30 de janeiro de 2012

Os 'assuntos' da poderosa Academia de Cinema nos OSCAR 2012


Leonardo DiCaprio no papel de J.H. Edgar, no filme «J. Edgar», filme de Clint Eastwood.
Foi nomeado nos Globos de Ouro. Para os Oscar 2012, nem nomeado ficou.


A Academia não deu espaço aos novos galãs, tendo preferido o pessoal mais
crescido. O alemão Michael Fassbender é um exemplo, com a sua impressionante
actuação em «Shame».


Ryan Gosling, o galã do momento, também foi ignorado pela Academia. Isto de 2011 ter sido um ano significativo para ele, pois apareceu em 3 filmes com sucesso e prémios. Nos Globos de Ouro, o actor teve dupla nomeação: na categoria de melhor actor de comédia/musical, com o filme «Amor a toda a prova»; na categoria de melhor actor dramático, com o filme «Tudo pelo poder». Sem nos esquecermos que também em 2011 protagonizou o filme «Drive», de  Nicolas Winding Refn, que ganhou o prémio de 'Direcção / Realização' no Festival de Cannes, em Maio 2011.


O filme de animação «As Aventuras de Timtim», de Steven Spielberg, foi posto de lado pela Academia, tendo recebido apenas a nomeação para a melhor trilha sonora original, de John Williams. O filme conta com uma interpretação respeitável deste grupo:  Jamie Bell, Simon Pegg, Andy Serkis, Nick Frost, Mackenzie Crook, Daniel Craig, Toby Jones, Gad Elmaleh.


Maryl Streep, premiada com dois Oscars, consolida o recorde de atriz mais nomeada com 17 indicações - são mais cinco do que Katharine Hepburn e Jack Nicholson, que estão empatados em segundo lugar. Mas apesar do sucesso nas nomeações, a atriz persegue um Oscar há cerca de trinta anos (ganhou os últimos com "Kramer contra Kramer", em 1979 e "A Escolha de Sofia", em 1982) e nunca conseguiu vencer o prémio nas últimas 12 vezes posteriores em que foi nomeada. Maryl Streep é candidata ao Oscar deste ano com o filme  ‘A Dama de Ferro’, tendo sido premiada com o Globo de Ouro 2012 para melhor atriz dramática como Margaret Thatcher, a antiga 1ª ministra britânica. Não será surpresa para ninguém se não conquistar o Oscar deste ano, devido a já ter sido premiada nos Globos de Ouro e todos sabemos que estas duas organizações já têm caminhos independentes.  Os Globos de Ouro que há muito deixaram de ser os indicadores para os Oscar. 


Outro caso interessante pode ser aplicado ao veterano Christopher Plummer, que ganhou o Globo de Ouro de melhor ator secundário pelo seu papel de um pai idoso que assume a sua homossexualidade na comédia romântica "The Begginers - Assim é o Amor" e que está nomeado para os Oscar na mesma categoria. Christopher Plummer, basicamente um grande ator de teatro, passou parte da sua carreira de 60 anos sem ter o reconhecimento da Academia de Hollywood. Algo que mudou quando foi nomeado ator secundário, há dois anos, pelo desempenho de Leo Tolstoy em "A Última Estação". Se vencer, Plummer irá tornar-se, aos 82 anos, no ator mais velho a ganhar o Oscar.
.

1 comentário:

  1. Pois é..eu sigo lendo, ouvindo e aprendendo António.
    Beijo grande para ti e suspiros para os galãs!!!rsssssss
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa