O dia 6 de Janeiro é consagrado aos Reis Magos: Gaspar, o de pele branca, Melchior, o ancião e Baltazar, de pele negra. Todos conhecemos a história dos Reis Magos que seguiram o brilho de uma estrela. Dizem que era o planeta Vénus, com a sua luz vespertina.
O 6 de Janeiro também é considerado o Dia do Astrólogo.
Na época do nascimento de Cristo, a palavra 'mago' referia-se a uma classe ou casta persa sacerdotal relacionada com o Zoroastrismo (religião monoteísta, fundada na antiga Pérsia pelo profeta Zaratustra), não praticavam feitiçarias, mas eram astrólogos e, também, aquilo que hoje chamamos de astrónomos, além de terem a capacidade de interpretar os sonhos. Segundo o apóstolo Mateus, eles vieram do Oriente guiados por uma estrela. Não está comprovado que fossem realmente Reis, mas, com certeza, eram sábios, magos, vindos das regiões orientais.
Na realidade os magos do oriente eram vários, mais de três, ao que parece, segundo várias tradições hoje omissas.
A tradição Católica reduziu-os para o número de três e elevou-os à categoria de reis, para simbolizarem as forças máximas de cada continente conhecido então - Ásia, África e Europa -, personificadas em cada um deles. Daí cada um deles ter uma característica e uma oferta diferente de acordo com as suas proveniências.
Como reis, magos, astrólogos, sábios, intelectuais ou apenas curiosos nunca seriam pessoas que viajassem solitariamente - a menos que vivessem a parcos metros do acontecimento.
A data em homenagem à actividade de astrólogo foi criada em 1993 pela AFAN (Association for Astrological Networking), entidade com sede nos Estados Unidos e que congrega profissionais da área.
Parabéns a todos nós, que estudamos astrologia.
É o nosso dia. Salut!
.