São Pedro, pintado por Rubens
Festejamos no dia 29 de Junho, o dia de São Pedro, uma das grandes figuras do cristianismo e desde logo, um nome maior do catolicismo. Para o cristianismo, sabe-se que este homem foi um dos apóstolos de Jesus. O seu nome original era Simão ou Simeão.
Jesus mudou o seu nome para ‘Kepha’, que em aramaico significa "pedra" ou "rocha", traduzido para o grego como ‘Petros’, e posteriormente passou para o latim como ‘Petrus’, também através da palavra ‘petra’, todas com o mesmo significado.
Ao atribuir a Simão o novo nome – Pedro
–,
Jesus terá dito: «… declaro: tu és Kepha [nome próprio] e sobre esta kepha [rocha] edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela.». Advém daí a imagem popular de São Pedro, como aquele que encontramos quando queremos entrar no céu. São muito conhecidas as inúmeras piadas em que São Pedro entra. Esta é uma das razões porque São Pedro é apresentado na iconografia, com as chaves do céu.
São Pedro e as chaves do céu
Para o catolicismo, a importância é acrescida pois foi o primeiro Bispo de Roma e nesse sentido, considerado o primeiro dos Papas. Pedro foi o fundador, junto com São Paulo, da Igreja de Roma (a Santa Sé), sendo-lhe concedido o título de Príncipe dos Apóstolos e primeiro Papa, um tanto anacronicamente, visto que tal designação só começaria a ser usada cerca de dois séculos mais tarde, mas como Pedro foi o primeiro Bispo de Roma, essa circunstância é importante, pois daí provém a primazia do Papa sobre toda a Igreja Católica.
Antes de se tornar um dos doze discípulos de Jesus, Simão era pescador. Teria nascido em Betsaida e morava em Cafarnaum. Segundo o relato no ‘Evangelho de São Lucas’, Pedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse uma das suas barcas, de forma a poder pregar a uma multidão de gente que o queria ouvir. Pedro, que estava a lavar redes com Tiago e João, seus sócios, concedeu-lhe o lugar na barca que foi afastada um pouco da margem, para que a multidão o pudesse ver e ouvir.
No final da pregação, Jesus disse a Simão que fosse pescar de novo com as redes em águas mais profundas. Pedro disse-lhe que tentara em vão pescar durante toda a noite e nada conseguira mas, em atenção ao seu pedido, fá-lo-ia de novo. O resultado foi uma pescaria de tal monta que as redes iam rebentando, sendo necessária a ajuda da barca dos seus dois sócios, que também quase se afundavam puxando os peixes.
Numa atitude de humildade e espanto Pedro prostrou-se perante Jesus e disse para que se afastasse dele, já que é um pecador. Jesus encorajou-o, então, a segui-lo, dizendo que se tornaria "pescador de homens’. Emociono-me sempre quando imagino este Encontro.
São Pedro, pintado por El Greco
Segundo a tradição defendida pela Igreja Católica Romana, o apóstolo Pedro, depois de ter exercido o ministério em Antioquia, teria-se-ia tornado o primeiro Bispo de Roma. Segundo esta tradição, depois de solto da prisão em Jerusalém, o apóstolo teria viajado até Roma e aí permanecido até ser expulso com os judeus e cristãos pelo imperador Cláudio. A tradição da Igreja Católica afirma que depois de passar por várias cidades, Pedro haveria sido martirizado em Roma entre 64 e 67 d.C.
Centenas de anos depois, teólogos e historiadores protestantes afirmaram que Pedro não teria ido a Roma, logo, não poderia ser o Bispo de Roma, portanto, Papa da Igreja Católica. Eram argumentos que serviam para, em termos populares, defenderem o seu afastamento do Vaticano e fundamentarem a Reforma. Hoje, porém, os historiadores concordam que Pedro realmente viveu e morreu em Roma. O historiador luterano Adolf Harnack afirmou, que as teses anteriores foram tendenciosas e prejudicaram o estudo sobre a vida de São Pedro em Roma.
Jesus entrega as chaves do céu a Pedro (Perugino, Capela Sistina)
Este post já vai longo. Termino dizendo que Pedro é um nome que se tornou comum em todo o mundo. Só em Portugal, encontrei 55 localidades que levam o nome de «São Pedro». No Brasil, também inúmeras localidades, algumas delas bem grandes.
29 de Junho também é a festa litúrgica de São Paulo, o intelectual dos apóstolos de Jesus. São muito conhecidas as suas 'Cartas'. Termina hoje o «Ano Paulino», decretado pro Bento XVI.
Acabei de ver o post da minha amiga Astrid Annabelle, do «Navegante do Infinito», que vive em Ubatuba e cuja cidade festeja o São Pedro. Clique aqui para conhecer as festas que lá decorrem.
36 comentários:
Olá António
Gostei muito deste texto, algumas coisas já sabia outras nem por isso.
Pedro é o meu nome masculino preferido.
Beijinhos
António,
Pedro me encanta por sua alegria e simplicidade contagiantes.
Obrigada pela partilha!
A&L
Olá António.
Tens 2 selos no meu blog! :)
Beijocas
Sam
São histórias muito conhecidas que acompanham a civilização ocidental há 2.000 anos.
Gosto do Pedro. Sempre me pareceu ser muito fixe. O povo popularizou-o como um santo cheio de bom humor. Considero isso único.
A Igreja de Roma, criada cerca de 300 anos depois de Jesus, não teve outro 'remédio' senão aceitá-lo e considerá-lo o 1º da lista dos Papas.
Só isso, valeu por toda a fama dele.
quando voltas aos Açores?
beijo
Adriana
É isso, alegria e simplicidade. Gosto muito dele.
A&L
Joana
Já lá vou. Dois?
:)
Obrigado. beijo
Oi oi
Este é de facto o Santo que mais me toca. Pelo carisma, e como tu por ter sido escolhido por Jesus, como "pescador de homens" elevando e divulgando a palavra dele.
Na família, diz-se que o meu pai nasceu em dia de São Pedro. Naquele tempo, e com a família numerosa nunca havia um registo que fosse verdade...
Por isso continua a ser um dia especial, ;-)
Kiss kiss
Maria Paula
Que bom que tenhas essa referência do teu pai. E o santo do dia em que nasceste, qual é? O meu é São Barnabé. :)
O homem que se chamava José e a quem depois deram o nome de Barnabé.
;) Tive de ir ver no google, lol
Santo Agostinho de Cantuária.
Bispo e Confessor. Monge beneditino enviado pelo Papa Gregório I, Magno à Inglaterra, onde converteu o rei Etelberto de Kent e evangelizou a população (wikipedia)
Também fazem referência a este
Eutrópio de Orange,
nascido em Marselha (França), foi bispo de Orange, na Provença, no século V da era cristã. Sucedeu a Justo, provavelmente em 463. De acordo com a tradição, Eutrópio foi convertido pela sua mulher e tornou-se diácono depois de esta ter morrido. Tornou-se famoso devido aos milagres que se lhe atribuíram. Trocou correspondência com o papa Hilário e foi amigo de São Fausto de Retz. Entre 463 e 475 participou no sínodo de Arles.
;-)))) Coisas que descubro contigo!! ;))))
O meu pai também se chamava João, ;)
Paula
Já sabes que nome dar a mais algum novo habitante do BandarraVet: Eutrópio.
Tens direito a 2 santos! lol
Adoro a tradição de santos da Igreja católica.São mitos interessantes...
Quer dizer que o dia tb é de São Paulo hehehehhehehehe
Mais um santo pro meu dia uhauhauahuahuhauhuahuahauhauahuaha
abração
Olá António!
Fui investigar o meu santo para 7 de Novembro: São Prosdócimo e São Wilibrordo... Nunca mais serei a mesma! :-)
Beijos***deFada
Voolivre
O seu aniversário é amanhã, dia 29. Se não nos encontrarmos amanhã, deixo aqui um abraço.
Mas só o pode receber depois da meia-noite. Combinado?
lol lol
Mas é um felizardo por ter como santos do dia, 2 dos mais famosos do catolicismo.
=)
Fada
Prosdócimo e Wilibrordo.
Com o te compreendo. Nem sei pronunciar estes nomes. Morreram tranquilos ou cumpriram carma pesado?
beijo
Olá António!
Tenho muito carinho por São Pedro.
Meu irmão falecido se chamava Peter, que tanto em alemão como em inglês significa Pedro. Rocha. Sim.
Gostava de imagem que minha avó me passou do santo que abria as portas do céu...quando criança achava isso o máximo.
Atenção para meu próximo post sobre a grande festa em homenagem à São Pedro Pescador aqui em Ubatuba!
Farei link com o seu...
Um beijo.
Astrid Annabelle
Astrid
Muito obrigado. Vou estar atento ao seu post e agradeço, desde já, o link.
Beijo
Pronto António!
Consumatum est!!!!!
beijo
Astrid Annabelle
Astrid
Gostei muito e acabei fazendo uma actualização a este post, ligando-o a Ubatuba através do «Navegante do Infinito».
Até amanhã.
António,
Gostei muito deste post. Gosto também muito do S. Pedro. Até porque dá um feriadito todos os anos aqui onde vivo.:)
Depois continuando a ler os comentários enchi-me de curiosidade e brio e fui ver o santo do meu dia. Para meu espanto não é só 1 são 2. - S. Donato e Contardo Ferrini que acho que ainda não é bem santo. isto das hierarquias não é comigo.
Resumindo, fiquei mais instruida e agora terei mais um santo a quem me dirigir e este é do meu dia - S. Donato.
Então espero que passe um bom feríado se for caso disso aí na sua terra que eu também vou descansar um bocadinho em honra de S. Pedro.
Abraço
António, aqui estão os meus santos do 7 de Novembro:
http://prestservi.com.br/diaconoalfredo/santos/index.htm
SÃO PROSDÓCIMO
“Narram os registros oficiais da Igreja, Prosdócimo teria evangelizado também toda a Veneza ocidental, numa grande obra de difusão que fixou definitivamente o Cristianismo no coração daquelas populações.
O Bispo Prosdócimo teria patrocinado prodígios e milagres, que as mais antigas tradições, descrevem com toda a liberdade de expressão, reforçando ainda mais seus exemplos edificantes de fé em Cristo.
O Bispo Prosdócimo morreu naturalmente, carregado de merecimentos e de anos.
O nome Prosdócimo em grego significa "esperado". Ele foi o primeiro evangelizador destas cidades.
De fato, verdadeiramente o esperado por elas, que ainda eram pagãs.
A tradição diz que ele teria sido enviado para atendê-las pelo próprio São Pedro, que para isto ele próprio o consagrou como o primeiro Bispo de lá.
SÃO WILIBRORDO
“Wilibrordo nasceu no berço nobre dos Kents, na Inglaterra meridional.
Aos cinco anos seu pai, o consagrou a Cristo e o entregou aos beneditinos do mosteiro de York, onde foi educado.
Ainda jovem demonstrou realmente vocação religiosa, dando preferência à vida de reclusão.
Aos vinte anos, seguiu para a Irlanda, a pátria dos monges, para aperfeiçoar seus conhecimentos teológicos. Pouco antes de completar trinta anos de idade recebeu ordenação sacerdotal.
Aos 32 anos, Wilibrordo seguiu para a primeira e única missão. Junto com outros onze companheiros missionários, foram evangelizar as regiões no norte da Europa, povoadas pelos bárbaros pagãos.
O ponto inicial foi a Holanda, antiga Frísia, onde o rei Pepino, que era cristão, os acolheu muito bem.
Ele foi um grande organizador, era um excelente líder e logo fez muitos progressos.
Pôde ver o cristianismo se consolidar no norte da Europa.
Morreu com 81 anos, no mosteiro que fundou, construído sobre o rio Reno.”
2 bons rapazes evangelizadores!
Estou mais inclinada para o Inglês... :-))
Beijos***deFada
Também tenho, hoje, São Pedro lá na árvore porque já tive um bem pertinho de mim aí em Portugal.
boa noite Antonio
Adelaide
Onde vivo (Queluz), como pertence ao concelho de Sintra também é feriado. Mas como onde trabalho é no concelho de Cascais, o feriado foi a Santo António. De modo que, para mim, é dia de trabalho.
Abraço.
Fada
É isso, bons rapazes, que morreram velhos e sem martírios. Simpatizei com eles. Obrigado.Beijo.
Pitanga
Vou já lá ver. Beijo
re-apareceste ???
S. Pedro é o patrono de Sintra, há mesmo uma localidade de nome S. Pedro de Sintra onde decorrem festejos populares , arraial e feira
por aqui hoje é feriado, embora o Tal do S. Pedro resolvesse que era dia de chuva molhada ...
Interessante teu texto, fazendo lembrar esses fatos e trazer outros. Ótima semana e tudo de bom,chica
Greentea
Se re-apareci?
Nunca estive ausente da internet.
Chica
Andei às voltas até ter encontrado aquele quer parece ser o teu blogue-síntese. Deixei comentário e já te estou a seguir. Apreciei a tua visão.
Beijo
António,
Adorei saber o pouco mais sobre S. Pedro.
Obrigada!!
Beijocas
Marise
Beijinho
António
António!
Um beijo pelo link!
Astrid Annabelle
Olá António
Aos Açores espero lá voltar lá para a 2ª quinzena de Julho que o trabalho também não dá para mais, estou a começar 4 obras ao mesmo tempo, e uma ida aos Açores faz-me perder muito tempo e ainda por cima não tenho net nas Flores.
Beijinhos
Sam
és mesmo uma 'trabalhadora' lol
beijo
António....cá vim rsrsrsrsrs
Pra agradecer o parabéns
Abração e vlw!!!
Lamentavelmente, são tantas as versões e as distorsões que a igreja faz, que jamais se saberá a verdade absoluta dos acontecimentos.
De qualquer das formas, é uma história muito bonita e inspiradora.
Li algures que o Vaticano está construído sobre a pedra onde Pedro tocou. Deve ser mais uma lenda, de qualquer das formas, é bonito.
Hazel
Pois não sei. Também conheço essa versão da tal pedra.
):
Enviar um comentário