13 de julho de 2011

Conhece o Satyaprem?



As pessoas chamam-no de «guru», pelas razões de insegurança que se conhecem, mas eu vejo-o como um «Instrutor», ao nível de um André Louro de Almeida ou de Trigueirinho. Ainda por cima, é gente bacana, como dzem os amigos brasileiros. 

Conheça-o e escute-o.

Seu site (arrange tempo para ver, ler e ouvir tudo)

Seu blogue

Seu Facebook

Seus vídeos

Pequenos textos tirados do seu site:

«No vazio de liderança, discípulos de ontem tornaram-se gurus, com idéias e estilos próprios – e nessa constelação Satyaprem é uma estrela de brilho inquietante. "O iluminado não recorre a ensinamentos do passado. Aliás, não há nada a ser ensinado, mas apenas o compartilhar de algo vivo, não aprendido", afirma. "O buda é quando a mente pára de tentar provar que você não é o buda. Ela reconhece o revelado e se aquieta".»

«O trabalho de Satyaprem é solitário. Depois de, segundo ele próprio, viver em comunas de Osho nos Estados Unidos, Índia, Holanda e Alemanha e de fundar um centro de meditação na Noruega, desde 1994 Satyaprem tem se dedicado a realizar retiros e satsangs nos estados do sul e do nordeste (em 2002 pretende entrar em São Paulo), sempre à margem do movimento organizado dos seguidores de Rajneesh. Militante anarquista na juventude, o guru detesta estruturas e normas e se recusa a informar o próprio nome civil, por não reconhecer nesse detalhe qualquer importância. Sobre sua vida familiar, uma única concessão: diz que é filho de comerciantes. "Como disse Cristo, quem eu sou não tem mãe nem pai", justifica.»

«Pergunta - Em seus textos você fala em "parar a caminhada". Como é isto e como foi a tua experiência pessoal. Quem encontrastes?

Satyaprem - A mente, o ego, quer algo. Esse algo, em geral é uma idéia, uma fantasia, algo imaginado. Caminhamos em direção a algo que imaginamos. Se pararmos de imaginar, paramos de caminhar em direção ao imaginado, ficamos com o real, evidente aqui e agora. Encontrando aquilo que não está no tempo... a natureza essencial, a paz, a verdade, a liberdade...»

Watch live streaming video from liveleela at livestream.com


.

8 comentários:

  1. Bom dia António querido!
    Quem sabe sabe! Ele foi uma grata surpresa....encontrei-o semana passada e o convidei para sermos amigos no FB. Estou viajando por todos os seus ensinamentos.....
    Excelente sugestão!
    Beijos
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Astrid,

    Na nossa língua comum, só encontrei 3 «Instrutores»: Trigueirinho, André e o Satyaprem.

    Ainda o chamam de «guru», mas ele não liga nada a isso. É a nova geração a instruir.

    Nas previsões para 2012 (que terminei esta manhã) menciono estes 3 nomes.

    Beijos

    António

    ResponderEliminar
  3. "Mim" sabe nada!!
    Estou seguindo o script errado.
    Agora que estou perdida, sem resposta objetivas, ainda vou ter que resgatar o meu ser!! Ai... ai... Complicou minha vida!!

    António, sem brincadeiras agora. Tenho vindo aqui e não encontrado o link para o sistema de comentários. Só acontece no seu blogue. Hoje por acaso, ele apareceu para mim!

    Beijus,

    ResponderEliminar
  4. Viva António Rosa,

    Muito obrigada pela partilha que adivinho preciosa..

    Vou explorar.

    Um abraço daqueles... ;))

    Filomena

    ResponderEliminar
  5. Meu nome é Tatiana Dias e trabalho para uma empresa de Comunicação e Marketing, na Espanha. Gostaria de saber se te interessa colaborar com uma campanha de publicidade de um site de classificados gratis no Brasil. Pagamos 30 euros por PayPal pelo trabalho.
    Se está interessada na proposta, não deixe de entrar em contato comigo em este mesmo e-mail: tatiana.segala@gmail.com
    Atenciosamente,
    Tatiana A Dias

    ResponderEliminar
  6. se você diz que ele é bacana então é
    e bonitão, viu?

    beijos meu amigo (um tanto sumido) que adoro muito

    ResponderEliminar
  7. Que charlatão que toma cerveja e come carne!!!!!! e só tá afim de sugar dinheiro da galera

    ResponderEliminar
  8. Uma farsa q se utiliza de técnicas toscas de lavagem cerebral para induzir as pessoas a pensar exatamente como ele em suas apresentações! Mas é um gênio, pois caem de amores por ele... De tirar o chapéu!

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa