9 de julho de 2012

A história de uma fabulosa mansão em declínio no mercado imobiliário


Tony Ryan, fundador e ex-presidente da Ryanair, empresa irlandesa de avição, comprou a mansão «Lyons Demesne» [na Irlanda, a 45 minutos de Dublin] há 16 anos, por £3.5 milhões. Já na altura, foi considerada a casa mais cara do mercado imobiliário britânico. O seu propietário dedicou 2 anos a reconstruir e melhorar a propriedade e os jardins à volta, tendo gasto cerca de £80 milhões nessa recuperação, tendo envolvido mais de 100 técnicos especialistas: construtores, arquitectos, engenheiros, jardineiros, compensado com o prestigiado prémio «Europa Nostrum» em 2001.


Entretanto, em 2007, Tony Ryan faleceu e a sua enorme herança passou para os seus filhos Declan e Cathal. Cathal morreu 3 meses depois do seu pai ter falecido e a sua metade da herança foi dividida pelos seus 4 filhos.


O rico conteúdo da mansão foi sendo vendido, ao ponto de quase nada ter ficado nos dias de hoje. A mansão possui uma piscina, um heliporto, frescos de Gaspare Gabrielli, uma sala privada de cinema, ginásioe um pub irlandês. A mansão possui 7 suites principais e uma zona de convidados com 4 quartos de dormir. Obviamente, todo o staff fica instalado bna ala norte da mansão, num total de 17 quartos com casas de banho.

A mansão original foi cobnstruída em 1785 pelo Barão de Cloncurry.



Em 2009 a mansão já tinha sido colocada à venda por £63.5 milhões, sem nenhum comprador interessado. Devido à crise internacional no imobiliário, a mansão foi posta agora novamente à venda por um terço do valor anterior: £25 milhões. Irá aparecer algum excêntrico comprador.Nem mesmo os bilionários querem estas mansões.

Tony Ryan

.