Com o blogue da Marisa, simplesmente não o fiz. Nem sei porquê. Ainda bem que assim foi. Já explico a seguir porque digo que 'ainda bem' que não li o seu 1º post. Não sei quem descobriu quem: se foi a Marisa que descobriu o «Cova do Urso», ou se fui eu quem descobriu o «Isa Grou». Sei que foi por intermédio do «Navegante do Infinito», da minha amiga Astrid Annabelle.
Como não li o primeiro post, nem os mais antigos, nunca cheguei a saber que a Marisa era portadora de um problema de saúde e de uma diferença. Simplesmente, fui comentando diversos posts dela, sem nunca ter isso em mente. Sempre com a maior das naturalidades, o que me permitiu encarar com simplicidade, um dos blogues mais autênticos e brilhantes que tive a oportunidade de conhecer. Logo nos primeiros textos lidos tive essa percepção. Deixem-me ser pouco modesto: se alguma coisa faço bem feita, é a de saber reconhecer textos e posts que têm qualidade. É o treino de ser editor. Os textos da Marisa eram (e são) de uma qualidade única, especiais, suaves, certeiros, límpidos e transparentes. Por si só, são reveladores do seu enorme talento. É uma Professora. É alguém que Ensina, através da sua vivência pessoal.
Sempre encarei os seus posts como inspiradores, de enorme qualidade, talvez por isso não me apercebi que estava a conviver com uma pessoa que fazia um esforço extra para levar a vida para diante. Fui-me habituando a ir ao seu blogue ver as novidades. Desde o início que o seu blogue entrou directo para a minha lista de favoritos. Nem sempre comento. Aprendo em silêncio.
Um dia, surgiu um post que me fez parar para pensar melhor. A Marisa estava a falar da sua vitória contra a deficiência. Lembro-me, como se fosse hoje de ter pensado: 'Diferença? Diferença de quê? Onde está essa diferença?'. Foi quando se fez click na minha cabeça. Até lhe deixei um comentário a dizer-lhe que 'não a via' com esses problemas. Só aí é que fui aos primeiros posts e encarei a situação. Vocês entendem o que quero dizer? Marisa, peço-lhe desculpa pela minha falta de atenção.
Mudando de assunto: há um denominador comum em quase todas as entrevistas publicadas aqui no blogue. Chama-se «Isa Grou». Foi o blogue mais citado, como sendo exemplar e de quem poderíamos aprender a lição da vida. Hoje, vamos ouvir a Marisa. É um tremendo prazer para mim, viu? [Aprendi isto do 'viu' consigo. Nem imagina do que gosto desta simples palavrinha - 'viu'. Viu?]
Bem... a minha história resumidamente contada está no primeiro post do "Isa Grou". Criar um blog foi uma sugestão dada pela jornalista e escritora Tina Andrade, que eu tinha acabado de conhecer. Foi quando expus a ela algumas ideias sobre um projeto que eu tinha em mente, a respeito de um livro onde o objetivo é o de contribuir com minha vivência, de modo que qualquer pessoa possa encontrar os mais fantásticos motivos para viver com alegria divina e entusiasmo, não engrandecendo as suas "deficiências", pois (físicas ou não) todos temos alguma.
Na época eu não sabia muito bem por onde começar a colocar em “prática” o que já estava na minha cabeça, e de imediato adorei a idéia de abrir um blog, pois era um meio de “viabilizar” o projeto.
Isso a cerca de dois anos atrás, e como na ocasião ainda era bastante recente o meu contato com o computador, o conceito web 2.0 era totalmente desconhecido para mim. Então, por um tempo me dediquei a ir me familiarizando com esse universo virtual, até que no ano passado o blog “Isa Grou” foi criado. O prazer em "blogar" está em perceber que mesmo sutilmente, um artigo pode provocar mudanças positivas na vida de alguém.
O seu blogue trata de uns temas bem definidos e está muito bem feito a esse nível. Usa o blogue para dar a conhecer o trabalho quotidiano que desenvolve ou é apenas uma forma de se expressar? Porque escolheu os temas que habitualmente desenvolve?
Acredito que são ambas as coisas. Tenho um projeto e o blog faz parte dele - não há como separá-los. O blog também me ajuda a expressar, me soltar, cada vez mais e melhor, já que sou “um tanto” tímida. Quanto aos temas, comigo é assim que funciona, primeiro escrevo o “artigo” seguindo a minha intuição e vivência sobre o assunto, e só depois vem a escolha dos temas das postagens.
Gosto de visitar blogs sempre que posso, deixo sempre um comentário quando vejo um artigo que chame minha atenção. Sou cuidadosa com o meu espaço, procuro mantê-lo atualizado e escrevo com o coração, mas de maneira clara e objetiva como aprendi.
Os comentários dos seus leitores são importantes para si? Interage com eles? Retribui os comentários?
Sim, com certeza são muito importantes e faço questão de responder cada um deles, até por uma questão de respeito à dedicação de meus usuários. Ninguém está ali pura e simplesmente a passeio: todos vieram por algum motivo nobre. Os comentários também servem de parâmetro para avaliar o que e onde posso ou devo melhorar na “arte de blogar”.
Conte-nos um pouco sobre o seu avatar e no nome que escolheu para se apresentar, no caso de ser um nickname.
Meu avatar é uma foto minha com o Piti, meu “guardião” (cachorro de estimação), e quanto ao nickname “Isa Grou” também foi criação da Tina. Isa vem de MarIsa e "Grou" é um pássaro, cuja tradução em japonês é "Tsuru" e recebi este nome porque ela acredita que minha história está diretamente ligada à simbologia do Grou. (explicações sobre a simbologia, aqui)
Isa Grou, quais os blogues que mais aprecia e qual foi a lição que aprendeu com eles?
Há muitos blogs que eu aprecio:
Navegante do Infinito – É um blog bem diversificado, muito informativo e também muito “acolhedor”. Foi um dos primeiros que conheci. Me identifiquei muito com o modo de pensar da autora. Curioso que quando a vi na foto do perfil, fui invadida por um sentimento de “alegria pelo reencontro”.
Na mesma ocasião conheci o blog Cova do Urso através do "Navegante do Infinito". Considero-o rico em qualidade e conteúdo diverso, com temas da atualidade, sendo o autor desse blog um astrólogo nato e muito competente, o Cova do Urso é um Magazine com Astrologia. Concordo plenamente com a afirmação da leitora (Adriana Canova): -“António Rosa é um construtor de pontes”.
A Dinâmica do Invisível – É um blog que integra o projeto Navegante do Infinito. Ambos os blogs são da mesma autoria. A partir de uma visão metafísica, a autora coloca em prática o seu “lado terapeuta”, respondendo e orientando os seus leitores em suas questões de uma maneira brilhante, muito amorosa e esclarecedora. Aprendo imensamente, o que só vem a me enriquecer interiormente.
.
Bandarravet – Procura divulgar a medicina veterinária e todos os assuntos relacionados com animais, mas de uma maneira muito especial, pois a autora (que é veterinária) “transpira” amor incondicional por eles e pela profissão. Eu adoro!
Assim como Você – É um blog “ímpar”, cujo autor é pura superação. Um blog recheado de informações relevantes, cheio de humor e seriedade. O autor fala abertamente da realidade de um deficiente físico, realidade esta que muitos ignoram (muitas vezes por falta de informação), como por exemplo, a questão da falta de acessibilidade, que aqui no Brasil pelo menos, “deixa muito a desejar”. É um blog que aprendo algo a cada post. Eu recomendo! Através deste, conheci vários outros blogs de superação.
“Click N’ Clip –Photocitzem Movement” – Um dos objetivos desse blog é recuperar, preservar e difundir a memória e contribuir para o desenvolvimento a partir do que é BELO, é BOM e promove o BEM, através da arte da fotografia. Com a autora deste blog aprendi a amar esta “arte”.
Portugal Naturalmente Belo – É um blog onde tenho a oportunidade de conhecer Portugal, através de belas fotos e histórias.
Fada Moranga – É um blog que “respira” e divulga a arte em geral, artesanato, pintura, costura, fotografia, enfim. E tudo de uma maneira divertida; Este blog também me ajuda no meu “estudo de inglês”, pois ainda não domino o idioma como gostaria.
São blogs com mensagens que muitas vezes nos levam à reflexão.
É possível fazer amizades na blogoesfera?
Sim, com certeza. A internet é uma ferramenta que também nos possibilita a isso. A distância já é relativa. Precisamos saber nos fazer presentes.
Sendo você António, um construtor de pontes por excelência neste fantástico “Mundo Virtual”, me possibilitando assim, atravessar o Atlântico para fazer parte desse maravilhoso Anel do Coração, dando-me oportunidade para “construir” novas e ricas amizades aqui na blogosfera... minha eterna gratidão. Obrigada!
Pergunta feita nos comentários, já depois da entrevista publicada:
Querida Isa Grou, falta uma pergunta, que lhe peço para deixar nos comentários, que depois ponho cá dentro. O que é que sente, quando tantos blogues aqui entrevistados a referenciam como um dos blogues mais queridos e estimados da blogoesfera?
Puxa... agora você me "pegou" com esta pergunta-surpresa.........pois para mim com certeza é uma grande surpresa "essas revelações", mas vamos lá a resposta:
O meu primeiro objetivo ao criar o blog, era poder passar para as pessoas "normalidade" e "leveza" em um assunto tão sério e cheio de preconceitos, que é a deficiência.
Eu simplesmente sou verdadeira e tento transmitir a minha verdade que é: "sou feliz".
Fico imensamente feliz e grata por tantos blogs entrevistados me "referenciarem".
Agradeço o todos por isto... MUITO OBRIGADA!
Eu é que fico muito agradecido, Marisa. Você é um exemplo a seguir, viu? Como sou um 'antigo', vou dizer isto assim: é uma honra tê-la aqui no Anel do Coração.
318 comentários:
Este deve ser o 201. vamos ver o que acontece. =)
Pois é Isa, Marcelo, Shin, António, eu sei bem do que estou a falar ;-)
Devo muito à minha irmã, aprendi muito, muito com ela! Ela ajudou-me muito a querer saber os porquês... O que está por trás duma "deficiência"... dum "desvio", duma "disfunção"... :-))
E viva o Chocokid!!!
Pimba... deu a volta.
Conseguimos, outra vez. Só mesmo a Isa.
lol LOL LOL
Oh António, mas afinal quanto custa o sofá?
Fada,
Essas são as grandes aprendizagens da nossa vida. É sempre, mas sempre, pela Escola do Sofrimento. Nosso ou chegado. Compreendo-te.
Queridos,
lamentavemente para mim, que vou perder uma bela festa, tenho de me ausentar. Só cá virei amanhã ver o resclado, como a Hazel diz, venho ajudar a limpar e a lavar os copos.
Fadinha,
aprender só aprende quem quer, podia ter-te passado ao lado, mas és uma grande mulher e aprendeste e bem pois estás linda!!!
Isa,
e fazer a tua parte já é tanto, não é?
Linda festa, mais uma vez vencemos a máquina e demos-lhe a volta ao carreto rkrkrkrkrkrkrkrk
Besitos para toditos e inté
Shin
Muito obrigado. A festa sem ti, não seria a mesma.
E demos a volta ao carreto. Muito engraçado.
Até amanhã.
Fada
Eu falo no preço por cusquice, porque não teria esse sofá em minha casa - com 2 gatos e um cão que adora sofás e maples.
Olà a Todos...
Fui sumariamente cortada pela Telefonica que veio instalar o telefone do vizinho....e eu que paguei o pato!!!
Agora venho aqui e já está com a página virada...
Isa...Isa olha só no que foi que deu a sua linda entrevista!
Fada!!!!Ainda bem que você chegou...estava precisando tomar um Chocokid...lindo depoimento sobre a sua irmã! Fada é Fada mesmo...
Lembra do dia em fomos apresentadas ao sofá verde Fada?
Agora deixa eu ler os comentários que perdi...
Volto em seguida.
Beijos
Astrid Annabelle
Oh Shin Tau, bem hajas! :-)))
Astrid
Isto da página virada só aconteceu 2 vezes aqui neste blogue.
Pena a Hazel estar sem internet e não poder vir aqui.
Oh António, esqueci-me dum pormenor: a minha irmã era Sagitariana! O resto da família é que é Caranguejiana! :-))) Eu era a única que conseguia ver para além do óbvio... ;-)
António, imagino a festança que não seria nessa casa com um sofá tão apetitoso...;-)
O Tibério ia logo convidar a princesa do 2ºandar!
Eu lembro António!
Participei da entevista com a Hazel.
Uma proeza...agora para ler os comentários recentes precisamos abrir a página dos comentários...pararam de ser publicados na página do Cova do Urso!
Vira...que vira...isso vai dar um Fado...
Isa espero que estejas bem feliz!!!
Você merece tudo iso aqui!
Um beijão.
Astrid Annabelle
Fada
Por alguma razão, nessa história cósmica e cármica que vocês escolheram viver, tu és a mais nova.
Para veres para além do óbvio.
Os outros familiares limparam o seu carma, apenas sofrendo e ajudando a mana sagitariana.
Nem imaginas como te compreendo.
A Maria Paula ainda está "costurando"?
Veja só António...vou contar mas não ria de mim, ok! *rs
Eu não fazia idéia que a página virava no 200 e acredita que fiquei pensando......"que estranho. mas será que deu algum problema no meu computador??? (risos)
Só agora me dei conta que a página virava.......
Astrid
é uma experiência especial. só podia mesmo acontecer com a Isa.
:)
Shin Tau querida,
Muito obrigada pela alegria que me deste com a sua presença aqui, viu!
Obrigada, obrigada por tudo.
Beijão.
Isa
Também reagi assim da 1ª vez que aconteceu isso aqui no blogue.
É muito divertido.
Astrid , há fadas que nascem como o azeite - com grandes apertões!
:-))))
O sofá verde... Já foi há algum tempo! O tempo aqui passa a correr!
Melhor bebermos um chocokid!
Isa
Antes que me esqueça mais logo, fica já o meu muito obrigado por ter estado aqui animada e a participar nesta festa. você tem sido insuperável. que bom.
MUITO OBRIGADO
Que grande festa que aqui vai!
Astrid,
Estou muito feliz.........uma experiência única.......
AMO TODOS VOCÊS.
Isa, isto e que é festa rija!!!
Já viu o que conseguiu, viu?
Mais uma vitória sua! :-)))
António, há aí alguma história por contar? Tenho vaga no meu consultório... ;-)))
Sim , o resto da família nem percebia o que eu dizia às vezes sobre a minha irmã. Um dia hão-de perceber tudo.
Isa
Para não 'perder' esta entrevista tem 2 possibilidades:
1) Ou reproduz no seu blog.
2) Ou faz um link especial para este post.
Assim, os seus leitores poderão conhecê-la melhor.
Fada
Não tenho nenhum história especial para contar para além do muito que tenho falado de mim, por aí.
Mas a 'morte' sempre esteve por perto.
Já não há sol. Vou escovar o Tibério e já venho.
António,
Você terá de me "aguentar", pois eu é que tenh que te agradecer, vou te agradecer sempre, te agradecerei eternamente por tudo o que está me proporcionando.
MUITO, MUITO, MUITO OBRIGADA!
Meu amigo Antônio
hahahahahaha
Há muitas... (suspense...)
muitas.... (suspense...)
muitas.... (suspense...)
coisas que você não sabe sobre mim.....
Não sou só urano em libra na casa 8... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
(NÃO RESISTI À BRINCADEIRA!!!!!!!!!!!) KKKKKKKKKKKKKKKKKK....
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ABRAÇÃO!!!!!!!!
CHRIS :P
Queridos, preciso me ausentar um pouco dessa festa animadissima! Mais tarde eu volto. Isa, foi um grande prazer, nossa troca crescerá depois de hoje, com certeza. Super bjo
Isa
Vou explicar um pormenor sobre as festas das entrevistas aqui no Cova do Urso.
Quando preparo uma entrevista, também preparo o post seguinte, que publico entre 20 a 24 horas depois de publicada a entrevista.
As entrevistas, o máximo que ficam no topo da página do blogue são essas horas.
Porque faço isso?
São posts de energia muito concentrada, como está a acontecer hoje, também.
Como é uma energia muito positiva e curadora e todos aproveitamos para soltar a nossa criança interior, tenho para mim que essa energia não deve ficar exposta demasiado tempo.
Dá lugar a um recolhimento e assim, a energia positiva mantém-se, solidificam-se os nossos relacionamentos e seguimos em frente.
Quando publiquei as primeiras entrevistas eu não percebia isso.
Isto, para lhe dizer, que amanhã, quando acordar, já vai encontrar a sua entrevista mais cá em baixo. Não fique surpreendida, só isso.
Não significa falta de respeito, nem falta de carinho.
Todas as entrevistas são muito energéticas.
Beijo
230 comentarios!!!!
António,
Amanhã mesmo farei um link especial e com muito carinho, e deixarei lá no meu espaço para que todos possam acessar e apreciar! Obrigada.
Isa
Boa decisão.
Isa e António!
Preciso sair um pouco pois irei à casa da minha filha.
Quando chegar por lá voltarei se Deus quiser...Ele há de querer...
Por ora deixo um beijo agradecido à todos por mais esta festa de confraternização. Um sucesso como sempre. Com toda a certeza a Isa não irá se esquecer desse dia!
Espero ainda retornar para brindar também com a Maria Paula!
Até mais tarde então...
Astrid Annabelle
Marcelo,
Muito obrigada pela sua presença aqui, viu!
Beijão.
Marcelo
237 = 2 + 3 + 7 = 3
Astrid
Até mais tarde, ou então até amanhã. Como eu sou de me deitar cedo e temso estas 4 horas de diferença, o mais certo é ser até amanhã, para finalizarmos a festa. :)
marcelo,
Muito obrigado pro sua participação. Foi excelente.
Astrid,
Com certeza é um dia inesquecível.......e assim será para sempre na minha memória.
Vá com Deus e até mais tarde.
Um grande beijo e obrigada!
António,
Quanto ao pormenor que você me explicou........... fique tranquilo que eu entendo perfeitamente, viu!
A energia tem que circular, não deve nem pode ficar parado, estagnado.......
Boa noite António Rosa.
Intrometo-me neste post para lhe dar a conhecer a Bubok, um serviço de auto-publicação online que dá a qualquer autor a possibilidade de editar e publicar as suas obras. O processo é muito simples e o controlo está sempre nas mãos de quem publica. Depois de milhares de livros publicados em Espanha, este projecto está agora disponível para os autores portugueses em www.bubok.pt.
As suas ideias, com a sua forma de as escrever e com controlo absoluto do processo editorial. Pode até publicar uma selecção dos textos que escreve neste Blog, para os seus leitores.
A Bubok disponibiliza os seus livros em E-Book e em papel por um serviço Ecológico de Print On Demand, em que cada livro é impresso por encomenda e, por isso, sem excedentes.
A nossa prioridade é o autor. Em www.bubok.pt é você quem define o processo editorial da obra e, para além de publicar as suas ideias facilmente, recebe 80% dos lucros das vendas.
Ficamos à espera da sua visita em www.bubok.pt.
O seu livro está nas suas mãos. No entanto, se precisar de algum esclarecimento, não hesite! Estou disponível para qualquer dúvida que possa surgir: marta.furtado@bubok.com
Amigos
voltei, mas vou ter cá uma trabalheira para ler isto tudo!!!!!!!
Cum caneco mesmo!!!!!!!
Até já!!!!!!!!
2 páginas???????
Cum Caneco!!!!!!!!!
Que linda festa!
Estava lendo todos os posts...
Affe!
E bem regada a petiscos e chocokid...
Olá Isa e António
Que bela entrevista e que merecida homenagem António, a Isa é muito especial.
Por causa disso trago aqui bolo de mel e um vinho Madeira para celebrarmos eheh
Bem! E hoje temos sofás a dobrar! Que maravilha!
Beijinhos
Maria Paula!
Que bom que agora chegou para ficar!
Boa leitura!!! *rsrs
Até mais...
Estou te esperando para abrir o champagne para você!!!
Olá Samsara,
Que bom que veio!
Muito obrigada pelas palavras, viu!
Bolo de mel e vinho Madeira???????? QUE DELÍCIA!!!
Então... "bora" para a festa!
Então por isso sumiu Adriana!!
Que bom que voltou.....
Vou ausentar-me um bocadinho, mas por volta das 22:30 venho cá para me despedir de todos. Até já.
Bem....
Só ainda vou no queijo de pão!!!!!! E eu a "morrer" de fome, não vale... vou atacar nas bolachas!!!!
Ai PatSam! Bolo de Mel e vinho da Madeira...kabom!!! :-)))
António,
Até mais tarde então...
Maria Paula,
Aqui no Brasil se fala "pão de queijo".......é muito bom!!!
Tem aí em Portugal também???
Você viu que delícia o que a Sam trouxe Fada??
Venho-me despedir Isa desta linda festa, muito especial sem duvida... tantos comentários e tanta energia positiva. Um grande viva a todos os intervenientes por esta corrente linda.
Um brinde tchim tchim a todos e em especial a Isa e ao António, os 2 grandes intervenientes.
Guntty,
Muito obrigada por tudo......por suas palavras, por sua presença aqui neste dia tão especial e pela sua amizade!
Um brinde a todos nós!!!!!!
Beijos.
Uau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eta festa animada!!!! Cheguei com as meninas... Elas ganharam dois peixes... hehehehe....
Vou cuidar da turma e já voltamos...
Beijosssssssssssss
Isa, com jeitinho vai chegar aos 300! ;-)
Então,
Vamos buscar os 300!
;))
São horas de desligar o meu computador e descansar um pouco.
A todos,
Muito obrigado por terem vindo e animado a festa. São impressionantes, meus amigos.
À Isa,
Mais uma vez, muito obrigado. Foi uma anfitriã perfeita. Não vou esquecer o dia de hoje.
Beijos e até amanhã de manhã.
Fada,
Estive à espera do Chocokid para o lanche, mas já percebi que a internet fez partida. Bebe-se agora que também não cai mal.
A festa está optima, mas eu tenho de sair.
Vou desejar a todos um resto de serão divertido.
Isa, foi um prazer estar na sua festa.
Beijos xau
Cheguei, Isa,
Li tudo, mas curioso. Não resisti a tanta comida, e tive de tirar umas alheiras do frigorífico, :-)
E para pena minha não ter aqui sardinhas doces (doce típico de Trancoso!)
Isa mereces esta festa, porque tu és mesmo especial. Não é pela deficiência, não. Pela tua maneira de viveres a vida e como o disseste há pouco tempo, porque enfrentes seja o que for, com um desafio! Seja ele qual for. És uma desafiadora nata e poderes partilhar isso com todos, é sinónimo de humildade, de amor e de gratidão tua pela vida!
Vou-te confessar uma coisa: não gosto de "aves" no consultório. Nunca gostei nem eu terei aves. Nunca em cativeiro, por maior que seja grande a gaiola, ;-) Sabes porquê????
Porque voar, é algo divino, onde a liberdade não tem espaço, tempo, limitações, e onde nos encontramos mais perto de Deus.
Amo ver uma ave a voar...
Por isso amiga, continua a voar alto na vida... voa voa! -)
Agora sim e antes de ir deitar:
TCHIM TCHIM CHAMPANHE!!!!!!!
Um grande e caloroso abraço
Queridos Isa e António,
Obrigada por mais um dia de festa!
Esteve delicioso.
Amanhã passo aqui para mais um pedacinho.
Isa, aproveite esta energia... é especial!
Parabéns!
António,
Obrigada por tudo, tudo.
Boa noite........bom descanso e até amanhã.
Adelaide, pois... Se calhar tenho que enviar umas caixas de Chocokid para o meu fornecedor de banda larga :-))
Agora está tudo a correr bem, para fazer o 300!
Adriana querida,
Muito obrigada pela companhia no dia de hoje, viu!
Grande beijo.
Sim Maria Paula, a Isa +e muito especial! Não é qualquer pessoa que gera uma movimento destes...
Concorda Isa? :-)
Fada,
Gostei da tua história sobre a tua irmã.
Entendo-te cada vez mais...
Grande Fada.
Maria Paula querida!
Muito obrigada pelas palavras, muito obrigada pelo carinho, muito obrigada por tudo, viu!
Eu também não gosto de ver as aves em cativeiro........aliás NENHUM animal em cativeiro.
bom descanso.
Grande beijo.
Fada,
Não seja modesta, pois este movimento só existe também graças a todos(as) vocês.
Maria Paula, bem hajas minha vet!
A gente cá se compreende, verdade? ;-)
Quantos cm coseste hoje?
Isa, agora é a minha vez: não seja modesta! :-))))
Mas tem razão, o Chocokid também ajuda!
Maria Paula,
Desculpe minha ignorância, mas o que significa "alheiras"?
E nunca comi "sardinhas doces" (doce típico de Trancoso!)........deve ser muito bom, não?
Olá António e Isa parabéns pela linda festa.Estou novamente de férias e por isso só apareço agora.Estive a ler todos os comentários.Mas que belas conversas vão por aqui.
@Marcelo cá em Portugal diz-se guarda chuva, só em Lisboa é que se diz chapéu de chuva.Quanto aos pastéis de bacalhau só em Lisboa é que dizem assim, cá no Porto dizemos bolinhos de bacalhau.
@Fadinha fiquei emocionada ao ler o teu testemunho.Bem hajas por seres como és.
@Samsara não gosto de bolo de mel, mas gosto do vinho Madeira.
@Isa em Lisboa há os pastéis de Belém, no Porto há os pastéis de nata.São parecidos e para mim são todos uma delícia.
Um brinde a todos os amigos e em especial à Isa e ao António.
Beijocas grandes e fofas para todos.
Maria de Fátima!
Que bom que veio!
Você viu que "bate-papo" mais gostoso e lindo!!!
Obrigada pelas suas palavras, querida!
Beijos.
Oh Maria de Fátima! Bem hajas! :-))
Já tinha pensado por onde andarias... Descansa bem e diverte-te!
Beijos***deFada
Isa a alheira é uma espécie de chouriço feito com carne de frango, especiarias, gorduras... A Maria Paula percebe melhor do assunto. Eu conheço melhor o bolo de mel! ;-)
Alheiras,
É um tipo muito peculiar de fumeiro.
Um enchido com diversas carnes cozidas, depois são misturadas com pão (muito pão), condimentos, e enchidas em tripa de porco (tratada claro).
Vai à secagem à lareira, durante cerca de 10-15 das, depende.
Podem ser comidas, cozidas, fritas ou cruas(esta eu não gosto)
;-)
Fada, não fora muito.
Digamos que o que retirei era comprido,
(uns 25-30cm) lol
;-) Jinhos
Isa,
Quando puderes:
http://bandarravet.blogspot.com/2008/11/alheira-de-soja-e-sardinhas-doces.html#links
;-) fui buscar o link, numa altura em que o Mestre António andava a queimar panelas ao tentar cozinhar, lol lol
Fada,
Quando vieres a Trancoso, é prato obrigatório!!!!!!!!!
Maria Paula, Fada,
Entendi.......acho que é mais ou menos como a linguiça-defumada daqui.........será?? *rs
Obrigada pela explicação, viu!
Vocês repararam nos comentários?
Acho que o meu....VIU!........vai "pegar" *rs
Cheguei agora a casa e fiquei pasmada com tanto comentário!!!
Tu quando fazes 'festa', António, não fazes por menos: eles são pasteis de Belém, champanhe, chocapics, cachorros 'frios', goiaba, amor e muito energia, eu sei lá que mais... teria de ficar um tempão a ler o que cada um vai saboreando por aqui!?
Bem, eu sirvo-me de uma cerveja sem álcool com sabor a limão. Ai que sede!!! Comi umas pataniscas de bacalhau, tenho a boca seca.
Já sei que a Astrid vai já correndo à geladeira buscar uma. Obrigada, amiga.
Com que então eu ando escondida num castelo encantado!? Tenho uma brincolândia no coração, é verdade.
Diverti-me muito, viu Isa?
Beijos e mais beijos... (cuidado com o hálito a vinho meio seco de Ponte da Barca)
Lucy
Ai Maria Paula, pela minha saudinha, alheiras é que não! É muito saboroso mas isso não me cai nada bem. Uma prima minha é doida por alheiras e uma vez fez-me uma de propósito a achar que eu ia adorar... Epá para mim não dá. Eu é mais couves!
Já as sardinhas doces, podem ser! :-)))
Isa,
Tenho de ir. :-)
Adorei a tua entrevista, a tua festa, tudo.
Faz-se parte do anel, e fico honrada!
TCHIM TCHIM Champanhe!
Um grande beijo
Maria Paula,
Obrigada e um grande beijo para você.
Lucy,
Você viu que coisa fantástica?
Com tantas opções de guloseimas........como diz a Fada........."muito chique",não é mesmo?! *rs
Obrigada por voltar Lucy!
Um beijo agradecido.
Isa, chique mesmo!
Tenho ouvido falar muito das sardinhas doces de Trancoso... Já imaginou peixinho doce? Maravilha! :-)
Fada,
Tem razão........faltou apenas as sardinhas doces.*rs
Isa olhe aqui a receita das Sardinhas Doces:
http://www.netsigma.pt/drabi/info_divulg/agro_florestal/p_q_bi/sardinhas_d_trancoso.asp
"... As sardinhas de Trancoso,
São melhores que as do mar,
Seu recheio é saboroso,
São doces ao paladar!..."
Parecem esturricadas mas devem saber muito bem!
Fica aqui para toda a gente:
Sardinhas Doces de Trancoso
Ingredientes:
Massa
500 g de farinha
10 colheres de sopa de azeite
2 ovos
1 chávena de água
Sal
Recheio
400 g de açúcar
100 g de amêndoa ralada
10 gemas
2 dl de água
Cobertura
4 colheres de açúcar amarelo
2 chocolates de cobertura
2 colheres de sopa de margarina
Óleo
Açúcar para polvilhar
Canela
Modo de preparação:
Põe-se o azeite a ferver, retira-se do lume e deita-se sobre a farinha que já se encontra numa taça. Mexe-se bem, junta-se o ovo e continua a bater-se.
Pouco a pouco vai-se juntando a água até se obter uma massa que se possa tender. Deixa-se ficar tapada durante algum tempo.
Entretanto, deita-se o açúcar e a água num recipiente, leva-se ao lume e ferve durante alguns minutos. Fora do lume adicionam-se a amêndoa ralada e as gemas previamente bem batidas, tendo o cuidado de deitar as gemas muito devagar e mexendo sempre. Mexendo-se, volta ao lume, e retira-se logo que levantar fervura.
Estende-se a massa com o rolo, coloca-se um pouco de recheio afastado das extremidades, dobra-se a massa de modo a cobrir o recheio e formam-se as sardinhas. Estas vão-se fritando, rapidamente, em óleo bem quente, à medida que se vão tendendo.
Por fim, derrete-se o chocolate, a margarina e o açúcar em banho-maria. Passam-se as sardinhas por este preparado e, também, por açúcar e canela.
Fada,
Não consigo abrir o link que me passou.........
Aforei que mandou a receita, mas acho que vou ter que "arrumar" alguém para prepará-las para mim...... parece muito bom! hummmmm
Muito obrigada Fada!!!
Isa agora reparei que o link ficou cortado...Oops!
http://www.netsigma.pt/drabi/info_divulg/agro_florestal/p_q_bi/sardinhas_d_trancoso.asp
Agora está correcto. :-))
Estou a ver que faço copy paste do link correcto e ele aparece cortado, afinal não fui eu!
http://www.netsigma.pt/drabi/
info_divulg/agro_florestal/
p_q_bi/sardinhas_d_trancoso.asp
Isa, copie este endereço para word, sem espaços e depois faça paste no Google a ver se consegue ver as sardinhas...
Isa, vou pra dentro!
Foi um prazer estar consigo!
Parabéns pela entrevista e por este belo convívio!
Amanhã o António remata os 300 :-)
Durma bem, bons sonhos e beijos***de Fada
Fada,
O segundo link que você me mandou, está okay e já estou lendo....OBRIGADA!
Muito, muito obrigada pela agradável companhia, viu!
Foi um imenso prazer para mim.
Boa noite e até amanhã!
Grande beijo.
Isa
Parabéns pela entrevista e por ter feito tantos amigos em Portugal e no Brasil com suas mensagens de fé e otimismo. Sorte, saúde e paz.
Silvia!
Muito obrigada por ter vindo, viu!
Você não faz idéia de como me deixou feliz!!
OBRIGADA também pelas suas palavras!
Beijos.
António!
Este comentário de nº 300 faço questão que seja para você, meu amigo!
Minha eterna GRATIDÃO à você!
Um brinde à António Rosa!!
Grande beijo e até amanhã.
Olá António, olá Isa!
Aqui é a Ana Luiza, filha da Astrid...
Isa, vim prestigiar este acontecimento que está sendo a sua entrevista e sinto, cada vez que conheço e observo mais este círculo de pessoas que são vocês, interligados pelo amor e pela fé em Deus e na Vida, que o ser humano realmente é belo.
Digo isso, porque vejo em seu exemplo de vida, particularmente, um feixe de luz fortíssimo, iluminando a vida de tantas outras pessoas, a despeito de suas limitações. Se um ser humano é capaz disso, ainda que seja um entre tantos, ele representa-os e mostra do que são capazes.
Como você, Isa, creio que todo o ser humano detém esta força, e é muito egoísmo nosso quando desistimos antes mesmo de tentar.
Que Deus te ilumine cda vez mais, para que você possa causar em milhões de outras pessoas o que causou em mim quando encontrei-me com a sua existência.
António, qualquer comentário meu sobre a sua iniciativa seria insuficiente, e também não há como elogiá-las, porque elas são muito maiores que um elogio. Obrigado por espalhar a sua alegria pelo mundo, e por compartilhar e reconhecer também a luz de outras pessoas, tão importantes para o nosso mundo quanto você.
Muitos abraços!
Acordei à pouco e não resisti vir aqui ler o que se passou durante a noite. Não param, mas conseguiram que chegassemos a mais de 300.
Linda festa.
Obrigado a todos.
beijos
António e Isa!
Acabei de acordar...é de madrugada ainda mas perdi o sono...vim ver como foi o final do dia ontem e fiquei feliz com as trezentas e duas postagens!!!
Este,303....se ninguém postar no meio...
Que festa meus amigos!
Valeu muito.
Parabéns aos dois por tanta alegria...
Até minha filha andou por aqui!!!
Viu Isa, eu comentei com ela sobre sua entrevista!
Qualquer dia desses precisamos nos encontrar de fato, ao vivo...
Bem António, mais tarde eu volto.
Viva a festa!!!
Bom dia amigos!!!
Isto é que foi uma festa animada e cheia de boas conversas variadas, cruzadas, às gargalhadas e muito aloucadas rkrkrkrkrk
Mais uma vez foi uma prazer estar aqui e poder comungar desta energia tão especial que o António oferece e os seus convidados permitem que aconteça.
Lindo.
A Todos e em especial à Isa uma beijoca maravilhosa
Bom dia a todos!
Passei para ver o fim da festa.
Foi uma delícia mesmo!
Que bom!
Isa deve ter dormido com o coração quentinho!
Até a próxima!
Olá Ana Luiza!
Muito obrigada por ter vindo e pelas suas palavras, viu!
Beijos.
António,
você viu que lindo???
E você meu amigo, foi o "escolhido" (por mim) para fechar com a "chave de ouro" ontem, Nº 300!
Obrigada!!
Beijos.
@ Astrid,
@ Shin Tau,
@ Adriana,
Foi um dia maravilhoso e inesquecível para mim (com certeza ficará para todo o sempre na minha memória).
Muito obrigada pelo carinho e companhia no dia de ontem, viu!
Grande beijo.
Querida Marisa, parabéns pela entrevista.
Beijinhos
Tânia Regina (tanians...)
Olá Tânia!
Mas que surpresa agradável!
Muito obrigada, viu!
Beijão.
Namasté!
E que posso eu dizer sobre este gesto, maravilhoso?... Penso que este já o diz por si mesmo... e é simplesmente único...
Obrigado ao Cova do Urso e à Isa Grou... Que a Luz continue a brilhar sempre cada vez mais para vocês e para todos que aqui passam...
O meu Abraço de Luz!...
Olá Mentuhenhat,
E eu te agradeço por ter vindo... OBRIGADA!
Abraço.
Namastê.
Peço licença a você - António Rosa, José - para deixar aqui algumas palavras sôbre esta entrevista com minha querida Marisa, conhecida por todos por Isa Grou.
Posso dizer que tenho o privilégio de conhecer esta grande e meiga mulher, ao vivo e a cores. Cores sim, porque esta figura ímpar, afirma que antes ela via o mundo em preto e branco, ou seja recheado de compromissos e rotinas corriqueiras de um cotidiano intenso, mas com poucas oportunidades de apreciar as belezas mais simples e profundas da vida. Hoje ela vê as cores de um Universo infinito de potencialidades.
O que mais me impressionou nesta entrevista foi o fato de poder distanciar-me da entrevistada e notar que quanto maior a distância, mais se pode avaliar a dimensão da sua missão.
Estão - ela, você facilitador desta ponte e todos aqueles que celebram este momento - de parabéns por estarem consolidando potenciais humanos fundamentais para a nossa verdadeira razão de ser: A Arte de Cultivar o AMOR.
Carlos - Atibaia - Brasil
Gostei muito da entrevista da Isa.
Tenho pena de não ter podido participar na festa!
Só me resta dar parabéns à Isa e ao António por mais um raio de luz lançado no Universo, produzido com tanta boa energia junta.
Beijos mágicos
Carovipac
Carlos,
Apreciei muito o seu belo testemunho. A Isa é uma mulher muito especial. Veja-se só a quantidade de comentários maravilhosos sobre ela.
Abraço
Hazel
Depois da sua entrevista, esta foi a segunda conseguir dar a volta à página dos comentários. Simplesmente, uma energia muito especial. Abraço e muito obrigado.
António:
De tal maneira que tinha vindo aqui ver se alguém tinha respondido ao meu comentário e não o encontrei. Pensei: "Ora bolas, o comentário que fiz não foi publicado; devo ter carregado em cancelar sem querer. Tenho que voltar a escrevê-lo mais tarde".
E só agora me apercebi de que afinal o comentário entrou, quando a Marisa comentou lá na Casa Claridade a agradecer por ele.
Foi então que se fez luz nos meus neurónios entorpecidos; os comentários alongaram-se por várias páginas!
Grande Isa!
Hazel
:)))))
A cada 200 comentários a página dá a volta. Isso é muito divertido. Aprendemos todos com a sua entrevista.
Enviar um comentário