2 de janeiro de 2009

O meu 5º retorno de Júpiter


O meu Júpiter natal está a 1º 27’ de Aquário, na casa IX. Portanto, já estou a viver o meu 5º retorno de Júpiter, o deus grego Zeus ou, no panteão romano, igualmente chamado de Júpiter. Creio que a história mitológica é bastante conhecida.

O grau sabiano deste posicionamento de Júpiter corresponde a este enunciado: «Tempestade inesperada alivia campos queimados». Dane Rudhiar interpreta assim: «Libertação de condições adversas através de desenvolvimentos espectaculares violentos. Galvanização à acção. Visitação cósmica.» Só posso dizer que me identifico com esta interpretação, com a ressalva de não entender bem isso da «Visitação cósmica». Suspeito do que possa ser, mas não tenho a certeza.

Como estou a tratar do meu próprio retorno, decidi vasculhar em manuais clásicos, para não me deixar influenciar pelas minhas próprias interpretações. Ir ao mais clássico, sem introduzir a minha visão pessoal. A azul está o que retirei dos clássicos.

A tradição diz que este trânsito indica um marcado período de expansão, com uma atitude mais generosa e tolerante para com os outros tornando a pessoa mais confiante. Por ser um trânsito que acontece a cada 12 anos, significa o começo de um ciclo de crescimento, desenvolvimento e expansão de planos ou de oportunidades que incrementam o prestígio e a influência pessoal. Os assuntos pessoais desenvolvem-se com maior facilidade, podendo inclusivamente, ver realizadas algumas ambições importantes. Questões legais ou publicações que se iniciem podem ter bastante êxito, sempre que esta conjunção tenha bons aspectos natais ou progredidos. Caso contrário, dá falsas expectativas.

No meu mapa natal tenho estes aspectos de Júpiter: trígono a Marte, quincúncio a Saturno e Úrano, quindecile a Plutão, trígono ao Ascendente, conjunção ao MC, sextil a Quíron e à Parte da Fortuna. Obviamente que neste trânsito do seu retorno fará os mesmos aspectos. No progredido terei estes aspectos: quadratura ao eixo nodal, semi-sextil à Lua e um trígono ao Ascendente. Já agora, por arco solar: um biquintil a Saturno.

As interpretações mais tradicionais recomendam que é um momento muito feliz para se mudar de actividade profissional, caso se sinta insatisfeito no actual trabalho. Foi o que fiz há 12 anos. Comecei a engendrar a criação da minha editora. Para este retorno já co-criei conciliar a edição e a astrologia, incrementando esta. São as actividades que amo desempenhar.

Ser-se indulgente ou passivo connosco mesmo neste trânsito é o pior que se pode fazer. Os verbos aqui são: fazer, realizar, produzir, criar. Júpiter ajuda, mas temos que fazer a nossa parte.

É um tempo afortunado para viajar, publicar, ensinar, dar conferências, ter contactos com pessoas cultas e de bem. Espero fazer tudo isso.

18 comentários:

  1. António bom retorno :-) como sabe passei um recentemente, e sugiro que faça um exercício que me foi grato fazer, reveja os anteriores :-) e o que mudou nos anos seguintes. Como se nesta altura preparássemos uma alteração para os próximos 12 anos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Ana Cristina,

    Pois é:

    1973 - Saída do serviço militar e 1º emprego como funcionário de um banco, onde estive pouco tempo, tendo iniciado depois a actividade editorial, ainda em Moçambique.
    1985 - Saída de Portugal e uma nova fase como emigrante até 1988.
    1997 - Surgiu uma luzinha na minha vida e um hospital em Portugal encarregou-se de me enviar para Londres, para as duas últimas intervenções cirúrgicas da minha vida, depois de uma longa série, sem resultados positivos. Meses depois estava a criar os fundamentos para a minha editora.
    2009 - A preparar o futuro, tentando consolidara a minha actividade em edição e astrologia.

    De uma forma ou de outra, os assuntos da casa 9 sempre presentes.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom dia António,

    Vou ser rápida porque aqui começou-se o ano em pleno trabalho...
    ;=) fiquei com uns sorrisos ao ler este teu post...
    Não tenho dúvidas dessa expansão que por aí vem, lol lol
    Bom retorno....

    Upssss tb fz as contas... vem aí o meu 3º, lol lol lol

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria Paula

    Gostei dessa notícia que o ano começou com trabalho... esperando que com os equivalentes rendimentos. Nem todos nós podemos dizer o mesmo.

    Beijokas

    ResponderEliminar
  5. Vai ser um retorno de Júpiter em pleno.

    Abraço forte,

    Bjs

    Magda

    ResponderEliminar
  6. Querida Magda,

    Só pode ser assim e espero continuar ter-te ao meu lado. Vai ser um 2009 maravilhoso.

    O nosso novo site ainda não foi lançado e descobri hoje que o Google já o está a mostrar. :):):)

    Imagina que hoje, por causa deste post, procurei no Google por 'graus sabianos' e... surpresa... o primeiro linque que apareceu foi o do novo site. Nem imaginas o que me ri com isso.

    Besitos.

    ResponderEliminar
  7. Olá António

    Bom retorno e que seja uma expansão como deseja.

    Para mim ainda faltam uns aninhos, não muitos. Até lá vou-me ficando pelas escolhas e planeamentos :)

    Adelaide Figueiredo

    ResponderEliminar
  8. Adelaide,

    Oxalá seja assim, pois quero muito esse novo caminho.

    ResponderEliminar
  9. Claro que sim,

    (rendimentos). Este ano subi a fasquia do "implacável". Caução, para os internados; educação no horário de atendimento salvo as urgências e acertos de tabela de preços, lol

    Aquele item , o último à direita no site, que começa com "d", irá ter a gentil contribuição da Bandarravet, caso te comprometas a velar, astrologicamente por ela, lol

    Bom trabalho aí, amigo

    ResponderEliminar
  10. Olis António!

    Essa do Google tá boa! ;) :)

    Claro que vou estar a teu lado.

    beijos

    Magda

    ResponderEliminar
  11. Magda

    Deves imaginar a minha cara... tanta coisa que a entrada está vedada aos leitores e o Google abre tudo. Foi de rir.

    :)

    ResponderEliminar
  12. Maria Paula

    «Aquele item , o último à direita no site, que começa com "d", irá ter a gentil contribuição da Bandarravet, caso te comprometas a velar, astrologicamente por ela, lol»

    Andei à procura desse "d" no teu site e não encontrei. Por isso, não percebi do que falas.

    Deve ser do meu cansaço.

    ResponderEliminar
  13. Que se ri por aqui à gargalhada, sou eu!

    "d" do teu novo site!!!!!!!!!!Não o meu
    lollol

    ResponderEliminar
  14. Maria Paula

    Vais ter que me explicar por email... Não estou a ver nenhum 'd'.

    ResponderEliminar
  15. António
    Agradeço a visita e venho também desejar que tenha um excelente 2009.
    Até já...

    ResponderEliminar
  16. António

    Fico feliz por ti e sei que vais trabalhar para aproveitar a máximo a abençoada ajuda de Júpiter.

    Com este post fizeste-me ir vasculhar quando é que se deu o meu último retorno de Júpiter e não podia deixar de sorrir.

    Relembro que Júpiter é o Regente do meu ascendente e faz uma Quadratura Partil a Plutão e dois Quintil, com Mercúrio e a Lua.

    Foi na noite de fim do ano 2007/2008. Saí e tive uma passagem de ano agradável. Mas dormi pouco, e sabes porquê? Durante o dia 31 e durante a manhã do dia 1 estive a fazer a 1ª interpretação completa de um mapa natal, à minha maneira, de uma forma compulsiva, não conseguia parar. Até aranjei um layout para a capa e para as páginas seguintes. Na altura só me apetecia fazer mapas de crianças. Deu-me uma trabalheira e depois não tive coragem de o entregar, pois como era de uma criança achei muita responsabilidade para uma novata. Mas falei com os pais nesse dia à tarde e sei que fiz bem.
    A Astrologia é extraordinária.

    Obrigada por este bocadinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Olá António desejo-te toda a sorte para a escola Nova-Lis para este ano de 2009.Beijinhos.

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa