Com este post termino o ciclo de 1 ano, em que mensalmente
publiquei aqui o tema evolutivo de cada signo, por sugestão do Marcelo Dalla.
publiquei aqui o tema evolutivo de cada signo, por sugestão do Marcelo Dalla.
Missão superior:
Aprender a permanecer carinhoso e positivo independentemente da opinião dos outros.
Leão é o 2º Nível do Elemento Fogo. O seu regente é o Sol, símbolo da consciência. Se o Sol é o centro, em Leão o homem é o seu próprio Sol. Por ele se reconhece como um Eu autónomo, emancipado dos outros homens.
Um Eu expansivo porque seguro de si, da sua forma única e pessoal de auto-expressão, afirma-se para testar o seu poder de intervenção, a sua força de irradiação. 0 seu brilho devolve-lhe a dignidade de saber quem é. Na espiral evolutiva que é o Zodíaco, o homem no signo de Leão tem, pela primeira vez, consciência de si próprio. Implica um desdobramento do eu, uma distância entre o Ser e o Existir.
Traduz a capacidade de auto-análise, o recuo mental que cada um tem sobre si mesmo quando pensa e se interroga.Esta é a dimensão superior da consciência. Faz do ser humano o mais evoluído dos seres vivos. Leão é o Fogo do homem. Por ele se situa no mundo dos outros homens, seguro da sua individualidade, da sua verticalidade interior, isso que o torna único, diferenciado, criativo. Leão expande e irradia.
Aquece o mundo em seu redor, manifesta uma presença poderosa e determinada. O prazer de se autoconhecer pela sua própria afirmação, é magnânimo, carismático, grandioso. A força irradiante do seu fogo torna-o o centro dos outros, é dominador, autoritário com tendência a ser ditatorial.
No entanto, é igualmente generoso, directo, frontal, crédulo, por vezes um pouco ingénuo. Seguro de si, contudo teme o poder nocturno e psíquico do Escorpião. O reino do Leão é o dia, as trevas inquietam-no, bem como o mundo obscuro que as trevas anunciam. Leão é a força Yang do Eu em toda a sua afirmação.
Regente: Sol
1º nível de evolução: Encontramos a forma mais imediata de auto-expressão, quando ao dizer o que sinto me liberto do peso psíquico da casa anterior, o mundo da memória. Assim me situo, me revelo e comigo me identifico. Este simboliza também a experiência de maternidade ou paternidade. Por ela se revela a qualidade que desperta e se expande, a emoção do primeiro filho, qualidade que irá definir a tónica do relacionamento que esse filho propõe.
2º nível de evolução: Simboliza o prazer da criatividade, vivido como auto-expressão do Fogo do Eu, o Fogo do Leão. É onde se revelam os talentos próprios, a resposta mais pessoal à vida, a inspiração, a força que impulsiona uma total tradução de nós próprios. A criatividade manifesta-se quando o Eu procura a sua identidade na transformação da matéria.
3º nível de evolução: É o encontro definitivo da personalidade com a individualidade. Entendendo por personalidade quem eu sou como entidade particularizada num dado ciclo de vida. E por individualidade a capacidade de expressão de todo um potencial de experiência e conhecimento adquirido que nos torna verdadeiramente nós próprios, criativos, originais.