23 de setembro de 2013

Vulnerabilidades físicas e anatómicas e saúde dos signos


CARNEIRO: Em termos de saúde, as partes vulneráveis das pessoas de Carneiro são a cabeça, a cara e o cérebro, sendo igualmente susceptíveis a ferimentos e a doenças nestas zonas. Outras áreas mais sensíveis são o estômago e os rins. Problemas gastrointestinais, inflamações do apêndice, parasitoses, flatulências, transtornos internos de origem inflamatória. Tendência para acidentes nos olhos, mãos e pés. De uma maneira geral, as pessoas de Carneiro gozam de uma boa saúde, graças à força vital que lhes foi concedida por Carneiro e por Marte. Anatomia: Cabeça, rosto, cérebro, dentes superiores.

TOURO: Têm uma constituição robusta. A fraqueza reside na zona do pescoço e da garganta. Têm tendência a sofrer de excessos gastronómicos, mas reanimam-se com música de qualidade. Pedra, disfunções renais, ciática; os cálculos e a diabetes também são enfermidades inerentes ao signo; a irritação da garganta e a amigdalite são frequentes. Anatomia: Garganta, pescoço, orelhas, cordas vocais, língua, boca, amígdalas, dentes inferiores.

GÉMEOS: Na saúde, as zonas vulneráveis são os ombros, os braços, as mãos e os pulmões; é nestas zonas que podem sofrer acidentes ou ferimentos. No entanto, o sistema nervoso é a zona mais nevrálgica, é o calcanhares de Aquiles em termos de saúde. Normalmente, são pessoas nervosas, que, devido à forma como o sistema nervoso funciona, não são abençoadas com uma serenidade mental nem física. Devem tentar manter-se calmas e evitar preocupações o mais possível, caso contrário, sucumbirão de exaustão nervosa, tensão mental, irritabilidade, entre outras. Transtornos sexuais e inflamações dos órgãos reprodutores. Nalguns casos tendência para golpes no osso nasal e hemorróidas; espasmos urinários, fístulas, intoxicações. Doenças nervosas e pulmonares. Anatomia: Pulmões, clavícula, mãos, braços, ombros, sistema nervoso.

CARANGUEJO:  As pessoas de Caranguejo são caracterizados pelas emoções ternas e sentimentais associadas à figura maternal, em oposição à retenção e ao autocontrole do Capricórnio, signo oposto ao do Caranguejo no Zodíaco, que é dominado pela figura paternal de Saturno. Quando está doente, cura-se energicamente e gosta que o médico lhe explique tudo o que diz respeito à sua doença. Munido destas informações, exige um tratamento de choque para acabar com ela o mais depressa possível. Doenças reumáticas, gota e ciática. É provável que exista propensão para a obesidade. Afecções do peito e do estômago. Grandes riscos de sofrer quedas ou feridas. Anatomia: Peito, estômago, lóbulos superiores do fígado.

LEÕES: Do ponto de vista da saúde, são capazes de utilizar a energia do Sol para proveito próprio. O ponto fraco no que concerne a saúde encontra-se no coração e na espinha. O excesso de esforço pode conduzir à exaustão. Grande parte das queixas concentram-se no coração, na espinha e nos olhos. Resistem ferozmente a ficarem de cama. Caso contrário, gozam de uma saúde de ferro. No Zodíaco, o Leão está situado no lado oposto ao Aquário, o epítome do pensamento livre e totalmente liberto do ego e de estruturas. Transtornos emocionais e depressões acentuadas. Inflamações nas articulações e doenças nos ossos, especialmente nos joelhos. Doenças do coração; enfermidades crónicas dos ossos e do sangue. Anatomia: Coração, flancos, parte superior das costas.

VIRGEM: A saúde é basicamente boa, porém os pontos fracos manifestam-se numa variedade de indisposições do sistema digestivo. Têm tendência para serem hipocondríacos e estão constantemente a tratarem-se com remédios inventados. Cuidado para não se viciarem-se nas drogas ou no álcool, logo devem manter-se afastados destas substâncias o mais possível. Disfunções circulatórias, dores nas pernas. Predisposição para acidentes provocados por animais. Cólicas, dores e flatulências intestinais, disenteria, diarreia e afecções uterinas. Dispepsias e nalguns casos problemas no baço. Anatomia: Intestinos, fígado, pâncreas, vesícula, plexo inferior.

BALANÇA:  Um pouco de exercício e uma alimentação equilibrada, não demasiado salgada, permitirão que o nativo viva uma velhice tranquila. No campo da saúde, os pontos vulneráveis são os rins, a região lombar e a pele; é na pele que têm mais problemas. Têm tendência a tensões nervosas, como tal, deveriam evitar a ansiedade e a depressão. No Zodíaco, o signo de Balança, que busca harmonia, equilíbrio e companheirismo, está localizado no lado oposto a Carneiro, que é caracterizado pelo egocentrismo e por uma atracção pelas lutas e pelas batalhas. Alterações no quadro glandular linfático. Adiposidade. Pronunciados problemas nos pés devido a doenças do metatarso. Enfermidades do fígado, dos rins e das veias. Anatomia: Rins, apêndice, parte inferior das costas, glândulas supra-renais.

ESCORPIÃO: Estados febris e irregularidade visual. Dores de cabeça frequentes e deficiências dentais. Tendência para acidentes. Afecções inflamatórias e tóxicas do sistema genital; afecções da cabeça e do cérebro. Anatomia: Órgãos genitais, ânus, órgãos de reprodução, bexiga.

SAGITÁRIO: No que diz respeito à saúde, as zonas vulneráveis são os pulmões e os membros inferiores; as doenças típicas são a gota, o reumatismo, as contusões, a ciática, etc. Afecções da laringe, faringe, floras, afonia e transtornos auditivos; ciática e reumatismo, varizes e inchaço das pernas. Em geral a saúde é boa. Anatomia: Quadris, coxas, parte superior das pernas.

CAPRICÓRNIO: No domínio fisiológico, os pontos vulneráveis do Capricórnio são: os joelhos, as rótulas, os meniscos, as pernas, o esqueleto, a pele e os olhos. Com o tempo, terá tendência para desenvolver patologias ao nível do esqueleto e da pele que se traduzirão por reumatismos mais particularmente nos joelhos, psoríase, eczema, urticária, prurido e queda de cabelo precoce; é igualmente sujeito ao derramamento da sinóvia, à colite e aos problemas intestinais de todos os tipos. No seu interesse, deveria fazer exercícios de flexibilidade para reforçar a sua estrutura óssea e exercícios respiratórios para aumentar a sua capacidade torácica. Quando está doente, o nativo do Capricórnio cura-se energicamente e gosta que o médico lhe explique tudo o que diz respeito à sua doença. Munido destas informações, exige um tratamento de choque para acabar com ela o mais depressa possível. O ponto fraco em termos de saúde é o joelho, que é susceptível de ferimentos e doenças. Também sofrem dos dentes, ouvidos e da pele, bem como de prisão de ventre e de reumatismo, e deviam tentar evitar a ansiedade. Afecções produzidas pelo frio e obstruções, reumatismo, em especial nos joelhos, braços e mãos; afecções nervosas do estômago, cólicas e por vezes paralisia ou epilepsia. Anatomia: Joelhos e parte inferior das pernas.

AQUÁRIO: Quando fica doente, deve ser tranquilizado pelo médico; tem tendência para agravar o seu caso através de um estado mórbido. O melhor remédio para o Aquário é a actividade e a distracção; quando está ocupado, o Aquário está feliz e não tem tendência para pensar em coisas tristes. Na saúde, as pernas e os joelhos são as regiões físicas mais vulneráveis. São susceptíveis a problemas circulatórios e a choques eléctricos. Embora, exteriormente, aparentam ser calmos, a inquietação interior não se acalma com facilidade, e o sistema nervoso é muito sensível e delicado. O ponto fraco é a saúde mental, pois têm tendência para depressões, enxaquecas e doenças do foro neurológico. Ao cultivarem bons hábitos de higiene e de dieta alimentar, podem desenvolver uma imunidade a doenças físicas e mentais. Problemas no sangue, eczema, estados hepáticos, indigestão, neuralgia da cabeça e por vezes gota. Doenças do estômago. Anatomia: Tornozelos.

PEIXES: O ponto vulnerável na saúde reside nos pés e respectivos dedos, e podem sofrer de doenças relacionadas com o fígado. Deveriam controlar o gosto pela boa comida. Peixes, com as suas profundezas emocionais, ausência de racionalidade e desatenção aos pormenores, está localizado no lado oposto a Virgem, de pensamento rápido, ordem, precisão e uma abordagem exageradamente crítica aos pormenores. Afecções dos pés e dos tornozelos, cólicas intestinais, problemas do coração e dos olhos. Tendência para afecções renais e nas mulheres doenças dos ovários ou irregularidades do sistema genital. Anatomia: Pés.



1 comentário:

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa