23 de novembro de 2010

Letrinhas incómodas nos comentários do Blogger


Letrinhas torcidas, incómodas e desnecessárias, para a plataforma Blogger, que desde há algum tempo, possui uma eficaz filtragem para apanhar comentários Spam (ver aqui), fazendo com que estas letrinhas sejam coisa do passado, apesar de ainda usadas por milhares de blogues. Nunca usei nem as letrinhas, nem a moderação.

Confirme no Blogger a filtragem de Spam:

Entre no seu «Painel», e em «Comentários». Aí, vai encontrar 3 botões a azul que dizem: «SPAM», «ELIMINAR» e «REMOVER CONTEÚDO». Entre em «SPAM» e vai encontrar os comentários que o Blogger apanhou no seu blogue como sendo robotizados ou indevidos. Apague-os.

É um grande passo em frente para os bloguistas. Usemos esse avanço. Desactivemos a (dis)funcionalidade. das letrinhas. Sejamos modernos e facilitemos a vida dos nossos leitores.

Periodicamente, apago os Spam no 'Cova do Urso', mas deixo todos os outros, pois gosto de ter comentários no blogue, incluindo os das pessoas que discordam de mim. Isso é vida. Portanto, aquelas letrinhas torcidas e irritantes nos comentários tornaram-se obsoletas e incómodas para os leitores. Usem o bom senso e desactivem-nas do vosso blogue. Não percam comentários que dão vida aos vossos blogues.

Não têm conta, as vezes que desisti de deixar comentários por causa dessas letrinhas todas torcidas e, como vejo mal, mesmo com óculos, engano-me. Quando encontro essas barreiras, desisto de deixar o comentário e sigo em frente.

Como desactivar a obrigatoriedade de se escrever as letrinhas no seu blogue?

1 - Entra em «Painel».
2 - Clica em «Definições».
3 - Escolhe o sub-menú «Comentários».
4 - Desfila cuidadosamente com o rato até encontrar isto: «Mostrar verificação de palavras para comentários?» - Escolha «Não».
5 - Desça a té ao fim da página e clique no botão laranja que diz «Guardar Definições».

É nesta mesma página que pode alterar a «Moderação de comentários», para «Nunca», se assim o entender. Mas isto da moderação, faz parte do livre-arbítrio de cada um.

Aviso: As instruções técnicas deixadas aqui foram recolhidas no meu blogue que está em Português, de Portugal. Parece-me que os blogues brasileiros, podem ter indicações similares, mas não exactamente iguais às que indico acima. Verifiquem cuidadosamente.

.

41 comentários:

  1. Antônio! p-e-r-f-e-i-t-o... O Saulo Taveira no PARTITURA já deu este toque. Incrivel como as pessoas não se tocam que as letrinhas acabam afastando os visitantes. As vezes, quero fazer mais de um comentário e acabo deixando pra lá.

    Adorei este toque!!!!!!

    Um abraço!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Meu amigo António, eu já alertei amigos, fiz postagem orientando, hoje confesso: abandono os blogues que dificultam meu acesso.
    Tento facilitar ao máximo a comunicação, a troca, o acesso. Infelizmente nem todos estão preocupados, esquecem ou não querem perceber que atrapalham os próprios leitores, lamentável!
    Vamos continuar lutando contra as letrinhas, algumas (praticamente todas) musiquinhas são inconvenientes, muita informação nas páginas atrapalham, afinal nem todos usam banda larga... enfim, alguns procedimentos que podem ser facilmente alterados para facilitar o caminho do leitor.

    Beijo grande, meu querido amigo.
    Ótima semana pra ti.

    ResponderEliminar
  3. Eu odeio essas letrinhas e pior que tem gente que nem sabe que o blogue dela tem isso!
    Pense na desatenção!


    Hahahahahaha

    Abração

    ResponderEliminar
  4. Bela iniciativa meu amigo.
    É uma pena Antônio, que mesmo com essa campanha, muita gente não sabe que ainda tem isso em seus comentários.
    No meu não tem né? Pelo menos eu tirei há muito tempo. rsrs

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  5. e com nove letrinha apenas se escreve a palavra ALTRUISMO. que é essa arte de fazer bem ao próximo :))

    beijo.

    ResponderEliminar
  6. BOM DIA!!

    Pelos vistos, não houve ressaca da festa de ontem, para estar aqui tão fresco, logo pela manhã!! (lol)

    O António sabe como sou uma fraca praticante da net. Mas tenho vindo a melhorar.. pensava eu, antes de ver este seu post.

    Acontece que eu não recebia info via e-mail dos comentários deixados no meu blog terrAmena. Então, após várias tentativas, acabei por crer que a formaa mais garantida seria através da moderação, que é coisa que vai contra o meu princípio fazer...

    Então ontem ao responder ao seu amavel comentário, é que percebi que, ao introduzir a moderação, introduzi as tais letrinhas retorcidas que fala o seu texto..

    Vou ter de tirar uns bons momentos para seguir as suas instruções e fazer experiencias, novamente..

    Obrigada pela dica, e um beijinho <3

    Filomena

    ResponderEliminar
  7. Apoiado!

    Essas letras chatas só servem para nos fazer perder tempo.

    Acho que muitas pessoas nem sabem que têm a verificação de palavras no blogue.

    Foi uma boa chamada de atenção.

    Este é daqueles posts que vale a pena, daqui a uns meses, republicar, para os novos blogues que entretanto surgirem.

    ResponderEliminar
  8. Antonio, é realmente irritante ter que escrever as letrinhas...quando começa a dar erro eu simplesmente desisto do comentário.
    Namasté

    ResponderEliminar
  9. Bom dia António!
    Penso como você.
    Eu modero pois recebo muitos comentários inviáveis...agora as letrinha são coisas do passado.
    Beijos para um dia excelente!
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  10. Bom dia :)

    No inicio tb usei as tais letrinhas no Aprendiz de Feiticeiro, até descobrir que não estavam lá a fazer nada e as mandei dar uma volta...
    Por isso estava eu toda satisfeita a ler as palavras do António, quando me lembrei que tenho um 2º blog e que me esqueci de verificar esse pormenor!

    Saí daqui a correr para ir ver e não é que lá estavam elas?!
    Mas agora a "Baiuca da aprendiza ...que virou maga" tb está livre dessas indesejáveis!!

    Obrigada por este "toque", porque se não ainda o meu "consultório virtual" iria continuar com elas por mais uns tempos...

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Paulo,

    Lembro-me do post do Saulo e também, um mais antigo do Marcelo Dalla, mas são poucos os que fazem caso do assunto. Nem ligam.

    Grato.

    António

    ResponderEliminar
  12. Saulo,

    Lembro-me desse post e também fico descontente com quem não facilita a vida dos seus leitores. Como é fácil criar um blogue, muitas pessoas pensam que vão ter logo muitos leitores e não pensam em nada.

    Ficam à espera de nada...

    Também tenho dificuldade em entender as moderações e em que é que isso valoriza o blogue. Aceito-as porque está na minha maneira de ser aceitar as ideias de cada um, mas não as entendo.

    Você tem andado ausente, mas vou ler teu post, que é uma entrevista.

    Abraço.

    António

    ResponderEliminar
  13. Serginho

    Pois nem sabem. É falta de atenção aos seus próprios assuntos. Têm blogue por ter e não como meio de expressão.

    Já viu a barra lateral a anunciar as próximas 3 entrevistas? A sua está lá.

    Abraço

    António

    ResponderEliminar
  14. Alexandre

    Essas letrinhas são um inferno. Não ajudam ninguém e muito menos o próprio bloguista. Também tenho alguma dificuldade em entender a moderação. Que 'surpresas', Alex? De algum comentário menos simpático? Nem imagina os muitos comentários pouco simpáticos que tenho aqui no Cova do Urso. Nem lhes respondo, mas também nãos os apago. C'est la vie!

    Abraço

    António

    ResponderEliminar
  15. Nilce,

    Muito agradecido por apoiar este pedido para retirarem as letrinhas. Já é arcaico. Mas como muitos disseram mais acima, há bloguistas que nem sabem que têm isso activado.

    No seu não tem.

    Beijos

    António

    ResponderEliminar
  16. Inês,

    O seu blogue nasceu perfeito. Entra-se, le-se, deixa-se comentário sem impedimentos, nem moderação e vemos logo o comentário ao post. Para mim isso é perfeição.

    Beijo.

    António

    ResponderEliminar
  17. Filomena,

    :)))

    «Pelos vistos, não houve ressaca da festa de ontem, para estar aqui tão fresco, logo pela manhã!! (lol)»

    Não houve ressaca ontem com o aniversário do blogue. Este post já estava agendado há vários dias. Tenho outros já preparados para os próximos dias, pois estou na fase de me concentrar nas entrevistas do Anel do Coração.

    Pelo que li, este post já lhe foi útil.

    Pode desactivar a moderação e as letras seguindo as instruções que dou no post, pois na mesma página tem lá um espaço onde deve escrever o seu próprio email, para receber os comentários. E, assim, fica livre de obstáculos.

    Beijos

    António

    ResponderEliminar
  18. Olá Hazel,

    É verdade: muitas pessoas nem sabem que não têm desactivado as letrinhas, sobretudo porque como não respondem aos comentários que recebem dentro do seu próprio blçogue, nem sabem disso. Que fazer? Bom...

    Voltarei a republicar daqui por uns meses.

    Mas eu pessoalmente, também não simpatizo com a moderação dos comentários. Mas tenho que respeitar isso. Mas tenho um post pensado para esse tema.

    :)))

    Abraço.

    ResponderEliminar
  19. Siala,

    Tal e qual como eu faço. Desisto, quando começa a dar erro.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  20. Olá Astrid, bom dia,

    Um dia excelente para si. Hoje é dia de actualizar as entrevistas. Já recebi duas.

    Sei que não usa letrinhas e um dia terá atrevimento para também não usar moderação, não ligando aos tais 'inviáveis', que desaparecerão.

    Beijos

    António

    ResponderEliminar
  21. Apoio incondicional ... odeio as tais letrinhas ... como vc bem registrou existem outras formas de controle ...

    bjão

    ;-)

    ResponderEliminar
  22. Olá Rosa,

    Ainda bem que este post lhe foi útil. Como foi comentado mais acima, a maioria das pessoas nem percebe que tem isso activado.

    Beijos

    António

    ResponderEliminar
  23. Paulo,

    Sem dúvida. Você pertence ao grupo de ter o blogue todo voltado para a comunidade, tal como este.

    Espero que tenha gostado de ver o anúncio das entrevistas na barra lateral.

    Dia 7.

    Bjx

    ResponderEliminar
  24. Cris,

    E foi bom ter deixado isso para trás.

    Beijos

    António

    ResponderEliminar
  25. Grata pela dica. Já mudei o meu.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Apoiadíssimo!!!!
    Já fiz um post assim uma vez, acho q no ano passado. Quem sabe não republico?

    E amei os convidados pra entrevista. Todos muito queridos!!! Essa nova temporada de entrevistas promete!!! :)))

    abraço, queridão!

    ResponderEliminar
  27. Essa é mais uma das coisas que as pessoas fazem sem nem entender porque fazem e acabam atrapalhando as coisas. Naqueles dias que lemos vários textos bons que nos dá vontade de comentar perdemos um tempo enorme com isso.

    Muito boa a tua instrução. já vi vários posts reclamando mas nenhum tão propositivo e esclarecedor assim.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  28. Olá Marcelo,

    lembro-me desse post. Vale a pena republicar, quando achar oportuno.

    Também estou encantado que os meus convidados tenham aceite serem entrevistados. Nesta nova série irei privilegiar autores de blogues bem diferentes da série anterior.

    Grande abraço

    António

    ResponderEliminar
  29. Eraldo,

    Meu caro, ainda bem que veio até aqui, o que agradeço muito. Tenciono em breve entrar em contacto consigo para tratar de outros assuntos.

    Grande abraço

    António

    ResponderEliminar
  30. Antônio:

    excelente campanha! Divulguei no facebook.

    Aproveito pra deixar o link do blogue d'A Loba De Ray-Ban. Já corrigi a falha lá no InterTextual. Obrigado por alertar.

    Tenho certeza de que você se surpreenderá positivamente com a Lou.

    Um abraço forte.

    ResponderEliminar
  31. Olá Márcio,

    Já fui conhecer o blogue da Lou. Li alguns posts e deixei-lhe um comentário dizendo que vinha da entrevista, que adorei e deve ter sido trabalhosa.

    É necessário informar destas coisas dos blogues pois as pessoas nem fazem isso por mal, mas sim por falta de informação.

    Abraço

    António

    ResponderEliminar
  32. Olá Antonio,

    Ai, confesso que estas letrinhas me irritam, e não servem para muita coisa, pois como você mesmo disse, o blogger já tem um filtro eficaz contra spam.
    Fico irritada quando faço um comentário e tenho q digitar as tais letrinhas e dá erro. Pronto, lá se foi o comentário.

    Bjos

    ResponderEliminar
  33. António,

    Que boa informação. Já fui lá ao SPAM e tinha 15 mensagens para deitar fora. Maravilha!!! Assim não tenho mais que me incomodar com um 'anónimo' que me deixava mensagens totalmente incompreensíveis. Todas as 15 eram dele. Boa!

    É sempre útil visitarmos blogues de amigos, aprende-se sempre.

    Este blogger está em franco progresso mesmo! Muito bom!

    E já agora a ti, os meus parabéns pelo 3º aniversário, venho sempre atrasada, como de costume.

    Um abraço,
    Lucy

    ResponderEliminar
  34. Caro António,
    Nao tenho blog mas achei este seu post uma boa ideia, porque, para quem le, as letrinhas distorcidas sao de facto irritantes (no mínimo!). Eu uso óculos para ler e muitas vezes nem mesmo assim... tenho dificuldade em desvendar o que lá está escrito!

    Uma leitora agradecida...
    Um abraco

    ResponderEliminar
  35. Campanha oportuna!
    Essas verificações afastam comentaristas dos blogues...


    :)

    www.enthulho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  36. Lu,

    Muito obrigado pelo comentário. Estas letrinhas são inúteis.

    Beijo

    António

    ResponderEliminar
  37. Lucy,

    Gosto de saber que este foi está a ser útil. Isso é bom.

    Um anónimo a perseguir-te? Alguma paixão que não tenhas notado? :)))

    Beijos

    António

    ResponderEliminar
  38. Paula

    Muito obrigado por ter deixado o seu testemunho.

    Abraço

    António

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa