12 de dezembro de 2013

Planeta Oriental no mapa natal. Que é?


Veja bem a ilustração que anexo para perceber no mapa onde está o planeta oriental.

Há dois conceitos dominantes sobre como encontrarmos o planeta oriental no nosso mapa natal.

1) Os astrólogos mais tradicionais dizem-nos que já Ptolomeu (no seu 'Tetrabiblos') afirmava que o planeta oriental no nosso mapa natal é o primeiro que ou nascia ou se punha 'antes' do Sol. Por outras palavras, o planeta que se encontrar em longitude celeste, (na ordem zodiacal) inferior ao Sol será oriental.

2) Na visão de astrólogos mais modernos, a ideia é que o primeiro planeta que encontrarmos num mapa natal, após o ascendente, é o planeta oriental, a que se atribui grande importância na vida da pessoa.

Há quem pense assim: «A grosso modo, um planeta está oriental se ele estiver atrás do Sol (em graus zodiacais) e suficientemente distante para não ser queimado pelo luminar.» - por Rodolfo Veronese

A interpretação - a qualidade de um planeta oriental:

Segundo Celisa Beranger: «Se o Planeta Oriental no mapa natal corresponde ao último planeta tocado pelo Sol, logo é como se este carregasse consigo algo daquela marca. Assim, é um indicador importantíssimo das questões que estão em primeiro plano para a pessoa, a sua auto-expressão, a suas motivações. É inegável que quanto mais próximo do Sol se encontrar o planeta oriental mais premente será sua expressão no conjunto da personalidade e claro, ainda mais se estiver numa orbe de conjunção com o Sol.»

Segundo Elói Dumón, que chama o Planeta Oriental de 'Planeta Explorador' diz-nos: «Tem um especial significado na interpretação astrológica porque modifica e qualifica o potencial criativo do Sol, e os assuntos regidos pelo planeta representam experiências importantes que tomam a frente da vida e que devem ser tratados de forma eficaz para que então o indivíduo possa expressar-se livremente, tomar decisões ou usar a força potencial de seu Sol.»

Noel Tyl, no que corresponde à Astrologia Vocacional afirma que «o planeta oriental é fundamental porque nos fornece informações a respeito das habilidades e talentos mais espontâneos do indivíduo. Excepto no caso de Mercúrio ou Vénus que pela sua proximidade com o Sol têm a maior probabilidade de estarem nessa condição.»

Rodolfo Veronese: «Algumas palavras-chave pipocam a minha mente quando penso nesse conceito: prontidão, agilidade, força, eficácia, juventude.» 

UPDATE EM 13-12-2013

Caros leitores e, sobretudo, estudantes de astrologia.

Li todos os comentários e mensagens privadas que recebi sobre on tema PLANETA ORIENTAL. Por perceber alguma desorientação e como não conheço os vossos mapas natais, fui reler o meu próprio texto para ter chegado a estas conclusões:

1) Que aquilo que escrevi é para alunos muito, mas muito avançados de astrologia. Lamento ter-me equivocado no «target» dos leitores potenciais.

2) Esses leitores potenciais sabem astrologia com alguma moderação e, portanto, facilmente têm dificuldade em saber «pequenos nadas» de astrologia avançada, ficando empanados nos seus conceitos e respostas.

3) É minha convicção pessoal que, devido à velocidade atroz das redes sociais, muitas e muitas pessoas, nem lêm tudo com atenção, nem escutam ou olham [caso de som ou áudio] com atenção o que está à frente. Esta minha afirmação deve-se a ter quase 2.000 textos escritos por mim quer no meu blogue «Cova do Urso», quer no meu site «Escola de Astrologia Nova-Lis» e ler todos os comentários que deixam, sobretudo aqui no Facebook. Eu próprio, muitas vezes cometo os mesmos erros.

Tudo isto para dar estas DICAS sobre o texto dos 'planetas orientais':

1ª DICA - No texto diz-se assim: «o planeta oriental no nosso mapa natal é o primeiro que nascia 'antes' do Sol. Por outras palavras, o planeta que se encontrar em longitude celeste, [leia-se 'Ascendente'] (na ordem zodiacal) inferior ao Sol será oriental. No mapa natal, onde é que o Sol nasce no dia e local do nossos nascimento? É SEMPRE NO ASCENDENTE. Independentemente do local [Signo + Casa] onde o Sol natal se encontre.

2ª DICA - Portanto, com excepção de Mercúrio e Vénus, o planeta oriental é sempre o primeiro que está entre as Casas 12 e 10, como a ilustração mostra. É o 1º planeta a receber os raios do Sol.

3ª DICA - Os astrólogos modernos o que fizeram foi 'descomplicar' a narrativa e afirmam que o o primeiro planeta que encontrarmos num mapa natal, após o ascendente, é o planeta oriental, a que se atribui grande importância na vida da pessoa. Excepto Mercúrio e Vénus, que devido à sua proximidade com o Sol podem estar ou não combustos.

Muito agradecido. Passem bem.




.

7 comentários:

  1. Que interessante.
    Planeta mesmo deve ser a Lua na casa 9...apesar do Nodo Norte estar no meio na casa 11...
    Hummm... muito bom!!!
    Beijo meu querido António
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  2. Oi, António!!
    A grande certeza que tenho é que tudo o que faz, o faz com muito amor!! :)
    Boas festas e um feliz 2014!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
  3. Então planeta oriental e ascendente é a mesma coisa !

    ResponderEliminar
  4. Olá António, li o seu artigo como sempre bem elaborado e na minha opinião fez muito bem em chamar a atenção desta "confusão" que muitas pessoas fazem sobre o planeta oriental num Mapa natal.

    Para mim dou muita importãncia aos Planetas pessoais e sociais especialmente os Planetas que se encontram mais perto da linha de terra e os Aspectos que fazem com os outros Planetas.

    Os Asteróides completam o cenário da missão das pessoas aqui na terra, o sacrificio que fazem para levar a bom termo a sua missão e as pessoas envolvidas nesse processo (Vesta) A proteção que têm para conduzirem essa missão condicionada pelos caminhos Kármicos(Palas), a análise e o pensamento critico a isso Condicionado (Ceres). O compromisso sagrado do "Relacionamento" com a nossa missão e o encontro, que pode ser pelo caminho do casamento ou de alguma organização social, onde a pessoa transceda as suas raízes e faça alguma coisa á escala Planetária, onde tenho alguns Mapas onde a renovação de esquemas sociais obsoletos são o ponto forte e de motivação para a pessoa. Esses Mapas têm Juno muito favorecido por trignos a Saturno e Capricónio.

    Existem inumeros exemplos, pela minha experiência e também muita confusão á volta do chamado Planeta Oriental onde muitas pessoas nem sabem muito bem o que vêm fazer á consulta, onde só tira proveito de uma consulta se já vier motivada para perceber o que vêm fazer nesta reencarnação.

    Normalmente vem motivada apenas para alimentar e continuar a viver os laços Kármicos, (Aspectos tensos entre planetas) em trãnsitos, que representam as pessoas que encontramos no caminho, são as chamadas previsões Astrlógicas, que o Astrologo faz, e muito bem para orientar as pessoas na sua decisão, eu pessoalmente já o tenho feito, mas acrescentando o máximo da informação que referi anteriormente

    Cada Astrólogo tem a sua própia consciência astrologica e faz certamente o melhor, para orientar os seus clientes.

    Abraço grande



    ResponderEliminar
  5. Obrigado por este artigo, que acrescenta + em que já sabemos. Eu segui-lo por alguns meses, e eu agradeço a sua conselhos que ajudam jovens blogueiros hoje para melhor aprimorar seus negócios.

    ResponderEliminar
  6. E se o planeta oriental for um geracional? Devo considerá-lo ou não?

    ResponderEliminar
  7. Felicitaciones, sigan con el buen trabajo. Volveré y anunciaré su sitio.
    tirage carte gratuit

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa