Homenagem ao ManDrag Ythén, Senhor do 'Confessium'

8 de novembro de 2010 ·

Hoje homenageio ManDrag Ythén, um bloguista com raízes moçambicanas, português de nacionalidade e, segundo o próprio, 'cidadão do mundo', a viver algures, no seu universo pessoal, a sua própria lenda. É autor de vários blogues, como pode ver aqui, a maioria deles em estado de interregno desde Agosto passado, devido a sofrer de distimia,  um sério problema de saúde, que o impede de exercer a sua vida normal, pelo que se concentrou no seu excelente «Confessium». É deste blogue que reproduzo o post «MU», em meu entender, excelente a todos os níveis. O ManDrag animou-se e também tem comparecido na blogagem coletiva, Minha Ideia é meu Pincel”, organizada pelo 'Café com Bolo'.


«Provenho de Lokmar e encarnei em África. Fui desterrado para Portugal aos 10 anos de idade, onde permaneci em exílio forçado durante 41 anos. Agora sou um cidadão do Mundo.»

Reprodução do seu post, na íntegra:

«Andava vagueando pelo Tumblr quando topei com a imagem acima. Os alarmes soaram – melhor; berraram! – todos. Mas com a minha incomensuravelmente imensa ignorância do japonês, fiquei “burro olhando para palácio”. Percebi que seria um mapa de algum continente que provavelmente teria existido no Pacífico. Mas qual?

Como sempre remeti-me ao meu lema: desde que tenhamos uma questão haveremos de encontrar a resposta. E fiquei esperando.

E esperei.

Enquanto esperamos... descobri, ao saltar de blog em blog, um sítio que falava dum costume dos japoneses oferecerem esparguete em lindas embalagens preparadas propositadamente para o efeito. Fiquei seduzido pelos relatos ilustrados e simpáticos dos usos e costumes japoneses. Marquei e passei a visitar com regularidade. O blog é o Lost in Japan do Alexandre Mauj.

Já estão a perceber o que depois acabei fazendo. Exacto! Ao descobrir o contacto do Alexandre pedi-lhe que ele me ajudasse a decifrar do que se tratava o mapa.

“Mu”, foi a resposta imediata.

Meu! O email ainda nem tinha arrefecido os motores da viagem até ao Japão e já estava de regresso com a resposta! Gente boa, o Alexandre!

Pois é! Afinal eu tinha a resposta, mas faltava apenas ligar as peças do puzzle. Mu é um continente mítico, tal como a Atlântida, que teria existido no Pacífico e onde ficaria Lemuria.

Munido dessa informação parti em busca de mais elementos em torno do caso e descobri o mapa mostrado abaixo, onde se pode ver um mar interior cortando o norte da América do Sul, na região onde hoje se situa a bacia hidrográfica do Amazonas e que ligava os dois oceanos: Atlântico e Pacífico. Seria através dessa via que se processariam os contactos entre as duas civilizações míticas: a Atlante e a Lemuriana.

Segundo relatos, que a sacrossanta Ciência não corrobora, ambos os continentes terão desaparecido sob as águas dos respectivos oceanos em que se situavam.»


=====

Meu post 996

.

17 comentários:

Astrid Annabelle disse...
8 de novembro de 2010 às 11:13  

Bom dia António!
Gostei muito de conhecer o blog do ManDrag e sua história de vida.
Este post em especial.
Entrei em todos os links.
É merecida a homenagem!!!
ESPAVO aos dois!
Beijos
Astrid Annabelle

P.S. vc está hibernando?rsss
Eu já melhorei muito.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...
8 de novembro de 2010 às 12:17  

Homenagem mais q justa ... adoro o Man ... parabéns a vc e a ele ...

bjux

;-)

Nathália (Ná) disse...
8 de novembro de 2010 às 12:55  

Antonio passei para lhe desejar uma semana maravilhosa, que seja repleta de luz e paz.

Bjs!

Unknown disse...
8 de novembro de 2010 às 13:26  

Alexandre,

O ManDrag vive algures na lenda pessoal dele. É uma leitura obrigatória e a sua originalidade faz dele um ser único.

Ando há algum tempo a pensar em homenageá-lo, mas quando li o «Mu» foi o clique me faltava.

E você está dentro do post!

Grande abraço,

António

Unknown disse...
8 de novembro de 2010 às 13:34  

Olá Astrid,

O ManDrag é uma figura! Infelizmente, parece estar a passar por uma fase mais difícil da sua lenda pessoal.

Tem vários blogues, mas em Agosto, decidiu interromper vários deles e dedicar-se apenas ao Confessium. É uma voz original e única na blogosfera.

Tenho hibernado um pouco, sim, sem me apetecer sentar-me ao computador, mas hoje estou a actualizar. Se isto está assim no início do meu trânsito Saturno a Neptuno, vai ser lindo daqui por uns meses. Também tenho estado a preparar cuidadosamente o meu post nº 1.000. Para memória futura.

Por acaso, tem alguma ilustração nos seus arquivos do 1º template do Cova do Urso, aquele que era de fundo amarelo? Tenho uma ilustração de má qualidade do 2º template, o anterior a este, aquele que tinha uma tira negra no cabeçalho. Já vasculhei todos os meus arquivos e não encontrei nenhum. :)))

beijos

António

Unknown disse...
8 de novembro de 2010 às 13:35  

Olá Paulo,

Também gosto dele e daquele humor cerrado que possui.

Bjux

António

Unknown disse...
8 de novembro de 2010 às 13:36  

Olá Ná

Também lhe desejo uma semana excelente. A minha é tentar curar uma gripe teimosa.

Beijos

António

Astrid Annabelle disse...
8 de novembro de 2010 às 14:01  

Olha eu de novo!
Estou com o meu Picasa aberto e procurando a imagem que me pediu...você tem passe livre para ver os meus álbuns...todas as imagens antigas estão por aqui. Se eu tiver estará aqui com certeza.
Pode remexer o baú!!!!rss
http://picasaweb.google.com/home

Quer dizer que essa vontade de ficar longe do computer se deve a este trânsito simpático???? Ai My God!!!!
Estamos bem servidos!!!!
beijos
Astrid Annabelle

Unknown disse...
8 de novembro de 2010 às 14:42  

Olá astrid

Entrei no seu Picassa público:

http://picasaweb.google.com/majivanprabhuta

e infelizmente não encontrei. No entanto, penso que tal como eu, deve ter alguns álbuns em «privado», pois só tem 190 ilustrações visíveis.

Muito agradecido.

Beijos

António

Astrid Annabelle disse...
8 de novembro de 2010 às 16:10  

Te enviei um email....
bjs
Astrid Annabelle

Serginho Tavares disse...
8 de novembro de 2010 às 17:25  

Eu sou suspeito em dizer o que acho afinal deixo claro o amor que tenho pelo homem, pelo escritor, pelo ser humano íntegro e digno que escreve tão belas palavras
e tenho a honra de partilhar delas aqui bem ao meu lado!
Sim, eu sou um felizardo!

Parabéns a você também caro António pelas lindas palavras a respeito do meu amor e pela escolha deste fabuloso post dentre tantos tão belos!

Beijos

ManDrag disse...
8 de novembro de 2010 às 17:54  

Salve! Bom António

Amizade não se agradece, mas pode-se e deve-se, agradecer um gesto de muita simpatia e uma homenagem tão eloquente.
Agradeço-te de toda Alma e Coração o teu tão nobre gesto, que se desdobra em vários gestos de respeito e solidariedade. Bem hajas!

Este teu gesto vale mais que milhares de selos que me pudessem enviar para afixar na lateral do meu blog (aceito os selos e agradeço mas não os mostro; enfim, manias... rsrsrs). Agora sinto-me muito mais compelido a respeitar a obrigatoriedade que me impus de manter uma assiduidade premente nas postagens do Confessium (como tu bem reconheces não ser fácil devido à minha distimia). É uma obrigação que devo para com aqueles que me acompanham e dão estímulo.

Irei fazer algo que já pretendo fazer à algum tempo; enviar-te, por email, os meus dados natais para poderes fazer o meu mapa astral e me conheceres mais a fundo. Assim podes dispor de mais um exemplo de estudo, pois bem sei que a Astrologia é uma ciência que vale para a vida; o estudo nunca está terminado.

Confesso que estou vaidoso. Ser homenageado assim num blog com a qualidade e reconhecimento do Cova Do Urso é motivo de orgulho.

Bençãos para ti, amigo.

Salutas!

ManDrag

Unknown disse...
8 de novembro de 2010 às 18:16  

Astrid

A meio da tarde desliguei o computador porque esta gipe teimosa estava a pedir cama enroscado em cobertores. Dormi meia hora e agora estou mais aliviado.

Vi o email, que agradeço mito e vou vasculhar tudo à procura dessa possível ilustração do meu 1º template.

Amanhã, direi qualquer cosia.

Beijos agradecidos,

Antónios

Unknown disse...
8 de novembro de 2010 às 18:34  

Olá Serginho,

Conheci o ManDrag por causa do teu blogue, pois lembro-me de ler uns comentários dele nos teus posts, que achei serem muito bacanas.

Só muito mais tarde é que vos associei como casal e, na verdade, nem sei porque o fiz.

Sabes que sou um admirador confesso de ti e do teu blogue e fiquei feliz em saber que esta homenagem ao ManDrag te fez sentir bem. Isso tem um nome: 'amor'.

Grande abraço, meu querido.

António

Unknown disse...
8 de novembro de 2010 às 18:48  

Olá, ManDrag, Senhor de Confessium,

Terei muito gosto em analisar o teu mapa. Por favor envia-me os dados para o meu email pessoal antonio-rosa@netcabo.pt.

Terei muito gosto em analisar o teu mapa e enviar-te uma gravação digital em mp3 com a ideia que eu possa tirar do mapa. Vou necessitar é de uns dias, para o fazer, pois tenho uma lista em espera e como este fim-de-semana não fiz nada por causa de uma gripe teimosa, as coisas foram ficando meio atrasadas. Mas não me esquecerei. Também, será uma forma de não esqueceres a pronúncia daqui.

Acho surpreendente que estando tu a viveres no Brasil (presumo eu) ainda continues a escrever com a ortografia de cá. Isso é muito curioso. Eu, se vivesse 6 meses seguidos no Brasil, passaria a escrever de maneira diferente.

Foi um enorme prazer homenagear-te, pois admiro o teu talento, personalidade e cultura. Também gosto da forma como escreves e os assuntos que abordas e como o fazes, com elegância, mas firmemente.

Fico feliz em saber que esta minha modesta homenagem te animou a cumprires contigo mesmo, apesar de estares a passar uma fase complicada na tua vida.

Retribuo-te as bênçãos, meu amigo.

Abraço grande

António

Nilce disse...
8 de novembro de 2010 às 19:28  

Muito interessante Antônio. Que beleza de homenagem.
Quanto ao Alexandre, sou fã de carteirinha.

Post 1000???, não posso perder. Por favor me mande um e-mail.
Ah, estou te mandando um mais tarde.
Obrigada pelo carinho sempre.

Bjs no coração!

Nilce

Unknown disse...
8 de novembro de 2010 às 19:38  

Nilce,

Bem sei que é fã do ManDrag. :)))

O 1.000 está quase a sair, talvez no fim-de-semana.

Beijos

António

8 de novembro de 2010

Homenagem ao ManDrag Ythén, Senhor do 'Confessium'

Hoje homenageio ManDrag Ythén, um bloguista com raízes moçambicanas, português de nacionalidade e, segundo o próprio, 'cidadão do mundo', a viver algures, no seu universo pessoal, a sua própria lenda. É autor de vários blogues, como pode ver aqui, a maioria deles em estado de interregno desde Agosto passado, devido a sofrer de distimia,  um sério problema de saúde, que o impede de exercer a sua vida normal, pelo que se concentrou no seu excelente «Confessium». É deste blogue que reproduzo o post «MU», em meu entender, excelente a todos os níveis. O ManDrag animou-se e também tem comparecido na blogagem coletiva, Minha Ideia é meu Pincel”, organizada pelo 'Café com Bolo'.


«Provenho de Lokmar e encarnei em África. Fui desterrado para Portugal aos 10 anos de idade, onde permaneci em exílio forçado durante 41 anos. Agora sou um cidadão do Mundo.»

Reprodução do seu post, na íntegra:

«Andava vagueando pelo Tumblr quando topei com a imagem acima. Os alarmes soaram – melhor; berraram! – todos. Mas com a minha incomensuravelmente imensa ignorância do japonês, fiquei “burro olhando para palácio”. Percebi que seria um mapa de algum continente que provavelmente teria existido no Pacífico. Mas qual?

Como sempre remeti-me ao meu lema: desde que tenhamos uma questão haveremos de encontrar a resposta. E fiquei esperando.

E esperei.

Enquanto esperamos... descobri, ao saltar de blog em blog, um sítio que falava dum costume dos japoneses oferecerem esparguete em lindas embalagens preparadas propositadamente para o efeito. Fiquei seduzido pelos relatos ilustrados e simpáticos dos usos e costumes japoneses. Marquei e passei a visitar com regularidade. O blog é o Lost in Japan do Alexandre Mauj.

Já estão a perceber o que depois acabei fazendo. Exacto! Ao descobrir o contacto do Alexandre pedi-lhe que ele me ajudasse a decifrar do que se tratava o mapa.

“Mu”, foi a resposta imediata.

Meu! O email ainda nem tinha arrefecido os motores da viagem até ao Japão e já estava de regresso com a resposta! Gente boa, o Alexandre!

Pois é! Afinal eu tinha a resposta, mas faltava apenas ligar as peças do puzzle. Mu é um continente mítico, tal como a Atlântida, que teria existido no Pacífico e onde ficaria Lemuria.

Munido dessa informação parti em busca de mais elementos em torno do caso e descobri o mapa mostrado abaixo, onde se pode ver um mar interior cortando o norte da América do Sul, na região onde hoje se situa a bacia hidrográfica do Amazonas e que ligava os dois oceanos: Atlântico e Pacífico. Seria através dessa via que se processariam os contactos entre as duas civilizações míticas: a Atlante e a Lemuriana.

Segundo relatos, que a sacrossanta Ciência não corrobora, ambos os continentes terão desaparecido sob as águas dos respectivos oceanos em que se situavam.»


=====

Meu post 996

.

17 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Bom dia António!
Gostei muito de conhecer o blog do ManDrag e sua história de vida.
Este post em especial.
Entrei em todos os links.
É merecida a homenagem!!!
ESPAVO aos dois!
Beijos
Astrid Annabelle

P.S. vc está hibernando?rsss
Eu já melhorei muito.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Homenagem mais q justa ... adoro o Man ... parabéns a vc e a ele ...

bjux

;-)

Nathália (Ná) disse...

Antonio passei para lhe desejar uma semana maravilhosa, que seja repleta de luz e paz.

Bjs!

Unknown disse...

Alexandre,

O ManDrag vive algures na lenda pessoal dele. É uma leitura obrigatória e a sua originalidade faz dele um ser único.

Ando há algum tempo a pensar em homenageá-lo, mas quando li o «Mu» foi o clique me faltava.

E você está dentro do post!

Grande abraço,

António

Unknown disse...

Olá Astrid,

O ManDrag é uma figura! Infelizmente, parece estar a passar por uma fase mais difícil da sua lenda pessoal.

Tem vários blogues, mas em Agosto, decidiu interromper vários deles e dedicar-se apenas ao Confessium. É uma voz original e única na blogosfera.

Tenho hibernado um pouco, sim, sem me apetecer sentar-me ao computador, mas hoje estou a actualizar. Se isto está assim no início do meu trânsito Saturno a Neptuno, vai ser lindo daqui por uns meses. Também tenho estado a preparar cuidadosamente o meu post nº 1.000. Para memória futura.

Por acaso, tem alguma ilustração nos seus arquivos do 1º template do Cova do Urso, aquele que era de fundo amarelo? Tenho uma ilustração de má qualidade do 2º template, o anterior a este, aquele que tinha uma tira negra no cabeçalho. Já vasculhei todos os meus arquivos e não encontrei nenhum. :)))

beijos

António

Unknown disse...

Olá Paulo,

Também gosto dele e daquele humor cerrado que possui.

Bjux

António

Unknown disse...

Olá Ná

Também lhe desejo uma semana excelente. A minha é tentar curar uma gripe teimosa.

Beijos

António

Astrid Annabelle disse...

Olha eu de novo!
Estou com o meu Picasa aberto e procurando a imagem que me pediu...você tem passe livre para ver os meus álbuns...todas as imagens antigas estão por aqui. Se eu tiver estará aqui com certeza.
Pode remexer o baú!!!!rss
http://picasaweb.google.com/home

Quer dizer que essa vontade de ficar longe do computer se deve a este trânsito simpático???? Ai My God!!!!
Estamos bem servidos!!!!
beijos
Astrid Annabelle

Unknown disse...

Olá astrid

Entrei no seu Picassa público:

http://picasaweb.google.com/majivanprabhuta

e infelizmente não encontrei. No entanto, penso que tal como eu, deve ter alguns álbuns em «privado», pois só tem 190 ilustrações visíveis.

Muito agradecido.

Beijos

António

Astrid Annabelle disse...

Te enviei um email....
bjs
Astrid Annabelle

Serginho Tavares disse...

Eu sou suspeito em dizer o que acho afinal deixo claro o amor que tenho pelo homem, pelo escritor, pelo ser humano íntegro e digno que escreve tão belas palavras
e tenho a honra de partilhar delas aqui bem ao meu lado!
Sim, eu sou um felizardo!

Parabéns a você também caro António pelas lindas palavras a respeito do meu amor e pela escolha deste fabuloso post dentre tantos tão belos!

Beijos

ManDrag disse...

Salve! Bom António

Amizade não se agradece, mas pode-se e deve-se, agradecer um gesto de muita simpatia e uma homenagem tão eloquente.
Agradeço-te de toda Alma e Coração o teu tão nobre gesto, que se desdobra em vários gestos de respeito e solidariedade. Bem hajas!

Este teu gesto vale mais que milhares de selos que me pudessem enviar para afixar na lateral do meu blog (aceito os selos e agradeço mas não os mostro; enfim, manias... rsrsrs). Agora sinto-me muito mais compelido a respeitar a obrigatoriedade que me impus de manter uma assiduidade premente nas postagens do Confessium (como tu bem reconheces não ser fácil devido à minha distimia). É uma obrigação que devo para com aqueles que me acompanham e dão estímulo.

Irei fazer algo que já pretendo fazer à algum tempo; enviar-te, por email, os meus dados natais para poderes fazer o meu mapa astral e me conheceres mais a fundo. Assim podes dispor de mais um exemplo de estudo, pois bem sei que a Astrologia é uma ciência que vale para a vida; o estudo nunca está terminado.

Confesso que estou vaidoso. Ser homenageado assim num blog com a qualidade e reconhecimento do Cova Do Urso é motivo de orgulho.

Bençãos para ti, amigo.

Salutas!

ManDrag

Unknown disse...

Astrid

A meio da tarde desliguei o computador porque esta gipe teimosa estava a pedir cama enroscado em cobertores. Dormi meia hora e agora estou mais aliviado.

Vi o email, que agradeço mito e vou vasculhar tudo à procura dessa possível ilustração do meu 1º template.

Amanhã, direi qualquer cosia.

Beijos agradecidos,

Antónios

Unknown disse...

Olá Serginho,

Conheci o ManDrag por causa do teu blogue, pois lembro-me de ler uns comentários dele nos teus posts, que achei serem muito bacanas.

Só muito mais tarde é que vos associei como casal e, na verdade, nem sei porque o fiz.

Sabes que sou um admirador confesso de ti e do teu blogue e fiquei feliz em saber que esta homenagem ao ManDrag te fez sentir bem. Isso tem um nome: 'amor'.

Grande abraço, meu querido.

António

Unknown disse...

Olá, ManDrag, Senhor de Confessium,

Terei muito gosto em analisar o teu mapa. Por favor envia-me os dados para o meu email pessoal antonio-rosa@netcabo.pt.

Terei muito gosto em analisar o teu mapa e enviar-te uma gravação digital em mp3 com a ideia que eu possa tirar do mapa. Vou necessitar é de uns dias, para o fazer, pois tenho uma lista em espera e como este fim-de-semana não fiz nada por causa de uma gripe teimosa, as coisas foram ficando meio atrasadas. Mas não me esquecerei. Também, será uma forma de não esqueceres a pronúncia daqui.

Acho surpreendente que estando tu a viveres no Brasil (presumo eu) ainda continues a escrever com a ortografia de cá. Isso é muito curioso. Eu, se vivesse 6 meses seguidos no Brasil, passaria a escrever de maneira diferente.

Foi um enorme prazer homenagear-te, pois admiro o teu talento, personalidade e cultura. Também gosto da forma como escreves e os assuntos que abordas e como o fazes, com elegância, mas firmemente.

Fico feliz em saber que esta minha modesta homenagem te animou a cumprires contigo mesmo, apesar de estares a passar uma fase complicada na tua vida.

Retribuo-te as bênçãos, meu amigo.

Abraço grande

António

Nilce disse...

Muito interessante Antônio. Que beleza de homenagem.
Quanto ao Alexandre, sou fã de carteirinha.

Post 1000???, não posso perder. Por favor me mande um e-mail.
Ah, estou te mandando um mais tarde.
Obrigada pelo carinho sempre.

Bjs no coração!

Nilce

Unknown disse...

Nilce,

Bem sei que é fã do ManDrag. :)))

O 1.000 está quase a sair, talvez no fim-de-semana.

Beijos

António

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates