Que é isso de Mercúrio estacionário?

17 de maio de 2010 ·


Planetas em movimento directo, estacionário e retrógrado

Quando se fala de "planetas retrógrados", fala-se do movimento aparente desses planetas, vistos da Terra. Quando estamos num trem e ultrapassamos um outro, mais lento, temos a impressão de que este último recua - e, no entanto, sabemos perfeitamente que não é o caso. Quando a Terra, na sua órbita, avança mais rápido que um planeta (visto da Terra), esse planeta parece recuar. Na verdade, ele continua a avançar, como o trem, e trata-se apenas de uma impressão. O Sol e a Lua nunca estão retrógrados.

Habitualmente, aceitam-se e têm-se em conta os dois grandes movimentos dos planetas: o movimento 'directo' e o movimento 'retrógrado'. Poucas vezes encontro textos de análise onde se aprofunde o movimento 'estacionário'. Dá-se este nome quando se verificam alterações de movimento dos planetas, quer do diecto para o retrógrado, quer o inverso, do retrógrado para directo.

Com estas notas não pretendo analisar o significado dos planetas retrógrados, mas sim chamar a atenção para as fases em que eles se encontram estacionários, usando Mercúrio como exemplo. Sabemos que o movimento de translação da Terra cria a ilusão dos planetas em determinada posição ficarem 'estacionários' e entrarem em movimento 'retrógrado' oposto à sucessão dos signos. Quando terminam o seu movimento retrógrado, voltam a ficar estacionários e depois retomam o movimento direto, no sentido da sucessão dos signos. Diz-se que um planeta está 'estacionário' quando passa vários dias quase na mesma posição zodiacal antes de mudar o sentido em que se movimentava.

Estes aparentes movimentos estacionários podem ser acompanhados nas efemérides para se aprofundar esta questão. Quando um planeta em movimento directo fica estacionário, pode durar poucos dias como é o caso de Mercúrio ou demorar semanas, no caso dos planetas mais lentos. Nesta fase estacionária, é frequente o planeta funcionar nos nossos mapas de forma descontínua, apesar de ainda não se encontrar retrógrado ou directo.

Vejamos o exemplo de Mercúrio, quando ficou retrógrado em Touro, de Abril para Maio de 2010.

Todos sabermos que em movimento directo normal, Mercúrio percorrer cerca de 1º 30' por dia no zodíaco. Mercúrio fica retrógrado de 19 a 24 dias a cada quatro meses. A seguir dou o exemplo dos últimos dias em que passou de directo a retrógrado [Abril 2010] e o movimento contrário, de retrógrado a directo [Maio 2010], para perceberem melhor os movimentos 'estacionários' e a sua influência nos nossos mapas natais e em trânsito.

Movimento directo de Mercúrio, sempre em Touro, a caminho da retrogradação:

15 Abr - 12º 16'
16 Abr - 12º 29'
17 Abr - 12º 37'
18 Abr - 12º 38' (iniciando neste dia o seu movimento retrógrado, em modo estacionário)
19 Abr - 12º 33' Rx
20 Abr - 12º 22' Rx

Basta olhar para os números acima para percebermos que não existe diferenças de cerca 1º 30', consoante os dias foram passando. Na verdade, o movimento estacionário, começou antes de 16 de Abril e terminou depois do dia 20. Isto é apenas, um pequeno exemplo.

Movimento retrógrado de Mercúrio, sempre em Touro, a caminho do seu movimento directo:

09 Maio - 2º 53' Rx
10 Maio - 2º 40' Rx
11 Maio - 2º 40' Rx [até à noite desse dia, em que passou a directo]
12 Maio - 2º 40'
13 Maio - 2º 45'
14 Maio - 2º 55'

Recordemo-nos de um grande acontecimento que afectou, recentemente, a Europa e o mundo: o vulcão da Islândia que paralisou a maioria dos aeroportos, interrompendo o movimento normal dos aviões e de milhões de pessoas em todo o mundo. Foi o caos, como bem se lembram.

As primeiras notícias do encerramento dos aeroportos por causa da nuvem de cinzas vulcânicas da Islândia, deram-se no dia 15 Abril. Mercúrio ainda estava directo, mas em movimento estacionário, no signo de Touro. Repetindo: no signo Touro. Que fique claro que não estou a dizer que Mercúrio é o planeta astrológico responsável pela activação do vulcão islandês. No entanto, as consequências destas erupções têm a chancela mercuriana: comunicações, movimentos de pessoas, negócios que se perderam, etc. Foi absolutamente desesperante para aqueles que estiveram directamente envolvidos nestas questões.

Quando Mercúrio ficou retrógrado, o encerramento dos aeroportos na Europa atingiu o auge. Entretanto, a nuvem de cinzas foi-se afastando do norte da Europa e uma parte dela dirigiu-se ao Sul. Portugal, que durante a crise maior, não necessitou encerrar nenhum aeroporto, mas sim cancelar centenas de voos, foi atingido pela nuvem (nos aeroportos de Lagos e Madeira) mesmo nos últimos dias de terminar o seu movimento retrógrado. Por exemplo, uma amiga minha e astróloga que vive na Madeira, não pode deslocar-se ao recente Congresso de Astrologia, realizado no Estoril (12 a 14 Maio), por causa do encerramento do aeroporto do Funchal. Ou seja, com Mercúrio já em movimento directo, mas ainda estacionário.

Para concluir: o melhor mesmo é darmos muita atenção aos planetas que iniciam ou terminam o movimento estacionário. Apliquemo-nos a fundo a usar os nossos dedos (como força de expressão) para caminharmos pelo zodíaco, contando grau a grau, enquanto olhamos também para as efemérides. Assim, daremos mais consistência às nossas análises astrológicas.

Poderei dar-vos outros exemplos de grandes ocorrências neste período mercuriano: o grande derrame de petróleo no Golfo do México, as Bolsas loucas em todo o mundo, sobretudo a de Nova Iorque que desceu a pique números astronómicos, nunca antes ocorrido e, no mesmo dia voltou a subior. A terminar, a quase conseguida tentativa dos especuladores derrubarem a moeda 'euro'. Uff!!

Outra história muito engraçada, e que deixo à vossa consideração, são as eleições na Inglaterra: sem maioria para nenhum partido. Foi necessário criarem um governo de coligação. Deixo-vos este exemplo como exercício para a vossa prática destas questões.

25 comentários:

Astrid Annabelle disse...
17 de maio de 2010 às 14:40  

Olá António!
Depois dessa aula excelente só nos cabe fazer a lição de casa!!!
Beijos
Astrid Annabelle

Anónimo disse...
17 de maio de 2010 às 15:02  

OI meu amiguinho lindo...

Saturno ficou 1 mes no mesmo grau. Voce deve ter percebido não é?

Veja nos meus apontamentos :

24 ABR : 28º VI 56'
01 MAI : 28º VI 34'
08 MAI : 28º VI 16'
15 MAI : 28º VI 03'

Um mês no mes grau, a retrogração termina em 30 MAI 10, mas já podemos sentir Saturno muito mais lento.

Muito boa esta tua chamada.

beijoquinhas

Unknown disse...
17 de maio de 2010 às 15:37  

Astrid

Este texto trata de 'pequenos nadas' que em astrologia, há a tendência para não se ligar muito. Depois... somos apanhados numa surpresa gigantesca.

Muito obrigado.

Beijos.

Unknown disse...
17 de maio de 2010 às 15:38  

Sônia

Sente-se bem essa lentidão. É positiva quando me permite ser miudinho com artigos como este. Caso contrário, é desesperante.

Viva Úrano em Áries!!!!

:)))

Anónimo disse...
17 de maio de 2010 às 17:07  

Viva!!!!!! kkkkk

MARCELO DALLA disse...
17 de maio de 2010 às 18:26  

Viva Urano eu Áries, eu que o diga!!! E viva Mercúrio em movimento direto. Ufa. Como geminianos que somos, percebemos bem a retrogradação de Merc~urio, não?

Eu tive uma discussão séria com um grande amigo bem no dia que ele estava estacionário, 11 de maio.

Antônio, esta é a semana da mudança. Marquei para quinta-feira. Estou animadíssimo!!!

abraço, meu amigo

Unknown disse...
17 de maio de 2010 às 19:25  

Marcelo,

Ante de mais, desejo-lhe os maiores sucessos nesta grande mudança na sua vida. É um passo importante e necessário para si.

Vejamos o seu dia 20, quinta-feira:

- Vénus, já em Câncer, na sua 7ª casa, irá ajudá-lo bastante, até porque estará em conjunção com Júpiter. Isto é muito bom e a sua presença será muito apreciada, sobretudo se se dedicar a ensinar, ajudar e cuidar. Vai haver uma lagrimazinha por aí, mas nada de muito sufocante.

- Mercúrio, já direto, a anunciar-se na casa do trabalho quotidiano, e também, da saúde. Nada de nervos, pois o seu retorno solar está mesmo a chegar. Na próxima semana notará que vai estar em presença de grupos de pessoas, em situação destacada.

- Cuide muito da viagem, principalmente se estiver a conduzir. Não se perca em pensamentos e olhe bem para a estrada e sinais. Faça uma boa vistoria na viatura, antes de partir. Segure as emoções, meu amigo, pois a Lua vai transitar de Leo para Virgem e isso acarreta sempre um enorme sentido de responsabilidade. Não seja picuinhas consigo mesmos e muito menos com os outros. Não se esqueça que essa Lua está cercada por Marte e Saturno não estando dignificada. Ir com calma.

- O futuro começa agora. Daqui por um ano e meio talvez menos) grandes bênçãos para si, vindas do seu trabalho, que será muito apreciado e estimado.

Grande abraço, meu amigo. Desejo-lhe toda a boa sorte do mundo.

princesaesquimo disse...
17 de maio de 2010 às 19:44  

Olá António

A astróloga sou eu? lol
Foi uma semana difícil. Começou com diversas peripécias no sábado dia 8, estive 4 horas à espera do avião para regressar ao Funchal e lá consegui. No Domingo o meu computador desligava-se sucessivamente, eu já pensava se o teria a tempo de ir para Lisboa na 3ª feira à noite dia 11, e afinal deram-me o computador mas o vôo foi cancelado e todos os vôos estavam cheios até ao fim de semana.
Não tanto pelos trânsitos mas pela revolução solar, percebi o seu significado. Lua, rege a 9 e está na 12, o Sol rege a 10 e está na 12 e fazem quadratura a Marte que está na 9 e rege o ascendente em escorpião. Lindo não é?
Ainda hoje não sei o que me vão enviar do Congresso, continuo a não conseguir obter informação concreta, podes adinatar-me algo? Só sei que é intenção enviarem-me documentação até final desta semana,gravaram todas as palestras?
Beijinhos

Fátima disse...
17 de maio de 2010 às 22:28  

Confesso que preciso estudar um pouco para comentar, pois não me sinto apta a fazê-lo, mas posso afirmar que tive hoje a primeira aula e gostei muito.

Fique em paz.
Beijo.

Hugo de Oliveira disse...
18 de maio de 2010 às 02:15  

Super interessante sua postagem! Bem didática.


abraços


Hugo

Unknown disse...
18 de maio de 2010 às 12:32  

Olá Pat/Sam

:))) A astróloga a que me refiro és tu.

Nem imaginas o que passei com este Mercúrio retrógrado. Foi mesmo de estoirar. Houve um dia que na editora ficámos simplesmente sem nenhuma comunicação: móveis, fixos, internet. O carteiro esteve mais de uma semana sem nos distribuir correio. E uma longa lista de 'aparentes' avarias de equipamento informático.

Quanto ao congresso, tudo foi gravado. Manda-me um email se queres que eu pergunte à Maria João alguma coisa específica.

Depois, em privado conto-te as historietas que ocorreram abundantemente pelo congresso. Muito divertido.

Beijos

Unknown disse...
18 de maio de 2010 às 12:33  

Fátima

Muito agradecido pela visita e pelo comentário.

Beijo.

Unknown disse...
18 de maio de 2010 às 12:33  

Hugo

Muito agradecido. Vou tentar recuperar o meu tempo e ler todos os amigos, com os quais me sinto atrasado.

Abraço.

Hanah disse...
18 de maio de 2010 às 17:33  

Olá Antonio,

Adorei o post, muito esclarecedor, muito obrigado pela partilha, fico cada vez mais apaixonada pela astrologia, a mundial é maravilhosa, ainda tendo essas pilulas maravilhosas por aqui.

Muito grata.

Minha cs 12 e asc gemeos, e não imagina como estava impossivel a expressão de que também já não é tão fácil para mim,graças a Deus ele está de volta, e me parece que o discernimento está um pouco melhor.

Vi a história da Sam acima, e também o computador, acendia e apagava enumeras vezes, durante esse periodo.
Inventei de abrir um blog novo, antes de ver o céu....rsrs, enfim, é errando que se aprende.

Abraço grande, bom retorno.

Hanah

MARCELO DALLA disse...
18 de maio de 2010 às 22:26  

Querido, quanta generosidade e sabedoria em seus conselhos!!!! Fico muito agradecido, assimilarei todos elas. Essa data foi escolhida a dedo. Ser astrólogo tem suas vantagens... lol

Vou de caminhão, com móveis, computador, livros, discos, roupas e tudo o mais. Uma coisa que não lhe disse: Estou casando, vou juntar os trapinhos com meu namorado. hehehehehe Olhaí a Venus na 7!!!
abraço

princesaesquimo disse...
18 de maio de 2010 às 23:11  

António

Que tempos complicados, ainda bem que já está directo.

Respondeste ao que eu queria saber, que foi tudo gravado, fico feliz amigo, uma excelente notícia! :)))

Quero saber essas peripécias do congresso, quando sentires vontade manda-me um email a contar :))

Beijinhos

princesaesquimo disse...
18 de maio de 2010 às 23:12  

Agora para o Marcelo:

Não sabia que a mudança também era para juntar os trapinhos, fantástico Marcelo, desejo ainda mais felicidades! Tudo de bom

Beijinhos

Unknown disse...
19 de maio de 2010 às 07:36  

Marcelo

Muitas felicidades para si e seu companheiro. Tudo de bom.

Abraço.

Unknown disse...
19 de maio de 2010 às 07:36  

Pat/Sam

Tenciono escrever-te em breve, talvez no fim-de-semana. Beijos.

Carla disse...
21 de maio de 2010 às 00:20  

obrigada, António, é um post muito interessante

não me tinha apercebido de que os acontecimentos recentes correspondiam tanto ao(s) período(s) estacionário(s) de Mercúrio
aliás, aquando do primeiro (e maior) caos no tráfico aéreo, apenas me lembro de ter lido na rede alguns posts que associavam o facto à Lua Nova de Abril, complementada por outros aspectos planetários (incluindo o Mercúrio retrógrado)

todavia, mesmo na astrologia natal, a posição estacionária pode ser mais importante do que a retrógrada...
por exemplo, para Júpiter, Saturno ou Marte (para além dos transpessoais)... isto porque, no caso destes planetas, o movimento retrógrado pode prolongar-se por (muitos) meses, mas a posição estacionária durará (poucos) dias... ou seja, esta última é muito mais específica a determinado mapa do que o movimento retrógrado propriamente dito

x Carla

Unknown disse...
21 de maio de 2010 às 11:03  

Olá Carla

Muito agradecido pelo comentário, revelador de quem sabe do assunto.

Os movimentos estacionários são sempre importantes. Há-de reparar que, se no mapa natal existirem 'estacionários', as coisas não desenvolvem com a mesma normalidade. Costumo ir aos progredidos verificar quando é que ficam directos. Por vezes, nunca...

Abraço

ॐ Hanah ॐ disse...
29 de março de 2011 às 03:36  

Antonio,

fiz um post no Stelium...inspirada no Estacionário...

Bom dia :)

ॐ Hanah ॐ disse...
29 de março de 2011 às 13:49  

Oi, grata pela visita:)

só não entendi o comentário lol

XD

hanah disse...
2 de abril de 2012 às 17:05  

Bom relembrar Antonio ....

Boa Semana pra ti ....

ॐ Hanah ॐ disse...
2 de abril de 2012 às 18:17  

Antonio,
do link de antes que fiz sobre os estacionários, fiz uma Colagem do que postou no Astrologando do Facebook direto para cá.
Espero que não fique incomodado.
Se ficar é só me dizer que retiro sem nenhum problema ...

P.S: Ontem estava assistindo a história do Exôdo e quando postou, me veio a recorrência, quando entrei aqui foi o que me veio a cabeça ....

Inté

17 de maio de 2010

Que é isso de Mercúrio estacionário?


Planetas em movimento directo, estacionário e retrógrado

Quando se fala de "planetas retrógrados", fala-se do movimento aparente desses planetas, vistos da Terra. Quando estamos num trem e ultrapassamos um outro, mais lento, temos a impressão de que este último recua - e, no entanto, sabemos perfeitamente que não é o caso. Quando a Terra, na sua órbita, avança mais rápido que um planeta (visto da Terra), esse planeta parece recuar. Na verdade, ele continua a avançar, como o trem, e trata-se apenas de uma impressão. O Sol e a Lua nunca estão retrógrados.

Habitualmente, aceitam-se e têm-se em conta os dois grandes movimentos dos planetas: o movimento 'directo' e o movimento 'retrógrado'. Poucas vezes encontro textos de análise onde se aprofunde o movimento 'estacionário'. Dá-se este nome quando se verificam alterações de movimento dos planetas, quer do diecto para o retrógrado, quer o inverso, do retrógrado para directo.

Com estas notas não pretendo analisar o significado dos planetas retrógrados, mas sim chamar a atenção para as fases em que eles se encontram estacionários, usando Mercúrio como exemplo. Sabemos que o movimento de translação da Terra cria a ilusão dos planetas em determinada posição ficarem 'estacionários' e entrarem em movimento 'retrógrado' oposto à sucessão dos signos. Quando terminam o seu movimento retrógrado, voltam a ficar estacionários e depois retomam o movimento direto, no sentido da sucessão dos signos. Diz-se que um planeta está 'estacionário' quando passa vários dias quase na mesma posição zodiacal antes de mudar o sentido em que se movimentava.

Estes aparentes movimentos estacionários podem ser acompanhados nas efemérides para se aprofundar esta questão. Quando um planeta em movimento directo fica estacionário, pode durar poucos dias como é o caso de Mercúrio ou demorar semanas, no caso dos planetas mais lentos. Nesta fase estacionária, é frequente o planeta funcionar nos nossos mapas de forma descontínua, apesar de ainda não se encontrar retrógrado ou directo.

Vejamos o exemplo de Mercúrio, quando ficou retrógrado em Touro, de Abril para Maio de 2010.

Todos sabermos que em movimento directo normal, Mercúrio percorrer cerca de 1º 30' por dia no zodíaco. Mercúrio fica retrógrado de 19 a 24 dias a cada quatro meses. A seguir dou o exemplo dos últimos dias em que passou de directo a retrógrado [Abril 2010] e o movimento contrário, de retrógrado a directo [Maio 2010], para perceberem melhor os movimentos 'estacionários' e a sua influência nos nossos mapas natais e em trânsito.

Movimento directo de Mercúrio, sempre em Touro, a caminho da retrogradação:

15 Abr - 12º 16'
16 Abr - 12º 29'
17 Abr - 12º 37'
18 Abr - 12º 38' (iniciando neste dia o seu movimento retrógrado, em modo estacionário)
19 Abr - 12º 33' Rx
20 Abr - 12º 22' Rx

Basta olhar para os números acima para percebermos que não existe diferenças de cerca 1º 30', consoante os dias foram passando. Na verdade, o movimento estacionário, começou antes de 16 de Abril e terminou depois do dia 20. Isto é apenas, um pequeno exemplo.

Movimento retrógrado de Mercúrio, sempre em Touro, a caminho do seu movimento directo:

09 Maio - 2º 53' Rx
10 Maio - 2º 40' Rx
11 Maio - 2º 40' Rx [até à noite desse dia, em que passou a directo]
12 Maio - 2º 40'
13 Maio - 2º 45'
14 Maio - 2º 55'

Recordemo-nos de um grande acontecimento que afectou, recentemente, a Europa e o mundo: o vulcão da Islândia que paralisou a maioria dos aeroportos, interrompendo o movimento normal dos aviões e de milhões de pessoas em todo o mundo. Foi o caos, como bem se lembram.

As primeiras notícias do encerramento dos aeroportos por causa da nuvem de cinzas vulcânicas da Islândia, deram-se no dia 15 Abril. Mercúrio ainda estava directo, mas em movimento estacionário, no signo de Touro. Repetindo: no signo Touro. Que fique claro que não estou a dizer que Mercúrio é o planeta astrológico responsável pela activação do vulcão islandês. No entanto, as consequências destas erupções têm a chancela mercuriana: comunicações, movimentos de pessoas, negócios que se perderam, etc. Foi absolutamente desesperante para aqueles que estiveram directamente envolvidos nestas questões.

Quando Mercúrio ficou retrógrado, o encerramento dos aeroportos na Europa atingiu o auge. Entretanto, a nuvem de cinzas foi-se afastando do norte da Europa e uma parte dela dirigiu-se ao Sul. Portugal, que durante a crise maior, não necessitou encerrar nenhum aeroporto, mas sim cancelar centenas de voos, foi atingido pela nuvem (nos aeroportos de Lagos e Madeira) mesmo nos últimos dias de terminar o seu movimento retrógrado. Por exemplo, uma amiga minha e astróloga que vive na Madeira, não pode deslocar-se ao recente Congresso de Astrologia, realizado no Estoril (12 a 14 Maio), por causa do encerramento do aeroporto do Funchal. Ou seja, com Mercúrio já em movimento directo, mas ainda estacionário.

Para concluir: o melhor mesmo é darmos muita atenção aos planetas que iniciam ou terminam o movimento estacionário. Apliquemo-nos a fundo a usar os nossos dedos (como força de expressão) para caminharmos pelo zodíaco, contando grau a grau, enquanto olhamos também para as efemérides. Assim, daremos mais consistência às nossas análises astrológicas.

Poderei dar-vos outros exemplos de grandes ocorrências neste período mercuriano: o grande derrame de petróleo no Golfo do México, as Bolsas loucas em todo o mundo, sobretudo a de Nova Iorque que desceu a pique números astronómicos, nunca antes ocorrido e, no mesmo dia voltou a subior. A terminar, a quase conseguida tentativa dos especuladores derrubarem a moeda 'euro'. Uff!!

Outra história muito engraçada, e que deixo à vossa consideração, são as eleições na Inglaterra: sem maioria para nenhum partido. Foi necessário criarem um governo de coligação. Deixo-vos este exemplo como exercício para a vossa prática destas questões.

25 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Olá António!
Depois dessa aula excelente só nos cabe fazer a lição de casa!!!
Beijos
Astrid Annabelle

Anónimo disse...

OI meu amiguinho lindo...

Saturno ficou 1 mes no mesmo grau. Voce deve ter percebido não é?

Veja nos meus apontamentos :

24 ABR : 28º VI 56'
01 MAI : 28º VI 34'
08 MAI : 28º VI 16'
15 MAI : 28º VI 03'

Um mês no mes grau, a retrogração termina em 30 MAI 10, mas já podemos sentir Saturno muito mais lento.

Muito boa esta tua chamada.

beijoquinhas

Unknown disse...

Astrid

Este texto trata de 'pequenos nadas' que em astrologia, há a tendência para não se ligar muito. Depois... somos apanhados numa surpresa gigantesca.

Muito obrigado.

Beijos.

Unknown disse...

Sônia

Sente-se bem essa lentidão. É positiva quando me permite ser miudinho com artigos como este. Caso contrário, é desesperante.

Viva Úrano em Áries!!!!

:)))

Anónimo disse...

Viva!!!!!! kkkkk

MARCELO DALLA disse...

Viva Urano eu Áries, eu que o diga!!! E viva Mercúrio em movimento direto. Ufa. Como geminianos que somos, percebemos bem a retrogradação de Merc~urio, não?

Eu tive uma discussão séria com um grande amigo bem no dia que ele estava estacionário, 11 de maio.

Antônio, esta é a semana da mudança. Marquei para quinta-feira. Estou animadíssimo!!!

abraço, meu amigo

Unknown disse...

Marcelo,

Ante de mais, desejo-lhe os maiores sucessos nesta grande mudança na sua vida. É um passo importante e necessário para si.

Vejamos o seu dia 20, quinta-feira:

- Vénus, já em Câncer, na sua 7ª casa, irá ajudá-lo bastante, até porque estará em conjunção com Júpiter. Isto é muito bom e a sua presença será muito apreciada, sobretudo se se dedicar a ensinar, ajudar e cuidar. Vai haver uma lagrimazinha por aí, mas nada de muito sufocante.

- Mercúrio, já direto, a anunciar-se na casa do trabalho quotidiano, e também, da saúde. Nada de nervos, pois o seu retorno solar está mesmo a chegar. Na próxima semana notará que vai estar em presença de grupos de pessoas, em situação destacada.

- Cuide muito da viagem, principalmente se estiver a conduzir. Não se perca em pensamentos e olhe bem para a estrada e sinais. Faça uma boa vistoria na viatura, antes de partir. Segure as emoções, meu amigo, pois a Lua vai transitar de Leo para Virgem e isso acarreta sempre um enorme sentido de responsabilidade. Não seja picuinhas consigo mesmos e muito menos com os outros. Não se esqueça que essa Lua está cercada por Marte e Saturno não estando dignificada. Ir com calma.

- O futuro começa agora. Daqui por um ano e meio talvez menos) grandes bênçãos para si, vindas do seu trabalho, que será muito apreciado e estimado.

Grande abraço, meu amigo. Desejo-lhe toda a boa sorte do mundo.

princesaesquimo disse...

Olá António

A astróloga sou eu? lol
Foi uma semana difícil. Começou com diversas peripécias no sábado dia 8, estive 4 horas à espera do avião para regressar ao Funchal e lá consegui. No Domingo o meu computador desligava-se sucessivamente, eu já pensava se o teria a tempo de ir para Lisboa na 3ª feira à noite dia 11, e afinal deram-me o computador mas o vôo foi cancelado e todos os vôos estavam cheios até ao fim de semana.
Não tanto pelos trânsitos mas pela revolução solar, percebi o seu significado. Lua, rege a 9 e está na 12, o Sol rege a 10 e está na 12 e fazem quadratura a Marte que está na 9 e rege o ascendente em escorpião. Lindo não é?
Ainda hoje não sei o que me vão enviar do Congresso, continuo a não conseguir obter informação concreta, podes adinatar-me algo? Só sei que é intenção enviarem-me documentação até final desta semana,gravaram todas as palestras?
Beijinhos

Fátima disse...

Confesso que preciso estudar um pouco para comentar, pois não me sinto apta a fazê-lo, mas posso afirmar que tive hoje a primeira aula e gostei muito.

Fique em paz.
Beijo.

Hugo de Oliveira disse...

Super interessante sua postagem! Bem didática.


abraços


Hugo

Unknown disse...

Olá Pat/Sam

:))) A astróloga a que me refiro és tu.

Nem imaginas o que passei com este Mercúrio retrógrado. Foi mesmo de estoirar. Houve um dia que na editora ficámos simplesmente sem nenhuma comunicação: móveis, fixos, internet. O carteiro esteve mais de uma semana sem nos distribuir correio. E uma longa lista de 'aparentes' avarias de equipamento informático.

Quanto ao congresso, tudo foi gravado. Manda-me um email se queres que eu pergunte à Maria João alguma coisa específica.

Depois, em privado conto-te as historietas que ocorreram abundantemente pelo congresso. Muito divertido.

Beijos

Unknown disse...

Fátima

Muito agradecido pela visita e pelo comentário.

Beijo.

Unknown disse...

Hugo

Muito agradecido. Vou tentar recuperar o meu tempo e ler todos os amigos, com os quais me sinto atrasado.

Abraço.

Hanah disse...

Olá Antonio,

Adorei o post, muito esclarecedor, muito obrigado pela partilha, fico cada vez mais apaixonada pela astrologia, a mundial é maravilhosa, ainda tendo essas pilulas maravilhosas por aqui.

Muito grata.

Minha cs 12 e asc gemeos, e não imagina como estava impossivel a expressão de que também já não é tão fácil para mim,graças a Deus ele está de volta, e me parece que o discernimento está um pouco melhor.

Vi a história da Sam acima, e também o computador, acendia e apagava enumeras vezes, durante esse periodo.
Inventei de abrir um blog novo, antes de ver o céu....rsrs, enfim, é errando que se aprende.

Abraço grande, bom retorno.

Hanah

MARCELO DALLA disse...

Querido, quanta generosidade e sabedoria em seus conselhos!!!! Fico muito agradecido, assimilarei todos elas. Essa data foi escolhida a dedo. Ser astrólogo tem suas vantagens... lol

Vou de caminhão, com móveis, computador, livros, discos, roupas e tudo o mais. Uma coisa que não lhe disse: Estou casando, vou juntar os trapinhos com meu namorado. hehehehehe Olhaí a Venus na 7!!!
abraço

princesaesquimo disse...

António

Que tempos complicados, ainda bem que já está directo.

Respondeste ao que eu queria saber, que foi tudo gravado, fico feliz amigo, uma excelente notícia! :)))

Quero saber essas peripécias do congresso, quando sentires vontade manda-me um email a contar :))

Beijinhos

princesaesquimo disse...

Agora para o Marcelo:

Não sabia que a mudança também era para juntar os trapinhos, fantástico Marcelo, desejo ainda mais felicidades! Tudo de bom

Beijinhos

Unknown disse...

Marcelo

Muitas felicidades para si e seu companheiro. Tudo de bom.

Abraço.

Unknown disse...

Pat/Sam

Tenciono escrever-te em breve, talvez no fim-de-semana. Beijos.

Carla disse...

obrigada, António, é um post muito interessante

não me tinha apercebido de que os acontecimentos recentes correspondiam tanto ao(s) período(s) estacionário(s) de Mercúrio
aliás, aquando do primeiro (e maior) caos no tráfico aéreo, apenas me lembro de ter lido na rede alguns posts que associavam o facto à Lua Nova de Abril, complementada por outros aspectos planetários (incluindo o Mercúrio retrógrado)

todavia, mesmo na astrologia natal, a posição estacionária pode ser mais importante do que a retrógrada...
por exemplo, para Júpiter, Saturno ou Marte (para além dos transpessoais)... isto porque, no caso destes planetas, o movimento retrógrado pode prolongar-se por (muitos) meses, mas a posição estacionária durará (poucos) dias... ou seja, esta última é muito mais específica a determinado mapa do que o movimento retrógrado propriamente dito

x Carla

Unknown disse...

Olá Carla

Muito agradecido pelo comentário, revelador de quem sabe do assunto.

Os movimentos estacionários são sempre importantes. Há-de reparar que, se no mapa natal existirem 'estacionários', as coisas não desenvolvem com a mesma normalidade. Costumo ir aos progredidos verificar quando é que ficam directos. Por vezes, nunca...

Abraço

ॐ Hanah ॐ disse...

Antonio,

fiz um post no Stelium...inspirada no Estacionário...

Bom dia :)

ॐ Hanah ॐ disse...

Oi, grata pela visita:)

só não entendi o comentário lol

XD

hanah disse...

Bom relembrar Antonio ....

Boa Semana pra ti ....

ॐ Hanah ॐ disse...

Antonio,
do link de antes que fiz sobre os estacionários, fiz uma Colagem do que postou no Astrologando do Facebook direto para cá.
Espero que não fique incomodado.
Se ficar é só me dizer que retiro sem nenhum problema ...

P.S: Ontem estava assistindo a história do Exôdo e quando postou, me veio a recorrência, quando entrei aqui foi o que me veio a cabeça ....

Inté

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates