Quando se fala de "planetas retrógrados", fala-se do movimento aparente desses planetas, vistos da Terra. Quando estamos num trem e ultrapassamos um outro, mais lento, temos a impressão de que este último recua - e, no entanto, sabemos perfeitamente que não é o caso. Quando a Terra, na sua órbita, avança mais rápido que um planeta (visto da Terra), esse planeta parece recuar. Na verdade, ele continua a avançar, como o trem, e trata-se apenas de uma impressão. O Sol e a Lua nunca estão retrógrados.
Habitualmente, aceitam-se e têm-se em conta os dois grandes movimentos dos planetas: o movimento 'directo' e o movimento 'retrógrado'. Poucas vezes encontro textos de análise onde se aprofunde o movimento 'estacionário'. Dá-se este nome quando se verificam alterações de movimento dos planetas, quer do diecto para o retrógrado, quer o inverso, do retrógrado para directo.
Com estas notas não pretendo analisar o significado dos planetas retrógrados, mas sim chamar a atenção para as fases em que eles se encontram estacionários, usando Mercúrio como exemplo. Sabemos que o movimento de translação da Terra cria a ilusão dos planetas em determinada posição ficarem 'estacionários' e entrarem em movimento 'retrógrado' oposto à sucessão dos signos. Quando terminam o seu movimento retrógrado, voltam a ficar estacionários e depois retomam o movimento direto, no sentido da sucessão dos signos. Diz-se que um planeta está 'estacionário' quando passa vários dias quase na mesma posição zodiacal antes de mudar o sentido em que se movimentava.
Estes aparentes movimentos estacionários podem ser acompanhados nas efemérides para se aprofundar esta questão. Quando um planeta em movimento directo fica estacionário, pode durar poucos dias como é o caso de Mercúrio ou demorar semanas, no caso dos planetas mais lentos. Nesta fase estacionária, é frequente o planeta funcionar nos nossos mapas de forma descontínua, apesar de ainda não se encontrar retrógrado ou directo.
Vejamos o exemplo de Mercúrio, quando ficou retrógrado em Touro, de Abril para Maio de 2010.
Todos sabermos que em movimento directo normal, Mercúrio percorrer cerca de 1º 30' por dia no zodíaco. Mercúrio fica retrógrado de 19 a 24 dias a cada quatro meses. A seguir dou o exemplo dos últimos dias em que passou de directo a retrógrado [Abril 2010] e o movimento contrário, de retrógrado a directo [Maio 2010], para perceberem melhor os movimentos 'estacionários' e a sua influência nos nossos mapas natais e em trânsito.
Movimento directo de Mercúrio, sempre em Touro, a caminho da retrogradação:
15 Abr - 12º 16'
16 Abr - 12º 29'
17 Abr - 12º 37'
18 Abr - 12º 38' (iniciando neste dia o seu movimento retrógrado, em modo estacionário)
19 Abr - 12º 33' Rx
20 Abr - 12º 22' Rx
Basta olhar para os números acima para percebermos que não existe diferenças de cerca 1º 30', consoante os dias foram passando. Na verdade, o movimento estacionário, começou antes de 16 de Abril e terminou depois do dia 20. Isto é apenas, um pequeno exemplo.
Movimento retrógrado de Mercúrio, sempre em Touro, a caminho do seu movimento directo:
09 Maio - 2º 53' Rx
10 Maio - 2º 40' Rx
11 Maio - 2º 40' Rx [até à noite desse dia, em que passou a directo]
12 Maio - 2º 40'
13 Maio - 2º 45'
14 Maio - 2º 55'
Recordemo-nos de um grande acontecimento que afectou, recentemente, a Europa e o mundo: o vulcão da Islândia que paralisou a maioria dos aeroportos, interrompendo o movimento normal dos aviões e de milhões de pessoas em todo o mundo. Foi o caos, como bem se lembram.
As primeiras notícias do encerramento dos aeroportos por causa da nuvem de cinzas vulcânicas da Islândia, deram-se no dia 15 Abril. Mercúrio ainda estava directo, mas em movimento estacionário, no signo de Touro. Repetindo: no signo Touro. Que fique claro que não estou a dizer que Mercúrio é o planeta astrológico responsável pela activação do vulcão islandês. No entanto, as consequências destas erupções têm a chancela mercuriana: comunicações, movimentos de pessoas, negócios que se perderam, etc. Foi absolutamente desesperante para aqueles que estiveram directamente envolvidos nestas questões.
Quando Mercúrio ficou retrógrado, o encerramento dos aeroportos na Europa atingiu o auge. Entretanto, a nuvem de cinzas foi-se afastando do norte da Europa e uma parte dela dirigiu-se ao Sul. Portugal, que durante a crise maior, não necessitou encerrar nenhum aeroporto, mas sim cancelar centenas de voos, foi atingido pela nuvem (nos aeroportos de Lagos e Madeira) mesmo nos últimos dias de terminar o seu movimento retrógrado. Por exemplo, uma amiga minha e astróloga que vive na Madeira, não pode deslocar-se ao recente Congresso de Astrologia, realizado no Estoril (12 a 14 Maio), por causa do encerramento do aeroporto do Funchal. Ou seja, com Mercúrio já em movimento directo, mas ainda estacionário.
Para concluir: o melhor mesmo é darmos muita atenção aos planetas que iniciam ou terminam o movimento estacionário. Apliquemo-nos a fundo a usar os nossos dedos (como força de expressão) para caminharmos pelo zodíaco, contando grau a grau, enquanto olhamos também para as efemérides. Assim, daremos mais consistência às nossas análises astrológicas.
Poderei dar-vos outros exemplos de grandes ocorrências neste período mercuriano: o grande derrame de petróleo no Golfo do México, as Bolsas loucas em todo o mundo, sobretudo a de Nova Iorque que desceu a pique números astronómicos, nunca antes ocorrido e, no mesmo dia voltou a subior. A terminar, a quase conseguida tentativa dos especuladores derrubarem a moeda 'euro'. Uff!!
Outra história muito engraçada, e que deixo à vossa consideração, são as eleições na Inglaterra: sem maioria para nenhum partido. Foi necessário criarem um governo de coligação. Deixo-vos este exemplo como exercício para a vossa prática destas questões.
25 comentários:
Olá António!
Depois dessa aula excelente só nos cabe fazer a lição de casa!!!
Beijos
Astrid Annabelle
OI meu amiguinho lindo...
Saturno ficou 1 mes no mesmo grau. Voce deve ter percebido não é?
Veja nos meus apontamentos :
24 ABR : 28º VI 56'
01 MAI : 28º VI 34'
08 MAI : 28º VI 16'
15 MAI : 28º VI 03'
Um mês no mes grau, a retrogração termina em 30 MAI 10, mas já podemos sentir Saturno muito mais lento.
Muito boa esta tua chamada.
beijoquinhas
Astrid
Este texto trata de 'pequenos nadas' que em astrologia, há a tendência para não se ligar muito. Depois... somos apanhados numa surpresa gigantesca.
Muito obrigado.
Beijos.
Sônia
Sente-se bem essa lentidão. É positiva quando me permite ser miudinho com artigos como este. Caso contrário, é desesperante.
Viva Úrano em Áries!!!!
:)))
Viva!!!!!! kkkkk
Viva Urano eu Áries, eu que o diga!!! E viva Mercúrio em movimento direto. Ufa. Como geminianos que somos, percebemos bem a retrogradação de Merc~urio, não?
Eu tive uma discussão séria com um grande amigo bem no dia que ele estava estacionário, 11 de maio.
Antônio, esta é a semana da mudança. Marquei para quinta-feira. Estou animadíssimo!!!
abraço, meu amigo
Marcelo,
Ante de mais, desejo-lhe os maiores sucessos nesta grande mudança na sua vida. É um passo importante e necessário para si.
Vejamos o seu dia 20, quinta-feira:
- Vénus, já em Câncer, na sua 7ª casa, irá ajudá-lo bastante, até porque estará em conjunção com Júpiter. Isto é muito bom e a sua presença será muito apreciada, sobretudo se se dedicar a ensinar, ajudar e cuidar. Vai haver uma lagrimazinha por aí, mas nada de muito sufocante.
- Mercúrio, já direto, a anunciar-se na casa do trabalho quotidiano, e também, da saúde. Nada de nervos, pois o seu retorno solar está mesmo a chegar. Na próxima semana notará que vai estar em presença de grupos de pessoas, em situação destacada.
- Cuide muito da viagem, principalmente se estiver a conduzir. Não se perca em pensamentos e olhe bem para a estrada e sinais. Faça uma boa vistoria na viatura, antes de partir. Segure as emoções, meu amigo, pois a Lua vai transitar de Leo para Virgem e isso acarreta sempre um enorme sentido de responsabilidade. Não seja picuinhas consigo mesmos e muito menos com os outros. Não se esqueça que essa Lua está cercada por Marte e Saturno não estando dignificada. Ir com calma.
- O futuro começa agora. Daqui por um ano e meio talvez menos) grandes bênçãos para si, vindas do seu trabalho, que será muito apreciado e estimado.
Grande abraço, meu amigo. Desejo-lhe toda a boa sorte do mundo.
Olá António
A astróloga sou eu? lol
Foi uma semana difícil. Começou com diversas peripécias no sábado dia 8, estive 4 horas à espera do avião para regressar ao Funchal e lá consegui. No Domingo o meu computador desligava-se sucessivamente, eu já pensava se o teria a tempo de ir para Lisboa na 3ª feira à noite dia 11, e afinal deram-me o computador mas o vôo foi cancelado e todos os vôos estavam cheios até ao fim de semana.
Não tanto pelos trânsitos mas pela revolução solar, percebi o seu significado. Lua, rege a 9 e está na 12, o Sol rege a 10 e está na 12 e fazem quadratura a Marte que está na 9 e rege o ascendente em escorpião. Lindo não é?
Ainda hoje não sei o que me vão enviar do Congresso, continuo a não conseguir obter informação concreta, podes adinatar-me algo? Só sei que é intenção enviarem-me documentação até final desta semana,gravaram todas as palestras?
Beijinhos
Confesso que preciso estudar um pouco para comentar, pois não me sinto apta a fazê-lo, mas posso afirmar que tive hoje a primeira aula e gostei muito.
Fique em paz.
Beijo.
Super interessante sua postagem! Bem didática.
abraços
Hugo
Olá Pat/Sam
:))) A astróloga a que me refiro és tu.
Nem imaginas o que passei com este Mercúrio retrógrado. Foi mesmo de estoirar. Houve um dia que na editora ficámos simplesmente sem nenhuma comunicação: móveis, fixos, internet. O carteiro esteve mais de uma semana sem nos distribuir correio. E uma longa lista de 'aparentes' avarias de equipamento informático.
Quanto ao congresso, tudo foi gravado. Manda-me um email se queres que eu pergunte à Maria João alguma coisa específica.
Depois, em privado conto-te as historietas que ocorreram abundantemente pelo congresso. Muito divertido.
Beijos
Fátima
Muito agradecido pela visita e pelo comentário.
Beijo.
Hugo
Muito agradecido. Vou tentar recuperar o meu tempo e ler todos os amigos, com os quais me sinto atrasado.
Abraço.
Olá Antonio,
Adorei o post, muito esclarecedor, muito obrigado pela partilha, fico cada vez mais apaixonada pela astrologia, a mundial é maravilhosa, ainda tendo essas pilulas maravilhosas por aqui.
Muito grata.
Minha cs 12 e asc gemeos, e não imagina como estava impossivel a expressão de que também já não é tão fácil para mim,graças a Deus ele está de volta, e me parece que o discernimento está um pouco melhor.
Vi a história da Sam acima, e também o computador, acendia e apagava enumeras vezes, durante esse periodo.
Inventei de abrir um blog novo, antes de ver o céu....rsrs, enfim, é errando que se aprende.
Abraço grande, bom retorno.
Hanah
Querido, quanta generosidade e sabedoria em seus conselhos!!!! Fico muito agradecido, assimilarei todos elas. Essa data foi escolhida a dedo. Ser astrólogo tem suas vantagens... lol
Vou de caminhão, com móveis, computador, livros, discos, roupas e tudo o mais. Uma coisa que não lhe disse: Estou casando, vou juntar os trapinhos com meu namorado. hehehehehe Olhaí a Venus na 7!!!
abraço
António
Que tempos complicados, ainda bem que já está directo.
Respondeste ao que eu queria saber, que foi tudo gravado, fico feliz amigo, uma excelente notícia! :)))
Quero saber essas peripécias do congresso, quando sentires vontade manda-me um email a contar :))
Beijinhos
Agora para o Marcelo:
Não sabia que a mudança também era para juntar os trapinhos, fantástico Marcelo, desejo ainda mais felicidades! Tudo de bom
Beijinhos
Marcelo
Muitas felicidades para si e seu companheiro. Tudo de bom.
Abraço.
Pat/Sam
Tenciono escrever-te em breve, talvez no fim-de-semana. Beijos.
obrigada, António, é um post muito interessante
não me tinha apercebido de que os acontecimentos recentes correspondiam tanto ao(s) período(s) estacionário(s) de Mercúrio
aliás, aquando do primeiro (e maior) caos no tráfico aéreo, apenas me lembro de ter lido na rede alguns posts que associavam o facto à Lua Nova de Abril, complementada por outros aspectos planetários (incluindo o Mercúrio retrógrado)
todavia, mesmo na astrologia natal, a posição estacionária pode ser mais importante do que a retrógrada...
por exemplo, para Júpiter, Saturno ou Marte (para além dos transpessoais)... isto porque, no caso destes planetas, o movimento retrógrado pode prolongar-se por (muitos) meses, mas a posição estacionária durará (poucos) dias... ou seja, esta última é muito mais específica a determinado mapa do que o movimento retrógrado propriamente dito
x Carla
Olá Carla
Muito agradecido pelo comentário, revelador de quem sabe do assunto.
Os movimentos estacionários são sempre importantes. Há-de reparar que, se no mapa natal existirem 'estacionários', as coisas não desenvolvem com a mesma normalidade. Costumo ir aos progredidos verificar quando é que ficam directos. Por vezes, nunca...
Abraço
Antonio,
fiz um post no Stelium...inspirada no Estacionário...
Bom dia :)
Oi, grata pela visita:)
só não entendi o comentário lol
XD
Bom relembrar Antonio ....
Boa Semana pra ti ....
Antonio,
do link de antes que fiz sobre os estacionários, fiz uma Colagem do que postou no Astrologando do Facebook direto para cá.
Espero que não fique incomodado.
Se ficar é só me dizer que retiro sem nenhum problema ...
P.S: Ontem estava assistindo a história do Exôdo e quando postou, me veio a recorrência, quando entrei aqui foi o que me veio a cabeça ....
Inté
Enviar um comentário