Minha terra, Ilha de Moçambique, foto de Nuno Simão Gonçalves |
Os Equinócios e uma pequena histórica mitológica de Plutão adaptada a este dia de mudança de signo
Há milénios que Hades [Plutão] fez um pacto com o seu irmão Zeus [Júpiter] para o bem da humanidade. Depois de Zeus [Júpiter] ter aprovado o namoro da sua linda filha Perséfone [a deusa da feminilidade e da agricultura] com o tio Hades [Plutão], uma atitude precipitada pois não consultou a mãe de sua filha, a poderosa Demeter [ou Ceres, em Roma], filha de Cronos [Saturno] e Reia e irmã de Zeus [Júpiter]. Demeter é considerada a deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano.
Como esta se opôs a tal namoro, Hades [Plutão] impaciente, raptou a menina e levou-a para os seus reinos, o sub-mundo. Devido aos problemas criados por esse rapto foi então que Hades [Plutão] fez o tal pacto com Zeus [Júpiter].
Esse pacto significava uma grande prova de amor: Hades [Plutão] desistia da filha de Zeus [Júpiter], para que a sua amada Perséfone passasse com os pais durante seis meses por ano e assim evitaria a ira de sua mãe, Demeter. Este mito justifica o ciclo anual das colheitas. Obviamente o acordo ocorreu na Grécia antiga, no Hemisfério Norte, portanto. O acordo foi tão importante, que o mundo tem desfrutado de quatro estações.
Na Primavera e Verão, Perséfone estaria entre os deuses e os humanos e Hades desapareceria nas profundezas do sub-solo [e por isso, Plutão tem o seu movimento retrógrado nessas alturas do ano], mas quando se aproximasse do Outono e Inverno, nos equinócios, Hades [Plutão] faz o seu regresso triunfante ao mundo dos vivos, e em astrologia, fica em movimento directo. Este ano isso aconteceu no dia 21 Setembro 2013.
Gostaram desta mitologia misturada à minha maneira com astrologia? Oxalá, sim.
Equinócio de Outono no Hemisfério Norte e Equinócio de Primavera no Hemisfério Sul para os anos de 2013, 2014 e 2015:
- 2013 – Dia 22 de setembro às 20:44 horas.
- 2014 – Dia 23 de setembro às 02:29 horas.
- 2015 – Dia 23 de setembro às 08:20 horas.
Por definição, o equinócio de outono refere-se ao instante em que o sol, tal como o vemos a partir da Terra, cruza o plano do equador celeste, o que acontece em setembro no hemisfério sul e em março no hemisfério norte. Durante os equinócios, os dias e as noites têm a mesma duração, com aproximadamente 12 horas. Devido às variações dos anos trópicos, que podem não ter exatamente 365 dias, as datas dos equinócios variam de ano para ano, ao longo de períodos de 18 horas, podendo não encaixar no mesmo dia, visto o ano solar (trópico) ter 365 dias e mais algumas horas (365d 5h 48m 46s). No momento do equinócio, a luz solar incide de igual maneira sobre o hemisfério norte e sobre o hemisfério sul.
Nem é preciso explicar muito para se perceber que 1 hora depois começa o signo Balança/Libra. Isso deve-se a que os países regem-se pelos horários diferentes do do Sol, sobretudo no Verão. Nesta altura do ano ainda temos esses horários a funcionarem.
.
Aqui está uma boa idéia do futuro artigo, de fato, lemos um pouco tudo e às vezes é o oposto sobre o assunto!
ResponderEliminarvoyance avenir gratuit en ligne