Apesar de ter aplicação na medicina natural e até na preparação de bebidas, a arruda ficou famosa pelos seus "poderes" contra o mau-olhado e outras vibrações negativas.
Recomendo que quem vive em apartamentos que tenha um vaso num sítio que apanhe sol. Atenção que não é uma planta de interiores. Se não tem um jardim ou um terreno, use a varanda ou terraço. Se tiver um jardim ou terreno, faça por colocar a planta [na terra ou em vaso] ao lado de todas as entradas da casa: porta principal, porta de serventias, portão para entrada de carros. Se tiver jardim ou terreno suficiente não é má ideia criar uma pequena mata de 1 metro quadrado só com arruda, de modo apanhar muito sol e ser bem regada. Gosta de solos permeáveis e ricos em matéria orgânica. Recomenda-se uma adubação com esterco de gado bem curtido, esterco de galinha ou composto orgânico, quando necessário.
Também tem efeito sob os vasos sanguíneos, cistos e pode ser utilizada como como inseticida. Fortalece os vasos sanguíneos, varizes, é um poderoso inseticida combatendo piolhos, pulgas e sarnas de animais domésticos, dores reumáticas, aumenta a menstruação, dor de cabeça, úlceras, auxilia no tratamento de cistos. Contém glicosídeos e atua como analgésico, antiasmático, antiepilética, anti-inflamatória, antirreumática, calmante, febrífugo, vermifugo e fortificante.
Modo de uso da arruda - Em forma de chá: Coloque uma xícara de água numa panela e quando ferver, apague o fogo e acrescente 1 punhado das folhas secas de arruda. Deixe descansar por 30 minutos, coe e beba a seguir. Contra indicações da arruda - Grávidas, pois pode causar hemorragias e aborto. Não deve ser utilizada em excesso. Efeitos colaterais - Podem surgir tremores, gastroenterites, convulsões, vómito, dor abdominal, salivação, fotossensibilidade.
Investigue mais sobre a arruda. Vai melhorar a sua vida com esta planta medicinal.