Este é o meu habitual texto dos últimos dias do ano:
Os Antigos usavam a “Estrela dos Magos”, de sete pontas, onde são colocadas as duas luminárias - o Sol e a Lua -, e os cinco planetas que são visíveis a olho nu e que eram conhecidos na antiguidade – de Mercúrio a Saturno. Também conhecidos e chamados de 'Planetas Sagrados'.
Como poderão verificar na ilustração, a sequência em que os planetas são colocados não é clara, pois não segue a ordem lógica de afastamento dos planetas em relação ao Sol ou em relação à Terra, por exemplo. A sequência também não usa a velocidade orbital dos planetas. Os sábios antigos utilizavam as regências em sequência, os famosos ciclos da vida, contando o Ano Zero sempre como sendo o ano regido pelo Sol.
A minha amiga e astróloga Patrícia Azenha, autora dos blogues «Princesa Esquimó» e «Estudante de Astrologia» [este blogue no Facebook], especialista em astrologia tradicional e medieval, além de Conselheira da Direcção da Associação Portuguesa de Astrologia teve a amabilidade de nos dar a explicação da sequência dos planetas:
«A ordem é a Caldaica, em que começam pelo Sol no sentido dos planetas inferiores (Vénus, Mercúrio e Lua) e depois os planetas superiores (Saturno, Júpiter e Marte) e por fim de volta ao Sol, a sequência é sempre a mesma, só que em vez de se começar pelo mais conhecido Lua-Mercúrio-Vénus-Sol-Marte-Júpiter-Saturno ou o oposto, começa-se pelo Sol. Esta sequência tem a ver com a velocidade média aparente dos planetas/luminares.»
Devido à época em que estamos, há sempre muita curiosidade sobre as previsões para o ano seguinte. Uma das formas mais simpáticas para o fazer é através do 'regente do ano'.
Assim, como encontrar o planeta regente do ano?
Simplesmente dividindo o ano em questão, neste caso, o 2013, pelo número 7 (os planetas da antiguidade) e obtendo um número de “sobra” ou “resta”. Este número que sobra ou resta é correspondente ao planeta regente do ano, contado a partir do Sol, na “Estrela dos Magos”. Como para 2013 o número que sobra ou resta é o 4, e olhando para a ilustração ficamos a saber que Saturno é o planeta regente do ano. Estamos, portanto, no quinto ano deste ciclo de sete.
Um pequeno lamiré sobre Saturno
Saturno aprecia imenso consertar ou arranjar o que está estragado ou avariado.
***
[O que por aí vai de gente a escrever em blogues sobre
o ano de Saturno. Desde 'horrível', a 'terrível', passando por
'nojento' já li de tudo. A leviandade com que se manipula, se influência
e se distorce é deveras preocupante. A ignorância é muito atrevida.]
A excepção a isto tudo é um estudo brilhante do
amigo e colega Marcelo Dalla,
que pode ser lido aqui.
Recomendo a leitura dos meus seguintes artigos:
.
Bom dia minha alegria!!!
ResponderEliminarA ignorãncia é mesmo MUITO atrevida!!!
Bom, eu aprendi a gostar de Saturno com você meu querido António....e ontem eu estive na escola estudando sobre ele...
Fiquei tão feliz quando cliquei na Escola Nova-Lis e ela abriu...queria poder descrever o tamanho do meu sorriso!!!
Depois voltarei para reler com muita calma porque agora estou com um pé fora de casa já... mas eu volto!
Beijão...bom dia!!!
Astrid Annabelle
Querida Astrid,
ResponderEliminarO site da Escola já tinha caducado o prazo e era necessário pagar para continuar online. Sinceramente, na minha actual condição, eu não podia pagar a renovação e... deixei-o ir.
Agradeci muito... mas dentro de mim... deixei-o ir. Sem apego. Com pena, mas sem apego.
Ainda ficou off-line umas 3 semanas quando para minha enorme surpresa, alguém que não conheço tinha pago ao servidor para renovar a presença do site online.
Como eu disse várias vezes que o site tinha sido doado ao universo, este universo fez funcionar as coisas como lhe pareceu melhor.
Eu digo «como lhe pareceu melhor» porque foi-me vedada a possibilidade de entrar no back office do site. Passei, com a maior humildade possível, à condição de usuário comum, sem privilégios. Acho bom assim.
Agora é que é, definitivamente, um site para se estudar.
Beijos.
Gosto destas "coisas" ditas e feitas por quem sabe e não pelos curiosos que, como dizes, só espalham o pânico... A minha intuição diz-me que 2013 não vai ser tão mau como antevêem os cépticos!!
ResponderEliminarBom Natal para ti e um 2013 em GRANDE!
Beijo
Graça
um grande e fantástico 2013 para ti, Graça.
ResponderEliminar~
Um beijinho
Que maravilha! Abençoado Universo que cuidou de não deixar este site fora do ar!!! E abençoada pessoa/ empresa que pagou por isso!
ResponderEliminarEu agradeço muito pois uso demais a Escola!!!
E fico feliz por você querido António! Sua obra se eternizou!
Voltei conforme prometi mas apenas hoje..e nem sei se estarei online pois o sinal está mesmo muito fraco.
O fato de Saturno reger este ano de 2013 faz muito sentido. Sinto que é para ajudar todo o lado espiritual a aterrar e iluminar com maestria a vida na terra das sombras. E isso com o Amor Maior de um grande Pai...Saturno...
Gostei...
Beijão e até depois, ou até quando a net quiser...
*...eu vi o alto do blog... está tudo perfeito...
Astrid Annabelle
Querida Astrid
ResponderEliminarConsigo nem é preciso explicar:
«Sinto que é para ajudar todo o lado espiritual a aterrar e iluminar com maestria a vida na terra das sombras. E isso com o Amor Maior de um grande Pai...Saturno...»
É o Saturno na oitava superior.
Assim é.
Beijinhos
Olá, Antônio
ResponderEliminarPasso, com calma, bem antes da data, para desejar-lhe, com carinho fraterno, que vc tenha Boas Festas neste fim de ano!!!
"A felicidade é com a gota de orvalho numa pétala de flor, brilha tranquila, depois que leve oscila e cai como a lágrima de amor".
Que vc seja muito abençoado e feliz!!!
Abraços fraternos de paz
Gratíssimo pela indicação, querido amigo!!! Estou aqui às voltas com o artigo sobre 2013!!!!
ResponderEliminarGrande abraço