27 de fevereiro de 2009

Apontamento sobre o ciclo de Neptuno na vida de um ser humano

Entre os 26 e 30 anos Neptuno forma um sextil a ele próprio. Entre os 36 e os 44 talvez se sinta a quadratura a ele próprio. Entre os 52 e os 56 faz um trígono e ele próprio. Entre os 82 e 84 vive-se a oposição a ele próprio. Obviamente, não faz conjunção ou retorno, pois ninguém vive para conhecer esse trânsito.

O ciclo de Neptuno permite que o conceito de desenvolvimento espiritual, entre com mais força na quadratura. Mas Neptuno também permite ao Ser escapar da vida, se assim o desejar. São escolhas nossas. São poucas as pessoas que sentem este trânsito na orbe habitual dos 7º a 5º pois a influência de Neptuno é muito subtil.

Apesar de Neptuno simbolizar um esforço interno para a espiritualidade, quando está em quadratura a Neptuno natal, será ignorada por muitos. Mas quando Neptuno estiver a 2 ou 3 graus distante da quadratura exacta, a energia intensificar-se-á e será mais óbvia, tão óbvia quanto Neptuno puder ser.

Uma das palavras-chave de Neptuno é dissolução. Neste trânsito ele leva embora tudo o que tem que ser levado e podemos nem reparar que isso está a acontecer.

O verdadeiro problema de, eventualmente, não se sentir a quadratura, reside no facto de entre os 36 e os 42 anos o ser humano poder estar submetido, em simultâneo, a estes trânsitos bem fortes: Úrano em oposição a Úrano e Plutão em quadratura a Plutão.

Continuarei com Neptuno em próximos posts.

18 comentários:

  1. António

    Este nevoeiro todo existe de facto quando Neptuno está em trânsito :)

    Eu, que passei por uma quadratura sem dar muito por ela, pois estava atarefada a combater outros trânsitos mais complicados :)), como disse no seu texto. Desta vez dei mais pelo trigono Neptuno/Neptuno, que já há algum tempo actua sobre mim. Quando comecei a querer estudar mais profundamente astrologia, tarot e a interessar-me por este género de coisas, entendi que ele estava aí. É bom este trânsito porque me faz semear projectos para o futuro, que talvez até agora não tenha tido oportunidade de fazer. Ele está acompanhado com o trigono de Úrano/Úrano que me dá mais força ainda para prosseguir. No entanto, este Neptuno para mim está neste momento a fazer trânsito a mais seia planetas. Sinceramente, sinto-me um pouco nublada, confusa, entre o algre e o triste, entre o fazer e o não fazer, entre o ir e o ficar como eu costumo dizer. Estou em crer, que quando parte do "nevoeiro" passar muita coisa vai levar e eu terei resolvido mais qualquer coisa na minha vida para poder prosseguir. Decisões são necessárias mas nesta altura sinto-me incapaz de decidir. Mas tentarei não desistir de sonhos e projectos :))

    Abraço

    Adelaide Figueiredo

    ResponderEliminar
  2. Adelaide,

    A maioria das pessoas nem sente a quadratura de Neptuno por essa razão.

    Também não me recordo da minha.

    Esses trânsitos aos 6 planetas a pedir-lhe que vá com calma, não é?

    Acredito que JÁ está a resolver. Quando o nevoeiro acabar, fica de repente, tudo bem.

    Nunca desista dos seus sonhos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. António

    Ora aí está um trânsito do qual tenho algum receio, acho melhor internarem-me quando vier a quadratura! Digo isto meio a brincar meio a sério, porque vou senti-lo de certeza e o pior é que será à medida que vou constantando os mal-entendidos em que me vou metendo.

    Vão ser tantos anos, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, descanço pequenino, depois começará a "atacar" a minha Lua e depois o FC. Acho que vou ser uma pessoa muito diferente daqui a 15 anos depois de passar por isto tudo, vou ter que começar já a poupar para o psicólogo e espero que não chegue ao psiquiatra, ui!
    Na casa comunicação...espero não criar a minha própria religião e começar a pregá-la por aí, lol.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. António,

    Bem sinto o nevoeiro às vezes naquele MC.
    E acho que que Neptuno nos ensina a 'não esperar nada'... Mas se me pedissem para escolher um planeta preferido eu escolhia Neptuno : )
    Quanto à quadratura... se é sinónimo de levar dissolvendo vou ter de estar muito atenta para distinguir de outros trânsitos que 'levam'.
    Não tarda muito o barco vai mesmo totalmente vazio ; )

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Pat,

    Pois... isso da casa 3... não sei, não se não construirás um projecto neptuniano (colectivo)... é só aproveitares a boleia.

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Joana

    Se conseguir distinguir a natureza de uns e outros, depois ensine-me, tá?

    Gostei muito dessa expressão -«não esperar nada». Muito bom.

    Beijinho e até domingo. Bom-fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  7. António,

    Cá vou aprendendo consigo a distinguir !

    Boa oficina amorosa ; )

    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Olá António,

    Acredito que não saiba muito de Neptuno, mas acredito que o sinta bastante.

    Curioso, tenho estado muito atenta para o lado onde se encaminha, e pode ser presunção minha, não sei, se o possa sentir ainda mais neste momento ou, começar a...

    Mas como sabes como estou no "mixer" dos grandes senhores não sei não,

    Ainda tenho na cabeça o som dele...

    Mais um memorando! :-)
    Obrigado

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. António,
    Cá aguardo esse fulaninho na casa dos 55. Também quero ver se ele me leva tudo à frente. Já estou cheia das brumas...

    E por falar nisso, hoje passei na Fnac e vi... e não resisti... e comprei. Vou fazer um grande Upgrade à minha 'bida'.

    Depois conto-te as impressões (quando descobrires a minha segunda 'bocaçon').

    Diz-me, tu gostas da E.? Do C.L.? Eu não, não sei porquê!? Bê lá se me descobres este enigma. Balha-me Deus!!!

    Tenho que começar a ler o libro dos upgrades... toados.

    Estou muito bem disposta, notas?

    Beijoca que bou dormir.

    PS. - Num foste tu que me disseste, no Poarto, que eu tinha pronúncia do norte? Ora toma lá!

    ResponderEliminar
  10. Joana,

    A oficina amorosa vai correr bem. Estou quase de partida para as Caldas. Ainda há muito que fazer além da Magda ir fazer um enorme esforço, pois está com uma gripe, das fortes.

    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Paula

    Estás na fase para o sentires, pois encaminha-se para a única quadratura que fará. Por outro lado, tens responsabilidades acrescidas para o sentires.

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  12. Lucy

    Obrigado por teres comprado o livro dos upgrades para a bida. :) A editora precisa disso...

    Depois conta-me sobre a tua impressão do livro.

    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Olá António, vi seu apontamento sobre os ciclos de Neptuno e não resisti em dar partilhar a minha opinião.

    Onde quer que Neptuno se encontra num tema Natal. é onde existe mais Nevoeiro. O Meu Neptuno na casa 3 em Escorpião a fazer Quadratura ao Sol, o Nevoeiro torna-se numa primeira fase mais cerrado.

    A Casa onde se encontra, representa a área de vida, onde vamos subir umas oitavas acima na expansão da nossa consciência.

    È através da ilusão e da desilusão, que vamos encontrar o caminho da iluminação.

    È assim que eu sinto este Planeta.

    Um abraço e tudo de bom

    ResponderEliminar
  14. Olá Rui,

    Muito agradecido pela sua partilha.

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Oi, Antônio. Tenho 39 anos. Estou experimentando a força dessa quadratura, pois meu ascendente é Peixes com Netuno Natal Retrógrado na Casa 9.
    Experimento uma forte dissolução de meus antigos valores e concepções religiosas e ideais. Sinto-me as vezes muito desligado da realidade e para voltar a ficar desperto para o trabalho preciso tomar muitas xícaras de café. Meu mundo psíquico está bem agitado.
    Como acabei a pouco minha quadratura de Plutão com sua posição Natal e tenho Urano em trânsito pela Primeira Casa a caminho da Segunda Casa para inciar a oposição a Urano Natal, só posso dizer que estou virando outra pessoa, que nem imaginava existir!

    ResponderEliminar
  16. Sandro,

    Agradecido pela sua visita e comentário. Pelos vistos a coisa está forte para si. Uma enorme transformação está a acontecer na sua vida. Virão tempos mais amenos na sua caminhada.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Olá António....;)
    Existem coisas que me são ainda dificeis de assimilar, (mas aos poucos vou percebendo) com ajuda dos posts e tb da menina Maria Paula!

    Obrigado pelo comentário sobre o desenho...;)Fico feliz! (é um exercicio que tenho que Interiorizar)não é nada fácil...

    beijinho ;)

    ResponderEliminar
  18. Bruna

    Gostei mesmo muito do desenho que está no blog da Maria Paula. Fico à espera para ver mais arte.

    Abraço

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa