3 de abril de 2011

Porque será que não há inundações em Tóquio?


Anualmente, uns 25 tufões assolam o território japonês, um cada duas semanas. Em média, pelo menos 2 ou 3, atingem a capital em cheio, com chuvas fortíssimas, durante várias horas seguidas, ou até durante um dia inteiro. Mas nem por isso ocorrem enchentes ou alagamentos na cidade de Tokyo.
Porque será?

A explicação é simples, pois basta observar as fotos.


O subsolo de Tóquio, alberga uma fantástica infraestrutura cujo aspecto se assemelha ao cenário de um jogo de computador ou a um templo de uma civilização remota. Cinco poços de 32 m de diâmetro por 65 m de profundidade interligados por 64 Km de túneis, formam um colossal sistema de drenagem de águas pluviais destinado a impedir a inundação da cidade durante a época das chuvas.


A dimensão deste complexo subterrâneo desafia, toda a imaginação. É uma obra de engenharia sofisticadíssima, realizada em betão, situada 50 m abaixo do solo, facto extraordinário, num país constantemente sujeito a abalos sísmicos e onde quase todas as infraestruturas são aéreas. A sua função é, não apenas acumular as águas pluviais, como também evacuá-las em direção a um rio, caso seja necessário.

Para isso dispõe de 14.000 HP de turbinas capazes de bombear cerca de 200 toneladas de água por segundo, para o exterior.



Conclusão:
Não existem problemas insolúveis !
É simples - basta querer enfrentá-los !

Recebido por email do blogue  «Era do Entendimento»

.

10 comentários:

  1. Bom dia António Rosa.

    Excelente... não há duvida que "querer é poder"!!

    O resto, são desculpas!!

    Resto de um alegre domingo. <3

    Filomena

    ResponderEliminar
  2. Olá António,
    O povo japonês é admirável! Considerando a sua difícil situação geográfica, criou condições óptimas para a sua vivência no dia a dia. Não consigo imaginar as consequências para um outro país não preparado como eles.
    Tenho uma admiração enorme por este povo!

    ResponderEliminar
  3. Muito legal ...

    as suas tags já dizem tudo...

    Zen


    Bom dia

    ResponderEliminar
  4. Bom dia António querido!
    Imagine se isso não existisse!!!!!
    Belo post. Sempre aprendendo.
    Beijão para um belo domingo.
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  5. Olá Antonio!
    Ótima informação!
    A engenharia também pode dar ótimas soluções, apesar dos impactos ambientais que há em todas as obras, mas se ela estiver em harmonia com o meio ambiente pode dar ótimos resultados a todos!Como essa obra!
    Obrigada pelo post!
    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Piois é meu querido, queria que aqui no Brasil pensassem assim. Para cada problema sempre existe uma solução não é?

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. FAN-TÁS-TI-CO!
    Adorei a informação daqui. Muito legal mesmo!
    Um grande abraço, camarada!

    ResponderEliminar
  8. Nossa, se não tivesse fotos para comprovar seria impossível acreditar. A criatividade dos Japoneses é imensurável

    Doce Abraço Aurora.

    ResponderEliminar
  9. Uma construção dessas, é... algo "brutal"!!!

    ResponderEliminar
  10. Muito agradecido a todos pela vossa presença. Tenho estado desde o fim-de-semana sem vir à net e assim não pude responder a todos.

    Abraço.

    A.

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa