17 de janeiro de 2012

«Amazônia», um reality show brasileiro que é muito mais que uma série de aventuras


«Amazônia» é um reality show em 12 episódios da brasileira Rede Record. Em Portugal passa aos sábados às 20h30, com 1 episódio de atraso em relação ao Brasil. No Brasil tem um horário pouco atraente aos domingos, à meia-noite. É muito tarde!

Serão duas equipes de seis integrantes cada disputando 1 milhão de reais em provas sobre a Amazônia. O prémio será dividido entre o vencedor do programa e uma organização ligada à Amazônia.

O objetivo do novo reality show da Record, «Amazônia», é ser verde. Para uma televisão generalista, é muito avançado. Próprio destes Novos Tempos, em que a sustentabilidade do planeta tem uma palavra importante.

Os 12 participantes terão de se adaptar à vida na floresta seguindo lógica da sustentabilidade. Eles passarão por provas para julgar sua capacidade de trabalhar em equipe e respeitar o meio ambiente. Dependendo dos resultados, acumulam pontos. Ninguém será eliminado até ao fim do programa, até que se saiba quem será o vencedor.

Site do programa, aqui.
Página do programa no Facebook, aqui.


O objetivo do programa, apresentado por Victor Fasano, é mostrar a floresta como uma aliada a ser preservada – e é nesse sentido que todas as provas  serão propostas e realizadas.

Amazônia é um projeto documental e de informação que vai divulgar Amazônia como cenário de aventuras e também sua importância, suas dimensões, suas populações, sua biodiversidade e seus mecanismos de sustentabilidade.

Todas as provas serão, mais que simples aventuras ou desafios, lições sobre biodiversidade e sobre a vida na Amazônia.

Gostei muito do 1º episódio e achei-o bem diferente dos programas de reality shows deste género. A Amazónia é demasiado importante para que se brinque com estes assuntos e neste programa fiquei com a ideia que a própria Amazónia está a ser respeitada.

Como os brasileiros podem colaborar para preservar a Amazónia? 


O apresentador Victor Fasano

Nascido em São Paulo, o ator Victor Fasano estreou na televisão brasileira em 1990. Desde então, atuou em diversas novelas e minisséries nas principais emissoras do Brasil.

Conhecido e admirado por seu trabalho em frente às câmeras e nos palcos do país, também atuou nos bastidores de produções cinematográficas e teatrais, adquirindo experiência como cineasta, escritor e diretor.

Ambientalista dedicado, Fasano tem se destacado por sua atuação em defesa do desenvolvimento sustentável e preservação da natureza. No comando da atração, estará presente no início e no final de cada prova. Anunciará os desafios, lançará as regras específicas e também irá conduzir o processo para decidir qual equipe se saiu melhor.


Victor Fasano com o biólogo Marcelo Skaf,
consultor ambiental do programa.

Os concorrentes


Os concorrentes não são figuras mediáticas de primeiro plano no Brasil. Todos possuem um currículo profissional, que os coloca como «celebridades menos célebres». Quando terminar os 12 episódios, todos eles ficarão muito conhecidos no Brasil.

Além da dificuldade de adaptação, eles passarão por algumas provas, todas ligadas à preservação do meio ambiente.

Se os quer conhecer, clique aqui e vá ao quadradinho de cada foto e saiba quem são.





.

4 comentários:

  1. Um português me indicando um programa brasileiro...rssss
    Pois não tenho visto TV António querido. Este programa parece bastante interessante...pena que é muito tarde.
    Irei conferir todos os links.
    Achei mesmo bom.
    beijos
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  2. Olá Astrid,

    Ando tão cansado das tv's generalistas portuguesas, que tenho visto bastante programação brasileira, por isso saber desse programa.

    Oxalá tenha sucesso, mas com esse horário, mesmo no Verão brasileiro, não vai ser fácil.

    Beijinho.

    António

    ResponderEliminar
  3. Olá querido!
    Realmente, a ideia é muito boa. Como a Astrid, tb não vejo televisão. Mas me surpreende o fato da TV Record fazer um programa com este conteúdo, preocupada com a preservação ambiental. Pena que relamente passa muito tarde. Nem tudo é perfeito. rsrsrs
    abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Marcelo,

    Para mim, vejo como mais uma das múltiplas manifestações do despertar coletivo.

    Se é bom para o planeta, é bom para nós.

    Abraço.

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa