18 de abril de 2013

Eclipse lunar de 25 Abril 2013



Um eclipse é, pela sua natureza, um momento em que a Luz não se faz sentir, nem notar. Dependendo da natureza dos eclipse esta ausência de Luz poderá ser mais ou menos intensa.

Em astrologia podem provocar efeitos muito fortes a níveis gerais, de grandes regiões do planeta. E esses efeitos podem durar vários meses. Estamos a iniciar a época dos eclipses. O primeiro deles é já no dia 25, e é lunar. Ver abaixo a lista dos eclipses para 2013.

O eclipse lunar do dia 25 Abril, vai ocorrer com a Lua em Escorpião, 5º46' e o Sol no mesmo grau, mas em Touro, como se pode ver no mapa que anexo.

Não sou muito atraído para escrever sobre eclipses, porque noto que toda a gente o faz. Desde aqueles textos perfeitamente sonhadores até pequenas coisas concisas.

O que me chama a atenção deste eclipse é que a Lua está «perigosamente» próxima de Saturno, numa conjunção com uma orbe de um pouco menos de 3 graus. O que para mim, é sintomático, pois irá mexer muito com os relacionamentos a todos os níveis: pessoais, institucionais e populacionais.

A Lua conjunta a Saturno, habitualmente, produz uma séria dificuldade em que se diga «Amo-te», «I love you», «Gosto e ti», etc. Não me obrigue a relembrar as implicações simbólicas que isto pode ter nos relacionamentos. E nos povos, que se oporão aos seus dirigentes, pois é uma forma de lhes dizer que não gostam deles. Mas também entre a classe política, que habitualmente é muito dada a oportunismos, irá sentir que deve «opor-se». Porque esta falta de Luz do eclipse a isso puxará.

Não pretendo ser extremista e quero deixar claro que as associações [namoros, casamentos, políticas, etc.] se estiverem bem estruturadas, terão reunidas as condições neste eclipse para que os seus relacionamentos (pessoais e outros) sejam bem sucedidos. Vai depender de como o Saturno natal estiver no mapa natal do cidadão ou do evento.

Na outra banda, a do Sol, temos uma conjunção com Touro em Marte. O mínimo que posso dizer é para pensarem antes de falarem. Apesar de ser um Marte contido [Touro] dependendo da Casa onde cair nos vossos mapas natais, deve ser encarado com cautelas.

Como qualquer Lua Cheia, este eclipse lunar é o tempo a completar-se, iniciado com a Lua Nova anterior. Se na Lua Nova anterior [a 1ª do ano astrológico] foram resolvidas muitas questões na relações, este eclipse virá dar um bom empurrão para que as coisas caminhem ainda melhor. Convém não esquecermos que muitas tormentas nas relações começaram com o eclipse solar de Novembro 2012. E fecha agora esse ciclo.

Estamos perante boas perspectivas de que os relacionamentos sosseguem, mas quero desde já advertir, por esta Lua e Saturno se encontrarem em Escorpião, irá requerer uma grande dose de saber contornar as emoções, assumindo-as, assim como a aprendizagem do perdão.

Para aqueles que se estão a iniciar agora em novos relacionamentos, convém lembrar que o Sol e Marte estão muito próximos, o que quer dizer que serão relacionamentos eminentemente físicos. Por isso pergunto: irão resistir ao tempo? E, sobretudo, quando se sabe que o «tempo» hoje se mede por dias ou semanas. Um relacionamento de meses já é uma grande alegria. E um relacionamento de anos... nem sei classificar.

Calendário dos eclipses em 2013

Lunar parcial - 25 Abril
Lunar penumbral - 25 Maio
Lunar penumbral - 18 Outubro

Solar anular - 10 Maio
Solar híbrido - 3 Novembro

Já escrevi demasiado.


11 comentários:

  1. Isto é giríssimo porque...

    o meu ascendente é a 13º Escorpião - e a minha Vénus Progredida imagine onde está? A 5º Escorpião. Não sei se hei-de rir ou chorar. Casa 12 - a casa do "sofrimento" (ou a da libertação).

    Não sei o que vai sair daqui - e não estou preocupada em termos românticos, mais em termos económicos e profissionais - mas logo se vê! Vénus eclipsada na casa 12 não me parece lá muito "bom" (mas isto é tudo relativo, né?).

    Logo se verá.

    *******

    ResponderEliminar
  2. Obrigada António pela partilha... Partilhei o post directamente do blog para o meu oceano no facebook... mas a fotografia que acompanhou o texto, é nada mais nada menos, do que a do Sócrates... Não acredito em coincidências mas sim em sincronias...e acho esta fantástica...
    Relativamente ao post, veio-me à mente uma série de considerações, que espero que sejam adequadas! Será que é pertinente relembrar que estarmos todos em termos de nodos lunares a ir de Touro (Sol) para Escorpião(Lua)? Não deixo de me pasmar como o Universo trabalha tão bem! E como o Saturno está próximo da Lua, poderá também nos transmitir e pedir uma maior responsabilização pelas nossas emoções, pela forma e capacidade de nos nutrir a nós próprios e ao outro e de tornar mais consciente o nosso lado mais instintivo e intuitivo, estando a Lua num signo que requer transformação e profundidade... Será que não é uma espécie de "campainha" para alertar que a transformação é necessária que a maior de todas, começa e acaba em nós? E Marte, o regente antigo de Escorpião, estar em Touro? O que realmente vale a pena lutar ou sacrificar?
    Nunca mais sairia daqui… mas estes são tempos de mudança… ironizando… são tempos de 2012…

    O António nunca escreve demasiado, pelo menos para mim

    Beijos

    Kali

    ResponderEliminar
  3. Eclipse é sempre um evento importante na minha modesta opinião.
    E sendo assim como diz António:
    "O que me chama a atenção deste eclipse é que a Lua está «perigosamente» próxima de Saturno, numa conjunção com uma orbe de um pouco menos de 3 graus. O que para mim, é sintomático, pois irá mexer muito com os relacionamentos a todos os níveis: pessoais, institucionais e populacionais."
    Vai balançar as estruturas!
    Adorei seu texto.
    Beijos meu querido António, co gratidão.
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  4. "Com gratidão"...digitei errado...perdão.
    Acredito que meu relacionamento com o teclado está por um fio!!! Depois do eclipse veremos!!!! kkkk

    ResponderEliminar
  5. Olá António! Obrigada pelo texto. Ainda nao vi os símbolos mas vou ver. Um eclipse num dia importante para Portugal.... Nesta conjuntura. Partilho daqui. Bj

    ResponderEliminar
  6. Já cá tenho a manifestação deste eclipse que fala muito da Vénus (progredida em escorpião) "eclipsada":
    - houve uma polémica que meteu tambémm o meu livro "Sr. Bentley, o Enraba-Passarinhos".

    Aqui:

    http://www.publico.pt/cultura/noticia/caixa-geral-de-depositos-cancela-oferta-de-livros-com-linguagem-erotica-1592255

    E agora, em vez de dar os livros aos clientes, vão Destruí-los.

    Portanto Vénus - conectada com expressão artística; eclipse lunar na casa 12 - sofrimento. Sofrimento devido a uma obra minha e à probabilidade de ser destruída (alguns exemplares, quantos nem sei) porque a CGD é muito susceptível e pelos vistos ainda acredita vivamente na censura.

    Só quis deixar aqui o meu testemunho quanto à manifestação deste eclipse - no meu caso específico.

    Espero que com todos vós as manifestações tenham sido (ou venham a ser) mais felizes e positivas.

    ResponderEliminar
  7. Oi António, te enviei uma MP via Facebook, se puder responder, agradeço.

    'Que as sombras definam a Luz como nunca!'

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Olá querido amigo!
    Pelo que me lebre, esta é a primeira vez que leio uma análise sua sobre um eclipse e gostei muito!!!
    Um eclipse envolvendo Marte e Saturno realmente é digno de nota! Indiquei seu artigo no meu post de hoje. ;)

    grato sempre, professor!!! :))))
    abraço

    ResponderEliminar
  9. Antonio, boa tarde!

    Um texto que eu gostei demais de ler e vou partilhar.

    Muito o brigado e um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Como sempre o texto pôs-me a pensar...Anda muita coisa a mudar no meu contexto...

    Mas vim aqui para dizer apenas isto: "Não escreve nunca demasiado!"
    Beijo redondo como a Lua!

    ResponderEliminar
  11. António é um privilégio acompanhar as tuas reflexões.
    Neste texto, pelo menos a partir da minha perspectiva, vc mostrou toda a interrelação entre os fatos que ocorreram na minha vida de novembro para cá. Como se diz aqui no Brasil, vc "matou a cobra e mostrou o pau!". Muito lúcido e didático.
    Grato

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa