15 de abril de 2011

Eventos mundiais a quando da anterior estadia de Neptuno em Peixes - 1847 a 1861

A vez anterior em que Neptuno esteve no seu signo Peixes foi em 1847 e permaneceu até 1861. Vou mostrar eventos mundiais ocorridos entre aquelas datas e que são características da natureza de Neptuno e, já agora, de Peixes. São apenas alguns apontamentos e, obviamente, não são casos isolados, pois a astrologia funciona como um todo e não apenas porque um planeta ingressa em determinado signo.


Primeiros bailes de máscaras públicos em Recife, Brasil, no Teatro Público e no Teatro de Apolo - 1847. Os Bailes de Máscaras, também chamados de Bailes à Fantasia ou Bals Masqués foram os eventos precursores do carnaval moderno no Brasil. Importados pela elite carioca, na primeira metade do século XIX, para fazerem frente ao conjunto de brincadeiras conhecido como Entrudo, os bailes marcaram a adesão da nova burguesia capitalista à folia e a incorporação ao carnaval brasileiro do luxo e sofisticação característicos das festas de Paris.


Alexander Graham Bell nasceu em Edimburgo a 3 de Março de 1847 (faleceu a 2 de Agosto de 1922) foi um cientista, inventor e fundador da companhia telefónica Bell. Embora historicamente Bell tenha sido considerado como o inventor do telefone, o italiano Antonio Meucci foi reconhecido como o seu verdadeiro inventor, em 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, através da resolução N°. 269.  Meucci vendeu a patente do aparelho a Bell nos anos 1870. Vejam só a confusão típica de Neptuno: parecer o que não é.


Bram Stoker (Clontarf, 8 de Novembro de 1847 — Londres, 20 de Abril de 1912) foi um escritor irlandês bastante conhecido por ter sido o autor de «Drácula», a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro. Foi o início de um género literário bem neptuniano.


!847 foi o grande ano da emigração para os Estados Unidos da América. A fome na Irlanda de então, lidera a lista de razões para o aumento do número de emigrantes naquele ano. Uma consulta à História dá para perceber a enorme influência que os irlandeses tiveram na construção dos EUA. Ainda hoje, os americanos descendentes de irlandeses têm muito orgulho nesse facto.


Nasceu Thomas Alva Edison (Milan, Ohio, 11 de Fevereiro de 1847 — West Orange, Nova Jérsei, 18 de Outubro de 1931) que foi um inventor e empresário dos Estados Unidos que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. Thomas Edison registou mais de 1000 patentes, sendo amplamente considerado o maior inventor de todos os tempos. Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. Teve também um papel determinante na indústria do cinema. Lâmpadas eléctricas é sinónimo de Luz, de iluminação. Mais neptuniano não poderia ser.


Publicado o «Manifesto Comunista» por Karl Marx e Friedrich Engels. O idealismo no seu apogeu. O «Manifesto Comunista», que tem sua primeira publicação datada em 1848. Mesmo com tantos anos de existência, é um documento importante, tendo em vista sua contribuição para a política e aos seguidores do comunismo. É históricamente um dos tratados políticos de maior influência mundial. Comissionado pela Liga Comunista e escrito pelos teóricos fundadores do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels, expressa o programa e propósitos da Liga. Neptuno trata dos ideais. Que melhor exemplo que este?


Fim do tráfico negreiro. Lei Eusébio de Queirós: Proibia a entrada de africanos escravizados no Brasil. D. Pedro II (Brasil) aprovou a Lei de Terras: essa lei estabelecia que um indivíduo só poderia se tornar dono de terra por meio da compra. Foi o primeiro passo. A humanidade avançou imenso som estas leis.


Descobriu-se ouro na Califórnia e teve início uma corrida do ouro, que acelerou ainda mais a Marcha para o Oeste. Mudou completamente a mentalidade daquele país e, já agora, da Europa.


Estreia da ópera de Giuseppe Verdi «O Trovador». «Il trovatore» (em português O Trovador) é uma ópera em quatro actos que se estreou no Teatro Apollo, em Roma, aos 19 de Janeiro de 1853. Tinha que dar um exemplo de música, certo? Escolhi este porque aprecio esta ópera, mas há centenas de exemplos à disposição do leitor e que representa este período de Neptuno em Peixes.

O post já vai longo. Fico-me por aqui.
Bom fim-de-semana

7 comentários:

  1. Com essa orientação a gente pode pesquisar este período histórico e imaginar..
    É sempre um prazer ler o amigo.
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Mais um alto e sonoro bom dia querido António!
    Apesar de estar sentada olhando o mar vim aqui saborear mais um belo texto e aprender....
    Beijão.
    Astrid Annabelle

    *partilhado!

    ResponderEliminar
  3. Oi António,
    eu me considero um bom estudioso da História (acho que o meu nome me induziu a isso), ainda mais do Brasil (e certamente conheço mais da história de Portugal do que 99,999% dos historiadores daqui), mas vejo que você também é dedicado. Esta Lei das Terras, que você cita, eu realmente desconhecia. Vivendo e aprendendo...!
    um abraço
    Heródoto

    ResponderEliminar
  4. Adorei, amigo!!!!!!
    Minha Lua em Câncer fica feliz com tanta história... :)))
    bom fim de semana pra si!!!
    abraço

    ResponderEliminar
  5. Estou apostando muito e com muita Fé neste novo ciclo de Netuno em Peixes, meu caro amigo!

    Renovação, Arte, Harmonia e Criatividade! Amém Amém Amém!

    A humanidade precisa de um Novo Amanhecer!

    Bom Dia Cósmico a Todos!

    ResponderEliminar
  6. tão bom aprender aqui com você meu amigo...

    beijoooooos

    ResponderEliminar
  7. Thomas Edison também parece ter adquirido fama (e lucro) de forma indireta, ao ter se apropriado da inventividade do gênio Nikola Tesla. Como no caso de Bell, essa "apropriação" de Edison em relação a Tesla também comprova o caráter netuniano da época.

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa