25 de dezembro de 2008

Os leitores e os planetas nos signos

Tenho andado muito ocupado com a preparação do novo site da «Escola de Astrologia Nova-Lis», que será apresentado aos leitores em Janeiro. São imensos pequenos pormenores multiplicados por cerca de 1500 textos e várias actividades. Imagine uma mudança de casa. Levar tudo para a casa nova exige sempre muito trabalho. É o que se está a passar, até porque estamos a inovar o conceito que existe no actual site, utilizando novas ferramentas tecnológicas da internet.

Nesta mudança de casa tenho-me deparado com enormes surpresas. O nosso site sempre foi muito lido. Felizmente. De Maio a Dezembro de 2007 foram acessados mais de 800 mil textos e ao longo de 2008 foram acessados mais de 2 milhões de textos. Mais de 3 milhões em 19 meses. É obra! Digo acessados, pois não posso garantir que foram lidos. Quero acreditar, sim, que muitos textos são lidos.

A maior surpresa que tive foi constatar e comparar esta situação:

- Os 10 textos que temos subordinados ao tema «Planetas nos signos» tiveram 311 acessos.

- Os 12 textos que temos subordinados ao tema «Planetas nas casas» tiveram 25.769 acessos.

Nem sei explicar a razão desta discrepância.
Nem sei como analisar. Será que os leitores já têm profunda consciência da simbologia de um Júpiter em Capricórnio, por exemplo? Ou, pelo contrário, acham que não tem interesse conhecer o funcionamento dos planetas nos signos? É por possuírem muita informação e conhecimento, ou por simples ignorância?

O que parece agradar muito [muito, muito, muito...] aos nossos leitores é a secção «Ascendente».

13 comentários:

  1. Ola Antonio

    Da cidade da Luz, espero que o trabalho do site esteja em pleno.

    Gostastes das opinioes?
    :)

    Maria Paula

    ResponderEliminar
  2. António, muito interessante essa discrepância encontrada :-)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Maria Paula,

    Um grande beijinho para ti, na Cidade Luz. Trés chic!!! =)

    Gostei das opiniões, sim.

    ResponderEliminar
  4. Ana Cristina,

    É uma discrepância enorme, mas tenho notado ao longo dos anos que a energia dos signos não é levada em muita conta para quem inicia estudos de astrologia. Arrancam logo para as casas, talvez por tratar de coisas muito concretas. =)

    ResponderEliminar
  5. O novo site está a ir. estou a aproveitar bem estes 4 dias natalícios em casa. =)

    ResponderEliminar
  6. Olá António,

    Para quem começa a estudar astrologia as casas são a novidade... e talvez sejam muitas vezes consultadas por estarem menos interiorizadas. E depois nos planetas transpessoais... é costume dizer-se que a casa é mais importante do que o signo. E nos muito pessoais (sol, por exemplo) o signo está muito mais divulgado. Eu devo ter de certeza contribuído muito para essa discrepância : )))
    Outra coisa que salta à vista é que a secção de 'Planetas nas Casas' está muito mais bem organizada. A secção 'Planetas nos Signos' tem uma orgânica um pouco confusa.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana

    Espero que tenha passado bem o feriado do Natal. Eu passei-o a trabalhar no novo site... e continuo.

    Li com atenção a sua apreciação, pois valorizo muito os seus comentários.

    É curioso como nunca tinha pensado em termos das «casas» serem novidade, pois vejo todo o horóscopo como sendo uma enorme novidade para quem se inicia na Arte.

    Sei que essa questão dos transpessoais nas casas está muito divulgada e atira-se o assunto para uma área muito nebulosa - a dos planetas geracionais (que de facto, também são).

    Acha mesmo que os «signos» estejam muito divulgados? Creio que o que está divulgado são os estereótipos dos signos. O tal que Capricórnio é frio, Escorpião é mau e vingativo e Touro é lento. =)

    Compreendo que diga que os «Planetas nos signos» tenham uma orgânica mais confusa, pois estão organizados por planetas e não por signos.

    Em contrapartida, os «Planetas nas Casas» estão organizados por casas.

    Com calma, farei esse teste. Irei organizar os «Planetas nos signos», deixando as duas organizações no site.

    Espero não me esquecer de fazer isso, pois nesta fase é impossível.

    =) =)

    ResponderEliminar
  8. António,

    É verdade isso de que o que estão divulgados são os estereótipos dos signos. Mas que eu quiser ter a leitura do Signo do meu Sol na Nova-Lis como faço ?

    Se clico Planetas nos signos tenho ali um único artigo: " De mercúrio a Marte nos signos"... e depois uma lista que tem os planetas + definições gerais + efemérides de Saturno + Planetas nas casas... (confuso e redundante) E se resolvo clicar no Sol que encontro ? Um texto com a explicação do que representa o 'planeta' de depois 3 artigos mais: transito do Sol ao Ascendente e Descendente + Sol nas Casas + Sol... onde está o Sol nos Signos ??? Os planetas por signos não estão organizados nem por planetas nem por signos António. Quando quero saber de meu Sol vou aos Signos para a Alma... mas isso sou eu que já conheço alguns cantos da casa ; )

    António... eu até gosto de as coisas não serem super-organizadas... de ser preciso conhecer os cantos à casa. O que com isso não dá é para fazer grandes estatísticas. E sei que é preciso muita paciência para isso António !!! Ui... Bom trabalho. Eu passei o feriado a estudar o Tarot de Rá.

    Beijnho

    ResponderEliminar
  9. Joana,

    Nem vai acreditar no que lhe vou dizer. É espantoso!

    Tem completa razão e eu já nem me lembrava da situação. Há meses que não ia àquela secção. Vi os números dentro do site.

    Ainda bem que me alertou, pois é uma situação a corrigir no novo site.

    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  10. Querido António!

    Passei não para te desejar um Feliz Ano Novo, mas sim Feliz Dia Novo.. HOJE, porque hoje é que é importante, seja em 2008 ou 2009!

    Obrigada pela tua presença... sempre!

    Beijinhos de Amor e Luz!

    ResponderEliminar
  11. “Reencarnação”

    Foi em tempos… há muito tempo
    Um tempo longínquo que já não sei…
    Recordadas no momento de um pensamento
    Pergaminhos da memória que furtei

    http://pensamanzas.blogspot.com/

    Uma boa semana com um abraço amigo…

    ResponderEliminar
  12. Olá Manzas

    Bonito poema. Tenho a impressão de já o ter lido no seu blogue. Irei ver.

    Obrigado.

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa