El Calafate é uma pequena cidade localizada na província de Santa Cruz, Argentina próxima à fronteira com o Chile, tendo aproximadamente 5.500 habitantes. A capital da província de Santa Cruz é Rio Gallegos, a 270 kms de El Calafate.
El Calafate é uma cidade situada ao lado do lago Argentino, o maior do país.
É a cidade mais próxima do Parque Nacional dos Glaciares, cerca de 80 quilómetros de El Calafate, onde se localiza a maior geleira em extensão horizontal do mundo: Glaciar Perito Moreno que se encontra constantemente em evolução com diminuição da sua área devido ao aquecimento global. Também fica próxima de outra importante geleira: o Glaciar Upsalla.
É uma pequena cidade em franco desenvolvimento turístico, oferecendo boa estrutura hoteleira, um aeroporto moderno e óptima opções de turismo. As suas estradas são muito boas, bem sinalizadas, porém com pouco movimento. El Calafate possui um clima frio, com média anual de sete graus, temperaturas máximas por volta dos treze graus e mínimas por volta dos dez abaixo de zero.
Na região habitam exemplos extraordinários da fauna como o zorrino patagónico (como um gambá de faixa branca nas costas), o huemul (cervo), águia Mora, patos dos torrentes, cauquenes, entre outros.
A maior atração é o extraordinário Parque Nacional dos Glaciares, fundado em 1937 e declarado património da humanidade em 1981. Possui uma extensão de 725 mil hectares. Nele se localizam os glaciares Perito Moreno, Upsala, O'nelli, Spegazzinni, entre outros. São imponentes sentinelas de neve depositados por séculos nas suas origens, no alto da cordilheira dos Andes. Descem por extensões que chegam a 170 km. São formados basicamente por neve compactada, possuindo milhares de nuances do branco ao azul. Na sua maioria, terminam no lago Argentino [o maior lago da Argentina], onde se fragmentam desde farelo de gelo até grandes icebergs, descendo lentamente o leito do lago até que se derretem. Os glaciares movem-se até um metro por dia, provocando violentos atritos com o terreno, moldando-o e lançando no lago sedimentos finíssimos,que ficam em suspensão na água, formando o leite dos glaciares.
Fonte de informaçõs, daqui.
Conhecer o glaciar Perito Moreno,
a 80 kms de El Calafate
a 80 kms de El Calafate
This travel blog photo's source is TravelPod page: Feb 12, 2008
Bom dia querido António!
ResponderEliminarSão todas tão lindas essas imagens!!!...estou com o Navegante aberto ouvindo o tango e viajando....
Apenas vou lhe dizer mais uma vez: acredito em milagres.
Nem preciso explicar porque não é?
Lindíssimo post. Também irei partilhar.
Beijo grande para um ótimo sábado!
Astrid Annabelle
Olá querido António, estou a adorar ler estes posts todos sobre a Argentina.Este glaciar é lindo demais.Um excelente fim de semana.Beijocas grandes.
ResponderEliminarBoa tarde António,
ResponderEliminarNão digo quando for famosa, que já o sou ;PPPP Mas quando tiver tempo... eu apareço por estas bandas!;))))
Muito bonito mesmo!!!!
Dá vontade de passar uma tarde inteira e apenas olhar! ;))))
Beijo e Bom fim-de-semana
Lindíssimo!... Comove-me esse seu gosto pela Argentina, tantas vezes expresso no blogue. Gostava muito que se cumprisse o seu sonho de morar lá uma parte do ano.
ResponderEliminarBeijo e abraço
IO, Safira :)
OLá querido!
ResponderEliminarAssim como a Safira, tb fico comovido com seu gosto por essa região e fico aqui na torcida. Lindíssimo post!!!!!!
grande abraço, bom fim de semana!!!
meu sonho e conhecer a Patagonia!!!
ResponderEliminarque lindo lugar!
ResponderEliminarmeu amigo, tem algo pra vc no JeD
beijos
Depois das medidas do FMI, acho que nem no computador poderemos viajar.
ResponderEliminarMuito legal. Sabe dizer quanto custaria ir pra essa região saindo de Buenos Aires?
ResponderEliminar