Símbolo: É formado por um círculo com um ponto no centro, espírito ou núcleo; é a semente da manifestação individual do espírito humano.
Representa: O nosso eu mais profundo, o nosso espírito, a parte de nós mesmos que necessita de ser exprimida no mundo através do trabalho, actividade ou contactos sociais. No mapa de uma mulher, revela as características do homem da sua vida. O microcosmos dentro do macrocosmos. O ego, a individualidade, a consciência da personalidade, a essência, o ser e a criatividade pessoal. Ensina as lições que deve aprender. Manifesta a determinação e expressão dinâmica da vontade.
Deslocação diária: Cerca de 1 grau
Tempo necessário para completar uma deslocação ao longo do Zodíaco: Cerca de 365 dias (um mês em cada signo)
Retrogradação: Não ocorre
Casa associada: Primeira
Signo que rege: Leão
Dia da semana: Domingo
Idade da vida mais representativa: O estado de adulto (desde os 20 anos até cerca dos 36-40 anos)
Personagens simbolizadas: O pai, o chefe, o patrão, o professor, o superior hierárquico; o pai, o irmão mais velho, o tio; o marido, os homens mais velhos. O rei, o presidente, o príncipe, o nobre, o oficial superior, o líder político, o administrador.
Funções fundamentais: O ego, a identidade pessoal, a individualidade, a consciência, a autoimagem, a autonomia e a diferenciação psicológica, a realização e a criatividade pessoal, a autoestima, a auto-afirmação, a vontade pessoal, o brilho e o poder pessoal.
Valores positivos: Vitalidade, energia e voluntariedade, auto-afirmação, autoconfiança, criatividade, ambição, independência, autoridade interior, integridade, senso de identidade e valor pessoal.
Comportamentos negativos: Sobrevalorização da importância pessoal, complexo de superioridade, orgulho e vaidade, despotismo e arrogância, egoísmo, narcisismo, exibicionismo, necessidade excessiva de reconhecimento e de atenção, fanfarronice. Mas também timidez, falta de ambição, desorientação, desvitalização, humilhação, derrota, auto-anulação, desistência, submissão, recusa de papéis de comando.
Outras representações e especificidades do Sol
• O Sol representa o caminho do Herói (e da Heroína): de quem se diferencia dos valores colectivos e procura dirigir a própria existência, decidindo, por si mesmo, qual o caminho a tomar e procurando expressar a sua própria criatividade.
• O Sol, como centro da consciência individual, surge como o representante de um Eu consciente e individual que se destaca do ambiente lunar (maternal, familiar) e saturnino (paternal, social), organizando-se para além do caos informe do inconsciente (o dragão, as águas profundas do inconsciente).
• Simboliza a centelha individual que mergulha na vida à procura de uma experimentação especializada e muito particular; motivado para dar um novo significado aos valores culturais e colaborar, com a sua criatividade pessoal, para o desenvolvimento humano e colectivo.
• O Sol, enquanto, referência central no horóscopo indica a decisão centralizadora e a capacidade de dirigir e organizar o resto do horóscopo. É o sentido interno e central de poder, sobre o qual tudo se substancia.
• Psicologicamente, o Sol representa o conjunto dos mecanismos de defesa, que foram estruturados ao longo do processo educativo e do desenvolvimento psicológico, e que determinam a reacção criativa individual ao ambiente e às suas pressões e acontecimentos.
• Esse conjunto de mecanismos, ao se estruturarem como um projecto e uma identidade pessoais, dão um sentido único a cada pessoa, cuja história (e as suas reacções) é diferente de todas as outras.
Sem comentários:
Enviar um comentário
«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa