Nos E.U.A.: 'Django Unchained' - estreia a 25 Dezembro 2012
No Brasil: 'Django Livre' - estreia a 18 Janeiro 2013
Em Portugal: 'Django Libertado' - estreia a 24 Janeiro 2013
O filme esteve para ser estreado em 18 de Dezembro, mas
foi adiado para o dia de Natal devido
ao luto nacional pelas vítimas do massacre de Newtown, CA, USA.
No entanto, a sua antestreia, ocorreu em Nova Iorque
em 11 de Dezembro, conforme comentamos mais abaixo. É a
cópia desta antestreia que circula entre nós.
Página do filme na Wikipedia
Para mim é sempre um prazer comentar um filme de Tarantino.
A última vez que o fiz aqui no blogue, foi a quando da estreia do seu anterior filme:
Este post tem inúmeros links a diversos sites sobre os actores.
Espero que apreciem.
Primeiro, o que é óbvio: é um filme de
Quentin Tarantino, o que faz com que assistamos a uma peça montada como só os contadores de histórias o sabem fazer. Com uma valente piscadela de olhos aos espectadores cinéfilos. Encontramos todos os ingredientes que dão prazer aos cinéfilos. Quanto ao grande público, duvido que apreciem as minudências de um filme com assinatura. Este está destinado a ser um filme de culto, com muita assistência de espectadores à procura de violência.
Aviso prévio aos amigos brasileiros que estejam menos atentos:
p.f., substitual a palavra 'western' por 'faroeste' e irão entender perfeitamente.
Também se usa em Portugal.
Tarantino, nos seus filmes, arranja sempre maneira de 'falar' de cinema. Neste caso, é a própria natureza do seu filme que evoca os antigos filmes de «
western». Mais que um «
western», a ideia de
Quentin Tarantino foi desde o início fazer o que ele chama um «southern», ou seja, um «western» passado nos Sul profundo dos EUA, com o tema da escravatura a ser apresentado com a estética de um «
western spaghetti». A película homenageia a imensa série de fitas do género protagonizadas por '
Django', o pistoleiro interpretado no primeiro desses filme por
Franco Nero, o actor italiano que tem uma curta aparição neste filme, mas é uma figura de culto entre os cinéfilos americanos e europeus.
O Filme
Ambientado no Sul dos Estados Unidos, dois anos antes da Guerra Civil,
"Django Unchained" é protagonizado por
Jamie Foxx, como
Django, um escravo cuja história brutal com os seus antigos proprietários, coloca-o frente-a-frente com o caçador de recompensas alemão,
Dr. King Schultz [
Christoph Waltz]. Schultz procura por uns violentos irmãos assassinos e Django é o único que pode levá-lo até à sua ambicionada recompensa. O pouco ortodoxo Schultz decide então comprar Django, com a promessa de libertá-lo assim que capturar os irmãos assassinos – mortos ou vivos.
O sucesso leva a que Schultz cumpra a promessa de libertar Django, embora os dois homens optem por não seguirem caminhos separados. Ao invés disso, Schultz decide caçar os criminosos mais perigosos do sul, com Django ao seu lado. Enquanto aperfeiçoa as suas habilidades de caça, Django permanece concentrado no seu único objectivo: encontrar e resgatar
Broomhilda [
Kerry Washington], a esposa que perdeu para o tráfico de escravos há muito tempo atrás.
As buscas de Django e Schultz acabam por leva-los até
Calvin Candie [
Leonardo DiCaprio], o proprietário de “Candyland”, uma infame propriedade agrícola em que os escravos são preparados por um treinador para lutarem entre si por desporto.
Ao explorarem a propriedade sob falsos pretextos, Django e Schultz acabam por despertar a desconfiança de
Stephen [
Samuel L. Jackson], o fiel escravo doméstico de Candie. As suas manobras são descobertas, e uma organização traiçoeira cria um cerco em redor destes. Se Django e Schultz quiserem escapar e levar Broomhilda, necessitam escolher entre a independência e a solidariedade, entre o sacrifício e a sobrevivência…
O titulo do filme originalmente seria «The Angel, the Bad and the Wise» para homenagear o cineasta Sergio Leone, porém Tarantino resolveu mudar o nome para «Djando Unchained» baseado no filme italiano de 1966 «Django» com Franco Nero, que faz uma participação no filme de Tarantino.
Os críticos presentes em Nova Iorque na projecção de novo filme de Quentin Tarantino destacam a sua “mistura de violência extrema e humor espirituoso”. Recuámos três anos e falamos, afinal, de «Inglorious Basterds», o épico de 2009 passado na Segunda Guerra Mundial? Não, estamos em 2012 e o novo de Tarantino, «Django Unchained», não é um filme de guerra. A “mistura de violência extrema e humor espirituoso” que, dizem alguns críticos, pode colocar o realizador de «Pulp Fiction» na rota dos prémios da Academia.
O realizador Peter Bogdanovich, discursando segunda-feira numa cerimónia de homenagem a Tarantino no Museum Of Modern Art, chamou-lhe, cita o New York Times, “o mais curto longo western desde Rio Bravo”. Acrescentou que será provavelmente o melhor filme do realizador. Bogdanovich vira as suas duas horas e quarenta e quatro minutos na noite de domingo, sentado ao lado do seu autor: “Ainda estou a tremer”.
«A estreia americana está marcada para 25 de Dezembro, mas, como se depreende, Django Unchained não será um Do Céu Caiu Uma Estrela, o filme de Frank Capra que é um clássico natalício há gerações. Em 2007, a dois anos de distância de Inglorious Basterds, quando estava ainda ocupado na promoção de À Prova de Morte, a sua homenagem à série B da década de 1970, partilhada com o Planeta Terror, de Robert Rodriguez, Tarantino manifestara, em entrevista ao Daily Telegraph, o desejo de “explorar um tema que, na verdade, ainda não foi abordado”, “Quero criar filmes que lidem com o horrível passado de escravatura da América, mas fazê-los como western spaghetti”, esclareceu, acrescentando que, sendo cinema de género, “enfrentarão tudo aquilo com que a América nunca se defrontou por sentir vergonha”. Cinco anos depois, o resultado é Django Unchained.
O Guardian destacava o frenesim crítico, via Twitter, que se seguiu às projecções do fim-de-semana. Jeff Goldsmith, do site theqandapodcast.com, realçou os “baldes de sangue” e o humor. “A questão racial é abordada, mas diria que de forma não muito controversa. O ritmo e os diálogos são óptimos – definitivamente candidato aos prémios”. O realizador Rian Johnson foi mais conciso: “Django é extraordinário. DiCaprio rebenta a escala”. O jornalista David Erlich, por sua vez, não teve dúvidas: “Uma comédia spaghetti brutalmente hilariante. Melhor filme americano de 2012”.»
Público, 5-12-2012
Críticas ao filme
Os actores / personagens principais da história
Filmes dirigidos por Quentim Tarantino:
O filme que atirou Quentim Tarantino para a fama,
com a nossa Maria de Medeiros num dos papéis principais.
Opiniões
As músicas do filme
A lista de canções e músicas escolhidas por Tarantino é deveras impressionante. Parece que estamos perante o 'quem é quem' da música do século 20. Segundo se sabe, a maioria das músicas vieram da colecção de discos de vinil da colecção privada do realizador. Confirmem, por favor.
A homenagem ao spaghetti western não surge apenas no título e na participação de Franco Nero. Naturalmente, dada a importância que as bandas sonoras sempre tiveram no cinema de Tarantino, a música reflecte também a natureza de Django Unchained.
E, pela primeira vez, o realizador encomendou música. Assim, entre canções seleccionadas por Tarantino da sua colecção de vinil, com o som da agulha a cair na estria e os ruídos típicos dos velhos discos incluídos, encontramos originais de Ennio Morricone, o compositor que definiu o som dos western spaghetti, e de nomes do hip hop como Rick Ross, John Legend e Anthony Hamilton. Frank Ocean também compôs uma canção para o filme, mas foi recusada por Tarantino.
Em comunicado, o realizador afirmou que a estrela em ascensão do R&B, autor este ano do celebrado Channel Orange, criou “uma balada fantástica, verdadeiramente adorável e poética, sob todos os aspectos, mas simplesmente não havia uma cena para ela”.
1. WINGED
2. DJANGO (MAIN THEME) - LUIS BACALOV, ROCKY ROBERTS
3. THE BRAYING MULE - ENNIO MORRICONE
4. IN THAT CASE, DJANGO, AFTER YOU...
5. LO CHIAMAVANO KING (HIS NAME IS KING) - LUIS BACALOV, EDDA DELL'ORSO
6. FREEDOM - ANTHONY HAMILTON & ELAYNA BOYNTON
7. FIVE-THOUSAND-DOLLAR NIGGA'S AND GUMMY MOUTH BITCHES
8. LA CORSA (2ND VERSION) - LUIS BACALOV
9. SNEAKY SCHULTZ AND THE DEMISE OF SHARP
10. I GOT A NAME - JIM CROCE
11. I GIORNI DELL'IRA - RIZ ORTOLANI
12. 100 BLACK COFFINS - RICK ROSS
13. NICARAGUA - JERRY GOLDSMITH FEATURING PAT METHENY
14. HILDI'S HOT BOX
15. SISTER SARA'S THEME - ENNIO MORRICONE
16. ANCORA QUI - ENNIO MORRICONE AND ELISA
17. UNCHAINED (THE PAYBACK/UNTOUCHABLE) - JAMES BROWN AND 2PAC
18. WHO DID THAT TO YOU? - JOHN LEGEND
19. TOO OLD TO DIE YOUNG - BROTHER DEGE
20. STEPHEN THE POKER PLAYER
21. UN MONUMENTO - ENNIO MORRICONE
22. SIX SHOTS TWO GUNS
23. TRINITY (TITOLI) - ANNIBALE E I CANTORI MODERNI
Fonte:
aqui.
Fotos da antestreia em Nova Iorque
no dia 11-12-2012
Passadeira vermelha em alto estilo para a antestreia do novo filme de Quentin Tarantino, «Django Unchained», em Nova Iorque. A antestreia reuniu ainda celebridades como Uma Thurman, ex do realizador e protagonista do seu «Kill Bill», Dakota Johnson, filha de Don Johnson e Melanie Griffith, Liv Tyler, filha de Steven Taylor e Zoe Kravitz, filha de Lenny Kravitz. Olivia Wilde, Ronnie Wood, Salman Rushdie e 50 Cent também marcaram presença neste que foi o grande evento dessa noite em Nova Iorque.
Quentim Tarantino e Uma Thurman,
sua antiga companheira e personagem de alguns dos seus filmes.
Quer ver imagens do filme, seus posters e outras fotos?
da UOL brasileira, chamada Omolete.
Aqui.
Outros eventos
Nomeações para os Globos de Ouro
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6 comentários:
Bom dia minha alegria... bom dia António.
Agora eu não posso ler todo este seu post, mas hoje à tarde virei com muita calma ver, ler e clicar em todos os links...
Já sei que está excelente... afinal tem a sua assinatura!!!
beijo
Astrid Annabelle
Olá Astrid,
Bom dia. Este filme irá transformar-se num clássico e, ao mesmo tempo, num filme de culto para os cinéfilos.
Beijinho, obrigado.
Olá Antonio: Falando em filme, chega o final do ano e chega o tempo de recapitular o filme de nossa vida, agradecendo a Deus pelas conquistas e corrigir nossas imperfeições para que as próximas películas sejam cada vez melhores. No jogo da vida 2013 representa o momento de "passar a régua" que significa limpar a mesa para começar um novo tempo. Que tenhamos novas forças revigoradas e continuemos a formar laços para que possamos tornar o nosso mundo cada vez melhor. Feliz Natal, Lucia
Parece-me que o Tarantino quanto mais dinheiro tem para as suas produções, vai-lhe faltando na imaginação, enfim Hollywood vence.
Venho desejar um BOM NATAL
Voltei, li e vi todos os links... incrível o seu trabalho para organizar este post. Parabéns meu querido António.
Quanto ao filme veremos...acredito nas suas previsões!!!
Beijos para um bom dia de domingo, antevéspera de Natal!
Astrid Annabelle
*Gostei da expressão «western
spaghetti». Esta afirmação também
foi interessante :
“Uma comédia spaghetti brutalmente hilariante.... "
Brutalmente hilariante é um
grande paradoxo !
*Confesso que Quentin Tarantino
parece ser UM LOUCO !!! Todavia,
já constatei que ás vezes, a
loucura leva a feitos geniais !!!
Quero assistir este filme ! Fiquei
CURIOSA !!! :))
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