7 de novembro de 2008

Não foi uma escolha inocente

Rahm Emanuel
29 November 1959 - Chicago, Illinois, USA

O sagitariano e democrata Rahm Emanuel, apelidado de "Rambo" pelos colegas, congressista por Ilinóis, aceitou o cargo de chefe de gabinete de Obama, o equivalente americano às funções de primeiro-ministro na Europa. É co-autor com Bruce Reed do livro «The Plan: Big Ideas for America», publicado em 2006.

Rahm Emanuel é casado com Amy Rule, sendo pais de 3 filhos: o rapaz Zacharias e as meninas Ilana e Leah. São judeus praticantes e membros do Anshe Sholom B'nai Israel,
uma moderna congregação judaico-ortodoxa em Chicago.

“É uma escolha pessoal que tem em igual consideração o que eu e a minha mulher queremos para a nossa família e o que eu quero para a minha carreira”, disse Emanuel à imprensa americana. (Júpiter e Sol em Sagitário) Emanuel é uma forte mais-valia, dados os seus conhecimentos sobre política e políticas, bem como sobre a forma como Washington funciona. (Saturno em Capricórnio em contacto com Plutão em Virgem)


O chefe de gabinete da Casa Branca é um posto-chave dentro da administração americana, tem como funções assessorar o presidente e coordenar os diferentes departamentos. Emanuel, quase a fazer 49 anos e considerado um grande conhecedor das engrenagens do Congresso americano, foi assessor do ex-presidente Bill Clinton e também um firme aliado de Obama. Foi voluntário no exército de Israel em 1991. Emanuel é conhecido pela sua liderança de estilo directo e, às vezes, rude, que os republicanos algumas vezes consideraram excessivamente partidária.

Barack Obama deu um enorme sinal à América política com esta sua escolha. Não será uma administração de banhos quentes. Não foi uma escolha inocente.


Perfil aqui.

4 comentários:

  1. Ontem queria ter visto o comunicado e não consegui, e lendo as notícias por aqui.
    Parece-me bem pela tua descrição.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá António

    Pode ser que Rahm Emanuel faça uma equipa perfeita com o Obama e consigam juntos fazer qualquer coisa de jeito ao som da canção "yes we can".

    Bom fim de semana

    Abraço

    Adelaide Figueiredo

    ResponderEliminar
  3. Olá Adelaide

    Diverti-me com a sua observação. =)

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa