Camané
22 Dezembro 1967
Oeiras, Portugal
No final do ano passado e 2 dias antes de Camané celebrar o seu aniversário, foi divulgada a notícia que o fado «Já não estar», por ele interpretado no documentário «José & Pilar», de Miguel Gonçalves Mendes, fora pré-selecionado para o Óscar de «Melhor Canção Original». Este fado tem letra de Manuela de Freitas e música de José Mário Branco.
Nesse dia a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou a lista de 39 temas candidatos a uma nomeação para o Óscar de Melhor Canção Original. A 84ª edição dos Óscares decorrerá a 26 de Fevereiro em Los Angeles, mas os nomeados serão divulgados a 24 de Janeiro. Dentro de dias já saberemos se a interpretação de Camané avança para o lote final de nomeados, competindo com nomes conhecidos da música internacional como Sinead O'Connor, Elton John, Lady Gaga, Robbie Williams, Pink, Mary J. Blige ou o brasileiro Carlinhos Brown.
O fado integra o documentário «José & Pilar», que Miguel Gonçalves Mendes fez sobre o escritor português José Saramago, Nobel da Literatura em 1998, sobre o processo criativo, sobre a relação com a mulher, Pilar del Río, com os leitores e com o mundo.
Camané faria o seu retorno solar (aniversário) 2 dias depois, pelo que se deu um dos eventos mais importantes nos nossos mapas natais: a única conjunção anual do nosso Sol em trânsito a ele mesmo.
O seu Sol natal recebia um trígono de Júpiter, estendendo-lhe este tapete vermelho. Um reconhecimento ao seu trabalho de muitos anos.
A solidificar este posicionamento de Júpiter, vemos que Saturno em trânsito, fazia um sextil ao mesmo Sol. Melhor era impossível.
Neptuno, o planeta que trata dos asuntos musicais e aartísticos, também fazia um excelente sextil ao Sol de Camané.
Vénus, o planeta das coisas belas, também estava ligado ao Sol de Camané nesse dia, fazendo um semi-sextil.
Foi um belíssimo presente de aniversário que recebeu.
A Lua em trânsito fez um forte sextil a este Sol, entrando depois em situação de estar peregrino.
.
1 comentários:
Eu aprendo tantas coisas com voc~e António!
Sou grata por isso.
Vi o vídeo...bem interessante.
Beijo grande
Astrid Annabelle
Enviar um comentário