30 de outubro de 2012

Sandy, uma das tempestades mais intensas a atingir os Estados Unidos (enviemos energia e pensamentos positivos)



Palavras do jornal 'Público': «Sandy, uma das tempestades mais intensas a atingir os Estados Unidos, paralisou grande parte da costa atlântica americana durante a tarde e a noite de segunda-feira [39/30 Outubro 2012], provocando inundações históricas do Connecticut a New Jersey e deixando mais de cinco milhões de pessoas sem energia eléctrica em dez estados, incluindo toda a área de Manhattan abaixo da Rua 39. Pelo menos 13 pessoas morreram em resultado da tempestade, segundo a Associated Press, algumas delas atingidas pela queda de árvores. 

As áreas costeiras de New Jersey e a cidade de Nova Iorque foram particularmente fustigadas pelas chuvas e fortes rajadas de vento. Meio milhão de pessoas em áreas potencialmente em risco receberam ordens de retirada por parte das autoridades locais na segunda-feira, incluindo quase 400 mil residentes na cidade de Nova Iorque. O nível das águas em Battery Park, na ponta sul de Manhattan, de onde saem os barcos para a Estátua da Liberdade, registou uma altura de 4,2 metros, batendo recordes anteriores. As águas galgaram as barreiras protectoras no centro financeiro de Nova Iorque, deixando alguns carros a flutuar na corrente, segundo o The New York Times. 

Túneis do metro foram inundados por água salgada, o que pode vir a complicar a reabertura do sistema de transportes públicos mais populoso dos Estados Unidos, e que se encontra encerrado desde domingo à noite. Túneis rodoviários que ligam Manhattan a Queens e a Brooklyn também foram inundados, mas tinham sido fechados ao trânsito horas antes. 

Os fotógrafos registaram uma imagem rara de Nova Iorque ontem à noite: à excepção do Empire State Building, um ícone da cidade, e da torre mais alta do novo World Trade Center, todo o horizonte de Manhattan estava às escuras.»

Fotos de Nova Iorque, daqui.
Mais fotos de Atlantic City, New Jersey, Cape May: aqui, aqui, aqui

























..

Sem comentários:

Enviar um comentário

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa