16 de julho de 2010

Blogues como os nossos - quase um abaixo assinado


Uma chamada de atenção aos sites agregadores de notícias, directórios de blogs, divulgadores de links, organizadores de concursos.

Antes de mais nada, deixo aqui um aviso: este post só interessa aos autores/donos de blogues de língua portuguesa que tratem de assuntos como a espiritualidade, metafísica, esoterismo, terapias alternativas, astrologia, tarot, auto-juda ou desenvolvimento pessoal (ou a mistura dos temas, como é o caso deste meu blogue). Portanto, quando digo «nossos blogues» ou «blogues como os nossos», estou a referir-me apenas a este grupo temático. É que já somos muitos. Muitos, mesmo! Por vezes, parece-me que os administradores desses sites pensam que tudo é 'religião'.

Sabemos perfeitamente a grande dificuldade que blogues como os nossos têm em se inscrever adequadamente em sites agregadores de notícias (como o Ocioso, Colmeia, etc.) ou em directórios de blogues (como o BlogBlogs, diHITT, Technorati, etc.) ou, simplesmente, apresentarem-se a um concurso popular como o organizado pelo 'Top Blog'. Obviamente, há mais casos e exemplos.

Estes sites e muitos outros não têm categorias nas quais os nossos blogues se possam encaixar. O caso do concurso promovido pelo 'Top Blog' é significativo: vários notáveis blogues amigos tiveram que ser inscritos na categoria «sustentabilidade», por não haver classificações adequadas à natureza de blogues como os nossos.

Gostaria apresentar duas excepções aos sites acima mencionados: O site «20Minutos», do Marcus Aragão, que teve a gentileza de atender a um email do 'Cova do Urso' e criou essas categorias. E o site «BlogBlogs», apesar de não ter estas categorias, pelo menos apresenta uma alternativa possível: 'Desenvolvimento pessoal' em 'Outros'.

15 comentários:

  1. António :) tinha que ser vc a chamar a atenção para isto, obrigada :)

    ResponderEliminar
  2. Mestre António,

    como sempre atento, agregador, inovador e uma voz exemplar em todas as realidade em que actua!!!
    Obrigada!
    bjs de luz!!!
    Marta

    ResponderEliminar
  3. Alexandre

    Entre o desconhecimento e o preconceito, a verdade é que estes grandes sites agregadores NÃO sabem lidar com estes temas. Repito, por ignorância ou por preconceito.

    Creio que teremos o nosso tempo, muito mais rápido do que se possa imaginar.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Ana Cristina

    Era necessário que alguém o fizesse. !!! Calhou que fosse eu! Ficamos contentes com os comentários que recebemos, com as visitas google que nos chegam... mas não fazemos devidamente a nossa parte, que é divulgar os nossos blogues.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Marta

    Este é o meu lado geminiano a funcionar, com a ajuda de Saturno. que tem que ser tem muita força.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Viva António Rosa,

    Curioso este seu post que veio a seguir a um pedido meu, através do meu blog, para incluir publicidade. A resposta foi a que transcrevo:

    "Olá,
    Submeteu o site http://terramena.blogspot.com/ na NetAffiliation.

    Procedemos à análise do seu site e concluimos que este não corresponde aos nossos critérios de aceitação de sites definidos neste link:
    http://www.netaffiliation.com/home/aff/faq.php

    Por conseguinte, não podemos conservá-lo entre os nossos sites afiliados.

    Se alterar o conteúdo, contacte-nos para que o examinemos novamente.

    Cumprimentos,
    A equipa NetAffiliation"

    Eu não sei se é isto o que chama "agregadores de blogs", porque não estou familiarizada com estes conteúdos, perdoe a ignorância. Mas aproveito para divulgar e reforçar a repugnância pela "filosofia" vigente...

    Um abraço e obrigada pelo seu esforço e atenção para estes assuntos que nos interessam a todos, directa e/ou indirectamente..

    Filomena

    ResponderEliminar
  7. Filomena

    Excelente testemunho. Essa arrogância é inadmissível por parte dos administradores desses sites.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  8. Apoiado!!!! Abaixo a ignorância e o preconceito! No fim das contas é pra isso que trabalhamos, não? Pela expansão da consciência.
    Abraço, meu amigo e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  9. António,

    Muito obrigada pela informação. Sempre a informar e a abrir caminhos :)
    Desejo-lhe um óptimo fim-de-semana.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Marcelo

    Também afirmo o mesmo: Abaixo a ignorância e o preconceito! Já é hora de perceberem que existem milhares de blogues como os nossos. Milhares.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Adelaide

    Temos que fazer qualquer coisa. Não +e que nos liguem alguma!!! :)))

    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Viva Antonio,
    e assim vamos criando um espaço maior, bastante útil a um crescente número de pessoas interessadas em crescer, expandir a compreensão de si e da própria vida.
    um bj
    tereza KWALL

    ResponderEliminar
  13. António,
    muito pertinente este teu alerta. Realmente foste a Voz a se pronunciar e esclarecer!
    Este ano já é o segundo que não participo de Top Blog, recebi o e-mail, até visitei o site mas não me enquadrei em nenhum daqueles temas.
    E navaerdade, amigo, sempre voto nos meus amigos, mas não vejo porque entrar nesta disputa.
    Estou é me escondendo ;)))
    Vi a opção religião, mas não considero o meu blog como tal.
    Espiritualidade e Religião diferem e muito!
    Parabéns amigo, sempre vigilante, experiente e guerreiro!
    beijos , muitos!

    ResponderEliminar
  14. TEREZA

    Não se se abrimos espaços maiores. Ocasionalmente, sim. Mas a maioria não liga nenhuma a esta linha emergente que se espalha. A começar em certos blogues... e a terminar nos sites.

    um beijo

    ResponderEliminar
  15. Maria Izabel,

    Não passa de uma reclamação tímida. Também vejo exageros nos concorentes: vi ontem um blogue com apenas 3 posts e já candidato ao Top Blog. Também voto nos meus amigos, com muita dificuldade, diga-se, porque o meu blogue é português. Beijo.

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa