Este resort está situado na ilha de Likoma, no Lago Malawi [Lago Niassa], em Malawi, África.
O Lake Malawi, também conhecido como Lake Nyasa ou Lago Niassa é o 3º maior lago de África e 8º, em todo o mundo e faz fronteira com 3 países: Malawi (a Oeste e Este), Moçambique (a Este) e Tanzânia (a Norte). O governo moçambicano, em Junho de 2011, declarou a parte que lhe pertence deste lago, como uma reserva natural. Esta decisão é tão recente, que ainda se espera que os outros vizinhos façam a mesma declaração. Dentro do lago existem várias ilhas e é em uma delas que está o Resort Kaya Mawa, na ilha de Likoma, a 12 kms de Moçambique, na zona norte do lago, como se pode ver no mapa acima. Apesar da grande proximidade com Moçambique, esta ilha é parte integrante do Malawi.
|
Lago Niassa ou Lake Malawi |
O lago tem cerca de 580 kms de comprimento e 75 kms de largura máxima com 700 metros de profundidade, possui uma área de 29.600 km2. Numerosos rios desembocam neste lago, mas é de salientar o facto de ser abastecido por muitos afluentes do muito largo rio Zambeze, o 4º maior rio de África (3.540 kms) e que banha vários países: nasce na Zâmbia e passa por Angola, Namibia, Botswana, Zimbabué, Malawi, desagoando em Moçambique, no Oceano Índico. É neste rio que estão situadas as famosas quedas de água Victória (Victoria Falls) e a conhecida barragem Cahora Bassa, em Moçambique, fornecendo energia eléctrica a este país e à África do Sul.
O Resort Kaya Mawa
Temperaturas médias:
- Junho a Agosto: 20 - 25º
- Setembro a Dezembro: 37º e a água com 20º
- Dezembro a Maio (época das chuvas): 30º
Mapa geográfico da zona: Lago Niassa e Rio Zambeze
O Lake Malawi, igualmente conhecido como Lake Nyasa ou Lago Niassa tem esta enorme diferença de nomes devido a questões políticas. Durante cerca de 30 anos o Malawi foi governado como uma ditadura pelo falecido Presidente Hasting Banda. Ainda no tempo em que a África do Sul era governada pelos boers brancos que impuseram um sistema racista, o Presidente do Malawi estabeleceu relações diplomáticas e económicas, o que contrariou enormemente a política de alguns países daquela região, que tinham ganho a sua independência (Zâmbia e Tanzânia), gerando-se uma disputa política pelo nome do lago. Actualmente, ambos os nomes são aceites, apesar da maior parte da sua área encontrar-se do lado do Malawi. No entanto, a disputa das suas fronteiras continua nos dias de hoje, com inúmeros problemas entre pescadores e as polícias marítimas dos 3 países. Estas coisas não se esquecem facilmente, mesmo após as grandes reviravoltas políticas naquela região de África.
Apenas como apontamento curioso sobre o nome «Niassa»: desde o tempo colonial [a partir de 1891] que este território é conhecido por nomes relacionados com o grande lago que o limita a oriente. Os ingleses chamaram-lhe «Niassaland» [«Niassalândia», em português] do nome por que era conhecido o lago naquele tempo: lago Niassa. Após a independência, em 1964, o novo país adopta o nome de Malawi e com este nome rebatiza o lago. Esta palavra significa, em língua cinyanja, o «nascer do sol», tal como está representado na bandeira, uma vez que, para os malawianos, é sobre o lago que nasce o Sol.
Mais imagens do Resort Kaya Mawa
Mapa da ilha Likoma, onde está situado o resort, na região sudoeste.
Mais imagens do Resort Kaya Mawa
Clique aqui para aceder ao mapa do resort no Google Earth.
Site das cataratas Victória, vista área, circulando em 360º.
Clique aqui.
.
12 comentários:
Definitivamente, um lugar muito, muito romântico!
Beijos e tudo de bom meu amigo querido!
WOW!!!!
Isso é maravilhoso!
Fiquei babando ao ver o vídeo...
Não vou falar mais nada........
Lindíssimo.
Beijo grande e muito agradecido por partilhar tanta beleza!
Astrid Annabelle
Que lindo, amigo!!! Fiquei apaixonado!!! Taí um belo roteiro pra uma Lua de mel... tem que ser romântico mesmo, pois sozinho num lugar desses não tem muita graça, né? rsrsrsrs
grande abraço, querido
António!!!!!!!...que lugar maravilhoso!!Realmente, você disse tudo... sonho!! Grata pela postagem e oportunidade de mostrar esse recanto magnífico.
bj
Serginho,
Recomendo muito uma viagem romântica e aproveita e vai a Moçambique, terra do DragMan.
Beijos.
Olá Astrid,
É lindo mesmo. Vamos co-criar... entrar por Moçambique: de São Paulo para Joahnnesburg (na África do Sul), outro avião para Maputo (já em Moçambique), mais outro avião para Lichinga, ao lado do lago. Um barco para o resort.
:)))
Já há muito tempo que não fazia um «Roteiro de Sonho».
Beijos.
Marcelo,
Ir sozinho para um lugar desses não dá com nada, apesar do atendimento exclusivo. A cadeia de revistas «Conde Nasté» classificou este resort e ambiente como um dos 10 destinos mais românticos de todo o planeta.
É tão exclusivo que só tem 12 cabanas. Não é para multidões.
Abraço.
Iara,
Vale a pena sonhar não é? Grato pelo comentário.
A.
Um sonho mesmo.
Acho que a primeira grande viagem que eu fizer, vai ser inspirada em um dos teus roteiros daqui ;)
Bjs!
Estou arrumando as malas.....se é para ser...vamos!!!!NOW!rss
O vídeo está como tema musical no Navegante, para ajudar na co- criação!
Beijão António querido...e não se esqueça eu acredito em milagres!!!!!!
Astrid Annabelle
Tem graça que eu sempre ouvi dizer que Niassa quer dizer lago, em chiNyanja. Qualquer que seja o significado, o lago é bem bonito.
Carmo Mota
As imagens já dizem tudo o que eu queria dizer... mas mesmo assim, vou "acrescentar": soberbo, delicioso, sublime...
Afinal fica repetitivo..
Vou apenas apreciar outra vez..
Beijinhos e boa viagem a todos ;)))
Filomena
Enviar um comentário