O comandante José Vicente Moura [nascido em 1937 - tem 75 anos] preside à Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal (COP) até 2012, pois liderou a única lista concorrente às eleições, após as Olimpíadas de Pequim.
Em 2008 , aos 71 anos, José Vicente Moura, apoiado por 24 das 29 federações olímpicas activas, assumiu a determinação de prosseguir com um trabalho de transformação e profissionalização do COP, com a esperança de concretizar neste seu quarto mandato. É muito tempo à frente do Comité Olímpico de Portugal.
«Se queremos manter a responsabilização do COP para Londres-2012 e para os Jogos de 2016 no Rio, temos de nos profissionalizar e modernizar-nos tecnologicamente", afirmou.
A contestação de que foi alvo em 2008 por parte de atletas olímpicos (entre eles, Nelson Évora, Naide Gomes e Gustavo Lima) e da federação de atletismo devido ao seu comportamento em Pequim-2008 (onde, inclusivamente, disse que não se recanditaria) esbarrou na ausência de uma alternativa capaz de reunir consensos.
"As pessoas conhecem-me, bem como aquilo que tenho feito ao longo dos anos. Não são dois ou três erros de avaliação das coisas durante uns Jogos Olímpicos que vão por em causa o meu trabalho e da minha equipa ao longo de 12 anos", frisou, após as críticas.
.