22 de agosto de 2011

DicasNet - Quer ter os comandos do seu blogue à mão e invisíveis aos seus leitores?


Quando o leitor do «Cova do Urso» entra no blogue não consegue ver os comandos internos do blogue, assinalados a vermelho na ilustração acima, no topo da barra da direita. Se quiser pode clicar na ilustração para aumentar um pouco. Para facilitar a sua leitura, mostro  a seguir uma ilustração com esse texto:

Na verdade isto é um widget, à semelhança de outros que tenho no blogue. Ensinaram-me como fazer este widget há 3 anos e uso desde então. É o momento de partilhar com os amigos este modelo de funcionamento, que para mim, quando quero entrar no interior do blogue,  é muito mais prático do que clicar em «Painel» e a seguir clicar na página interna que pretendo utilizar.

Informação aos meus amigos do Brasil: o meu blogue está em português PT (de Portugal) e sei que os blogues do Blogger em português do Brasil, em alguns casos, não têm a mesma designação que a usada na versão de Portugal. Por isso, quem quiser usar o código html que mostro mais abaixo para fazer este widget, deve dar atenção às possíveis diferenças de designação que possa haver.

O código html mostrado mais abaixo, depois de feito, é instalado em «Elementos de páginas» [ver se é a mesma designação no Blogger Brasil], clicando em «Adicionar uma miniaplicação» e abrir em «HTML/JaveScript», salvando em seguida, colocando-o onde entender, no seu blogue. Por comodidade própria, eu optei por tê-lo no topo da barra direita do meu blogue. E ninguém o vê, a não ser eu próprio.


A seguir, em 2 ilustrações juntas, mostro-vos o código html. Se clicarem nas 2 ilustrações a seguir, ampliam-nas e assim, podem escrever, com cuidado, todo o html deste widget. Tive que usar uma  ilustração em vez do próprio texto (que seria mais fácil para copiar), por ainda não saber como fazê-lo de forma a mostrar o código html na íntegra, sem que o próprio blogue o transforme em widget.


Cada blogue tem um «blogID». Já deve ter reparado que, quando entra numa das páginas internas do seu blogue, no endereço, aparece algo parecido com isto (número fictício):

http://www.blogger.com/posts.g?blogID=8985572874590695321

No código html que indico acima, onde estão as cruzinhas a vermelho, coloquem o número do vosso «blogID». Se o seu Blogger está em português do Brasil, aproveite e escreva à frente das cruzinhas vermelhas, a designação que usam, em vez das que lá estão agora.

Este é post típico de Mercúrio retrógrado. Muito agradecido pela atenção. Quem quiser que se sirva.

.

6 comentários:

  1. adorei as dicas amigo
    saudades suas no JeD

    beijos

    ResponderEliminar
  2. Gostei da ideia! Vinha como sempre à espera de sábias lições de astrologia e aprendo um pouco mais sobre blogosfera. E como esta é a "Cova do urso", deixo um miminho para o habitante da toca... É muito giro e o protagonista é um urso!
    Abraço, Lurdes

    http://www.youtube.com/user/tippexperience?v=4ba1BqJ4S2M&feature=pyv&ad=5903516622&kw=fisica+o+quimica

    ResponderEliminar
  3. Serginho,

    Obrigado. Já lá estive.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. lu maga,

    Se procura astrologia, por aqui tem muito por onde escolher. Na barra da direita tem um tópico que diz assim:

    «Procure os artigos por temas» - é só clicar na setinha que lhe aparecem todos os temas astrológicos existentes neste blogue.

    Encontrará o equivalente a vários anos de estudo.

    Ri-me bastante com o vídeo.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Ui! Nem imagina o quanto já aprendi com os dois sites, este e o da escola. Já há meio ano mais ao menos que acompanho a dinâmica deste blogue e os temas astrológicos. É uma área que me mobiliza cada vez mais.Para mais quanto mais investigo, mais me dou conta de que esta dança do cosmos tem mesmo ressonância na vida de cada um. Já há muito tempo que consulto o "www.astro.com" e fui confrontada já inúmeras vezes com coisas que acontecem na mesma dinâmica da previsão dos trânsitos que é feita todos os meses segundo o mapa de nascimento de cada um. De desconfiada, virei curiosa e agora acho mesmo que isto tem mesmo uma linguagem que lança os desafios.Nem sempre de um modo fácil a vida tem-me ensinado isso... Cabe a cada um fazer o seu papel e usar o seu livre arbítrio nesta imensa tela onde criamos a existência de mãos dadas com o lado invisível da Vida!
    Continue a sua missão de habitante da constelação do "urso maior" aqui na terra!
    Um abraço, Lurdes

    ResponderEliminar
  6. I hope long life for your site. Above all never get discouraged


    Voyance en ligne gratuite

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa