Clicar para aumentar e usar o zoom para ver pormenores
Os fusos horários são sempre os mesmos em todo o planeta que, como sabem, foi dividido em 24 fatias [meridianos], classificadas em 12 'mais' e 12 'menos', a partir do TMG [Greenwich Mean Time] que é o zero [0]. Convencionou-se chamar a estes fusos de UTC - Coordinated Universal Time Zone ou Horário Universal, tempo civil.
Depois, dentro de cada fatia [fuso horário] é que se dão as alterações nas chamadas Horas de Verão [mais abaixo explico melhor].
Assim, os países de língua oficial portuguesa [PALOP] estão nos seguintes fusos horários:
Portugal e Madeira estão dentro da fatia zero [0] e Açores no -1.
Brasil, a parte principal, está no -3. Por isso nos referimos a Brasil, Brasília, porque, como é um país gigantesco, uma porção está no -2 e outra no -4.
Moçambique está no +2 e +3. [Só há 2 países no -3: Brasil e Greenland].
Angola e S. Tomé e Príncipe estão no +1
Cabo Verde está no -1
Timor Leste está no +9
Dentro de cada fuso horário [+1, +2, -4, -7...] podem existir vários países e são os seus governos quem determinam a hora local de cada país. Assim, temos que considerar a 'Standard Time' ST ou Tempo Padrão, que realmente corresponde àquele fuso horário e, muito importante, em Astrologia é a 'Hora Legal - HL' (Hora oficial do país), esta sim, determinada pelo governo de cada país.
O exemplo maior de um país com com contrastes gritantes entre fuso horário e 'hora legal' é a China que, sendo enorme, está dentro de 4 fusos horários, mas a Hora Legal é uma só para todo o país. Obviamente, é uma questão de controlo político, pois existem sérias distorções físicas a esta media por exemplo nas regiões do oeste chinês que, quando não é Inverno, o nascer-do-sol dá-se às 9 horas. Inacreditável.
Portanto, o que muda não são os fusos horários, mas sim, as «Horas de Verão» nos Hemisférios Norte e Sul. Em inglês: Daylight Saving Time ou Summer Time. Muito importante em Astrologia.
Como todos sabemos, quando no Hemisfério Norte nos preparamos para o verão, no Hemisfério Sul vão a caminho do Inverno. Mais uma vez fica a informação que cada país é que determinam a 'Hora Local' e nesse sentido adoptam ou não a mudança para as 'Horas de Verão' Daylight Saving Time.
Na prática é que, em cada país, aumenta-se 1 hora na Primavera e reduz-se essa hora no Outono, para que na época mais quente de cada país, o dia solar seja maior. Todos sabemos que esta é uma medida de natureza económica e que não está em conformidade com a natureza.
O que quer dizer que quando no Hemisfério Norte se aumenta 1 hora, no Hemisfério Sul irão atrasar essa hora.
É por isso que entre Portugal e Brasil há 3 fusos horários a separar-nos, mas devido às Horas de Verão implantadas pelos governos de cada país, quando faz calor em Portugal e mais frio no Brasil existem 4 horas de separação no Daylight Saving Time. Quando se inverte a situação, ou seja, o calor começa a apertar no Brasile o frio em Portugal, a diferença horária reduz-se para 2 horas.
Neste momento, 28 Outubro 2012, temos apenas 2 horas de diferença na Hora Legal, mas continuamos sempre com 3 fusos horários a separar-nos. Em Março de 2013, mudar-se-á... novamente.
Passem muito bem.
.
0 comentários:
Enviar um comentário