7 de julho de 2012

Londres 2012 - Rodrigo Pessoa será o porta-bandeira do Brasil na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos


O campeão olímpico Rodrigo Pessoa será o porta-bandeira da delegação brasileira na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012, que acontece no dia 27 de julho. Medalha de ouro em Atenas 2004, Rodrigo disputará os Jogos Olímpicos pela sexta vez. O atleta de hipismo disputou sua primeira edição de Jogos Olímpicos aos 19 anos, em Barcelona, 1992. Ao todo, o ginete possui três medalhas olímpicas: ouro em Atenas, e bronze por equipe em Sidney 2000 e Atlanta 1996.

Além das três medalhas olímpicas, Rodrigo Pessoa tem entre seus principais títulos a prata (equipe) nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, ouro (equipe) e prata (individual) nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, ouro (equipe) nos Jogos Pan-americanos Mar del Plata 1995, três vezes 1º colocado da Copa do Mundo (00/99/98) e 1º colocado do Mundial de Roma (98). Em Pequim 2008 ficou na quinta colocação. “Este é um momento muito especial na minha carreira. Recebi a notícia com muita emoção. Foi uma surpresa bastante agradável. Disputar os Jogos Olímpicos é o sonho de qualquer atleta e estar à frente da delegação na Cerimônia de Abertura é um momento de muita honra. Depois de três medalhas olímpicas e chegando à minha sexta participação em Jogos, carregar a bandeira do país coroa a minha história olímpica. Espero ter um bom desempenho em Londres e representar muito bem o país nos Jogos Olímpicos”, explicou Rodrigo, que neste momento está em Aachen, Alemanha, competindo no último Grand Prix antes da convocação oficial da equipe de saltos, marcada para a próxima segunda-feira, dia 6.

Nascido em Paris, Rodrigo é filho de Nelson Pessoa, considerado um dos melhores cavaleiros de todos os tempos. Venceu sua primeira competição aos 12 anos, na Inglaterra. Em 2005, Rodrigo viveu uma emoção especial ao receber das mãos dos presidentes do Comitê Olímpico Internacional (COI), o belga Jacques Rogge, e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, a medalha de ouro olímpica no Forte Copacabana, no Rio de Janeiro, após a desqualificação do resultado obtido pelo conjunto irlandês.

“Rodrigo Pessoa é um atleta que representa muito bem os Valores Olímpicos. Sua carreira repleta de glórias é uma inspiração para todos os atletas brasileiros. O exemplo de Rodrigo vem de família. Quando um atleta chega aos Jogos Olímpicos pela sexta vez atinge um patamar único. A primeira medalha de ouro da história do hipismo é um feito inesquecível, ainda mais por ter sido entregue no Rio de Janeiro, em um cenário deslumbrante. O Brasil estará muito bem representado na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro.

.