16 de novembro de 2009

Conferência de Copenhaga

COP 15
Copenhagen
United Nations Climate Change Conference 2009
7 a 18 Dezembro

Site Oficial da Conferência
Blogue oficial da Conferência
Dentro de alguns dias (7 de Dezembro) vai iniciar-se em Copenhaga, Dinamarca, a tão esperada Conferência internacional sobre as mudanças climáticas. A importância desta Conferência resume-se nesta escolha política (que não deveria ser política):

a) Os poderosos do mundo decidirão que a Conferência seja um sucesso e, com isso, implementarão e criarão as condições necessárias para que o planeta Terra e a humanidade residente sobrevivam?

b) Ou, pelo contrário, os poderosos do mundo decidirão refugiar-se naquela zona obscura que será não ligarem, de forma concertada, a este assunto, provocando o falhanço deliberado da Conferência? Ou seja, piorando as condições do planeta e a sua humanidade residente?

A Conferência de Copenhaga conseguirá melhores resultados que a de Quioto, em que houve uma permanente falta de cumprimento dos fracos acordos conseguidos então? A humanidade aguarda.

Quanto à organização da Conferência em si, assistimos por parte do governo dinamarquês (anfitrião) a algumas mudanças significativas. Uma das medidas que chamou mais a atenção foi esta: habitualmente, em conferências internacionais deste género, há o costume de oferecerem brindes aos participantes - USB's, livros, canetas, etc. Para esta conferência estava orçamentada a verba de 537.000 euros para estes gifts.

Ulla Tornaes, Ministro do Desenvolvimento e Cooperação da Dinamarca, como anfitrião, decidiu dar um destino diferente a este monstante significativo. Pelas suas próprias palavra, o dinheiro será gasto em «alguma coisa com futuro». Em vez de oferecer brindes, vai financiar 11 estudantes internacionais que estão a fazer mestrados nas universidades dinamarquesas. Aqui ficam exemplos de dois estudantes internacionais (ver vídeo abaixo):

- A brasileira Renata Hortencia, estudante avançada de 'Wind Energy' na DTU - Universidade Técnica da Dinamarca.

- Ankit Joshi, proveniente da Índia, estudante avançado de 'Technological and Socio-Economic Planning' na Universidade de Roskilde, na Dinamarca.

Ambos encontram-se na Dinamarca desde Setembro. Foram seleccionados entre centenas de candidatos ao Programa Escolar sobre o Clima.

Os outros 9 estudantes estão distribuídos pelas University of Copenhagen, Aarhus University, Aalborg University and University of Southern Denmark.





10 comentários:

  1. ANTÓNIO ROSA: esperemos que o HOMEM continue a penitenciar-se nests COñFERência de COPENHAGA e se lembre das maravilhas que. aos poucos, estamos perdendo, nesta Natureza MáGICA, que nos foi legada!Li , ontem, num artigo, que a Natureza tem a capacidade de se ir regenerando e que a prova está na vida que revive nos recifes de coral e em cavernas ,no fundo do MAR. Importa é que o predador humano lá não possa pôr os pés...
    BEIJITO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  2. António, astrologicamente :) seria bom lembrarmos que Quioto aconteceu durante oposição de Plutão - Saturno e agora temos a quadratura:) coisas do universo.

    ResponderEliminar
  3. Querido amigo, não imagina como estou torcendo aqui.
    Espero sinceramente que nosso lídres sejam corajosos e responsáveis.
    De qualquer forma, a Natureza é mais forte. Resta colaborarmos ou não. Caso não, as consequências serão mais graves...

    Resta-nos fazer nossa parte e aguardar os acontecimentos.
    Abraço!!!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite António.
    É ao invés dos brindes, os onze estudantes, passos.
    A humanidade aguarda...aguarda...
    As conseqüências vistas.
    E vamos emanado energia amorosa ao discernimento dos homens dirigentes.
    beijo

    ResponderEliminar
  5. Espero sinceramente que " o Homem ponha os pés em Terra" e passe a ter consciência que os nossos netos e talvez até os nossos filhos já não vão lutar por heranças, mas sim por um garrafão de água para sobreviver!
    Bjs, Sónia

    ResponderEliminar
  6. António, ajude! Querem abater plátanos centenários em Colares com a desculpa esfarrapada de "estarem doentes" - é mentira! As Estradas de Portugal só querem mais dois ou três lugares de estacionamento com o apoio de meia dúzia de mentecaptos que se queixam de que "as árvores deixam cair folhas e sujam tudo". Ajude a fazer barulho e a impedir que matem estas árvores. Neste blog há mais pormenores:

    http://cidadaniacsc.blogspot.com/

    Por favor divulgue!

    Luz & Paz

    Ariadne

    ResponderEliminar
  7. António!
    Fala-se demais e faz-se muito pouco.
    Se cada um cuidar da sua terra, da sua água e do seu ar...o resultado seria ótimo!
    Beijos
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  8. Espero que se decida algo bom para o nosso planeta nesta conferencia, um abraço

    ResponderEliminar
  9. Muito agradecido a todos os amigos por terem vindo aqui comentar

    Abraço

    - Vou andar meio desaparecido, pois tenho que preparar a «conversa astrológica» que terei no sábado, dia 21, numa cidade perto de mim.

    Obrigado

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa