8 de setembro de 2010

A voz dos outros - Saulo Taveira

Saulo Taveira
Autor do excelente blogue «Partitura»

Conheci o 'Partitura' há pouco tempo e fiquei surpreendido com o conceito geral do blogue. É um blogue falado, entoado, meio cantado, em que o autor expressa o que sente e pensa no momento. Um blogue original, diferente daquilo a que estamos habituados. Vale a pena conhecer e acompanhar. Não resisti a reproduzir aqui um dos seus posts, como poderão ver mais abaixo. O Saulo define-se assim:

«Me chamo Saulo Taveira Peixoto e tenho 27 anos. Sou graduado em História, dei aulas de lingua espanhola, sou locutor e ator. Esse será um espaço de livre manifestação. Usaremos o teclado como voz, corpo, meio de expressão. Aqui vocês terão minhas impressões e predileções. Vamos trocar? Bem vindo!»

Reprodução na íntegra do seu post

«Rosas na Voz, pétalas no caminho.»


[No post original, aqui entra um ficheiro mp3, com a voz do Saulo Taveira,
que não consegui reproduzir. Pode ser ouvido no 'Partitura']

«Escolhi este texto por dois motivos:

»1º já o havia gravado numa aula de vídeo que fiz, gostei muito (embora esse tenha ficado completamente diferente), lá eu soube que ele era musicado e a primeira coisa pedida pelo professor foi que não ouvíssemos a música; muitos ouviram e não gostaram do resultado. Eu, pobre ignorante mortal não o conhecia musicado e segui a instrução do professor. Tempos depois ouvi o Ney Matogrosso. De cair o queixo, a boca, de tirar o chapéu e as roupas. O cara é, indiscutivelmente, extraordinário. É a minha Bethânia de calças e muito mais.

»2º por iniciar as postagens (gravadas) com o mestre português Fernando Pessoa, nada mais justo que vir para o Brasil nos braços de outro grande mestre, agora brasileiro, Vinícius de Moraes.

»A singela gravação acima segue o artesanato (como disse minha amiga Carmen) da primeira, gravado em casa, sem edição, ou seja, não retirei os ruídos causados por sopro no microfone, da respiração nem nada que possa interferir, quero natural. Enfim, todos serão assim, não preciso explicar isso em todos os posts, senão ficará chato e muito repetitivo. rsrs

»Claro, como gosto das performances do Ney, segue uma pitadinha:




»Nunca é demais lembrar que esse poema foi gerado devido às atrocidades do homem. Seguimos cometendo atos de horror no dia a dia, contra nossos irmãos, nosso planeta; e burros que somos, nem percebemos que os cometemos contra nós mesmos. Há muito dito nesses poucos versos. Conversem.»

Conheça o excelente blogue «Partitura».
É só clicar no nome do blogue.

21 comentários:

  1. Antônio:
    Estou emocionado, bastante comovido com a homenagem. Sou eternamente grato a você por divulgar o meu trabalho e, consequentemente, um pouco de mim. Feliz que os blogues bebam o oceano e nos coloquem tão perto! Enfim, obrigado e continuo seguindo você.
    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  2. olá Antonio.
    já fui conhecer o blog d0 Saulo, e tem toda a razão é muito bom e diferente, gostei e certamente vou passar por lá sempre que der.
    obrigada pela dica.

    beijo

    ResponderEliminar
  3. Conheço o blog do Saulo, é ótimo...sempre estou por lá.
    E essa música...amo de paixão.

    abraços
    Hugo

    ResponderEliminar
  4. Saulo

    É um prazer recebê-lo aqui em casa, como merece, pois você criou um blogue muito especial, em que a sua voz, o seu talento, os gostos e ideias estão sempre na flor da pele.

    É um gosto e um prazer segui-lo.

    Grato, eu.

    Abraço

    António

    ResponderEliminar
  5. Rosan

    Feliz escolha, a sua.

    Grato. Beijos.

    António

    ResponderEliminar
  6. Hugo

    Conheci o blogue do Saulo por intermédio do seu. O mundo é uma pequena aldeia.

    Abraço

    António

    ResponderEliminar
  7. António, obrigada pela sugestão, já lá estou colada. Muito bom! Beijos

    ResponderEliminar
  8. Bom dia António!
    Ainda ontem à noite estive no blog do Saulo e achei muito interessante a proposta dele.
    Gostei mesmo.

    Outra coisa: você foi citado no último post do A Dinamica...
    Beijo grande para um excelente dia!
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  9. Arkana

    Tenho a certeza que o Saulo vai gostar de a ter como leitora e apreciadora do trabalho que ele desenvolve.

    Muito agradecido.

    António

    ResponderEliminar
  10. Astrid

    Tenho estado muito ocupado a 'limpar correio atrasado, quer da editora, quer de coisas astrológicas.

    Vou já conferir a 'Dinâmica...'.

    Estou a escrever este comentário e olhei para a direita do blogue e fiquei surpreendido que este mesmo post, publicado ontem à meia noite, tenha entrado na lista dos posts mais populares desta semana. :)))


    Beijo

    António

    ResponderEliminar
  11. A voz do outro, Antônio, é tão importante quanto a nossa, porque nos fala sobre nós mesmos, revelando quem somos. É importante, portanto, dar voz ao outro, exatamente o que você fez aqui. Parabéns pela boa audição e pela generosidade, características daqueles que são grandes. Grandes porque não tem a vaidade e pretensão de serem melhores que o outro e porque, por isso, são capazes de ouvir.
    O Saulo é extraordinário!

    ResponderEliminar
  12. Aos teus leitores, recomendo o blogue "Partitura". Estou seguindo você também.

    ResponderEliminar
  13. Márcio

    Grato pelas suas palavras. é assim que penso, também. Tanto assim é que tenho um marcador que diz exactamente isso: 'A Voz dos Outros'. Faz parte de mim e deste blogue, encarar a vida assim. Partilhando.

    Conheço o seu blogue há pouco tempo, Márcio. O que me surpreendeu, imediatamente, quando lá cheguei foi o ar 'clean', que me agradou muito. Depois comecei a ler os seus posts, e aí fiquei encantado. Depois notei que a sua lista de blogues é similar à minha: vertiginosa.

    Também recomendo que além do blogue do Saulo, o seu seja visitado e conhecido.

    Abraço,

    António

    ResponderEliminar
  14. Antônio:

    obrigado, mais uma vez: pelas palavras e por contribuir com a visibilidade. O que fez ao Saulo, creia é, indiretamente, um presente pra mim.

    Quanto a questão astral, um mapa resumido aponta o seguinte: signo de virgem, com ascendente em peixes. O que me diz?

    Meus contatos, caso queira anotar: marcioalmeidanicolau1980@hotmail.com
    marcioalmeida1980@gmail.com

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=13530510396613202188 (orkut)

    ResponderEliminar
  15. Achei muito interessante o "Partitura". Passarei para olhar as novidades que for publicando. Ao Saulo desejo continuação de talento e imaginação para nos deliciar.

    Ao António fico grata por mais um blog óptimo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Márcio

    Já, já, contactaremos.

    Infelizmente, já não estou inscrito no Orkut. Já lá estive, mas cansei-me e apaguei a página.

    Ando Facebook - http://www.facebook.com/covadourso

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Adelaide,

    Temos muito que aprender com os jovens como o Saulo e o Márcio.

    http://espacointertextual.blogspot.com/

    Hoje vou desligar isto mais cedo, para descansar um pouco.

    Abraço

    António

    ResponderEliminar
  18. António, uma alegria intensa chegar aqui encontrar meu amigo Saulo e muita Arte, venho através do interTextual, e que os versos sigam conVersando, juntos seremos mais mãos a tecer novos e melhores mundos.

    Um abraço carinhoso,

    Carmen Silvia Presotto
    www.vidraguas.com.br

    ResponderEliminar
  19. Carmen,

    Muito agradecido. Vou já conhecer o seu espaço.

    Abraço.

    António

    ResponderEliminar
  20. O Saulo é um menino incrível, gosto de coração, difícil não se encantar com ele. Além de uma voz deslumbrante, que causa arrepios na alma, tem uma sensibilidade rara e uma generosidade ímpar.

    Um oásis o Partitura.

    Bela homenagem!

    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Saulo, durante o pouco tempo que estivemos juntos nas aulas de locução pudemos perceber que amigo não se faz, se conquista! O tempo passa e ficamos sempre lembrando os bons momentos da escola de rádio... Te desejo sucesso, progresso, força e luz para a tua caminhada! Continuo perseguindo meus ideais e sei que conseguirei chegar aonde quero! Vc tambem!!! Continue firme, Rapaz! Deus te abençôe! Marcos Soares

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa