8 de fevereiro de 2010

A preparação de uma tarde astrológica sobre Quíron

Aula Leopoldina, na Universidade de Wrocław, Polónia
(Photo by Stanislaw Klimek) - Daqui.

No domingo à tarde [7 Fevereiro] concluí uma experiência muito curiosa e que fora iniciada há uns meses atrás, quando a minha amiga Luisa Sal, criadora do Centro Cristal de Cura, onde exerce como terapeuta, teve a ideia de me sugerir uma aula sobre ‘Quíron astrológico’, que aceitei sem hesitar, pois o próprio tema fascina-me e empolga-me. Luisa, muito obrigado pelo empurrão e pela hospitalidade.

Agradeço à Magda Moita a ajuda que me prestou na preparação desta aula, além da sua disponibilidade em aprofundar as questões ligadas à kundalini. Muitos beijinhos, linda. E muito obrigado.

Contei com a presença sempre gratificante, de pessoas amigas, algumas delas, minhas colegas da blogoesfera, autoras dos blogues: «BandarraVet», «Fada Moranga», «Fuzíl Cósmico» e «Grimoire – O Livro do Caminho do Meio». Gostei de rever outras pessoas que lá estiveram, tal como foi muito bom conhecer novas pessoas que estiveram presentes. E não é que, excepto duas pessoas, todas as demais têm profundos conhecimentos de astrologia e dos seus mapas pessoais?! Surpreendente!

Muito agradecido a todos. Muito agradecido por me terem aceite e por terem escutado «coisas» que habitualmente não se falam em aulas de astrologia. Eu bem vi as caras de surpresa, em alguns momentos da tarde. Sim, Quíron em Cancer ou na VI, é isso mesmo! :)) Ou na VII, pode ocasionar aquilo que ouviram. E em Carneiro? Surpreendente, certo? E aquilo da 1ª quadratura e da oposição a ele mesmo, no mapa natal? Testado e confirmado por todos os presentes.

Em Janeiro comecei a preparar esta tarde astrológica, escrevendo apontamentos que tencionava usar, ainda sem saber quem seriam as pessoas que estariam presentes no evento.

A minha preparação começou com a procura, em minha casa, destes livros: «Quíron», de Barbara Hand Clow; «Chiron and the Healing Journey», de Melanie Rheinart; e de Zane Stein, a obra «Chiron and Friends», que eu sabia tê-los lido há uns 10 anos. Para minha surpresa, não os encontrei. E isso que os procurei bem. Nada de nada. Só alguns dias antes da aula, e em conversa com pessoa amiga, é que me recordei que havia oferecido 2 dos livros. Aquele que era mais importante para mim, o livro de Barbara Hand Clow e que está recheado de sublinhados e apontamentos meus, esse, eu sabia e sei que não o oferecera a ninguém. Tem que estar em casa, só que «sumiu» durante este mês e meio. Sei que vai aparecer um dia destes.

No entanto, em oposição a este estranho desaparecimento, fez-se muito presente aos meus olhos um caderno de apontamentos de capa dura, que estava na zona onde tenho os meus livros. De 2003 a 2006 fui escrevendo nesse caderno, dezenas e dezenas de apontamentos só sobre Quíron, extraídos de muitas consultas de astrologia que tivera nessa época. Com os nomes e dados de cada pessoa atendida e curada emocionalmente. De cada pessoa, cujo mapa foi estudado com muita atenção, apenas no que diz respeito ao planeta que representa a nossa alma, no nosso mapa natal.

Surpreendentemente, foi esse caderno de apontamentos que me serviu de base para preparar a aula do dia 7 de Fevereiro. Uma semana antes do evento terminei a ordenação e escrita de todo o alinhamento da aula, fazendo-se muito óbvia, uma conclusão que me deixou 'alarmado.' Tinha entre mãos, material para um seminário de um dia inteiro e não apenas para uma tarde de quatro horas, conforme estava anunciado. Fui para a aula com uma sensação de não conseguir dar toda a matéria e que teria que improvisar no próprio momento, escolhendo sobre o que deveria falar e sobre aquilo que deveria ficar nos apontamentos.

Na véspera da aula, e devido à minha experiência de editor, tinha a ideia que aquilo que estava em meu poder, os meus próprios apontamentos, era o equivalente a um livro médio de umas 120 páginas.

Agora, tenho que arranjar maneira de, com muita calma, perguntar «lá em cima», se todos estes apontamentos que reuni, se destinam realmente a passar à forma de livro, ou se, simplesmente, devo disponibilizar através do nosso site «Escola de Astrologia Nova-Lis».

Outra coisa: fui com a intenção de tirar fotografias e no local, esqueci-me completamente. Estou a tentar criar podcasts com o som do que foi dito na aula, disponibilizando-os a quem os entender.

A preparação desta aula também serviu como a oportunidade que procurava para me desapegar da minha quinta no jogo 'FarmVille'. Foi simplesmente apagada.

Beijos e abraços.

28 comentários:

  1. Que belo relato, meu querido amigo! Estava com saudades de vir aqui... e como gostaria de estar presente neste encontro! Tenho certeza de que seus apontamentos dariam um excelente livro.

    Tenho Quiron na quarta casa em Peixes, conjunto a Saturno. Fiquei curiosíssimo!!!!!!
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Vai nos deixar roendo as unhas de curiosidade...rs mas não se preocupe sei que a tarefa é muito árdua.
    Notei que achou varios aconteecimentos estranhos e quer entende-los. Vou palpitar, me perdoe. Prepare o livro.
    boa semana
    beijos

    ResponderEliminar
  3. Seja em livro ou textos separados, teu trabalho sobre Quíron é de inestimável valor - principalmente em se tratando de língua portuguesa. Não deixe de publicá-lo e divulgá-lo.

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Olá Marcelo

    Espero que a sua estadia em São Paulo tenha sido muito positiva. Muito resumidamente: Quíron em Peixes procura o «ideal» e só mais tarde na vida é que o encontra e é sempre interno, podendo haver situações de grande sacrifício pessoal, sendo fundamnetal não descurar as necessidas pessoais; aceitar o sofrimento sem se identificar com ele.

    Grande abraço, meu amigo.

    ResponderEliminar
  5. Ângela

    :))) Gostei muito do seu palpite. Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Sandro

    Bom dia. Muito agradecido pelas palavras de incentivo. Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Mestre,

    ;)))) Gostar, gostar, gostei mesmo do ponto intermédio!, ;)))))
    Bem-hajas tu!

    Segue o que "os de cima" te disserem...
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Bom dia António!
    Fico feliz em saber que superou mais um desafio...e com sucesso.
    Assim como o Marcelo escreveu, eu também gostaria de ter estado por lá...
    Quando publicar seus apontamos avise-nos...pela net seria de acesso mais fácil mas, através de um livro a obra se eterniza...
    Um beijo alegre.
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  9. Muito interessante Antônio, queria que você postasse mais sobre Quíron aqui :D

    Meu Quíron situa-se em Câncer na Casa 3.

    abraço.

    ResponderEliminar
  10. Paula

    'Gostei' dessa precisão. E mais gostarás quando verificares que funciona mesmo. Beijo.

    ResponderEliminar
  11. Astrid

    Foi mesmo um grande desafio e espero que tenha sido cumprido. Vou começar a preparar pequenos posts sobre Quíron, colocando-os também no site da Escola. Obrigado pelo apoio.

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Luan

    Quíron em Cancer é o meu tema favorito. Vou começar por aí.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. António, por causa do Quiron agora não largo a régua... e a calculadora!
    Sim, confirma-se: venho limpar a ficha dum passado de primadona! :-P
    Recomendo a todos que descubram a sua porta da Alma.
    Bem haja António!
    Beijos***deFada

    ResponderEliminar
  14. Se escrever o livro eu compro. Para ser sincera, a astrologia não me interessa muito, mas há mensagens que tenho gostado de ler aqui. Vejo como mensagens, tais como aquelas que se lêem por aí canalizadas.

    Combinado?

    Uma coisa: não descortino porquê que a preparação da aula serviu para se desapegar da quinta, mas achei imensa graça :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Fada

    Foi uma descoberta interessante e pelos vistos essa parte ficou. É bom sinal. :)))

    Muito obrigado e beijinhos,

    ResponderEliminar
  16. Anónima das 13:21

    O desapego da quinta veio na sequência do cansaço que eu já sentia naquele jogo do Farmville, pois já estava em jogo desde Agosto.

    Já havia tentado desistir do jogo, sem êxito.

    A necessidade de preparar a aula fez com que estabelecesse prioridades.

    O jogo teve que ficar para trás. Ao fim de 2 semanas de inactividade no jogo, simplesmente, apaguei-o.

    Foi uma enorme sensação de prazer.

    Apesar de ser o único jogo que conheça, em que os jogadores partilham coisas entre si, e isso é um grande passo à frente na filosofia geral dos jogos.

    Beijo

    ResponderEliminar
  17. António,

    Que bom que correu tudo bem.
    O que eu gostaria de ter ido e de vos ter encontrado a todos, mas a "perna às costas" não me permite sair... :)

    Espero que publique esses textos num livro.

    Por agora vou ficando por aqui, lendo, interagindo... e ficando com os fundos quadrados de estar sentada... LOL...

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  18. Olá António

    Fico feliz por saber que correu tudo bem, aguardo uma palestra tua sobre Quiron no Congresso que se avizinha ;) estarei na 1ª fila :)

    E voto no livro também, considero que a experiência que adquiriste ao longo destes anos deve ser registada dessa forma. Sabes como foram especiais os teus textos sobre este tema na escola.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Onda,

    Espero que as melhoras da perna estejam a decorrer bem.

    Ainda ão sei se será um livro e a ter que ser, será só daqui por muitos meses.

    Beijokas.

    ResponderEliminar
  20. PatSam

    Felizmente, correu bem. Tentarei estar ao teu lado, pelo menos em algumas das apresentações. Não irei fazer nenhuma palestra no Congresso, pois a organização convidou-me para outra actividade, que já está a decorrer, em silêncio e anonimamente, prevista nos regulamentos do Congresso. E não sou só eu. :))))

    Vou começar a preparar os meus apontamentos em posts mais pequenos para os colocar aqui e no site da Escola.

    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Grato pela dica, meu querido!!!! Pois meu Quiron está prestes a receber Júpiter e Urano...

    Bem haja!!!!!!!
    abraço

    ResponderEliminar
  22. Obrigada pela maravilhosa tarde astrológica que nos proporcionou. O tempo voou! Deveria ter sido um dia inteiro fica para a próxima...

    Obrigada pelas suas palavras. O António sabe que tem uma ligação forte ao Cristal de Cura onde é sempre bem vindo.

    Bem Haja

    Luisa

    ResponderEliminar
  23. Luísa

    Que prazer ler um comentário seu.

    Mais uma vez, muito obrigado pela oportunidade.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. Oi António querido,
    passei pra te deixar meu beijo!

    ResponderEliminar
  25. Prezado Antonio,
    tenho algum conhecimento sobre astrologia, mas Quiron ainda é um assunto pouco estudado por mim.
    Estou boba! Justamente hoje que estou mal, precisando de ajuda, leio no seu blog estas palavras e acho que talvez eu encontre aí as respostas que estou precisando. Que livro você me indicaria?
    Um abraço fraterno.

    ResponderEliminar
  26. Fátima

    Olá, é bom vê-la por aqui. Beijo.

    ResponderEliminar
  27. Olá Alexia

    Venho agora do seu espaço. Gostei de conhecer o seu blog. Abraço.

    ResponderEliminar
  28. Já percebi tudo lol ;) fico feliz, é garantia de qualidade no Congresso.

    Beijo

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa