retrógrado. Existe “ali” uma certa dificuldade em se realizar. As “coisas” têm que ser feitas dentro de um registo peculiar que difere de planeta para planeta.

Um retrógrado ou um interceptado, para mim, é como se quisesse dizer: “tens que fazer o exame para poderes prosseguir os estudos”. Que estudos? Os de mim mesmo. Acredito que sou apenas um corpo e vivo apenas para o materialismo mais imediato? Ou acredito que sou uma Alma provisoriamente num corpo, para fazer a experiência da fisicalidade?

É nesta subtil divisão que o retrógrado pode manifestar-me ou há um certo trânsito e transcendo-me... Habitualmente, com dor e sofrimento. Porque tenho que Me merecer a Mim mesmo. É aqui que entram as múltiplas definições de “destino”. E foi nesta base que a astrologia perdeu credibilidade no fim do século 19 até aos anos 80, quando Plutão ajudou a que esta arte fosse recuperada e massificada.

A irredutibilidade do chamado “destino” enquanto “obrigação” de cumprirmos o que supostamente nos é atribuído. Ou esse “destino”, enquanto construtor da minha própria vida”. É aqui que os trânsitos dos retrógrados me obrigam a escolher.

- Ou escolho repetir e repetir e repetir. E aí estamos perante aquilo que se chama (e bem) de “função interior da mente”. E repito, repito, repito… sem querer ver que estou sempre a cair no mesmo padrão limitativo. 

É mais óbvio de constatar quando o planeta está Rx no natal. É a percepção equivocada que Eu sou apenas o meu corpo e gero os padrões repetitivos que atraio para mim mesmo e que me faz "pensar" e "dizer" que "não tenho sorte", ou que "tenho azar" (no amor, na saúde, no trabalho, etc.)

- Ou escolho não repetir. E aí estamos perante a função superior do Ser, através da Alma. Conseguimos sair dos padrões. Realizando e reconstruindo o próprio destino. Aqui Plutão e Saturno em trânsito têm uma enorme responsabilidade na actuação desse retro, levando com eles o lixo psíquico que temos em enorme quantidade.

Tenho encontrado muitos casos em que os retrógrados são trabalhados durante ou após o trânsito de Plutão em quadratura a ele próprio. Também dou muita atenção à passagem de Plutão pelas casas de água e ângulos. Na minha maneira de ver, a passagem de um Plutão pela casa 12 é claramente uma mudança total. São vários anos, sendo os mais importantes quando entra ou quando sai da 12.

Se a pessoa deixar fluir todas as emoções que Plutão carrega, o mais certo é haver uma libertação da personalidade porque houve uma “infusão da alma”.

A nossa alma aproveita essas oportunidades astrológicas para “carregar as nossas baterias” (infusão energética) que faz mudar a vida da pessoa. Ou transcendem-se a eles próprios e fazem algo marcante na vida e começam a ter uma carreira fulgurante, ou ficam "presos" às regras da sociedade - a caminho de uma tremenda infelicidade. Já me alonguei demasiado e não sei se me expliquei bem

Quando se fala de "planetas retrógrados", fala-se do movimento  aparente  desses planetas, vistos da Terra. Quando estamos num trem e ultrapassamos um outro, mais lento, temos a impressão de que este último recua - e, no entanto, sabemos perfeitamente que não é o caso. Quando a Terra, na sua órbita, avança mais rápido que um planeta (visto da Terra), esse planeta parece recuar. Na verdade, ele continua a avançar, como o trem, e trata-se apenas de uma impressão. A astrologia é o estudo dos astros do ponto de vista da Terra; observamos os raios que esses astros nos enviam, mas não seu movimento real, objectivo (este último é estudado pela astronomia). O Sol e a Lua nunca estão retrógrados.

Como interpretar o movimento aparentemente retrógrado de um planeta? Parece que, para nós, uma parte do poder desse planeta se perdeu. Os planetas retrógrados permitem compreender os problemas de uma personalidade: eles indicam os campos nos quais se custará mais a encontrar o equilíbrio.

Os planetas retrógrados são de uma extrema importância na interpretação de um mapa, ou n os trânsitos e, particularmente nas previsões: toda a análise pode ser errada, as previsões inexactas, unicamente porque não se levou em conta essa chave essencial. Um planeta retrógrado pode bloquear as melhores previsões de um mapa, e todas as brilhantes possibilidades de uma personalidade.

Os planetas mais lentos em estado retrógrado

Os planetas pesados são os que, com maior frequência, encontramos retrógrados: Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão permanecem durante meses em "marcha-à-ré". Assim: Júpiter retrógrada durante cerca de quatro meses por ano. Saturno, cerca de quatro meses e meio. Úrano, cerca de cinco meses. Neptuno, cerca de seis meses. Plutão, cerca de seis meses e uma semana (e Plutão está sempre retrógrado no Inverno).

Assim, um enorme número de pessoas nasce sob esta influência, particularmente as pessoas do Outono e do Inverno. Os planetas pesados indicam assim um destino colectivo, o que vai de encontro às Lectures de Cayce no que diz respeito aos carmas de grupo.

Mas os planetas pesados têm também uma influência muito forte sobre os destinos individuais - de acordo com seu lugar no mapa, os aspectos que ali recebem, seu lugar no signo e na casa etc.

Marte, Vénus e Mercúrio retrógrados

Os planetas rápidos ficam mais raramente retrógrados, e permanecem por menos tempo em "marcha-à-ré". Mas quando isso acontece, eles repre­sentam um papel de bloqueio extremamente poderoso no destino do indivíduo. É preciso então verificar, por direcção secundária progredida (contando nas efemérides um dia = um ano), quanto tempo o planeta permanecerá retrógrado depois do nascimento. O ano em que Marte, Vénus e Mercúrio partem de novo em sentido directo, marca uma virada importante na vida do nativo, uma libertação de um bloqueio. 

A análise espiritual dos planetas retrógrado

Os planetas retrógrados no mapa natal representam vidas passadas em que o ego foi dominante e o Ser Espiritual não desenvolveu adequadamente a sua missão principal: a evolução espiritual. Instalou-se o medo, que perdura como memória cármica, nesta vida. Pode ter gerado padrões repetitivos de comportamento que perdura até hoje. E é nesta encarnação que surge o propósito de haver a libertação desse medo.

Os aspectos natais desses planetas retrógrados representam níveis particulares e específicos de resistência do ego, como memórias de possíveis medos com origem cármica.

A escolha do Espírito, antes de encarnar nesta vida, é uma proposta enorme e desafiante: a libertação desses pesados medos cármicos.

Com essa libertação dar-se-á o reencontro com o Ser Espiritual podendo, então, o Ser Humano escolher fazer o que deve ser feito, desde que sentido pelo coração e validado pela intuição.

Os trânsitos a esses planetas retrógrados podem significar os momentos mais adequados para:

a) A libertação desses medos cármicos.

b) Ou o acentuar do domínio dos mesmos.

Escolha com o coração! Valide com a intuição. O resto é consequência da escolha. E entregue ao céu.

Vénus retrórgado

Vénus retrógrado num mapa astral anuncia uma vida amorosa difícil. A pessoa age com o ser amado de maneira  muito contraditória. Procuram programar a sua relação amorosa com ele, seguindo uma linha  demasiado dura, demasiado exigente ou não o bastante! Há um desacordo entre os objectivos amorosos das pessoas e a sua maneira concreta de viver o amor.

As suas dificuldades com o sexo oposto devem-se a uma falta de segurança interior. Padecendo de uma grande solidão afectiva, aspiram de tal maneira à felicidade, que bloqueiam neles mesmos as forças que lhes permitiriam atingi-la.

Vénus retrógrado indica um carma bastante pesado no campo afectivo: as pessoas não haviam entendido grande coisa de amor em suas vidas passadas. O seu comportamento inadequado lhes havia acarretado grandes sofrimentos. Na vida actual, a lembrança dessa dor os impede de se darem plenamente. 

As pessoas pertencentes aos dois sexos sem se darem conta, podem suspeitar que aqueles que os amam tenham intenções egoístas ou interesseiras, mesmo quando não é este o caso. A maioria das vezes não é. Essa suspeita leva-os a recusar o amor, muitas vezes sem razão, pois assim se privam de uma oportunidade de felicidade.

Felizmente, Vénus não fica retrógrado durante toda uma vida, e chega a um momento em que o ser tem a possibilidade de sair de sua prisão afectiva. No ano em que Vénus parte de novo em sentido directo, sua vida afectiva melhora.

Os trânsitos de Vénus têm esse sentido de libertação. Permitem que as pessoas se desbloqueiem ou se entreguem verdadeiramente ao ser amado. É isso que é proposto que aconteça neste abençoado ano de 2012. Que comecem, finalmente, a amar, mas a sério.

Vénus retrógrado em trânsito em Gémeos

Neste signo da adolescência, em que o ser ainda não atingiu a sua polaridade sexual, Vénus retrógrado indica uma instabilidade afectiva nas existências anteriores, nas quais a pessoa vivia o amor como um jogo meio leviano; deve agora aprender a se comprometer seriamente. resistindo à tentação de jogar os seus parceiros um contra o outro!

Vénus trata do Amor com maiúsculas. Estou a imaginar a cara de muitos espiritualistas à espera de textos mais conformes com as suas crenças. O Amor é universal. E ponto!

Vou facilitar a vida dos leitores dando umas pistas do significado deste trânsito retrógrado pelas casas nos mapas natais. Tratem de constatar se as ideias contidas nestas mini-pistas vos servem:

Vénus a retrógradar na casa 1
A casa 1 descreve a pessoa tal como o percebem os outros. Vénus nesta casa indica que a pessoa gosta de si mesma. Quando o planeta esta retrógrado, é provável que a pessoa, em suas vidas anteriores, tenha levado esse amor ao excesso: era Narciso, deslumbrado consigo mesmo! Na vida actual, ele terá demasiada tendência a querer agradar. Procura atrair para si o amor dos outros, ao invés de dar amor àqueles que dele têm necessidade.

Vénus a retrógradar  na casa 2
Sequiosa de segurança, a pessoa permanece apegada demais aos objectos, pessoas e instituições das vidas passadas, para ele tranquilizadoras. Pode ser, com frequência, um excelente artesão, ou artista, mas as suas criações nunca são de vanguarda: ele ficou preso à sensibilidade artística de épocas passadas. Deve também aprender a generosidade (pois tem medo demais de empobrecer, dando), a abandonar suas tendências materialistas.

Vénus a retrógradar  na casa 3
Aqui, a pessoa tem algo a aprender no campo da comunicação com os outros: em vidas passadas, seus discursos agressivos, canhestros ou indelicados haviam afastado os que o cercavam, particularmente seus irmãos e irmãs, seus primos e, na escola, seus colegas. Deverá aprender a se controlar, e sobretudo a usar de mais tacto nas relações faladas ou escritas com seus parentes.

Vénus a retrógradar  na casa 4
Em suas vidas passadas, a pessoa não soubera criar um ambiente satisfatório no seu lar (ou a sua pátria, se tinha responsabilidades políticas ou administrativas). Seus parentes não se sentiam felizes em sua casa. Isso se deve ao fato de que toda uma parte afectiva dele mesmo estava subdesenvolvida. Eterna criança, apavorado com o mundo exterior, não tendo liquidado outrora seu Edipo, deve aprender agora a sair de sua concha para dar ternura e protecção aos seus.

Vénus a retrógradar  na casa 5
Em suas vidas anteriores, a pessoa estava quase que exclusivamente voltado para o prazer, para o lazer e para os amores inconstantes. Era provavelmente um jogador. Se esse Vénus retrógrado está em conjunção, ou afligido por um Marte mal aspectado, pode-se presumir que a pessoa era homossexual, ou, segundo a natureza dos outros aspectos planetários, muito pouco ortodoxo em seu comportamento sexual. E possível também que tenha negligenciado os seus filhos em vidas passadas. Deverá tentar, na vida actual, amar sinceramente, e assumir seus compromissos paternos.

Vénus a retrógradar  na casa 6
A pessoa, em seu passado anterior, não respeitara as leis naturais da higiene, e sua falta de disciplina na alimentação lhe valera uma saúde má; ou ainda (segundo as indicações do resto do mapa astral) teria feito mau uso de sua boa saúde - que lhe havia sido dada para que se colocasse a serviço dos outros. Cuidar do próximo, ministrar-lhe ensinamentos e administrá-lo-eis o que deveria ter feito, e não fez. A pessoa deverá, agora, para liquidar seu carma, respeitar uma higiene de vida e uma disciplina alimentar, e colocar sua experiência a serviço da humanidade sofredora.

Vénus a retrógradar  na casa 7
Aqui, a pessoa tem bastantes dissabores no casamento (ou nas associações), por causa das vidas cármicas demasiado individualistas. 0 nativo aceitava o amor que lhe era oferecido, e não o retribuía. Não respeitava os compromissos assumidos em contratos e "puxava a brasa para a sua sardinha" em todas as circunstâncias. Deve aprender agora a respeitar os direitos dos outros, a desenvolver a harmonia conjugal; a se conduzir de maneira generosa construtiva em todas as associações nas quais esteja envolvido.

Vénus a retrógradar  na casa 8
Em suas vidas passadas, tudo acabava mal para a pessoa, por causa de certos traços de carácter negativos, dos quais ele deve agora livrar-se. A pessoa se complicava nas relações humanas, deixava-se levar a situações inverosímeis por sua necessidade de sexo e de dinheiro. E possível também que tenha tido faculdades "psi", dons ocultos que tenha utilizado mal (para fins materiais e pessoais). É possível também que tenha vivido mortes muito dolorosas. A lição cármica a reter aqui é o bom uso do dinheiro dos outros; e uma reflexão espiritual, que permitirá aa pessoa não temer a morte.

Vénus a retrógradar  na casa 9
Esta posição de Vénus sugere que a pessoa tenha sido um beato nas vidas passadas, praticando uma religião conformista, puramente social. ao mesmo tempo que se permitia inúmeras distorções da lei que pretendia honrar. A pessoa deve, portanto, buscar um real progresso espiritual, e praticar amplamente a tolerância ecuménica.

Vénus a retrógradar  na casa 10
A pessoa vem de uma vida passada bastante triste, na qual tudo o que desejara lhe fora recusado. Almejara particularmente o prestígio, as honras, a glória - ou, pelo menos, a aprovação dos seus chefes. O fracasso vem de certos traços negativos de sua personalidade, particularmente a falta de tacto e de diplomacia. Por um orgulho mal colocado, a pessoa deseja ser aceito por seus superiores, mas não faz nada para isso! É capaz, mas não se deve deixar bloquear por um excessivo sentimento de superioridade.

Vénus a retrógradar  na casa 11
Os amigos da pessoa foram, numa vida passada, tão mal acolhidos, que o impediram muito de progredir. Seduzido pelas lisonjas interesseiras desses amigos, não tinha coragem de afastá-los. Na vida actual, esta pessoa reen­contra suas antigas relações, e o mesmo tipo de vida social. Deve agora aprender o discernimento e escolher relações mais refinadas, que o ajudarão a se elevar cultural e moralmente.

Vénus a retrógradar  na casa 12
Aqui, a pessoa permanece apegado a um amor antigo, que data de uma outra vida - amor que nunca se rompeu. 0 nativo demonstra tendência à auto-compaixão, pois sabe, mais ou menos conscientemente, que deixou esse ser amado para trás. Muito romântico, não tem realmente os pés na Terra, e caminha na vida actual trazendo essa ferida secreta. Tem a possibilidade de transformar essa carga emotiva em obra de arte, ou em criação humanitária. Cessará de perder seu tempo em vãs lamentações (cármicas), no dia em que compreender que deve viver plenamente o presente.

Como entender as retrogradações quando se analisam os aspectos aplicativos e separativos? 

Antes de mais, o que é a aplicação? «É o movimento de um planeta em direcção a outro planeta, cúspide de casa ou ponto sensível quando se aproxima da formação de um aspecto entre ambos. Ambos os planetas podem estar directos, um directo e outro retrógrado, ou ambos retrógrados. O termo aplicação mútua é usado quando um planeta directo está aplicando a um outro que esta retrógrado, portanto cada um deles vai em direcção ao outro. O planeta mais rápido, independentemente da direção do movimento, 'lança os seus raios' para aspectar o mais lento. Aplicação é o oposto de Separação.» ["Glossário" de Bárbara Abramo]

Se a aplicação se faz quando o planeta mais rápido está retrógrado, isto indica que a pessoa dona do mapa está perante duas possibilidades (o tal livre arbítrio): 1) ou vai facilitar o assunto, podendo ficar alguma frustração pela vontade de ter dificultado 2) ou decide dificultar a realização (conforme o aspecto e as recepções) da coisa desejada, mudando de posição, opinião, atitude. Habitualmente, a tendência é dificultar, resistir.

Se a aplicação se faz com os dois planetas retrógrados (apesar de haver sempre um planeta que é mais rápido do que o outro), são os dois que influenciam a modificação da posição da pessoa, tornando o assunto mais tenso pela necessidade de integração de ambas energias.

Num mapa natal é frequente vermos casos opostos, em que determinado aspecto aplicativo não se formou na hora de nascimento porque o planeta mais rápido, no momento que o ia fazer, tornou-se retrógrado. Este é o caso típico e algo confuso, devido às orbes que cada pessoa utiliza. Eu uso orbes bastante apertadas.

O mesmo acontece num trânsito ou progressão: é uma experiência comum, que tendencialmente faz fracassar algo que estava perto da realização. Quando o aspecto se formar, tempos depois, será um trânsito "limpinho" e fácil de realizar. Às vezes, as pessoas dizem frases significativas como esta: «À segunda, é de vez.» O complicado é quando um planeta faz 3ª, 4ª ou 5ª passagem nessa aplicação ou separação. É um bailado complexo que merece uma análise separada.

Qualquer aspecto aplicativo diz respeito a um futuro próximo (dependendo da natureza dos planetas), enquanto o aspecto separativo tem um significado de algo já passado. Quando visto num mapa natal, podemos dizer do separativo: já integrado, algo inato. Enquanto aspecto aplicativo: é literalmente a promessa do mapa, o potencial da pessoa.

Se num mapa natal há um aspecto aplicativo com um dos planetas em situação de retrógrado (a tal promessa do mapa, o tal potencial da pessoa), podemos afirmar que esta promessa ou potencial poderá realizar-se quando o mesmo aspecto se formar em arco solar, trânsito ou progredido, nos momentos indicados pelas efemérides e técnicas astrológicas, quer por retrogradação de um dos planetas ou dos dois. 

Para a promessa se realizar e o potencial se cumprir, deveria significar que a pessoa fará a revisão da sua atitude.

.

16 comentários:

Anónimo disse...

Olá António,

grata pela informação.
Hoje aprendi mais um pouco, pois tenho Vénus em gémeos.

Beijinhos

Nanda Botelho disse...

Planetas retrógrados são as guias que nos convidam a ir mais devagar e prestar atenção, um presente deverá ser descoberto...
Abraços!

ॐ Hanah ॐ disse...

Olá Antonio,
Amei ...(O Amor é Universal). E ponto. E vírgula ...barra e travessão !!!
Adorei ler o texto... uma rica aula de vida ....
e assim me lembrei sobre um texto que estava lendo sobre o ponto vertex...
também tem algo haver...?
Já encontrei alguns, e é muito interessante a sensação que dá ...
acho que de alguma forma já me encontraram também da mesma forma, e a angústia que dá é "saber" e ter entrado na história e depois eu me tocar...e a pessoa sair machucada novamente...(ou eu) apesar de acreditar que alguma outra sensação ela pode ter que a faz saber e sentir, que isso era de outra vida...(Ai fico pensando se também não sou eu que estou no círculo vicioso ou estava distraída) e ficou sendo o RRR...
Também me lembrei dos eclipses, será que eles também veem para dar uma clareada nesses pontos ?

Meu vênus vai estar nos últimos 24 graus na casa 12... como estar atenta e não repetir ....e se encontrar mais alguém que me possa prender ao passado... como saber???? Vou detectar...não posso me esquecer mais desse texto seu ! Vivendo no presente... =)

Bjos Antonio e inté ....

MARCELO DALLA disse...

Amigo!!!
Você é meu professor da astrologia preferido. Saboreio cada linha do que escreve. Levo este texto comigo para reler com muito calma.
Só tenho a agradecer por tudo o que aprendo aqui!!!!!
abraço

Daisy disse...

Viva António,

é uma maravilha lê-lo! a sério! :) é um conforto para a Alma, quando a Astrologia é bem aplicada, isto é, quando nos aponta o caminho para a evolução, o aperfeiçoamento do nosso ser espiritual, quem nós verdadeiramente somos. É o apontar sempre na mesma direcção a da Reforma Íntima, para quando desencarnarmos vibrarmos num nível de energia mais alto, mais puro.

Achei muito interessante o significado de Vénus retrógrado, porque a minha Vénus natal em Gémeos, na casa 11 (onde também estão Júpiter e Marte), logo, não tendo eu conhecimentos de Astrologia, só mesmo a leitura, vai encontrar-se com "esta" Vénus (de 2012). Está correcto este raciocínio?
O mais engraçado é que houve sempre uma tendência na minha vida, principalmente quando era mais nova, de ter os amigos que não eram os melhores, e eles rebaixavam-me e eu não tinha coragem para os afastar. Mas sempre acontecia algo "exterior" que os retirava da minha vida.
Hoje já não é tanto assim, hoje já me identifiquei mais com o que realmente sou, e consigo escolher com quem quero estar. Não o consigo fazer sempre, porque o amadurecimento vai acontecendo, com situações difíceis nós vamos descobrindo quem somos de verdade, mas está bem melhor. :)

É impressionante (e escrevo muito emocionada) a Sintonia, o Equilíbrio presente no Todo.

Até ao próximo. :)

Um abraço,
Suana M.

Astrid Annabelle disse...

Olá António!
Assim que chegar em casa irei reler todo esse texto com o meu mapa em mãos!
Excelente!
Beijão.
Astrid Annabelle

Filomena Nunes disse...

QUE SAUDADES DESTAS AULAS!!!

Estou deliciada, emocionada, maravilhada!!! Tudo ao mesmo tempo.

Meu querido amigo, planetas retrógrados é comigo: Júpiter, Saturno, Neptuno e Plutão :)) E, se fiz as contas bem feitas, não vou ter nenhum deles directo nesta vida, a menos que viva mais de 84 anos... serei "retrógrada" até ao fim da vida!!

Vou reler e reler porque há muita matéria nova para mim..

Muito obrigada e aquele abraço bom <3

Anónimo disse...

Meu querido amigo António,

Bem vindo de novo com estes temas que me interessam muitissimo...não sou aluna mas leio como se fosse!E mais ainda porque precisei de ler e reler até entender..comigo é assim:-) E com o meu mapa ao pé tentei decifrar tudo isto..mas não adianta! Sou burra nisto mesmo..não consigo ver onde está Vénus nem se está retrô ...mas não importa!..Adoro ler tudo isto.

Grande beijinho

DULCE BENTO

Luma Rosa disse...

\o/ Abriu o sistema de comentários!!

Falta-me conhecimentos técnicos para opinar em seu texto, António. Mas pela minha compreensão, o universo se retrai para expandir!! big-crunch! big-bang!! O contrário é a mesma coisa, porque tudo é cíclico e dentro dessa movimentação mantém a sua memória quântica! É o carma de todo o universo, incluindo nós, é claro! Pois é depois de uma grande introspecção que conseguimos amadurecer ou tomar decisões, em pequenos ou grandes passos - o importante é "andar para frente".

Boa semana! Beijus,

Unknown disse...

Olá Antônio, fiquei curiosa lendo o seu texto. O que pode significar a ausência de planetas retrógrados, é o meu caso!
Obrigada,
Mariana

Unknown disse...

Tenho vênus em aries na casa 7 retrógrado...sera que por isso não tenho sorte no amor?

Unknown disse...

Tenho vênus em aries na casa 7 retrógrado...sera que por isso não tenho sorte no amor?

Rebeca Fidelis Horta disse...

Olá, tenho vênus retrógrado (estacionário direto) em Leão. Como saber em qual momento da minha vida esse aspecto para de me travar? Amei seu texto e encaixou como uma luva.

Grace disse...

Obrigada por compartilhar seu conhecimento, tem me ajudado muito, amo o seu blog!

Daiane disse...

Muito bom, tenho venus retrograda em escorpiao na casa 4, aprendi a lição direitinho, esse mes (setembro 2020) ela já se encontra em movimento direto no mapa progredido e me sinto liberta desse karma! aleluia irmao!

Unknown disse...

Olá, gostaria de fazer meu mapa astral, como faço?

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates