Os argentinos estão na moda

30 de abril de 2013 ·



«Bastou uma lágrima para que a argentina Máxima Zorreguieta, de 41 anos, conquistasse a simpatia de toda a Holanda, país do qual será rainha consorte a partir desta terça-feira (30).

Onze anos atrás, quando se casou com o príncipe Willem-Alexander, a economista era desconhecida no pequeno reino europeu e o fato de seu pai, Jorge Zorreguieta, ter sido secretário de Agricultura do governo ditatorial de Jorge Rafael Videla (1976-1981) na Argentina era uma mancha em sua reputação.

Mas o choro pela ausência do pai, proibido de participar da cerimônia pelas autoridades holandesas, e também da mãe, que optou por não ir sozinha, reverteu a situação drasticamente.

Sua demonstração pública de emoção foi vista com bons olhos e nos últimos anos sua popularidade chegou a ser maior do que a do marido e da própria sogra, a rainha Beatrix, que nesta terça-feira passa a coroa ao filho.

Esta é a primeira vez em mais de 120 anos que a Holanda terá um rei - a história recente tem reservado o trono do país às mulheres: Emma (rainha regente de 1890 a 1898), Wilhelmina (1898 a 1948), Juliana (1948 a 1980) e Beatrix (1980 a 2013).

E a linha de sucessão após o novo monarca começa com a princesa Catharina-Amalia, filha de Máxima e de Willem-Alexander. A herdeira do trono holandês tem ainda duas irmãs, Alexia e Ariane.

Plebeia

Máxima seria a primeira nascida na América Latina (no caso dela, em Buenos Aires) a ocupar o posto de rainha-consorte em um país europeu.

A rainha Sílvia, da Suécia, nascida na cidade alemã de Heidelberg, é filha de pai alemão e mãe brasileira e morou em São Paulo entre 1947 e 1957. Ela fala português fluentemente e ocupa o posto na monarquia sueca desde 1973, quando o Carl 16º Gustaf se tornou rei.

Em comum, as duas têm um passado de plebeias pertencentes à elite. Máxima estudou no famoso colégio bilíngue Northlands, em um bairro nobre da capital argentina, e, depois de se formar em economia, em 1995, se mudou para Nova York, onde trabalhou em uma série de instituições financeiras, entre elas o Deutsche Bank.

Após um tempo de carreira e períodos de trabalho nos Estados Unidos e na Europa, foi apresentada a Willem-Alexander por uma amiga aristocrata durante uma viagem e dois anos depois estava casada com o futuro chefe da monarquia Orange-Nassau.

Destaque e acusações

Além da personalidade latina, emotiva, Máxima se destacou pelo interesse pela cultura local e a rapidez com que aprendeu a falar holandês.

Em 2009 foi nomeada como representante de um programa especial das Nações Unidas para avançar o desenvolvimento inclusivo por meio do microcrédito e viajou por diversos países.

Mas ela e o marido também já foram alvos de acusações. Em 2011, um jornal holandês acusou os dois de evasão de impostos por meio de um paraíso fiscal. A polêmica surgiu por um projeto do casal de construir uma casa de veraneio em Moçambique - que logo foi descartado.

A imprensa holandesa também já levantou a questão das férias extravagantes do casal, para lugares caros e exóticos.

Monarquia holandesa

A família real holandesa é tradicionalmente informal quando comparada a outras monarquias europeias. Os príncipes costumam estudar em escolas públicas, e as cerimônias são menos pomposas.

Mas os mesmos monarcas que patinam no gelo ao lado dos súditos mantêm a casa real mais cara da Europa: de acordo com um informe divulgado em 2011, os gastos anuais dos Orange-Nassau superam os US$ 50 milhões anuais (cerca de R$ 100 milhões).

Apesar dos altos gastos da família real, 59% dos holandeses dizem confiar nos Orange-Nassau, enquanto apenas 12% demonstram confiança nos políticos, e 75% apoiam a manutenção da monarquia constitucional.

O rei e a rainha já anunciaram que por ora continuarão vivendo em Wassenaar, uma pequena cidade de 25 mil habitantes em uma das áreas mais ricas da Holanda, e que devem levar alguns anos até se mudarem para o palácio real de Bosch, em Haia.
Além disso, manterão a herdeira do trono holandês e suas irmãs na escola pública onde estudam.

A festa de coroação ocorre na terça-feira, no tradicional Queen's Day, ou Koninginnedag - o Dia da Rainha - quando as ruas e canais de Amsterdã e do resto do país se vestem de laranja para celebrar o aniversário da rainha.»




.

Almas Gémeas

· 13 comentários



Um jornalista e terapeuta holístico brasileiro, José Joacir dos Santos, conta esta história: uma amiga sua, bem sucedida, solitária e na faixa dos 40, foi a uma vidente para saber se encontraria o amor da sua vida. A vidente descreveu em pormenor um homem que ela encontraria em breve. Assim aconteceu: ela conheceu o tal homem, mas foi descobrindo que era preguiçoso, mentiroso, desonesto, e além de todas estas qualidades, ainda tinha filhos de outras mulheres. Um belo dia, o namorado pediu a separação, ficou com metade de tudo o que ela tinha, e disse adeusinho. Desesperada, a amiga voltou à vidente para lhe cobrar o malogro do namoro. A vidente encolheu os ombros, e explicou: "Eu não lhe disse que ele era do bem. Só respondi ao que me perguntou."

"Como é que se reconhece uma alma gémea? No abraço. Quando duas almas gémeas se abraçam, sente-se o alívio imenso de não ter de viver. Não há necessidade, nem desejo, nem pensamento. A sensação é de sermos uma alma no ar que encontrou a sua casa, que voltou finalmente ao seu lugar, como se o outro corpo fosse o nosso que perdêramos desde a nascença."

E olhos bem abertos, porque o amor da vossa vida tende a estar onde menos se espera. "Geralmente até, a sua alma gémea é muito diferente de você. Podem ser diferenças de raça, de idade, de religião. Acontece muito. Porque o objectivo não é o corpo físico, é o reconhecimento da essência do outro independente do que ele é exteriormente." Isso é um teste? "É um teste, lógico. Porque se tudo fosse fácil, você não aprendia nada."

30.4.2013


.

O livre-arbítrio e a astrologia

29 de abril de 2013 · 14 comentários



Minha mandala de poder: o Urso. Design by Marcelo Dalla.

Uma amiga que muito estimo fez-me a seguinte pergunta, aqui no blogue:

«Como é que o livre arbítrio "encaixa" na Astrologia, se esta estuda a posição dos astros quando nascemos (e não só), sendo que isso definirá o nosso futuro? Se tudo está "escrito no céu", onde fica o nosso poder de decisão?»

Atendendo que a resposta também foi dada no blogue, tive que usar da maior concisão que fui capaz. Saiu este pequeno texto:

Os astros não influenciam, nem decidem, nem determinam. Apenas dão pistas sobre o potencial de experimentarmos determinadas emoções.

O resto é com o ser humano.

O posicionamento dos astros num mapa de nascimento, dão-nos muitas informações daquilo que há poucos anos se convencionou chamar de psicologia. Mas fazem mais que isso, muito mais. Mostram-nos a pessoa complexa que somos.

Dou muitas vezes este pequeno exemplo sobre o livre-arbítrio:

No mesmo dia e hora e na mesma maternidade (cidade), 3 mulheres de classes sociais muito diferentes dão à luz um rapaz.

Os mapas dos rapazes são iguais.

Teoricamente, e a acreditar naquilo que se lê em livros e sites de astrologia, que falam muito de signos e pouco mais, os rapazes deveriam ter as mesmas características.

Obviamente, quando crescerem, serão pessoas bem diferentes.

Uma das mulheres que deu à luz é de uma classe social muito endinheirada, com grandes fortunas (bancos, seguros, etc).

Outra das mulheres é de classe média e vive de acordo com as suas circunstâncias.

A terceira mulher provém de um bairro social desfavorecido, onde se trafica o pior que se possa imaginar.

Logo à partida, estas crianças - com mapas iguais -, terão educação e oportunidades muito diferentes. Escolas diferentes. Motivações diferentes. Culturas diferentes. Ambientes sociais diferentes. Etc.

Mesmo partindo do princípio que cada mãe ama profundamente o seu filho e que lhes incuta os mesmos valores universais, estas crianças aprenderão a usar o livre-arbítrio de forma completamente distinta.

Logo ao nascer, são diferentes, com mapas iguais.

Ainda crianças e adolescentes, serão confrontados com escolhas (livre-arbítrio) completamente diferentes. Perante situações de vida similares.

Eu podería ir por aí fora, mas creio que está subentendido que o livre-arbítrio é um factor pessoal, mas que envolve situações externas a cada um, de forma bem marcada.

O mesmo se passará quando forem adultos.

Creio que este exemplo serve para ilustrar o que pretendo dizer.

Quando se olha a astrologia como meras previsões, pode-se cair com facilidade na ideia de que tudo está destinado. Não está.

As nossas escolhas e aceitação das respectivas consequências é que marcam aquilo que somos.

Eu escolho entrar em negação e não aceitar, sofrendo muito com isso? Ou escolho aceitar e sofrer o mínimo possível, mantendo-me bem comigo mesmo?

Muito obrigado.


Este artigo já tinha sido publicado a 19/8/2011, mas a tendência é ficar esquecido, por isso, reanimei-o a aparecer novamente, em 29-4-2013, dando início ao novo layout do blogue.
.

Novas roupagens neste blogue

27 de abril de 2013 · 10 comentários

Clicar para aumentar e ver melhor.

Mudanças de roupagens do meu blogue «Cova do Urso» praticamente concluídas. Faltam alguns pequenos pormenores, que serão implementados este fim-de-semana.

O blogue, tendo ficado com um layout que vai aguentar uns tempos largos, pois escolhi o fundo branco, letras cinzentas  e barras vermelhas.

O blogue agora mais parece um site, pois possui uma enorme quantidade de informação disponível nos menús. No topo ficaram os menús que nada têm que ver com a astrologia. Na barra vermelha, estão os assuntos astrológicos. Sempre que num menú apareça este sinal '»' quer dizer que clicando irão aparecer sub-menús e em alguns casos, sub-sub menús. 

Neste sentido ficou muito profissional. E tenho a certeza que aguentará, no futuro, quando eu já não existir e funcionar apenas como «centro de estudo». Não tenho a menor dúvida que neste blogue está dos melhores conteúdos especializados nas minhas áreas em língua portuguesa. Não é presunção. Foi o meu destino e a minha missão.

Cliquem no título para terem acesso à possibilidade de partilhas e outras funcionalidades.

Foi o resultado de um eclispe lunar bem aproveitado.

Para chegar a este layout escolhi umas centenas e testei umas dezenas de outros, até encontrar o que mais me agradava para o fim em vista.

Muito obrigado.

27-4-2013

Aproveitando o eclipse para melhorar o blogue

25 de abril de 2013 ·


Técnicas das Revoluções Solares

·

Clicar na imagem e poder ler melhor.

Eclipse lunar 25 Abril 2013

24 de abril de 2013 · 0 comentários

Clicar na imagem e poder ler melhor.

Sol e Mercúrio

· 0 comentários


Onde está o poço de lágrimas no seu mapa natal?

21 de abril de 2013 · 16 comentários

"Onde está o seu poço de lágrimas? Dizem que o choro é o xixi da alma... Pode ser de alegria ou de tristeza. E o asteróide designado para mostrar isso no mapa natal é LACRIMOSA (208 - no astro.com). Lacrimosa é o termo latino para pranto. Lacrimosa mostra onde a pessoa investe tão profundamente as emoções que experimenta nos extremos de alegria e de tristeza. Eu tenho Lacrimosa a 15 graus de Sagitário na 9ª Casa... faz trígono para o meu Sol, sextil para o meu Urano, para o meu nodo norte e para o meu marte. Eu choro muitooooo de alegria...uma alegria emocionada... choro vendo filmes, vendo paisagens bucólicas... vendo bichinhos..vendo gente chorando...meu choro acompanha o choro alheio... Choro com os amigos... Choro quando dou vazão à minha espiritualidade, quando estou em comunhão com a vida, quando percebo o divino em cada coisa criada. Choro com um otimismo imenso. Verto lágrimas de esperança e crença na vida."

Daqui - Leoa Solar [o blogue já foi apagado há vários anos]


Fonte : LEWIS, James R. - Enciclopédia de Astrologia - São Paulo- Makron Books, 1997. p.337.

.

Auras

· 0 comentários



Clicar na imagem e poder ler melhor.
.

Quíron retrógrado no mapa natal

20 de abril de 2013 · 0 comentários



Quíron retrógrado no mapa natal providencia o que a ilustração nos mostra.
Pode chamar o que quiser: reiki, prana, energia, etc.


.

Eclipse lunar de 25 Abril 2013

18 de abril de 2013 · 11 comentários



Um eclipse é, pela sua natureza, um momento em que a Luz não se faz sentir, nem notar. Dependendo da natureza dos eclipse esta ausência de Luz poderá ser mais ou menos intensa.

Em astrologia podem provocar efeitos muito fortes a níveis gerais, de grandes regiões do planeta. E esses efeitos podem durar vários meses. Estamos a iniciar a época dos eclipses. O primeiro deles é já no dia 25, e é lunar. Ver abaixo a lista dos eclipses para 2013.

O eclipse lunar do dia 25 Abril, vai ocorrer com a Lua em Escorpião, 5º46' e o Sol no mesmo grau, mas em Touro, como se pode ver no mapa que anexo.

Não sou muito atraído para escrever sobre eclipses, porque noto que toda a gente o faz. Desde aqueles textos perfeitamente sonhadores até pequenas coisas concisas.

O que me chama a atenção deste eclipse é que a Lua está «perigosamente» próxima de Saturno, numa conjunção com uma orbe de um pouco menos de 3 graus. O que para mim, é sintomático, pois irá mexer muito com os relacionamentos a todos os níveis: pessoais, institucionais e populacionais.

A Lua conjunta a Saturno, habitualmente, produz uma séria dificuldade em que se diga «Amo-te», «I love you», «Gosto e ti», etc. Não me obrigue a relembrar as implicações simbólicas que isto pode ter nos relacionamentos. E nos povos, que se oporão aos seus dirigentes, pois é uma forma de lhes dizer que não gostam deles. Mas também entre a classe política, que habitualmente é muito dada a oportunismos, irá sentir que deve «opor-se». Porque esta falta de Luz do eclipse a isso puxará.

Não pretendo ser extremista e quero deixar claro que as associações [namoros, casamentos, políticas, etc.] se estiverem bem estruturadas, terão reunidas as condições neste eclipse para que os seus relacionamentos (pessoais e outros) sejam bem sucedidos. Vai depender de como o Saturno natal estiver no mapa natal do cidadão ou do evento.

Na outra banda, a do Sol, temos uma conjunção com Touro em Marte. O mínimo que posso dizer é para pensarem antes de falarem. Apesar de ser um Marte contido [Touro] dependendo da Casa onde cair nos vossos mapas natais, deve ser encarado com cautelas.

Como qualquer Lua Cheia, este eclipse lunar é o tempo a completar-se, iniciado com a Lua Nova anterior. Se na Lua Nova anterior [a 1ª do ano astrológico] foram resolvidas muitas questões na relações, este eclipse virá dar um bom empurrão para que as coisas caminhem ainda melhor. Convém não esquecermos que muitas tormentas nas relações começaram com o eclipse solar de Novembro 2012. E fecha agora esse ciclo.

Estamos perante boas perspectivas de que os relacionamentos sosseguem, mas quero desde já advertir, por esta Lua e Saturno se encontrarem em Escorpião, irá requerer uma grande dose de saber contornar as emoções, assumindo-as, assim como a aprendizagem do perdão.

Para aqueles que se estão a iniciar agora em novos relacionamentos, convém lembrar que o Sol e Marte estão muito próximos, o que quer dizer que serão relacionamentos eminentemente físicos. Por isso pergunto: irão resistir ao tempo? E, sobretudo, quando se sabe que o «tempo» hoje se mede por dias ou semanas. Um relacionamento de meses já é uma grande alegria. E um relacionamento de anos... nem sei classificar.

Calendário dos eclipses em 2013

Lunar parcial - 25 Abril
Lunar penumbral - 25 Maio
Lunar penumbral - 18 Outubro

Solar anular - 10 Maio
Solar híbrido - 3 Novembro

Já escrevi demasiado.


Trânsito de Neptuno pela Casa XI, por Magda Moita

· 1 comentários



•    Durante este trânsito, sentimo-nos impelidos por nos envolvermos em actividade grupais que estejam direccionadas para elevar emocionalmente e espiritualmente a vida de todos.
•    Este planeta, em trânsito por esta casa, procura despertar-nos o interesse por participar em movimentos que ajudem as pessoas a viver de forma mais fluida e leve.
•    Neptuno procura dissolver as barreiras que nos impedem de partilhar com os outros as experiências que tenham sido úteis, e se revelem facilitadoras da nossa experiência terrena.
•    Durante este trânsito, construímos um sentimento de espírito humanitário.
•    Sentimo-nos impelidos a levar para o grupo a nossa sabedoria individual e colocá-la à disposição.
•    Durante este trânsito, sentimo-nos altamente seduzidos por nos associarmos a grupos ou instituições que partilhem o mesmo ideal.
•    Em trânsito pela casa 11, Neptuno trata de convencer-nos de que não há, verdadeiramente, pessoas estranhas.
•    É possível que reapareçam companheiros de vidas passadas.
•    Ilusões quanto às associações que fazemos estão, também, na ordem deste trânsito.
•    Também é intenção deste planeta, em trânsito por esta casa, levar-nos a aceitar as diferenças dos outros, aceitando-os como são.
•    Também corremos o risco de nos apaixonarmos, de forma doentia, por um determinado ideal de grupo, caindo num platonismo exacerbado pelo seu representante.
•    Durante este período, nenhuma pessoa pode, ou deve tornar-se o nosso mundo.
•    Corremos algum risco de nos tornarmos fanáticos.
•    Durante este trânsito, sentimo-nos mais atraídos pelas novas tecnologias e por ciências ainda não exploradas como, por exemplo, ovnilogia.
•    Devemos, com maturidade, apaziguar o nosso Úrano-Saturno, regentes desta Casa, e não embarcar em alguma crença global a respeito do nascimento de um novo mundo.
•    Os individualismos de Úrano devem ser apaziguados para que não acabe conectado com esferas mais nebulosas de Neptuno.

Limpeza cármica:
•    O choque dos poderosos Agitadores do Ego provoca, durante este período, uma estranha revolução nos nossos mundos interiores e, como resultado, tremendas alterações de consciência.


6º BookCrossing Blogueiro

17 de abril de 2013 · 1 comentários


Saiba mais em:

Tenho participado todos os anos nesta iniciativa.
E este ano será igual.

Já pensou em "Libertar" um livro da clausura da estante?


O BookCrossing Blogueiro foi inspirado no BookCrossing - um movimento que acontece fora do mundo virtual – e nada mais é do que o ato de “libertar” um livro com a finalidade de difundir o hábito da leitura. E nós que adoramos ler, sabemos que um livro fechado na estante tem o mesmo valor de páginas em branco. Para valer, ele precisa ser usado e apreciado! Vamos compartilhar esse livro que você já leu e que não pretende reler?

Evento do Facebook:

Mais pormenores aqui, caso queira juntar-se a esta grande partilha e doar o seu livro nestes dias:



.

Um 'case study' a iniciar-se [Março 2013]: a quadratura de Neptuno t a Saturno n no mapa natal de José Sócrates

15 de abril de 2013 · 17 comentários


Informação prévia


Este post é o exercício prático do post anterior, intitulado [clicar no título]:

Nunca fiz um post desta natureza: em que apresento todo o género de gráficos para que os estudantes avançados de astrologia (e os próprios astrólogos) possam participar activamente analisando um trânsito de uma personalidade com a própria vida real do mesmo.

Também sei que o mais certo é as partes mais interessadas não ligarem nenhuma a este propósito, pois os dias de hoje são para saltitar e seguir em frente. Ficarei com a consciência tranquila, se não houver contribuições.

José Sócrates tem Saturno natal em Sagitário 8º13', na casa 7 e Neptuno transita por Peixes no grau 4, Casa 11, e fará 3 quadraturas exactas em Março e Setembro de  2015 e Janeiro 2016., no mapa deste cidadão. Pelo meio sofrerá a influência do 2º retorno de Saturno.

Este post possui uma enorme quantidade de gráficos, destinados a que os estudantes avançados de astrologia e mesmos os astrólogos consigam pôr de lado a sua compulsão contra o político e  aproveitem a oportunidade para estudarem no dia-a-dia o trânsito do ser humano. Tão cedo não haverá outra experiência real e tão próxima como esta.

 Se os estudantes avançados de astrologia e os astrólogos já em exercício não conseguirem ultrapassar essa questão pessoal contra o político, e ficarem tolhidos com o exercício astrológico, recomendo o seguinte:

1) Que não liguem ao exercício, que passem em frente e que se abstenham de comentários; obviamente terão que se auto-analisarem na sua real vocação enquanto astrólogos, ao ponto de não se se predisporem a analisar esta quadratura em directo na vida do cidadão.

2) Que enfrentem os seus demónios pessoais, os seus bem-quereres ou os mal-quereres e consigam provar a vocês próprios que estão preparados para praticarem astrologia.

3) Não há mal nenhum em uma pessoa desistir da astrologia, depois de descobrir que não está talhada para enfrentar as zonas sombrias do seu Ser. Sei que são palavras fortes, mas é o que penso.

4) Também pode fazer de conta que não viu o post, e seguir feliz e contente consigo mesmo. Quando hoje em dia, muita gente presume de gostar e estudar astrologia, aqui ficará uma prova àquilo que realmente sentem como vocação.

Poderia dar inúmeros exemplos de mapas de pessoas odiadas pela humanidade e que são enfrentados com coragem em nome da vocação astrológica.

Que se estude em directo e com imenso tempo pela frente para praticarem convenientemente este estudo.

Todos os comentários astrológicos deixados passarão para o post principal.

Passem bem. Muito agradecido.



Assuntos de Neptuno

Saiba o significado de Neptuno em Peixes, AQUI
Neptuno em Peixes com ilustração histórica, AQUI.
Eventos mundiais com Neptuno em Peixes, AQUI.
Neptuno e Saturno, os medos parecem evaporar-se, AQUI
Neptuno na vida de um ser humano, AQUI
Coisas de Neptuno, AQUI
Neptuno mediúnico e espiritual, AQUI
Neptuno, o criador do transtorno dos planos materiais, AQUI


Mapa natal de José Sócrates

Links dos posts publicados no Cova do Urso
onde José Sócrates está presente

- Energias astrológicas para as Legislativas 2009 - 
a necessidade de se seguir o caminho do meio, da política, AQUI
- Portugal - Eleições Legislativas a 5 Junho - Mapas dos candidatos a 1º Ministro, AQUI
- O FMI em Portugal: em 1983 e em 2011, AQUI
- José Sócrates, o mapa de Portugal e os trânsitos da sua demissão
do cargo de 1º ministro de Portugal, AQUI
- José Sócrates abandona a liderança do PS - um excelente exemplo
do que é o «livre-arbítrio», AQUI
- O ex-Primeiro Ministro, José Sócrates, com um programa de
 televisão semanal na RTP, a partir de Abril, AQUI
- José Sócrates, 52º aniversário, AQUI



Alguns links a acompanhar os temas Neptuno
e retorno de Saturno:

- Para ler sobre a quadratura de Neptuno t a Saturno n - AQUI.
- Exemplos dos trabalhos conjuntos de Saturno e Neptuno - AQUI.
- Hoje apetece-me falar de um Neptuno diferente - AQUI.
- António, gostas de ti o suficiente para não desistires dos teus sonhos? - AQUI.
- Casamento real de William e Kate - um fantástico 1º retorno de Saturno - AQUI
- Heath Ledger não resistiu ao 1º retorno de Saturno - AQUI.
- Francis Obikwelu no seu 1º retorno de Saturno - AQUI.
- Quando Saturno em trânsito contacta o sr. Cronos - AQUI.
- Saturno também ama - AQUI.
- Oscar Pistorius - Blade Runner - acusado de ter assassinado a namorada - AQUI.
- Fernando Nobre, uma súbita e desmedida necessidade de grandeza pessoal - 2º retorno - AQUI.
- Olhar para trás, para poder seguir em frente - AQUI.
- Ramos Horta a resistir valentemente no seu 2º retorno de Saturno - AQUI.
- Pronto, estou assim - 2º retorno de Saturno - AQUI.


GRÁFICOS E MAPAS
(Clique nos gráficos e mapas para os aumentar e poder ver bem)

Gráfico das ocorrências políticas principais (eleições),
enquanto durar o trânsito em análise.
Os dias assinalados nos meses são as datas exactas em que se darão
as 3 quadraturas Neptuno t e Saturno n,
além do 2º retorno de Saturno


Gráfico de cores do próprio trânsito Neptuno t a Saturno n
no mapa de José Sócrates. Todas as cores estão legendadas,
para compreensão do leitor.



Neptuno transita pela Casa XI de José Sócrates
Textos diversos

Saiba o significado de Neptuno em Peixes, AQUI

Optei por transcrever o texto de Patrícia Morimando, do livro «Netuno - O Significado Astropsicológico dos Trânsitos de Netuno», da Editora Pensamento, tradução da edição americana de 1979, com o título de «Neptune Effect».

«Se esta é a casa dos objectivos e das ambições, você se indagará qual o seu significado. Para onde me devo voltar? Será que realmente é isso o que desejo? Para onde me estão conduzindo os meus amigos? Haverá decepções e desilusões em relação ao auxílio que está recebendo deles, ou então serão verdadeiramente inspiradores. Poderá se perguntar quem são seus amigos, ou se realmente tem algum. Há muita confusão quanto ao que é um amigo ou uma amizade. Mas se tiver sorte, os amigos lhe trarão inspiração ou um lado menos materialista, ou o conduzirão nesta direcção. Também tentarão conduzi-lo a uma responsabilidade. Poderão ser uma influência esgotante porque está mais aberto a eles; suas necessidades o esvaziarão, se você permitir. Você sente os humores e as emoções deles, e algumas vezes tem dificuldade em saber quais são os seus e quais os que não são. Há uma tendência a a responder demasiadamente às necessidades deles e, por isso, você é sugado. O prejudicado e o necessitado procurarão por você. Deverá se proteger, canalizando suas simpatias e distribuindo-as melhor. Se não o fizer, não terá um tempo só para você. Um pouco de egoísmo é benéfico durante este trânsito. Você poderá sacrificar-se por alguma amizade. E não vale a pena.»

Outro texto sobre o mesmo trânsito


Neptuno quando transita na Décima Primeira Casa indica amizades incomuns, idealistas, e associações de grupo. Se Neptuno estiver bem aspectado, a generosidade se estenderá aos amigos; essas pessoas também oferecerão orientação espiritual e ajudarão na realização de metas, porque mereceram essa ajuda no passado. Haverá uma forte ligação espiritual com amigos e associados. As pessoas com este trânsito são sensíveis às necessidades da humanidade e juntam-se a grupos com objectivos humanitários ou espirituais; com frequência, também se sentem atraídos por organizações místicas ou secretas. Se Neptuno estiver sob tensão na Décima Primeira Casa, pode indicar irresponsabilidade e enganos nas amizades. É o caso desta quadratura com Saturno natal. Os amigos com frequência se tornam inimigos secretos. Más associações levam à destruição, geralmente por intermédio do álcool ou abuso de drogas. Essas pessoas deveriam aprender a escolher os amigos. Um Neptuno sob tensão aqui também pode indicar um idealismo pouco prático, mal orientado; podem se manifestar tendências boémias.

Trânsito de Neptuno pela Casa XI
por Magda Moita

«•    Durante este trânsito, sentimo-nos impelidos por nos envolvermos em actividade grupais que estejam direccionadas para elevar emocionalmente e espiritualmente a vida de todos.
•    Este planeta, em trânsito por esta casa, procura despertar-nos o interesse por participar em movimentos que ajudem as pessoas a viver de forma mais fluída e leve.
•    Neptuno procura dissolver as barreiras que nos impedem de partilhar com os outros as experiências que tenham sido úteis, e se revelem facilitadoras da nossa experiência terrena. 
•    Durante este trânsito, construímos um sentimento de espírito humanitário.
•    Sentimo-nos impelidos a levar para o grupo a nossa sabedoria individual e colocá-la à disposição.
•    Durante este trânsito, sentimo-nos altamente seduzidos por nos associarmos a grupos ou instituições que partilhem o mesmo ideal.
•    Em trânsito pela casa 11, Neptuno trata de convencer-nos de que não há, verdadeiramente, pessoas estranhas.
•    É possível que reapareçam companheiros de vidas passadas. 
•    Ilusões quanto às associações que fazemos estão, também, na ordem deste trânsito.
•    Também é intenção deste planeta, em trânsito por esta casa, levar-nos a aceitar as diferenças dos outros, aceitando-os como são.
•    Também corremos o risco de nos apaixonarmos, de forma doentia, por um determinado ideal de grupo, caindo num platonismo exacerbado pelo seu representante.
•    Durante este período, nenhuma pessoa pode, ou deve tornar-se o nosso mundo.
•    Corremos algum risco de nos tornarmos fanáticos.
•    Durante este trânsito, sentimo-nos mais atraídos pelas novas tecnologias e por ciências ainda não exploradas como, por exemplo, ovnilogia.
•    Devemos, com maturidade, apaziguar o nosso Úrano-Saturno, regentes desta Casa, e não embarcar em alguma crença global a respeito do nascimento de um novo mundo.
•    Os individualismos de Úrano devem ser apaziguados para que não acabe conectado com esferas mais nebulosas de Neptuno.

Limpeza cármica:
•    O choque dos poderosos Agitadores do Ego provoca, durante este período, uma estranha revolução nos nossos mundos interiores e, como resultado, tremendas alterações de consciência.»





José Sócrates tem
Saturno natal em Sagitário

Carma:
Medo da sabedoria, da fé, da crença,
da consciência divina, da aceitação da vida.

A regência de Júpiter determina a jovial tendência para o paternalismo bondoso é reforçada pelo paternalismo rigoroso de Saturno
- o ascetismo de Saturno limita o pachorrento “deixa passar” de Júpiter.
- neste signo a pessoa torna-se franca, sem temores.
- Sagitário torna Saturno menos conservador, fazendo que a disposição seja mais alegre e independente.
- os sucessos são conseguidos com muito esforço.
- os antagonismos, as críticas ou as censuras magoam profundamente a pessoa.
- indica pessoas sérias na sua busca da filosofia, religião e educação superior.
- desenvolvem códigos morais rígidos ou uma devoção inabalável a sistemas religiosos e filosóficos.
- defenderão preceitos morais.
- comportam-se de acordo com princípios de justiça.
- procuram a verdade e valores construtivos em sua atitude pessoal.
- intelectualismo, disciplina, meticulosidade e profundidade de concentração.
- tudo o que eles aprendem é totalmente absorvido e pode ser colocado em prática.
- quando atingem honra ou distinção, sentem que a obtiveram pelo esforço perseverante.
- o desejo de poder e liderança manifesta-se na vontade de ser considerado uma autoridade em algum aspecto da educação superior, da religião, do direito ou da filosofia.
- há uma profunda necessidade de realização intelectual, filosófica ou espiritual que traga distinção.
- temem a desaprovação e a censura e ficam indignados quando outros pensam ou falam deles injustamente.
- a sua reputação pessoal é de extrema importância para eles.
- sob tensão, estas pessoas provavelmente são presunçosas ao tentarem impor o seu sistema filosófico ou religioso aos outros.
- para esta pessoa é muitíssimo aconselhável a prática de exercícios físicos, a fim de evitar a possível aparição de artrose nas nádegas, ciática ou problemas no nervo ciático.

Características negativas: Teimosia, apego cego às próprias ideias, insatisfação espiritual, dureza moralista.

Saturno no signo de Sagitário indica pessoas sérias em sua busca da filosofia, religião e educação superior. Elas geralmente desenvolvem códigos morais rígidos ou uma devoção inabalável a sistemas religiosos e filosóficos. Defenderão preceitos morais e se comportarão de acordo com princípios de justiça; procuram a verdade e valores construtivos em sua atitude pessoal.

Saturno dá ao sagitariano intelectualismo, disciplina, meticulosidade e profundidade de concentração. Tudo o que eles aprendem é totalmente absorvido e pode ser colocado em prática. Quando atingem honra ou distinção, sentem que a obtiveram pelo esforço perseverante.

0 desejo de poder e liderança manifesta-se na vontade de ser considerado uma autoridade em algum aspecto da educação superior, da religião, do direito ou da filosofia. Há uma profunda necessidade de realização intelectual, filosófica ou espiritual que traga distinção.

Esta posição oferece um intenso orgulho intelectual; os nativos temem a desaprovação e a censura e ficam indignados quando outros pensam ou falam deles injustamente. A sua reputação pessoal é de extrema importância para eles.

Se Saturno estiver sob tensão, estas pessoas provavelmente são presunçosas ao tentarem impor o seu sistema filosófico ou religioso aos outros. Se levada a extremos, esta prática resulta em presunção intelectual e espiritual.



José Sócrates tem
Saturno natal na Sétima Casa

Carma: Medo de partilhar, de relacionar-se.

- há um forte senso de responsabilidade e justiça em todos os relacionamentos importantes e contactos com o público.
- os nativos casam-se tarde ou com pessoas sérias, maduras, voltadas à carreira.
- bem aspectado, o casamento será estável e duradouro.
- sob tensão, o casamento e as sociedades trarão problemas.
- trabalharão muito e conscienciosamente, colaborando com os outros e assumindo a sua quota de responsabilidade.
- serão trabalhadores de confiança, dos quais se pode depender em todos os acordos.
- podem interessar-se por leis e possuem capacidade para organização e administração de negócios, ou formulação de contratos.
- podem determinar o seu bem-estar futuro e progredir nas suas carreiras, trabalhando com outras pessoas.
- sob tensão tem tendência a ser crítico, inibido e negativo nos relacionamentos.
- o parceiro no casamento pode ser frio, antipático, pouco cooperativo, crítico e difícil.
- sob tensão nesta casa pode também indicar traição de inimigos e acções judiciais.
- impelidas a relacionamentos que acarretam responsabilidades.
- poderão resultar numa carga e numa experiência difícil que necessita de muita paciência por parte da pessoa, para não somatizar no físico através de enfermidades nos rins, insuficiência urinária ou lumbago.

Saturno na Sétima Casa está acidentalmente exaltado, porque a Sétima Casa corresponde ao signo de Balança, no qual Saturno está exaltado.

Assim, há um forte senso de responsabilidade e justiça em todos os relacionamentos importantes e contactos com o público. Os nativos casam­ se tarde ou com pessoas sérias, maduras, voltadas à carreira. Se Saturno estiver bem aspectado, o casamento será estável e duradouro. Se Saturno estiver sob tensão, o casamento e as sociedades trarão problemas.

As pessoas com Saturno nesta casa irão trabalhar muito e conscienciosamente, colaborando com os outros e assumindo a sua quota de responsabilidade. Se forem bem aceitas, serão trabalhadores de confiança, dos quais se pode depender em todos os acordos. Elas podem interessar-se por leis e possuem capacidade para organização e administração de negócios, ou formulação de contratos. Podem determinar o seu bem‑estar futuro e progredir nas suas carreiras, trabalhando com outras pessoas.

Se Saturno estiver sob tensão na Sétima Casa, o nativo tem tendência a ser crítico, inibido e negativo nos relacionamentos. 0 parceiro no casamento pode ser frio, antipático, pouco cooperativo, crítico e difícil. Um Saturno sob tensão nesta casa pode também indicar traição de inimigos e acções judiciais.

As pessoas com Saturno na Sétima Casa são de alguma forma impelidas a relacionamentos que acarretam responsabilidades.


Mapa do regresso do José Sócrates a Portugal,
através da data em que concedeu a entrevista à RTP,
25-Março-2013


Neste dia, 25 Março 2013, a orbe do trânsito era de 4º12'. O trânsito já tinha começado, mas ainda de forma muito leve. Neste dia, José Sócrates regressou oficialmente a Portugal, com uma longa entrevista à RTP. Não deixou ninguém indiferente.

A entrevista começou com 10 minutos de atraso, após o encerramento do telejornal, tal foi a quantidade de publicidade havida, quando o máximo que a Lei permite à RTP é um máximo de 6 minutos.




Mapa da 1ª quadratura partil (exacta) no dia 23 Março 2015
na quadratura de Neptuno t a Saturno n


Repare-se que Saturno Rx em trânsito está em fase de
aproximação para fazer o seu 2º retorno na vida de José Sócrates.




Mapa da 2ª quadratura partil (exacta) no dia 8 Setembro 2015
na quadratura de Neptuno t a Saturno n



Repare-se que na quadratura anterior entre Neptuno t e Saturno n, o Saturno em trânsito estava retrógrado a menos de 4º do natal, configurando assim a aproximação para fazer o 2º retorno na vida deste cidadão.

Nesta segunda quadratura, Saturno t já está directo e afastado do natal com uma diferença de 21º. Irá aproximar-se de modo a que a 6 Dezembro 2015 faça a conjunção exacta, cumprindo assim o 2º retorno deste planeta, que implicará no cidadão, uma nova forma de encarar as situações.



Mapa do 2º retorno de Saturno no mapa de José Sócrates



Aqui temos o mapa que nos mostra a conjunção exacta (partil) de
Saturno t a Saturno n, muito conhecido como o retorno de Saturno,
no caso deste cidadão é o 2º retorno.

Entretanto, a quadratura de Neptuno t a Saturno n decorrer sem problemas,
estando nesta fase, na última aproximação ao aspecto exacto,
neste caso com uma orbe de separação de apenas 1º 6'


Mapa da 3ª quadratura partil (exacta) no dia 24 Janeiro 2016
na quadratura de Neptuno t a Saturno n






Todos os comentários pertinentes a este tema
serão colocados aqui no post,
pois gostaria muito que funcionasse
como um exercício colectivo.





.

O trânsito de Neptuno em quadratura a Saturno natal e uma proposta de 'case study' no final do texto

14 de abril de 2013 · 12 comentários



Este trânsito - muito longo -, caracteriza-se por ser confuso e desagradável. Dependendo profundamente do posicionamento de Júpiter e Saturno na mapa natal, pode ser um trânsito bastante caótico, que obriga a pessoa do mapa a sentir-se frágil e a perder o pé.

É um trânsito típico de enganos pessoais, capaz de introduzir significações muito estranhas aos outros com quem priva ou convive. O trânsito de Neptuno ao Saturno natal tem o mesmo significado que o trânsito de Saturno ao Neptuno natal, só que demora cerca de 3 anos, em vez dos 6 a 8 meses do trânsito de Saturno. 

Estão abertas as situações para enganos, equívocos, e dependendo da índole do dono do mapa, poder ir até abusos de mau carácter, como possam ser fraudes nos negócios ou descuidos na carreira profissional, além de uma tremenda instabilidade familiar.

Podem surgir problemas por falta de segurança profissional, insegurança em si mesmo, ansiedades que não se justifica. Dúvidas e temores que se reflectem na vida pessoal e profissional.

Há uma tendência a perder coisas, ou a esquecer-se onde as põe, assim como não se lembrar de compromissos assumidos (se não estiverem anotados numa agenda), inclusivamente datas importantes de aniversários. Como em dia, a maioria das pessoas confia quase que cegamente nos seus telemóveis onde apontam tudo, esse é um dos que mais rapidamente se desencaminha para deixar a pessoa mais «tonta» que sei lá o quê.

A mensagem do universo é bem simples e poucos a acatam: o que é material pode ir-se e o que é interno e espiritual é o que perdura. É o trânsito que ensina a perdoar, a esquecer, a deixar para trás, a centrarmo-nos apenas naquilo que nos diz respeito, sobretudo a um nível mais transcendental.

É o momento em que somos forçados a aprender à força que existem outras realidades para além das materiais. Quem aprende esta lição, fica mais preparado para a vida que se vai desenrolar. Os outros, ficarão tolhidos pelo caminho. Quem perceber isto, manterá incólume a sua realidade material e saberá viver com as duas, na perfeição.

Não é uma época para avançar com as suas ambições mais desmedidas, pois não darão certas. O mas certo é que projectos de envergadura conduzem quase sempre a enormes fiascos.

É uma época de divórcios, pois a cara metade não percebe o que se está a passar e a libido da pessoa do trânsito está muito em baixo e a sua vida sexual não é satisfatória, cumprindo muito mal esta área de vida.

Tenho visto pessoas conseguirem se libertarem de pesos excessivos na matéria, vendendo, ou cedendo bens que não lhe fazem falta e, com isso, conseguirem ser mais felizes.

Olhando para o mapa natal pode-se perceber se há doenças sérias durante este trânsito. É frequente existirem enormes sintomas de cansaço, assim como problemas nos pés e ossos em geral.

Evite drogas e álcool. Não são nada bons neste trânsito.

Neuroses, nervos e outras manifestações psíquicas podem manifestar-se com muita facilidade. Se este trânsito se dá perto dos 4 ângulos principais [Asc, Dsc, MC, FC] podem dar-se sérios ataques de pânico que a pessoa não consegue encontrar explicação.

É um trânsito nada simpático pois é frequente a pessoa não perceber bem o que lhe estão a dizer. Aliado a isto há um desejo intenso de se alienar de responsabilidades.

É frequente a pessoa ser desacreditada ou mesmo culpada de actos no seu ambiente profissional, quando está completamente inocente. É a época incrível dos inimigos ocultos. Temores e ansiedades são frequentes.

Creio que vou ficar por aqui para vos permitir respirar um bocadinho.

Caso de estudo

Sabem que personalidade pública está a iniciar este trânsito, que no seu caso durará quase 4 anos? Imaginem: José Sócrates.


«Caso de estudo»: José Sócrates tem Saturno natal em Sagitário 8º13', na casa 7 e Neptuno transita por Peixes no grau 4, Casa 11, e fará 3 quadraturas exactas em Março e Setembro de  2015 e Janeiro 2016., no mapa deste cidadão. Pelo meio sofrerá a influência do 2º retorno de Saturno.

Estou  a preparar um post com uma enorme quantidade de gráficos, destinado a que os estudantes avançados de astrologia e mesmos os astrólogos consigam pôr de lado a sua compulsão contra o político e  aproveitem a oportunidade para estudarem no dia-a-dia o trânsito do ser humano. Tão cedo não haverá outra experiência real e tão próxima como esta.

 Se os estudantes avançados de astrologia e os astrólogos já em exercício não conseguirem ultrapassar essa questão pessoal contra o político, e ficarem tolhidos com o exercício astrológico, recomendo o seguinte: 

1) Que não liguem ao exercício, que passem em frente e que se abstenham de comentários; obviamente terão que se autoanalisarem na sua real vocacão enquanto astrólogos, ao ponto de não se se predisporem a analisar esta quadratura em directo na vida do cidadão. 

2) Que enfrentem os seus demónios pessoais, os seus bem-quereres ou os mal-quereres e consigam provar a vocês próprios que estão preparados para praticarem astrologia. 

3) Não há mal nenhum em uma pessoa desistir da astrologia, depois de descobrir que não está talhada para enfrentar as zonas sombrias do seu Ser. Sei que são palavras fortes, mas é o que penso.

4) Também pode fazer de conta que não viu o post, e seguir feliz e contente consigo mesmo. Quando hoje em dia, muita gente presume de gostar e estudar astrologia, aqui ficará uma prova àquilo que realmente sentem como vocação. 

Poderia dar inúmeros exemplos de mapas de pessoas odiadas pela humanidade e que são enfrentados com coragem em nome da vocação astrológica.

Dentro de poucos dias, indicarei aqui o link do post que estou a preparar com todos os gráficos possíveis para que se estude em directo e com imenso tempo pela frente para praticarem convenientemente este estudo. Todos os comentários astrológicos deixados passarão para o post principal.

Passem bem. Muito obrigado.

.

Papa Francisco escolhe cardeais assessores para o ajudarem a «limpar» a Cúria Romana

· 1 comentários



Fiel à sua casa 10 com Úrano em quadratura às suas Lua / Vénus conjuntas, o Papa Francisco está a deixanr claro que pretende mudar a política do Vaticano e, para isso, escolheu oito cardeais para estudarem reforma da Cúria Romana.

Mesmo antes de se conhecerem os seus comeados para os principais cargos pontificais, como a secretaria de estado, por exemplo, o Papa criou uma comissão eclética para o aconselharem nas desejadas reformas no Vaticano.

Os cardeais escolhidos pelo Papa argentino vêm da Itália, do Chile, da Índia, da Alemanha, da República Democrática do Congo, dos Estados Unidos, da Austrália e das Honduras. Um arcebispo italiano funcionará como secretário do grupo e a primeira reunião formal do comité está prevista para Outubro. Falta muito para essa primeira reunião, mas Francisco já está em contacto com estes cardeais, fez saber o Vaticano este sábado.

Daqui.






.

Mercúrio ingressa em Carneiro / Áries a 14 Abril 2013 até 1 Maio

· 2 comentários


Mercúrio nos signos em geral

Mercúrio num signo do Zodíaco indica como as características do signo influenciam o raciocínio e a capacidade de comunicação. Oferece indícios importantes sobre as preocupações que ocupam a mente do indivíduo.

Mercúrio, regente do processo de pensamento, é a lente focalizadora pela qual todos os poderes criativos do indivíduo são orientados. A posição de Mercúrio nos signos é crucial porque revela que tipo de tendência psicológica determina a capacidade da pessoa para tomar decisões e transmitir as suas ideias aos outros.

A posição de Mercúrio no signo diz-nos muito a respeito do tipo de informação e factos que uma pessoa observa e considera importantes, e quais ela ignora. Por exemplo, o pensamento de Mercúrio em Touro é fortemente influenciado pela importância financeira ou pela utilidade de determinadas ideias.

Quando Mercúrio transita em Carneiro / Áries

Mercúrio em trânsito no signo de Carneiro indica um tipo de raciocínio que tende a ser determinado e competitivo. As pessoas gostam de discutir e argumentar. Com frequência, possuem a habilidade de pensar rapidamente e podem criar muitas ideias originais.

Entretanto, podem ser impulsivos ao tomarem decisões e considerar as coisas a partir de um ponto de vista muito pessoal. No seu extremo, esta tendência pode resultar em egoísmo intelectual e atitudes voluntariosas.

Estas pessoas são importantes com oposições e demoras; consequentemente, com frequência irão agir apenas para tomar uma decisão, evitando submeter-se a processos de decisão demorados e frustrantes. Porém a sua impulsividade significa que nem sempre eles concluem as ideias que iniciam, a não ser que um signo realçado no horóscopo indique o contrário.

Se Mercúrio estiver sob tensão neste signo, pode haver irritação e um temperamento irascível.

Mercúrio em trânsito nas Casas do Mapa

Depois de confirmar no seu mapa natal, venha ao meu site «Escola de Astrologia Nova-Lis» e leia a parte que lhe diz respeito. Aqui.


.

Parabéns, «Navegante do Infinito», meu irmão

13 de abril de 2013 · 12 comentários


Parabéns, «Navegante do Infinito», meu irmão.

Onde está '4 anos online',
vamos ler a partir de hoje:
'5 anos online'

Um dos blogue espirituais em língua
portuguesa de maior sucesso.

É um prazer estar sempre presente
no crescimento deste espaço maravilhoso.


A dona do blogue é:
muito conhecida por
Ma Jivan Prabhuta

Seu Facebook, aqui.





5 anos

2008 - 2013




O 'Naveganto do Infinito'
Astrid, das poucas coisas que me acompanharam para o campo,
foi este lindo barco que você me ofereceu, quando esteve em Portugal.
Quando se entra em minha casa, está bem visível do lado direito.



.

30 de abril de 2013

Os argentinos estão na moda



«Bastou uma lágrima para que a argentina Máxima Zorreguieta, de 41 anos, conquistasse a simpatia de toda a Holanda, país do qual será rainha consorte a partir desta terça-feira (30).

Onze anos atrás, quando se casou com o príncipe Willem-Alexander, a economista era desconhecida no pequeno reino europeu e o fato de seu pai, Jorge Zorreguieta, ter sido secretário de Agricultura do governo ditatorial de Jorge Rafael Videla (1976-1981) na Argentina era uma mancha em sua reputação.

Mas o choro pela ausência do pai, proibido de participar da cerimônia pelas autoridades holandesas, e também da mãe, que optou por não ir sozinha, reverteu a situação drasticamente.

Sua demonstração pública de emoção foi vista com bons olhos e nos últimos anos sua popularidade chegou a ser maior do que a do marido e da própria sogra, a rainha Beatrix, que nesta terça-feira passa a coroa ao filho.

Esta é a primeira vez em mais de 120 anos que a Holanda terá um rei - a história recente tem reservado o trono do país às mulheres: Emma (rainha regente de 1890 a 1898), Wilhelmina (1898 a 1948), Juliana (1948 a 1980) e Beatrix (1980 a 2013).

E a linha de sucessão após o novo monarca começa com a princesa Catharina-Amalia, filha de Máxima e de Willem-Alexander. A herdeira do trono holandês tem ainda duas irmãs, Alexia e Ariane.

Plebeia

Máxima seria a primeira nascida na América Latina (no caso dela, em Buenos Aires) a ocupar o posto de rainha-consorte em um país europeu.

A rainha Sílvia, da Suécia, nascida na cidade alemã de Heidelberg, é filha de pai alemão e mãe brasileira e morou em São Paulo entre 1947 e 1957. Ela fala português fluentemente e ocupa o posto na monarquia sueca desde 1973, quando o Carl 16º Gustaf se tornou rei.

Em comum, as duas têm um passado de plebeias pertencentes à elite. Máxima estudou no famoso colégio bilíngue Northlands, em um bairro nobre da capital argentina, e, depois de se formar em economia, em 1995, se mudou para Nova York, onde trabalhou em uma série de instituições financeiras, entre elas o Deutsche Bank.

Após um tempo de carreira e períodos de trabalho nos Estados Unidos e na Europa, foi apresentada a Willem-Alexander por uma amiga aristocrata durante uma viagem e dois anos depois estava casada com o futuro chefe da monarquia Orange-Nassau.

Destaque e acusações

Além da personalidade latina, emotiva, Máxima se destacou pelo interesse pela cultura local e a rapidez com que aprendeu a falar holandês.

Em 2009 foi nomeada como representante de um programa especial das Nações Unidas para avançar o desenvolvimento inclusivo por meio do microcrédito e viajou por diversos países.

Mas ela e o marido também já foram alvos de acusações. Em 2011, um jornal holandês acusou os dois de evasão de impostos por meio de um paraíso fiscal. A polêmica surgiu por um projeto do casal de construir uma casa de veraneio em Moçambique - que logo foi descartado.

A imprensa holandesa também já levantou a questão das férias extravagantes do casal, para lugares caros e exóticos.

Monarquia holandesa

A família real holandesa é tradicionalmente informal quando comparada a outras monarquias europeias. Os príncipes costumam estudar em escolas públicas, e as cerimônias são menos pomposas.

Mas os mesmos monarcas que patinam no gelo ao lado dos súditos mantêm a casa real mais cara da Europa: de acordo com um informe divulgado em 2011, os gastos anuais dos Orange-Nassau superam os US$ 50 milhões anuais (cerca de R$ 100 milhões).

Apesar dos altos gastos da família real, 59% dos holandeses dizem confiar nos Orange-Nassau, enquanto apenas 12% demonstram confiança nos políticos, e 75% apoiam a manutenção da monarquia constitucional.

O rei e a rainha já anunciaram que por ora continuarão vivendo em Wassenaar, uma pequena cidade de 25 mil habitantes em uma das áreas mais ricas da Holanda, e que devem levar alguns anos até se mudarem para o palácio real de Bosch, em Haia.
Além disso, manterão a herdeira do trono holandês e suas irmãs na escola pública onde estudam.

A festa de coroação ocorre na terça-feira, no tradicional Queen's Day, ou Koninginnedag - o Dia da Rainha - quando as ruas e canais de Amsterdã e do resto do país se vestem de laranja para celebrar o aniversário da rainha.»




.

Almas Gémeas



Um jornalista e terapeuta holístico brasileiro, José Joacir dos Santos, conta esta história: uma amiga sua, bem sucedida, solitária e na faixa dos 40, foi a uma vidente para saber se encontraria o amor da sua vida. A vidente descreveu em pormenor um homem que ela encontraria em breve. Assim aconteceu: ela conheceu o tal homem, mas foi descobrindo que era preguiçoso, mentiroso, desonesto, e além de todas estas qualidades, ainda tinha filhos de outras mulheres. Um belo dia, o namorado pediu a separação, ficou com metade de tudo o que ela tinha, e disse adeusinho. Desesperada, a amiga voltou à vidente para lhe cobrar o malogro do namoro. A vidente encolheu os ombros, e explicou: "Eu não lhe disse que ele era do bem. Só respondi ao que me perguntou."

"Como é que se reconhece uma alma gémea? No abraço. Quando duas almas gémeas se abraçam, sente-se o alívio imenso de não ter de viver. Não há necessidade, nem desejo, nem pensamento. A sensação é de sermos uma alma no ar que encontrou a sua casa, que voltou finalmente ao seu lugar, como se o outro corpo fosse o nosso que perdêramos desde a nascença."

E olhos bem abertos, porque o amor da vossa vida tende a estar onde menos se espera. "Geralmente até, a sua alma gémea é muito diferente de você. Podem ser diferenças de raça, de idade, de religião. Acontece muito. Porque o objectivo não é o corpo físico, é o reconhecimento da essência do outro independente do que ele é exteriormente." Isso é um teste? "É um teste, lógico. Porque se tudo fosse fácil, você não aprendia nada."

30.4.2013


.

29 de abril de 2013

O livre-arbítrio e a astrologia



Minha mandala de poder: o Urso. Design by Marcelo Dalla.

Uma amiga que muito estimo fez-me a seguinte pergunta, aqui no blogue:

«Como é que o livre arbítrio "encaixa" na Astrologia, se esta estuda a posição dos astros quando nascemos (e não só), sendo que isso definirá o nosso futuro? Se tudo está "escrito no céu", onde fica o nosso poder de decisão?»

Atendendo que a resposta também foi dada no blogue, tive que usar da maior concisão que fui capaz. Saiu este pequeno texto:

Os astros não influenciam, nem decidem, nem determinam. Apenas dão pistas sobre o potencial de experimentarmos determinadas emoções.

O resto é com o ser humano.

O posicionamento dos astros num mapa de nascimento, dão-nos muitas informações daquilo que há poucos anos se convencionou chamar de psicologia. Mas fazem mais que isso, muito mais. Mostram-nos a pessoa complexa que somos.

Dou muitas vezes este pequeno exemplo sobre o livre-arbítrio:

No mesmo dia e hora e na mesma maternidade (cidade), 3 mulheres de classes sociais muito diferentes dão à luz um rapaz.

Os mapas dos rapazes são iguais.

Teoricamente, e a acreditar naquilo que se lê em livros e sites de astrologia, que falam muito de signos e pouco mais, os rapazes deveriam ter as mesmas características.

Obviamente, quando crescerem, serão pessoas bem diferentes.

Uma das mulheres que deu à luz é de uma classe social muito endinheirada, com grandes fortunas (bancos, seguros, etc).

Outra das mulheres é de classe média e vive de acordo com as suas circunstâncias.

A terceira mulher provém de um bairro social desfavorecido, onde se trafica o pior que se possa imaginar.

Logo à partida, estas crianças - com mapas iguais -, terão educação e oportunidades muito diferentes. Escolas diferentes. Motivações diferentes. Culturas diferentes. Ambientes sociais diferentes. Etc.

Mesmo partindo do princípio que cada mãe ama profundamente o seu filho e que lhes incuta os mesmos valores universais, estas crianças aprenderão a usar o livre-arbítrio de forma completamente distinta.

Logo ao nascer, são diferentes, com mapas iguais.

Ainda crianças e adolescentes, serão confrontados com escolhas (livre-arbítrio) completamente diferentes. Perante situações de vida similares.

Eu podería ir por aí fora, mas creio que está subentendido que o livre-arbítrio é um factor pessoal, mas que envolve situações externas a cada um, de forma bem marcada.

O mesmo se passará quando forem adultos.

Creio que este exemplo serve para ilustrar o que pretendo dizer.

Quando se olha a astrologia como meras previsões, pode-se cair com facilidade na ideia de que tudo está destinado. Não está.

As nossas escolhas e aceitação das respectivas consequências é que marcam aquilo que somos.

Eu escolho entrar em negação e não aceitar, sofrendo muito com isso? Ou escolho aceitar e sofrer o mínimo possível, mantendo-me bem comigo mesmo?

Muito obrigado.


Este artigo já tinha sido publicado a 19/8/2011, mas a tendência é ficar esquecido, por isso, reanimei-o a aparecer novamente, em 29-4-2013, dando início ao novo layout do blogue.
.

27 de abril de 2013

Novas roupagens neste blogue

Clicar para aumentar e ver melhor.

Mudanças de roupagens do meu blogue «Cova do Urso» praticamente concluídas. Faltam alguns pequenos pormenores, que serão implementados este fim-de-semana.

O blogue, tendo ficado com um layout que vai aguentar uns tempos largos, pois escolhi o fundo branco, letras cinzentas  e barras vermelhas.

O blogue agora mais parece um site, pois possui uma enorme quantidade de informação disponível nos menús. No topo ficaram os menús que nada têm que ver com a astrologia. Na barra vermelha, estão os assuntos astrológicos. Sempre que num menú apareça este sinal '»' quer dizer que clicando irão aparecer sub-menús e em alguns casos, sub-sub menús. 

Neste sentido ficou muito profissional. E tenho a certeza que aguentará, no futuro, quando eu já não existir e funcionar apenas como «centro de estudo». Não tenho a menor dúvida que neste blogue está dos melhores conteúdos especializados nas minhas áreas em língua portuguesa. Não é presunção. Foi o meu destino e a minha missão.

Cliquem no título para terem acesso à possibilidade de partilhas e outras funcionalidades.

Foi o resultado de um eclispe lunar bem aproveitado.

Para chegar a este layout escolhi umas centenas e testei umas dezenas de outros, até encontrar o que mais me agradava para o fim em vista.

Muito obrigado.

27-4-2013

21 de abril de 2013

Onde está o poço de lágrimas no seu mapa natal?

"Onde está o seu poço de lágrimas? Dizem que o choro é o xixi da alma... Pode ser de alegria ou de tristeza. E o asteróide designado para mostrar isso no mapa natal é LACRIMOSA (208 - no astro.com). Lacrimosa é o termo latino para pranto. Lacrimosa mostra onde a pessoa investe tão profundamente as emoções que experimenta nos extremos de alegria e de tristeza. Eu tenho Lacrimosa a 15 graus de Sagitário na 9ª Casa... faz trígono para o meu Sol, sextil para o meu Urano, para o meu nodo norte e para o meu marte. Eu choro muitooooo de alegria...uma alegria emocionada... choro vendo filmes, vendo paisagens bucólicas... vendo bichinhos..vendo gente chorando...meu choro acompanha o choro alheio... Choro com os amigos... Choro quando dou vazão à minha espiritualidade, quando estou em comunhão com a vida, quando percebo o divino em cada coisa criada. Choro com um otimismo imenso. Verto lágrimas de esperança e crença na vida."

Daqui - Leoa Solar [o blogue já foi apagado há vários anos]


Fonte : LEWIS, James R. - Enciclopédia de Astrologia - São Paulo- Makron Books, 1997. p.337.

.

Auras



Clicar na imagem e poder ler melhor.
.

20 de abril de 2013

Quíron retrógrado no mapa natal



Quíron retrógrado no mapa natal providencia o que a ilustração nos mostra.
Pode chamar o que quiser: reiki, prana, energia, etc.


.

18 de abril de 2013

Eclipse lunar de 25 Abril 2013



Um eclipse é, pela sua natureza, um momento em que a Luz não se faz sentir, nem notar. Dependendo da natureza dos eclipse esta ausência de Luz poderá ser mais ou menos intensa.

Em astrologia podem provocar efeitos muito fortes a níveis gerais, de grandes regiões do planeta. E esses efeitos podem durar vários meses. Estamos a iniciar a época dos eclipses. O primeiro deles é já no dia 25, e é lunar. Ver abaixo a lista dos eclipses para 2013.

O eclipse lunar do dia 25 Abril, vai ocorrer com a Lua em Escorpião, 5º46' e o Sol no mesmo grau, mas em Touro, como se pode ver no mapa que anexo.

Não sou muito atraído para escrever sobre eclipses, porque noto que toda a gente o faz. Desde aqueles textos perfeitamente sonhadores até pequenas coisas concisas.

O que me chama a atenção deste eclipse é que a Lua está «perigosamente» próxima de Saturno, numa conjunção com uma orbe de um pouco menos de 3 graus. O que para mim, é sintomático, pois irá mexer muito com os relacionamentos a todos os níveis: pessoais, institucionais e populacionais.

A Lua conjunta a Saturno, habitualmente, produz uma séria dificuldade em que se diga «Amo-te», «I love you», «Gosto e ti», etc. Não me obrigue a relembrar as implicações simbólicas que isto pode ter nos relacionamentos. E nos povos, que se oporão aos seus dirigentes, pois é uma forma de lhes dizer que não gostam deles. Mas também entre a classe política, que habitualmente é muito dada a oportunismos, irá sentir que deve «opor-se». Porque esta falta de Luz do eclipse a isso puxará.

Não pretendo ser extremista e quero deixar claro que as associações [namoros, casamentos, políticas, etc.] se estiverem bem estruturadas, terão reunidas as condições neste eclipse para que os seus relacionamentos (pessoais e outros) sejam bem sucedidos. Vai depender de como o Saturno natal estiver no mapa natal do cidadão ou do evento.

Na outra banda, a do Sol, temos uma conjunção com Touro em Marte. O mínimo que posso dizer é para pensarem antes de falarem. Apesar de ser um Marte contido [Touro] dependendo da Casa onde cair nos vossos mapas natais, deve ser encarado com cautelas.

Como qualquer Lua Cheia, este eclipse lunar é o tempo a completar-se, iniciado com a Lua Nova anterior. Se na Lua Nova anterior [a 1ª do ano astrológico] foram resolvidas muitas questões na relações, este eclipse virá dar um bom empurrão para que as coisas caminhem ainda melhor. Convém não esquecermos que muitas tormentas nas relações começaram com o eclipse solar de Novembro 2012. E fecha agora esse ciclo.

Estamos perante boas perspectivas de que os relacionamentos sosseguem, mas quero desde já advertir, por esta Lua e Saturno se encontrarem em Escorpião, irá requerer uma grande dose de saber contornar as emoções, assumindo-as, assim como a aprendizagem do perdão.

Para aqueles que se estão a iniciar agora em novos relacionamentos, convém lembrar que o Sol e Marte estão muito próximos, o que quer dizer que serão relacionamentos eminentemente físicos. Por isso pergunto: irão resistir ao tempo? E, sobretudo, quando se sabe que o «tempo» hoje se mede por dias ou semanas. Um relacionamento de meses já é uma grande alegria. E um relacionamento de anos... nem sei classificar.

Calendário dos eclipses em 2013

Lunar parcial - 25 Abril
Lunar penumbral - 25 Maio
Lunar penumbral - 18 Outubro

Solar anular - 10 Maio
Solar híbrido - 3 Novembro

Já escrevi demasiado.


Trânsito de Neptuno pela Casa XI, por Magda Moita



•    Durante este trânsito, sentimo-nos impelidos por nos envolvermos em actividade grupais que estejam direccionadas para elevar emocionalmente e espiritualmente a vida de todos.
•    Este planeta, em trânsito por esta casa, procura despertar-nos o interesse por participar em movimentos que ajudem as pessoas a viver de forma mais fluida e leve.
•    Neptuno procura dissolver as barreiras que nos impedem de partilhar com os outros as experiências que tenham sido úteis, e se revelem facilitadoras da nossa experiência terrena.
•    Durante este trânsito, construímos um sentimento de espírito humanitário.
•    Sentimo-nos impelidos a levar para o grupo a nossa sabedoria individual e colocá-la à disposição.
•    Durante este trânsito, sentimo-nos altamente seduzidos por nos associarmos a grupos ou instituições que partilhem o mesmo ideal.
•    Em trânsito pela casa 11, Neptuno trata de convencer-nos de que não há, verdadeiramente, pessoas estranhas.
•    É possível que reapareçam companheiros de vidas passadas.
•    Ilusões quanto às associações que fazemos estão, também, na ordem deste trânsito.
•    Também é intenção deste planeta, em trânsito por esta casa, levar-nos a aceitar as diferenças dos outros, aceitando-os como são.
•    Também corremos o risco de nos apaixonarmos, de forma doentia, por um determinado ideal de grupo, caindo num platonismo exacerbado pelo seu representante.
•    Durante este período, nenhuma pessoa pode, ou deve tornar-se o nosso mundo.
•    Corremos algum risco de nos tornarmos fanáticos.
•    Durante este trânsito, sentimo-nos mais atraídos pelas novas tecnologias e por ciências ainda não exploradas como, por exemplo, ovnilogia.
•    Devemos, com maturidade, apaziguar o nosso Úrano-Saturno, regentes desta Casa, e não embarcar em alguma crença global a respeito do nascimento de um novo mundo.
•    Os individualismos de Úrano devem ser apaziguados para que não acabe conectado com esferas mais nebulosas de Neptuno.

Limpeza cármica:
•    O choque dos poderosos Agitadores do Ego provoca, durante este período, uma estranha revolução nos nossos mundos interiores e, como resultado, tremendas alterações de consciência.


17 de abril de 2013

6º BookCrossing Blogueiro


Saiba mais em:

Tenho participado todos os anos nesta iniciativa.
E este ano será igual.

Já pensou em "Libertar" um livro da clausura da estante?


O BookCrossing Blogueiro foi inspirado no BookCrossing - um movimento que acontece fora do mundo virtual – e nada mais é do que o ato de “libertar” um livro com a finalidade de difundir o hábito da leitura. E nós que adoramos ler, sabemos que um livro fechado na estante tem o mesmo valor de páginas em branco. Para valer, ele precisa ser usado e apreciado! Vamos compartilhar esse livro que você já leu e que não pretende reler?

Evento do Facebook:

Mais pormenores aqui, caso queira juntar-se a esta grande partilha e doar o seu livro nestes dias:



.

15 de abril de 2013

Um 'case study' a iniciar-se [Março 2013]: a quadratura de Neptuno t a Saturno n no mapa natal de José Sócrates


Informação prévia


Este post é o exercício prático do post anterior, intitulado [clicar no título]:

Nunca fiz um post desta natureza: em que apresento todo o género de gráficos para que os estudantes avançados de astrologia (e os próprios astrólogos) possam participar activamente analisando um trânsito de uma personalidade com a própria vida real do mesmo.

Também sei que o mais certo é as partes mais interessadas não ligarem nenhuma a este propósito, pois os dias de hoje são para saltitar e seguir em frente. Ficarei com a consciência tranquila, se não houver contribuições.

José Sócrates tem Saturno natal em Sagitário 8º13', na casa 7 e Neptuno transita por Peixes no grau 4, Casa 11, e fará 3 quadraturas exactas em Março e Setembro de  2015 e Janeiro 2016., no mapa deste cidadão. Pelo meio sofrerá a influência do 2º retorno de Saturno.

Este post possui uma enorme quantidade de gráficos, destinados a que os estudantes avançados de astrologia e mesmos os astrólogos consigam pôr de lado a sua compulsão contra o político e  aproveitem a oportunidade para estudarem no dia-a-dia o trânsito do ser humano. Tão cedo não haverá outra experiência real e tão próxima como esta.

 Se os estudantes avançados de astrologia e os astrólogos já em exercício não conseguirem ultrapassar essa questão pessoal contra o político, e ficarem tolhidos com o exercício astrológico, recomendo o seguinte:

1) Que não liguem ao exercício, que passem em frente e que se abstenham de comentários; obviamente terão que se auto-analisarem na sua real vocação enquanto astrólogos, ao ponto de não se se predisporem a analisar esta quadratura em directo na vida do cidadão.

2) Que enfrentem os seus demónios pessoais, os seus bem-quereres ou os mal-quereres e consigam provar a vocês próprios que estão preparados para praticarem astrologia.

3) Não há mal nenhum em uma pessoa desistir da astrologia, depois de descobrir que não está talhada para enfrentar as zonas sombrias do seu Ser. Sei que são palavras fortes, mas é o que penso.

4) Também pode fazer de conta que não viu o post, e seguir feliz e contente consigo mesmo. Quando hoje em dia, muita gente presume de gostar e estudar astrologia, aqui ficará uma prova àquilo que realmente sentem como vocação.

Poderia dar inúmeros exemplos de mapas de pessoas odiadas pela humanidade e que são enfrentados com coragem em nome da vocação astrológica.

Que se estude em directo e com imenso tempo pela frente para praticarem convenientemente este estudo.

Todos os comentários astrológicos deixados passarão para o post principal.

Passem bem. Muito agradecido.



Assuntos de Neptuno

Saiba o significado de Neptuno em Peixes, AQUI
Neptuno em Peixes com ilustração histórica, AQUI.
Eventos mundiais com Neptuno em Peixes, AQUI.
Neptuno e Saturno, os medos parecem evaporar-se, AQUI
Neptuno na vida de um ser humano, AQUI
Coisas de Neptuno, AQUI
Neptuno mediúnico e espiritual, AQUI
Neptuno, o criador do transtorno dos planos materiais, AQUI


Mapa natal de José Sócrates

Links dos posts publicados no Cova do Urso
onde José Sócrates está presente

- Energias astrológicas para as Legislativas 2009 - 
a necessidade de se seguir o caminho do meio, da política, AQUI
- Portugal - Eleições Legislativas a 5 Junho - Mapas dos candidatos a 1º Ministro, AQUI
- O FMI em Portugal: em 1983 e em 2011, AQUI
- José Sócrates, o mapa de Portugal e os trânsitos da sua demissão
do cargo de 1º ministro de Portugal, AQUI
- José Sócrates abandona a liderança do PS - um excelente exemplo
do que é o «livre-arbítrio», AQUI
- O ex-Primeiro Ministro, José Sócrates, com um programa de
 televisão semanal na RTP, a partir de Abril, AQUI
- José Sócrates, 52º aniversário, AQUI



Alguns links a acompanhar os temas Neptuno
e retorno de Saturno:

- Para ler sobre a quadratura de Neptuno t a Saturno n - AQUI.
- Exemplos dos trabalhos conjuntos de Saturno e Neptuno - AQUI.
- Hoje apetece-me falar de um Neptuno diferente - AQUI.
- António, gostas de ti o suficiente para não desistires dos teus sonhos? - AQUI.
- Casamento real de William e Kate - um fantástico 1º retorno de Saturno - AQUI
- Heath Ledger não resistiu ao 1º retorno de Saturno - AQUI.
- Francis Obikwelu no seu 1º retorno de Saturno - AQUI.
- Quando Saturno em trânsito contacta o sr. Cronos - AQUI.
- Saturno também ama - AQUI.
- Oscar Pistorius - Blade Runner - acusado de ter assassinado a namorada - AQUI.
- Fernando Nobre, uma súbita e desmedida necessidade de grandeza pessoal - 2º retorno - AQUI.
- Olhar para trás, para poder seguir em frente - AQUI.
- Ramos Horta a resistir valentemente no seu 2º retorno de Saturno - AQUI.
- Pronto, estou assim - 2º retorno de Saturno - AQUI.


GRÁFICOS E MAPAS
(Clique nos gráficos e mapas para os aumentar e poder ver bem)

Gráfico das ocorrências políticas principais (eleições),
enquanto durar o trânsito em análise.
Os dias assinalados nos meses são as datas exactas em que se darão
as 3 quadraturas Neptuno t e Saturno n,
além do 2º retorno de Saturno


Gráfico de cores do próprio trânsito Neptuno t a Saturno n
no mapa de José Sócrates. Todas as cores estão legendadas,
para compreensão do leitor.



Neptuno transita pela Casa XI de José Sócrates
Textos diversos

Saiba o significado de Neptuno em Peixes, AQUI

Optei por transcrever o texto de Patrícia Morimando, do livro «Netuno - O Significado Astropsicológico dos Trânsitos de Netuno», da Editora Pensamento, tradução da edição americana de 1979, com o título de «Neptune Effect».

«Se esta é a casa dos objectivos e das ambições, você se indagará qual o seu significado. Para onde me devo voltar? Será que realmente é isso o que desejo? Para onde me estão conduzindo os meus amigos? Haverá decepções e desilusões em relação ao auxílio que está recebendo deles, ou então serão verdadeiramente inspiradores. Poderá se perguntar quem são seus amigos, ou se realmente tem algum. Há muita confusão quanto ao que é um amigo ou uma amizade. Mas se tiver sorte, os amigos lhe trarão inspiração ou um lado menos materialista, ou o conduzirão nesta direcção. Também tentarão conduzi-lo a uma responsabilidade. Poderão ser uma influência esgotante porque está mais aberto a eles; suas necessidades o esvaziarão, se você permitir. Você sente os humores e as emoções deles, e algumas vezes tem dificuldade em saber quais são os seus e quais os que não são. Há uma tendência a a responder demasiadamente às necessidades deles e, por isso, você é sugado. O prejudicado e o necessitado procurarão por você. Deverá se proteger, canalizando suas simpatias e distribuindo-as melhor. Se não o fizer, não terá um tempo só para você. Um pouco de egoísmo é benéfico durante este trânsito. Você poderá sacrificar-se por alguma amizade. E não vale a pena.»

Outro texto sobre o mesmo trânsito


Neptuno quando transita na Décima Primeira Casa indica amizades incomuns, idealistas, e associações de grupo. Se Neptuno estiver bem aspectado, a generosidade se estenderá aos amigos; essas pessoas também oferecerão orientação espiritual e ajudarão na realização de metas, porque mereceram essa ajuda no passado. Haverá uma forte ligação espiritual com amigos e associados. As pessoas com este trânsito são sensíveis às necessidades da humanidade e juntam-se a grupos com objectivos humanitários ou espirituais; com frequência, também se sentem atraídos por organizações místicas ou secretas. Se Neptuno estiver sob tensão na Décima Primeira Casa, pode indicar irresponsabilidade e enganos nas amizades. É o caso desta quadratura com Saturno natal. Os amigos com frequência se tornam inimigos secretos. Más associações levam à destruição, geralmente por intermédio do álcool ou abuso de drogas. Essas pessoas deveriam aprender a escolher os amigos. Um Neptuno sob tensão aqui também pode indicar um idealismo pouco prático, mal orientado; podem se manifestar tendências boémias.

Trânsito de Neptuno pela Casa XI
por Magda Moita

«•    Durante este trânsito, sentimo-nos impelidos por nos envolvermos em actividade grupais que estejam direccionadas para elevar emocionalmente e espiritualmente a vida de todos.
•    Este planeta, em trânsito por esta casa, procura despertar-nos o interesse por participar em movimentos que ajudem as pessoas a viver de forma mais fluída e leve.
•    Neptuno procura dissolver as barreiras que nos impedem de partilhar com os outros as experiências que tenham sido úteis, e se revelem facilitadoras da nossa experiência terrena. 
•    Durante este trânsito, construímos um sentimento de espírito humanitário.
•    Sentimo-nos impelidos a levar para o grupo a nossa sabedoria individual e colocá-la à disposição.
•    Durante este trânsito, sentimo-nos altamente seduzidos por nos associarmos a grupos ou instituições que partilhem o mesmo ideal.
•    Em trânsito pela casa 11, Neptuno trata de convencer-nos de que não há, verdadeiramente, pessoas estranhas.
•    É possível que reapareçam companheiros de vidas passadas. 
•    Ilusões quanto às associações que fazemos estão, também, na ordem deste trânsito.
•    Também é intenção deste planeta, em trânsito por esta casa, levar-nos a aceitar as diferenças dos outros, aceitando-os como são.
•    Também corremos o risco de nos apaixonarmos, de forma doentia, por um determinado ideal de grupo, caindo num platonismo exacerbado pelo seu representante.
•    Durante este período, nenhuma pessoa pode, ou deve tornar-se o nosso mundo.
•    Corremos algum risco de nos tornarmos fanáticos.
•    Durante este trânsito, sentimo-nos mais atraídos pelas novas tecnologias e por ciências ainda não exploradas como, por exemplo, ovnilogia.
•    Devemos, com maturidade, apaziguar o nosso Úrano-Saturno, regentes desta Casa, e não embarcar em alguma crença global a respeito do nascimento de um novo mundo.
•    Os individualismos de Úrano devem ser apaziguados para que não acabe conectado com esferas mais nebulosas de Neptuno.

Limpeza cármica:
•    O choque dos poderosos Agitadores do Ego provoca, durante este período, uma estranha revolução nos nossos mundos interiores e, como resultado, tremendas alterações de consciência.»





José Sócrates tem
Saturno natal em Sagitário

Carma:
Medo da sabedoria, da fé, da crença,
da consciência divina, da aceitação da vida.

A regência de Júpiter determina a jovial tendência para o paternalismo bondoso é reforçada pelo paternalismo rigoroso de Saturno
- o ascetismo de Saturno limita o pachorrento “deixa passar” de Júpiter.
- neste signo a pessoa torna-se franca, sem temores.
- Sagitário torna Saturno menos conservador, fazendo que a disposição seja mais alegre e independente.
- os sucessos são conseguidos com muito esforço.
- os antagonismos, as críticas ou as censuras magoam profundamente a pessoa.
- indica pessoas sérias na sua busca da filosofia, religião e educação superior.
- desenvolvem códigos morais rígidos ou uma devoção inabalável a sistemas religiosos e filosóficos.
- defenderão preceitos morais.
- comportam-se de acordo com princípios de justiça.
- procuram a verdade e valores construtivos em sua atitude pessoal.
- intelectualismo, disciplina, meticulosidade e profundidade de concentração.
- tudo o que eles aprendem é totalmente absorvido e pode ser colocado em prática.
- quando atingem honra ou distinção, sentem que a obtiveram pelo esforço perseverante.
- o desejo de poder e liderança manifesta-se na vontade de ser considerado uma autoridade em algum aspecto da educação superior, da religião, do direito ou da filosofia.
- há uma profunda necessidade de realização intelectual, filosófica ou espiritual que traga distinção.
- temem a desaprovação e a censura e ficam indignados quando outros pensam ou falam deles injustamente.
- a sua reputação pessoal é de extrema importância para eles.
- sob tensão, estas pessoas provavelmente são presunçosas ao tentarem impor o seu sistema filosófico ou religioso aos outros.
- para esta pessoa é muitíssimo aconselhável a prática de exercícios físicos, a fim de evitar a possível aparição de artrose nas nádegas, ciática ou problemas no nervo ciático.

Características negativas: Teimosia, apego cego às próprias ideias, insatisfação espiritual, dureza moralista.

Saturno no signo de Sagitário indica pessoas sérias em sua busca da filosofia, religião e educação superior. Elas geralmente desenvolvem códigos morais rígidos ou uma devoção inabalável a sistemas religiosos e filosóficos. Defenderão preceitos morais e se comportarão de acordo com princípios de justiça; procuram a verdade e valores construtivos em sua atitude pessoal.

Saturno dá ao sagitariano intelectualismo, disciplina, meticulosidade e profundidade de concentração. Tudo o que eles aprendem é totalmente absorvido e pode ser colocado em prática. Quando atingem honra ou distinção, sentem que a obtiveram pelo esforço perseverante.

0 desejo de poder e liderança manifesta-se na vontade de ser considerado uma autoridade em algum aspecto da educação superior, da religião, do direito ou da filosofia. Há uma profunda necessidade de realização intelectual, filosófica ou espiritual que traga distinção.

Esta posição oferece um intenso orgulho intelectual; os nativos temem a desaprovação e a censura e ficam indignados quando outros pensam ou falam deles injustamente. A sua reputação pessoal é de extrema importância para eles.

Se Saturno estiver sob tensão, estas pessoas provavelmente são presunçosas ao tentarem impor o seu sistema filosófico ou religioso aos outros. Se levada a extremos, esta prática resulta em presunção intelectual e espiritual.



José Sócrates tem
Saturno natal na Sétima Casa

Carma: Medo de partilhar, de relacionar-se.

- há um forte senso de responsabilidade e justiça em todos os relacionamentos importantes e contactos com o público.
- os nativos casam-se tarde ou com pessoas sérias, maduras, voltadas à carreira.
- bem aspectado, o casamento será estável e duradouro.
- sob tensão, o casamento e as sociedades trarão problemas.
- trabalharão muito e conscienciosamente, colaborando com os outros e assumindo a sua quota de responsabilidade.
- serão trabalhadores de confiança, dos quais se pode depender em todos os acordos.
- podem interessar-se por leis e possuem capacidade para organização e administração de negócios, ou formulação de contratos.
- podem determinar o seu bem-estar futuro e progredir nas suas carreiras, trabalhando com outras pessoas.
- sob tensão tem tendência a ser crítico, inibido e negativo nos relacionamentos.
- o parceiro no casamento pode ser frio, antipático, pouco cooperativo, crítico e difícil.
- sob tensão nesta casa pode também indicar traição de inimigos e acções judiciais.
- impelidas a relacionamentos que acarretam responsabilidades.
- poderão resultar numa carga e numa experiência difícil que necessita de muita paciência por parte da pessoa, para não somatizar no físico através de enfermidades nos rins, insuficiência urinária ou lumbago.

Saturno na Sétima Casa está acidentalmente exaltado, porque a Sétima Casa corresponde ao signo de Balança, no qual Saturno está exaltado.

Assim, há um forte senso de responsabilidade e justiça em todos os relacionamentos importantes e contactos com o público. Os nativos casam­ se tarde ou com pessoas sérias, maduras, voltadas à carreira. Se Saturno estiver bem aspectado, o casamento será estável e duradouro. Se Saturno estiver sob tensão, o casamento e as sociedades trarão problemas.

As pessoas com Saturno nesta casa irão trabalhar muito e conscienciosamente, colaborando com os outros e assumindo a sua quota de responsabilidade. Se forem bem aceitas, serão trabalhadores de confiança, dos quais se pode depender em todos os acordos. Elas podem interessar-se por leis e possuem capacidade para organização e administração de negócios, ou formulação de contratos. Podem determinar o seu bem‑estar futuro e progredir nas suas carreiras, trabalhando com outras pessoas.

Se Saturno estiver sob tensão na Sétima Casa, o nativo tem tendência a ser crítico, inibido e negativo nos relacionamentos. 0 parceiro no casamento pode ser frio, antipático, pouco cooperativo, crítico e difícil. Um Saturno sob tensão nesta casa pode também indicar traição de inimigos e acções judiciais.

As pessoas com Saturno na Sétima Casa são de alguma forma impelidas a relacionamentos que acarretam responsabilidades.


Mapa do regresso do José Sócrates a Portugal,
através da data em que concedeu a entrevista à RTP,
25-Março-2013


Neste dia, 25 Março 2013, a orbe do trânsito era de 4º12'. O trânsito já tinha começado, mas ainda de forma muito leve. Neste dia, José Sócrates regressou oficialmente a Portugal, com uma longa entrevista à RTP. Não deixou ninguém indiferente.

A entrevista começou com 10 minutos de atraso, após o encerramento do telejornal, tal foi a quantidade de publicidade havida, quando o máximo que a Lei permite à RTP é um máximo de 6 minutos.




Mapa da 1ª quadratura partil (exacta) no dia 23 Março 2015
na quadratura de Neptuno t a Saturno n


Repare-se que Saturno Rx em trânsito está em fase de
aproximação para fazer o seu 2º retorno na vida de José Sócrates.




Mapa da 2ª quadratura partil (exacta) no dia 8 Setembro 2015
na quadratura de Neptuno t a Saturno n



Repare-se que na quadratura anterior entre Neptuno t e Saturno n, o Saturno em trânsito estava retrógrado a menos de 4º do natal, configurando assim a aproximação para fazer o 2º retorno na vida deste cidadão.

Nesta segunda quadratura, Saturno t já está directo e afastado do natal com uma diferença de 21º. Irá aproximar-se de modo a que a 6 Dezembro 2015 faça a conjunção exacta, cumprindo assim o 2º retorno deste planeta, que implicará no cidadão, uma nova forma de encarar as situações.



Mapa do 2º retorno de Saturno no mapa de José Sócrates



Aqui temos o mapa que nos mostra a conjunção exacta (partil) de
Saturno t a Saturno n, muito conhecido como o retorno de Saturno,
no caso deste cidadão é o 2º retorno.

Entretanto, a quadratura de Neptuno t a Saturno n decorrer sem problemas,
estando nesta fase, na última aproximação ao aspecto exacto,
neste caso com uma orbe de separação de apenas 1º 6'


Mapa da 3ª quadratura partil (exacta) no dia 24 Janeiro 2016
na quadratura de Neptuno t a Saturno n






Todos os comentários pertinentes a este tema
serão colocados aqui no post,
pois gostaria muito que funcionasse
como um exercício colectivo.





.

14 de abril de 2013

O trânsito de Neptuno em quadratura a Saturno natal e uma proposta de 'case study' no final do texto



Este trânsito - muito longo -, caracteriza-se por ser confuso e desagradável. Dependendo profundamente do posicionamento de Júpiter e Saturno na mapa natal, pode ser um trânsito bastante caótico, que obriga a pessoa do mapa a sentir-se frágil e a perder o pé.

É um trânsito típico de enganos pessoais, capaz de introduzir significações muito estranhas aos outros com quem priva ou convive. O trânsito de Neptuno ao Saturno natal tem o mesmo significado que o trânsito de Saturno ao Neptuno natal, só que demora cerca de 3 anos, em vez dos 6 a 8 meses do trânsito de Saturno. 

Estão abertas as situações para enganos, equívocos, e dependendo da índole do dono do mapa, poder ir até abusos de mau carácter, como possam ser fraudes nos negócios ou descuidos na carreira profissional, além de uma tremenda instabilidade familiar.

Podem surgir problemas por falta de segurança profissional, insegurança em si mesmo, ansiedades que não se justifica. Dúvidas e temores que se reflectem na vida pessoal e profissional.

Há uma tendência a perder coisas, ou a esquecer-se onde as põe, assim como não se lembrar de compromissos assumidos (se não estiverem anotados numa agenda), inclusivamente datas importantes de aniversários. Como em dia, a maioria das pessoas confia quase que cegamente nos seus telemóveis onde apontam tudo, esse é um dos que mais rapidamente se desencaminha para deixar a pessoa mais «tonta» que sei lá o quê.

A mensagem do universo é bem simples e poucos a acatam: o que é material pode ir-se e o que é interno e espiritual é o que perdura. É o trânsito que ensina a perdoar, a esquecer, a deixar para trás, a centrarmo-nos apenas naquilo que nos diz respeito, sobretudo a um nível mais transcendental.

É o momento em que somos forçados a aprender à força que existem outras realidades para além das materiais. Quem aprende esta lição, fica mais preparado para a vida que se vai desenrolar. Os outros, ficarão tolhidos pelo caminho. Quem perceber isto, manterá incólume a sua realidade material e saberá viver com as duas, na perfeição.

Não é uma época para avançar com as suas ambições mais desmedidas, pois não darão certas. O mas certo é que projectos de envergadura conduzem quase sempre a enormes fiascos.

É uma época de divórcios, pois a cara metade não percebe o que se está a passar e a libido da pessoa do trânsito está muito em baixo e a sua vida sexual não é satisfatória, cumprindo muito mal esta área de vida.

Tenho visto pessoas conseguirem se libertarem de pesos excessivos na matéria, vendendo, ou cedendo bens que não lhe fazem falta e, com isso, conseguirem ser mais felizes.

Olhando para o mapa natal pode-se perceber se há doenças sérias durante este trânsito. É frequente existirem enormes sintomas de cansaço, assim como problemas nos pés e ossos em geral.

Evite drogas e álcool. Não são nada bons neste trânsito.

Neuroses, nervos e outras manifestações psíquicas podem manifestar-se com muita facilidade. Se este trânsito se dá perto dos 4 ângulos principais [Asc, Dsc, MC, FC] podem dar-se sérios ataques de pânico que a pessoa não consegue encontrar explicação.

É um trânsito nada simpático pois é frequente a pessoa não perceber bem o que lhe estão a dizer. Aliado a isto há um desejo intenso de se alienar de responsabilidades.

É frequente a pessoa ser desacreditada ou mesmo culpada de actos no seu ambiente profissional, quando está completamente inocente. É a época incrível dos inimigos ocultos. Temores e ansiedades são frequentes.

Creio que vou ficar por aqui para vos permitir respirar um bocadinho.

Caso de estudo

Sabem que personalidade pública está a iniciar este trânsito, que no seu caso durará quase 4 anos? Imaginem: José Sócrates.


«Caso de estudo»: José Sócrates tem Saturno natal em Sagitário 8º13', na casa 7 e Neptuno transita por Peixes no grau 4, Casa 11, e fará 3 quadraturas exactas em Março e Setembro de  2015 e Janeiro 2016., no mapa deste cidadão. Pelo meio sofrerá a influência do 2º retorno de Saturno.

Estou  a preparar um post com uma enorme quantidade de gráficos, destinado a que os estudantes avançados de astrologia e mesmos os astrólogos consigam pôr de lado a sua compulsão contra o político e  aproveitem a oportunidade para estudarem no dia-a-dia o trânsito do ser humano. Tão cedo não haverá outra experiência real e tão próxima como esta.

 Se os estudantes avançados de astrologia e os astrólogos já em exercício não conseguirem ultrapassar essa questão pessoal contra o político, e ficarem tolhidos com o exercício astrológico, recomendo o seguinte: 

1) Que não liguem ao exercício, que passem em frente e que se abstenham de comentários; obviamente terão que se autoanalisarem na sua real vocacão enquanto astrólogos, ao ponto de não se se predisporem a analisar esta quadratura em directo na vida do cidadão. 

2) Que enfrentem os seus demónios pessoais, os seus bem-quereres ou os mal-quereres e consigam provar a vocês próprios que estão preparados para praticarem astrologia. 

3) Não há mal nenhum em uma pessoa desistir da astrologia, depois de descobrir que não está talhada para enfrentar as zonas sombrias do seu Ser. Sei que são palavras fortes, mas é o que penso.

4) Também pode fazer de conta que não viu o post, e seguir feliz e contente consigo mesmo. Quando hoje em dia, muita gente presume de gostar e estudar astrologia, aqui ficará uma prova àquilo que realmente sentem como vocação. 

Poderia dar inúmeros exemplos de mapas de pessoas odiadas pela humanidade e que são enfrentados com coragem em nome da vocação astrológica.

Dentro de poucos dias, indicarei aqui o link do post que estou a preparar com todos os gráficos possíveis para que se estude em directo e com imenso tempo pela frente para praticarem convenientemente este estudo. Todos os comentários astrológicos deixados passarão para o post principal.

Passem bem. Muito obrigado.

.

Papa Francisco escolhe cardeais assessores para o ajudarem a «limpar» a Cúria Romana



Fiel à sua casa 10 com Úrano em quadratura às suas Lua / Vénus conjuntas, o Papa Francisco está a deixanr claro que pretende mudar a política do Vaticano e, para isso, escolheu oito cardeais para estudarem reforma da Cúria Romana.

Mesmo antes de se conhecerem os seus comeados para os principais cargos pontificais, como a secretaria de estado, por exemplo, o Papa criou uma comissão eclética para o aconselharem nas desejadas reformas no Vaticano.

Os cardeais escolhidos pelo Papa argentino vêm da Itália, do Chile, da Índia, da Alemanha, da República Democrática do Congo, dos Estados Unidos, da Austrália e das Honduras. Um arcebispo italiano funcionará como secretário do grupo e a primeira reunião formal do comité está prevista para Outubro. Falta muito para essa primeira reunião, mas Francisco já está em contacto com estes cardeais, fez saber o Vaticano este sábado.

Daqui.






.

Mercúrio ingressa em Carneiro / Áries a 14 Abril 2013 até 1 Maio


Mercúrio nos signos em geral

Mercúrio num signo do Zodíaco indica como as características do signo influenciam o raciocínio e a capacidade de comunicação. Oferece indícios importantes sobre as preocupações que ocupam a mente do indivíduo.

Mercúrio, regente do processo de pensamento, é a lente focalizadora pela qual todos os poderes criativos do indivíduo são orientados. A posição de Mercúrio nos signos é crucial porque revela que tipo de tendência psicológica determina a capacidade da pessoa para tomar decisões e transmitir as suas ideias aos outros.

A posição de Mercúrio no signo diz-nos muito a respeito do tipo de informação e factos que uma pessoa observa e considera importantes, e quais ela ignora. Por exemplo, o pensamento de Mercúrio em Touro é fortemente influenciado pela importância financeira ou pela utilidade de determinadas ideias.

Quando Mercúrio transita em Carneiro / Áries

Mercúrio em trânsito no signo de Carneiro indica um tipo de raciocínio que tende a ser determinado e competitivo. As pessoas gostam de discutir e argumentar. Com frequência, possuem a habilidade de pensar rapidamente e podem criar muitas ideias originais.

Entretanto, podem ser impulsivos ao tomarem decisões e considerar as coisas a partir de um ponto de vista muito pessoal. No seu extremo, esta tendência pode resultar em egoísmo intelectual e atitudes voluntariosas.

Estas pessoas são importantes com oposições e demoras; consequentemente, com frequência irão agir apenas para tomar uma decisão, evitando submeter-se a processos de decisão demorados e frustrantes. Porém a sua impulsividade significa que nem sempre eles concluem as ideias que iniciam, a não ser que um signo realçado no horóscopo indique o contrário.

Se Mercúrio estiver sob tensão neste signo, pode haver irritação e um temperamento irascível.

Mercúrio em trânsito nas Casas do Mapa

Depois de confirmar no seu mapa natal, venha ao meu site «Escola de Astrologia Nova-Lis» e leia a parte que lhe diz respeito. Aqui.


.

13 de abril de 2013

Parabéns, «Navegante do Infinito», meu irmão


Parabéns, «Navegante do Infinito», meu irmão.

Onde está '4 anos online',
vamos ler a partir de hoje:
'5 anos online'

Um dos blogue espirituais em língua
portuguesa de maior sucesso.

É um prazer estar sempre presente
no crescimento deste espaço maravilhoso.


A dona do blogue é:
muito conhecida por
Ma Jivan Prabhuta

Seu Facebook, aqui.





5 anos

2008 - 2013




O 'Naveganto do Infinito'
Astrid, das poucas coisas que me acompanharam para o campo,
foi este lindo barco que você me ofereceu, quando esteve em Portugal.
Quando se entra em minha casa, está bem visível do lado direito.



.

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates